quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Sistema permite que produtor controle umidade do solo pelo celular

Nestor Tipa Júnior

Segundo estudo divulgado pela Agência Nacional das Águas (ANA) em parceria com a Embrapa, a área irrigada por pivô no Brasil é de 1,275 milhão de hectares com cerca de 20 mil pivôs centrais instalados. O crescimento de 2006 para 2014, de acordo com o estudo, foi de 43% no uso da tecnologia. Neste cenário, a importância de monitoramentos de sistemas de irrigação se tornou indispensável para a eficácia do processo. 
Conforme o engenheiro Marcio Albuquerque, diretor da Falker Automação Agrícola, a maioria dos produtores que utiliza a irrigação ainda não faz o controle efetivo das áreas a serem irrigadas. “Não existe uma metodologia de acompanhamento. Hoje grande parte dos produtores faz a irrigação sem ter dados e parâmetros de quanto é preciso irrigar, podendo estar desperdiçando água e energia elétrica ou até estar irrigando menos que o necessário, perdendo em produtividade”, salienta. 
A empresa desenvolveu um novo sistema de monitoramento e controle dos níveis de umidade do solo. Um sensor é instalado na lavoura com uma antena de rádio de 50 centímetros. Estas antenas formam uma rede que transmite a informação até chegar a um ponto ligado à uma estação central na fazenda, onde se concentram os dados de toda a propriedade. “Hoje o produtor instala o sensor, deixa no campo, e sempre que for realizar a medição tem que ir ao local para conectar o sensor. Com o novo sistema, teremos uma informação atualizada sobre a distribuição da umidade”, explica Albuquerque. 
Para o diretor da Falker, o grande diferencial deste sistema é a precisão nas informações que chegam aos produtores sobre como está a umidade do solo em diversos pontos da lavoura. “Existem tecnologias importadas que colocam seu sensor ao lado de uma estação meteorológica, no nosso sistema será sem fio e teremos a informação de dezenas de pontos cobrindo uma área, permitindo conhecer a variação da umidade, pois ela não é uniforme. Teremos áreas mais úmidas e outras menos, e o produtor poderá ter um sistema para controlar esta irrigação”, salienta.
Segundo o especialista, outra inovação consiste no acompanhamento remoto de qualquer lugar onde o produtor estará, já que o sistema está disponível para acesso mobile. “Algumas marcas de pivô já tem aplicativos para ligar o equipamento via internet. Mas com que base ele toma esta decisão? Se eu tenho uma forma de monitorar o comportamento da umidade eu tenho como tomar esta decisão”, afirma.

Lançado programa para desburocratizar o agronegócio


Gabriela Barcellos

Foi lançado ontem, 24/8, o Plano Agro +, focado na eficiência e na redução da burocracia no agronegócio brasileiro. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e teve a presença do presidente da República interino Michel Temer e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.
“Queremos um Brasil mais simples para quem produz e mais forte para competir”, destacou Maggi, usando o slogan do plano para reforçar o propósito do governo federal com 69 medidas destinadas a modernizar e desburocratizar normas e processos do Ministério da Agricultura. Já Temer afirmou que o governo está, neste momento, dando um passo importante na direção da eficiência do agronegócio. “Este governo retirará recursos da ineficiência e investirá na eficiência. O papel do governo é estimular o desenvolvimento”, ressaltou.
As medidas serão implementadas imediatamente. Entre elas, o fim da reinspeção em portos e carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Com a eliminação desses entraves, o setor privado e o governo devem ter um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão ao ano. Esse valor representa 0,2% do faturamento anual do agronegócio brasileiro, calculado em cerca de R$ 500 bilhões.
O Agro + vai transferir dinheiro da ineficiência para a eficiência, trazendo benefícios para a sociedade. O plano busca justamente otimizar os recursos para proporcionar ganhos ao setor produtivo, que poderá assim gerar mais emprego e renda ao longo da cadeia do agronegócio.
Os principais obstáculos burocráticos existentes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram identificados por um grupo de trabalho criado em 2006. Os técnicos do ministério analisaram 315 demandas do setor produtivo e estabeleceram 69 medidas para implantar nesta primeira fase do Agro +. Com isso, o governo atenderá reivindicações de 88 entidades representativas do agronegócio brasileiro.
O Mapa acelerou a implementação do Manual do Boas Práticas Regulatórias de Defesa Agropecuária, priorizou as demandas de automação desta área e deu celeridade à revisão de normativas da Defesa Agropecuária. Isso está sendo feito por meio de portarias e instruções normativas para reorganizar e fortalecer a tramitação de normas. Será estabelecido também a cooperação com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para desenvolver ferramentas capazes de agilizar a troca de informações entre as autoridades sanitárias e os países importadores do agronegócio brasileiro. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, as medidas, elaboradas com apoio do corpo técnico, permitirão a racionalização dos recursos financeiros e humanos da SDA, oferecendo maior agilidade ao setor produtivo.
Algumas das medidas do Plano Agro +
• Fim da reinspeção nos portos e carregamentos vindos de unidades com SIF
• Lançamento do sistema de rótulos e produtos de origem animal
• Alteração da temperatura de congelamento da carne suína (-18ºC para -12ºC)
• Revisão de regras de certificação fitossanitárias 
• Aceite de laudos digitais também em espanhol e inglês.

Uruguaiana sedia eliminatória do Enart no final de semana

Daiany Mossi

Cerca de 6 mil pessoas participarão neste final de semana, em Uruguaiana, das apresentações artísticas de uma das eliminatórias do Encontro de Tradição e Arte (Enart). 
O evento será no Ginásio Municipal, no sábado e domingo, sendo que também serão realizadas atividades na Praça da Estação Férrea. 
Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes, o evento reunirá tradicionalistas de todo o Estado. Os melhores qualificados participarão da grande final do evento. 
O Enart é um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina. 
É um evento tradicionalista gaúcho. Promovido pelo MTG, é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final.

IBGE vai nomear 600 candidatos aprovados em concurso

O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de 600 candidatos aprovados em concurso público para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A autorização está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.
Trata-se de 50 candidatos para o cargo de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, 90 para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e 460 para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. As nomeações deverão ocorrer a partir de setembro deste ano.
Segundo a portaria, o provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
A responsabilidade pela verificação prévia das condições para nomeação dos candidatos será do presidente do IBGE, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo.

4,3 mil turistas passaram por Uruguaiana em 20 dias

Daiany Mossi

O número de turistas estrangeiros que ingressaram no país por Uruguaiana entre 1º e 21 de agosto é 50% maior que o mesmo período do ano passado. A informação é da Polícia Federal (PF). Segundo os dados, a corporação diz que 15 mil pessoas passaram por sete pontos de fronteira terrestre, com a Argentina e o Uruguai.
Em Uruguaiana, o controle migratório registrou a entrada de 4,3 mil turistas, o equivalente a 28,5% do total. Pelo controle de Santo Ângelo, que recebe turistas dePorto Xavier e Porto Mauá, passaram 3,3 mil pessoas (22,3%). Em seguida figura Santana do Livramento, com 2,4 mil condutores (15,9%), seguida por Chuí, com 1,7 mil (11,6%), São Borja, com 1,2 mil (8,1%), Jaguarão, com 1,1 mil (7,7%) e Bagé, com 888 turistas (5,9%).
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes, entre os fatores que podem ter impulsionado o número estão a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a inflação na Argentina, que leva moradores do país vizinho a fazer compras em lojas brasileiras. 
Mais da metade dos turistas – 54,5% – eram argentinos (8,2 mil). Outros 5,2 mil visitantes eram uruguaios, 34,6% do total. A PF informou que reforçou o controle migratório na fronteira durante o período.
Jorge enfatiza que a passagem de turistas por Uruguaiana no mês de setembro deve manter o bom nível, em razão das Paralimpiadas do Rio.

