sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Audiência pública: Diretrizes orçamentárias para 2015 serão apresentadas na sexta-feira

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal realizará audiência pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias que deverá ser executada em 2015. O evento está marcado para sexta-feira, 22/9, às 10h.
Conforme a Câmara, na ocasião será demonstrado no plenário o projeto que traça as principais metas a serem cumpridas pelo orçamento do Município no próximo ano, explicitando os objetivos do governo na administração de Uruguaiana.
A audiência é aberta ao público que pode participar trazendo sugestões ao texto da Lei disponível para consulta na Casa Legislativa.

Câmara aprova contratação de veterinários para o Colégio Agrícola


O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que trata da contratação de dois médicos veterinários para atuar no Colégio Agrícola de Uruguaiana, vinculados à secretaria de Agricultura, foi aprovado pela Câmara na sessão ordinária de terça-feira, 19/8. Os profissionais deverão atender às áreas de fisiologia animal e zootecnia em razão da progressão pedagógica do currículo da instituição, com novas disciplinas incorporadas a partir do seu terceiro semestre e ingresso de mais uma turma a partir de agosto.
As contratações têm caráter temporário e os candidatos passaram por processo seletivo simplificado, onde comprovaram sua capacidade profissional. Enquanto tais profissionais atuam no educandário, será definido o quatro definitivo de docentes e de pessoal técnico administrativo da instituição, que serão selecionados através de concurso público específico.
Estudantes e professores acompanharam a votação e registraram aos parlamentares a continuidade da falta de infraestrutura no Colégio, mesmo após três meses da primeira mobilização por melhorias. Segundo os alunos, falta até papel para impressão, aliás, falta tinta na impressora.

Unipampa: Câmara busca apoio para implantação de Centro de Tecnologia em Pecuária

A Câmara de Vereadores se posicionou favorável ao projeto de implantação do Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) no campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O apoio foi formalizado através de requerimento da Mesa Diretora da Casa Legislativa 
No documento, que será encaminhado ao presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto, os parlamentares registram a importância da presença da instituição na região. O empenho é por apoio do Governo Federal nos custos para a construção do prédio e instalação do curso, considerando que todo o material humano e os equipamentos necessários já estão disponíveis na Unipampa.
O projeto para a construção do Centro visa capacitar recursos humanos para trabalhar com ovinocultura e bovinocultura por meio de ações de pesquisa e transferência de tecnologias (extensão rural). Serão desenvolvidas pesquisas nas áreas de produção animal e biotecnologias da reprodução animal, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva das atividades pecuárias desenvolvidas na região e com grande impacto regional e nacional, como programas de inseminação artificial, produção in vitro de embriões bovinos e clonagem animal.

Associação de Catadores da União das Vilas declarada de utilidade pública

A Câmara aprovou o projeto de lei que declara de utilidade Pública a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana. A proposta foi do vereador Fernando Tarragó (PSDB) e reconhece o comprometimento da entidade em prestar importante serviço à comunidade e ao meio ambiente, ajudando a classificar e reciclar lixo e diversos materiais descartáveis, de forma correta e organizada.
Fundada em 2007, no bairro União das Vilas, a instituição reúne famílias que sobrevivem desta atividade. Conforme o vereador, a Associação realiza diversas atividades beneficentes, entretanto carece de recursos financeiros por tratar-se de uma entidade sem fins lucrativos.
O título de Utilidade Pública às instituições de comprovada prestação de serviços à coletividade, além de certificar o alcance social da instituição, ainda possibilita a isenção de impostos municipais à entidade.

Felice é derrubado da presidência tucana: Executiva Estadual nomeará uma Comissão Provisória que conduzirá o partido até a próxima convenção

Em documento encaminhado ao deputado Adilson Troca, 23 tucanos de alto coturno liderados pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, renunciaram ao Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Uruguaiana.
A renúncia retrata o descontentamento dos tucanos uruguaianenses com os rumos que a gestão autoritária de Sanchotene Felice impôs ao Partido no município, e busca resgatar a dignidade dos filiados e a manutenção e incremento de ações visando o fortalecimento da sigla.
Luiz Augusto Schneider destacou que não faltaram esforços em favor do entendimento, e a dissolução do Diretório foi decorrente da “total ausência de diálogo”, e leva em conta a condução das ações de campanha em prol da eleição do senador Aécio Neves para a presidência do País.“Queremos revigorar o PSDB na cidade de Uruguaiana e traçar novos rumos, pautados no diálogo, no respeito mútuo e na construção de um caminho sólido, que vise atender as demandas partidárias e comunitárias, bem como a promoção de uma sociedade harmoniosa, sem perseguições, sem ódios, sem ataques pessoais”, concluiu Schneider.
Os “inimigos da nação”
Acompanharam o Prefeito, os secretários Francisco Robalo Fernandes, Vitor Manoel Gediel Machado, Eloy Arcídio Trojan, Rogério de Moraes e Wilson José Mateo Dornelles, o procurador geral do município, Paulo Henrique Fernandes Inda, o assessor para assuntos do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi, e mais Ivete Guterres de Carvalho, Valério Pimpão Echeverria, Paulo César Kleinübing, Gládis Cardoso Soares, Cléria Tavares Martins, José Adenir Rodrigues, Cláudia Segabinazzi Ferreira, Jerônimo Rocha dos Santos, Norberto Etcheverria, Dionísio SchirmerEtcheverria, Ataualpa Pereira Dorneles Filho, Marvilene Rodrigues, América Brum Chavasco, Iara Regina Figueiredo e Mara Rejane Brum.
Os tucanos reafirmaram incondicionalmente sua condição de sociais democratas e praticantes da ética programática do PSDB nacional e estadual, e o firme propósito de prosseguirem construindo um Partido cada vez melhor e mais forte e alinhado com as diretrizes partidárias.
Por força do Estatuto tucano, a partir desta data o Diretório Municipal é desconstituído por renúncia coletiva, e extinto juntamente com sua comissão executiva, devendo ser designada uma Comissão Provisóriapara guiar o partido até as convenções do ano de 2015.

Governo simplifica compra de imóvel

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na quarta-feira, que o governo federal vai simplificar o procedimento de aquisição de imóveis por meio de financiamentos. — Vai ser mais fácil comprar imóvel financiado. Estamos reduzindo a necessidade de fazer périplo pelos cartórios — disse.
Mantega ainda acrescentou que o comprador precisará ir em apenas um cartório para tirar as certidões necessárias para realizar a transação. 
— Quando você vai fazer uma transação imobiliária financiada, tem de tirar um monte de certidões em um monte de cartórios. Vamos concentrar em um único cartório.
Para ele, isso diminui o trabalho do comprador, simplifica a operação e dá segurança jurídica:
— Dá segurança jurídica porque você vai ter um panorama de todas as transações desse imóvel. Não tem possibilidade de furo. Vai simplificar a vida.
Mantega afirmou que as medidas que estão sendo anunciadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Fazenda não são as mesmas anunciadas pelo Banco Central, mas caminham na mesma direção. Segundo o ministro, essas iniciativas vão melhorar a regulação do sistema de crédito brasileiro.
— Essas medidas vão no sentido de aumentar a segurança jurídica das transações, de reduzir o custo dessas operações e no sentido de simplificar essas operações. Então, são medidas que vão contribuir para aumentar a produtividade e a competitividade do sistema financeiro. É o que todos querem, aumentar competitividade, reduzir custos e simplificar — afirmou.

Policiais e servidores federais paralisaram atividades

Policias federais, rodoviários e servidores da Receita Federal paralisaram nesta quarta-feira (20) as atividades em Uruguaiana e outras cidades do Estado. Cerca de 120 pessoas entregaram panfletos e exibiram cartazes com as reivindicações. Eles pedem por reforço no policiamento das cidades que fazem fronteira.
Os policiais reivindicam mais segurança no trabalho, melhores condições estruturais e aumento no número de funcionários, além da regulamentação da indenização de fronteira.
A PF e a PRF estão trabalhando com equipes de plantão e atendendo apenas emergências e serviços previstos por lei. Já a Receita Federal suspendeu todas as atividades, paralisando ações de importação e exportação de cargas e entrada e saída de pessoas dos navios.
Na noite de terça-feira (19), um vigilante foi assassinado após uma tentativa de assalto ao Porto de Rio Grande. 
Segundo a polícia, o crime foi cometido por grupo de “piratas” que tentou atracar no local com um bote para invadir o terminal de uma empresa. Atingida por um tiro na cabeça, a vítima chegou a ser levada para o Hospital Santa Casa, mas não resistiu.

Os desmandos do candidato: Piano “megalomaníaco” poderia ter custado “apenas” R$ 300 mil

O Ministério Público moveu ação civil pública contra o ex-prefeito Sanchotene Felice, em função da compra de um piano de cauda da marca Steinway, no ano de 2012. A Prefeitura adquiriu o piano por mais 400 mil reais, incluindo o valor do frete Alemanha/Brasil.
Sanchotene alegava na oportunidade da compra, tratar-se de um feito histórico, pois somente Porto Alegre possuía até então um instrumento musical de tamanha importância. 
O tal piado demorou mais de um ano pra chegar a Uruguaiana e quando chegou, seu uso esbarrou num novo problema, pois somente um músico com potencial equivalente ao de Miguel Proença poderia afiná-lo. 
Guardado sem uso no Teatro Municipal, o piano é alvo de investigação por parte do MP. O levantamento feito pela auditoria do Ministério mostra que o mesmo piado poderia ter sido adquiro junto á mesma empresa escolhida pelo prefeito Sanchotene Felice, ao valor de 296 mil reais, com frete já incluído. A diferença entre os valores é exorbitante. A ação está na 3ª Vara Civil de Uruguaiana.

Continua a polêmica do funcionamento dos supermercados

Ontem à noite, a Câmara de Vereadores foi palco da audiência pública para tratar a respeito do fechamento dos supermercados aos finais de semana. Proprietários de armazéns, bem como representantes dos supermercados e vereadores analisaram e explanaram quanto ao projeto apresentado pelos vereadores Marcelo Lemos e Luiz Gilberto de Almeida Risso, sugerindo que os estabelecimentos funcionem apenas um domingo por mês. 
Segundo o vereador Risso, o projeto visa a atender as necessidades do pequeno comerciante que vê nos domingos a possibilidade de ampliar sua renda. “Estamos pensando nos mais de 800 donos de armazéns de Uruguaiana. Fomos procurados por eles e ouvimos suas necessidades. Além disso, é preciso pensar no trabalhar que atua nos mercados. Eles também têm direito ao churrasquinho aos finais de semana”, disse ele. 
O proprietário da rede de supermercados Baklizi criticou o projeto, sugerindo que Risso apresente uma proposta para o fechamento das barbearias aos sábados. “Quero ver se ele ia defender o fechamento das barbearias aos sábados, isso ele não faz”. 
O empresário que possui seis lojas na cidade e que só perde para a Prefeitura no que diz respeito a oferta de trabalho, informou que caso o projeto seja aprovado, os supermercados em geral, terão que demitir 30% de seus funcionários. 
“A folga do domingo é compensada durante a semana, e precisamos de um número expressivo de funcionários para cobrir essas folgas. Caso os mercados possam funcionar apenas um domingo por mês, teremos que demitir 30% do nosso quadro de funcionários, o que representa cerca de 700 pessoas, considerando que os mercados e mini-mercados de Uruguaiana têm hoje cerca de 3.500 colaboradores”, explicou Ismael. 
O presidente do Comércio Varejista de Uruguaiana, Geancarlo da Fonseca, o projeto causará demissões e fomentará o comércio de Paso de los Libres. Ele ressalta a importância de se ter liberdade para trabalhar. 
Já o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Jorge Urquiza, a diretoria da entidade está dividida. “Não posso falar em nome da entidade, pois as opiniões são diferentes entre os associados. Alguns torcem pelo fechamento visando lucros, já que temos supermercados que trabalham com confecções e eletrodomésticos. Outros defendem a abertura, pois além de empresários, são consumidores e aproveitam o domingo para efetuar suas compras. 
Entre os funcionários, as opiniões também se dividem. Se para muitos trabalhar aos domingos é cansativo e insuportável, para outros é a chance de ganhar uma folga em dia útil. 
O prefeito Luiz Augusto Schneider também se manifestou sobre o assunto. 
“Sou a favor dos que necessitam trabalhar e querem trabalhar e dos que precisam ir aos mercados aos domingos porque trabalham nos demais dias da semana”, finalizou ele. 
O assunto voltará a ser discutido na Câmara.

