terça-feira, 13 de dezembro de 2016

190 em ação

Tráfico
Um homem foi detido por tráfico de drogas, pela Brigada Militar. Ele foi abordado nas proximidades da escola Cabo Luiz Quevedo, com três buchas de cocaína, R$ 130 em dinheiro trocado e um telefone celular.
 
Motocicleta
Um homem foi detido pela Brigada Militar depois de ser flagrado em alta velocidade e, fugir de uma abordagem policial na Rua Treze de Maio. Na Rua Bento Gonçalves, o homem perdeu o controle da motocicleta e acabou abordado. Ele não tem carteira e estava com o licenciamento da motocicleta vencida. A moto foi apreendida e o motorista encaminhado para a DPPA.
 
Perturbação
Uma mulher registrou ocorrência policial contra o vizinho. Segundo ela, enquanto realizava uma confraternização em casa, o vizinho começou a reclamar do barulho e jogar pedras em seu telhado. Segundo ela, a atitude do vizinho é frequente.
 
Lesão corporal
Dois rapazes tentaram invadir uma casa. A confusão terminou com uma das moradoras ferida na cabeça, por um golpe de facão. A ocorrência foi registrada como lesão corporal culposa e encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
 
Agressão
Uma mulher foi agredida por uma adolescente, na frente da escola Marília Sanchotene Felice. Ela contou que fora buscar a filha e, ao chegar ao local percebeu que três adolescentes estavam batendo em sua sobrinha. Ela então resolveu intervir, mas acabou agredida também. Uma das menores já foi identificada. A ocorrência foi registrada como lesão corporal e encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
 
Bicicleta
Uma moradora da Rua Júlio de Castilhos teve uma bicicleta furtada depois que indivíduos pularam o muro de sua casa, de aproximadamente dois metros de altura. A vítima contou ainda que, dias depois viu partes da bicicleta na posse de moradores da região.
 
Constrangimento
Uma mulher registrou ocorrência policial contra a sindica do prédio onde mora. De acordo com ela, uma obra está em andamento do prédio e acabou causando rachaduras na parede de sua casa. Ela comunicou os pedreiros que, que comunicaram a síndica. Esta, por sua vez, acho passou a gritar com a vítima, do corredor do prédio, a ofendeu gravemente.

Foragido de Livramento é preso em Uruguaiana 20 anos depois

Gabriela Barcellos
Um homem, que estava foragido da Justiça desde 1996 foi capturado pela Brigada Militar, no bairro Nova Esperança II.
A BM chegou até o homem através de um chamado para 190, informando um suposto estupro. Uma viatura foi despachada para o endereço, mas chegando lá, os policiais tomaram conhecimento de tratar-se de uma ocorrência de ameaça contra os vizinhos. Vilton Carlos Lopes Dal Paz, de 50 anos, conhecido como ‘Pinguim’ foi encontrado embriagado. Ao consultar a identidade do homem, os policiais constataram que ele estava foragido da comarca de Santana do Livramento desde 1996. Imediatamente, ele recebeu voz de prisão.
Enquanto revistavam a casa de ‘Pinguim’, os policiais encontraram – muito bem escondida – uma pistola marca Intratec calibre .25, municiada com dois cartuchos intactos. De acordo com testemunhas, esta foi a arma utilizada por ele para ameaçar os vizinhos.
Ele foi encaminhado ao pronto socorro para exame de corpo de delito e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No caminhão, bastante animado, o homem ainda quebrou um vidro da viatura da BM.

Rede contra violência doméstica ainda aguarda investimentos

Gabriela Barcellos

Movimentos de Mulheres e ativistas feministas estiveram envolvidas nos últimos dias com a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Parlamentares, instituições e ONGs fizeram atividades alertando sobre os altos índices de violência com crimes cada vez mais hediondos.
Em Uruguaiana, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) foi instalada em 2014 e opera sob o comando da delegada Caroline Huber. No entanto, a estrutura da especializada ainda é bastante deficiente, especialmente no que tange a efetivo. Apesar da instalação de mais uma delegacia, na ocasião, nenhum policial foi trazido para Uruguaiana, mas sim deslocados de outras delegacias do município, formando assim uma equipe bastante reduzida. Ainda assim, são dezenas de atendimentos mensais e o trabalho não para. Junto com a Deam, o município recebeu a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, que atualmente atua com quatro policiais militares, uma vez por semana.
No entanto, vários outros serviços imprescindíveis para o sucesso no combate a violência doméstica não foram instalados. Para tentar suprir tais deficiências, em julho foi criada, a partir de uma mobilização da própria delegada Caroline, a rede de enfrentamento à violência doméstica, composta por vários órgãos, como Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, Poder Judiciário, Ministério Público e secretarias de Saúde e de Assistência Social e Habitação. Para Caroline, o trabalho vem dando resultado, porém, o momento é de incertezas em razão da troca de governo municipal. “É preciso que o Executivo participe ativamente e busque fortalecer a rede. Pelas conversas que tivemos até o momento. É preciso que o novo governo, especialmente as secretarias de Saúde e de Assistência Social, de continuidade ao trabalho”, explica a Delegada, que também atua como uma das coordenadoras da rede.
Quanto à criação de uma casa abrigo para as vítimas – estrutura de extrema necessidade – conforme ela ainda não há previsão, assim como a criação de um centro de referência no atendimento à mulher vítima de violência. “Esse centro de referência seria o ideal, mas se o CRAS e o Creas for fortalecido, consegue tranquilamente dar o suporte necessário”, conclui Caroline.

