quarta-feira, 27 de julho de 2016

Ed. 2636 - Flanelinha indiciado por homicídio triplamente qualificado

Leia a edição digital.
  1. Uma afronta ao Congresso
  2. Sobrando vagas...
  3. Clínica de Ciclismo
  4. Vida longa
  5. Vagas no SINE
  6. NFG
  7. Noite da Pecuária I
  8. Noite da Pecuária II
  9. Horário
  10. Nasceu
  11. Ovinos
  12. Emprego
  13. Justiça
  14. Inimigo
  15. Polícia
  16. Asfalto
  17. Políticos condenados por improbidade administrativa podem ser candidatos?
  18. Afonso Motta em Uruguaiana hoje
  19. Sistema de candidaturas já está disponível
  20. Juventude dos anos 80 é convocada para campanha das hepatites virais
  21. Detran diz que comunidade não terá prejuízos
  22. Prefeitura assina convênio para Carnaval 2017
  23. Grupo Azul busca ajuda da comunidade
  24. ABCCC divulga chapas inscritas na disputa pela presidência
  25. Embrapa lança hotsite Código Florestal
  26. Inscrições para as provas da Expointer vão até 15 de agosto
  27. Brasil fecha entendimento com a UE para exportar mais
  28. “Jô” indiciado por homicídio triplamente qualificado
  29. Homem flagrado descarregando lixo na beira do Rio
  30. Prisão I
  31. Prisão II
  32. Prisão III
  33. Apreensão
  34. Assalto
  35. Arrombamento I
  36. Arrombamento II
  37. Furto
  38. Abigeato
  39. Reitores de novas Universidades discutem tratamento diferenciado em audiência no MEC
  40. Colações de grau diplomarão mais de 300 novos profissionais
  41. Matrículas da segunda chamada do ProUni devem ser feitas até sexta-feira
  42. Estudantes maristas participam de intercâmbio
  43. Em agosto tem Grupo Tholl
  44. Último filme ‘Divergente’ pode ser lançado direto na TV
  45. Livro conta história de rapaz que consegue calcular números de sorteios
  46. Novo filme mostra ‘Tarzan’ em um contexto inédito
  47. Paris Filmes confirma lançamento no Brasil
  48. Plantas Venenosas
  49. Fiz lipo e no outro dia estava fazendo show’, diz Ludmilla
  50. Malhação
  51. Êta Mundo Bom
  52. Haja Coração
  53. Velho Chico
  54. SBT contrata Mamma Bruschetta e sonda Leão Lobo
  55. André Marques aparece de coquinho e fãs comentam: ‘Imitando o Wesley Safadão’

190 em ação

Furto de veículo
Uma motocicleta YBR 125 placa INI 9522 foi furtada das proximidades do Terminal de Ônibus por volta de 7h30min da última sexta-feira, 22/7.

Morte
Uma mulher registrou a morte de sua mãe na Polícia Civil. Ela contou que a senhora de 77 anos passou mal e foi levada ao pronto socorro com a pressão arterial alta. No PS, foi medicada apenas com Buscopan e liberada. Pouco depois, já em casa, passou mal novamente e morreu antes da chegada do Samu.

Prisão
Márcio André Lima de Ortiz foi capturado pela Brigada Militar. Ele estava foragido da Justiça e, depois de passar por exames na Santa Casa de Caridade e ser apresentado na Delegacia de Polícia, foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), onde cumprirá sua pena de cinco anos.

Ameaça
Uma moça registrou uma ocorrência contra os donos de uma sapataria. Ela contou que deixou uma bota para consertar e que a mesma foi extraviada. Ao reclamar, foi informada pelos donos que não iriam lhe devolver o produto e que procurasse seus direitos. Ela contou ainda que se sentiu ameaçava, visto que os donos estavam armados com facas.

Fotos íntimas
Uma mulher registrou ocorrência depois que um envelope com cópias de fotos íntimas suas, furtadas acerca de 30 anos, foi enviado para seu filho. O material também teria sido postado em redes sociais, por um filho de seu falecido marido, na intenção de denegrir sua imagem.

Flagrante
Um homem foi preso em flagrante por furto qualificado depois de arrombar um veículo e furtar uma furadeira e uma lanterna. Ele foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Formatura
A comissão de formatura do curso de técnico em enfermagem do Senac registrou ocorrência policial contra uma aluna, contando que a moça havia se oferecido para emprestar sua conta pessoal em um banco para depósito dos valores arrecadados pelo grupo para a formatura. No entanto, após a troca de componentes da referida comissão, foi solicitado o repasse dos valores, cerca de R$ 800, que vem sendo dificultado pela aluna. A ocorrência foi registrada como apropriação indébita.

Assalto I
Uma mulher foi assaltada na Rua Ramão Prunes de Oliveira por dois homens armados. Ela teve o telefone celular roubado.

Assalto II
Uma mulher teve o telefone celular roubado em um assalto na Rua XV de Novembro. Ela contou que foi abordada por dois homens armados, que estavam a pé.

Assalto III
Um rapaz também foi assaltado por dois indivíduos a pé, armados com um revólver. Ele teve o telefone celular roubado.

Adolescente apreendido por tentativa de homicídio

Gabriela Barcellos

Um rapaz de 21 anos sofreu uma tentativa de homicídio na noite de sexta-feira, 22/7, na Rua Adir Mascia, bairro Cabo Luiz Quevedo. Fabrício Dias, que possui várias passagens pela polícia e apontado como membro de um bonde que atua na região, foi alvo de disparos de arma de fogo. No entanto, conseguiu escapar sem ferimentos.
O autor do crime é A.H.F.S. de 17 anos. Ele não possuía passagens pela polícia e, de acordo com o delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), não há indícios de que faça parte de algum bonde.
Ainda assim, ele foi apreendido em flagrante ainda na sexta-feira, e está recolhido à Fundação Case.

DPCA cumpre buscas próximo ao Aeroporto


Gabriela Barcellos

Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em residências localizadas em bairros próximos ao Aeroporto Internacional Ruben Berta. A ação aconteceu na tarde de ontem, 25/7, e foi coordenada pelo delegado Enio Tassi. O objetivo foi encontrar e apreender armas de fogo e munição. No entanto, nada foi encontrado em nenhuma das residências alvo dos mandados.
Os mandados de busca e apreensão foram solicitados depois de indícios da existência de um bonde, uma gangue formada em sua grande maioria por adolescentes, atuando na região.

Acidente deixa vigilante gravemente ferido


Gabriela Barcellos

Um acidente no KM 582 da BR 472 deixou um homem gravemente ferido na manhã de domingo, 24/7, por volta de 7h. Érico Giovani Cardoso da Rosa, de 28 anos, voltava do trabalho de vigilante, de motocicleta, quando foi atingido por um veículo Celta conduzido por Luís Alberto Rosso, depois que este tentou ultrapassar um veículo do Exército Brasileiro, chocando-se frontalmente com a motocicleta. Érico foi socorrido inicialmente pelos militares do Exército Brasileiro e posteriormente encaminhado ao Hospital Santa Casa de Caridade, em estado grave.
Alberto fugiu do local do acidente, mas acabou capturado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem, que não possui carteira de habilitação, foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo, e trazido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A delegada de polícia de plantão, Caroline Huber, determinou o registro de ocorrência simples e liberou o acusado pouco depois. Ele irá responder lesão corporal culposa e por conduzir veiculo automotor sem carteira nacional de habilitação. Este, aliás, não é o primeiro fato desta natureza envolvendo Alberto. Ele já responde por crimes semelhantes depois de fugir de um acidente a cerca de um quilometro deste local, no dia 26 de julho de 2015.

Porte ilegal
No local, o Exército encontrou um revólver calibre 38 municiado. A arma estava caída próximo à motocicleta da vítima e foi apreendida. Érico Giovani Cardoso da Rosa permanece internado na Santa Casa de Caridade, em estado grave.

Menores são apreendidos depois de assaltar Bar do Reci


Gabriela Barcellos

Dois adolescentes foram apreendidos em flagrante depois de assaltar um estabelecimento comercial na Rua Eustáquio Ormazabal.
O assalto ocorreu por volta de 17h30min. Os dois adolescentes, identificados como C.A.C.M. de 17 anos, e L.M.O.J. de 16 anos, entraram no estabelecimento, o Bar do Reci, armados e roubaram quatro carteiras de cigarro e $ 86,50 pesos argentinos.
Tao logo saíram do local, os dois foram perseguidos por populares. Ao perceber a situação, a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), que fazia patrulhamento na região, abordou os dois adolescentes, já na Rua Iris Valls, entre Dr. Maia e Júlio de Castilhos. Com eles, além dos cigarros e do dinheiro roubados – que estavam em uma mochila – foram encontrados um revolver calibre 22 com numeração raspada, uma espingarda calibre 28, sete munições intactas.
Os guardas os encaminharam ao plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a delegada de plantão, Caroline Huber, os autuou em flagrante delito. Eles estão recolhidos à Fundação Case.

Freio de Ouro: Novo modelo no circuito de classificatórias eleva nível das provas

Rejane Costa/AgroEffective

O ciclo de classificatórias para a grande final do Freio de Ouro 2016 foi considerado positivo pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A temporada que teve início em abril e se encerrou em 24 de julho, contou com dez classificatórias, portanto, uma redução no número de semifinais, que antes contava com 12 etapas. A quantidade de finalistas foi mantida e, no total, foram classificados 48 machos e 48 fêmeas.
Para o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Luis Rodolfo Machado, a diminuição no número de classificatórias com o aumento na participação de concorrentes, elevou a competitividade e, consequentemente, o nível das provas. “As médias dos animais e as provas foram muito boas e isso também se deve à uma maior concentração de animais”, afirma.
Machado ainda salienta que as classificatórias Aberta de Esteio e Bocal de Ouro que definiram, cada uma, 16 animais, foram grandes eventos, muito qualificados, e contribuíram para reduzir os custos para o criador. “Ao passarem oito animais para a final do Freio de Ouro em uma classificatória, ficou mais econômico para o criador que não precisou gastar com mais uma etapa”, explica.
O dirigente da ABCCC destaca que, como todos os anos, estão chegando à final do Freio de Ouro animais excepcionais e competitivos que demonstram desempenho e chance de chegar ao título, o que deve mais uma vez apresentar uma final emocionante e acirrada. “As classificatórias já nos mostraram o excelente nível dos competidores”, salienta.
O ranking final dos finalistas do Freio de Ouro 2016, com a listagem de animais classificados que podem se inscrever para a decisão na Expointer, já está publicada e pode ser acessada no endereço www.abccc.com.br. As inscrições para a final vão até o dia 15 de agosto, no site da entidade. A final ocorre de 25 a 28 de agosto, no primeiro final de semana da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Contratação de crédito rural chegou a R$ 150 bi na safra 2015/2016

Gabriela Barcellos

A secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou na última sexta-feira, 22/7, dados referentes a créditos de custeio, comercialização e investimento na safra 2015/2016, que se encerrou no último dia 30. Os médios e grandes produtores rurais tomaram empréstimos de R$ 150 bilhões. O montante, segundo o órgão, é 2,6%% superior ao do ciclo anterior. “Os números mostram que o produtor continua acreditando que o financiamento com o apoio do governo é importante para o desenvolvimento da agropecuária”, ressaltou o secretário da SPA, Neri Geller. Os R$ 150 bilhões correspondem a 80% do total de recursos programados para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da temporada, de R$ 187,7 bilhões. 
As operações de custeio e comercialização da agricultura empresarial totalizaram R$ 117,3 bilhões, 100% do montante programado para o ciclo. Do total, R$ 97,4 bilhões foram contratados a juros controlados (entre 8,75% e 7,75% ao ano). Já os financiamentos a juros livres chegaram a R$ 19,9 bilhões, sendo 69% provenientes das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA’s). Os empréstimos para comercialização somaram R$ 26,8 bilhões, sendo a Região Sudeste tomadora de 44% do total, seguida da Região Sul (39%).
Os financiamentos na modalidade de custeio somaram R$ 90,4 bilhões, conforme o Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), do Banco Central. Os bancos públicos lideraram as aplicações (R$ 59,2 bilhões), bancos privados alcançaram R$ 20 bilhões e as cooperativas de crédito, R$ 11,2 bilhões. Dos R$ 150 milhões contratados no PAP, R$ 5,4 bilhões foram aplicados pelas agroindústrias.