Quase mil motoristas são multados em 24 horas

Em apenas um dia da Operação Hermes que tenta evitar que os motoristas pisem no freio somente ao passar pela fiscalização, 999 multas por excesso de velocidade foram emitidas em rodovias federais do Rio Grande do Sul, de ontem até o final da manhã de hoje. Além do número considerado o triplo do normal, dezenas de condutores foram penalizados por alertar os outros com sinal de luz. O novo método de fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária) consiste no posicionamento de dois radares próximos, em trechos de dois até 20 quilômetros de distância.
“Com dois pontos é mais fácil flagrarmos o sinal de luz, que também é uma infração de trânsito. Estamos cogitando implantar uma terceira equipe em cada trecho para monitorar esses alertas”, anuncia o chefe da Comunicação Social da PRF, Alessandro Castro. A operação deve ser mantida durante todos os dias da semana, em rodovias de várias regiões do Estado, ao menos até o final do ano.
Nas primeiras 24 horas, um dos casos que mais chamou a atenção foi o de um motorista que passou a 132 km/h em um primeiro radar e a 120 km/h no segundo, na Free Way (BR-290). A rodovia teve 66 ocorrências de excesso de velocidade, com o início da nova diretriz. Outros pontos considerados críticos para o monitoramento são as BRs 116, 386, 285, 153 e 158. Mesmo aqueles que não são abordados podem ser multados, já que a PRF usa alguns equipamentos fotográficos.

Anvisa veta suplementos com erro

Febre entre frequentadores de academias de ginástica que desejam ganhar massa muscular, os suplementos proteicos estão na mira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só neste ano, 23 lotes tiveram distribuição e comercialização vetadas pela agência por causa de erros de composição. No ano passado, não houve proibição de produtos da categoria definida como “alimentos para atletas”. Especialistas alertam que os problemas apontados pela agência podem causar danos à saúde dos usuários.
Os suplementos proteicos entraram no radar da Anvisa recentemente, por causa do número de denúncias. Em 2013, o debate sobre a qualidade dos produtos (sobretudo os chamados whey protein, feitos do soro do leite) ganhou força entre usuários. Alguns chegaram a pagar laboratórios particulares para avaliar as composições.
Especialista apoia ação, mas recomenda que seja antes do início da venda
Especialista em nutrição esportiva, Simone Maia aprova a intensificação do controle por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os suplementos alimentares, mas acha que o processo deveria ocorrer antes do início da comercialização do produto.
“A fiscalização dá segurança para que nutricionistas prescrevam o produto adequado ao paciente. Nossos cálculos são baseados nas informações fornecidas pelos suplementos, então é importante que eles não façam propaganda enganosa”, observa. “Mas quando a proibição ocorre depois de as vendas já terem sido iniciadas, os profissionais ficam confusos sobre o que podem indicar”, complementa.
Usuário de suplementos proteicos há três anos, o representante comercial Márcio Cruzeiro, de 42 anos, confirma que há uma moda entre frequentadores de academia. “Quase todo mundo que frequenta academia toma, é um modismo. E muitos usam sem orientação médica, só de orelhada, vão na onda dos outros”, afirma. “Treino cinco vezes por semana, cerca de uma hora e 20 minutos. No meu caso, funciona. Mas isso depende muito do perfil da pessoa. Por isso, é importante procurar um nutricionista”, recomenda.
O discurso de Cruzeiro é repetido pela publicitária Glaucia Arakaki, de 28 anos, que toma até dez suplementos alimentares por dia, entre eles o whey protein. “Sou acompanhada por um nutricionista ortomolecular que é formado também em educação física. Faço hemograma todo mês para ver como estão as funções hepáticas. E avaliação funcional também”, conta Glaucia. “Tento comprar aquelas marcas nas quais já confio”, observa.
Neste ano, a Anvisa fez um monitoramento em 30 marcas. Apenas sete produtos apresentaram resultados considerados satisfatórios. Os demais tinham problemas, sobretudo de divergências entre a quantidade de carboidratos e de proteínas presentes e as declaradas no rótulo. As análises apontaram ainda a presença de soja (alimento considerado potencialmente alergênico) em dois lotes, sem que a substância tivesse sido listada entre os ingredientes no rótulo.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (Sbmee), Jomar Souza diz que os problemas na rotulagem fazem com que o consumidor use um produto diferente daquele que foi recomendado por seu médico ou nutricionista.
“Se o produto tiver proteína de menos, a pessoa não terá o resultado esperado, ou demorará muito tempo para ter aumento de massa muscular. Já o carboidrato em excesso pode começar a ser estocado como gordura e provocar aumento do peso corporal”, explica. “No caso de um diabético ou de uma pessoa com intolerância a glicose, pode haver uma descompensação”, afirma.

Pesquisa diz que 93% dos Brasileiros estão insatisfeitos com SUS e saúde privada


Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que 93% dos eleitores brasileiros avaliam os serviços público e privado de saúde como péssimos, ruins ou regulares. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 87% dos entrevistados declararam insatisfação com os serviços oferecidos.
Na pesquisa, foi pedido aos entrevistados que dessem notas de zero a dez para a saúde no Brasil e para o SUS. O estudo considera ruins ou péssimas as notas de zero a quatro. De cinco a sete, a avaliação é considerada regular. O Datafolha ouviu 2.418 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 3 e 10 de junho deste ano. A pesquisa foi realizada em todas as cinco regiões do país. O levantamento apontou que nos últimos dois anos, 92% da população brasileira buscou atendimento no SUS e 89% da população conseguiu ser atendida pelo sistema público. De acordo com o levantamento, 57% dos eleitores brasileiros consideram que a saúde deveria ser tema prioritário para o governo federal. Em seguida estão a educação (18%) e o combate à corrupção (8%).
Para o presidente do CFM, Roberto D’ávila, a pesquisa mostra a insatisfação da população. D’ávila disse ainda que não se pode tratar a saúde como bem de consumo. A situação é extremamente grave. Mas toda vez que nós falamos, sempre é levantada a possibilidade de um viés corporativo. A pesquisa mostra a insatisfação da população, afirmou o presidente do CFM.
Saúde é um dever do Estado e um direito da população. A saúde não é um bem de consumo. É um bem público, concluiu.
Tempo de espera no SUS
Outro ponto destacado pelos entrevistados foi o tempo de espera para o atendimento no SUS. Das pessoas ouvidas, 725 (30%) disseram estar esperando a marcação ou realização de algum serviço no Sistema Único de Saúde ou disseram que tê alguém da família nessa situação.
Destes 725, 24% disseram que estão na fila de espera há até um mês; 47% disseram aguardar o atendimento há entre um e seis meses; e 29% dizem que aguardam na fila do SUS há mais de seis meses - algo em torno de 210 pessoas. Segundo a pesquisa, as maiores taxas de pessoas que aguardam na fila do SUS estão entre as mulheres de 25 a 55 anos, de classes sociais mais baixas, residentes em regiões metropolitanas e no Sudeste do Brasil.
Serviços do SUS
Entre os serviços oferecidos pelo SUS e considerados de difícil acesso, 33% dos entrevistados consideram o acesso às cirurgias muito difícil. Em seguida, estão procedimentos específicos como quimioterapia e hemodiálise (23%), o serviço de atendimento em casa - conhecido como home care (21%) e internações hospitalares (20%).
Já os serviços considerados de mais fácil acesso são a distribuição de remédios gratuitos pela rede pública - 53% consideram fácil - e o atendimento em postos de saúde (47%). Para os entrevistados que disseram ter utilizado algum serviço do SUS, 26% consideram a qualidade do atendimento como ruim ou péssimo; 44% avaliam como regular; e 30% considera a qualidade boa ou excelente.

PF abrirá 600 oportunidades

No último dia 1, o governo publicou em diário oficial medida provisória que reestrutura a carreira e concede reajuste salarial para a categoria. A revisão é de 15,8%, a ser pago até janeiro de 2015.
Com isto, a remuneração inicial, que até então era de R$ 7.887,33, incluindo salário de R$ 7.514,33 e auxílio alimentação de R$ 373, passa a ser de R$ 9.075,20, já com o complemento, com jornada de 40 horas semanais.
Além disso, os servidores contam com melhorias durante a carreira. Já com o auxílio-alimentação, os novos valores passam a ser de R$ 9.505,61 na segunda classe, R$ 11.338,77.