Desmonte
Na última quinta-feira, 8/12, a deputada Stela Farias (PT), procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, foi à tribuna para fazer um alerta sobre o desmantelamento da Rede Lilás. “Essa rede importante foi firmada a partir da compreensão e da vontade política, nos primeiros dias do Governo Tarso. Agora, pouco a pouco, ela está sendo interditada pelo governo Sartori”, criticou. Para ela, para extinguir a primeira secretaria de Políticas para as Mulheres de um governo gaúcho, no “o governo Sartori foi rápido”.
De acordo com ela, foram R$ 5 milhões em equipamentos para as salas lilás, que estão sucateadas. Outro ponto citado foi a atuação das Patrulhas Marias da Penha. “Não estão cumprindo seu papel. Sabemos que há cidades onde a Patrulha não atua mais com mulheres vítimas de violência, mas com ronda, normalmente. Nossos direitos estão sendo retirados um a um”, reclamou.

Cerimônia marca o Dia do Marinheiro

Daiany Mossi

Aconteceu ontem, na Delegacia Fluvial de Uruguaiana, cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, comemorado hoje em todo o país. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento Joaquim Marques Lisboa, militar da Armada Imperial Brasileira que atingiu o posto de almirante e tornou-se herói brasileiro.
Nascido em 1807, na cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, começou a sua longeva carreira aos 15 anos, como voluntário da Armada, indo servir na Fragata “Niterói” e tomando parte na campanha pela consolidação da Independência. Em seguida, foi matriculado na Academia Imperial; porém, antes de concluir o curso, seguiu para combater na revolta conhecida como “Confederação do Equador”. Seu desempenho foi tão destacado que o Imperador promoveu-o ao posto de Segundo-Tenente, o que lhe facultou alcançar o oficialato. Posteriormente, participou da Guerra Cisplatina, onde se distinguiu, recebendo seu primeiro comando de navio aos 18 anos de idade.
Participou de vários movimentos internos. Seu heroísmo foi provado não só em batalhas, mas também em época de paz, como quando salvou a nau portuguesa “Vasco da Gama”, que afundava, e também a tripulação e os passageiros de um navio inglês que se incendiava. Foi Ministro do Supremo Tribunal Militar, do qual aposentou-se pouco antes de morrer.
Durante a cerimônia realizada em Uruguaiana houve formatura e entrega de diplomas e medalhas aos jovens que integram projetos da instituição. O evento contou com a presença do vereador Irani Fernandes, um dos mais ilustres fuzileiros da cidade.

Papai Noel chegou a Uruguaiana



O domingo foi de festa e recepção ao Bom Velhinho em Uruguaiana. A programação organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, pelo Sindilojas Uruguaiana e Prefeitura Municipal, reuniu milhares de pessoas na Praça Barão do Rio Branco. Um passeio pelas principais ruas do município, a entrega da chave da cidade ao Papai Noel e após a oportunidade de fotografias ao seu lado na casa especialmente montada para ser a referência do Natal em 2016 na praça Barão do Rio Branco, foram algumas das atrações da tarde deste domingo.
Enquanto Papai Noel não chegava à Praça, as milhares de crianças que esperavam, dividiam o tempo entre estar com os pais, brincarem na praça ou visitarem a Casa do Papai Noel. A presidente da CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, ressaltou a importância de manter a tradição de receber o Papai Noel e proporcionar momentos de intensa alegria para as crianças e o envolvimento da família nas atividades natalinas.
A programação continua na praça durante o mês de dezembro, dentro das atividades do “Natal Encantado 2016”.
No espaço, o Papai Noel estará bem próximo dos visitantes, a partir das 16h, diariamente. A casa fica aberta à visitação até às 22h.
Com informações da CDL.

Califórnia sem competição termina com Rock de Galpão




O Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa sediou neste final de semana, uma edição especial da Califórnia da Canção Nativa, considerado o pai dos festivais nativistas e patrimônio cultural do Município e do Estado.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, o festival não teve competição e, portanto, a Calhandra de Ouro, prêmio máximo do evento e sonho de intérpretes, instrumentistas e compositores, não foi concedida. Todos os artistas que subiram ao palco do Teatro Municipal, berço do festival, foram convidados pela organização do evento e se apresentaram de forma voluntária, em nome da tradição e do que representa a Califórnia da Canção Nativa para a cultura do Estado.
O evento registrou público regular nas duas noites de apresentações, sempre a partir das 21h. No sábado foram prestigiados o Grupo Parceria, Jaime Ribeiro, João Chagas Leite, Chico Alves, João de Almeida Neto, Mauro Moraes e Orquestra Bagual; e no domingo, Pirisca Grecco e César Santos, além do show Rock de Galpão.

Plano de Modernização: Novo calendário da folha permitirá pagar primeiro quem ganha menos

Gabriela Barcellos
O Plano de Modernização do Estado prevê alterações no artigo 68 da Constituição a fim de alterar a forma de pagamento da folha do funcionalismo neste momento de acirrada crise financeira. Além de possibilitar um melhor planejamento do fluxo de caixa por parte do Tesouro, a proposta estabelece um novo calendário e permitirá ao governo priorizar os servidores com menores salários, que passariam a receber antes e de maneira integral. Mais da metade dos funcionários vinculados do Poder Executivo (cerca de 180 mil pessoas) seriam pagos até o 10º dia útil.
O novo calendário beneficia em especial as categorias mais expressivas do serviço público, como as da área da segurança e professores. Quem ganha até R$ 1,3 mil por mês, por exemplo, teria o vencimento integral depositado até o 5º dia útil. Entre os principais estados do país, o RS é o único que estabelece na própria Constituição a data-limite (último dia útil do mês) para pagar os salários. “Diante das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta, vivemos todos na incerteza tanto por parte do planejamento financeiro, como dos próprios servidores”, observa o subsecretário do Tesouro, Leonardo Busatto. Por conta de inúmeras liminares concedidas pela Justiça determinando o pagamento integral até a data prevista na lei, os recursos disponíveis acabam sofrendo constantes bloqueios para atender uma determinada categoria, em detrimento de outra.
Como fica
A proposta prevê que, até o ano de 2020, o pagamento da folha dos servidores do Estado e autarquias poderá ser realizado no mês subsequente, conforme as faixas salariais baseadas na Unidade Padrão Fiscal (UPFs), neste ano de R$ 17,1441 (confira na tabela). Havendo condições financeiras favoráveis, o governo poderá pagar antes destes novos prazos.
Sem dinheiro em caixa suficiente, o Estado roda a folha em faixas, creditando valores líquidos para todos os servidores (independente do quanto cada um ganha por mês) e com atrasos desde fevereiro. A folha completa do Executivo gira em torno de R$ 1,4 bilhão mensais, considerando servidores ativos, inativos e pensões, mais os compromissos com as consignações e os tributos.

Funcionalismo: Empréstimo para 13º será somente no Banrisul

Servidor que quiser receber 13º em dezembro terá que contratar empréstimo no Banrisul. Senão, só recebe em outubro.


Gabriela Barcellos

As Comissões Técnicas da Câmara de Vereadores estão analisando o projeto de lei, de autoria do prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), que busca autorização para que o município possa arcar com os custos para contratação de empréstimo pessoal de servidores municipais que desejarem receber o 13º salário no mês de dezembro. De acordo com o Poder Executivo, o município não terá condições financeiras de pagar o 13º aos servidores e, se quiserem receber o que é seu de direito, o funcionalismo terá de recorrer a contratação de crédito.
No projeto de lei, o município busca autorização para indenizar verbas referentes aos juros de consignação bancária no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Esse, aliás, foi uma das questões que mais preocupou o Sindicato dos Municipários (Simur) e motivou a participação da diretoria da entidade em reunião que debateu o tema, na manhã de ontem, 12/12.
Também esteve presente o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Marcelo Erasmo Temp. O objetivo era verificar a possibilidade de incluir a Caixa Econômica como entidade financeira disponível para contratação do empréstimo, através de uma emenda, visto que pelo projeto a contratação fica restrita ao Banrisul. No entanto, a instituição financeira se disse não interessada em prestar o serviço.
Com isso, os empréstimos ficam mesmo restritos ao Banrisul, o que gera preocupação por conta de possíveis dívidas de servidores com o banco. Outra preocupação era quanto aos servidores que estiverem com cadastrado nos servidos de proteção ao crédito. Na reunião, ficou esclarecido que, este quesito não irá interferir no momento da contratação, sendo perfeitamente possível que um servidor que esteva com o nome no SPC/Serasa, por exemplo, contrate o empréstimo. No entanto, os servidores que possuírem algum débito com o Banrisul terão que renegociar a dívida, ou terão o valor sequestrado quando da liberação do empréstimo.
O projeto segue em tramitação nas comissões pelos próximos dias, mas deverá ser votado em breve. Participaram da reunião os vereadores Rafael Alves (PMDB), Marcelo Lemos (PDT), Gilberto Risso (DEM), Fernando Tarragó (PSD) e Irani Fernandes (PP).

Painel Ed.2695

Noite da Pecuária

‘Cenários para a pecuária de corte’ foi o tema da última edição do projeto Noite da Pecuária, realizado na noite de segunda-feira, 5/12. Silvio G. Trindade (Marfrig), Mauricio Palma Nogueira (Agroconsult) e Antônio Jorge Camardelli (Abiec) foram os palestrantes. A noite teve a presença de expressivo número de pessoas, entre produtores rurais, estudantes e trabalhadores da área. O evento é organizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Cumple

A Mônica Carvalho Sampaio comemora hoje, 13/12, mais um ano de vida, desta vez em viagem por Portugal. Parabéns Moniquita. Estamos com saudades!

Diferenças no calendário

A Portaria 493/2016, que estabelece as datas limite para transitar com o documento de 2016, foi publicada na sexta-feira, 9/12, no Diário Oficial. É preciso ficar atento porque as datas do pagamento do IPVA não coincidirão com o calendário de licenciamento do Detran. O IPVA deverá ser pago por todos em abril, mas a validade do licenciamento varia conforme a placa: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4, 5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.

Schirmer I
O secretário de Segurança Pública Cesar Schirmer que se reuniu com lideranças de Uruguaiana e região, na sexta-feira, 9/12, não é o mesmo que concedeu entrevista coletiva à imprensa local pouco antes.

Schirmer II
Se na coletiva Schirmer foi direto, colocou Uruguaiana como prioridade e prometeu solucionar problemas históricos – como a ausência de peritos criminais – com rapidez, mesmo que de forma emergencial e não ideal (com o deslocamento de servidores de outras regiões até realização de concurso público), na reunião, foi mais contido e menos milagreiro.

Esperança
As promessas do Secretário trouxeram certa esperança – mesmo que com reservas – de melhoras na área, especialmente no que tange a efetivo para Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Os mais realistas, porém, viram um Schirmer político, que não ouviu ninguém e apresentou um discurso pronto.

IPTU
Acontece no dia 16, às 10h no Salão Nobre, o segundo sorteio da promoção IPTU Premiado. Serão sorteados uma motocicleta 125 cilindradas e um carro Fiat Mobi. Para participar do sorteio o contribuinte deverá ter pago o imposto predial e territorial urbano (IPTU) em cota única ou estar com as parcelas do carnê em dia.

Thedy Corrêa
O Clube Comercial sediará, no próximo dia 20, a palestra ‘Workshow Soluções Criativas, com o músico e escritor Thedy Corrêa. A palestra tem o objetivo de despertar a criatividade e desenvolver as habilidades de cada participante. Tem a capacidade de envolver, provocar e tornar-se permanente na memória dos espectadores. Emociona e diverte com músicas e conteúdos corporativos compartilhados de forma única.

Caminhada
No dia 18, às 20h, acontece com saída da Igreja Catedral de Santana, a Caminhada Luminosa. O evento reunirá fiéis para a solenidade que terminará frente à Câmara Municipal e integra a programação do Natal Encantado, desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindilojas.

Villa
Acontece na próxima sexta-feira, dia 16, a segunda edição do Villa Gastronômica. O evento reúne comida de primeira, Chopp bem gelado e muita gente bonita, a céu aberto, na calçada do Villa Club.

Vagas Sine
Governanta de hotelaria 1
Recepcionista de hotel 1
Gerente de loja 1
Torneiro mecânico 1
Vendedor pracista – engenharia 1

IPVA
Começa nessa quarta-feira, 14/12, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017. Os descontos podem chegar a 27,27% sobre o valor do imposto e o prazo para quem optar pela quitação antecipada vai até 2 de janeiro.