sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ed. 2217

  1. Deputados-presidiários
  2. Procura-se
  3. Plenária
  4. Ponte internacional
  5. Inservíveis I
  6. Inservíveis II
  7. Doação I
  8. Doação II
  9. Passe Livre
  10. Exposição
  11. Adalberto I
  12. Adalberto II
  13. Júri
  14. Azul nega operar a partir de janeiro. “É inviável”, diz gerente de assuntos de infraestrutura
  15. Executivo reapresenta projetos de aumento das taxas de lixo e iluminação
  16. Secretário de Obras Públicas do Estado visita Uruguaiana
  17. Sem representatividade, CDL busca ajuda de deputado do PT
  18. PTB Mulher realiza 4º Encontro Regional
  19. 7 mil pessoas terão que recadastrar Bolsa Família em Uruguaiana
  20. Uruguaiana recebe o Projeto Serralheiro
  21. Prefeitura investe em Informática
  22. Uruguaiana terá Laboratório Agronômico
  23. Mudar hábitos e ir ao médico ao ter qualquer sintoma evita riscos à saúde
  24. Diagnóstico precoce de anemia falciforme aumenta sobrevida de pacientes
  25. CFM estabelece regras mínimas para os serviços de assistência médica
  26. Santa Casa apresenta projeto de ampliação ao Estado
  27. PMs rejeitam proposta de Tarso e cogitam greve na Copa do Mundo
  28. Polícia Civil deflagra operação de combate ao abigeato
  29. Caminhão tomba na BR 472
  30. Acidentes deixam pessoas feridas
  31. Maria da Penha
  32. Ameaça/Dano
  33. Furto
  34. Polícia encontra em Libres mais motos roubadas
  35. Menino de 10 anos é baleado misteriosamente
  36. Adolescentes brigam na frente de escola
  37. O Educador: Dois amores
  38. Uergs oferece novos cursos no Estado
  39. Calendário escolar Gaúcho que prevê aulas normais durante a Copa no RS
  40. Iniciaram as aulas no Instituto Farroupilha
  41. Unipampa realiza a Noite da Pecuária
  42. Tudo pronto para a 37ª Califórnia da Canção Nativa
  43. Dicas de filmes para o seu final de semana
  44. Cruzar as pernas dá varizes? Veja mitos e dicas de prevenção
  45. 10 dicas para ter pernas sem varizes
  46. Em ‘Amor à Vida’, Ninho mata Mariah a tesouradas e Aline enterra o corpo no quintal
  47. Bárbara Borges confirma gravidez de três meses
  48. Fernando Fernandes dá lição de vida em Encontro Esportivo
  49. Associação Uruguaianense torna-se instituição de utilidade pública
  50. 37º Miguelão de Futsal
  51. Prefeitura e Senac realizam pesquisa para avaliar secretaria de Esporte
  52. Confira os resultados dos campeonatos locais

Escolas municipais já têm novos diretores


As escolas municipais realizaram processo eleitoral na semana passada, para definir as suas novas direções. Apenas a escola Rui Barbosa, devido a falta de quórum, precisou fazer segunda votação. O novo processo ocorreu no dia de ontem. Duas escolas da Educação Infantil não tiveram chapas inscritas e por isso, a Secretaria de Educação indicará as pessoas que assumirão os cargos. Confira os nomes dos novos diretores e vices.

190 EM AÇÃO

Maria da Penha I
Na Rua Emílio Tauceda, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de Maria da Penha, por volta de 00h20min de ontem, 20/11. A vítima, R.S.L., relatou que seus irmãos apedrejaram sua casa, quebrando os vidros das janelas após ofendê-la e ameaçá-la. A vítima foi levada à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência e solicitação de medidas protetivas.

Maria da Penha II
Uma moradora da Rua Armando de la Coste chamou a Brigada Militar na noite de terça-feira, 19/11, após ser agredida pelo marido, R.S.R. O homem fugiu do local e a vítima ficou com hematomas no rosto e na boca.

Furto Arrombamento
Um homem relatou que, ao chegar para trabalhar em seu galpão localizado na Rua Borges da Costa, por volta de 7h30min de terça-feira, 19/11, notou que o mesmo havia sido arrombado. Do interior do mesmo foi furtado um motor de betoneira, um rolo de dois metros de cabo de borracha, um martelo, um cortador de piso, trena de 50 metros, balde e colher de pedreiro, além de um pé de cabra e documentos, como diário de obras e notas fiscais.

