terça-feira, 4 de novembro de 2014

Projeto da Unipampa está entre os finalistas do Prêmio Santander Universidade Solidária


O projeto de Extensão “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Produção de Própolis no Pampa Gaúcho”, coordenado pelo professor Andrés Delgado Cañedo do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está entre os finalistas do prêmio Santander Universidade Solidária 2014.
Este Programa trabalha com duas vertentes. Junto com a 20 apicultores do assentamento Conquista do Caiboaté desenvolve uma pesquisa com coletores de própolis para analisar a produtividade sazonal e descobrir qual o melhor método. A pesquisa laboratorial, de acordo com o professor Andrés, tem como objetivo o aumento do valor agregado do produto onde é determinado o perfil químico da própolis local visando denominação de origem e verificaremos o poder anti-biótico, anti-tumoral, anti-inflamatório e anti-oxidante.
Fazem parte do projeto quatro professores e dez alunos dos cursos de Biotecnologia, Biologia e Gestão Ambiental, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. O professor Andrés comenta a satisfação do programa entre os finalistas “Realizamos um excelente trabalho em grupo, estamos entre os melhores 14 projetos de um universo de mais de 320. Isto demostra que, pelo menos para os avaliadores, estamos com um projeto de excelência dentro da missão de criação da Unipampa, que é o desenvolvimento regional”.
O prêmio Santander Universidade Solidária é um concurso de projetos que tem o objetivo de fomentar e apoiar tecnicamente a implementação de projetos sociais que promovam o desenvolvimento sustentável com ênfase na geração de renda em parceria com Instituições de Ensino Superior e comunidades de todo o país. Oportuniza colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à disposição da comunidade. 
Serão premiados oito projetos, cada um receberá o prêmio de R$ 100 mil reais, além de suporte técnico especializado. O apoio terá duração de dois anos, e o repasse dos recursos será feito em duas parcelas. Todos os projetos inscritos garantem aos seus integrantes o direito de realizar o curso online de empreendedorismo. A divulgação dos projetos vencedores ocorrerá no dia 5 de novembro de 2014.

0 comentários: