terça-feira, 21 de março de 2017

Carnaval foi tranquilo, segundo 1º BPAF

Do ponto de vista da segurança pública, o Carnaval Fora de Época 2017 foi tranquilo. A informação é do comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), tenente coronel Luiz Antônio de Oliveira Floresta, que assumiu o comando na última quinta-feira, 16/3.
O policiamento foi reformado com cerca de 65 PMs, que juntamente com os policiais locais formaram um efetivo de cerca de 120 homens por noite, além da equipe responsável pela operação da Plataforma de Observação Elevada (POE), trazida para o município pela primeira vez. Foram empregadas patrulhas mistas, formadas por policiais militares, policiais rodoviários federais e guardas municipais e oito policiais a cavalo, além de policiamento com motocicletas e as viaturas habituais.
Na Avenida, foram realizadas dezenas de abordagens, que resultaram na apreensão de armas brancas (facas e um facão), especialmente com menores, trouxinhas de maconha e papelotes de cocaína, além de um revólver. Não houve ocorrências violentas.
Gabriela Barcellos

Posto de gasolina é assaltado em plena luz do dia

Um posto de combustível foi assaltado na tarde de sábado, 18/3, por volta de 13h30min, na Rua XV de Novembro.
Dois homens chegaram ao local, o Posto Manos, localizado frente aos quartéis, em uma motocicleta preta. Um deles entrou na loja de conveniência armado com um revólver e rendeu a funcionária que estava no caixa. Ele pegou R$ 200 que estavam no caixa e voltou para fora do posto, onde embarcou na motocicleta e ambos fugiram em direção ao bairro Rio Branco.
De acordo com a funcionária rendida, o homem era moreno, alto, vestia calça jeans escura, moletom com capuz e tênis preto, além de capacete branco com amarelo. Já o motorista vestia jaqueta bege, calça jeans clara, tênis e capacete azul.
O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia, coordenada pelo delegado Enio Tassi. Até o fechamento desta edição, nenhum suspeito havia sido identificado.
Gabriela Barcellos

Cofre dos Correios é arrombado





A agência central dos Correios em Uruguaiana foi alvo de bandidos neste final de semana. O arrombamento do prédio e de um cofre foi constatado na manhã de ontem, 20/3, quando a agencia foi aberta. Uma ocorrência policial foi registrada na Polícia Federal, já que se trata de patrimônio da União.
Uma equipe de investigação da Polícia Federal esteve periciando o local ao longo desta segunda-feira, na tentativa de coletar provas, como impressão digital. Até o fechamento desta edição, a ocorrência formal ainda não havia sido registrada, visto que os Correios ainda trabalhavam no levantamento dos objetos furtados.
A partir do registro, um inquérito policial será instaurado para apurar o crime.

Gabriela Barcellos

Operação da DPCA prende por venda de bebida a menores

Uma operação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), coordenada pelo delegado Enio Tassi, resultou na prisão em flagrante de três pessoas, na noite de sexta-feira, 17/3. A ação teve por objetivo o combate a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes.
De acordo com o Delegado, cinco estabelecimentos foram monitorados, com uso inclusive de filmagens. Policiais à paisana também foram empregados na ação e, depois da aquisição de bebidas alcoólicas por menores, entraram em ação. Foram abordados tanto os ‘consumidores’ quanto os vendedores.
Dos três presos, Oli Galança Mumback Neto, 21 anos é funcionário de um dos mais conhecidos e movimentados empórios da cidade, na Rua XV de Novembro; Ademir Silveira Inácio, de 52 anos, dono de um dos bares leiloados pela Comissão de Carnaval para exploração durante o evento; e Zair Jaqueline Pedroso dos Santos, de 47 anos, é sócia proprietária de um também conhecido empório, na Avenida Presidente Vargas. O marido dela, também proprietário do estabelecimento, sócio proprietário do local, também foi encaminhado à Delegacia de Polícia, mas liberado. No caso dos dois primeiros, Tassi estabeleceu a fiança em três salários mínimos. Já quanto à Zair Jaqueline, a fiança foi de dez salários mínimos.
Tassi explica que a ação ocorreu em nível estadual, por orientação do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). Ao todo, foram visitados 129 locais em Porto Alegre, Vacaria, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Pelotas, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, São Luiz Gonzaga e Carazinho, além de Uruguaiana – cidades que possuem delegacias especializadas. Foram apreendidos 150 litros de bebidas e 15 pessoas foram presas em flagrante. Além das bebidas, a polícia apreendeu 1,5 kg de maconha e 580 comprimidos de ecstasy.
Gabriela Barcellos

