quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mulher tenta matar marido com faca de cozinha

Uma mulher foi presa na última sexta-feira, acusada de tentar matar o seu ex-companheiro. O caso aconteceu no Bairro Cabo Luiz Quevedo. Segundo as informações, S.N.G.G., de 29 anos partiu em direção ao companheiro com uma faca de cozinha, sendo que este acionou a Brigada Militar. A vítima que ficou com lesões foi encaminhada ao Pronto Socorro e a mulher agressora presa e encaminhada à Penitenciária Modulada.

Detendo descumpre regime e volta ao fechado

Um detento do regime domiciliar foi preso pela Brigada Militar na tarde de sexta-feira, em Uruguaiana. O fato ocorreu no Loteamento João Paulo II, onde J.R.R., de 42 anos descumpria a determinação judicial e transitava em via pública. O sujeito foi recolhido pela Brigada Militar e desenvolvido ao xadrez.

Motociclista morre na BR 472

Um homem de 38 anos morreu em acidente de trânsito por volta das 19h de sexta-feira no km 571 da BR 472, em Uruguaiana. A ocorrência foi atendida pela Polícia Federal que informou que Deodoro dos Santos Fagundes Filho, conduzia uma motocicleta CG 125 que colidiu na traseira de um caminhão F4000. O motociclista chegou a ser socorrido, mas faleceu a caminho do hospital. Deodoro era conhecido como Dorinho.

Caçadores são presos no interior

No domingo, durante Operação Motorizada de Combate a Caça, Pesca Predatória e Contrabando, Patrulheiros Ambientais, na localidade do Pindai Mirim, abordaram um veículo Caminhonete Silverado, de cor branca e durante revista foram encontradas nove lebres abatidas, as quais foram incineradas, conforme Boletim de Ocorrência. Também foram encontrados nove cães da raça lebreira.
Foi confeccionado Termo Circunstanciado para os três homens maiores de idade, que se encontravam no veículo. Eles responderão por crime ambiental, conforme Art. 29 da Lei 9.605/98, por praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

GGI discute políticas de segurança

Ontem pela manhã, no Salão do Centro Administrativo II (antigo Fórum), o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann, e dos secretários municipais, participou da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que tem como pauta central, a busca por soluções integradas de apoio a segurança pública. Para tal, o coordenador local do GGI, professor Douglas Thompson, proferiu palestra sobre as diretrizes adequadas à aplicação de políticas públicas para a segurança. O Gabinete de Gestão Integrada ganhou operacionalidade neste ano, pois até então, tratava-se de um grupo desconhecido, sem projetos e omissão aos problemas que aconteciam na cidade. 
Entre as primeiras atitudes já tomadas por este GGI está o encaminhamento de projeto ao Governo Federal visando a instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade.

Vacinação contra pólio e atualização de carteiras inicia dia 24

A Secretaria de Saúde do Município informa que estará realizando a partir do próximo sábado, dia 24, Campanha Nacional de Multivacinação e Atualização da Caderneta. A vacinação vai até o dia 30. 
O objetivo é disponibilizar as vacinas que estão no calendário básico de vacinação infantil para atualizar a imunização de crianças - o público é de menores de cinco anos.
A previsão do Ministério da Saúde é atingir um público-alvo de 14 milhões de crianças.
O dia 24 vai ser o “Dia D”, em que todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha, afirmou Barbosa durante entrevista coletiva.
Entre as vacinas que vão estar disponíveis estão BCG, poliomielite (oral e injetável), rotavírus e outras. É importante que pais levem os filhos pequenos com a caderneta de vacinação para os postos de saúde, para facilitar a checagem da vacinação das crianças e ver quais estão em dia e quais não estão. O Ministério vai repassar R$ 18,6 milhões a municípios e estados para treinamento, mobilização e supervisão da campanha de vacinação. “Não é uma campanha de uma vacina, é uma campanha com todas as vacinas disponíveis que vão ser administradas.

Elog promove campanha de doação de sangue em Uruguaiana

Na próxima sexta-feira (23), das 8h e 12h e das 14h às 18h, a unidade Elog de Uruguaiana receberá doadores que desejam participar da campanha de doação de sangue. A coleta acontecerá dentro do ônibus – o Hemouru -, do próprio banco de sangue de Uruguaiana, que estará parado no estacionamento, próximo ao prédio administrativo. “Num período de inverno, quando há baixa nos estoques de sangue, nada como contribuir com a vida do próximo que mais necessita”, diz a farmacêutica responsável pelo Porto Seco Uruguaiana, Thais Rossini.
A triagem dos doadores será feita por enfermeiros do próprio banco de sangue. A expectativa é coletar cerca de 30 bolsas.


Como doar

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde e descansado, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos três horas antes da coleta, além de apresentar documento com foto.

