quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ed. 2662 - Schneider tem 5 dias para quitar a folha

Aqui, a edição digital.
  1. Novos ares
  2. Procura-se
  3. Simerco
  4. Parabéns
  5. Eólica I
  6. Eólica II
  7. Novo prazo
  8. Polo
  9. Vacinação
  10. Cinema I
  11. Cinema II
  12. Vagas Sine
  13. Inscrições
  14. Baita Tattoo
  15. Jantar
  16. Carlinhos da farmácia
  17. Justiça dá 5 dias para Schneider colocar o funcionalismo em dia
  18. Schneider é acusado de crime de responsabilidade
  19. Administração Schneider enfrenta dois protestos em 24 horas
  20. Aeroporto comemora 71 anos de operações
  21. Uruguaiana fez mutirão de contratação de pessoas com deficiência
  22. Funcionários da Santa Casa estão sem receber
  23. Curso de Agricultura de Precisão em Porto Alegre terá segunda edição
  24. Convenio entre Cegafe e ABCCC padroniza cursos
  25. Acordo entre Brasil e Bolívia permite comércio de material genético animal
  26. Polícia indicia trio acusado de dar golpe de mais de R$ 100 mil
  27. Defrec prende dupla de assaltantes
  28. Furto I
  29. Furto II
  30. Mãe I
  31. Mãe II
  32. Agressão I
  33. Agressão II
  34. Assalto I
  35. Assalto II
  36. Desaparecido
  37. Unipampa realiza Inventário Patrimonial
  38. Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos ao 8º Siepe
  39. Eleição escolherá representantes para Comissão Local de Capacitação da Reitoria
  40. MEC autoriza quatro novos cursos de medicina no RS
  41. Mês da Criança tem exibição de “As férias do Pequeno Nicolau” em Uruguaiana
  42. Filme com youtuber mostra desleixo com o público jovem
  43. Novo longa vai estrear a tempo para o Oscar 2017
  44. Comédia italiana encerra a programação de setembro
  45. Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar
  46. Band lança “MasterChef Profissionais”, que ganha novo espaço com vestiário
  47. Van Damme viverá ator e astro das artes marciais em série de TV
  48. Malhação
  49. Sol Nascente
  50. Haja Coração
  51. Velho Chico
  52. Bruno Gagliasso investe R$ 4,5 milhões para abrir pousada

Circuito de Kart foi um sucesso


Daiany Mossi

Um excelente público acompanhou o circuito festivo de Kart realizado no último domingo, na Estação Férrea de Uruguaiana. O evento promovido pela UKC e Uruguaiana Kart Club, o circuito foi disputado apresentou seis baterias, reunindo 15 pilotos de Uruguaiana e 15 pilotos argentino e uruguaios. 
As atividades iniciaram às 9h com os treinos e se estenderam às 17h. O próximo evento de Kart será a 6ª etapa do citadino de Uruguaiana, no final do mês de outubro, com data ainda não definida.

Série Bronze: Uruguaianense perde invencibilidade em casa

Se a derrota para a ASF, de Santiago, surpreendeu o torcedor que foi ao Ginásio Municipal, no domingo à noite, também determinou dificuldades adicionais para o próximo compromisso do tricolor da fronteira.
Com os resultados da última rodada da Chave 4, o time do técnico Noninho Menezes, que era o líder da competição na classificação geral até então, além de perder essa condição, complicou suas chances de passar de fase.
O jogo decisivo acontece no dia 8 de outubro, contra a AMF, de Marau. Na classificação da chave, a Uruguaiana hoje é a quarta colocada de quatro times. Para manter-se na competição deverá ganhar da AMF e ainda fazer um placar com bom saldo de gols.
Mesmo saindo atrás no marcador para a ASF, a Uruguaianense foi buscar o resultado positivo ainda na primeira etapa. Com gols de Rodrigo (7), o tricolor virou em vantagem a primeira etapa: 2x1.
Os gols perdidos no 1º tempo fizeram falta na etapa final do jogo. Com uma bela atuação de Japa (3 gols), a ASF reagiu e virou novamente o placar, fechando a partida com a vitória de 5x2. Ainda marcaram para a ASF Piu Piu e Felipe.
Apesar de ter jogado melhor na primeira etapa, a Uruguaiana não conseguiu repetir a atuação e foi presa fácil para a ASF no segundo tempo.
Com a derrota, a Uruguaianense perdeu os 100% de aproveitamento em casa. A liderança da chave é do adversário da próxima rodada da Uruguaianense, a AMF, com nove pontos. No primeiro turno, os uruguaianenses venceram em Marau, por 3x0.
Em Rio Pardo, o Nadas Branco enfrenta a ASF. No final de semana, os rio-pardenses venceram a AMF por 3x2, em Marau. 
Com a derrota em casa, a Uruguaianense também perdeu a primeira colocação na classificação geral. A liderança é do Parobé Futsal, com 43pontos, contra 40 da Uruguaianense. Com informações de Everaldo Jacques.

Tudo errado: MGA vence e convence na decisão do futsal feminino


Por Everaldo Jacques

Tudo estava pronto para terminar em festa o sábado à noite no Ginásio Municipal. Apenas um empate daria o título às meninas da Celemaster. Sequer fazer gols era necessário. Porém esse detalhe foi o determinante para a equipe de Uruguaiana cair diante da MGA Games, de Caxias do Sul: a falta de gols.
Esse fator foi o principal ingrediente para determinar a vitória do time laranja pela segunda vez consecutiva. Nada deu certo para as meninas uruguaianenses. Além disso, do outro lado da quadra estavam a goleira Bruna (17), responsável por parar o ataque da Celemaster, e Renatinha Adamatti, que jogou como sempre e mostrou porque é da Seleção Brasileira e veio da Itália apenas para jogar as duas partidas da decisão do Gauchão Feminino de 2016.
E foi dos pés dela que surgiu o primeiro gol do jogo, depois de várias chances perdidas pela Celemaster. Renatinha roubou a bola na direita de ataque da MGA e na saída de Jéssica rolou para o meio onde entrava Jaqueline (14), que só teve o trabalho tocar para o fundo das redes. Eram 10min de jogo e a MGA abria o placar, 1x0.
Com o jogo equilibrado, apesar das belas arrancadas de Renatinha (9), o primeiro tempo foi marcado pela igualdade de ações das equipes.
O torcedor que lotou o Ginásio Municipal esperava que no retorno da segunda etapa a reação fosse iniciar. Ledo engano. O golpe contrário veio logo no início, a 1min14seg, com Renata mais uma vez brilhando. Marcou o 2x0 e parecia que não havia marcadora para as suas jogadas.
Becha (8) e Dani Souza (13) tentavam de todas as formas saírem da marcação das adversárias, mas não encontravam espaço para realizar suas jogadas. Mesmo com o incentivo do torcedor, o time do técnico Andrezinho parecia pressionado pela multidão que estava no Ginásio.
Outro golpe do time adversário veio aos 12min50seg, com mais um gol da MGA. Kétlin (10) marcou o terceiro e três minutos depois Renatinha fechou o placar do jogo em 4x0. Como perdera o jogo de ida em Caxias, a MGA precisava vencer no tempo normal e na prorrogação.
Por isso, no final da partida, Andrezinho resolveu trocar suas jogadoras para que as titulares descansassem. A estratégia poderia até ajudar, desde que não acontecesse o pior. Tomar um gol logo cedo.
E foi justamente assim que a MGA Games começou a garantir o título. E novamente dos pés de quem não poderia ser esquecida no jogo. Sem a marcação adequada, Renatinha ficou cara a cara com a goleira a apenas deslocou com classe, fazendo 1x0 para as caxienses, logo ao 1min25seg do primeiro tempo da prorrogação.
Esse gol atordoou as jogadoras da Celemaster que passaram a errar ainda mais por nervosismo.
A chance do empate veio com um pênalti, marcado pelo árbitro Émerson Silveira, em jogada de Jaqueline (6). Dani Fleitas (5), a capitã da Celemaster, foi escolhida para bater a penalidade e empatar o jogo, resultado que daria o título do campeonato para as meninas da fronteira. Tudo terminaria em festa para a equipe tricolor.
Porém, no gol da MGA estava Bruna. Ela foi mais ágil e defendeu o chute de Dani, até com certa tranquilidade. E depois de perder a maior chance do jogo, a Celemaster sucumbiu por completo diante da instabilidade psicológica que lhe abateu. Mesmo assim, com dificuldades, criou boas oportunidades, todas desperdiçadas.
E os “deuses do futebol” castigam aquelas equipes que não fazem gols, principalmente em decisão. Foi mais uma vez o que aconteceu. Faltando 20 segundos para o final da prorrogação, coube a Ketlin finalizar para o fundo das redes, marcando 2x0 para a MGA e terminando por completo com qualquer esperança do torcedor da Celemaster.
A MGA, além do título, terminou o campeonato com a goleadora da competição (Renatinha); com a defesa menos vazada (Bruna, Renata e Gil), e com o nome do jogo na decisão (a goleira Bruna). Título conquistado, título merecido.
Essa foi a única partida oficial em que a Celemaster não marcou gols. Eles que faltaram para que o campeonato de 2016 ficasse em Uruguaiana.

MEDICINA: Ofertantes de cursos serão anunciados na terça-feira

O Ministério da Educação anunciará hoje, os municípios e instituições de educação superior selecionados para a oferta de cursos de medicina, conforme chamada pública de 2014 referente ao programa Mais Médicos. Com isso, passam a ser ofertadas até 2.460 vagas para formação de médicos em até 39 cidades brasileiras que não contavam com cursos nessa área.
A divulgação se dará por meio de edital da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. Com a publicação, no Diário Oficial da União, será divulgado o resultado final da chamada pública do Edital nº 6/2014, do Mais Médicos, suspenso em outubro de 2015, por decisão do Tribunal de Contas da União, e retomado este ano, após a posse do ministro da Educação, Mendonça Filho, e julgamento do mérito pelo TCU.
Após a publicação do novo edital, serão convocadas as mantenedoras de instituições de ensino que tiveram propostas selecionadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso, processo a ser concluído até outubro próximo.
Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses. Com informações do MEC. 

Campus Bagé celebra 10 anos

Por Tamíris da Rosa

A noite de quinta-feira, 15, foi de comemorado os 10 anos de atividades letivas no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para marcar a data o deputado estadual, Luiz Fernando Mainardi, palestrou sobre: Unipampa e o Desenvolvimento Regional. Após a atividade, a comunidade acadêmica participou de um jantar comemorativo. Participaram da celebração o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, a ex-reitora da instituição, Ulrika Arns, além de pró-reitores e direção do Campus Bagé.
Na oportunidade a ex-reitora da instituição, Ulrika Arns falou sobre a missão da Unipampa que é de elencar e produzir conhecimento de ponta que a região precisa. “Trabalhamos para ter o reconhecimento da Universidade que o pampa clamou”, declarou ela.
O diretor do Campus Bagé, Fernando Junges, também aproveitou a oportunidade para falar sobre o desenvolvimento regional que a Unipampa trouxe para o local. “A cidade de Bagé evolui bastante desde o ano de 2006, quando chegamos aqui e o Campus começou suas atividades”, disse ele.
O vice-reitor da Universidade, Maurício Aires Vieira, contou que participou da luta pela implantação da Unipampa na região. Ele também falou sobre a mudança que a instituição trouxe na vida de muitos, seja pelo trabalho, ou pelo que vieram fazer sua vida no campo e estudar na região que estava esquecida.
A atividade terminou com a palestra do deputado estadual, Luiz Fernando Mainardi, sobre a Unipampa e o Desenvolvimento Regional. Na oportunidade, Mainardi afirmou que, de acordo com uma pesquisa realizada por professores do Campus Santana do Livramento, a vinda de professores, técnicos e estudantes naquele município gerou um aporte de R$ 1.003.662,00 anuais no mercado imobiliário, além de um crescimento de 10% no setor de alimentação. “Podemos afirmar que a Unipampa tem contribuído de forma significativa para impulsionar o desenvolvimento dessas regiões, seja no campo de conhecimento, das tecnologias, bem como da economia, sempre em diálogo com as vocações, trajetórias e experiências locais”, falou Mainardi.
De acordo com o deputado, a presença da Unipampa nos dez municípios em que está instalada tem trazido uma significativa alteração nas economias locais que passaram a se organizar para atender as demandas geradas pelo novo público e seus recursos.
Mainardi terminou sua fala reafirmando seu compromisso com a Universidade.
Após a palestra, os presentes participaram de um jantar de comemoração dos dez anos do Campus Bagé.

Colégio Agrícola forma primeira turma


Daiany Mossi

Aconteceu no final de semana, em Uruguaiana, a formatura da 1ª Turma do Colégio Agrícola Luiz Martins Bastos. A cerimônia de colação de graus ocorreu no Teatro Municipal, com a presença de alunos, familiares e autoridades.
O Colégio Agrícola Municipal de Uruguaiana leva o nome do Médico Dr. Luiz Martins Bastos, uma homenagem ao Médico Humanitário com fortes ligações ao meio produtivo rural tendo sido pioneiro na criação de equinos da raça Crioula. 
O Colégio Agrícola é uma unidade educacional da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), e recebe apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O ingresso de novos alunos acontece nos meses de março e agosto, sendo que são oferecidas anualmente 120 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio Eixo Tecnológico Recursos Naturais, com 2.195 horas e duração de 2 anos com mais 6 meses de estágio obrigatório de conclusão do curso. 
Os egressos têm seus certificados reconhecidos pelo MEC/SISTEC e pelo CREA/RS.
As aulas teóricas ocorrem pela manhã e a noite. A cada semestre 60 novos alunos por turno ingressam no colégio, as aulas práticas de ambos os turnos ocorrem na parte da tarde. 
As parcerias e convênios com as entidades congêneres, como Associações de Produtores, Associação de Profissionais, Institutos e Universidades, privilegiam às experiências de enriquecimento do aprendizado durante o curso.