Bandidos assaltam com tranquilidade

Vários assaltos foram registrados em Uruguaiana nesta semana. Um deles aconteceu por volta das 22h, na Rua Treze de Maio, em frente ao HGU, quando a vítima foi abordada por um sujeito de estatura média, de cor branca e usando calça jeans. O sujeito estava armado e apontando a arma para a cabeça da vítima, exigiu que ele entregasse a carteira e o aparelho celular. Na carteira, segundo a vítima, havia a quantia de R$ 200. 
O segundo assalto ocorreu na Rua Venâncio Aires, por volta das 12h, quando a vítima realizava uma cobrança. Segundo o cobrador, dois homens usando capacetes se aproximaram e anunciaram assalto. Com o fruto do assalto em mãos, eles fugiram numa motocicleta de cor vermelha. Os bandidos levaram o aparelho celular do cobrador, documentos pessoais e a quantia de R$ 500.

Agentes definem mudanças contra abusos e assédio moral

Ugeirm se reuniu no dia 12 de agosto, com agentes das 1º e 2º delegacias de São Borja para dialogar sobre a situação estressante devido à sobrecarga de trabalho que os policiais estão sendo submetidos. 
Escalas de plantão e de sobreaviso, hora extra e casos de assédio moral que estão ocorrendo na região fizeram parte da pauta do encontro. As deliberações já foram encaminhadas para a Chefia de Polícia e o sindicato vai pressionar para que as mudanças sejam concretizadas. 
Escalas de plantão e sobreaviso
Os policiais exigiram o fim plantão de 24 horas, que é estressante e perigoso. A exemplo do que foi feito em outras cidades do interior, querem escalas de 12 horas e com no mínimo dois policiais escalados. Também querem mudanças no sobreaviso. Se existir, deverá ser devidamente remunerado e somente em casos graves. 
Hora Extra
A divisão das horas extras está completamente equivocada. Chefes de Seção de Investigação e Secretária não podem receber 80 horas juntos. O número total de horas disponibilizado é em torno de 130. De acordo com os policiais, os chefes recebem 40 horas cada e as demais horas extras estão sendo divididas entre os agentes da Seção de Investigação que cumprem sobreaviso. Mais 12 agentes concorrem ao restante dos número de horas, que além de não receberem por todas as horas trabalhadas. 
Assédio Moral
Os agentes não aguentam mais os casos de assédio cometidos pelo delegado Gerri Adriani Mendes, ameaçando com punições e transferência de setores, impondo que o plantonista trabalhe 24 horas sem intervalo para as refeições.

Sete pessoas são condenadas pelo esquema de tráfico

A Justiça Federal de Uruguaiana, condenou sete pessoas por introdução de estrangeiros irregulares no Brasil. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal e incluía oito pessoas, duas delas de origem argentina. Na denúncia, o MPF alegou que entre os anos de 2010 e 2012 os acusados atuaram junto à fronteira gaúcha, em ações comportando receptação, hospedagem e até embarque a outras cidades.
Dos sete acusados pelo MPF, o juiz Guilherme Beltrami, da 1ª Vara Federal, absolveu um brasileiro e condenou os demais réus. Um brasileiro e um argentino receberam pena de um ano, 10 meses e 20 dias de detenção, além de um ano e cinco meses de reclusão. Os demais foram condenados a um ano, cinco meses e 10 dias de detenção e, ainda, um ano e um mês de reclusão. De acordo com o MPF, Uruguaiana vem crescendo na rota de imigração ilegal, e não é incomum que a polícia identifique os chamados “coiotes”, que agem como atravessadores nesse tipo de situação.

Brigada apreende agrotóxicos

Na terça-feira (19/08), na estrada do Touro Passo, no local conhecido como Passo do Cemitério, policiais militares da Patrulha Rural do 1º BPAF realizaram a abordagem de um veículo Cross Fox de cor preta, onde foi constatado que seu condutor Sr. A.J.S.J, 56 anos, transportava produtos contrabandeados.
No veículo, a Brigada encontrou cerca de 100 quilos de herbicida trazidos irregularmente do Uruguai. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Número de policiais civis presos aumenta cinco vezes no RS

Os casos de crimes envolvendo policiais civis aumentaram no Rio Grande do Sul, segundo a Corregedoria-Geral da corporação (Cogepol). Do ano passado para cá, o número de agentes presos cresceu cinco vezes.
Em oito meses, 10 policiais foram presos no estado. Em 2013, o número era de apenas dois. Já os inquéritos contra agentes chegaram a 20 em 2014 contra 15 no último ano. A Cogepol aponta que os crimes mais comuns são extorsão, abuso de autoridade e roubo.
Na última semana, dois policiais da 1º Delegacia de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, especializada em investigar homicídios, foram presos por suspeita de exigir R$ 5 mil de um homem apontado como autor de um assassinato.
“(O suspeito) acabou sendo chantageado pelos agentes que eram responsáveis em fazer essa investigação. De modo que, se pagando, ele seria retirado do caso. Não seria mais responsabilizado”, explica o delegado Paulo Grillo, da Cogepol. 
Na decisão que determinou a prisão dos agentes, o juiz da cidade disse que há inúmeras situações de má conduta policial, envolvendo não apenas concussão, que é a corrupção praticada por servidores públicos, como também casos de lesão corporal, tortura e irregularidades administrativas.
“É muito importante que a sociedade denuncie. Podem procurar a Secretaria de Segurança, que nós daremos todo o apoio, toda a estrutura para que o crime seja desvendado. Essa pessoa seguramente será protegida e terá a sua irregularidade devidamente apurada”, afirma o secretário de Segurança do estado, Airton Michels.
Há uma semana, cinco policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) foram presos após a denúncia de um contrabandista. Segundo a Corregedoria, eles montaram uma operação com escolta, que simulava a apreensão de cigarros contrabandeados, para roubar parte da carga.
“Nós conseguimos imagens, identificação das viaturas, principalmente da viatura preta e branca que acompanhava o caminhão de frete. E a confirmação veio então na sequência, através dos
próprios depoimentos dos donos dos cigarros, que acabaram aparecendo, vindo à Corregedoria e ajudando a esclarecer os fatos”, completa o delegado Paulo Grillo.

190 em ação

Golpe
Uma mulher registrou ocorrência após receber uma ligação telefônica de uma pessoa que se dizia ser funcionária da BV Financeira. Na ligação, a vítima era informada do atraso de uma parcela do financiamento de um veículo VW/Gol, placas IQN. Segundo a vítima, a tal atendente tinha todos os seus dados, porém ela jamais fez tal compra.

Ofensa na Escola
Uma mulher de nome Joana, tentou invadir a sala de aula de uma escola localizada no Bairro Mascarenhas de Moraes e armada de faca passou a ameaçar uma aluna. Ela foi impedida de entrar, mas do lado de fora, xingava e ameaçava a menina. O registro foi feito pela família da vítima. 

Ato obsceno
Um rapaz foi detido por um guarda municipal nesta semana, após cometer atos obscenos em público. Ele estava na quadra de skate do parcão e mostrava o pênis para as pessoas que estavam caminhando na pista. O guarda foi acionado por populares. 

Perda e chantagem
Uma mulher perdeu o aparelho celular na semana passada, conseguindo na sequencia fazer contato com quem o encontrou. A pessoa pediu que a vítima pagasse R$ 150 pela devolução, alegando que o aparelho é muito valioso. A mulher se negou a entregar o dinheiro e conseguiu na segunda-feira, rastrear o aparelho. Constava que o mesmo estava na Rua Treze de Maio, no Consultório do Dr. Campodonico. 

Perturbação do Sucesso
Dona Carmem Gladecir disse não suportar a situação que vive. A vítima que reside ao lado de uma igreja quadrangular, disse que sequer consegue cozinhar dentro de casa devido aos gritos vindos da igreja. Segundo ela, a igreja foi construída junto a parede de sua casa, mesmo a Justiça tendo proibido isso. 

Furto de carga
A vítima contou à Polícia que durante a semana, tombou o caminhão trator da marca Scania, Placa IHJ 5334, que conduzia, sendo que o mesmo estava carregado com 27 toneladas de adubo. A carga foi saqueada por populares.

Painel Ed.2334

Ciclovia em foco

Cicloviassão para ciclistas. A nossa é para corredores de fim de tarde, ou da madrugada. Aqui os ciclistas gostam mesmo é de andar na rua, livres, atrapalhando os automóveis. Mas aqui também a ciclovia não é ciclovia, é um espetáculo de horror.

Assistência Social I
A secretaria de Ação Social e Habitação recebeu nesta terça-feira, 19/8, mil cestas básicas doadas pela Defesa Civil do Estado. O material começou a ser distribuído ontem mesmo às vítimas da cheia do Rio Uruguai, que estão cadastradas na Secretaria.

Assistência Social II

As entregas acontecem no prédio da Prefeitura, já que a secretaria de Ação Social está instalada no prédio. A frente do Palácio Rio Branco, pela manhã e tarde de ontem, era tomada por vítimas da cheia aguardando a entrega das doações,

Prisão I
O médico Roger Abdelmassih, condenado em 2010 à pena de 278 anos de prisão por estupro e atentado violento ao pudor contra inúmeras pacientes, foi preso na tarde de terça-feira, 19/8, em Assunção, no Paraguai. Ele estava foragido desde 2011 e ainda aparece na lista de procurados pela Interpol.

Prisão II
Segundo o Ministério da Justiça, a prisão foi feita pela Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia em parceria com a Polícia Federal. Ele deve ser trazido ao Brasil por Foz do Iguaçu (PR) e ser transferido posteriormente para São Paulo, em data ainda não definida.

Não levou
A coligação de Dilma Rousseff pediu multa para a empresa Empiricus Consultorias & Negócios, por suposta propaganda veiculada na internet com conteúdo negativo direcionado à Dilma Rousseff e elogios a Aécio Neves. Não levou. P TSE decidiu por maioria que a representação era totalmente improcedente.

Festival
Estão abertas as inscrições para o IV Festival Temático do Rio Uruguai. O evento acontece no dia 11/10, na sede da Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU). As inscrições estão sendo realizadas na secretaria de Cultura, na Rua Duque de Caxias, 1700, e pelo site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br).

Insegura I
Suzanne Von Richthofen, presa há 12 anos por arquitetar o assassinato dos próprios pais, e que teve a progressão de regime para o semiaberto autorizada pela Justiça na última semana quer ficar em regime fechado.

Insegura II
Ela apresentou uma carta de próprio punho a direção da Penitenciária feminina de Tremembé, onde cumpre pena, pedindo para ficar em regime fechado, porque se sente mais segura na prisão.

Em trânsito
Termina hoje o prazo para solicitar o voto em trânsito no primeiro ou segundo turno. Nestes casos o eleitor vota somente para presidente e pode ser solicitada pelo eleitor que, no dia do pleito, estará fora de seu domicílio eleitoral, em uma capital.

Conselho I
Tomou posse na terça-feira, 19/8, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, formado por diversas entidades, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, além de secretarias municipais.

Conselho II
Ao empossar os conselheiros o Prefeito lembrou da enchente que vitimou seis mil pessoas em Uruguaiana neste ano, e agradeceu o apoio dos órgãos públicos que tanto ajudaram nos momentos mais delicados.

Demorou
O Santander terá que indenizar um cliente que esperou por três horas para ser atendido. Segundo o juízo, a espera viola a dignidade do consumidor e gera dano moral indenizável.

A pique I
Rei morto, rei posto. O arremedo de ditador, que fez e aconteceu, e ainda não pagou a conta dos desmandos, pensou que o continuaria distribuindo desaforos. Sem a máquina, usurpava o Partido em proveito próprio. Tropeçou na astúcia dos “inimigos da nação”. Xeque-mate de novo.

A pique II
A nau deverá ser conduzida pelo presidente de honra. Com isso, a campanha que já estava fazendo água, vai a pique de vez. Tudo volta ao seu lugar, “graças à Deus, graças à Deus”.

Irregular I
A primeira propaganda eleitoral de Dilma já deu o que falar, inclusive no TSE. Após a primeira exibição, a coligação de Aécio Neves apontou irregularidades do programa de Dilma e representou junto à Justiça Eleitoral.

Irregular II
A ministra Maria Thereza de Assis Moura determinou que a propaganda na televisão deve exibir a assinatura da coligação e a legenda com a identificação de que se trata de propaganda eleitoral gratuita.

Acordo I
Está marcada para hoje a Assembleia que analisará a proposta de Schneider aos professores. A categoria está dividida e, pelo jeito, meter a mão no dinheiro da educação vai custar muito mais que um notebook.

Acordo II
Está na hora dos vereadores vestirem as calças e honrarem os votos que receberam. Hoje, ao menor sinal de barulho, borram as calças e mudam o pensamento, e o voto. O resultado é esse: O orçamento de 140 mil uruguaianenses sendo decidido por meia dúzia de professores reunidos em “ruidosa” Assembleia.