sábado, 20 de maio de 2017

Pesquisa reforça que investimento público em esporte é essencial

Seis em cada dez pessoas (62,1%) com 15 anos ou mais não praticaram esporte e/ou atividade física entre setembro de 2014 e setembro de 2015, contra 37,9% que praticaram. Em termos de população projetada, são mais de 100 milhões de sedentários e 61,3 milhões que se consideram mais ativos. Estes são alguns dos achados do estudo Práticas de Esporte e Atividade Física, da Pnad 2015, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Esporte. A falta de tempo e de interesse são os principais motivos apontados para o sedentarismo.
“Esses dados são importantes para que a gente identifique determinados gargalos e pontos de atenção e possa guiar as nossas políticas públicas no sentido de resolver as deficiências que a pesquisa aponta. Essa é a segunda edição de pesquisas encomendadas pelo Ministério do Esporte. É importante que se crie uma série histórica. Assim a gente pode acompanhar ao longo dos anos o cenário e a evolução da prática esportiva pela população brasileira”, afirmou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
Paralelamente, 118,6 milhões (73,3% das pessoas de 15 anos ou mais) afirmaram que o poder público deveria investir em esporte ou atividades físicas. Destas, 108,0 milhões (91,1%) gostariam que o poder público priorizasse atividades físicas ou esportivas para pessoas em geral e 9,5 milhões (8,0%) priorizariam investimentos em atividades esportivas para formação de atletas.
“Esse é um dado que me parece importante: o fato de grande parte da população se declarar favorável aos investimentos públicos no esporte. É um retrato do esporte tratado como política importante, de primeira grandeza. Eu creio que isso é fruto dos programas que foram feitos, do calendário de grandes eventos que o país sediou, dos investimentos nos nossos principais atletas. Tudo isso desperta nas pessoas o interesse em praticar esporte e o reconhecimento de que é necessário investir no esporte, e esse é o papel do poder público”, completou Picciani.
O estudo investigou a prática de esportes e atividades físicas por pessoas de 15 anos ou mais, identificando o tipo de esporte ou atividade física praticada, o perfil dos praticantes, a motivação, o local de prática, a frequência, a duração, a participação em competições e outros aspectos relacionados. Não havia diferenciação entre esporte e atividade física. Ficava a cargo do entrevistado a classificação da modalidade praticada.
Observou-se uma relação direta entre escolaridade e renda na realização de esportes ou atividades físicas. Enquanto 17,3% das pessoas que não tinham instrução praticavam, esse percentual chegava a 56,7% das pessoas com superior completo, e o percentual de praticantes ia de 31,1%, na classe de sem rendimento, a 65,2%, na classe de cinco salários mínimos ou mais.
Com informações Ministério do Esporte e IBGE

Competição de ciclismo acontece amanhã

Acontece amanhã, 21/5, a partir das 9h, em Uruguaiana, o “Desafio dos Bolichos”. Em disputa, serão 40 quilômetros de pura emoção.
A prova tem saída marcada para acontecer na localidade de Bolicho de Tábua - passando o Posto da Policia Rodoviária Federal (BR 290) - pela UR 403. Já o ponto de chegada, será o Bolicho do Itapitocaí (BR 472). Além das categorias competitivas de Mountain Bike (MTB), ocorre junto o passeio de Cicloturismo - com previsão de início para às 8h30min -, no mesmo trajeto e distância.
Entre as categorias em disputa do MTB estão: Sub 30; Master A; Master B; Veteranos; Feminina e Estreantes. Haverá premiação em dinheiro até o terceiro colocado para a prova de Meta Volante e Geral.
As inscrições terminaram no dia 19/5.  Já a entrega dos kits ocorre hoje, 20/5, das 10h às 19h, em frente a Loja Modapé Esportes. Durante o trajeto os atletas e participantes irão contar com posto de hidratação, carro e moto de apoio e caminhão fecha trilha.
O “Desafio dos Bolichos” é uma realização da Promo Eventos e Team MTB Uruguaiana. O evento faz parte da programação do Maio Amarelo de Uruguaiana, que é promovido pela Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram).
Karine Ruviaro

Jogo de Airsoft ocorre amanhã em Adolf Stern

Acontece amanhã, 21/5, na localidade de Adolf Stern, às 13h, o “Jogo de Airsoft no Horto Florestal Municipal”. O evento é organizado pela Liga Uruguaianense de Airsoft (LUA) e faz parte da Programação Oficial da Semana de Aniversário de 171 anos de Emancipação de Uruguaiana. A atividade tem entrada gratuita.

Airsoft
Esse esporte foi fundado no Japão ao longo da década de 70. Atualmente, possui milhões de adeptos pelo mundo. Se você é um curioso do esporte ou iniciante, é sempre bom repassarmos as regras mais importantes, afinal, todos devem ficar bem informados e saber como desenvolver a atividade de maneira prazerosa, saudável e responsável. No Brasil, o esporte é regulamentado pela portaria 002-Colog, de 26 de fevereiro de 2010, conforme previsto pelo Exército Brasileiro.
Desde o início, o Airsoft é levado extremamente a sério, e não apenas como uma brincadeira. A atividade busca simular situações de combates militares ou policiais com altíssimo nível de realismo. Dessa forma, deve ser encarada com total seriedade e complexidade.
Durante as partidas, são utilizadas armas (elétricas ou à mola), capazes de disparar munições feitas de plástico (chamadas de BB’s), que têm o formato de pequenas bolinhas de seis milímetros de diâmetro. Usa-se também réplicas de artigos verdadeiros como granadas e outros explosivos. Caso os jogadores não tenham responsabilidade, podem acabar se ferindo ou machucando algum outro participante. Por isso os envolvidos devem estar cientes de que existem possibilidades de sofrerem ferimentos e, por isso, o investimento em equipamentos de proteção é essencial. A partir do momento em que os participantes conhecem os riscos, eles devem potencializar seu compromisso de evitar acidentes no campo. Por mais que cada grupo ou campo tenha suas particularidades, a principal finalidade das regras do Airsoft é garantir a proteção de todos os participantes.
Karine Ruviaro

Secretaria de Esportes cria grupo “Vida Saudável”





A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura informou na quinta-feira, 18/5, que está com inscrições abertas para o grupo de corrida e caminhada “Vida Saudável”. O projeto é destinado para pessoas de ambos os sexos, de 17 a 80 anos.
As aulas acontecerão nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h, no Parque Dom Pedro II (Parcão), sob coordenação da professora Tanize Pereira. A participação é gratuita.
Os praticantes terão orientações sobre atividade física, duração, intensidade, ciclos de treinamento, dicas sobre nutrição e saúde, bem como avaliação antropométrica, percentual de gordura, índice de massa corporal e a verificação da pressão arterial.
Para o secretário da pasta, Paulo Kleinubing, o incentivo a prática de esportes deve ser ensinado desde os primeiros anos de vida. “É necessário que sejam feitos estímulos de conscientização para que as crianças possam desde cedo se habituar a praticar esportes e atividades físicas, para conhecerem a importância disso e cultivarem esse hábito”, salientou.
As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria, que localiza-se na Rua Padre Anchieta, nº 2795 (antigo clube Juventude Atlético Clube). O início das aulas está previsto para o dia 1/6. Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria ou por meio do telefone 3413-6201.

Karine Ruviaro

Alimentação Escolar: Dirigentes do Conselho são empossados





O vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de Prefeito, participou na quinta-feira, 18/5, junto com o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz, da posse do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Cmae). O Cmae irá atuar como um órgão fiscalizador permanente, deliberativo e de assessoramento ao Poder Executivo, nas questões relativas à operacionalização da merenda escolar.
O Conselho tem como principal função acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar, zelar pela qualidade dos alimentos oferecidos aos estudantes, em especial às condições higiênicas, assim como a aceitabilidade dos cardápios ofertados.
Fazem parte do Cmae: os representantes do Poder Executivo, Pamela Dutra Duarte (titular) e Adilson Picoli (suplente); os representantes dos Professores e Especialistas da Educação da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana, Elisete Quevedo Nunes (titular) e Deise Coronel Riela Fernandes (suplente); os discentes da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana, maior de 18 anos e/ou emancipado, Catarina de Fátima Benites Pedelhes (titular) e Leandro Isbarrola Freitas (suplente); os pais de alunos, indicados pelos Círculos de Pais e Mestres das Escolas Municipais, titular Joana Isabel Paz Alves, a suplente Renata Carine Gonçalves de Moraes, titular Margarete Argenta Bortolotto e suplente Rosane Henriques; e representantes das entidades civis organizadas, João Carlos Batassini (titular) e Ivanoir Arruda Ocanha Miranda (suplente), assim como Olibio Estevão Nunes Freitas (titular) e Hugo Pereira de Medeiros (suplente). 

Karine Ruviaro

190 em ação

Acidente
Um acidente de trânsito na esquina das ruas Domingos de Almeida com Monte Caseros mobilizou a secretaria de Trânsito e a Brigada Militar, na tarde de ontem 19/5. Ninguém ficou ferido com gravidade, mas os veículos sofreram graves danos.
 
Clonado

Nesta quinta-feira, 18/5, a equipe de investigação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) recuperou um veículo Mercedes Benz GLA 200 roubada. O carro estava com placas clonadas e já é o sétimo recuperado pela Delegacia.

Estupro
Uma mulher foi vítima de um estupro, praticado por um prestador de serviço que atuava em um prédio na área central.

Operação Horse prende três pessoas por tráfico


A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) deflagrou na noite de quarta-feira, 17/5, a Operação Horse, com objetivo de tirar das ruas um dos mais antigos traficantes do bairro União das Vilas, Fábio Benites Vieira, o ‘Cavalo’, de 45 anos. A ação foi coordenada pelo delegado Enio Tassi.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, deferidos pelo Judiciário após a solicitação do Delegado. Na casa de Cavalo, na Horta Pública, foram encontradas 37 buchas de maconha e R$ 156, além de dois celulares. Na casa da filha dele, Carla Beatriz Benites Vieira, 25 anos, no bairro Proficar, foram apreendidas 15 buchas de maconha, dois celulares e R$ 15 em dinheiro.
Os dois foram presos em flagrante. Pouco depois, Leandro Garcia, 32 anos anos, também foi autuado pelo Delegado. Ele é companheiro de Carla e confessou a posse da droga.
A ação teve apoio de policiais da 1ª Delegacia de Polícia, 2ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
O Delegado destacou o empenho dos agentes que atuaram na ação, e lembrou da importância da participação da comunidade. “É imprescindível esse apoio por meio de denúncias, que podem ser anônimas”, disse. Qualquer informação pode ser repassada à Defrec pelos telefones 3413 5049 ou 3413 1951.
Gabriela Barcellos

Menor explorada sexualmente é resgatada pela DPCA





A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente realizou entre a noite de quinta-feira, 18/5, e a madrugada de sexta-feira, 19/5, a Operação Cinderela. O objetivo da ação foi o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é alusiva ao Dia Nacional de Contra Abuso Sexual de Crianças e Jovens e ocorreu, além de Uruguaiana, em Canoas, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Carazinho, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Vacaria e Porto Alegre – as cidades que possuem delegacias especializadas.
Aqui, a ação foi organizada pelo delegado Enio Tassi, titular da DPCA, mas em campo teve a coordenação da delegada Caroline Huber. Ao longo das buscas, uma adolescente de 17 anos, que estava sendo explorada sexualmente em um estabelecimento comercial foi resgatada e encaminhada para assistência social. Em todo o Estado, cinco pessoas foram presas, inclusive uma em Uruguaiana – responsável pelo estabelecimento onde a menor foi encontrada.
“A exploração sexual também está ligada ao abuso econômico. O explorador abusa de adolescentes, em geral de 14 a 16 anos, que são encontradas nesse tipo de local. Elas são levadas para ajuda, para tentar sair dessa situação”, relatou a diretora do Departamento Estadual de Criança e do Adolescente da Polícia Civil (Deca), delegada Adriana Regina da Costa.
Durante a ação, também foram apreendidas duas armas, além de dólares e um Honda Civic clonado.
18 de maio
Em 18 de maio de 1973 uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Em 2000, a data foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Denuncie!
Em alusão à data, o Poder Judiciário Gaúcho, juntamente com Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e OAB/RS, lançou na segunda-feira, 15/5, a campanha ‘Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - O problema é nosso! Denuncie!’. Em Uruguaiana, as denúncias, que podem ser anônimas, devem ser encaminhadas pelo telefone 3412 1127. Ou ainda pelo Disque 100.
Gabriela Barcellos

Programação da Semana do Município reúne diversas atividades

A Prefeitura de Uruguaiana divulgou a programação oficial da Semana do Município, que ocorrerá de 20/5 a 29/5. As atividades vão comemorar os 171 anos de emancipação de Uruguaiana.
A Semana do Município deverá acontecer em diversos pontos da cidade - entre área urbana e rural -, e reunirá as mais variadas atividades, como encontros esportivos, apresentações culturais, inaugurações de espaços públicos, entre outros.
Hoje, 20/5, às 9h, em frente ao Clube Naval, ocorre a ação “Limpeza da margem do Rio Uruguai”. A organização fica por conta da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura.
Amanhã, 21/5, a partir das 8h30min, acontece o “Desafio dos Bolichos de Mountain Bike”, com local de saída marcado para a localidade de Bolicho de Tábua (BR 290) e chegada no Bolicho do Itapitocai (BR 472); já a partir das 9h, só que desta vez, no Ginásio Municipal de Uruguaiana, ocorre o “1º Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro”. O encerramento se dará às 20h, com o Show do César Oliveira e Rogério Melo; já na parte da tarde, às 13h, na localidade de Adolfo Stern, haverá o “Jogo de Airsoft no Horto Florestal Municipal”; a programação festiva desta data, termina com a peça teatral “70 anos da Ponte”, apresentação teatral do Grupo “Os Desajustados”, do Instituto de Educação Elisa Ferrari Valls, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 20h. A entrada é solidaria, ou seja, basta doar 1 kg de alimento não perecível e você poderá assistir a um belo espetáculo. Os donativos serão destinados à Campanha Solidária.
Na segunda-feira, 22/5, às 8h, na Estratégia de Saúde da Família 02 anexo ao Museu do Rio Uruguai, no Bairro Mascarenhas de Moraes (Marduque), acontece a “Ginástica Aeróbica e Ritmos”, atividades do Projeto Dants - Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis; uma hora após, na Rua João Laptz - sem número, no Bairro União das Vilas, haverá a inauguração da obra de ampliação da E.M.E.I Monteiro Lobato; já das 13h30min às 17h30min, no Centro Nutricional localizado no Posto de Saúde Central, será a vez da realização de atividades físicas e encontros nutricionais (Projeto Dants); na mesma data, mas às 16h, ocorre outra atividade do Projeto Dants, a Ginástica Aeróbica, tendo como local a Estratégia de Saúde da Família 05; já às 18h30min, na Biblioteca Pública Municipal, haverá a abertura da exposição de retratos de pinturas a óleo “Literatos Uruguaianense”. As obras são de autoria do artista plástico Carlos Fonttes.
Karine Ruviaro

Nova legislação sanitária estadual é tema de reunião

Representantes do setor de Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal, órgão pertencente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico reuniram-se ontem, 19/5, no auditório do NUMESC (Núcleo Municipal de Saúde Coletiva) com empresários para tratar sobre a nova legislação sanitária estadual. Na pauta, a Portaria SES 66/17 e Portaria SES 146/17.
A nova legislação estabelece os requisitos e exigências para o funcionamento, licenciamento, fiscalização e controle dos estabelecimentos que exerçam a atividade de comércio atacadista e varejista nos segmentos de açougue e fiambreria, em todo o Estado. Agora, os estabelecimentos serão classificados por tipos - AI e AII. A classificação será baseada na estrutura e nas atividades desenvolvidas por cada um. Além disso, a portaria também trata sobre os fiambres, embutidos e derivados lácteos a serem fracionados. Estes devem ser conservados em embalagem original do estabelecimento produtor, e devem ser mantidos em dispositivos de produção de frio, de acordo com a temperatura estabelecida pelo fabricante.
Participaram da reunião, proprietários e responsáveis técnicos dos hipermercados, supermercados, minimercados e fiambrerias. Na próxima terça-feira, 23/5, no mesmo local, a reunião será realizada com os proprietários e responsáveis técnicos de açougues.
Karine Ruviaro

Encontro debateu saúde da mulher





Aconteceu ontem, 19/5, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Uruguaiana. Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Uruguaiana e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Durante a cerimônia de abertura, compuseram a mesa de atos, o vereador Elton da Rocha, o secretário de Governo, Paulo Fossari - o qual esteve representando o prefeito Ronnie Mello -, o secretário adjunto de Saúde, Raphaelly Felix, que na oportunidade representou a secretária da Pasta, Thais Aramburu, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Corrêa, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Joraci Dutra e a juíza da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana, Laura Antunes de Souza.
Na ocasião, Fossari fez a abertura oficial do evento, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos na realização do evento. Já Félix parabenizou os organizadores do evento, salientou a importância do mesmo, visto que este é um espaço que permite discutir e refletir sobre diversos assuntos relacionados ao público feminino, como planejamento familiar, violência contra a mulher, entre outros. “Por fim, quero reiterar que para nós da SMS é uma satisfação fazermos parte desse momento histórico que é a realização da 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres de Uruguaiana”, frisou Felix.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Joraci Dutra, comentou que a mulher é a base da família, que a vida começa por ela, por isso, a importância do debate do assunto. “Para que daqui se extraiam diretrizes, ações, necessárias a todas as mulheres de Uruguaiana”, disse. A juíza da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana, Laura Antunes de Souza, destacou alguns pontos importantes sobre os direitos das mulheres, principalmente sobre a diferenciação de salários em relação ao dos homens. Além disso, falou sobre a Constituição Federal de 88, mais especificamente sobre o artigo 7º, que fala sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
A programação da solenidade seguiu até às 18h com palestras de profissionais da área da saúde e assistência social, leitura e aprovação do Regimento Interno, Grupos de Trabalho, plenária final e eleição dos delegados. Até o fechamento desta edição, os nomes dos oito delegados (quatro titulares e quatro suplentes) não haviam sido decididos. 

Karine Ruviaro

Mano Gás quer nova distribuição de uniformes

O vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia solicitou esclarecimentos quanto a doação de uniformes aos alunos da rede pública municipal de ensino, objetivando obter um posicionamento do município quanto a distribuição do benefício ainda neste ano. Na ocasião, Mano pediu providências quanto ao tema, com base em legislação federal especifica e ainda com base no decreto 4 496/2015, a partir do qual o município distribuiu kits de uniformes aos alunos da rede pública municipal, formados por duas camisetas de manga curta e duas de manga longa, uma calça de abrigo, um abrigo completo, uma bermuda e um par de tênis.
Para o Vereador, está na hora de o município fazer uma doação aos 11 810 alunos da rede. Mano destaca a importância da medida especialmente às famílias de baixa renda. “Outro ponto que considero crucial é a questão da igualdade social que é promovida a partir daí. O uso do uniforme derruba as provocações de alunos com poder aquisitivo superior, pois todos estarão vestidos da mesma forma”, explica.
Gabriela Barcellos

Vereador propõe criação de ‘Farmácia Solidária’

A criação do programa “Farmácia Solidária” será indicada ao Poder Executivo pela Câmara Municipal. A proposta é de autoria do vereador Carlos Delgado (PP) e visa coletar medicamentos através de doação para posterior distribuição aos usuários da rede de saúde municipal. “Esse projeto traz uma solução para o desperdício e ainda beneficia pessoas que não dispõe de recursos para aquisição de certos remédios”, diz.
A matéria dispõe sobre o necessário bom estado de conservação dos produtos, a responsabilidade de classificação e estoque por profissional da área farmacêutica, a operacionalização da “Farmácia Solidária”, os critérios de fornecimento e o incentivo e divulgação para campanhas de doações.
Delgado explica que não há o hábito da população de redistribuir medicamentos, que normalmente esgotam a validade e acabam sendo descartados, muitas vezes de forma inadequada, enquanto há falta dos mesmos medicamentos no Posto de Saúde.
Gabriela Barcellos

Escola do Legislativo começa formação de acervo

Apesar de ainda não estar instituída, a escola do Legislativo começou a receber material didático vindo da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e da Assembleia Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul. São livros e informativos para consulta que tratam da história do Brasil, cidadania, Constituição Federal e trabalho do Poder Legislativo.
O objetivo da Escola do Legislativo, cuja proposta de criação partiu da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD) é realizar a qualificação dos vereadores e servidores, e aproximar o Parlamento da sociedade. Entre os temas previstos para abordagem da Escola está a orientação para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; capacitar a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo, e potencializar o debate político de temas de interesse da municipalidade, em especial no aprimoramento do instituto da transparência e da democracia.
O projeto de resolução que institui a Escola do Legislativo está tramitando nas comissões técnicas.
Gabriela Barcellos

Câmara aprova alterações no Controle Interno





Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária de quinta-feira, 18/5, um projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que faz alterações na estrutura e funcionamento do setor de Controle Interno. A regulamentação teve por objetivo adequar o setor, integrando-o à Unidade Central de Controle Interno do Município, conforme exigências legais e do Tribunal de Contas do Estado.
O Controle Interno visa assegurar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade na gestão dos recursos da Câmara. É responsável pela avaliação da ação governamental e da gestão fiscal dos administradores do Legislativo, através de atividades de orientação, controle e fiscalização dos atos administrativos, primando pela aplicação dos princípios constitucionais e auxiliando diretamente os órgãos de controle externo.

Gabriela Barcellos

Rede pública: Lei de divulgação de medicamentos é aprovada

A Câmara de Vereadores debateu, em segunda discussão, e aprovou na sessao ordinária de quinta-feira, 18/5, o projeto de lei que obriga o município a divulgar a lista de medicamentos disponibilizados na rede pública de saúde. A matéria é de autoria do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia.
O projeto prevê que seja disponibilizada uma lista de todos os medicamentos oferecidos gratuitamente pela rede pública, por meio do site oficial da Prefeitura e de fixação de listagem impressa na secretaria de Saúde e em todas as unidades básicas de saúde.
No caso de haver medicamento em falta, o Executivo também deverá informar quais são eles e ainda a previsão de nova aquisição/chegada dos mesmos. Se o projeto for aprovado, a Prefeitura terá 60 dias para regulamentar a lei e a colocar em prática.
Para o Vereador, a informação sobre a disponibilidade dos medicamentos nas unidades de saúde é de interesse público e representa desenvolvimento dos princípios de transparência na Administração Pública. “Entendo que o projeto não gerará despesas aos cofres municipais, uma vez que o município já mantém ativo a página na internet, com a finalidade de acesso do cidadão à obtenção de informações em várias áreas da Administração. E sim, convergirá no sentido de auxiliar a administração da referida Secretaria, desafogando o atendimento na farmácia central do município”, considerou Mano ao justificar a medida.
Agora, o projeto segue para sanção do chefe do Poder Executivo.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2761

Antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Saúde Mental, realizou na tarde de quinta-feira, 18/5, nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), atividades alusivas ao Dia de Luta Antimanicomial. As atividades iniciaram com um café da manhã, apresentações culturais, mateada, entre outras atividades.

CDL

Na quarta-feira, 17/5, no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, ocorreu uma assembleia festiva da entidade, onde foram empossadas as novas empresas ao quadro de associados da CDL. Entre elas estão: uma empresa que atua no segmento industrial e comercial de confecções e indumentária gaúcha; uma empresa atuante no segmento de máquinas e implementos agrícolas; uma empresa de joalheira e óptica, bem como um Centro de Formação dos Condutores.

Fiscalização

Na noite do dia 17/5, a Guarda Municipal (ROMU) com o apoio de uma guarnição dos Agentes de Trânsito da Segtram, realizou uma operação de fiscalização de veículos e abordagem de pessoas nas Vilas João Paulo II, Anita Garibaldi e Salvador Faraco. Ao todo, foram abordados 10 carros, 17 motos e 39 pessoas. Destas abordagens, um carro e duas motos foram recolhidos ao depósito por estarem com documentos atrasados e também por um dos condutores estar sem habilitação.

Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram encerradas ontem, 19/5. Até às 11h deste último dia, já haviam sido registrados 5.194.034 inscritos em todo o país. No entanto, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição vai até 24/5, respeitando os horários de compensação bancária. Nesta edição, o valor da taxa é de R$82.

Luba
Hoje, 20/5, às 16h, no Ginásio do Sest Senat, as categorias de base – sub 15 e sub 17 - da Luba (Liga Uruguaianense de Basquete) enfrentam o time Corinthians, de Santa Maria. As competições fazem parte dos jogos pelo Campeonato Gaúcho de Basquete.

Cultura
Amanhã, 21/5, a partir das 8h, no Ginásio Municipal, o “1° Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro”. Será um dia repleto de apresentações artísticas, cultural e campeira, onde estarão presentes as melhores invernadas da região. O show de abertura será realizado com a Oficina Martin Fierro, já o encerramento fica por conta de César Oliveira e Rogério Melo.

