sexta-feira, 18 de novembro de 2016

1ª Jornada Literária de Uruguaiana promove o incentivo à leitura

Com a proposta de incentivar a leitura, a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana trará para a Praça Barão do Rio Branco (Rua XV de Novembro, s/n) diversas atrações literárias. Os encontros irão acontecer pela manhã, das 9h às 12h; à tarde, das 14h às 17h; e a noite, das 19h às 21h, sempre com entrada franca para toda a comunidade. Contando com palestras, intervenções poéticas, sarau, contação de histórias, música, lançamento de livros e encontro com autores, o evento tem o objetivo de formar novos leitores, além de aproximar o público da literatura. 
O evento iniciou ontem e vai até sexta-feira (18). A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Via Pampa Editora e Livraria Carochinha e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Mais informações junto ao Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), no telefone (55) 3411-2393 e pela página https://www.facebook.com/sescuruguaiana.

Rede Municipal: Novos diretores serão anunciados na sexta-feira


Daiany Mossi

A Comissão Eleitoral da Secretaria Municipal de Educação deve anunciar na sexta-feira, o resultado oficial das eleições realizadas na última segunda-feira, quando alunos, pais e professores elegeram seus novos diretores. A informação é da presidente da Comissão, Mari Barros. 
Conforme a professora, a Semed está recebendo as urnas e conferindo os resultados apurados pela Comissão de cada escola, sendo que somente na sexta, os dados oficiais serão liberados. “Não podemos confirmar os nomes dos eleitos, antes de conferir os votos”, explicou a professora.
O anúncio antecipados dos resultados, lembrou Mari, podem causar problemas e constrangimentos. Exemplo disso foi na escola de educação infantil Casinha da Emília. Lá, a Comissão Eleitoral local apontou a chapa 2 como sendo a vencedora, porém após os votos serem conferidos pela Comissão da Semed, a chapa I obteve o maior percentual de aprovação devido aos votos dos funcionários, já que os mesmos possuem maior poder. De acordo com Mari, a professora Ana Salete será anunciada como nova diretora oficialmente pela Secretaria de Educação. 

Pais contestam resultado 
Alguns pais da escola Casinha da Emília não concordaram com o resultado. Segundo Cristina Pujol, os pais estão indignados, pois a maioria votou na chapa 2 e mesmo assim, devido ao poder de decisão dos funcionários, a chapa 1 acabou vencendo. “Não é possível que os funcionários tenham maior poder que os pais, já que somos nós que sabemos o que é melhor para os nossos filhos”, relatou. 
Conforme a Semed, a chapa 1 obteve 50,92 votos e a chapa 2, conquistou 49,08. Os resultados da Casinha já foram conferidos, porém ainda não foram oficializados através de edital.

Médicos Veterinários vão debater polêmico PL sobre terceirização

Nestor Tipa Júnior

O polêmico Projeto de Lei (PL) que trata da terceirização da fiscalização de produtos de origem animal será tema de debate na próxima segunda-feira, 21, em Porto Alegre. O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) promove o seminário “Terceirização é a solução?”, que vai reunir médicos veterinários e representantes dos fiscais agropecuários das três esferas de governo.
O PL 334/15, de autoria do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB/SC), altera o artigo 4º da Lei 1283 de 18 de dezembro de 1950, regulamentado pelo decreto 30.691 de 29 de março de 1952, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Uma emenda acolhida ao projeto autoriza a entrada de veterinários do setor privado na fiscalização dos produtos de origem animal. Atualmente a responsabilidade da inspeção é dos fiscais agropecuários da União, Estados e municípios.
De acordo com o vice-presidente do Simvet/RS, Ricardo Capelli, há uma preocupação com os técnicos em relação ao tema. A alegação é de que a contratação de profissionais pagos pelas indústrias pode comprometer o serviço de fiscalização, já que o empregador poderá omitir possíveis problemas sanitários. Já os profissionais liberais defendem que a proposta pode abrir novas vagas no mercado de trabalho para os médicos veterinários. “Esperamos que os responsáveis pelos trabalhos coloquem as suas posições. Foram convidados técnicos nas três esferas para que exponham suas posições frente a este projeto”, salienta.
Em julho, o Simvet/RS emitiu nota sobre o tema avaliando que o PL pode abrir possibilidades de trabalho no setor, mas que é preciso defender a autonomia dos fiscais contratados pelas empresas para que possam fazer as inspeções sem a pressão do empregador com uma legislação trabalhista diferenciada, além de garantir os direitos dos atuais fiscais agropecuários que podem atuar como auditores. “Tivemos pessoas que concordaram e outras que condenaram. Há uma divisão de opiniões a respeito deste projeto, e visando discutir estes pontos polêmicos que decidimos realizar este seminário”, afirma Capelli.
O evento contará com a presença de representantes dos fiscais agropecuários federais e estaduais, dos municípios do Rio Grande do Sul, além de órgãos como Ministério Público. O seminário “Terceirização é a Solução” terá início a partir das 13h30min no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS), na avenida Érico Verissimo, 960, em Porto Alegre (RS). O evento, realizado pelo Simvet/RS, conta também com o apoio do Senge/RS, Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev) e Conselho Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL).