Idoso morre na rua no bairro Promorar

Um homem morreu na manhã de ontem, 20/11, em via pública, no bairro Promorar. De acordo com o delegado que atendeu a ocorrência, Marcelo Kaner Teixeira Nunes, as informações dão conta de que José Luís Rios, de 81 anos, conhecido como “Faceiro”, caminhava na rua com a filha, quando passou mal e caiu. A filha chamou o Samu, porém quando o atendimento chegou ao local, o senhor já estava morto. A Polícia Civil esteve no local para realização de levantamento fotográfico e procurar indícios de violência, o que acabou não ocorrendo; ainda assim um inquérito policial será instaurado.

Briga de vizinhas acaba com duas pessoas feridas no João Paulo II

Duas mulheres, vizinhas, se envolveram em uma briga no conjunto habitacional João Paulo II, por volta de 12h45min de terça-feira, 19/11.
A Brigada Militar foi chamada ao local, onde as duas envolvidas deram suas versões. Uma delas relatou que estava em casa quando alguém bateu na porta e que, ao abrir foi agredida no rosto pela outra, com um pedaço de pau. Esta última, por sua vez, alega que estava tirando o lixo de casa quando a primeira lhe chamou para briga, xingando-a; ela diz ter voltado para casa, momento em que a vizinha, juntamente com o filho armado com um facão foram atrás dela para agredi-la.
As duas mulheres ficaram feridas. No local, a Brigada Militar não localizou o filho, nem o facão que teria sido usado por ele. Foi lavrado um termo circunstanciado e as duas responderão por lesão corporal.

Mulher morre ao tentar salvar filho de três anos

Uma mulher de 28 anos morreu na terça-feira, 19/11, no Hospital Santa Casa de Caridade, em razão de um incêndio ocorrido no dia 16 de outubro na Vila Popular, na Barra do Quaraí. Elza Maria Gomes era moradora da Barra e vivia com os dois filhos, de três e oito anos as proximidades do cemitério daquela cidade. Ela estava internada desde a data do fato e acabou não resistindo aos ferimentos O delegado Marcelo Kaner Teixeira Nunes, da 1ª Delegacia de Polícia, explica que aguardará a certidão de óbito da mulher para determinar ou não diligencias a fim de esclarecer as circunstancias do incêndio. Em caso de haver indícios de incêndio criminoso, um inquérito policial será instaurado para esclarecer o fato. Segundo informações, uma criança de três anos, filho da vítima ateou fogo na casa. Elza teria entrado na residência atrás do filho e, enquanto procurava a criança acabou desmaiando por asfixia, sendo socorrida e trazida para a Santa Casa. Os dois filhos não se feriram.

Brigada apreende menor e encontra um arsenal


Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Brigada Militar na tarde de ontem, 20/11, portando três armas de fogo. Uma guarnição realizava policiamento ostensivo na Vila Anita Garibaldi, quando, por volta de 15h50min, abordou o jovem I. F. G. M., que, segundo a polícia, é integrante de um “bonde” do bairro Cabo Luiz Quevedo. Com ele os policiais militares encontraram um revólver calibre 38.
No entanto, a Brigada Militar tinha informações sobre mais duas armas que estariam de posse do mesmo; o próprio adolescente acabou revelando o local, na Vila Promorar II (RBS), onde foram encontrados um rifle calibre 22 e uma carabina calibre 32. Anderson Luis Simon Lopes, de 25 anos, que estava com as armas, foi preso em flagrante. 
Além das armas, os policiais encontraram três embalagens com espoletas para munição, um frasco de pólvora e dois dosadores, seis cartuchos calibre 32 deflagrados, e uma cartucheira de couro.

Uruguaianense do PCC é preso com mais de 340 quilos de pasta de cocaína



A Polícia Argentina prendeu nesta semana, o homem apontado pelas autoridades brasileiras como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e responsável pela prática de vários crimes, entre eles, assaltos, tráfico de drogas e armas. Edson Fernando Dzwieleski estava na situação de foragido no Brasil, sendo preso em flagrante na Argentina, com aproximadamente 340 quilos de pasta de cocaína. Parte do material estava numa estância em Santo Tomé e foi apontado como sendo do brasileiro. A outra parte estava no automóvel de Edson, monitorado por funcionários aduaneiros que controlam a passagem de veículos pela Ponte Internacional San Ignacio de Loyola, local por onde Edson e outras nove pessoas ingressaram na Argentina. O material, segundo a Polícia, seria trazido para o Brasil. Do grupo responsável pela mercadoria, entre eles, peruanos e bolivianos, somente Edson foi preso. Além das drogas, foram apreendidas na estância, armas, veículos e aeronaves. 
Edson é apontado pela Polícia como um criminoso perigoso. Em 2011, ele esteve preso por assalto praticado em Santa Catarina, a casa de um empresário, quando ele e outras quatro pessoas sequestraram o dono de um posto de gasolina e o levaram a sua casa para que entregasse o dinheiro que havia em cofre. O grupo chegou a ferir duas pessoas na ação. Trazido pela Polícia catarinense para o presídio de Quaraí, de onde ele havia fugido no ano de 2010, Edson empreendeu nova fuga, escondendo-se em Uruguaiana, sua cidade de origem. Impune, em dezembro de 2011, Edson voltou a agir, participando do assalto ao posto Manos, quando ele e outros dois homens sequestraram a gerente na saída de sua casa e a levaram ao posto para que retirasse dinheiro do Caixa. Mais tarde a Polícia Civil identificou o grupo que já se escondia em Cachoeira do Sul. Numa ação conjunta entre as polícias dos dois países, Edson e os comparsas foram presos e trazidos para Uruguaiana novamente. 
Enquanto preso, segundo a Polícia Civil, Edson mantinha contato com o Primeiro Comando da Capital, intermediando os crimes praticados pela facção. Na semana passada, em operação interestadual, a Polícia prendeu duas pessoas ligadas ao grupo Uruguaiana, sendo que Edson era o terceiro da lista, mas não foi localizado. Na casa de Edson, a Polícia encontrou apontamentos de negociações feitas entre Edson e o grupo, além de armas e munições. Preso em território argentino, o sujeito ficará sob a custódia daquele país.


Distribuidora de gás liquefeito será instalada no Distrito Industrial

Em despacho realizado na manhã de ontem, o prefeito Schneider assinou o termo de doação de área localizada no Distrito Industrial de Uruguaiana para a instalação de uma unidade da empresa Posto São Matheus Ltda.
Com disponibilização da área a empresa que já atua no município há 12 anos, irá implantar uma central de distribuição de gás liquefeito de petróleo – GLP, que faz parte do projeto de expansão da rede de distribuição e comércio varejista de gás liquefeito.
O novo empreendimento irá promover para Uruguaiana cerca de 30 empregos diretos, além de fomentar a comercialização de gás em diversos pontos da cidade.
Acompanharam a assinatura o assessor legislativo, Valerio Echeverria, e o servidor Leônidas Santos.

Evento reunirá lideranças com o secretário estadual da Saúde

Será realizado amanhã em Uruguaiana, o 1º Fórum Regional “Pólo de Saúde”, no auditório da Câmara de Vereadores. O objetivo é reunir autoridades e trabalhadores da área da saúde para debater os avanços e buscar novos investimentos para a consolidação dos serviços de alta complexidade do município. O evento é organizado pela Câmara de Vereadores tem a colaboração do Fórum de Desenvolvimento de Uruguaiana. 
Entre os palestrantes, estão confirmadas as participações do secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, e do médico Nilson Luiz May. Durante o fórum, serão feitas análises da situação da saúde regional e serão apresentadas propostas para a melhoria da qualidade dos serviços, como a implantação da média e alta complexidade em cardiologia, oncologia e neurocirurgia.