Império Serrano se destacou

No Grupo 2 do Carnaval Fora de Época o grande destaque foi a escola Império Serrano. Não podia ser diferente, como diz o próprio presidente da agremiação, Jair Rodrigues. “Nos preparamos para disputar o Grupo de Acesso, então houve uma ação judicial movida pela escola Ilha do Marduque e, por decisão liminar, acabamos disputando o Grupo 2. Mas o desfile estava pronto para o Acesso”, explica.
Puxada pela “1ª dama”, Alessandra Dornelles, a escola incorporou alguns destaques trazidos da Argentina, pela escola Pantera Negra, que não desfilou. Mostrou ritmo e fez uma boa apresentação, com uma bateria empolgada.
A escola conquistou 108,8 pontos – com direito a oito notas 10. Em segundo lugar ficou a Unidos da Mangueira, com 99,9 pontos. O terceiro lugar ficou com a Acadêmicos de São Miguel, com 93,7 pontos. Já o Morro do Galo, do ex-vereador Dudu do Samba, ficou com 92,5 pontos e, Aliança do Samba fechou o grupo com 89 pontos e protestando contra a escolha dos jurados pela Comissão de Carnaval.
Gabriela Barcellos

Apoteose está entre as grandes

Em 2018, a Apoteose do Samba disputará a taça de campeã do Grupo Especial do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Com 215,6 pontos, a escola sagrou-se campeã do Grupo de Acesso e subiu para o Grupo Especial.
Com o enredo ‘Bela! Rica! África!’,composto por Daniel Collete e Diego Nascimento e interpretada por Daniel Collete, a escola conseguiu mostrar uma apresentação com poucos erros, bastaste energia e foi capaz de encantar os presentes na Avenida Presidente Vargas na noite de sexta-feira, 17/3. A apresentação também agradou o corpo de julgadores, que lhe conferiram notas entre 9,5 e 9,9 pontos.
A segunda colocada do grupo foi a Toca do Lobo, penalizada especialmente pelo número de componentes inferior ao exigido pelo regulamento e ainda por ter ultrapassado o tempo do desfile em 21 minutos. A escola somou 205,1 pontos e acabou rebaixada para o Grupo 2.
Gabriela Barcellos

Os Rouxinóis é bi





Foi apertado e, até a leitura das últimas cinco notas da terceira noite de desfiles, a campeã do Carnaval não era conhecida. A Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis e a Unidos da Cova da Onça brigaram décimo a décimo pelo título. A taça acabou ficando com os verdes, por três décimos de ponto.
Este carnaval foi campeão em recursos. Somadas as manifestações formais das escolas dos três grupos, houve onze recursos – a maioria deles no Grupo Especial.
Tanto Os Rouxinóis quanto Cova da Onça receberam punições por descumprir itens do Regulamento do Carnaval, documento elaborado em conjunto entre a Comissão Organizadora e as escolas, assinados por representantes de todas as agremiações. No caso da Cova, a punição de um ponto foi pelo número de componentes da comissão de frente, que ultrapassou o permitido. Já Os Rouxinóis foi punido, também em um ponto, porque um dos carros alegóricos ultrapassou a altura permitida pelo regulamento, 7,70 metros, e acabou encostando em fios de alta tensão na frente do camarote oficial.
Imperadores do Sol foi punida em um ponto porque apresentou, na bateria, fantasias não inéditas, semelhantes a fantasia utilizada pela Cova da Onça no desfile do ano de 2015. Unidos da Ilha do Marduque perdeu um ponto porque um dos carros ultrapassou a metragem permitida quanto à largura. Já a escola Deu Chucha na Zebra recebeu uma punição de dois pontos. Das escolas de primeiro grupo, somente Bambas da Alegria não sofreu punições.
Quem acompanhou todos os desfiles, viu maior técnica d’OS Rouxinóis, no entanto, diferentemente do ano passado, não houve uma escola que se destacou, superando unanimemente as demais. A grande surpresa ficou por conta da novata Imperadores do Sol. Zeca Sarquis chegou ao Grupo Especial “para beliscar a taça de campeã”.
A sexta colocação do grupo ficou com Deu Chucha na Zebra, com 424,5. Em quinto, Imperadores, com 435,0. Já o quarto lugar ficou com a Ilha do Marduque, com 435,7 e, com um décimo a mais, em terceiro ficou Bambas da Alegria com 435,8. Cova da Onça somou 438,0, deixando escapar a taça por três décimos para Os Rouxinóis, que somou 438,3.
Com o resultado, a Chucha foi rebaixada e, no próximo integra o Grupo de Acesso.

