sábado, 26 de novembro de 2016

Homem é preso por furto

Gabriela Barcellos
Um homem foi preso em flagrante no final da manhã de ontem, 25/11, por furto em um estabelecimento comercial. Alan Roger Souza Carpes, de 23 anos, foi flagrado por seguranças das lojas Americanas, com vários produtos escondidos dentro da mochila do próprio filho.
Tão logo detiveram o ladrão, os funcionários da loja, localizada na Rua Duque de Caxias, acionaram a Brigada Militar, que conduziu o homem ao pronto socorro municipal e posteriormente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado Enio Tassi o autuou em flagrante.
Alan, que já possuía passagem pela polícia pelo mesmo tipo de crime, cometido na cidade de Quaraí, foi conduzido à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Uruguaianense executado com 15 tiros em Florianópolis

Gabriela Barcellos

Um, jovem uruguaianense foi morto com 15 tiros na manhã de ontem, em Florianópolis. Cristian Roger Soares Lopes, de 26 anos foi alvejado em Ratones, no norte da Ilha, por volta de 9h10min. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital próximo, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Polícia local, ele já havia sofrido outras tentativas de homicídios recentes e indícios apontam que o crime tem relação com o tráfico de drogas.

Mulher perde a vida após acidente na BR-290

Gabriela Barcellos

Uma mulher faleceu na quinta-feira, 24/11, depois de permanecera alguns dias internada no Hospital Santa Casa de Caridade em decorrência de um acidente de carro ocorrido na semana passada, na Rodovia BR-290, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Denise do Prado Clausell era professora e atualmente dirigia a escola de educação infantil Mario Quintana, que está de luto oficial.
A morte da professora deverá ser averiguada pela Polícia Civil. Tanto as circunstancias do acidente quanto a atuação dos profissionais médicos que a atenderam durante sua passagem pela Santa Casa de Caridade.

Incêndio mata uma pessoa


Gabriela Barcellos

Um incêndio, no final da noite de quinta-feira, 24/11, deixou uma pessoa morte. O sinistro ocorreu na Rua Martins, bairro Santana. O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente se deslocou ao local, no entanto, o fogo se espalhou rapidamente pela casa e não houve tempo de a vítima deixar o local.
O dono da casa é Jorge Milton Fan Gomes. Ele seria a vítima fatal e estaria sozinho em casa no momento do incêndio. A identidade, porém, ainda não foi confirmada pela Polícia Civil. “A perícia foi acionada para fazer o reconhecimento oficial da vítima através de DNA, vez que não foi possível identifica-lo com certeza ‘só de olho’, em razão dos ferimentos. O homem foi encontrado agarrado a uma grande, tentando deixar a residência.
A causa do incêndio será apurada pela Polícia Civil, mas informações iniciais dão conta de que, instantes antes de o fogo começar, uma forte explosão foi ouvida.

Polícia Civil deflagra Operação Consumo Seguro II

Cinco estabelecimentos foram vistoriados e duas pessoas detidas por crimes contra as relações de consumo. Ação foi uma determinação do DPI.


Gabriela Barcellos

A Polícia Civil deflagrou na manhã de ontem, 25/11, a Operação Consumo Seguro II Fase, que teve por objetivo combater crimes contra o consumidor. Três supermercados, uma mercearia e um açougue foram alvo da ação. Durante as buscas, duas pessoas foram presas em flagrante e apreendidas mais de 60 quilos de mercadorias, entre carnes, queijos e outros produtos considerados impróprios para consumo.
Na mercearia, localizada na Rua Flores da Cunha, o proprietário, A.E.P.L., de 46 anos foi preso. No local foram encontrados 3kg de charque, 19 kg de linguiça mista, 3,5 kg de polvilho doce, 5 kg de queijo e 5,2 kg de frango temperado. As carnes não possuíam procedência e os demais produtos estavam com o prazo de validade vencido.
No supermercado Ki Preço também foram apreendidos 11,5 kg de carne bovina, 13 kg de linguiça e 2,2 kg de carne suína, também sem procedência. O proprietário A.H.B de 50 anos foi preso. Ambos foram autuados pela prática do crime previsto no Artigo 7º, IX, da Lei 8.137/90 (crimes contra as relações de consumo). O material aprendido ficou sob responsabilidade da Vigilância Sanitária, que participou da ação.
Ao todo, participaram 20 policiais civis e oito agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária, divididos em oito viaturas, sob coordenação dos delegados Enio Tassi, Caroline Huber e Alessandra Siqueira.