1.200 casas populares serão construídas no Salso de Baixo


O prefeito Luiz Augusto Schneider encaminhou para apreciação do Poder Legislativo, o Projeto de Lei que “Define como Zona Especial de Interesse Social – ZEIS”, as frações de terras na área urbana do município, no local denominado Salso de Baixo, com área total de 112 hectares, sendo 45 para construção de 1,2 mil casas populares. Nos 67 hectares restantes deverão ser destinados para outros empreendimentos habitacionais, dentro da política de desenvolvimento urbano e atendendo o disposto no novo plano diretor de Uruguaiana. Com a definição de Zona Especial de Interesse Social - ZEIS, objeto do Projeto de Lei, ora encaminhado, o Município pretende ampliar o programa de construção de habitações de interesse social, a exemplo do Loteamento João Paulo II. Importa ratificar que Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS são áreas demarcadas no zoneamento de uma cidade, destinadas à produção e à manutenção de Habitações de Interesse Social (HIS), com destinação específica, normas próprias de uso e ocupação do solo, diferenciadas do geral proposto para a cidade. Sua criação está prevista no artigo 42-A do Estatuto das Cidades (Lei Federal n.º 10.257, de 10 de julho de 2001). A ZEIS em questão destina-se à implantação de novas unidades habitacionais, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal e com financiamento do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com supervisão da Caixa Econômica Federal. As áreas são, respectivamente, de 595.347,04m2 e 572.402,00m2, situadas nas imediações do Bairro União das Vilas, local denominado Salso de Baixo. Nessas áreas serão construídas unidades residenciais e comerciais. As residências destinando-se a famílias com renda familiar de até R$ 1.600,00 ou limite estabelecido para o Programa. A instituição da ZEIS é fundamental, uma vez que permitirá a adoção de critérios construtivos e de gestão urbanística que permitam caracterizar os imóveis a serem construídos como Habitação de Interesse Social, permitindo que sejam enquadrados nos parâmetros do Programa Minha Casa, Minha Vida.

CCJ libera venda de inibidores de apetite sob prescrição médica

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (19), em caráter conclusivo, proposta que libera a produção e a venda, sob prescrição médica, em todo o País de inibidores de apetite (anorexígenos): anfepramona, femproporex e mazindol. Em outubro de 2011, todos esses medicamentos – geralmente utilizados para auxiliar no emagrecimento – foram retirados do mercado por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O texto inicial da proposta, Projeto de Lei 2431/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), pretendia exatamente revogar a decisão da agência, ao impedir a Anvisa de vetar a produção e comercialização dos referidos medicamentos. O relator na CCJ, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), no entanto, preferiu recomendar a aprovação do texto com as emendas adotadas pela Comissão Seguridade Social e Família – a única a analisar o mérito da matéria.
“Em vez de proibir a Anvisa de vetar a elaboração e venda dos anorexígenos enumerados, como previa a proposta original, a solução mais certa é autorizar diretamente, por meio de projeto de lei, a produção, comercialização e consumo, sob prescrição médica, desses medicamentos”, explicou o relator, ao defender as alterações da comissão anterior.
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Para Décio Lima, a melhor de maneira de tratar do assunto seria por meio de um projeto de decreto legislativo.
Como tramita em caráter conclusivo, o texto aprovado pode seguir direto para a análise do Senado. Entretanto, como houve divergências na CCJ com relação à constitucionalidade do projeto, o presidente do colegiado, deputado Décio Lima (PT-SC), já anunciou que vai sugerir ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que leve o debate para o Plenário.

Município terá programa de inclusão produtiva

Sete municípios da Fronteira Oeste passaram a integrar o Programa de Fomento à Inclusão Produtiva, que integra as ações do Plano Brasil Sem Miséria e RS Mais Igual. 
O programa, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Emater/RS-Ascar. Os municípios contemplados são Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. 
O coordenador regional da SDR, Alcedir Drum dos Santos, destacou que o programa contempla um público, muitas vezes, esquecido. Além disso, “incentiva a inclusão produtiva destas famílias, beneficiando todas as classes produtoras”. Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luis Fernando Fabrício, ressaltou que a proposta permite levar políticas públicas para famílias em situação de extrema pobreza. “É a possibilidade de fazer extensão rural com a população que precisa. A Emater é o elo, o braço executor do programa”, afirmou. 
Está sendo realizado um roteiro em todo o Estado com o lançamento do programa, que está na segunda etapa e deve contemplar mais de 200 municípios.

Prazo acaba amanhã e Uruguaiana ainda não está cadastrada

Os municípios do interior do Estado interessados em implementar o Passe Livre Estudantil ainda em 2013 tem até a próxima dia 22 de novembro para enviar à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) os documentos necessários para o termo de adesão ao programa.”Esse é o prazo legal que consta do edital de adesão. Até o momento, 17 cidades já encaminharam o termo”, informa o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato.
Na quinta-feira, 14/11, o vereador Marcelo Lemos (PDT) encaminhou requerimento ao Poder Executivo, solicitando informações sobre o andamento do cadastro do município. No entanto, até o momento, o parlamentar não obteve nenhuma resposta e até esta quarta-feira, 20/11, Uruguaiana ainda não estava cadastrada. “Não sabemos por que não foi cadastrada ainda; os estudantes uruguaianenses estão correndo o risco de ficar sem este direito por culpa da Prefeitura”, comenta Lemos. Procurados pela reportagem do Jornal Cidade, o prefeito Luiz Augusto Schneider e o secretário de Educação Delmar Kauffmann, não atenderam as ligações. 
Pioneira no país, a lei do Passe Livre Estudantil foi proposta pelo Governo do Rio Grande do Sul a partir das demandas apresentadas pela população durante as manifestações de junho.
Construída de forma conjunta com movimentos sociais e deputados estaduais, a legislação beneficia os estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra. Para ter direito ao benefício de duas passagens gratuitas por dia, os estudantes terão que comprovar frequência nas instituições de ensino.
Para os municípios interessados em implementar o Programa Passe Livre Estudantil em 2014, o prazo para o envio dos documentos à Metroplan encerra-se no dia 7 de fevereiro de 2014. 
Quem tem direito: estudantes que comprovem renda per capita de até 1,5 salário mínimo, que residam em uma cidade mas estudem em outra e que comprovem frequência nas instituições de ensino.
Como ter acesso ao benefício: cadastrando-se nas entidades estudantis dos seus municípios; nas 63 cidades abrangidas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Investimento: recursos de R$ 16 milhões do Governo do Estado garantirão a gratuidade do transporte aos estudantes, sendo R$ 8 milhões para o passe livre na área de abragência da Metroplan e R$ 8 milhões para os convênios com os municípios. 
Como as prefeituras podem viabilizar o convênio: o Governo do Estado disponibilizou edital para os municípios aderirem ao programa.


Câmara rejeita projeto do Executivo e alega falta de critérios


Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 19/11, foi discutido e votado o projeto de lei que autoriza o Município a doar bens móveis a instituições ou entidades. De autoria do Poder Executivo, a proposta permitiria a doação de bens públicos inservíveis, por interesse social e público a entidades de caráter filantrópico, de utilidade pública, assistencial ou sem fins lucrativos. Os parlamentares optaram por rejeitar o projeto.
Membros da Comissão de Serviços Municipais da Câmara, os vereadores Egídio Carvalho, Irani Fernandes, Marcelo Lemos e Rafael Alves estiveram no prédio que abriga o Centro de Referência de Assistência Social (Cras); na Secretaria da Ação Social e na Secretaria de Transporte do Município e avaliaram que há materiais em condições de uso e que podem ser aproveitados pelo Executivo, descaracterizando a viabilidade do projeto.
Para os parlamentares, a proposta não tem critérios básicos e claros para a classificação dos bens inservíveis e sua destinação, favorecendo ampla possibilidade de doação de bens públicos a quaisquer instituições interessadas, situação esta que é vedada pela lei.

Governo propõe reajuste de 12,7% para Mínimo Regional

O governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 19/11, o projeto de lei que prevê o aumento do Salário Mínimo Regional. Se aprovado no Legislativo, o reajuste de 12,727% passa a valer já para 2014. O atual valor de R$ 770,00 passa para R$ 868,00 na menor faixa. O anúncio do novo índice foi feito pelo governador Tarso Genro no Palácio Piratini. Com isso, pode haver o incremento de mais de R$ 1,3 bilhão na economia gaúcha. Mais de 1 milhão de trabalhadores serão beneficiados com o aumento. Além do reajuste, o projeto cria uma nova faixa salarial, que abrange empregados técnicos de nível médio.
Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), que vai acompanhar a tramitação do processo no Legislativo, a notícia é animadora. “É a resposta do governo, com seriedade e responsabilidade, para a demanda dos trabalhadores”, diz ele.

Proposta é “muito alta”, diz Federasul
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, avaliou como “muito alta” a proposta de reajuste, índice intermediário entre os 5,8% indicados pelas entidades de classe e, 16,81% solicitados pelos representantes das centrais sindicais.
De acordo com Russowsky, a proposta de 5,8% seria suficiente para repor a inflação e ajudaria a manter o poder de compra do trabalhador sem provocar problemas a médio e longo prazo para a economia. “Este aumento substancial pode em um primeiro momento gerar euforia e aumento de poder de consumo, mas a médio e longo prazos terá dois efeitos: o aumento da inflação e a perda de produtividade das empresas que também ficam inibidas em sua capacidade de novos investimentos.
Se aprovados pelos deputados estaduais, os valores do Salário Mínimo Regional serão: Faixa 1 R$ 868,00; Faixa 2 R$ 887,98; Faixa 3 R$ 908,12; Faixa 4 R$ 943,98 e Faixa 5 R$ R$ 1.100.