Falta de segurança preocupa responsáveis pelas crianças do Citadino - Ed. 2176

A falta de segurança preocupa os responsáveis pelas crianças que participam do 11º Citadino de Futsal Infantil e Juvenil, que teve início neste mês e reúne mais 1.200 crianças de até 13 anos. Os jogos são realizados no Ginásio Municipal de Esportes e apesar de envolver apensas crianças, a necessidade da presença de policiais ou seguranças é evidente, pois além dos atletas, há a presença de centenas de adultos que vão ao local conferir os enfrentamentos. “Não vimos nenhum um policial ou guarda dentro do Ginásio ou do lado de fora. Porém, por parte de algumas torcidas percebemos animosidade e a intenção de estragar a festa”, disse Elenice, mãe de um dos atletas que disputada o Citadino. 

Outra questão é a ausência de um profissional da área de saúde. “Já assisti aos jogos da categoria adulta aqui no Ginásio e sempre vi enfermeiros e ambulância, porém no Citadino, não está sendo dada a mesma atenção. Tivemos várias crianças lesionadas nesta rodada e quem estava no ginásio viu, era só o técnico para correr e socorrer o atleta”, ressaltou João, avô de um dos meninos. 

Tão ou mais grave que essas questões, foi a situação constatada pelos pais e denunciada à reportagem neste domingo – apenas uma das portas de acesso ao Ginásio estava aberta. Os portões laterais, o de trás do palco e o que fica pela rua Dr. Maia estavam fechados. “Eles mantém apenas o portão principal aberto e os demais estão trancados, dependo de um funcionário para abrir caso haja alguma coisa. Sabemos que não é fácil organizar um evento deste porte, mas é preciso pensar nos detalhes. Imagina se acontece alguma coisa? Será que dará tempo de todos saírem de lá ilesos?”, destacou Juarez, pai de dois meninos que disputam o Citadino. 

Dona Carmem é mãe de um dos atletas e ao assistir a uma das partidas realizadas no domingo á tarde decidiu repassar a participação do filho. “Na quadra os meninos tentam fazer bonitão, enquanto os familiares e amigos fazem papelão nas arquibancadas. Assim que o jogo do meu filho terminou a gente foi embora e sinceramente não sei se voltaremos na próxima rodada, pois não vi um guarda municipal lá dentro, um segurança ou alguém que garantisse a segurança daquela gente”, disse Carmem.

Procurado, o secretário de Esportes, Vicente Majó da Maia disse que o Ginásio possuí plenas condições de realizar o evento e atender ao público com segurança. Ainda, ele explicou que todos os portões estiverem abertos, facilitará a entrada de vândalos. Quanto a segurança, Maia disse que o evento é de inteira responsabilidade da Lufme.

Desoneração tributária de remédios é tema de debate na Câmara - Ed. 2176

A Comissão de Defesa do Consumidor convidou os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; e da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a carga tributária dos medicamentos. A audiência será realizada nesta quarta-feira (21), no Plenário 8, a partir das 14h30.
Os deputados do PSD José Carlos Araújo (BA) e Walter Ihoshi (SP) – que pediram o debate – ressaltam que a carga tributária total incidente sobre os remédios no Brasil é de 33,9%. Segundo os eles, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia e Venezuela adotam alíquota zero. 
E Holanda, Bélgica, França, Portugal e Suíça têm apenas 10% de incidência tributária.

Painel - Ed. 2176

Desaposentação I
O cálculo para novos benefícios previdenciários, após processo de desaposentação, deve levar em conta os salários de contribuição que se seguiram à primeira aposentadoria. A decisão é da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento de recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A desaposentação ocorre quando o beneficiário renuncia à aposentadoria para requerer uma nova, mais vantajosa, conquistada depois de continuar trabalhando e contribuindo com a Previdência. Em maio, o STJ definiu que a desaposentação era possível, mas alguns pontos da decisão suscitaram dúvidas.

Desaposentação II
Para o INSS, não ficou claro se era preciso usar no cálculo do novo benefício todas as contribuições que se seguiram à primeira aposentadoria ou apenas aquelas posteriores à renúncia à aposentadoria antiga. Ao julgar o recurso, a Primeira Seção definiu pela primeira opção, mais vantajosa para o beneficiário.

Desaposentação III
Segundo explicou o relator do caso, ministro Herman Benjamin, a lógica do pedido de desaposentação é justamente computar os salários de contribuição posteriores à aposentadoria desfeita no cálculo da nova aposentação. Ele destacou que o entendimento estava subentendido na decisão anterior, que agora fica mais claro.

Desaposentação IV
Mesmo com a decisão do STJ, a palavra final sobre a desaposentação cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF), que prepara julgamento de processos sobre o tema.

Gripe A I
Apesar de o número de mortes em razão da Gripe A ter caído de 66 para para 46, nos primeiros sete meses do ano, em relação a 2012, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Rogério de Aguiar, avaliou hoje que havia como reduzir o número de óbitos. Ele defendeu que o governo federal antecipe ainda mais a vacinação e amplie o grupo de risco, contemplando mais pessoas na campanha de imunização.