Investimento
O crédito de investimento somou R$ 27 bilhões contra R$ 38,3 bilhões da temporada anterior, com recuo de 29%. A redução nesta modalidade já havia sido prevista no lançamento do PAP 2015/2016, que priorizou o custeio. 
De acordo com o Sicor, foram realizadas 151,3 mil operações em investimento e 27,3 mil em comercialização. Mas a maioria das operações foi registrada na modalidade de custeio (464,8 mil).

Confira programação Crioula na Expointer


Gabriela Barcellos

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) já está com a programação da raça na 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) concluída. A participação inicia no dia 24 de agosto e se estende até o último dia de feira, 4/9.
Neste ano, o evento será realizada de 27 de agosto a quatro de setembro, no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, no Rio Grande do Sul. É considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina.

24/8
Ao meio dia, termina a entrada dos animais do Freio de Ouro. Das 14h às 19h acontecem os exames de admissão. Já às 21h, está programado o Leilão entre Amigos y Criollos, da Cabanha do Barulho e Gravatá, a cargo da Trajano Silva Remates;
Às 22h encerra a entrada dos animais da Morfologia.

25/8
8h30min acontece a Morfologia do Freio de Ouro para as fêmeas; às 13h30min é a vez dos machos; das 18h às 20h acontece o exame de admissão da Morfologia. Já às 21h acontece o Leilão Estância Vendramin, também a cargo da Trajano Silva Remates.

26/8
7h And./Figura/VSP/Esb. (fêmeas) e 12h15min é a vez dos machos. Às 21h, acontece o remate BT a Marca da Função, a cargo das leiloeiras Premier e Tellechea e Bastos Leilões.

27/8
8h Prova de Mangueira - 1ª fase (fêmeas e machos); 14h Prova de Campo - 1ª fase (fêmeas e machos); 21h Remate anual Cabanha Santa Angélica, por conta da Trajano Silva Remates.

28/8
12h30min acontece a Solenidade de abertura do Freio de Ouro; às 13h acontece a Prova de Mangueira - etapa final do Freio de Ouro; às 14h45min a Prova Bayard/Sarmento; 15h30min Prova de Campo – finalistas; às 17h acontece a Entrega de prêmios - Freio de Ouro e às 21h acontece o Remate Reconquista Agropecuária, a cargo da Premier e Tellechea e Bastos Leilões.

29/8
8h30min acontece o Julgamento Morfológico, que continua às 14h; às 18h tem Assembleia Ordinária e às 21h o Remate Cabanhas da Maior e Boa Vista, por conta da Trajano Silva Remates.

30/8
8h30min continua o julgamento Morfológico; às 13h30min acontece o Julgamento Morfológico de campeonatos e grandes campeonatos; para as 18h está marcada a Entrega de prêmios e, às 21h o Remate Cabanha Maufer, por conta da (Trajano Silva Remates.

31/8
Às 9h tem Assembleia - Pista G (Pleito Eleitoral); às 21h acontece o Leilão Carapuça, Ribeirão Bonito e Convidados, por conta da Parceria Leilões.

1/9
7h acontece a Identificação e entrega de coletes para a Final Nacional de Paleteada, que começa às 8h e continua às 13h30min.

2/9
Às 8h acontece a Fase Final da Final Nacional de Paleteada; às 13h acontece a Final Nacional do Movimiento a La Rienda; das 15h às 19h acontece a Entrega de coletes - Inf/Juv/Asp.

3/9
8h Freio Jovem - And./Figura/VSP-Esb - Inf/Juv/Asp; 10h Inauguração oficial da Expointer; 14h Freio Jovem - Mangueira - Inf/Juv/Asp; 16h Freio Jovem - Campo - Inf/Juv/Asp.