Infestação garante maior verba da região para Uruguaiana


Dez municípios da região da Fronteira Oeste receberão R$ 161,4 mil para a intensificação da vigilância e controle da dengue durante o verão. A maior parcela desta verba vem para Uruguaiana, que além de ser uma fronteira internacional é considerada município infestado e receberá R$ 49.689,00. Logo atrás vem Santana do Livramento, que receberá R$ 32.131,00. O objetivo principal das ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para qualificar o combate à doença é oferecer maior autonomia aos municípios e descentralizar a identificação das larvas do mosquito. Os investimentos totalizam R$ 3 milhões para 157 cidades do Estado.
Os municípios contemplados foram escolhidos com base nos seguintes critérios: circulação viral da doença; infestação do mosquito transmissor; cidades de fronteira internacional e balneários de veraneio.
As estratégias de enfrentamento à dengue foram apresentadas em encontro na Capital, que reuniu os gestores municipais de saúde e técnicos de todos os municípios gaúchos, na última segunda-feira, 18/11.
As outras oito cidades contempladas são: Barra do Quaraí, que receberá R$ 4 mil; Itacurubi com outros R$ 4 mil; para Itaqui foi destinado R$ 5.015,00; Manoel Viana receberá R$ 4 mil; Quaraí receberá R$ 9.077,00; R$ 5.225,00 vão para Rosário do Sul; Para São Gabriel foi destinado R$ 24 mil e, São Borja fecha a lista com R$ 24.282,00.
Dados no Estado
Em 2013, até o momento, o Rio Grande do Sul contabiliza 423 casos confirmados de dengue, dos quais 229 são autóctones, que significa que a doença foi contraída dentro do estado. Por meio de incentivos financeiros para a implantação de laboratórios municipais e intermunicipais, em 2013 o número de laboratórios de entomologia no estado aumentou de 58 para 92.

ILV relata atividades de valorização da Califórnia

A realização da 1ª Noite Nativista do Instituto Laura Vicuña e a participação de alunos, pais e professores nas atividades organizadas para estimular a cultura do Rio Grande do Sul e de Uruguaiana foram explanadas na sessão ordinária desta terça-feira, dia 19. Por proposição do vereador Irani Fernandes (PP), as professoras Jocielli Steindorf e Ariane Monteiro expuseram as ações desenvolvidas na instituição, com a presença e os relatos dos alunos envolvidos na proposta.
O projeto, que destacou a importância da Califórnia da Canção Nativa do RS, foi desenvolvido com alunos do 4º ano e contou com a presença de Júlio Machado Filho relatando a história e o conhecimento sobre o festival. Músicas como “Guri”, “Desgarrados” e “Forasteiros” foram utilizadas em atividades pedagógicas diferenciadas que atraíram e encantaram os jovens à representatividade da Califórnia para Uruguaiana.
Em proposta realizada durante a sessão, será estudada e viabilidade da exposição das maquetes produzidas pelos alunos durante a 37ª Califórnia da Canção Nativa do RS, a ser realizada nos próximos dias 5, 6, 7 e 8.

Senac abre inscrições para cursos de Pós-Graduação


Os interessados podem optar entre dois cursos e se inscrever na Unidade
A oferta da pós-graduação presencial foi ampliada para Unidades do Senac que abrangem as cidades de: Erechim, Bagé, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Maria e Uruguaiana. Em Uruguaiana é possível se inscrever para os cursos Gestão de Negócios e Computação na Nuvens, ambos com início das aulas no primeiro semestre de 2014. O Programa de Pós-graduação do Senac-RS oferece uma rede de descontos, com preços diferenciados para àqueles que trabalham no comércio de bens, serviços e turismo. Além disto, também disponibiliza financiamento total dos cursos, através de convênio com a Caixa Econômica Federal. 
A dinâmica das especializações da instituição é focada nas demandas do mercado de trabalho e utiliza material didático próprio, recursos multimídia e metodologia voltada àqueles que precisam conciliar estudos e outras atividades. “O diferencial do nosso programa de Pós-Graduação está na proposta pedagógica, que é vocacionada para a prática no contexto de trabalho, permitindo uma estreita relação dos estudantes com as empresas do segmento terciário da economia. O programa de pós-graduação do Senac-RS permite o aprofundamento teórico necessário, mas com enfoque em pesquisa aplicada. Nesta dinâmica, tanto o estudante quanto às organizações saem do programa mais fortalecidos”, explica a Gerente de Educação Superior do Senac-RS, Carla Patines.

