sexta-feira, 8 de julho de 2016

Circulo Operário investirá na Praça do Esporte

Daiany Mossi

O Prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider assinou nesta semana, um convênio para garantir a pratica de cursos voltados ao esporte e ao lazer. 
Com a presença da Presidente do Circulo Operário de Uruguaiana, Maria de Lourdes Ibaldo, o prefeito firmou o convênio entre o Município e a entidade que permite a utilização do espaço físico e das estruturas da Praça do Esporte e Cultura, localizada no Bairro Rui Ramos. Com a iniciativa o Circulo Operário reconhecido como um centro social e de capacitação profissional de excelência, poderá atuar das dependências do PEC – Praça de Esporte e Cultura, ampliando suas atividades focadas no atendimento ao cidadão uruguaianense.

Copa Zona Leste tem nova rodada no final de semana


Daiany Mossi

Começam neste sábado, os jogos das semifinais da 2ª Copa Zona Leste de Futebol Sete. No sábado, a partir das 11h, Nova Geração e Palmeiras disputam uma vaga na grande final da categoria 2007. Já no domingo, jogam Juventude e Amigos da Comunidade pela categoria 2005; Bola Brasil e Acenal pela categoria 2006; Uruguaiana e Expressinho pela categoria 2006; Bola Brasil e Uruguaiana B pela categoria 2005 e Bola Brasil e Amigos da Comunidade pela categoria 2007. 
Os jogos ocorrem no Campo Zona Leste.

Uruguaianense carregou a tocha a cavalo em Santa Maria

Gabriela Barcellos

Um jovem uruguaianense teve uma participação pra lá de especial no revezamento da Tocha Olímpica em Santa Maria. Carlos Augusto Falcão Filho, de 14 anos, apaixonado por cavalos, carregou a tocha por 200 metros, a cavalo.
Conforme o jovem, a ideia foi da mãe dele, que o inscreveu na promoção Nissan Quem se atreve, em dezembro de 2015, em total segredo e já informando que o filho gostaria de fazer o percurso a cavalo. Carlos só soube da ideia da mãe em março, quando foi divulgado o nome dos selecionados. Em maio recebeu a confirmação de que iria participar a cavalo.
Inicialmente, o jovem iria participar com um cavalo próprio, no entanto, Basca Rancagua, da cabanha Basca, de Mariana Tellechea e Filhos, foi a sua companheira nesta jornada. Conforme ele, a parceria surgiu a partir de um contato de Lilinha Tellechea, uma das administradoras da cabanha. “Lilinha me perguntou se eu não queria montar a Rancagua e, aceitei na hora. Foi uma grande honra”, conta ele, extremamente feliz com a participação do evento.
Apesar da pouca idade, Carlos Augusto já tem um belo currículo como ginete. Monta desde os oito anos e já têm em casa cinco títulos do Freio Jovem – competição semelhante ao Freio de Ouro, destinada a jovens ginetes – um bronze, duas pratas e dois ouros. Já a égua traz uma genética de ponta. Filha de BT Lucero e Basca Dulcinéia, disputa em 2016 o segundo Freio de Ouro e vem de um dos mais tradicionais criatórios da região.

Educa Mais Brasil é opção para estudantes sem Fies e ProUni

Os estudantes que não conseguiram o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e a aprovação no ProUni (Programa Universidade para todos) ainda têm chance de ingressar no ensino superior sem se preocupar com os altos custos mensais.
A alternativa é realizar a inscrição no Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do Brasil, que oferece bolsas de estudo com desconto de até 70% na rede particular de ensino.
O programa, de iniciativa privada, disponibiliza bolsas de estudo em todo o país para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA-Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem, e tem o critério de seleção baseado nas condições socioeconômicas.
Já os programas do Governo Federal atingem apenas cursos de graduação e sequenciais de formação específica, e tem como regra a comprovação da renda per capita.
Para se candidatar tanto no Fies quanto no ProUni é obrigatório realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota superior a zero na redação, ao contrário do Educa Mais Brasil, que não utiliza a nota do exame em caráter obrigatório e sim como critério de desempate.
Além disso, com a utilização do Fies os alunos continuam pagando a dívida do financiamento após a conclusão do curso. Já com o Educa Mais Brasil, os estudantes que não tiverem pendências com a instituição, não acumulam débitos posteriores. “Com o benefício das bolsas de estudo, ao concluir o curso, os alunos não terão mais vínculo com o programa”, explica Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.
Os interessados em realizar as inscrições, de forma gratuita, no Educa Mais Brasil, basta acessar ao site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento nos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.

Sobre o Educa Mais Brasil
O programa educacional atua há mais de 12 anos em prol do desenvolvimento da educação e já beneficiou mais de 400 mil alunos em todo o país, por meio de parceria com mais de 15 mil instituições de ensino existentes no Brasil.
Para este segundo semestre, estão sendo oferecidas mais de 200 mil bolsas, sendo 120 mil para o Ensino Superior em mais de 2 mil instituições parceiras.

Pesquisas do curso de Enologia são apresentadas em simpósio na Itália

Por Franceli Couto Jorge

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Enologia (Nepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolve diferentes experimentos sobre o cultivo e colheita de uvas. Entre eles estão os que resultaram em três trabalhos científicos apresentados no X International Symposium on Grapevine Phisiology and Biotechnology, que ocorreu no mês de junho, em Verona, na Itália. As pesquisas foram apresentadas pelo docente do curso de Bacharelado em Enologia do Campus Dom Pedrito, Juan Saavedra del Aguila. Conforme o professor, os trabalhos tiveram a participação dos discentes do curso, sendo um apresentado na modalidade oral e dois como pôsteres. A pesquisa com o título “Ethylene, Salicylic and 1-Methylcyclopropene in Postharvest Grape Cabernet Sauvignon” foi a única brasileira apresentada na modalidade oral e contou com apoio financeiro do Edital nº 05/2014 da Pró-Reitoria de Pesquisa (atualmente Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação). Aguila explica que o experimento analisou o uso do etileno na pós-colheita da uva Cabernet Sauvignon, com o intuito de verificar se há alteração na coloração do fruto e, posteriormente, do vinho.
Os pôsteres participantes do evento também trataram sobre a colheita seletiva da uva Petit Verdot para a vinificação na Campanha Gaúcha e sobre os sucos da uva Chardonnay a partir do uso de tipos diferentes de fertilizantes de fósforo. Intitulados, respectivamente, “Selective harvest for the Petit Verdot vinification from Gaucha Campaign in South Big River (RS)/Brazil” e “Grapes juice Chardonnay from different types of Phosphorus fertilizer” são oriundos de um trabalho de conclusão de curso e de um projeto de extensão.
O experimento sobre a colheita seletiva do cultivo da Petit Verdot buscou identificar as características vínicas desta uva, a partir da elaboração de um vinho varietal em método tradicional, considerando álcool, pH, acidez total e o glicerol produzido no vinho, assim como, as características sensoriais olfato-gustativas após finalizado. A partir da realização de uma triagem manual e a aplicação de três tratamentos, apesar de a colheita ter sido antecipada, observou-se que não houve variações significativas dos compostos analisados. De acordo com a pesquisa, “embora visualmente tenha sido possível separar cachos maduros de outros com maturação incompleta, em geral, o vinhedo apresentou uma uniformidade na maturação da cultivar, comprovada pelas análises químicas”. No entanto, é preciso considerar as condições climáticas da região para definir o momento ideal da colheita.
O último pôster da Unipampa apresentado no Simpósio foi desenvolvido com recursos do Edital nº 03/2014 do Programa de Fomento à Extensão (Profext) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext). Segundo Aguila, o trabalho surgiu a partir da demanda de um produtor local e teve como objetivo definir a melhor opção em adubação fosfatada de uvas Chardonnay. O estudo foi desenvolvido com a utilização de diferentes densidades de fósforo (P).
Para o docente, a apresentação dos trabalhos para a comunidade científica da área e o retorno desta é muito importante. “É como um sinal verde, em que estamos traçando o caminho certo”, afirma Aguila. O professor acrescenta que a validação dos experimentos pela comunidade científica motiva os alunos.

Estatuto da Criança atualiza idade para educação infantil

A idade máxima de 5 anos para o atendimento das crianças na creche e pré-escola foi atualizada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA ainda previa o atendimento na educação infantil para crianças de 0 a 6 anos e estava desatualizado em relação à Constituição que, em 2006, estabeleceu a idade máxima de 5 anos para essa fase do ensino. A atualização do ECA está publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.
A Emenda Constitucional 53, de dezembro de 2006, limitou a faixa etária para a educação infantil aos cinco anos de idade. A adaptação do ECA ao texto constitucional foi proposta por meio de projeto de lei.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensino médio, dos 15 aos 17 anos.
A partir de 2009, por meio de uma emenda constitucional, a matrícula de todas as crianças na escola a partir dos 4 anos tornou-se obrigatória. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da emenda, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio.

Unipampa corta despesas economizando


Através de uma ação da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) conseguiu reduzir R$ 3.831,73, entre janeiro e julho deste ano, nas ligações telefônicas interurbanas. Neste período a instituição realizou 1.730 ligações deste tipo.
De acordo com o diretor da DTIC, Pierre Martin, foram realizadas alterações nas rotas de chamadas telefônicas interurbanas nas centrais digitais VoIP para serem efetuadas através do sistema Fone@RNP, um serviço que conecta organizações usuárias, agências estatais e outras instituições de ensino e pesquisa parceiras da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) através da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), permitindo que as chamadas realizadas por voz (via telefone comum, telefone IP ou softphone) sejam encaminhadas através da internet.
As chamadas interurbanas originadas pela Unipampa são direcionadas, sem que o usuário perceba, ao Fone@RNP, e a Universidade não gasta com as ligações, pois são custeadas pela instituição para onde a chamada foi destinada. “Já quando usários de outras cidades ligam para alguma unidade acadêmica da Unipampa o custo, o mesmo da ligação local, será da nossa instituição”, explicou Martin.

190 em ação

Embriagado
Um homem foi preso em flagrante por embriaguez depois de se envolver em um acidente de trânsito na Rua Gregório Beheregaray, próximo ao Village Santos Dumont. Ao chegar no local do acidente, os policiais constataram indícios de embriaguez e o conduziram até a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para realização do teste do bafômetro, quando foi constatado 1,33 mg de álcool por litro de sangue. Ele também não possui carteira nacional de habilitação. Depois de ser levado ao pronto socorro para exames médicos, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a delegada de plantão o autuou em flagrante, fixando a fiança em cinco salários mínimos. Como não tinha dinheiro para pagar o valor, o homem acabou sendo recolhido à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Atropelada
Uma mulher foi atropelada propositalmente na Rua Gregório Beheregaray. Ela relatou o fatoà polícia, apontando a autora do atropelamento, que segundo ela, jogou o carro em sua direção. A vítima, aliás, já havia registrado ocorrência policial contra a acusada por ameaça e injuria. Segundo ela, a mulher ainda lhe disse que na próxima vez irá mata-la e deixou o local gritando palavras de baixo calão. A vítima sofreu várias lesões.

