terça-feira, 4 de novembro de 2014

Eleitores que não votaram tem até 4 de dezembro para justificar ausência


Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas urnas no dia das eleições, seja no primeiro ou no segundo turno, devem justificar a falta junto à Justiça Eleitoral. Os prazos vencem 60 dias após a data da votação, ou seja, quem não compareceu às urnas no primeiro turno, em 5/10, deve justificar a audiência até o dia quatro de dezembro. Já o eleitor que não votou no segundo turno, tem até 26 de dezembro.
A justificativa pode ser feita no Cartório Eleitoral e, no Rio Grande do Sul, o TRE criou o sistema Justifica, disponível no site do Tribunal, que permite ao eleitor o envio dos seis vizinhos.
Se não justificar o cidadão é fortemente prejudicado, já que sem o comprovante de votação ou de quitação das obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como, tirar carteira de identidade ou passaporte, participar de concursos públicos ou renovar matrícula em instituições de ensino públicas.

Primeiro turno: Candidatos têm até terça-feira para prestar contas finais

Os candidatos que encerraram a sua participação nas Eleições 2014 no primeiro turno têm até terça-feira, 4/11, às 18h, para apresentar à Justiça Eleitoral gaúcha suas prestações de contas finais de campanha. O mesmo prazo vale para comitês financeiros e partidos. O primeiro turno das eleições ocorreu no dia 5 de outubro. 
As contas dos candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador serão recebidas exclusivamente no prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral (TER) do RS (Rua Duque de Caxias, 350. Centro Histórico. Porto Alegre). Tanto na segunda-feira, 3/11, quanto no sábado, o protocolo do TRE abre às 9h.
Caso o candidato não apresente as contas eleitorais, não poderá obter a certidão de quitação e, em consequência, ficará impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição por não estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Os dois candidatos que concorreram ao segundo turno das eleições para governador, no dia 26/10, têm até o dia 25 de novembro para entregar as prestações de contas finais.
Dúvidas sobre a própria prestação (lançamentos contábeis e outros), além do Sistema SPCE, podem ser dirimidas junto à Seção de Contas Eleitorais, pelos fones 3230.9688 e 3230.9694 ou pelo e-mail pcontas@tre-rs.jus.br. Já questões judiciárias sobre a prestação (procurações, decisões e obtenção de pareceres) podem ser elucidadas pela Seção de Partidos Políticos, pelo e-mail separ@tre-rs.jus.br.

Câmara faz audiência pública para debater o orçamento 2015


Na próxima segunda-feira, 3/11, a Câmara Municipal de Vereadores, através da Comissão de Finanças e Orçamento, realiza uma audiência pública para debater o orçamento do município para 2015. Durante o evento será apresentada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa as despesas para o exercício financeiro do próximo ano, prevendo os recursos arrecadados e os investimentos realizados no município, de forma detalhada e já com os valores. Este deverá ser o tópico central das discussões.
A audiência acontece às 14h, é aberta ao público e, de acordo com a Casa Legislativa a oportunidade de entidades e de cidadãos participarem na definição de prioridades e aplicações definidas pelo gestor público para 2015. O projeto da LOA foi encaminhado à Câmara pelo Poder Executivo a cerca de duas semanas e está à disposição dos munícipes na secretaria do Palácio Borges de Medeiros.

Sindicato Rural elege nova diretoria

Na quarta-feira, 29/10, o Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana escolheu sua diretoria para os próximos dois anos. A posse acontece em dezembro.
O novo presidente será Antônio Martins Bastos Neto, atual vice. Sérgio Bastos Tellechea e Luciano Dornelles de Dornelles são, respectivamente, 1º e 2º vice-presidente. Guilherme Ulrich Duarte e Renato Carpes da Costa são 1º e 2º secretários e Jorge Dovigi e Nilson Manoel Reisinger de Faria Corrêa são os tesoureiros. Os suplentes são Luiz Martins Bastos Neto e Rodrigo Castellarin Fialho.
O Conselho Fiscal é formado por Angelo Egídio CiliatoScelzo, José Sérgio Surreaux Machado e Jorge Milano Bergallo, tendo Roberto Rizzo Kuhn e Eduardo Bopp Ferreira como suplentes. Os delegados-representantes são Júlio Alberto Silveira e Walter Arns, com João Paulo Schneider da Silva e Paulo Eduardo Mascarenhas Linhares como suplentes. O Conselho Consultivo é composto por Antônio Ceolin, Antônio Martins Bastos Filho, João Paulo Schneider da Silva, José Antônio Marques Fagundes, José Ovideo Gomes da Costa, JuséSchutzSchwanck, Júlio Alberto Silveira Filho, Ricardo Pereira Duarte, Solon Brandi Sastre, Walter Arns e Wilson Mateo Dornelles, o “Cicico”.
Até a posse a diretoria segue a mesma, com João Paulo Schneider da Silva, o “Kaju”, como presidente. “Estes dois anos na frente da nossa entidade foram de importante crescimento para mim, e só consegui dar cabo desta missão porque temos um excelente grupo de colaboradores no Sindicato. Dentre as ações por mim presididas destacaria nosso esforço de melhorar a comunicação e a imagem dos produtores junto à comunidade e fazê-la compreender a importância vital da atividade agropecuária. Mas, sem dúvida, a melhor atitude de todas, considero a escolha de meu sucessor para a próxima gestão. Creio que o “Gordo” reúne as melhores qualidades para nos representar daqui para frente”, disse o atual presidente.

Comissão avalia PL de redução do percentual da Educação


Iniciou a tramitação, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que visa reduzir de 35% para 25% do orçamento anual do município à Educação. O percentual – 10% a mais do que o previsto na Constituição Federal – é estipulado pela Lei Orgânica do Município. No início de 2014, esse percentual era equivalente a mais de R$ 75 milhões.
De acordo com a Lei, esses recursos podem ser utilizados somente para investimentos na Educação, impedindo que o Executivo faça uso para qualquer outro investimento. Porém, para o prefeito Luiz Augusto Schneider entende que trata-se de um percentual alto, que jamais foi aplicado, e que pode ser reduzido a fim de atender outras demandas. Conforme ele, há verbas segregadas que estão paradas nas contas da Educação e que, sem ter onde investir, acabam sendo sequestradas para pagamento de dívidas trabalhistas. “Não podemos utilizar esse valor para mais nenhum fim. Temos dinheiro, mas não podemos usar. Do contrário seremos apontados pelo Tribunal de Contas”, explica Schneider.
Na Câmara, uma comissão especial, formada pelos vereadores Gilberto Risso (PMDB), Irani Fernandes (PP), Marcelo Lemos (PDT), Rafael Alves (SDD) e Fernando Tarragó (PSDB), foi formada para analisar a proposta. O grupo se reúne semanalmente, ouvindo lideranças envolvidas a fim de subsidiar o estudo. Esta semana, os parlamentares estiveram com a professora Dirce Gracioso, presidente da Associação dos Professores e Especialistas em Educação do Município de Uruguaiana (Apemu). Conforme a líder classista, há dificuldades enfrentadas nas escolas, principalmente referentes à infraestrutura e que existem necessidades básicas para serem atendidas. 
A entidade disse ainda que a categoria não foi recebida pelo Executivo Municipal para tratar sobre a redução dos percentuais, mas mantém-se disponível ao diálogo. Porém, Schneider manteve reunião com professores, ocasião em que o tema foi abordado.

Parlamento sugere facilidades ao funcionalismo

A Câmara Municipal solicita o estudo do Poder Executivo sobre a possibilidade de autorizar o desconto em folha do funcionalismo para pagamento dos convênios oferecidos no comércio pelo Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR). O requerimento do vereador Gilberto Risso (PMDB) busca alternativa para facilitar a forma de quitar os débitos dos associados nos estabelecimentos de Uruguaiana.
Tratando-se de benefício aos servidores, o vereador ainda sugere, através de requerimento apoiado pelos demais parlamentares, que o Executivo avalie a implementação de turno único, durante o horário de verão, para o funcionalismo público municipal. A iniciativa vislumbra a economia aos cofres públicos com energia elétrica e a melhoria da produtividade dos servidores com a ação.
“Entendemos estas indicações como benéficas tanto para os trabalhadores, quanto para a administração municipal”, concluiu o vereador.

Senac oferece cursos gratuitos nas áreas de Zeladoria, Saúde, Comércio e Gestão

Com o objetivo de oferecer ensino qualificado e gratuito, o Senac Uruguaiana abriu inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Zeladoria, Saúde, Comércio e Gestão, todos oferecidos por meio do Programa Senac de Gratuidade. As aulas iniciam dia 10 de novembro. 
Poderão participar do processo seletivo pessoas com renda declarada de até dois salários mínimos federal per capita na condição de alunos matriculados - ou egressos da educação básica - ou trabalhadores empregados ou desempregados, com Ensino Fundamntal Incompleto e idade mínima de 16 anos. 
As inscrições seguem até o dia 2 de novembro e devem ser realizadas através do site www.senacrs.com.br/psg.
Confira os cursos disponíveis:
Frentista
De segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30
Cuidador Infantil
De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Balconista de Farmácia
De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
De segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30
Operador de Supermercados
De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
De segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30
Auxiliar de Recursos Humanos
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Auxiliar Administrativo
De segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30

Procuradoria de Uruguaiana evita que ex-soldado retorne ao Exército

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou a legalidade de ato administrativo do Exército que dispensou ex-soldado que tentava retornar à corporação indevidamente. Os advogados da União confirmaram que o ato da organização militar foi legal, já que ele foi licenciado de maneira correta e não foi comprovada qualquer inaptidão física durante o período em que permaneceu na corporação, como tentou alegar o ex-militar.
O cidadão ingressou nas fileiras do Exército em 2008 para prestar serviço militar obrigatório e foi licenciado em 2010, após decisão administrativa da corporação que entendeu que sua presença no efetivo não era mais necessária. O ex-soldado, contudo, entrou com ação na Justiça alegando que sua dispensa foi irregular, uma vez que ele havia sofrido uma lesão no joelho no período em que serviu que o deixou incapaz de exercer atividades militares. Como a lei proíbe a dispensa de militar incapacitado, ele pedia a anulação do ato, sua reincorporação no Exército e eventual reforma, caso a invalidez definitiva fosse comprovada.
A Procuradoria-Seccional da União (PSU) em Uruguaiana/RS argumentou, no entanto, que a dispensa foi regular, uma vez que exames periódicos realizados durante o serviço militar comprovaram a aptidão física do ex-soldado durante o período em que ele permaneceu ativo no Exército. O militar participou, inclusive, de marcha comemorativa de 16 quilômetros relacionada à realização de olimpíadas militares, uma evidência de que estava bem fisicamente na época que prestava serviço militar.
Além disso, os advogados da União observaram que a perícia médica apresentada pelo autor para comprovar a existência de uma grave lesão no joelho foi realizada em 2014, mais de quatro anos após sua saída do Exército. Destacaram também que, apesar da avaliação médica, o ex-soldado trabalha atualmente como motorista de caminhão, outra atividade que exige aptidão física para ser exercida.
A 2ª Vara de Uruguaiana rejeitou o pedido, comprovando a “inexistência de incapacidade do autor.

Vacinação contra febre aftosa começa segunda-feira


O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, abre oficialmente a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa nesta segunda-feira (3). 
A atividade ocorre na propriedade de Elio Martins, localizada no Alto das Palmeiras, no distrito de São Valentim, em Santa Maria, região Centro do Estado. Na primeira etapa, conforme o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Seapa, a vacinação alcançou um índice maior do que os registrados em anos anteriores, resultado da mobilização dos produtores, de entidades de classe, da imprensa e do serviço veterinário oficial. Foram imunizados 13,6 milhões de animais, representando cobertura vacinal de 98,32% do rebanho bovídeo do Rio Grande do Sul.
“O trabalho de vacinação deve ser contínuo, fortalecendo etapas já realizadas. A imunização é obrigatória desde a década de sessenta e faz parte de um conjunto de ações para a manutenção de zona livre de aftosa, que, além da vacina, envolve ainda o controle de trânsito de animais e a vigilância sanitária”, ressaltou Fioreze.
Fernando Groff, coordenador pela Seapa do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), reforça que o produtor deve atuar de forma preventiva e sempre ficar atento aos sinais da doença. Ao observar animais babando e mancando, a inspetoria da cidade ou região deve ser comunicada imediatamente. A enfermidade afeta animais de casco fendido, como bovinos, bubalinos, caprinos e suínos. 
Nesta fase, o Governo do Estado investiu R$ 3 milhões na aquisição de 1,7 milhão de doses de vacina, que somadas a outras 700 mil em estoque nas inspetorias, serão distribuídas em todo RS. Para obter as doses gratuitamente, o produtor rural deve estar enquadrado nos critérios do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) e no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM).

Autoexame é indispensável e aumenta chances de cura


Foi ao pedir para o médico refazer a mamografia que a dona de casa Hadelly Carneiro dos Santos, moradora da região de Pedra Preta, interior de Mato Grosso, descobriu que estava com câncer de mama. “Já tinha sentido um carocinho no autoexame e quando fui fazer a mamografia percebi que ele ficou de fora, pois estava bem na parte de cima do seio. Foi aí que o médico fez o exame de novo, pediu a biópsia e confirmou que era câncer”, detalha ela. 
Assim como aconteceu com dona Hadelly, é por meio do autoexame que muitas mulheres descobrem alterações nos seios. No entanto, apesar de sua importância e de ser bastante estimulado pelos profissionais de saúde, o método ainda não faz parte dos hábitos da maioria das mulheres. 
“É o diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura do câncer de mama, pois infelizmente não existe prevenção. Claro que evitar o tabagismo, as bebidas alcoólicas e o sedentarismo, ajuda a manter a saúde, mas o diagnóstico precoce é fundamental”, esclarece o mastologista do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), Luciano Florisbelo. 
A orientação do especialista é que as mulheres mantenham uma rotina de cuidados. “Além do autoexame todos os meses, é importante fazer os exames de rotina, como o exame clínico com especialista, a mamografia anual, no caso das mulheres com mais de 40 anos e a ultrassonografia de mama após os 20 anos”, explica o médico. 
Para ser completo, o autoexame deve ser feito em duas etapas: estática e dinâmica. A primeira para observação e a segunda para a apalpação. 
“Conhecer as mamas faz toda a diferença, pois além de nódulos buscamos alterações na pele e no formato. Por isso devemos começar observando as mamas em várias posições, com os braços para baixo, levantados, com uma das mãos nas costas, com as mãos na cintura, inclinando o corpo. Já na hora de apalpar temos que começar nas axilas e ir percorrendo as mamas em círculos, da parte externa até os mamilos. Depois, o movimento deve ser feito em linha reta, de dentro para fora e de fora para dentro, como o desenho do raio do aro de uma bicicleta”, explica a enfermeira do HCanMT Luciana Portes. 
Caso a mulher detecte algum nódulo durante o autoexame, Florisbelo destaca que é necessário procurar um médico, mas não é preciso se assustar. “Cerca de 80% dos nódulos são benignos”, tranquiliza.

Mais uma vez, Desaposentação não é votada no STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu mais uma vez o julgamento sobre a possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social. A decisão sobre a validade da desaposentação foi suspensa por um pedido de vista da ministra Rosa Weber. Não há data para a retomada do julgamento.
Até o momento, o plenário do Supremo está dividido em relação à validade do benefício. O ministro Luís Roberto Barroso, relator das ações principais sobre o assunto, admitiu a desaposentação e estabeleceu critérios para a Previdência Social recalcular o novo benefício. Marco Aurélio não reconhece o termo desaposentação, mas entendeu que o recálculo pode ser feito.
Os ministros Dias Toffoli e Teori Zavascki votaram pela impossibilidade de os aposentados pedirem um novo benefício. Os ministros decidem sobre o recurso de um aposentado que pediu ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a interrupção do pagamento da atual aposentadoria por tempo de serviço e a concessão de um novo benefício por tempo de contribuição, com base nos pagamentos que voltou a fazer quando retornou ao trabalho.

Campanha de vacinação de sarampo e poliomielite começa em novembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite,= começa no dia 8 de novembro e se estende até o dia 28 do mesmo mês. O objetivo é vacinar crianças de seis meses a quatro anos (11 meses e 29 dias). A vacinação irá ocorrer em todas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 17. Os responsáveis devem levar a carteira de vacina das crianças.
Nos dias 8 e 22 ocorrerá o Dia D, quando se intensifica a campanha. A campanha é uma ação do Ministério da Saúde em parceria com os municípios brasileiros.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Dúvidas frequentes
1. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas?
Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas.
2. As vacinas têm contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. 
Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.
3. Onde vacinar as crianças?
Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento.
4. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.
5. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Feriado de Finados terá Operação Viagem Segura

Os órgãos de trânsito realizam, neste final de semana que inclui o feriado de Finados, a 35ª edição da Operação Viagem Segura. As ações têm início à zero hora de sexta-feira (31) e se encerram à meia-noite de domingo (2). A Operação será reforçada pela presença de mais um helicóptero de patrulhamento.
A acidentalidade com vítimas fatais nos feriados em geral desde 2007 tem média diária de mortos de 6,5. Dentro deste contexto, o feriado de Finados está ligeiramente abaixo, com média de 6,3 óbitos/dia. Nestes sete anos, constatou-se que as rodovias concentraram 65,4% das vítimas fatais, com destaque para as BR 386, 116 e 290. Juntas, essas três vias somam 32% dos óbitos.
A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Detran/RS e a Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais, Cetran/RS e Famurs.

Marido agressor é preso

Na quinta-feira, ás 20h20min, no Bairro Promorar I, em Uruguaiana, a Brigada prendeu em flagrante, A.M.M. o qual havia ameaçado de morte a sua ex-companheira. A vítima contou que no meio da tarde, o autor já havia estado em sua residência e lhe agredido fisicamente, causando-lhe arranhões e que ainda tentou lhe estrangular. A Brigada monitorou o sujeito e mais tarde, quando ele retornava a casa da vítima, o abordou. 
Com o sujeito, a Polícia encontrou um pote contendo duas trouxinhas de maconha, pesando 2,63 gramas. No pátio da residência foram encontrados três pés pequenos de maconha. A mulher contou que a maconha foi plantada pelo ex-companheiro. As partes foram encaminhadas à Delegacia onde foi lavrado o flagrante.

Levantamento aponta aumento em furto de veículos

O número de furtos de veículos aumentou 9% no Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). De janeiro a junho, foram registradas 9.240 ocorrências, contra 8.435 no ano passado.
Pelotas, na Região Sul, está entre as cinco cidades do estado com o maior número de furtos de veículos. Dados da secretaria revelam que no primeiro semestre deste ano foram registrados 335 casos. Uma média de duas ocorrências por dia.
De acordo com a polícia, o principal alvo dos bandidos são veículos antigos, por ser mais fácil o arrombamento. Mas, em cerca de 80% dos casos, eles são localizados alguns dias depois. A Polícia Civil afirma que muitos detentos estão envolvidos com os furtos.
“Nós já temos apurado que o pessoal que tá no semiaberto faz o furto do veículo. A gente ainda não sabe pra que fim, dias depois esse carro é abandonado, alguns até intactos, outros simplesmente faltando algum acessório que a gente acredita que seja pra vender pra troca de droga”, apontou o delegado da 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, Sandro Bandeira.

Morte de mais uma paciente é investigada

A Polícia Civil investiga a morte de mais uma paciente que deu a luz na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. A morte ocorreu no dia 17 de outubro, no hospital Bruno Born, onde a jovem chegou em estado grave. No estado de óbito, diz que Daniela Jacques, de 18 anos, teve morte natural decorrente de choque séptico, pneumonia e insuficiência hepática. 
A Polícia apura a possibilidade de o estado de saúde da jovem ter sido comprometido devido a falta de plaquetas no Banco de Sangue de Uruguaiana. 
Na semana passada, outro caso chegou ao conhecimento da Polícia com as mesmas características. Não conseguimos contato com o diretor do Banco de Sangue até o fechamento desta edição. 

Acusado de homicídio é preso no Lixão



Na manhã de sexta-feira, no Lixão Municipal, policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira prenderam o indivíduo R.C.R.S de vinte e cinco anos, o qual possuía um mandado de prisão em seu desfavor. 
O referido indivíduo possui extensa ficha criminal incluindo homicídio, receptação, furto qualificado, lesão corporal entre outros crimes. O indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia para o registro do fato.
Em 2012, Robson foi indiciado por homicídio. Ele matou um homem com um golpe de uma barra de ferro. O crime ocorreu na Hípica I.

DPCA faz batida “nas tia”


Na madrugada da última quinta-feira, a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente de Uruguaiana, chefiada pelo delegado Vilmar Schaefer, com apoio das equipes policiais da 1ª DP, 2ª DP e DEFREC, realizou uma operação de combate à exploração sexual infanto-juvenil. A operação desenrolou-se a partir das 1h30min, com batidas em 10 pontos de prostituição distribuídos pela cidade. Os locais foram vistoriados, e os frequentadores foram abordados e submetidos a buscas pessoais.
Em um dos locais um homem foi flagrado com 17 papelotes de cocaína e pequena porção da mesma substância, e uma mulher foi autuada por posse ilegal de maconha; noutro local, um casal foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Com eles a polícia encontrou 23 papelotes de cocaína, R$ 2.273,30 em espécie, balança de precisão e outros materiais utilizados para a preparação das drogas para comercialização.
Os presos foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana onde permanecem a disposição da Justiça.

“Oficina da Mulher” aborda tráfico para exploração sexual

A Justiça Federal de Uruguaiana (RS) promoveu no dia 27, a Oficina da Mulher – perspectiva de gênero, tráfico de pessoas e exploração sexual. Organizado em parceria com a Câmara Federal de Apelações de Corrientes e a Corte Suprema de Justiça da Argentina, o evento, que tem como metas a reflexão e a conscientização para a reformulação de culturas sociais em torno de questões atinentes à igualdade de gêneros, reuniu participantes do Brasil e do país fronteiriço.
Por meio da exibição de audiovisuais e da formação de grupos de discussão, a iniciativa forneceu elementos para que magistrados, servidores e outros profissionais que atuam na aplicação da lei se posicionem frente a situações de desigualdade e vulnerabilidade ligados a condições de gênero. Coordenada pelo juiz da 1ª Vara Federal do município, Guilherme Beltrami, a atividade também contribuiu para a promoção da igualdade no exercício dos direitos humanos e o enfrentamento ao tema do tráfico de pessoas.
Servidores e estagiários da Justiça Federal local, funcionários da Câmara Federal de Apelações e do Ministério Público Federal de Corrientes, servidores da Justiça Federal de Paso de los Libres e conselheiros tutelares de Uruguaiana participaram da programação. A oficina contou, ainda, com as presenças da presidente do Conselho da Mulher do Município de Uruguaiana, Andrea Trojan; da juíza federal Mebel Borba, de Paso de Los Libres; do ministro Alejandro Jose Massucco, cônsul adjunto da República Argentina em Uruguaiana; do presidente da subseccional da OAB em Uruguaiana, Maurício Felix Blanco; dos promotores de Justiça Luiz Antonio Barbará Dias e Jocelaine Dutra Pains; e da titular da Delegacia da Mulher em Uruguaiana, Caroline Bortolotti Huber. 
A Oficina de la Mujer é um projeto da Corte Suprema de Justiça e do Ministério Público Fiscal da Argentina. O desenvolvimento da atividade conjuntamente à Justiça Federal de Uruguaiana segue o Acordo de Cooperação Técnica firmado para promover o intercâmbio de conhecimento e a comunhão de esforços entre as entidades, a Câmara Federal de Apelações de Corrientes e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

190 em ação

Ameaça
Uma mulher estava em sua residência, na União das Vilas, quando foi chamada por um desconhecido. Ao atender o sujeito no portão, ele disse a ela com ar irônico: “Então esta é a Laura com tatuagem de cinco estrelas no braço”. O sujeito queria saber o nome completo do ex-marido da vítima e na negativa a ameaçou. O homem disse que a agrediria, pois o seu ex adorava bater nas pessoas. 

Arrombamento 
Na quarta-feira, na Rua Prado Lima, bairro São Miguel, policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira abordaram e via pública os indivíduos R.J.R, R.R.B, C.D.T e D.A.B, os quais estavam carregando uma cristaleira de cor marrom com espelho. Segundo informações de populares, os indivíduos teriam arrombado uma residência próximo ao local da abordagem e retirado do interior a cristaleira. Não foi localizado nenhum responsável pela residência. 

Apreensão
Também na tarde de quarta-feira, por volta das 18h30 na Rua Aleixo Wurlod, Bairro Cabo Luiz Quevedo, policiais do 1º BPAF visualizaram uma motocicleta de cor vermelha tripulada por dois indivíduos em atitude suspeita e que ao tentarem realizar a abordagem, os indivíduos fugiram da guarnição dispensando um revolver calibre 32 desmuniciado, o qual foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia onde foi feito o registro da ocorrência.

Entorpecente 
Na noite de quarta-feira, as 20h20, em patrulhamento na Rua Perimetral Norte no Bairro Cobec, outra guarnição realizou a abordagem de um indivíduo em via pública e após a revista pessoal, foi encontrado com J.S.T uma trouxinha de maconha pesando aproximadamente 45 gramas. o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Policia onde foi feito o registro por Posse de Entorpecente.

Projeto da Unipampa está entre os finalistas do Prêmio Santander Universidade Solidária


O projeto de Extensão “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Produção de Própolis no Pampa Gaúcho”, coordenado pelo professor Andrés Delgado Cañedo do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está entre os finalistas do prêmio Santander Universidade Solidária 2014.
Este Programa trabalha com duas vertentes. Junto com a 20 apicultores do assentamento Conquista do Caiboaté desenvolve uma pesquisa com coletores de própolis para analisar a produtividade sazonal e descobrir qual o melhor método. A pesquisa laboratorial, de acordo com o professor Andrés, tem como objetivo o aumento do valor agregado do produto onde é determinado o perfil químico da própolis local visando denominação de origem e verificaremos o poder anti-biótico, anti-tumoral, anti-inflamatório e anti-oxidante.
Fazem parte do projeto quatro professores e dez alunos dos cursos de Biotecnologia, Biologia e Gestão Ambiental, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. O professor Andrés comenta a satisfação do programa entre os finalistas “Realizamos um excelente trabalho em grupo, estamos entre os melhores 14 projetos de um universo de mais de 320. Isto demostra que, pelo menos para os avaliadores, estamos com um projeto de excelência dentro da missão de criação da Unipampa, que é o desenvolvimento regional”.
O prêmio Santander Universidade Solidária é um concurso de projetos que tem o objetivo de fomentar e apoiar tecnicamente a implementação de projetos sociais que promovam o desenvolvimento sustentável com ênfase na geração de renda em parceria com Instituições de Ensino Superior e comunidades de todo o país. Oportuniza colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à disposição da comunidade. 
Serão premiados oito projetos, cada um receberá o prêmio de R$ 100 mil reais, além de suporte técnico especializado. O apoio terá duração de dois anos, e o repasse dos recursos será feito em duas parcelas. Todos os projetos inscritos garantem aos seus integrantes o direito de realizar o curso online de empreendedorismo. A divulgação dos projetos vencedores ocorrerá no dia 5 de novembro de 2014.

Painel Ed.2366

Basca em foco

Parabéns a Mariana Tellechea e equipe. Vendas superaram em 50% o remate de 2013.

Outubro Rosa

Outubro estará registrado no calendário oficial do Município como o mês “Rosa” de campanha de conscientização do Câncer de Mama. O projeto, é claro, é da vereadora Jussara Osório (PSDB) e institui o período de trabalho para sensibilizar a população quanto à importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama e da saúde das mulheres.

Galo I
Um Vereador canta de galo e se diz ‘pai’ do Policiamento Comunitário em Uruguaiana. Curiosamente, o mesmo vereador critica duramente o projeto e a forma de trabalho dos policiais que o integram.

Galo II
É o mesmo Vereador que defende um plebiscito sobre a tão sonhada Avenida Beira Rio. Ou é “gagá” e está fora de sintonia com os eleitores, ou é safado e age de má fé, mas em sintonia com os patrões.

Prorrogado I
O mutirão para atualização do cartão do SUS, realizado pela secretaria de Saúde, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, foi prorrogado em uma semana, ou seja, a ação ocorre até a sexta-feira, 7/11.

Prorrogado II
Estão sendo atualizados em torno de 3,5 mil a 3,8 mil cartões por dia e a procura segue intensa, razão pela qual foi determinada a prorrogação. O atendimento acontece das 8h às 18h e não tem limite de fichas.

Ao ar livre
Schneider quer comprar academias ao ar livre para instalar junto aos postos de saúde. O vereador Irani Fernandes quer aperfeiçoar a ideia e permitir que pessoas com deficiência também possam utilizar o serviço, através da inclusão de equipamentos das chamadas academias híbridas.

Sessão no interior
A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores, que acontece na terça-feira, 3/11, será realizada na Barragem do Sanchuri, a partir das 19h. O objetivo é descentralizar os trabalhos do Legislativo e oportunizar o debate sobre as reivindicações do interior. A sessão acontece a partir das 19h, com espaço reservado às manifestações da comunidade.

Amigo da Criança I
A Prefeitura está trabalhando na elaboração de um Plano de Atenção a Criança e ao Adolescente. Os trabalhos estão sendo coordenados pela vice-prefeita, Naraí Kaufmann e integram o projeto Prefeito Amigo da Criança.

Amigo da Criança II
Um projeto está sendo elaborado e deverá passar por uma avaliação, que pode dar ao prefeito Schneider o selo de ‘prefeito amigo da criança’. O Plano de Atenção tem a validade de dez anos.

Concurso
No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Pampa, a Unipampa, conta com o período de inscrições para os interessados em seu concurso público com o objetivo de preencher sete vagas para professores bolsistas. Eles irão atuar no projeto Inglês Sem Fronteiras – Unipampa.

