domingo, 18 de setembro de 2016

Unipampa diploma quase 100 formandos em Alegrete e Uruguaiana


Por Tamíris da Rosa

No último final de semana, 09 e 10, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou mais um bloco de formaturas. Quase 100 alunos dos Campi Alegrete e Uruguaiana colaram grau na oportunidade. Em Alegrete, a cerimônia diplomou 29, na sexta-feira, 09 de setembro. No sábado, 10 de setembro, foram 68 formandos do Campus Uruguaiana.

Campus Alegrete
A noite de sexta-feira, 09, foi de muita emoção no Clube Juventude onde aconteceu a solenidade de formatura dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Software do Campus Alegrete. Aproximadamente 400 pessoas prestigiaram o evento.
Participaram da cerimônia: reitor da Unipampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, o vice-reitor da instituição Maurício Aires Vieira, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Howes Carpes, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha (IFF) – representando a reitora do IFF, Carla Camerlato Jardim – Nidia Heringer, a diretora do Campus Alegrete, Márcia Cristina Cera, a diretora do Campus Alegrete do IFF, Ana Paula da Silveira Ribeiro, o coordenador acadêmico do Campus Alegrete, Claudio Schepeke, a coordenação de cada curso, assim como patronos, paraninfos, professores e técnico-administrativos em educação homenageados, autoridades, familiares e amigos dos formandos.
A diretora do Campus Alegrete, Márcia Cristina Cera, abriu a cerimônia parabenizando os formandos e seus familiares pela conquista.
Em seu discurso, a diretora do Campus Alegrete do Instituto Federal Farroupilha (IFF), professora Ana Paula da Silveira Ribeiro, falou sobre a satisfação de realizar um curso interinstitucional em uma parceria com a Unipampa. ”O bacharelado em Engenharia Agrícola é o primeiro curso superior interinstitucional do Brasil que articula um projeto pedagógico único a ser desenvolvido pelas nossas instituições, alicerçado na cooperação, compartilhamento e trabalho em equipe desvelando as múltiplas oportunidades construídas entre um Instituto Federal e uma Universidade”, falou ela.
Após o discurso da diretora, houve o juramento de cada curso e a chamada nominal para outorga de grau e recebimento do diploma por cada aluno. Na sequência, os oradores e paraninfos de cada turma aproveitaram para fazer seus discursos.
A paraninfa do curso de Engenharia Civil, Adriana Gindri Salbego, parabenizou os formandos e recordou as dificuldades que todos passaram para conquistar o diploma. “Lembrem-se que vocês carregarão para sempre a bandeira da Unipampa perante a sociedade. E lutar pela Unipampa é tarefa de todos nós, professores, alunos, funcionários, familiares e sociedade em geral”, frisou a professora.
O orador da turma de Engenharia Mecânica, Eduardo Almeida Porto, ressaltou a importância dos professores para tornar o curso o segundo melhor do Brasil, abaixo somente do conceituado Instituto Militar de Engenharia (IME). Ele ainda finalizou: “Parabéns a todos nós que encaramos todas as adversidades. Quando se nasce pobre, ser estudioso é o maior ato de rebeldia contra o sistema, é através do estudo que se abrem portas para conhecermos novas pessoas e lugares, e termos uma vida digna com a profissão escolhida”.

Campus Uruguaiana
O Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa recebeu quase 800 pessoas, no sábado, 10, para duas solenidades de colação de grau do Campus Uruguaiana. Às 16h foi realizada a cerimônia dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Licenciatura em Ciências da Natureza. Os cursos de Educação Física, Medicina Veterinária e Tecnologia em Aquicultura colaram graus às 20h. No total foram 68 formandos entre as duas solenidades.
Participaram da cerimônia: o reitor da Unipampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, o vice-reitor da instituição Maurício Aires Vieira, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Howes Carpes, o diretor do Campus Uruguaina, João Cleber Theodoro de Andrade, coordenador acadêmico do Campus, Michel Mansur Machado.
A cerimônia foi aberta pelo diretor do Campus Uruguaiana que parabenizou os estudantes, familiares e falou sobre a instituição. “A Unipampa, senhores e senhoras, nasceu em 2006, em 10 cidades do Rio Grande do Sul, forjada na certeza de que a educação pode transformar realidades”, relatou ele.
“Vocês são professoras agora. Protejam-se do pensamento fácil, do lugar comum, da aceitação de um futuro de conformismo. Pratiquem a ética no fazer docente”, aconselhou a paraninfa da turma, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann.
O discurso dos oradores do curso de Medicina Veterinária foi permeado de emoções e de agradecimento aos colegas, familiares e professores que participaram dessa jornada. “Hoje se encerra um importante ciclo em nossas vidas. O tempo passou e, em cinco anos, adquirimos uma bagagem intelectual que nos tornaram médicos veterinários”, comemorou o novo profissional.

Demanda por raças sintéticas deve puxar vendas na primavera

Após a Expointer, as atenções dos pecuaristas do Rio Grande do Sul se voltam para a tradicional temporada de primavera da pecuária gaúcha. A expectativa é positiva para este ano nas vendas de reprodutores. No ano passado, conforme dados do Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindiler/RS), o faturamento dos leilões realizados foi de R$ 75,12 milhões.
Segundo o leiloeiro rural e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, a perspectiva para as vendas que já iniciam na segunda quinzena de setembro é otimista. Salienta especialmente a busca pelas raças sintéticas, como Braford e Brangus, que vem atraindo compradores principalmente do centro do país, que buscam na genética gaúcha o melhoramento dos rebanhos. “Se nota uma busca acentuada pelos sintéticos, com uma demanda maior. Já nas britânicas esperamos uma procura maior pelo Angus”, observa.
Para Silva, o mais importante no período de vendas será a liquidez na comercialização da oferta que será colocada em pista. Quanto às médias, o diretor da Trajano Silva Remates avalia que deverão ser entre 10% e 15% menores, independente da raça. “Quem tiver qualidade vai vender tudo, mas comparando com o ano passado, acreditamos que as médias serão menores”, ressalta.
Com informações da Agroeffective.

Desenvolvimento Territorial do Pampa: Sustentabilidade da produção de soja é tema de seminário

Gabriela Barcellos

Entre os dias 22 e 23 de setembro acontece o I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa, em Santana do Livramento. Estará em debate a sustentabilidade da produção de soja.
A programação conta com quatro mesas redondas que tratarão de questões relacionadas ao agronegócio da soja e seus impactos no Pampa, políticas públicas e modelos de produção, e sobre o posicionamento das instituições, incluindo movimentos sociais e do campo.
Entre os debatedores estão professores universitários, representantes de cooperativas, associações e movimentos, além de profissionais que atuam em órgãos ligados ao tema, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet). Membros de instituições uruguaias também participarão dos debates.
O Seminário é organizado em parceria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidad de La República Uruguay, Nedet/Pampa, Cooperforte, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda. (Coptec), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Banrisul e Plan Agropecuário.