Abigeato
Um produtor rural registrou o furto abigeato de um boi da raça Angus. Ele contou que encontrou as vísceras do animal em seus campos, localizados no Passo dos Ramos. Não tem suspeitos.

Furto
Uma menina de doze anos, aluna da escola Roberval Beheregaray foi vítima de um furto. O pai da menor esteve na Delegacia e contou que a filha guardou o telefone celular na mochila, visto que estava fazendo uma prova. Depois da aula, ainda a caminho de casa, percebeu que o aparelho havia sumido da mochila.

Capotamento I
Um carro capotou na Rua Sete de Setembro. O dono do veículo registrou ocorrência policial contando que trafegava pela via, quando na esquina com a Rua Vasco Alves, um veículo conduzido por uma mulher, cortou sua frente, batendo na lateral do carro e causando o capotamento. Ele sofreu apenas ferimentos leves e seu carona levou uma pancada na cabeça. Já a motorista do outro veiculo, de placa argentina, contou que o mesmo deu sinal que iria dobrar à direita, razão pela qual avançou.

Capotamento II
Um carro capotou na BR 472, localidade do Imbaá. Quando as autoridades policiais chegaram ao local, não havia nenhum ocupante no veículo. O motorista foi encontrado no pronto socorro municipal, com sinais de embriaguez. Ele ficou internado em observação. Não havia outros ocupantes no carro.

Assalto
Um homem foi assaltado na Rua Bento Martins. Ele contou que foi abordado por dois homens, tripulando bicicletas, um deles armado com uma faca. Eles anunciaram o assalto e roubaram a carteira da vítima, um boné, camiseta, moleton e o par de tênis da vítima.

Assalto II
Um homem foi assaltado na Rua Padre Anchieta. Ele contou que dois homens, de bicicleta, armados com um revólver, lhe abordaram e mandaram entregar o telefone celular. Quando a vítima disse que não tinha, tece uma bolsa que carregava arrancada das mãos. Os bandidos levaram cerca de R$ 700 em dinheiro.

Cachorrada
Na Rua Adir Mascia, um homem foi assaltado e teve a carteira, o telefone celular e o relógio roubado. Ele disse que foi abordado pelas costas por um homem armado.

Violência Doméstica: Deam mobiliza órgãos para criar rede de enfrentamento à violência

Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) realizou na tarde de ontem, 6/7, uma reunião com os órgãos de segurança, que atuam na prevenção e enfrentamento à violência doméstica e no atendimento às vítimas. O objetivo do encontro foi debater e colher sugestões para a criação de uma rede de apoio, na qual os órgãos trabalhem de forma conjunta. Para a delegada Caroline Bortolotti Huber, titular da Deam, a união das instituições trará ações mais efetivas no combate à violência doméstica. O plenário do salão do júri, no Fórum de Justiça Estadual esteve lotado.
O tema já vem sendo abordado desde a criação da Deam, a cerca de dois anos e encampado pela própria delegada, especialmente após a exposição ‘Nem tão doce lar’, relizada pela Fundação Luterana de Diaconia em parceria com a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan), no primeiro semestre.
Durante o encontro, que teve a presença do Poder Executivo, representado pela vice-prefeita Neraí Kaufmann e pelos secretários de Ação Social e Habitação, Alexandre Brum e de Segurança e Trânsito, Clarindo Barbosa, da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto Geral de Perícias (IGP), Brigada Militar, entre outros, foram apontados dados referentes ao município e levantada a importância da Rede na busca das necessidades ainda existentes no município.
“Nosso proposito inicial, que era mobilizar as instituições, foi cumprido. Todos se mostraram dispostos a participar dessa rede, o que nos deixa extremamente feliz”, conta a Delegada. Uma nova reunião, já com o objetivo de decidir como será a feita a coordenação da rede e quais as instituições já está pré-agendada para o dia 21.

Demandas
Além do trabalho integrado, com troca de informações e maior sintonia, a rede também terá por objetivo a construção da estrutura de enfrentamento à violência, ainda necessária. O município conta hoje com a Delegacia da Mulher, o Posto da Mulher e a Patrulha Maria da Penha, porém, outros serviços precisam ser prestados e é necessária a instalação imediata de uma casa abrigo e de um centro de referência para atender as vítimas. “Muitas vezes as vítimas acabam voltando para casa, voltando para o agressor. E não é porque elas querem, mas porque não têm opção”, explica Caroline.
Ainda há, sem dúvidas, muitas deficiências a serem sanadas, mas o pontapé inicial foi dado.

Duas crianças e três adolescentes estupradas

Cinco casos de estupro envolvendo meninas de seis, nove, 12, 13 e 14 anos chegaram ao conhecimento da polícia desde a última sexta-feira

Gabriela Barcellos

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) recebeu cinco denúncias de estupro de vulnerável entre sexta-feira, 1/7, e terça-feira, 5/7. As vítimas são crianças de seis, nove, 12,13 e 14 anos. Os inquéritos policiais já estão em andamento, aos cuidados do delegado Enio Tassi. Quatro dos cinco acusados possuem ou possuíam relação de parentesco com suas vítimas.

Tio
Em um dos casos, a denúncia veio por meio do Conselho Tutelar, acionado por três professoras da escola Castelo Branco. A vítima, uma menina de nove anos, contou às professoras que quando ia visitar a uma tia, em uma localidade do interior do município, o tio – que também é seu padrinho – costumava tocá-la nas partes íntimas e praticar atos libidinosos. Os crimes teriam ocorrido ainda no verão, mas somente agora a vítima teve ‘coragem’ de contar.

Padrastos
O Conselho Tutelar também foi o responsável pelo encaminhamento de uma adolescente de 12 anos, que fugiu de casa depois de ser estuprada pelo padrasto. O Jornal CIDADE apurou que a menor prestou depoimento na manhã de ontem, 6/7, confirmando o estupro. O padrasto, aproveitando-se que estava sozinho com a menor, lhe agarrou a força, consumando o ato. O crime ocorrera no último domingo, 3/7, e, depois da agressão, a menina fugiu de casa, permanecendo perambulando pelas ruas até ser encontrada por um casal e levada por eles ao Conselho Tutelar. De lá, a menor foi levada ao Pronto Socorro, onde o médico plantonista constatou o estupro.
Outro caso envolvendo o padrasto ocorreu no bairro Cristal. A mãe da vítima havia registrado dias atrás o desaparecimento da menor. Na segunda-feira, 4/7, porém, foi chamada a uma escola do bairro, pois a filha estava no local. Foi então que a menor disse não querer voltar para casa por causa do companheiro da mãe. Ela contou que os crimes vêm ocorrendo a cerca de um ano e começaram poucos meses após a mudança do padrasto para a casa da família. Conforme ela, ele a ‘visitava’ em seu quarto, onde os abusos ocorriam. Por duas vezes – a última delas, inclusive – ocorreram no quarto da mãe, enquanto a mesma dormia.

Vodrasto
Uma menina com seis anos foi vítima de abusos consecutivos pelo companheiro da avó, nas ocasiões em que ia passar o final de semana com a mesma. Ela contou que os crimes ocorriam quando a avó saía de casa para catar latinhas ou quando estava dormindo. O companheiro da avó costumava assistir filmes pornográficos com a criança, em quem também praticou sexo oral certa ocasião, ordenando ainda que a vítima fizesse o mesmo. Para mantê-la em silêncio, o homem ameaçava lhe bater.

Vizinho
Já a adolescente de 13 anos procurou a polícia depois de ter sido agarrada a força por um vizinho. Ela contou que estava cuidado da filha da vizinha, quando o marido desta chegou a casa e lhe agarrou. Ela disse ter conseguido fugir da casa, depois de pegar uma faca e cortar o acusado no braço.

Gestão de pessoas traz resultados para criatórios de equinos

Nestor Tipa Júnior

A criação de equinos tem se tornado um negócio rentável e vem exigindo dos criadores cada vez mais um nível de profissionalização maior. Dentro desta tendência, é importante o envolvimento de todos os trabalhadores do criatório para que os processos e as metas sejam cumpridas. O tema Gestão de Equipes de Trabalho será um dos módulos do curso sobre Administração de Cabanhas, organizado pelo Centro Gaúcho de Formação em Equinocultura (Cegafe), que ocorre nos dias 30 e 31 de julho, no auditório da Vetsul, no Parque Idelfonso Simões Lopes, em Pelotas.
O coordenador do Cegafe, Daniel Schneider, ministrante da disciplina, afirma que o objetivo é criar o entendimento para todos os colaboradores da propriedade que existem metas a atingir e buscar a compreensão de cada profissional que está diretamente ligado ao cavalo, como veterinários, ferradores, vendedores de ração, entre outros. “Além disso, os proprietários precisam se familiarizar com técnicas de gerenciamento de pessoas e também poder perceber o momento certo quando surge a necessidade de intervir e planejar novos treinamentos da equipe interna, seja na reciclagem ou na qualificação mais avançada de seus funcionários”, observa.
Segundo o coordenador do Cegafe, para poder gerenciar uma boa equipe, é necessário ter o conhecimento dessas ferramentas de gestão e saber onde e como agir. Para Schneider, é necessário que o funcionário esteja inserido no negócio e possa também contribuir com todos os colaboradores. “Já passou a época de que era temerário investir no funcionário com medo de perdê-lo para o vizinho. A rotatividade está grande e, no momento que tivermos bons profissionais, não teremos problemas em caso de substituição”, analisa.
Na avaliação do especialista, este ponto sobre a gestão de pessoas no setor da equinocultura no país precisa evoluir. “As equipes estão formadas, mas falando-se em gestão, isso está sendo pouco aprofundado e não se sabe realmente sua importância. No entanto, existem algumas exceções que apresentam equipes muito bem gerenciadas”, salienta.
O curso de Administração de Cabanhas será realizado em três partes sendo a primeira em julho, a segunda em setembro e a última em novembro deste ano. Os interessados podem procurar informações e inscrições pelo site www.cegafe.com.br.

Senar oferece curso técnico em agronegócio Ead



Gabriela Barcellos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) realizará o primeiro programa de educação formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado, o Curso Técnico em Agronegócio. As inscrições comeram na segunda-feira, 4/7, e podem ser feitas até o dia 26 pelo site www.etec.senar.org.br. O curso é gratuito e estão sendo ofertadas 80 vagas. O curso é semipresencial, e está sendo promovido em parceria com a Rede e-Tec Brasil. As provas serão realizadas no período de 08/7 a 29/7.
Das 1.230 horas/aula do curso, 80% são realizadas na modalidade EaD. O restante da carga horária é distribuído em aulas presenciais no Polo de Apoio do Senar-RS de Cruz Alta e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias. O programa tem duração total de dois anos e conta com a parceria do Sindicato Rural daquele município. De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar das provas ocorrerá no dia 1º de agosto e o gabarito oficial sairá no dia quatro de agosto, quando também será divulgado o resultado do processo seletivo.
Cruz Alta é o primeiro Polo de Apoio do SENAR-RS. A estrutura está localizada no parque do Sindicato Rural de Cruz Alta. Com aproximadamente 450 m², o polo atende às exigências do Ministério da Educação (MEC) e possui salas de aula, sala de informática, secretaria, auditório e área de convivência. O local também servirá como um centro de atividades do Senar-RS voltadas ao produtor rural e parceiros.
As matrículas devem ser feitas no período de 04/8 a 09/8 pela internet. O resultado da segunda chamada será conhecido em 10/8 e as matrículas desses candidatos devem ser efetuadas até 11/8. As aulas das novas turmas terão início dia 10/8 pela plataforma e o primeiro encontro presencial já está marcado para o dia 13/8.

Missão aos EUA agiliza comércio de carne bovina in natura

Gabriela Barcellos

Depois do sucesso das missões ao exterior no ano passado, por exemplo, à China e Arábia Saudita, que resultou na abertura de mercado para a carne in natura brasileira, fiscais agropecuários do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão nos Estados Unidos para viabilizar o acordo de compra e venda de carne bovina in natura desossada entre os dois países.
Desde terça-feira, 5/7, o grupo trabalha na avaliação do sistema de inspeção sanitária dos EUA, com auditoria no Food Safety and Inspection Service (FSIS), em Washington. O modelo do Certificado Sanitário Internacional para os embarques de carne vai depender do resultado da auditoria. Eles também vão visitar frigoríficos nos estados do Texas, Iowa, Nebraska e Califórnia.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, estão sendo observados ainda os controles americanos sobre os resíduos na carne, a fim de que as plantas industriais brasileiras possam se preparar para fazer o monitoramento. A viagem faz parte de uma ampla negociação comercial para a compra e venda de carne in natura entre os dois países. De acordo com a secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, a expectativa é de um incremento de US$ 900 milhões por ano nas exportações brasileiras para os EUA.
De acordo com Rangel, a negociação para exportação de carne brasileira in natura desossada está avançada. Em novembro de 2015, uma missão técnica veterinária norte-americana permaneceu 11 dias no Brasil e fez inspeção em frigoríficos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Os veterinários ficaram impressionados com o que viram. Agora, os técnicos brasileiros vão visitar as plantas dos EUA para o reconhecimento dos sistemas de produção de lá”, lembra o secretário.
A expectativa do ministério é fechar o relatório da missão e concluir a negociação com os americanos antes do dia 28. Nesta data, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi participa, em Washington, da reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-EUA - uma oportunidade para a assinatura do acordo. Rangel prevê que, após o acordo, os primeiros embarques da carne fresca para os EUA sejam realizados em um período de três meses.
O Brasil já é um tradicional exportador de carne bovina industrializada para os EUA. Em 2015, vendeu 31,4 mil toneladas, o equivalente a US$ 286,8 milhões. “Conquistar o mercado americano, assim como o europeu, é uma chancela de qualidade no comércio internacional”, diz Rangel.

SDR confirma apoio à Feira da Agricultura Familiar na Expointer

Gabriela Barcellos

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, confirmou na terça-feira, 5/7, em audiência com o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno em Brasília, a parceria do governo federal com o Estado do Rio Grande do Sul para a montagem da 18ª Feira da Agricultura Familiar na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontece de 27 de agosto a quatro de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “O secretário José Ricardo reconhece a importância da parceria com o governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul”, disse Minetto.
O apoio é fruto de um pedido do governador José Ivo Sartori (PMDB), feito diretamente ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB). Tal como ocorrera em anos anteriores, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário apoiará o Rio Grande do Sul na montagem da estrutura.
Minetto também manteve audiência com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, quando falou sobre a execução de c convênios com repasses do MDS à Secretaria e ao Governo do Estado.
As inscrições para participação na Feira da Agricultura Familiar estão abertas desde 15 de junho e devem ser feitas até o próximo dia 15, nos sites das instituições apoiadoras da feira, Fetag, Fretaf e Via Campesina. Este ano serão 220 espaços de exposição, para agroindústrias familiares, artesanato, plantas e flores.

Vacinação contra paralisia infantil será em setembro

A partir da próxima campanha de vacinação, prevista para setembro, apenas crianças entre seis meses e cinco anos de idade que não tenham completado o esquema vacinal contra a poliomielite serão imunizadas. Até a campanha do ano passado, todos dessa faixa etária tomavam reforço anual da vacina, como forma de evitar que alguns ficassem sem a dose.
Desde o começo de 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser em três doses da vacina injetável – aos 2, 4 e 6 meses, e mais duas doses de reforço com a versão oral, conhecida como gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos. Na campanha de setembro deste ano, deverão ser vacinadas apenas as crianças que não tomaram as cinco doses.
Até o ano passado, as crianças recebiam duas doses injetáveis, aos 2 meses e aos 4 meses de vida. Aos 6 meses, aos 15 meses e anualmente até os 5 anos de idade eram dadas doses orais. Mesmo prevendo o reforço, o Ministério da Saúde enfatiza que as três doses injetáveis já garantem a proteção.
A campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, ocorre todo ano no segundo semestre.

Calendário de licenciamento: Detran alerta motoristas

O Detran chama a atenção dos motoristas de Uruguaiana para o término da tabela de pagamento do Licenciamento. Para os veículos com placas de final 9 e 0, o prazo final é dia 31 de julho. A data limite para esses veículos circularem com o documento 2015 vai até o final deste mês, mas os proprietários devem levar em conta o prazo de entrega do documento, que leva em torno de 15 dias a partir do pagamento. Após esta data, o cronograma de licenciamento estará finalizado e todos os veículos devem portar o documento de 2016.
Para licenciar o veículo, o proprietário deve quitar, em tempo hábil para impressão e entrega do documento, além do IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) e multas vencidas, se houver.
Embora o prazo para o pagamento do IPVA já tenha terminado no final de abril para todos os veículos, a validade do licenciamento 2015 varia conforme o número final da placa. As placas com final 1 e 2 venceram em 30 de abril, junto com o IPVA. As placas de final 3 e 4 venceram em 30 de maio e as de final 7 e 8, em 30 de junho.
Caso tenha pago, o IPVA e ainda não tenha recebido o documento, o proprietário deve primeiro verificar se pagou todos os itens que compõem o licenciamento ou se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site do Detran, www.detran.rs.gov.br, com a placa e o número do Renavam.

Lixo eletrônico será recolhido nesta sexta-feira

Daiany Mossi

A Prefeitura de Uruguaiana, através de uma empresa terceirizada, estará recebendo o lixo eletrônico do município nesta sexta-feira, a partir das 8h. O material pode ser entregue na antiga Caul, na Benjamin Constant, próximo a Júlio de Castilhos até às 17h. 
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel, o recolhimento será periódico, sendo que a Prefeitura estuda a instalação de um Ecoponto na cidade. 
Vale destacar que o lixo foi assunto nesta semana, na Câmara de Vereadores, a Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul recebeu membros do Fórum de Desenvolvimento de Uruguaiana para debater a destinação do lixo no município. Na reunião, o presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT), vice-presidente, vereadora Jussara Osório (Rede) e vereadores Carlos Eduardo Alves (PMDB), Rafael Alves (PMDB), Egídio Carvalho (Rede) e Ronnie Mello (PP) mantiveram audiência de debates com Elton Blini, Lauro Delgado, Edna Albuquerque e Maria Isabel Figueiredo.
A Comissão junto aos convidados definiu a realização de uma consulta aos prestadores do serviço de coleta dos resíduos sólidos e municípios da região sobre o tema, com atenção às políticas de desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, reuniões que serão nas próximas semanas e alinhamento ao trabalho da Comissão.

Prefeitura estuda retirada da ciclovia da Setembrino de Carvalho

Daiany Mossi

Após a polêmica retirada da ciclovia da Rua Flores da Cunha, a Prefeitura Municipal estuda a retirada do espaço destinado ao trânsito de bicicletas na Setembrino de Carvalho. A informação é do secretário de Segurança e Trânsito, Clarindo Barbosa. 
Segundo ele, a retirada ainda não foi confirmada, porém estão sendo feitos estudos para avaliar a necessidade daquela estrutura no local. 
Em 2012, a Prefeitura de Uruguaiana inaugurou quatro ciclovias, entre elas, a da Setembrino de Carvalho. Flores da Cunha e Pinheiro Machado já tiveram as estruturas retiradas e se confirmado o fim da ciclovia da Setembrino, apenas a Presidente Vargas ainda terá o espaço único para ciclistas. 
Conforme o secretário Clarindo, as ciclovias foram mal projetadas e por isso, não foram bem aceitas pelos uruguaianenses. 
As ciclovias exercem um grande fascínio sobre parte da população, em especial nos ciclistas. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.
Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partilhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranqüilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias.
De acordo com técnicos de trânsito, quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas praticamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento. A Prefeitura irá consultar empresários e moradores das imediações onde a ciclovia está instalada.

Código de Conduta da Guarda será estudado por Comissão Especial

Comissão Especial foi formada para análise do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a Criação do Código de Conduta da Guarda Municipal e da Guarda Patrimonial de Uruguaiana. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 5, foi determinada a Comissão de estudo que será composta pelos vereadores Irani Fernandes (PP), Gilberto Risso (DEM), Rafael Alves (PMDB), Fernando Tarragó (PSD) e Egídio Carvalho (Rede).
O PLC define os deveres, tipifica infrações disciplinares, regula as sanções administrativas, os procedimentos correspondentes, os recursos, o comportamento e as recompensas dos Guardas Civis e Guardas Patrimoniais Municipais. Ainda busca cumprir imposição do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal Nº. 13.022/2014) e obter mecanismos educativos e punitivos para regular a conduta com objetivo de obter a excelência do serviço prestado à comunidade.