Encontro discute operação de voos internacionais na Fronteira

Lideranças locais participam, na sexta-feira, 17/3, de uma reunião no Consulado Argentino em Uruguaiana, com integrantes do Comitê de Facilitação Fronteiriço.
 Durante o encontro foram elencados temas relacionados à infraestrutura e logística para maior potencialização dos produtos originalizados nas regiões de Fronteira entre Brasil e Argentina para sua comercialização no mercado asiático e europeu. Também foi debatido a situação caótica do sistema de telefonia móvel na região e de que forma dialogar com as empresas de telefonia para a solução definitiva desse problema.
Outro ponto debatido na reunião, de forma aprofundada, é a internacionalização do Aeroporto Rubem Berta e operacionalização integrada entre os Aeroportos de Uruguaiana e Paso de Los Libres. De acordo com os administradores do Aeroporto da cidade vizinha, Paso de Los Libres, a estrutura física está pronta, porém existe a necessidade de um reparo específico na pista de pouso e decolagem para estar em perfeitas condições para operar integralizado. Já o Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana, falta pequenas adaptações estruturais, como a criação uma nova sala de embarque e desembarque e novos espaços para órgãos de fiscalização federal, como a Receita Federal, Anvisa e MAPA. Além disso é necessário o encaminhamento do recredenciamento do Aeroporto para operar com voos internacionais. Segundo a superintendência da Infraero, tanto a adequação física como os encaminhamentos documentais já estão sendo providenciados e enviados à ANAC e Sindacta II (órgãos reguladores), deixando o Rubem Berta pronto fazer parte das rotas internacionais. 
Para Luciane Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma das entidades presentes, a integração de ações dos dois países, da Província de Corrientes e do Estado do Rio Grande do Sul é indispensável para se resolver esses problemas estruturais de nossa região. “Nós trazemos a voz do comércio e dos lojistas para dentro desse debate e sabemos que as demais entidades sofrem dos mesmos problemas. Trabalhando juntos chegaremos a uma solução que beneficiará a todos em principal o comércio local das duas cidades”, explica.
Ao término do encontro foi elaborado uma carta de intenção contendo as pautas discutida na reunião que será encaminhada para os Governos do Brasil e Argentina.
Também estiveram presentes a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (Sdaergs).
Com informações Imprensa CDL.

Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana e Barra do Quaraí

O deputado Afonso Motta (PDT) esteve em Uruguaiana na última semana. O Parlamentar chegou na quinta-feira, 16/3, a fim de prestigiar a abertura do Carnaval Fora de Época 2017 e cumprir agenda partidária, acompanhado por seu coordenador regional, ex-vereador Marcelo Lemos (PDT).
Ainda na quinta-feira, o Parlamentar esteve reunido com políticos da Barra do Quaraí, entre vereadores e secretários. Na ocasião, Mota se comprometeu em garantir uma emenda parlamentar ao município. A área a ser destinada e também o valor ainda não foram definidos a partir de um levantamento.
Na sexta-feira, 17/3, Mota se reuniu com a direção do Hospital Santa Casa de Caridade e com a direção do Sindisaúde. Na ocasião, reformou o compromisso formado junto a instituição através de emenda parlamentar de R$ 200 mil para o caixa único da instituição e deu início às tratativas para encaminhamento de uma nova emenda, para o ano de 2018.
Além disso, o político participou de reunião com a direção local do Partido, com empresários e com produtores rurais de Uruguaiana e Barra do Quaraí.
Gabriela Barcellos

Corpo de Bombeiros estará com portões fechados mais uma vez

Ontem, 20/3, o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana esteve sem guarnição para atendimento de ocorrências, bem como também não ocorreu o atendimento ao público no setor de prevenção. Nos próximos dias, 23, 27 e 31/3, a situação deverá ser a mesma.
O motivo é a contenção de gastos do Governo Estadual e falta de efetivo da Corporação de Bombeiros do município. Os servidores pedem que a população reforce ainda mais os cuidados de segurança em suas casas.
Karine Ruviaro

Odebrecht realiza ações alusivas ao Dia da Água

A Odebrecht Ambiental está realizando uma série de palestras e visitas técnicas alusivas ao Dia Mundial da Água. A data é comemorada no dia 22/3.
Ontem, 20/3, a programação inclui um bate- papo sobre Saneamento com os estudantes dos cursos técnicos do SENAC. O técnico social, Anderson Cruz, foi o responsável pela condução do bate papo.
Na quinta-feira, 23/3, será a vez dos alunos da Escola General Osório. A partir das 9h, eles irão conhecer de perto todos os processos do tratamento da água do município. Ainda na quinta-feira, às 15h, o encontro será na escola Salgado Filho, onde por meio do Programa Nosso Rio Uruguai, serão apresentados os avanços do tratamento da água, coleta e tratamento do esgoto.
Já na sexta-feira, 24/3, a Comissão Binacional de Meio Ambiente Uruguaiana - Paso de Los Libres participará de uma visita técnica na sede da concessionária. Além de palestra, o grupo irá visitar as instalações e verificar as melhorias realizadas nos últimos seis anos no setor.
Karine Ruviaro