4/9
Às 9h acontece a Fase Final Freio Jovem - Mangueira/Bay-Sar - Inf/Juv/Asp.

Banrisul autoriza renegociação de dívidas dos arrozeiros: Federarroz recomenda que produtores procurem agências para encaminhar os pedidos


Nestor Tipa Júnior

Os produtores de arroz que possuem seus financiamentos com o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e que foram atingidos pelos problemas climáticos na última safra podem renegociar seus financiamentos. A definição que autoriza renegociação foi firmada em reunião na sexta-feira, 22/7, entre a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Superintendência de Agronegócios do banco.
A indicação, a partir de agora conforme o diretor executivo da Federarroz, Anderson Belloli, é de que os produtores procurem as agências bancárias de forma a efetuar as renegociações dentro das normas estabelecidas pela resolução número 4.504, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no final do mês de junho. “O produtor precisa buscar as agências para concretizar as renegociações. Mesmo aqueles produtores que tem parcelas vencidas de junho e de julho devem buscar as agências para a realização das negociações”, salienta.
Também na semana passada, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) autorizou, por meio de circular, que os agentes de fomento e bancos públicos e privados efetivem as negociações das parcelas de investimento de produtores de arroz. Sem a normativa, muitos agentes não estavam cumprindo a resolução aprovada pelo CMN. Os arrozeiros que tiverem dificuldades com as negociações podem procurar a Federarroz para esclarecimentos.

Novo prazo para trabalhador sacar PIS/Pasep começa dia 28

Um novo prazo para os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 terá início na próxima quinta-feira (28). O período de saque será de um mês e termina no dia 31 de agosto, informou hoje (25) o Ministério do Trabalho.
PIS/Pasep é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que são contribuições sociais devida pelas empresas.
A prorrogação para os trabalhadores que perderam o prazo foi anunciada no início do mês pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Na ocasião, ele destacou que mais de 1 milhão de trabalhadores perderam o prazo, encerrado no fim de junho. A expectativa é que mais de R$ 800 milhões sejam injetados na economia neste ano caso todos os trabalhadores que têm o direito ao abono PIS/Pasep ano-base 2014 saquem os valores liberados.
No mesmo dia, também começa a ser pago o abono, ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício neste ano (2016) e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento. 
Com informações da Agência Brasil.

Estagiários continuam sem receber


Daiany Mossi

Os estagiários da Prefeitura de Uruguaiana continuam sem receber. Conforme o prefeito Luiz Augusto Schneider, o Município enfrenta sérias dificuldades para cumprir o pagamento, devido à ordem judicial que prioriza a folha de pagamento dos funcionários públicos. 
Na sexta-feira, a Prefeitura pagou os salários dos estagiários da Saúde e da Educação. Os demais continuam sem receber. 
A Prefeitura deve os salários referentes aos dois últimos meses. A promessa é de que até amanhã, quarta-feira, os valores sejam repassados aos jovens.

Simers lança site para votar os desejos para a saúde

Uma iniciativa que une tecnologia e participação dos profissionais da saúde e sociedade é a aposta do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para motivar os gaúchos a pautar os problemas da saúde e cobrar soluções dos candidatos que vão disputar as prefeituras na eleição de 2016. O Simers lançou a campanha Desejos para Saúde, que terá uma plataforma digital para que a população possa “votar” nos três principais anseios para melhorar a qualidade da saúde no Estado. 
Pelo site www.desejosparasaude.com.br, a população poderá fazer suas escolhas. As votações podem ser feitas até 30 de agosto e as pessoas poderão votar mais de uma vez e em mais de um município. Com informações do Simers.