Criação de taxa de gerenciamento do sobre transporte é arquivada

Gabriela Barcellos

A Taxa de Gerenciamento de Serviço de Transporte Público Coletivo proposta pelo prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB) através do projeto de lei complementar 2/2016, foi arquivada pela Câmara de Vereadores, depois que o plenário da casa legislativa acatou o parecer desfavorável ao projeto, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
A Comissão apontou “aspectos do projeto em desconformidade com a legislação”. O relatório, da vereadora Jussara Osório (Rede), diz que a comissão técnica deu ao Poder Executivo oportunidades para se manifestar sobre alterações que o grupo de vereadores julgou necessárias a fim de viabilizar a aprovação da matéria, mas que este permaneceu em completo silencio sobre o tema.
O projeto criava uma taxa de 3,5% sobre o faturamento do transporte de passageiros urbanos, efetuados pelas empresas concessionárias e/ou permissionárias que atendem a população. No quinto dia útil de cada mês, as empresas operadoras, concessionárias ou permissionárias deveriam recolher a importância devida, junto à secretaria encarregada ou ente por ela delegado, deduzidas as importâncias pagas antecipadamente durante a compensação de bilhetes no mês em referência, para o caso da implantação de Sistema de Bilhetagem Eletrônica e Câmara de Compensação.

Plenário rejeita pareceres da Comissão de Constituição e Justiça

Gabriela Barcellos

Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que tramitavam na Câmara de Vereadores e receberam pareceres desfavoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação foram encaminhados às comissões de Finanças e Orçamento e de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul. Isso porque, ao apreciar em plenário os pareceres da primeira comissão, presidida pelo vereador Rafael Alves, os vereadores discordaram dos mesmos e acabaram rejeitando-os por maioria.

Coordenadoria da Mulher
O projeto que cria a Coordenadoria da Mulher teve parecer desfavorável da Constituição, Justiça e Redação, principalmente porque prevê a contratação de novos servidores, o que por lei não pode ser feito já que o município extrapolou o limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal, com gastos com a folha de pagamento. Alves apontou o aumento de despesas públicas sem indicação dos recursos disponíveis e a exigência da estimativa do impacto orçamentário-financeiro.
De acordo com o projeto, a Coordenadoria, vinculada ao Gabinete do Prefeito, tem como objetivo geral promover, articular, executar e monitorar políticas públicas para as mulheres no âmbito municipal, ficando encarregada de criar programas, projetos e ações que visem à defesa dos direitos das mulheres, coibindo a violência física, psíquica, sexual e moral.

Leite em casa
O Leite em Casa consiste na distribuição mensal de um quilo de leite em pó às crianças matriculadas na rede municipal de ensino e entidades conveniadas, mediante alguns critérios, como não ter mais de cinco faltas consecutivas ou intercaladas por bimestre letivo sem justificativas e presença de um dos pais ou representante legal da criança beneficiária nas reuniões bimestrais de pais e educadores na Unidade Escolar a que esteja matriculada. No entanto, em razão do calendário eleitoral, o Programa Leite em Casa somente seria efetivado a partir de julho de 2017.
O parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, destacou o impedimento do projeto em razão 
Foram justamente as regras para o período eleitoral, que proíbem a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, a justificativa do parecer. Para Alves, o projeto representa conduta tendente a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos no pleito eleitoral, mesmo que o programa somente venha a efetivar-se em 2017. Membro da Comissão, o vereador Marcelo Lemos (PDT), ainda quando a matéria era examinada pela mesma, posicionou-se contra o parecer.

Até que enfim: Criado Fundo de Apoio às Estradas Rurais

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores aprovou na terça-feira, 5/7, a criação do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Uruguaiana (Fundestradas). O objetivo do fundo é manter recursos para implementação de melhorias, conservação e manutenção das estradas vicinais. A aprovação ocorreu depois de forte mobilização da classe produtora, que há anos praticamente implorava apoio do Poder Executivo, sem nenhuma resposta do governo municipal.

Recursos
A maior parte dos recursos que serão destinados ao Fundestradas vem da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR), algo que atualmente gira em torno de R$ 3 milhões. Descontados o percentual a ser destinado por força de lei à Educação (35%) e à Saúde (15%), toda a arrecadação oriunda do ITR vai diretamente para o Fundo, e não mais para o caixa único do município, permanecendo à disposição para qualquer fim, a cargo do Prefeito. Também serão destinados ao Fundestradas os auxílios e subvenções específicos concedidos por órgãos ou entidades federais e estaduais; os recebidos de entidades, ONGs internacionais, pessoas físicas e jurídicas em doação e os recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas a este fim. E por fim, o Executivo poderá pleitear recursos para o Fundo junto ao sistema bancário, desde que apresente estudo do impacto financeiro que a operação de crédito irá gerar, e desde que aprovado pelo Conselho Diretor do Fundestradas e pela Câmara de Vereadores.

Administração
A administração do Fundo ficará a cargo de um Conselho Diretor, composto por dois representantes do Poder Executivo (um indicado pelo Prefeito e o outro representando a secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos), um representante do Instituto Rio-Grande do Arroz (Irga), um representante da Associação e do Sindicato Rural de Uruguaiana, um representante da Emater, um representante da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruguaiana.

Atribuições
Caberá ao Conselho Diretor a) fixar critérios de utilização dos recursos, através de um Plano de Aplicação das Receitas; b) elaborar Plano de Ação e de Aplicação dos recursos do Fundo, que deverá ser submetido à apreciação do Legislativo; c) estabelecer os parâmetros técnicos e as diretrizes para a aplicação dos recursos; d) acompanhar e avaliar a execução, desempenho e resultados financeiros do Fundo; e) avaliar e aprovar os balancetes mensais e o Balanço Anual do Fundo; f) solicitar a qualquer tempo e a seu critério, as informações necessárias ao acompanhamento, ao controle e avaliação das atividades a cargo do Fundo; g) mobilizar os diversos segmentos da sociedade no planejamento, execução e controle das ações e do Fundo; h) fiscalizar os programas desenvolvidos com os recursos do Fundo.

Benefícios
A criação do Fundo é um grande avanço não somente para os produtores rurais, que há anos sofrem com as más condições de trafegabilidade das estradas, trabalhadores e moradores do interior, especialmente a comunidade escolar. O custo de produção, especialmente em época de escoamento da safra de arroz, deverá ser reduzido com a medida, visto que o abandono das estradas vicinais é o principal fator do aumento no custo. Com as estradas ruins, ou o produtor não conseguia caminhões para transportar sua produção, ou tinha custos elevados com conserto de veículos, ou ainda pagava o frete em dobro. Esse aumento do custo da produção, por consequência, acabava encarecendo o valor do produto ao consumidor final.

Painel Ed.2627

Atenção Chefs

Os cozinheiros – profissionais ou não – ganharam um espaço especial na última semana. Inaugurou a loja Chefs Utensílios, sob o comando da Andrea Sander, na Duque de Caxias entre Júlio de Castilhos e Dr. Maia. O espaço está bem legal, cheio de novidades que conferem elegância e praticidade à cozinha. Parabéns Andre3a, e sucesso na nova empreitada.

Noite da Pecuária

Três palestras integraram o painel ‘Produzindo carne com qualidade’, tema de segunda-feira, 4/7, do projeto Noite da Pecuária. Eldomar Kommers, da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) palestrou sobre ‘Charoles – o cruzamento industrial como forma de potencializar a produção de carne bovina’; ‘Angus – nichos de mercado para a carne brasileira no exterior’, foi p tema de Fábio Medeiros, do Programa Carne Angus da Associação Brasileira de Angus (ABA); e Fernando Lopa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) falou sobre ‘Hereford e Bradord – apresentação de cases sobre agregação de valor à carne bovina’.

Visita ilustre

Na manhã de ontem, 4/7, o Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) recebeu a visita do australiano Don Nicol, que trabalha com melhoramento genético de bovinos de corte e esta fazendo um tour por fazendas da região após palestrar no Congresso Brasileiro de Angus. Além da visita às estruturas do CTPEC, Repropampa e laboratório de parasitologia veterinária da Unipampa, o geneticista visitou a Cabanha Umbu onde foram visualizados lotes de Angus e Brangus.

Pis/Pasep I
Trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 até o último dia 30 terão uma segunda chance. Em uma decisão inédita, o governo federal prorrogou o prazo devido ao grande número de pessoas que deixou de receber o benefício. O novo período de saque será de um mês, de 28/7 a 31/8.

Pis/Pasep II
O abono é de um salário mínimo (R$ 880). Têm direito a receber esse valor quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; tenha trabalhado pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Pis/Pasep III
Para quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada o saque pode ser feito direto no caixa eletrônico, se não, é preciso dirigir-se ao caixa em qualquer agência da Caixa, com documento de identificação. Já quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Se não, deve procurar uma agência do Banco do Brasil, com documento de identificação.

Agronegócio
Acontece no próximo dia 11, a 79ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, com o tema Desafios do Agronegócio. Organizado pela comissão das produtoras rurais da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o evento acontece em Porto Alegre, no auditório da entidade.

Atenção
Em função da instalação de novos equipamentos na Estação de Tratamento de Água, a empresa Odebrecht Ambiental informou que haverá interrupção temporária no abastecimento na zona urbana das 23h de hoje, 7/7, até às 4h de amanhã, 8/7.

Famurs I
O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, assume, nesta quinta-feira, 7/7, o cargo de presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na gestão 2016/2017. A solenidade de posse da nova diretoria será realizada a partir das 16h, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Famurs II
A Famurs, aliás, realiza entre hoje e amanhã, o 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O tema é “Um olhar para o amanhã”, e promoverá um amplo debate sobre como as prefeituras podem superar as dificuldades nos campos da economia, política e segurança pública. Também serão discutidas medidas para fechamento de contas. O evento ainda marca a posse da nova diretoria da Famurs e a entrega do 1º Prêmio Boas Práticas.

Simerco I
Acontece entre os dias 12 e 14 de julho, o 20º Seminário Itinerante do Mercosul (Simerco). Promovido pela Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), o evento integra a programação da 18ª Transposul, em Porto Alegre.

Simerco II
Além da importante palestra sobre o OEA (operador econômico autorizado), a cargo da analista tributária da Receita Federal do Brasil, Elaine Costa, o seminário abordará a fiscalização eletrônica, com palestra do Gerente de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), João Paulo de Souza.

Crescimento
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou evolução na criação de cavalos Crioulos no Mato Grosso. Segundo a entidade, em 2015 o Estado teve crescimento de 8,1% em relação ao ano de 2014, com uma manada de 1,75 mil animais em território mato-grossense. A alta é maior que a média nacional, que foi de 6,4%. Na região Centro-Oeste, a elevação foi de 13,5%, a maior de todas as regiões brasileiras.