Celemaster
Hoje, 20/5, às 16h, no Ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, a Celemaster Uruguaianense enfrenta a Associação Santo Ângelo de Futebol Feminino (ASSAF). Esta será a estreia da equipe de Uruguaiana no campeonato estadual adulto de futsal feminino 2017.

HIV I
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou na segunda-feira, 15/5, o primeiro autoteste para triagem do HIV no Brasil. O produto é destinado ao público em geral e poderá ser vendido em farmácias e drogarias. O nome do produto no Brasil será Action.

HIV II
De acordo com a documentação do processo de registro do produto, o teste funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos. O resultado aparece na forma de linhas que indicam se há ou não presença do anticorpo do vírus HIV.

AEU
Está chegando a hora da série prata 2017 conhecer o Schmitão. Hoje, 20/5, às 20h, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) enfrenta a AGE Futsal.

Ressocialização
Amanhã, 21/5, acontecerá na sede do SIMUR, às 16h, a apresentação dos trabalhos do Grupo UNP-RS (Grupo Universal nos Presídios). O Grupo auxilia as atividades de ressocialização de presos junto às Instituições Penitenciárias do Estado.

Rústica
A próxima etapa do Circuito de Corridas de Rua ACORU acontece com a 9ª Rústica Luz para os Povos / Santa Casa de Uruguaiana. A atividade acontecerá no dia 28/5, às 9h.

Palestra
A União Municipal Espírita (UME) promove hoje, 20/5, às 17h, na Biblioteca Pública Municipal, a palestra espírita pública “Gestação Feminina e Masculina”. A palestrante será Marci Pereira.

Trânsito
Aos motoristas duas dicas preciosas: 1) faixa de pedestre é para pedestres, e não para carros; 2 pisca alerta é para dar sinal de que conversão, e não para enfeitar o painel. Se liga ai Segtram.

Pataquada
A indiada ainda é nova, mas os caciques são velhos. Uma colega nossa, que não conhecia o Fagundes, muito menos o Antunes, ao procurar por um, foi encaminhada pro outro. E não é que no entrevero surge de novo um Fagundes, desta vez usando saia, que coleada com o adjunto que não sabia de nada, formou grande pataquada.

Ed. 2761 - Menor explorada resgatada pela polícia

Aqui a edição digital...
  1. Obrigado, Lula e Dilma!
  2. Enem
  3. Luba
  4. HIV I
  5. Rústica
  6. Fiscalização
  7. Antimanicomial
  8. HIV II
  9. AEU
  10. CDL
  11. Palestra
  12. Trânsito
  13. Ressocialização
  14. Cultura
  15. Celemaster
  16. Pataquada
  17. Lei de divulgação de medicamentos é aprovada
  18. Escola do Legislativo começa formação de acervo
  19. Vereador propõe criação de ‘Farmácia Solidária’
  20. Câmara aprova alterações no Controle Interno
  21. Mano Gás quer nova distribuição de uniformes
  22. Encontro debateu saúde da mulher
  23. Nova legislação sanitária estadual é tema de reunião
  24. Programação da Semana do Município reúne diversas atividades
  25. II Copa dos Criadores premia genética de animais rústicos em Alegrete
  26. Mercado chinês aprova a carne Angus no Brazilian Angus Day
  27. Menor explorada sexualmente é resgatada pela DPCA
  28. Operação Horse prende três pessoas por tráfico
  29. Acidente
  30. Clonado
  31. Estupro
  32. “Onde está a Educação?”
  33. Dirigentes do Conselho são empossados
  34. Unipampa divulga editais para cursos de especialização
  35. Renovação dos contratos termina em 31 de maio
  36. Secretaria de Esportes cria grupo “Vida Saudável”
  37. Competição de ciclismo acontece amanhã
  38. Pesquisa reforça que investimento público em esporte é essencial
  39. Jogo de Airsoft ocorre amanhã em Adolf Stern
  40. Perigos dos salões de beleza
  41. Maiara e Maraisa no Conversa com Bial
  42. Lua Blanco celebra ótima fase: “Muito feliz”
  43. Malhação
  44. Novo Mundo
  45. Rock Story
  46. A Força do Querer
  47. Ana Maria apresenta o ‘Mais Você’ vestida de unicórnio