quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Farmácia Popular reabre as portas


Daiany Mossi

Após dois anos, a Prefeitura de Uruguaiana reabriu nesta semana, a Farmácia Popular do Brasil. 
Fechada em razão de problemas estruturais, a Farmácia faz parte do Programa Federal do Ministério da Saúde, criado em 2004, com intuito de disponibilizar medicamentos à população carente. 
As unidades próprias contam com um elenco de 112 itens, entre medicamentos e preservativos, os quais são dispensados pelo seu valor de custo, representando uma redução de até 90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de documento com foto, no qual conste seu CPF, juntamente com uma receita médica ou odontológica. Importante ressaltar que somente a Rede Própria aceita receitas prescritas por dentistas.
A Farmácia de Uruguaiana funcionou inicialmente na esquina entre ruas Duque de Caxias e Dr. Maia. Em 2013, ela foi transferida para um prédio na mesma calçada, o qual precisava adequar-se para receber a mesma. Sem a estrutura adequada, a Fundação Osvaldo Cruz cancelou o repasse de medicamentos me recursos à Uruguaiana e em 2013, o prédio foi interditado pela Prefeitura para reforma. 
Três anos após o fechamento, a Farmácia finalmente reabre as suas portas, em horário integral e o número adequado de funcionários.

0 comentários: