quinta-feira, 21 de julho de 2011

Deu frio na bandidagem

Com o frio, nem os bandidos saem de casa. Nas últimas 24 horas, apenas meia dúzia de ocorrências foram lavradas. Não considerando é claro, a famosa perda de documento. Tudo calmo na fronteira. Será?

Sindisaúde é contra a idéia da Mesa Gestora

O Sindisaúde, através da presidente. manifestou-se contrário a transferência da Santa Casa à Unipampa. O Sindicato apoia a municipalização da entidade. Deu no Uruguaiana Vencerá!

Goela abaixo: Povo aguentará mais meia hora de Uruguaiana Vencerá!

O prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, disse nesta manhã, durante o programa radiofônico Uruguaiana Vencerá! que a partir do mês de agosto, a auto promoção ganhará mais meia hora. Em breve, o programa do prefeito terá duração de uma hora e meia. Felice justifica-se dizendo que são muitos os projetos fruto de sua mente brilhante, e que uma hora não tem sido o suficiente para brindar a população local com tamanha sapiência. O Uruguaiana Vencerá! é pago com o dinheiro dos cofres públicos.

Todos na torcida: Gurizada de Uruguaiana estará no Caldeirão do Huck

A Banda Tri (ex-Paper Five), formada por uruguaianenses, deve se apresentar no próximo sábado, no programa Caldeirão do Huck. Inscrita entre 40 mil concorrentes, a Banda Tri chega a final do quadro “Olha a Minha Banda”. A vencedora entre as três finalistas abrirá a edição 2011 do “Rock In Rio”, que ocorrerá entre os dias 23 de setembro a 02 de outubro, no Rio de Janeiro. Formada por Vinícius Ceratti, Bruno Couto, Léo Vidal e Vinícius Silva, a Tri conquista seu espaço no cenário da música nacional com shows pelas principais capitais do país. A inclusão da Tri entre os finalistas do quadro proporcionou ainda a participação do grupo no quadro “Lar Doce Lar Especial”, que será exibido também no dia 23. São uruguaianenses dão dando certo, após dois anos de estrada em São Paulo. Agora é só esperar o resultado do concurso e torcer pela possível conquista do grupo.
Fantasias inéditas
A Comissão Organizadora do Carnaval 2012 levará à votação a norma que estabelece que todas as fantasias a serem apresentadas na Avenida, sejam inéditas. Com isso, os presidentes temem que o Carnaval 2012 atrase cerca de um mês, pelo menos.

Segurança no Trânsito  
Nesta quinta-feira, 21 municípios serão contemplados por um mutirão de campanhas de segurança de passagem de nível da ALL. A ação será realizada simultaneamente no Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Paraná – Curitiba, Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa e Sarandi e Cambé, Santa Catarina – Mafra e Lages, Rio Grande do Sul – Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Bagé, Cacequi, Roca Sales e Vacaria e em São Paulo – Rincão, Santos, Rio Claro, Bauru e Sumaré.

Justiça concede tratamento psicológico à brigadiano preso por tráfico

Apesar de o Ministério Público ter se manifestado contrariamente, foi deferida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal, a petição fundamentada pelos advogados dos indiciados Alexandre Lemes da Silva, o “Xande”, e Sandro Neison Naresi Pilar, o “Tagarola”, que solicitaram o encaminhamento de ambos ao Instituto de Psiquiatria de Porto Alegre. De acordo com o advogado Paulo Alfreli Barbosa, seu cliente sofre de dependência química e por isso, e não por tráfico, portava tanta droga no momento da abordagem policial. Alexandre Lemes da Silva, o “Xande”, é policial militar quando de sua prisão, estava afastado da função pública por ser suspeito da prática de extorsão. “Xande” e “Tagarola” foram presos durante uma operação conjunta das polícias Civil, Brigada Militar e Rodoviária Federal. Cumprindo mandado de busca e apreensão, eles foram abordados na casa de “Tagarola”, onde comemoravam o aniversário de sua filha. No local Polícia encontrou farta quantidade de drogas (de consumo dos dependentes químicos), armas (para defesa dos dependentes químicos), munição (idem) e uma farda policial (fetiche?).

Pirataria é tema de debate em Uruguaiana

A busca por um padrão de excelência no combate a pirataria, enfrentar o crime organizado e montar uma estratégia para a união de esforços com as autoridades públicas foram os eixos principais do encontro realizado durante toda a quarta-feira, junto ao auditório da Receita Federal, em Uruguaiana. Durante a programação, técnicos de inúmeras entidades, institutos e empresas ligadas ao combate à pirataria e à defesa da propriedade intelectual traçaram a realidade do prejuízo que o país acumula anualmente com o crescimento da ilegalidade. “A cada ano o Brasil acumula um prejuízo absurdo”, explicou o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Defesa da Competitividade (IBL), Edson Luiz Vismona, um dos palestrantes do evento, que contou com a presença de inúmeras autoridades policiais e servidores da Receita Federal em áreas de fronteira. Vismona evidenciou que o Brasil perde cerca de R$ 40 bilhões por ano em arrecadação de impostos com os produtos ilegais que entram através das fronteiras ao serem revendidos nos mais diversos pontos de comercialização informal. Além dessa fatia de recursos que é perdida, Vismona ainda expõe que drogas, medicamentos falsificados e armamentos estão sempre inseridos no contexto da comercialização de produtos que ingressam no país de forma ilegal. Entre os principais produtos mais falsificados na atualidade estão DVDS e CDS, roupas, relógios, óculos, tênis, games e softwares, além de perfumes.  Conhecedor como poucos da situação, Vismona sabe do problema social que se cria no momento em que se aumenta a fiscalização do comércio de produtos falsificados. Segundo ele, é necessário redirecionar a visão de negócios dos pequenos empreendedores. “Temos que incentivar a adequação dos vendedores informais na legislação pertinente para que seja mantido o atendimento às classes C, D  e E, responsáveis hoje por um grande fluxo de renda na economia do país”, acrescentou.  “O vendedor pode comercializar produtos com qualidade e adequado ao público que se destina, sendo, desta forma legal”, classifica. “Com isso, sem enganar o consumidor que, por usar uma marca falsa está, por conseqüência, também se enganando”, completa. O evento desta quarta-feira contou com a participação de integrantes do Fórum Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos; do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade; da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos; do Instituto Nacional de Propriedade Industrial; do Instituto do Capital Intelectual; do Sindicato da Indústria de Parafusos, Porcas, Rebites e Similares no Estado de São Paulo, além de membros da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Eventos como o realizado em Uruguaiana são desenvolvidos durante o ano em todos os principais pontos estratégicos do país, dentro do programa “Diálogo com Autoridades Públicas”.  A meta dos envolvidos no programa é aumentar a fiscalização e a punição aos vendedores de produtos falsificados.

Marginais em festa : Sem policiais, fica ainda mais fácil contrabandear

Na terça-feira, o comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Tenente Coronel Roberto Kraid Pereira reuniu-se com o prefeito da Barra do Quarai, Maher Jaber. Entre outros assuntos, o que teve maior ênfase foi a possibilidade do aumento do efetivo de policiais naquele município e a disponibilização de casas funcionais para policiais militares que tiverem interesse em desempenhar suas atividades na cidade de Barra do Quarai. A cidade faz fronteira com Bella Union (Uruguai) e serve de rota para o contrabando de agrotóxicos. Apenas um policial civil atua no Posto da Delegacia e no Posto da BM, dois brigadianos trabalham por turno. Além dos registros constantes de contrabando, o abigeato também merece destaque. A Barra do Quaraí supera Uruguaiana, quando o assunto é furto em zonas rurais. A falta de policiais não é problema exclusivo da Barra. Em Uruguaiana, a Polícia Civil recebeu reforço temporário com o intuito de desafogar as Delegacias e concluir antigos inquéritos. Os casos engavetados são conseqüência da falta de recursos humanos. Na Brigada Militar, o Ciosp ocupa boa parte do efetivo. Policiais que poderiam estar nas ruas, estão guardados em uma sala de atendimento telefônico, para aonde ser escalado é considerado um verdadeiro castigo. O mesmo Ciosp ocupa policiais civis e bombeiros. A falta de promoções afasta policiais de Uruguaiana. Sabendo que a cidade é esquecida pelos políticos do RS, eles desconsideram a possibilidade de servir em Uruguaiana, depois de formados. Apesar da BM ter concedido promoções recentemente, ainda se fala em péssimos salários, que obrigam policiais a recorrerem ao ilegal, porém compreendido “bico”.