Pra rua!
Uma fiel escudeira de um ex-prefeito de Uruguaiana foi recentemente demitida. Segundo ele, porque nesta eleição nem mesmo a família da funcionária votou nele. Alguém adivinha quem é?

Funcionalismo I
A Câmara quer que a Prefeitura autorize o desconto em folha do funcionalismo para pagamento de convênios oferecidos no comercio através do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur). O pedido para realização de um estudo já foi protocolado na Prefeitura.

Funcionalismo II
A proposta é do vereador Gilberto Risso, que também pediu, através de requerimento, que o Prefeito considere a possibilidade de implementar o turno único durante o horário de verão. A iniciativa vislumbra a economia aos cofres públicos com energia elétrica e a melhoria da produtividade dos servidores. Não precisa ser gênio para saber a resposta de Schneider.

IF Farroupilha I
Seguem abertas até amanhã, 2/11, as inscrições para o curso técnico em informática do Instituto Federal Farroupilha. São 70 vagas disponíveis para o campus avançado Uruguaiana e o curso tem a duração de três semestres.

IF Farroupilha II
As inscrições devem ser feitas no site http://proseletivo.iffarroupilha.edu.br, onde também estão disponíveis todas as informações referente ao curso e ao processo de ingresso, como o edital de seleção e o manual do candidato.

IF Farroupilha III
As provas estão marcadas para o dia 10 de dezembro. O local ainda não foi definido. De acordo com o Diretor, a divulgação do local ocorre após o encerramento das inscrições.

Ed. 2367

  1. Heróis da resistência
  2. ONG Girassol em foco
  3. “Di porto”
  4. Capoeirista
  5. Adote um sorriso
  6. Trânsito
  7. Risoto
  8. Ansiosos
  9. Novembro Azul
  10. Irregular
  11. Vila do Papai Noel
  12. Natal Sem Fome
  13. Barulho
  14. Rugby I
  15. Rugby II
  16. Rugby III
  17. Casamento
  18. Folha de pagamento I
  19. Folha de pagamento II
  20. Poluição sonora
  21. Oração da Padroeira
  22. Prefeito discute soluções para o lixo com à Fepam
  23. Empregador deve conceder folgas previstas a mesários
  24. Campanha “Adote um sorriso, doe um brinquedo” é apoiada pela Câmara
  25. Município está entre os prioritários no enfrentamento e contingência ao ebola
  26. Uruguaiana abre inscrições para cursos voltados ao turismo
  27. UTI Neonatal: Instalação de novos leitos está em processo de liberação
  28. Limites mínimos de velocidade da banda larga não pode ser inferior a 80% do contratado
  29. Juízes definam fiança em caso de embriaguez seguida de morte no trânsito
  30. Área plantada de arroz chega a 51,08% no RS
  31. Estado quer vacinar 600 mil crianças contra pólio e sarampo
  32. Jovens foram os que mais morreram no trânsito em 2014
  33. Ladrão que furta igreja merece perdão?
  34. Prisão por furto a residência
  35. Troca no Comando da Brigada Militar
  36. Drogas e celulares apreendidos no IP
  37. Crime no Interior
  38. Desconhecido entre a vida e a morte
  39. Ameaça
  40. Barulho no Havana
  41. Lesão corporal
  42. Seguro
  43. Seguro II
  44. Entorpecentes
  45. Furto de veículo
  46. Fato atípico
  47. Guardadas pelo Exército, provas do Enem chegarão ao destino dias 6 e 7
  48. Inscrições para ingresso nos 1º anos seguem até amanhã
  49. Resultado preliminar estará disponível em 27 de novembro
  50. Assinado Protocolo de Intenções do Calendário Escolar de 2015
  51. Drácula continua na liderança, Tim Maia estreia em 3º lugar
  52. Candidato Honesto chega aos dois milhões de espectadores
  53. Bilheteria mundial de ‘As Tartarugas Ninja’ atinge 1 bilhão de reais
  54. Chay Suede pode estrelar refilmagem de Menino do Rio
  55. Temperos para a saúde
  56. Grazi Massafera é vista comprando teste de farmácia
  57. Leandro Hassum: ‘Operação sucesso’
  58. Marieta Severo será par romântico de Gianecchini em novela das 23h
  59. São Paulo e Rio brigam pela Liga Independente
  60. Encontro Esportivo da Fronteira Oeste ocorre nesta semana
  61. Grêmio acredita na vaga
  62. Seleção derrota a Argentina e conquista o título do Torneio Quatro Nações