segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ed. 2179

  1. Lembram-se? Consenso de Washington
  2. 13º Salário I
  3. 13º Salário II
  4. 13º Salário III
  5. Inscrições abertas I
  6. Inscrições abertas II
  7. IPTU 2013
  8. Aviso Farmácia
  9. Escola Agrícola
  10. Enchente I
  11. Enchente II
  12. Enchente III
  13. Mega
  14. Emprego
  15. Telefones da Prefeitura
  16. Utilidade Pública
  17. Linha de ônibus do interior será reativada
  18. AADUR relata atividades ao Legislativo
  19. Pagamento dos servidores estaduais começa na quarta-feira
  20. TSE coloca à disposição detalhes de eleições desde 1950
  21. Prefeitura celebrará 57 novos contratos médicos até outubro
  22. Formatura no 8º RCMec marcou o Dia do Soldado
  23. Delegação de jovens uruguaianenses participa da organização da 8ª Jornada Diocesana
  24. Sindimercosul pretende parar o transporte caso não haja entendimento
  25. Setor de máquinas agrícolas comemoram e esperam bater recorde na Expointer
  26. Mulheres lideram inadimplência em cheques, aponta pesquisa
  27. Lavoura de arroz deve crescer 2%
  28. Novo reajuste de combustíveis neste ano é dado como certo no governo
  29. RS terá prisão sem guardas a partir do ano que vem
  30. 1º BPAF realiza apreensão de vários objetos roubados
  31. Brigadianos entregam proposta de reajustes ao governo estadual
  32. PEC 300 será votada dia 16 de setembro
  33. Abigeatário é preso na Barra
  34. Governo alerta que escolas devem abrir mesmo com a decisão de greve
  35. Em um ano, custo do Enem para o governo sobe 29%
  36. Recursos da autonomia financeira das escolas vão triplicar em 2014
  37. Presidente assina o milionésimo contrato do Financiamento Estudantil
  38. Patrulha e Tríplice Aliança estão na final do Enart
  39. Pare de roncar
  40. Do ronco à escalada da pressão
  41. Fat Family perde 270kg e investe em música gospel
  42. Deco anuncia sua aposentadoria do futebol: ‘Meu corpo não permitiu’
  43. Claudinei promete Santos ofensivo e estuda time contra Grêmio
  44. Dunga elogia reação do Inter, mas admite problemas defensivos

Lançamento oficial da 37ª Califórnia será segunda-feira

Acontece hoje, às 18h30min, na Expointer, o lançamento da 37ª Califórnia da Canção Nativa. A cerimônia de lançamento é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Interrompida em 2009 por falta de verbas, a Califórnia da Canção Nativa volta a ser realizada este ano, dias 6, 7 e 8 de dezembro. A 37° edição acontecerá onde tudo começou, no antigo Cine Pampa, hoje o teatro municipal de Uruguaiana. 
A retomada do festival só foi possível graças à aprovação de um projeto de captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A patronagem do CTG Sinuelo do Pago, responsável pelo evento, afirma que o projeto foi protocolado em agosto do ano passado e aprovado três meses depois. 
O festival recebeu uma carta de crédito de R$ 240 mil, o que garantiu a realização. A Califórnia também deve contar com o apoio da Prefeitura. A comissão organizadora do festival ressalta que as músicas já selecionadas na triagem de 2010 serão mantidas como concorrentes, independente de permanecerem ou não inéditas.
Para o prefeito Luiz Augusto Schneider “a Califórnia da Canção é uma referência que não pode morrer. Já cumpriu seu objetivo, mas é um ícone que precisa ser mantido e preservado”, destacou. Cada dia de festival terá dois shows. Uma das atrações confirmadas é Borghettinho. A organização ainda pretende trazer ao evento um grupo de danças folclóricas da Argentina e realizar o lançamento de um livro sobre a história da Califórnia.

A história
A primeira edição da Califórnia da Canção Nativa ocorreu em 1971, é um evento artístico musical declarado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. As provas eliminatórias são realizadas em diversas cidades gaúchas e após a triagem as finais ocorrem em Uruguaiana onde disputam o prêmio máximo: a Calhandra de Ouro.

Pedófilo é condenado a 24 anos de prisão

O pedófilo que, por vários anos, abusou da enteada de 4 anos de idade, passando a língua e o pênis em sua vagina, foi condenado pela 1ª Vara Criminal de Uruguaiana a 24 anos de prisão.
O promotor Rodrigo Vieira sustenta que para esse tipo de crime, todo o rigor da lei deve ser aplicado. Trata-se de imperativo que emana da Constituição Federal, art. 227, § 4º: “A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”.
Segundo a conselheira tutelar Flávia Kuhn, os números de casos envolvendo abuso de menores são expressivos e o criminoso está em todos os lados. Denúncias podem ser encaminhadas ao Conselho através dos telefone 3412-6099 e 9622-9752.

Semed anuncia ampliação da Escola Vovó Chica

O secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, comunicou que o prefeito Luiz Augusto Schneider autorizou o processo licitatório para remodelação, reforma e ampliação da Escola de Educação Infantil Vovó Chica, no bairro Profilurb. Pelo projeto aprovado, serão construídas sala de multiuso, sala de professores, sala para coordenação pedagógica, lavanderia, sala para secretaria, sala de recursos, banheiros adaptados, berçário, despensa e brinquedoteca.
A escola atual tem 308 metros quadrados de área construída e receberá ampliação de 1.241 metros quadrados, totalizando 1.549 metros quadrados após conclusão das obras, num prazo de 9 meses, depois de assinado o contrato. 
Hoje, 150 alunos estudam na Vovó Chica, a escola de educação infantil mais antiga de Uruguaiana que, em 2013, completou 40 anos de fundação. Após estas obras, a Escola poderá abrigar 280 alunos, de 0 a 5 anos de idade. A obra está orçada em R$ 1,41 milhão. 
Kaufmann informou que a Prefeitura Municipal fará mais 3 escolas de Educação Infantil: uma já está em construção no Conjunto Habitacional João Paulo II; outra no bairro Francisca Tarragó e a terceira no bairro Santo Inácio.