Oferta heterogênea da raça Crioula ganha destaque em São Gabriel

Rejane Costa

A quinta edição do Remate 4 Esteios e Convidados ocorre no próximo dia 19, com a oferta de 29 lotes de animais da raça Crioula. O leilão, a cargo da Trajano Silva Remates, inicia às 20h no Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel. A oferta é bem heterogênea, contemplando as diversas necessidades dos compradores. Participam do remate as Cabanhas La Buenacha e Posto Queimado, e a Fazenda da Balança, todas sediadas em São Gabriel. Também estarão ofertando seus animais outras três propriedades convidadas: Fazenda Mato Alto, Don Jujo e Itapitocai.
O proprietário da Cabanha La Buenacha, Daniel Teixeira, garante que a oferta deste ano é a melhor já colocada em pista de todas as edições realizadas. Lembra que há um mês os animais que serão ofertados dia 19 foram apresentados ao público em um Dia de Campo e a receptividade superou as expectativas. Teixeira afirma que o remate se destaca pela oferta que tem 40% de animais domados, o que é raro na raça Crioula atualmente. Salienta ainda uma quantidade também muito relevante de potrancas de qualidade, com genética que tem andado bem nas pistas hoje. “Os compradores vão encontrar ainda opções de reprodutores que atingem diversos públicos. Tem reprodutores novos para participar de campanha morfológica, tem os já domados para provas funcionais, além dos reprodutores já comprovados na reprodução para serem utilizados por outras cabanhas,” enfatiza Teixeira. 
Renato Gonçalves, da Cabanha Posto Queimado, também salienta a qualidade que será ofertada no Remate 4 Esteios e Convidados. Segundo ele, há uma expectativa muito boa pelo fato de que 80% da oferta são de animais criados nas cabanhas, onde é realizado um excelente trabalho. “Tentamos evoluir sempre junto com a raça Crioula, buscando ofertar animais de qualidade e atender a todos os clientes da melhor maneira possível”, explica.
Conforme Carlos Emílio Pereira, da Fazenda da Balança, outra promotora do remate, a expectativa de todos os envolvidos é muito grande por ser um projeto que vem dando certo. Garante que sempre procuram ofertar o que há de melhor e além da parte comercial, o evento também é uma grande festa. “Essa edição é muito importante pela oferta especial que tem em sua maioria animais das nossas marcas. Sempre procuramos agregar genética e qualidade”, salienta Pereira.

Exportação e importação: Mapa adere a programa de simplificação de procedimentos

Gabriela Barcellos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou ontem, 16/11, a adesão ao Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) Integrado – Agro, iniciativa do Fórum Internacional de Aduanas coordenada no Brasil pela Receita Federal. O programa visa simplificar os procedimentos de exportação e importação de vários produtos, incluindo os agropecuários, e está alinhado ao Agro +, plano de desburocratização e modernização do agronegócio brasileiro recentemente lançado pelo Mapa. O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, e o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, participaram do evento, no Auditório Maior do Mapa.
De acordo com Rangel, o Mapa vai agora se preparar para implantar o OEA.  O evento de ontem serviu para que a Receita e o Mapa apresentem o Programa Operação Econômico Autorizado ao público interno e a representantes da cadeia produtiva do agronegócio. Em dezembro, no dia 13, o Mapa e a Receita assinarão memorando de entendimento oficializando a parceria para execução do programa.
As empresas exportadoras e importadoras que aderirem, de forma voluntária, ao Programa OEA Integrado – Agro poderão reduzir os custos operacionais entre 40% e 60%, segundo dados apurados na Suécia, pioneira na implantação do sistema. “Esse procedimento vai premiar empresas que trabalham em conformidade com as normas do ministério”, disse Novaki, acrescentando que o país precisa avançar na modernização do comércio exterior agrícola. No primeiro trimestre do próximo ano, o OEA Integrado deverá envolver duas cadeias do agronegócio: o de exportação de carnes e a de importação de insumos para agroquímicos. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, o programa piloto já deve estar em operação em janeiro.
A coordenadora do OEA Integrado na Receita Federal, Virgínia Medeiros, apresentou o programa a técnicos do Mapa e a representantes do agronegócio na manhã desta quarta-feira.  O OEA é uma iniciativa do Fórum Internacional de Aduanas, lançado no Brasil em 2014. Até agora, 84 empresas brasileiras, a maioria do setor de eletroeletrônicas, já aderiram ao programa, que visa garantir a segurança física das cargas e o cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras de forma mais ágil. O criador da metodologia para implantação do programa OEA, Lars Karlsson, participou da apresentação.
Na prática, o OEA consiste em monitorar menos, sem deixar de fiscalizar. Para tanto, ele usa o sistema de amostragem para as empresas exportadoras e importadoras que já sejam reconhecidas internacionalmente pela confiabilidade de seus produtos. Elas farão parte de uma lista das melhores em suas áreas, recebendo um selo OEA. Atualmente, cem países já aderiram ao sistema OEA. Como o Brasil exporta para 180 países, a medida tem grande potencial para se expandir.
De acordo com Lars Karlsson, empresas que respondem por cerca de 12% do comércio mundial já estão utilizando o OEA. Até 2019, o percentual atingirá 50%”. Os resultados globais, reforçou ele, apontam na direção da redução dos custos, rapidez nos processos comerciais e menor incidência de erros, entre outras vantagens.
Na avaliação do coordenador-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do Mapa, Fernando Mendes, o OEA é uma evolução do Canal Azul, sistema implementado pelo ministério para reduzir o prazo de desembaraço de exportações e importações no Brasil.