terça-feira, 12 de março de 2013

Baixos Uruguaiana faz campanha de Páscoa

O Grupo Baixos de Uruguaiana realizará no domingo de Páscoa, mais uma campanha em prol das crianças do Lixão. O Grupo convida a comunidade em geral a se somar a campanha, doando alimentos e chocolates. A mobilização é feita através do Facebook e maiores informações através da página do Baixos Uruguaiana.

Prédio da Unopar é interditado

O prédio novo da Unopar foi interditado no final da tarde de segunda-feira pela Corporação de Bombeiros. Segundo informações, o local não atendia as exigências feitas para o seu funcionamento devido. A reitoria informou que o Plano Contra Incêndio está sendo providenciado e que enquanto o alvará não for liberado, as aulas serão assistidas apenas pela Biblioteca Virtual. O prédio interditado está instalado na Rua Duque de Caxias e foi inaugurado recentemente.

Farmácias de Uruguaiana ainda não têm Tamiflu

Uma enfermeira argentina que foi infectada pelo vírus da gripe A morreu no final de fevereiro, em uma clínica da cidade de Carmen de Areco, na província de Buenos Aires, alertando as autoridades da América do Sul. Nesta semana, as entidades voltadas ao transporte internacional em Uruguaiana solicitaram através da Assembleia Legislativa, o envio antecipado das doses da vacina contra a N1H1, temendo que a doença já detectada na Argentina, chegue ao Brasil antes do período previsto e através do transporte. O Governo do Estado liberou no ano passado ao município, 4 mil doses da vacina. Através de ações no Porto Seco, caminhoneiros e profissionais ligados ao setor foram vacinados. O que também preocupa neste momento é o fato de que tanto rede popular quanto as farmácias comerciais ainda não possui o remédio necessário para combater a doença, o Tamiflu. No ano passado, os medicamentos chegaram ás farmácias após o registro de mortes no Estado. Diferente de em Uruguaiana, em Porto Alegre, já há tamiflu nas farmácias e vacinas em clinicas particulares. A Prefeitura da capital quer prevenir a doença combatendo-a de frente.

Ronnie Melo quer mais atenção ao Programa Bilíngue

O vereador Ronnie Mello apresentou requerimento questionando o executivo sobre as medidas que estão sendo adotadas para a implantação da Portaria 798, de 19 de julho de 2012 que institui o Programa Intercultural de Fronteira. Através do Programa que antes era promovido como projeto, o município receberá verbas a serem aplicadas na educação de bilíngue.

Este programa visa promover a integração regional por meio da educação intercultural bilíngue e contribui para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio da educação intercultural das escolas públicas de fronteira, alterando o ambiente escolar e ampliando os conteúdos educativos. O vereador salientou a importância de programas como este de integração cultural pois ampliam as possibilidades de aprendizado de nossas crianças e jovens estudantes e valorizam ainda mais a educação na rede pública de ensino. Ronnie solicitou informações também ao executivo e 10º CRE, sobre adequações à Lei 12.764 de 2012 que Institui a Política Nacional de Proteção aos Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Sobre a Lei, Ronnie lembrou que o direito a educação é de todos e o apoio em especial aos portadores de Autismo deve ser tratado de maneira que possibilite a integração destes ao convívio em sociedade.