Santa Casa inaugura novo espaço para radiologia

Aconteceu ontem, a cerimônia de inauguração do novo espaço para radiografia digital, mamografia digital, densitometria óssea, tomografia com 16 canais e ultrassonografia com Doppler do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana destinados a atendimento a convênios e particulares. 
A cerimônia contou com a presença do provedor do HSCC, Eduardo Velo, do diretor administrativo-financeiro, Geovane Cravo; do diretor clínico, neurologista José Vitório Mocelin; do radiologista Hugo Malmann; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Correa; além de colaboradores e imprensa. O espaço já está em atendimento à comunidade. Com informações da Santa Casa.

Farmácia Popular reabre as portas


Daiany Mossi

Após dois anos, a Prefeitura de Uruguaiana reabriu nesta semana, a Farmácia Popular do Brasil. 
Fechada em razão de problemas estruturais, a Farmácia faz parte do Programa Federal do Ministério da Saúde, criado em 2004, com intuito de disponibilizar medicamentos à população carente. 
As unidades próprias contam com um elenco de 112 itens, entre medicamentos e preservativos, os quais são dispensados pelo seu valor de custo, representando uma redução de até 90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de documento com foto, no qual conste seu CPF, juntamente com uma receita médica ou odontológica. Importante ressaltar que somente a Rede Própria aceita receitas prescritas por dentistas.
A Farmácia de Uruguaiana funcionou inicialmente na esquina entre ruas Duque de Caxias e Dr. Maia. Em 2013, ela foi transferida para um prédio na mesma calçada, o qual precisava adequar-se para receber a mesma. Sem a estrutura adequada, a Fundação Osvaldo Cruz cancelou o repasse de medicamentos me recursos à Uruguaiana e em 2013, o prédio foi interditado pela Prefeitura para reforma. 
Três anos após o fechamento, a Farmácia finalmente reabre as suas portas, em horário integral e o número adequado de funcionários.

Começa tramitação de projeto que cria ‘bombeiros’ do município

Gabriela Barcellos

Começou a tramitar na Câmara de Vereadores, o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que instituir a Brigada Municipal de Proteção Contra Incêndio. A matéria foi apresentada na sessão ordinária de terça-feira, 23/8, e encaminhada às comissões técnicas da casa para avaliação.
Pelo projeto, a nova instituição fica vinculada à decretaria de Segurança e Trânsito (Setran) e, como justificativa, o coloca como uma das exigências indispensável no processo de reabertura do Aeroporto Internacional Rubem Berta. De acordo com a matéria, o órgão será integrado por guardas municipais, detentores de cargos de provimento efetivo, estáveis no serviço público municipal e que atendam às Instruções Técnicas, com formação em cursos específicos de brigadistas.
A Brigada, no âmbito do Município, terá a atribuição de agir na prevenção e combate contra incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida, o patrimônio e reduzir os danos ao meio ambiente, atuando em próprios públicos e em áreas públicas ou privadas.
Também neste projeto, o Executivo toca na alteração da Lei 2.782/1997, que trata do Fundo Municipal de Reequipamento e Manutenção do Corpo de Bombeiros do município de Uruguaiana (Funrebom), afim de incluir as despesas provenientes da instituição da Brigada Municipal, nos Planos de Aplicação dos recursos arrecadados pelo Funrebom.

Candidatura de Sanchotene Felice é impugnada

Além do Ministério Público, a coligação do atual prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB), também impugnou a candidatura do ex-mandatário.

Gabriela Barcellos

O ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice, que já está em campanha eleitoral pela Prefeitura Municipal pelo partido Rede Sustentabilidade (Rede) teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, em Uruguaiana, representado pelo promotor de Justiça Edgar Vitassir Ferrareze; e pela coligação Trabalho, Seriedade e Compromisso (PSDB/DEM), que tem o atual prefeito, Luiz Augusto Furhmann Schneider (PSDB) como candidato a reeleição. Procurado, o Promotor preferiu não se manifestar sobre o tema, disse apenas que todas as impugnações foram motivadas por irregularidades.
A impugnação, porém, não significa que o ex-prefeito não poderá concorrer. Isso porque a ação ainda tramita em 1º grau e Sanchotene tem até o próximo dia 29 para contestar a ação, juntar documentos, indicar testemunhas e requerer a produção de provas, visando defender-se.

Contas
Recentemente Sanchotene Felice teve suas contas de governo referentes ao ano de 2012 rejeitadas pela Câmara de Vereadores. A votação, ocorrida no último dia 14 de julho, acatou o parecer pela não aprovação das contas de Felice, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parecer, aliás, foi o segundo exarado pelo órgão fiscalizador em relação ao mesmo exercício. Anteriormente o órgão havia considerado erros de controle interno na prestação de contas, mas que não causaram danos ao erário e as contas foram aprovadas, apenas com um alerta ao ex-mandatário. Desarquivado a pedido do desembargador Estilac Martins Rodrigues Xavier, o processo acabou recebendo um novo parecer, desta vez desfavorável à aprovação das contas.
Após a apresentação da defesa de Felice, a ação será julgada pelo juiz da 57ª Zona Eleitoral, André Luís Ferreira Coelho.

Painel Ed.2648

Em busca de parceiros

No ano em que completa 40 anos, o Chocolate Caseiro Lugano está intensificando sua estratégia de expansão através do licenciamento da marca. Atualmente com 15 lojas no Brasil, a Lugano está buscando um parceiro para atuar como licenciado em Uruguaiana. As informações estão disponíveis através de contato pelo e-mail licenciado@chocolatelugano.com.br.

Dom Aloísio

O bispo Dom Aloísio Alberto Dilli deixou formalmente Uruguaiana. Ele já estava transferido para a Diocese de Santa Cruz do Sul, mas ainda estavam sendo realizados os trâmites da transferência. Dom Aloísio, que recentemente recebeu a Medalha Mérito Municipal e o título de Cidadão Uruguaianense, se despediu no município na terça-feira, 23/8.

Enart
Acontece neste sábado, 27/8, a primeira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Essa é a terceira vez que o município sedia o evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). As apresentações acontecem no Ginásio Municipal.

Resíduos Sólidos
O deputado federal Carlos Gomes (PRB) aliou-se à reivindicação do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos (OPNRS) pela aprovação no Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Gomes recebeu a solicitação das mãos da vice-presidente executiva do OPNRS, Luciana de Freitas, que frisou a importância da implementação da medida para promover a mudança nos padrões de produção e de consumo, além de viabilizar a prestação de serviço de coleta seletiva aos municípios e de logística reversa ao setor privado pelos catadores de materiais recicláveis.

Na rua
Acontece no próximo dia dez, das 11h às 21h, o I Na Rua Food Festival, na Rua Santana, próximo à Praça Barão do Rio Branco. O evento tem a organização da chef Juliana Beatrice, do Consultório Culinário (restaurante-tendência na Cidade Baixa em Porto Alegre), responsável também pelo Vila Gastronômica, de Santa Maria, considerado o principal evento de comida de rua do interior do Estado. Além da programação ao ar livre, das 15 às 17h a chef ministrará um o Curso de Risotos Especiais, na Biblioteca Municipal.

Previdência
O governador José Ivo Sartori assinou ontem, 24/8, a declaração de instituição do Regime de Previdência Complementar dos servidores públicos do Estado (RS-Prev). Em janeiro foi criada a RS-Prev, que irá gerir o Plano de Benefícios e, em março, a Previc estabeleceu o prazo de 180 dias para que a Fundação tomasse todas as providências para entrar em funcionamento.

Aumento
Dizem por aí que os parlamentares se preparam para aumentar o salário dos vereadores para a próxima Legislatura. De acordo com a Lei Orgânica do Município (Artigo 66), o a fixação do subsidio deve ser feita na última sessão da legislatura, até trinta dias antes do pleito eleitoral.

Caminho Azul I
As Comissões Técnica da Câmara Legislativa analisarão a possibilidade de o Grupo de Pais e Amigos de Autistas de Uruguaiana, Caminho Azul, ser declarado de Utilidade Pública. O projeto de lei é de autoria do vereador Irani Fernandes (PP).

Caminho Azul II
O Grupo é uma sociedade civil, de caráter assistencial, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, constituída sob forma de associação para desenvolver assistência a seus beneficiários, desenvolvendo programas de preparo, auxílio, adaptação, reabilitação e integração dos autistas e promover e incentivar pesquisas sobre o autismo.

Noite da Pecuária I
Foi divulgado ontem, 24/8, o tema da próxima Noite da Pecuária. O evento é realizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Sindicato Rural, e acontece sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 19h, no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril.

Noite da Pecuária II
Desta vez o evento acontece no dia cinco. Está agendada a palestra ‘Clínica de Ruminantes: um enfoque prático”, com o professor José Diomedes Bárbara Neto, da Universidade Federal do Pará Campus Castanhal.

Baitinha
O pessoal do Baita Bar teve uma ideia nova e, nesta sexta-feira, 26/8, vai rolar o ‘Baitinha Fest’, na pracinha do Baita. Está na programação hambúrgueres, cervejas, chopps e música ao vivo. A partir das 19h.

Crédito rural I
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destinou R$ 2 bilhões em crédito rural, no ano-safra 2015/2016, para o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Essa linha financia tecnologias como a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto (SPD), Tratamento de Dejetos Animais (TDA), Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e Florestas Plantadas (FP).

Crédito rural II
Na comparação entre 2015/2016 e 2014/2015, houve retração no volume de contratações do ABC. No período anterior, os contratos somaram R$ 3,6 bilhões. Segundo a Coordenação de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos, a queda para R$ 2 bilhões se deve à elevação nas taxas de juros da linha de crédito. Outro fator que também contribui para esse resultado foi o aumento do custo de produção.

Vagas no Sine
Caseiro (agricultura)...............................................................1
Vendedor de serviço – monitoramento de alarmes.....................1

Ed. 2648 - Candidatura de Felice é impugnada

Aqui a edição digital completa...
  1. Jamais ceder
  2. Em busca de parceiros
  3. Enart
  4. Resíduos Sólidos
  5. Na rua
  6. Previdência
  7. Caminho Azul I
  8. Caminho Azul II
  9. Aumento
  10. Noite da Pecuária I
  11. Noite da Pecuária II
  12. Baitinha
  13. Dom Aloísio
  14. Vagas no Sine
  15. Crédito rural I
  16. Crédito rural II
  17. Foco
  18. Candidatura de Sanchotene Felice é impugnada
  19. Começa tramitação de projeto que cria ‘bombeiros’ do município
  20. Farmácia Popular reabre as portas
  21. Santa Casa inaugura novo espaço para radiologia
  22. IBGE vai nomear 600 candidatos aprovados em concurso
  23. 4,3 mil turistas passaram por Uruguaiana em 20 dias
  24. Uruguaiana sedia eliminatória do Enart no final de semana
  25. Lançado programa para desburocratizar o agronegócio
  26. Sistema permite que produtor controle umidade do solo pelo celular
  27. Ação inédita coletará garrafas PETs para produção de silos sustentáveis
  28. VEC doou cerca de R$ 700 mil à casas prisionais
  29. Adolescente aprendido depois de assaltar pedestre
  30. DPCA cumpre buscas na Cidade Alegria
  31. Ameaça
  32. Assalto I
  33. Assalto II
  34. Assalto III
  35. Furto I
  36. Furto II
  37. Agressão I
  38. Agressão II
  39. Agressão III
  40. Temer, não: por uma educação sem medo
  41. Unipampa elegerá servidores para Conselho Editorial
  42. Parceria entre Unipampa e Secretaria de Saúde gera curso de atualização
  43. Direções desmentem falta de merenda
  44. Editora espanhola clona um dos livros mais misteriosos do mundo
  45. Animação “Zarafa” encerra programação de agosto do CineSesc Uruguaiana
  46. Pirisca Grecco lança DVD que acentua sua maturidade
  47. Podas – 8 dicas básicas
  48. Cleo Pires e Paulo Vilhena causam polêmica na web em campanha paralímpica
  49. Globo define data de estreia da reprise de ‘Cheias de Charme’
  50. Malhação
  51. Êta Mundo Bom
  52. Haja Coração
  53. Velho Chico
  54. Sasha bate carro durante gravação do programa de Porchat