Primeira fase
A primeira fase da Operação Consumo Seguro foi deflagrada em julho, sob coordenação do delegado Enio Tassi, com participação de 25policiais,tendo como alvo seis supermercados da cidade. Na ocasião, os gerentes de dois estabelecimentos foram presos em flagrante e o gerente de um terceiro chegou a ser conduzido à Delegacia para prestar esclarecimentos, mas foi liberado. A ação desta sexta-feira ocorreu em várias cidades do Estado e foi uma determinação do Departamento de Polícia do Interior (DPI).
O objetivo é coibir a venda de produtos impróprios para o consumo, bem como a receptação de carne sem procedência oriunda de abigeato. A ação resultou na apreensão de mais de 12 toneladas de carne imprópria para consumo e outros produtos sem procedência, como ovos, laticínios, embutidos e remédios. Também foram apreendidos revólveres, grande quantidade de munição e material utilizado em carneadas.
Foram fiscalizados mais de 120 estabelecimentos comerciais no interior do estado. A ação ocorreu nos municípios de Jaguarão, Marau, Panambi, Candelária, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Bagé, São Gabriel, Tramandaí, Osório, Capão da Canoa, Vacaria, Montenegro, Santo Augusto, Alegrete, Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Três Passos, Gramado, Canela, Lagoa Vermelha, Lajeado, Estrela e São Jerônimo Três estabelecimentos foram interditados e notificações para regularização foram expedidas pela Vigilância Sanitária.
De acordo com o diretor do Departamento de Polícias do Interior, delegado Fernando Antônio Sodré, esse tipo de operação é de extrema importância, pois mobilizou todas as regiões do interior, retirando grande quantidade de produtos impróprios para o consumo. O chefe de polícia, delegado Emerson Wendt, destaca que essa operação além de trazer benefícios para o consumidor e comerciantes que atendem as exigências legais, também busca inibir cada vez mais a prática do abigeato no estado, bem como o abate e venda clandestina desses produtos.

Odebrecht entrega doações para entidades assistenciais

Cerca de 700 quilos de alimentos não perecíveis foram doados para o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) e para a ONG SOS Mulher. As doações foram arrecadadas pelos funcionários com a adesão da comunidade, durante a realização da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovida pela concessionária de água e esgoto.
Um mural com mensagens de motivação, feito pelos servidores da empresa, também foi entregue para a CAPO. Orações, relatos pessoais sobre o desafios de enfrentar a doença, foram alguns exemplos dos recados colocados no mural.
“Todos podem fazer algo pelo outro. A diferença está entre querer, e de fato, fazer. Só realiza quem tem a capacidade de ter empatia pela dificuldade do outro. Ficamos muito felizes com essa iniciativa”, relata Margarete Argenta, presidente da CAPO. 
Eduardo Frediani, diretor da Odebrecht Ambiental, reforça a importância da população apoiar entidades como essas. “São pessoas que dedicam grande parte do seu tempo para auxiliar na melhoria de qualidade de vida de quem precisa. O trabalho feito por essas entidades é um exemplo de que podemos sempre fazer mais pelo próximo”, afirma. Com informações da Odebrecht.

Católicos encerram Ano Litúrgico

O último domingo (20) do Ano Litúrgico 2016, marcado pela Solenidade de Cristo Rei e o Encerramento do Ano Santo da Misericórdia, foi de oração, confraternização e lazer para os casais integrantes do Movimento Encontro de Pais com Cristo (EPC), de Uruguaiana.
O dia de recolhimento aconteceu no Centro de Formação Diocesano e reuniu diversos casais que puderam refletir sobre a importância do Movimento EPC na vida da família. O casal Arnildo e Marbel Bolson, do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), conduziu a primeira reflexão do encontro. À luz da passagem evangélica das Bodas de Caná (Jo 2,1-11), eles destacaram a importância de uma mudança nas famílias, onde cada uma é motivada a deixar Cristo transformar a água, muitas vezes estragada nos lares, em vinho novo. “A transformação da água em vinho novo, em nossas famílias, só é possível a partir do nosso esforço. Cristo faz a sua parte e nós o ajudamos”, comentaram.
Os casais também vivenciaram um momento forte de oração, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A Carmen Lúcia e o Serginho, do Movimento da Renovação Carismática, juntamente com o padre Jonison Mallmann, conduziram o instante.
A última reflexão do dia, apresentada pelo padre Evandro Carvalho, fez os integrantes do movimento pensarem sobre a necessidade de recordar o sentido do EPC em suas vidas e reacender os propósitos de participação. O encontro encerrou com a Santa Missa, convidando os casais a darem graças pelo domingo de retiro e fortalecerem a partir de agora a caminhada no movimento.
Com informações da Diocese de Uruguaiana.

Reajuste do Salário Mínimo e benefícios previdenciários será de 7,5%

Relatório preliminar da peça orçamentária de 2017, aprovado nesta quinta-feira (24) pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, prevê um reajuste de 7,5% nos benefícios previdenciários para o próximo ano, incluindo aqueles que correspondem ao piso (salário mínimo) e também o teto do Instituto Nacional do Seguro Social. O percentual de 7,5% corresponde à estimativa do governo para a inflação de 2016 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que serve de base para correção dos valores em 2017.
Com isso, o valor do benefício que equivale a um salário mínimo, atualmente em R$ 880, subiria para R$ 945,80 no próximo ano. Já o teto do INSS, ou seja, o valor máximo do benefício pago pela Previdência e que hoje está R$ 5.189,82, passaria para R$ 5.579,06.
Esses valores, porém, são preliminares. Pelas regras, o governo só é obrigado a reajustar os benefícios previdenciários pelo valor efetivo do INPC do ano anterior. O índice de 2016, porém, só será conhecido no começo de 2017.
Na semana passada, pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, realizada pelo Banco Central, apontou para um INPC um pouco menor, de 7,38% para este ano. Se confirmado, desobrigaria o governo de conceder o percentual de 7,5% estimado no relatório do orçamento.

Ônibus de Uruguaiana terão bilhetagem eletrônica

Daiany Mossi

Na quarta-feira foi realizada a apresentação do sistema de bilhetagem eletrônica que será utilizado no transporte coletivo urbano de Uruguaiana. A apresentação ocorreu no salão nobre da Prefeitura Municipal.
“O sistema de bilhetagem eletrônica que estamos implantando é o mesmo que opera, com sucesso, em muitas cidades brasileiras e no exterior. Ele utiliza tecnologia Mifare, que tem entre as principais vantagens, a facilidade de uso, a velocidade de processamento e segurança contra fraudes”, disse o prefeito Luiz Augusto Schneider.
Conforme Schneider, o sistema oferece mais segurança para funcionários e usuários. “Inteligente, prático e seguro, com ele é possível recuperar os créditos em caso de perda, roubo ou danos ao cartão. Permite mais agilidade no embarque, reduzindo o tempo de viagem. Além disso, o sistema garante o emprego dos cobradores, já que é ele quem continua dando o troco e sendo o fiscal dos cartões com restrições de uso”, finalizou.
Nos próximos dias, a Secretaria de Transporte estará trabalhando juntamente com a empresa responsável pelo sistema na adaptação da bilhetagem eletrônica.

AL aprova propostas de emenda ao Orçamento do Estado

Gabriela Barcellos
Os deputados que integram a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, da Assembleia Legislativa, aprovaram na quinta-feira, 24/11, o relatório do projeto de lei (PL 194/2016) relativo ao Orçamento Geral do Estado para 2017. Foram sete votos favoráveis e quatro contrários ao parecer do relator, deputado Marlon Santos (PDT). No texto, foram incluídas propostas nas áreas da Saúde e da Infraestrutura efetuadas pelos deputados que compõe a Bancada do PSDB.
O líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira explicou que o PSDB apresentou emendas ao Orçamento do Estado com base nas reivindicações das comunidades gaúchas solicitadas aos parlamentares no decorrer deste ano e ressaltou que as propostas apresentadas pelos tucanos não geraram receitas extras ao orçamento realista elaborado pelo governo do Estado.
O relatório do orçamento segue agora para votação em plenário na próxima terça-feira, 30/11.

Câmara se reuniu em João Arregui

Gabriela Barcellos

Atendendo a determinação do Regimento Interno, o Parlamento Uruguaianense se reuniu no interior do municipio nesta quinta-feira, 24/11. A sessão ordinária ocorreu na escola municipal de ensino fundamental Alceu Wamosy, na localidade de João Arregui.
De acordo com a casa legislativa, o objetivo da medida é aproximar a Câmara de Vereadores da comunidade, especialmente a do interior, que muitas vezes não possui condições de acompanhar as ações do Poder Legislativo, além de ouvir as demandas de cada uma das comunidades da zona rural e conferir de perto suas necessidades.
A sessão teve aprovação de requerimentos, discussão de projetos, apresentação de matérias e indicações, além de ter sido oportunizado aos moradores locais o uso da palavra para apresentação de demandas e reivindicações. Entre os medidos está a instalação de água encanada na sua propriedade. O assunto será tema de requerimento da Mesa Diretora.