Nova frota de ônibus chega ao município

Sete novos ônibus zero quilômetros e equipados com ar condicionado chegaram a Uruguaiana na noite de sábado, 18/3, para compor a frota da Rodam Transportes Urbano e Rodoviário. Durante a segunda noite do Carnaval Fora de Época, um deles foi apresentado à comunidade durante o intervalo entre uma escola de samba e outra. O ônibus desfilou pela Passarela do Samba, onde o público pode conferir a qualidade dos novos carros.
Na manhã de ontem, 20/3, eles já estavam na rua. “Ah, é muito bom ter um ônibus novo e confortável pra gente usar, né?!”, comentou uma usuária do transporte coletivo urbano. A chegada destes novos ônibus auxilia no trabalho já realizado pela Rodam, que atualmente, também conta com outros 21 coletivos que por meio de oito linhas atendem a demanda da população uruguaianense. 
Para os próximos 45 dias, outros cinco carros automáticos e com maior capacidade de transporte também chegarão ao município. A informação é do secretário de Governo, Paulo Fossari.
Vandalismo
Na sexta-feira, 17/3, por volta das 20h, um dos coletivos que faz a linha da Vila Betânia foi apedrejado e o motorista agredido. Para o diretor de transporte, João Carlos Borges, os ônibus que circulam pela cidade, também são de responsabilidade dos usuários.  “Eles são os maiores beneficiados, eles mesmos têm que combater os vandalismos que existem dentro e fora dos carros. Os usuários precisam cuidar do que é deles, frisa Borges”.
Karine Ruviaro

Painel Ed.2736

SEMA

Com o bloco “Folia Sustentável”, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), comandada por Márcia Fumagalli, esteve na Passarela do Samba. A equipe esteve distribuindo materiais informativos sobre a importância de cuidar e preservar o meio em que vivemos.

Ação

O Bloco Balada Segura criado pela Segtram também esteve presente no Carnaval Fora de Época, realizando uma campanha educativa para diminuir o número de acidentes. Durante as três noites, o grupo levou ao público conscientização no trânsito, visando que todos retornassem para suas casas com segurança.

Reunião

O prefeito Ronnie Mello participou juntamente com a secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu, na quinta-feira, 16/3, da reunião com o setor DST/AIDS do município e com o comitê de Cooperação Interfederativa HIV/AIDS do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, foram apresentados números que mostram a incidências de casos no município, bem como, ações para diminuir os casos. Na reunião também foram discutidas campanhas de conscientização para serem implantadas na cidade.

Doação

Na semana passada, o prefeito Ronnie Mello, acompanhado do Chefe de Gabinete, Frederico Pellegrini e do Secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco Fernandes, receberam a visita da equipe de uma empresa de construções. Durante o encontro, os proprietários da empresa, Maurício da Cunha e Eduardo da Cunha, fizeram a doação de 50 pares de luvas de lã pigmentada e de 50 capacetes de proteção à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural. Em um primeiro momento, os equipamentos foram utilizados na finalização das obras da Avenida Presidente Vargas para o Carnaval. Agora, a doação será de grande utilidade para o serviço público realizado diariamente na manutenção e conserto dos serviços essenciais ao município.

“Privê” I
A Avenida Presidente Vargas podia estar gelada, mas no camarote Premium o que se fala é que o clima estava quentíssimo. Segundo alguns frequentadores, a turma de Bagé soube promover um carnaval de dar inveja aos melhores clubes do Rio de Janeiro, tanto que para garantir a privacidade, pela primeira vez a Imprensa foi impedida de fazer a cobertura da festa.

“Privê” II
De qualquer forma, o carnaval está evoluindo bastante. Entre as exigências para o camarote “Privê”, um show de renome, e uma celebridade. No lugar das beldades trazidas por Jair Rodrigues na primeira edição, veio a Uruguaiana Jesus Luz que não deu sua luz na passarela, ou deu e ninguém notou.

“Privê” III
Falando em notou, os “privês” não notaram foi a Bambas passar, pois foram entretidos com o show nacional que, mesmo durando apenas 40 minutos, foi o suficiente para o pessoal esquecer que havia um carnaval no lado da frente do camarote (ou seria no lado de trás?).

Internet
Apesar do intenso trabalho da Comissão do Carnaval, faltou a infraestrutura de comunicação que sempre foi disponibilizada aos veículos de Imprensa na Presidente Vargas. Agradecemos aos colegas da Jovem Hits e Rede Cidade que compartilharam suas redes conosco. Valeu!

Estação
O outono começou ontem, 20/3, às 7h29, horário de Brasília, quando ocorreu o equinócio no hemisfério sul. À medida que a estação avança, os dias ficam menores até o início do inverno, em 21/6.

Jovens
O Rotaract Uruguaiana está buscando jovens de 18 e 30 anos para integrar o seu grupo. Se você tem interesse em realizar serviços comunitários, fazer o bem, ajudar a melhorar o mundo e conhecer novos amigos, então, você pode participar.

Esporte
No próximo domingo, a partir das 8h, ocorre a 4ª Corrida de Encerramento dos Jogos de Verão. As inscrições estão abertas tanto na loja Modapé Esportes quanto no site www.ucrsm.com/corridavamoscorrejuntos/ e o valor é de R$ 30. O evento conta com o apoio do Sesc e PMU.

Direção I
Na sexta-feira, 17/3, o prefeito Ronnie Mello, recebeu em seu gabinete a Diretora do Colégio Marista Sant’Ana, Marisa Crivelaro da Silva e a Coordenadora da Pastoral, Roselaine Bressan. Na oportunidade, foram encaminhadas solicitações da comunidade do bairro Nova Esperança por meio de uma ação que está sendo realizada pelo Colégio em alusão aos 200 anos do Instituto Marista, para que os educadores sejam mediadores do bairro junto ao Município. Entre elas estão: construção de uma galeria sobre a sanga que circunda o morro, recolhimento do lixo em todo o Bairro, colocação de lâmpadas para a iluminação e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente para o excessivo número de cachorros de rua com doenças.

Direção II
O Prefeito comentou que irá elaborar um planejamento com as equipes das Secretarias para que na medida do possível essas solicitações sejam atendidas a fim de melhorar a qualidade de vida desses moradores.

Emprego
As agências FGTAS/Sine oferecem 2.827 vagas de emprego em todo o estado. Desse total, 77,5% das oportunidades não exigem experiência. Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de emprego podem comparecer à unidade mais próxima com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Até breve
Rodrigo Brazeiro, o Rodrigol está deixando a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) para jogar no Flores da Cunha Futsal, onde disputará a Liga Nacional de Futsal e a Série Ouro do campeonato Gaúcho. No ano passado, ele foi campeão e artilheiro da Série Bronze do Gaúcho junto com a AEU.

IRPF
Até o último dia útil de abril, contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Física, podem descontar 100% da doação no seu imposto e, desta maneira, ajudar entidades assistenciais do município. A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu) e o Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (SindCur) apoiam iniciativas de cunho social. O objetivo é conscientizar e multiplicar a possibilidade de doação do imposto devido às entidades registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Comdicau).

Ed. 2736 - Rouxinóis levanta a taça

Aqui a edição digital.
  1. A falácia dos protecionistas
  2. SEMA
  3. Estação
  4. Direção I
  5. Direção II
  6. Doação
  7. Jovens
  8. Ação
  9. Esporte
  10. “Privê” I
  11. “Privê” II
  12. “Privê" III
  13. Internet
  14. Emprego
  15. Até breve
  16. Reunião
  17. IRPF
  18. Nova frota de ônibus chega ao município
  19. Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana e Barra do Quaraí
  20. Corpo de Bombeiros estará com portões fechados mais uma vez
  21. Encontro discute operação de voos internacionais na Fronteira
  22. Odebrecht realiza ações alusivas ao Dia da Água
  23. Os Rouxinóis é bi
  24. Apoteose está entre as grandes
  25. Império Serrano se destacou
  26. Os Rouxinóis
  27. Cova da Onça
  28. Bambas da Alegria
  29. Operação da DPCA prende por venda de bebida a menores
  30. Posto de gasolina é assaltado em plena luz do dia
  31. Cofre dos Correios é arrombado
  32. Carnaval foi tranquilo, segundo 1º BPAF
  33. Tireoide
  34. Felipe Titto fala dos projetos na TV e da separação
  35. Karina Lucco, mostra a boa forma para alegria geral
  36. Malhação
  37. Sol Nascente
  38. Rock Story
  39. A Lei do Amor
  40. Grazi Massafera corre na praia com o namorado