Gripe A II
De acordo com Aguiar, a crítica toma por base os programas de prevenção desenvolvidos em países como Estados Unidos e Inglaterra onde estudantes e professores também recebem a vacinação. Ele destacou que entre os maiores infectados pelo vírus estão justamente os mais jovens, sobretudo por ficarem em um mesmo espaço por um longo período de tempo.
O presidente do Cremers também defende que o governo antecipe para março a campanha de vacinação, a exemplo do que ocorre na Argentina. Em 2013, a vacina só foi antecipada porque os três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, se uniram e pressionaram o governo federal, alegando que as características climáticas são diferentes do resto do Brasil.

Concurso
O governo gaúcho estima começar a chamar em outubro os 10,7 mil aprovados no segundo concurso do magistério da gestão atual. De acordo com a Secretaria da Educação, a meta é convocar todo o grupo até dezembro. A seleção teve 66 mil inscritos, com apenas 8% de abstenção. O Diário Oficial do Estado publicou o edital com o resultado da prova de títulos. A lista pode ser consultada pelos candidatos nos sites da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), que aplicou a prova (www.fdrh.rs.gov.br), e da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.rs.gov.br). Com isso, fica pendente apenas a homologação do resultado final, o que deve ocorrer em setembro.

Guarda
Um “azulzinho” voltou a ser agredido na última semana em via pública ao tentar multar um motorista. O tal “azulzinho” é alvo de muitas críticas, devido a forma de interpelar as pessoas.

Citadino
Centenas de crianças participam desde o dia 3 de agosto, de mais uma edição do Citadino. A organização deixa a desejar no que diz respeito a segurança. Se na quadra, as crianças demonstram espírito de competitividade, nas arquibancadas e do lado de fora, a história é outra. Será que não sobra um guardinha pra atender a estes eventos no Ginásio?

Citadino II
Diferente de em eventos envolvendo adultos, no Citadino não se vê a presença de profissionais ligados a Saúde. Não há ambulância e apenas uma das portas de acesso ao local fica aberta – em caso de incidentes pra onde fugir?

Material reciclável
Na quinta-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, informou que a empresa Urban Serviços e Transportes Ltda, em janeiro recolheu 653 metros cúbicos de material reciclado; no mês de fevereiro, 868 metros cúbicos; no mês de março foram 1.102 metros cúbicos; em abril – 1.505 metros cúbicos; em maio – 1.245 metros cúbicos; em junho, 1.104 metros cúbicos; e em julho 1.471 metros cúbicos de material reciclável no município de Uruguaiana. Ainda, destaca o secretário Francisco Robalo Fernandes que, agora, a coleta eletiva é realizada diariamente na área central da cidade.

Material reciclável II
Em Uruguaiana, a coleta seletiva é realizada nas segundas-feiras no bairro Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I. Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José.

Anistia 2013
O secretário municipal da Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, informou que até o dia 14/08, o município contabilizou adesão ao Projeto de Anistia – REFISC 2013, no valor de R$ 1.076.000,00, com pagamento de R$ 160 mil. Os contribuintes podem aderir ao projeto até o dia 31/10, de segundas aos sábados, das 8h30min às 17h, no saguão do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Liminar garante anonimato de professora acusada de agressão

A educadora da Escola Municipal de Educação Infantil Vasco Prado, que foi denunciada por agressão e maus tratos a educando de 1 ½ anos de idade, ajuizou ação inibitória com pedido de liminar junto ao Poder Judiciário em Uruguaiana.
Em apertada síntese, o patrono da ação sustenta que a educadora está em estágio probatório, embora no exercício do cargo há mais de 7 anos, e refuta com veemência a veracidade das acusações, atribuindo-as a divergências de relacionamento profissional com duas estagiárias com as quais não consegue manter um trabalho em equipe. Também sustentou o advogado da professora que os fatos já foram apurados em sede administrativa, pelo secretário de Educação, Delmar Kauffmann, e nada foi encontrado de anormal, estando a apuração pendente apenas por parte do Conselho Tutelar. Alegando ameaça a inviolabilidade de sua privacidade, embora exercendo o cargo público de professora, e mesmo tendo se negado a falar com a reportagem do Jornal CIDADE, alega não estar lhe sendo oportunizado o contraditório. Refutando o objetivo de calar a Imprensa, a educadora buscou em juízo a proibição do Jornal CIDADE de publicar qualquer fato relativo ao episódio, bem como a retirada de todo o material já publicado.
A juíza plantonista, Joseline de Vargas, deferiu parcialmente a liminar determinando ao Jornal CIDADE que se abstenha de colocar o nome da autora ou realizar qualquer forma de identificação da mesma na publicação da matéria sobre os “safanões pedagógicos”, garantindo, contudo, a informação à comunidade uruguaianense da acusação de maus tratos ocorrida no seio do Educandário.
O Jornal CIDADE foi intimado da decisão, e citado para contestar a ação, ontem, às 19h07min.