Repasses à Santa Casa: Estado ainda não cumpriu ordem judicial


Daiany Mossi

A Liminar deferida na semana passada pela Justiça de Uruguaiana determinando que o Estado do Rio Grande do Sul realizasse o pagamento de R$ 2,065 milhões referentes aos repasses dos meses de abril, maio e junho deste ano à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana ainda não foi cumprida. 
Na Liminar, a Justiça determinou que o repasse fosse feito até 48 horas após a comunicação da decisão ao Estado. Conforme a Santa Casa, até o momento nenhum valor foi depositado. 
Na Liminar, a Justiça também determina que o Estado do Rio Grande do Sul cumpra com o pagamento das parcelas mensais constantes no contrato lavrado com a Santa Casa de Caridade, sob pena de bloqueio. 
A falta de repasses por parte do Estado, entre outras coisas, impossibilita o pagamento dos salários dos funcionários. 
Segundo eles, trabalhar no hospital está a cada dia mais complicado, já que os salários atrasam com frequência e não há material adequado para se trabalhar. “Não podemos fazer um compromisso junto a um banco, por exemplo, pois nunca sabemos o dia, o mês e quanto vamos receber. A situação é desesperadora”, disse a funcionária da Santa Casa. 
Conforme a Santa Casa, não há previsão de pagamento.

Farmacêuticos sob pressão de médicos

Daiany Mossi

Farmacêuticos de Uruguaiana relatam o assédio, por parte de alguns médicos contra a venda de medicamentos genéricos. 
Conforme um dos profissionais ouvidos pela nossa reportagem, os médicos prescrevem remédios de laboratórios específicos e, quando é fornecido um medicamento genérico a pedido do paciente, ameaçam o farmacêutico que autorizou a substituição. “O cliente sai insatisfeito, pois as vezes não temos aquela marca. Ouvimos de alguns deles a explicação que o médico relatou no consultório, que precisava ser aquele medicamento de referência, e não o genérico. Em outras oportunidades, somos nos que ouvimos isso dos médicos”, disse o farmacêutico.
De acordo com a farmacêutica da Vigilância Sanitária Municipal, Raqueli Bitencourt, todo o medicamento de referência pode ser trocado por um genérico. Essa troca só não pode ser feita por um similar. “O farmacêutico tem plena autonomia para substituir o remédio de referência pelo genérico”, disse Raqueli.
A farmacêutica destaca que há alguns anos, foram feitos registros semelhantes em Uruguaiana, quando receitas eram, inclusive, etiquetadas por médicos com a marca do laboratório. “Quando os surgiram os genéricos, denúncias semelhantes foram registradas. Hoje em dia, o farmacêutico pode, e deve, trabalhar com autonomia”, finalizou. 
Em casos semelhantes, o farmacêutico ou paciente pode denunciar o médico. 
Já o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Roberto Canquerin, os farmacêuticos estão preparadas para a prática da intercambialidade, ou seja, a troca de medicamentos. “O ideal seria que o médico receitasse o princípio ativo ao paciente. Mas como isso não ocorre, o farmacêutico pode mudar o produto de referência para o genérico. Infelizmente, ainda existe uma campanha da indústria farmacêutica contra o genérico e por isso, ainda temos essas situações”, finalizou.
Procurado por nossa reportagem, o delegado do Cremers em Uruguaiana, Jorge Hecker Kappel, informou que se manifestaria posteriormente. Já o Simers/RS se manifestará através de nota à Imprensa.

Eleições 2016: Convenções definem os nomes do pleito de outubro

Ronnie Mello, com Brasil Carús de vice, é o candidato do PP; Schneider, ainda sem vice, busca a reeleição; Mauro Brum, agora pelo PMDB, “bota fé” na Prefeitura com o reverendo “Bispo Padovan” de vice.


Gabriela Barcellos

A última semana foi de decisão para os partidos políticos no município. A maioria das agremiações realizou suas convenções municipais entre sexta-feira, 22/7, e domingo, 24/7, a fim de definir os nomes de concorrerão a Prefeitura e ainda às onze vagas no Poder Legislativo.

Ronnie Mello
Partido Social Democrático (PSD), e Partido Progressista (PP) realizando suas convenções na sexta-feira, às 19h e 20h respectivamente, no Clube Naval. Na última, Ronnie Mello (PP) foi confirmado como nome a disputar a Prefeitura, tendo como vice o ex-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús (PSD). Os dois terão ainda o apoio do Partido Verde (PV), Partido Trabalhista Nacional (PTN), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da Republica (PR) e Partido Popular Socialista (PPS). No entanto, a nominada de candidatos à vereança está sendo mantida em segredo por todos os partidos que compõem a coligação.