Painel - Ed. 2216

OAB

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, fez uma visita relâmpago à sede da seccional Uruguaiana na manhã de ontem, antes de seguir viajem para Itaqui. Em Uruguaiana, Bertoluci teve tempo para um cafezinho, e para o registro fotográfico ao lado do presidente Maurício Blanco e outros colegas advogados.

Audiência Pública
Aconteceu na noite de ontem, na Câmara de Vereadores, a audiência pública para debater a retomada de vôos diários no Aeroporto Rubem Berta. Proposta pelo vereador Ronnie Mello, a audiência teve a presença de representantes das empresas Azul Linhas Aéreas e NHT.

Pinheiro Machado I
A Rua Pinheiro Machado já voltou a ser de mão dupla, conforme decreto do Prefeito e os tachões da Ciclovia. No entanto, mesmo nos trechos em que já foram desafixados, os tachões continuam lá, soltos sobre a pista, atrapalhando o fluxo.

Pinheiro Machado II
Sem sombra de dúvidas, a volta da mão dupla na Pinheiro Machado foi uma inteligente e adequada decisão do prefeito Schneider. De fato, há prejuízo à segurança. Contudo, a solução é simples e não depende de asfalto. Bastam calçadas, e a proibição do estacionamento. Simples assim.

Olimpíada Estudantil
Terá início no próximo dia 26, às 20h a XXXII Olimpíada Rural Estudantil, na Escola Alceu Wamosy em João Arregui. A olimpíada acontece até o dia 30 deste mês.

Ipiranga I
As instalações da histórica refinaria da Ipiranga, hoje Universidade do Trabalho, já dá as mostras da gestão pública. Basta ver o mato tomando conta. Lembram do capricho que era o campus universitário quando era PUC? Já viram o lixo que virou o campus onde está a Unipampa?

Ipiranga II
Você lembra de como era o serviço da Corsan em Uruguaiana? Lembra do tempo que demoravam para solucionar um vazamento? Lembra da instalações onde a Corsan te recebia para “acerto” de contas? Por essas e outras que até a Prefeitura devia ser privatizada – ideia que não é nova.

Bingo
No sábado, 23/11, o Lar da Velhice São Vicente de Paulo realiza um bingo a partir das 21h no salão promocional do lar, com 10 rodadas e brindes.

CDL 12 horas I
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza no dia 26/11, o CDL 12 horas, com início as 12h15, em sua sede social, até as 13h45min.

CDL 12 horas II
Programa Hospital com Mais Saúde, Operação Papai Noel, Apresentação do Sicredi Pampa Gaúcho e a Campanha de Natal “Show de Prêmios CDL” estão na pauta e serão discutidos durante o almoço.

Sombra por Um Dia
O programa Empresário Sombra Por Um Dia, da Junior Achievement/RS, iniciou ontem, 20/11, no Hospital da Santa Casa de Caridade. Neste programa, estudantes têm a oportunidade de seguir os passos de um executivo na sua jornada de trabalho. 

Consciência Negra
No próximo dia 28 a partir das 19h a Câmara de vereadores terá sessão especial alusiva a Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira, com homenagens a personalidades que cultivam e incentivam a cultura.

Projeto Serralheiros
Acontece hoje as 19h30min no Salão Nobre da Prefeitura o lançamento do Projeto Serralheiros, uma iniciativa da Prefeitura objetivando a qualificação profissional. A Gerdau e o Sebrae são parceiros no Projeto.

RPVs I
A Câmara Municipal enviará moção de repúdio ao Governador do Estado, Tarso Genro, em razão da proposta apresentada à Assembleia Legislativa que prevê a redução do valor pago através de Requisição de Pequenos Valores (RPVs).

RPVs II
De acordo com o projeto de Tarso, o valor atual, de R$ 40 salários mínimos será reduzido para 10 salários mínimos. O projeto ainda será votado na Assembleia.

RPVs III
Proposto pelo vereador Ronnie Mello, a moção será encaminhada aos deputados estaduais em demonstração à contrariedade dos parlamentares de Uruguaiana ao Projeto, considerando os prejuízos a quem busca seus direitos contra o Estado.