Concessão à Aefro: Plenário derruba parecer e mantém tramitação de PL

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores concluiu na manhã de quinta-feira, 24/11, a sessão ordinária iniciada na terça-feira., 22/11, e que foi sobrestada por conta do projeto de lei 107/2016, que autoriza o município a conceder direito real de uso de área à Associação de Eventos da Fronteira Oeste (Aefro). A matéria recebeu parecer desfavorável da Comissão de Justiça e Redação. Porém, considerando o mérito do projeto, os vereadores decidiram sobrestar (suspender) a reunião antes de o parecer desfavorável ser votado em plenário para que o projeto não fosse arquivado, mas pudesse ser analisado pela Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul. No dia seguinte a comissão se reuniu com um representante da Aefro e com o procurador-geral do município, Mateus Henrique de Carvalho, a fim de esclarecer dúvidas a respeito do tema.
Já nessa quinta-feira, os vereadores votaram e derrubaram o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, encaminhando o projeto para apreciação da Comissão de Serviços Municipais.
A Comissão agora irá analisar o mérito do projeto e emitir  um parecer, que será votado em plenário.

Painel Ed.2688

Visual novo por causa nobre

Ontem, 25/11, a líder da Turminha mais querida do Brasil trocou seu famoso vestidinho vermelho por um laranja! A Dona da Rua não costuma mudar o seu incrível visual, mas o fez por uma causa para lá de especial. Mônica, que já é um exemplo de força para meninas e mulheres, se juntou à ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) na celebração do Dia Laranja. A participação da Mauricio de Sousa Produções faz parte do projeto #DonasdaRua, que visa trabalhar conceitos como a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades. A ação integra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres iniciados no último dia 20.

Aniversário

O médico cardiologista Fábio Marcanth da Mota comemora hoje, 26/11, mais um ano de vida. Um dos profissionais mais qualificados da área, Mota atua no Instituto de Cardiologia e já salvou muitas vidas.

Itinerante

Nesta segunda-feira, 22/11, o Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Unipampa realizou uma edição itinerante da Noite da Pecuária em Manoel Viana, com a presença de expressivo número de produtores, técnicos e estudantes. O tema foi o carrapato bovino, com palestras ministradas pelo médico veterinário Leandro Silva e o professor da Unipampa, Tiago Gallina.

Maturidade Ativa

Um grupo de 1,5 mil idosos de Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Borja, e Santana do Livramento participaram da XIII Convenção Maturidade Ativa Sesc. Ao longo de quatro dias (de 21 a 24), eles participaram de oficinas de grafitagem, paddle, bad minton, tecnologia, dança, pescaria, hidroginástica, música, futebol, tai chi chuan, entre outros, além de minitorneio de Beach Câmbio, bailes e apresentações culturais. A convenção ocorreu em Torres.

Baita
Neste Natal terá festão no Baita Bar. O Baita Natal da Galera começa às 23h59 do dia 24/12 e se estende até às 8h do Dia de Natal. A estrutura inclui pista, longe e bares. Djs tradicionais que animarão a festa com músicas com músicas para todos os gostos, do Pop ao Eletrônico, do Hip-hop ao Funk.

Agrinho I
Terminou ontem, 25/11, o prazo de inscrições de trabalhos para o 14º Programa Agrinho, do Serviço de Aprendizagem Rural do Estado (Senar RS). As escolas públicas cadastradas podem enviar suas produções através de postagem para a sede do Senar RS, em Porto Alegre. A expectativa é de que o montante de trabalhos alcance 7,5 mil, inscritos nas onze categorias disponíveis.

Agrinho II
Anualmente, é selecionado um tema para o projeto, que neste ano aborda a saúde. Dirigido a crianças e adolescentes no interior, o programa visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida.

Selo I
Os Correios encerram na próxima quarta-feira, 30/11, o prazo para recebimento de sugestões de selos postais para os anos de 2018 e 2019. As propostas que estiverem de acordo com os critérios definidos pela portaria 500/2005 do então Ministério das Comunicações serão encaminhadas à Comissão Filatélica Nacional, que definirá aquelas que serão transformadas em selos.

Selo II
Desde 2000, quando foi lançado o programa “Sua ideia pode virar selo”, os Correios têm recebido, em média, 1,3 mil sugestões por ano, a maioria delas destacando personalidades e datas comemorativas. Além desses, temas como cultura popular, fauna, flora, meio ambiente e turismo também podem ser sugeridos.

Selo III
A população em geral pode participar. É preciso preencher um cadastro disponível no site dos Correios (www.correios.com.br), clicando no banner “Sua ideia pode virar selo”.

Pecuária I
A pecuária de corte é o tema da próxima edição do projeto Noite da Pecuária, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que acontece no próximo dia cinco às 19h, no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril.

Pecuária II
O painel ‘Cenários para a pecuária de corte’ terá a palestra ‘Estratégia para as exportações do Rio Grande do Sul’, a cargo do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e ‘Cenário e perspectivas: situação atual e alternativas para a pecuária gaúcha’, a cargo do sócio e coordenador da Divisão Pecuária da Empresa Agroconsult’, Maurício Palma Nogueira.

Parque
Ocorreu ontem a audiência pública de apresentação do projeto executivo do Parque do Rio Uruguai. O evento foi às margens do Rio Uruguai, em uma tenda junto à Santinha.

Bingo!
Hoje, 26/11, a partir das 19h30min, acontece mais uma edição do tradicional Bingo Beneficente para o Setor de Nutrição do Hospital da Santa Casa de Caridade. Cada cartela custa R$ 7 e pode ser adquirida antecipadamente na Padaria Irmãos De Rosso (Santana esquina Treze de Maio). O evento acontece na sede do Lions Clube Uruguaiana Três Fronteiras.

Na praça
Entre os dias nove e onze acontece o Cidade na Praça. No primeiro dia a programação acontece das 19h às 22h e nos dez e onze, das 10h às 22h, na Praça da Esplanada da Estação. Vai rolar DJ, shows com artistas locais, brechós, gente bonita, gastronomia, literatura na rua, esporte, conscientização sobre o meio ambiente, segurança, espaço Zen, entre outros.

Ed. 2688 - Calote dos governos pode fechar Santa Casa

Clique aqui para ler a edição digital..
  1. Para sair desta maré
  2. Visual novo por causa nobre
  3. Baita
  4. Aniversário
  5. Itinerante
  6. Pecuária I
  7. Pecuária II
  8. Agrinho I
  9. Agrinho II
  10. Parque
  11. Maturidade Ativa
  12. Bingo!
  13. Selo I
  14. Selo II
  15. Selo III
  16. Na praça
  17. Inicia tramitação do PLC que institui Código de Ética
  18. Câmara se reuniu em João Arregui
  19. AL aprova propostas de emenda ao Orçamento do Estado
  20. Plenário derruba parecer e mantem tramitação de PL
  21. Ônibus de Uruguaiana terão bilhetagem eletrônica
  22. Reajuste do Salário Mínimo e benefícios previdenciários será de 7,5%
  23. Católicos encerram Ano Litúrgico
  24. Odebrecht entrega doações para entidades assistenciais
  25. Associados da Conexão Delta G comemoram resultados na primavera
  26. Farsul mantém cobrança por ações do Mapa em relação ao trigo
  27. Destaques HB 2016 serão conhecidos no dia nove
  28. ABHB convoca reunião da diretoria
  29. Polícia Civil deflagra Operação Consumo Seguro II
  30. Incêndio mata uma pessoa
  31. Mulher perde a vida após acidente na BR-290
  32. Uruguaianense executado com 15 tiros em Florianópolis
  33. Homem é preso por furto
  34. Cerimônia de encerramento do 8º Siepe premia 48 trabalhos
  35. Inscrições vão até o dia 2/12
  36. Professores discutem formas de implementar as ações do pacto
  37. Jornada Literária movimenta comunidade
  38. Manuella Antunes lança o livro do Diário Que Minha Mãe Não Leu
  39. Robin Hood ganha data de lançamento
  40. “Aquarius” disputa Oscar do cinema independente de melhor filme estrangeiro
  41. Mechas Californianas Para Cabelo Castanho
  42. Camila Pitanga volta ao nordeste após morte de Domingos Montagner
  43. Reprise de “Senhora do Destino” gera memes na web
  44. Casados! André Gonçalves conta que formalizou a união com Winits