Schneider
Já o partido do governo, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) se reuniram no ninho tucano, por volta de 9h de domingo, 24/7, e encerram as atividades da convenção por volta de 13h, com Luiz Augusto Schneider confirmado como candidato a reeleição, com apoio do Democratas (DEM) e, pasmem, sem um nome para concorrer a vice-prefeito. Embora os rumores de que o vereador Gilberto Risso (DEM) ocuparia a vaga, o presidente do Democratas no município, Marcelo Ribeiro, diz que o acerto com o PSDB é de que os tucanos indicarão também o vice-prefeito. Ribeiro comentou a aprovação da coligação durante a convenção. “Essa coligação não visa chegar ao poder, não visa ocupar cargos. A decisão de coligar com o PSDB ocorreu porque acreditamos que esta seja a melhor opção, porque queremos continuar lutando por uma Uruguaiana melhor”, disse. Já o ex-prefeito Eloy Trojan, que preside o PSDB lembrou que este o quarto pleito em que as duas agremiações fecham coligação e se disse satisfeito com o resultado da convenção. Segundo ele, uma reunião com os membros da diretoria de ambos os partidos definirá o candidato à vice nos próximos dias. Quanto a nominata que concorrerá a uma cadeira na Câmara, Trojan destacou a qualidade. “Temos nomes muito capazes, realmente preparados para fazer o melhor por nosso município”, diz.

PSDB
Foram aprovados para concorrer ao cargo de vereador pelo PSDB: Carmelo Madeira (45007); Clemente Correa (45.190); Francisco ‘Kiko’ Barbará (45.700); Luiz Fernando Franco Malfussi (45.123); Jeronimo Rocha (45.888); Manoel de Lima (45.065); Maurício Aguirre (45.678); Paulo Henrique Fernandes Inda (45.130); Read Barakat (45.045); Rogério de Moraes (45.666); Wagner Mano Gas (45.777); Cleria Martins (45.999); Katia Castelhano (45.005); Neraí Santos Kauffman (45.009); Paula Cristiane Nunes (45.789); Gládis Cardoso (45.357); e Marcielly Guterres de Carvalho (45.864).

DEM
Já o DEM será representado por: Eric Lins Grilo (25.555); Jorge Aurélio Alves Quirino (25.025); Wolfam Antonio Ruiz Dias Trindade (25.777); João André Gomes (25.000); Wagner Rios (25.123); e Maria Letícia Maldonado Segabinazi (25.333).

Mauro Brum
O Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e Partido Ecológico Nacional (PEN), se reuniram na noite de sábado, 23/7, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Patrulha do Oeste, em uma única convenção, que mobilizou mais de 1,2 mil pessoas. O ex-vereador e candidato a prefeito em 2012 pelo PP, disputará novamente o cargo, desta vez pelo PMDB. O reverendo Adnildo Padovan (PSC), conhecido como Bispo Padovan, será o candidato à vice.
A coligação tem o maior número de candidatos ao cargo de vereador, mas embora tenha divulgado sua nominata, não divulgou o número que deverá ser usado por cada um dos pré-candidatos.

PMDB/PROS
Concorrerão: Dudu do Samba; Henrique Toledo; Roberval Azevedo; Oneide Mombaque; Vilson Brites (Cabrito); Fabiano Garcia; Solon Júnior; Aldo Moreira; Tio Luiz; Marco Pavin; Rafael Alves; Zeca Sarquis; Estevão; Inspetor Mezadri; Sonia Petry; Lucia de Lima; Professora Vera Lucia; Vera Falcão; Regina Moraes; Rubia Ortiz; Professora Teresinha Lucena e Moacir Carrion.

PDT/PSB/PCdoB
A coligação terá como candidatos: Marcelo Lemos; Pedrinho Benites; Alvaro Martinez; Claudio da Borracharia; Claudinha; Professor José Luís; Caio Silva; Armando Medina Falcão; Carlinhos Homero; Pooxiane Polano; Vivian Silva; Fernanda Casa Rosa; Marina Gonçalves; Joelma Ortiz; Everton Maninho; Amilton Gomes; Diego Cabirita Moreira; Guilherme Maia; Papudo Taxista; Salino; Mare Toledo e Verinha da Cidade Nova.

PSC/PSDC/PEN
Serão candidatos: Paulinho Gonçalves; Pastor Weis; Pastor Claudemir Lemos; Victor Aimon; Pastor Isaias Pires; Pastor Dener Medina; Pastor Eliel Bernini; Claudiomiro Menna Barreto; Rodrigo dos Santos; Pastor José Carlos; Ana Pereira; Pastora Neiva Montanha; Lori Doces; Catarina Padão; Teresinha Cardoso; Pastora Denise Guites; e Jucemar Nunes Camoretto.
Apesar da aprovação em convenção, os nomes ainda não podem ser considerados como candidatos, permanecendo como pré-candidatos até a homologação de suas candidaturas pela Justiça Eleitoral.

Painel Ed.2635

Que Baita Troço!
O Baita Bar realizou neste sábado, 23/7, a segunda edição do Baita Troço. A exemplo do que ocorreu na primeira edição, a casa esteve cheia, com comida e bebida de primeira e excelente música ao vivo.

Parabéns!

Ao parabenizar nosso leitor assíduo, o prefeito Luiz Augusto Schneider, o jornal CIDADE tem o sentimento de dever cumprido ao contribuir com a administração pública municipal, que não mediu esforços para remover o “lixão urbano” criado na sede da secretaria de Obras e Serviços Urbanos e que estampou a capa da última edição, de sábado, 23 de junho. A ação rápida permitiu ao Prefeito que, às 18h51min do mesmo sábado da edição, publicasse nova fotografia do local, já sem qualquer detrito, e informando a normalização dos serviços de coleta de lixo.

Batizado

No final de semana, Maria Clara Bibiano Buzzeto foi batizada na igreja católica pelos pais e padrinhos. Na sequência, a data foi comemorada com os familiares. Na foto, Maria Clara está com os pais e os primos Maria Antônia e Pedro.

Bom Fim
Fechando a programação de julho do CineSesc em Uruguaiana, será exibido o longa ‘Filme sobre um Bom Fim’. O filme promove o bairro Bom Fim, em Porto Alegre, retratando o resguardo do movimento jovem que ocorreu no fim da década de 70 e início de 80, com base em entrevistas de grandes cineastas, músicos e artistas que vivenciaram os anos dourados da cidade. As apresentações acontecem às 19h de sexta-feira, 29/7, e às 16h de sábado, 30/7.

Robustus
O Moto clube Robustus realiza no próximo final de semana a festa de 1º aniversário da entidade. A programação, que inclui stand de patrocinadores, praça de alimentação, área de camping, apresentação de bandas, competições Old School, entre outros, acontece na Cova da Onça.

Aumento I
A Associação Brasileira de Hereford e Braford registrou significativo aumento no número de animais de Galpão inscritos para a Expointer 2016. Foram 136 exemplares, maior número registrado na historia da entidade.

Aumento II
Serão 60 animais Hereford e Polled Hereford PO, um aumento de 5% nas inscrições, visto que no ano passado tivemos 57 inscritos. Esses animais são de 14 expositores, oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Na raça Braford, totalizamos 76 animais, o que representa um crescimento de 27% em relação a 2015, quando foram somados 60 inscritos. São ao total 19 expositores, do RS, PR, MG, MT, GO.

Jovem na pecuária I
A nova geração do agronegócio é o tema da próxima edição do projeto Noite da Pecuária, que acontece na próxima segunda-feira, 1/8, no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril, organizada pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Jovem na pecuária II
A noite terá como palestrantes Bernardo Fagundes, da estância Quatro Folhas e integrante da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Uruguaiana; Ignácio Tellechea, da Cabanha Rincon del Sarandy e presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares; e Manolo Machado Maciel, da Silo Verde e Startup Tecnosinos, de São Leopoldo. Eles falarão sobre ‘O jovem e seu papel sindical’, ‘O jovem e seu papel institucional’ e ‘O jovem empreendedor rural e seu papel para inovação’, respectivamente.