sábado, 24 de dezembro de 2016

Uruguaiana perde o rumo do trem

A Rumo ALL (Grupo Cosan) está devolvendo as estações ferroviárias aduaneiras e demitindo o quadro funcional nas cidades de Uruguaiana e Santana do Livramento. Na última segunda-feira, 19/12, os 17 funcionários restantes receberam aviso prévio trabalhado - há dois anos eles eram 250. A Rumo, que incorporou a ALL, hoje detém a concessão de boa parte da malha ferroviária brasileira, incluindo o Rio Grande do Sul, e administra os Portos Secos Ferroviários de Uruguaiana e Santana do Livramento.

Rumo
Em nota à Imprensa, a concessionária informou que no próximo dia 31/1 devolverá a permissão dos portos secos porque a operação alfandegada não faz parte de sua estratégia empresarial, que tem foco apenas transporte ferroviário de cargas.
Segundo a Rumo, as operações ferroviárias na região seguem normalmente, e a empresa vem mantendo diálogo com os órgãos responsáveis para construir um caminho sustentável para a ferrovia.
Quanto aos demitidos, “por liberalidade”, lhes foram oferecidos cursos de capacitação e consultoria para recolocação profissional.
 
MPF
Nossa reportagem procurou o Ministério Público Federal para saber sobre a regularidade do abandono de uma concessão pública, porém, com o recesso, os Procuradores só voltarão a atender os interesses da sociedade a partir do dia 6 de janeiro.

Prefeitura
Procurado pela equipe do Jornal Cidade, o ainda prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider não se manifestou sobre o término do serviço de transporte ferroviário pelo município, tampouco em relação a perda de emprego e renda de mais de 250 famílias dos funcionários demitidos pela poderosa ferrovia.

Receita Federal
O delegado adjunto da Receita Federal do Brasil de Uruguaiana, Wilsimar Garcia Júnior, confirmou que o pedido de desalfandegamento da Rumo ALL foi protocolado na semana passada e está tramitando Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil, em Porto Alegre. Segundo o delegado, a Superintendência deverá, nas próximas semanas, decidir o destino a ser dado aos Portos Secos Ferroviários abandonados pela permissionária.

0 comentários: