sexta-feira, 8 de julho de 2016

Prefeitura estuda retirada da ciclovia da Setembrino de Carvalho

Daiany Mossi

Após a polêmica retirada da ciclovia da Rua Flores da Cunha, a Prefeitura Municipal estuda a retirada do espaço destinado ao trânsito de bicicletas na Setembrino de Carvalho. A informação é do secretário de Segurança e Trânsito, Clarindo Barbosa. 
Segundo ele, a retirada ainda não foi confirmada, porém estão sendo feitos estudos para avaliar a necessidade daquela estrutura no local. 
Em 2012, a Prefeitura de Uruguaiana inaugurou quatro ciclovias, entre elas, a da Setembrino de Carvalho. Flores da Cunha e Pinheiro Machado já tiveram as estruturas retiradas e se confirmado o fim da ciclovia da Setembrino, apenas a Presidente Vargas ainda terá o espaço único para ciclistas. 
Conforme o secretário Clarindo, as ciclovias foram mal projetadas e por isso, não foram bem aceitas pelos uruguaianenses. 
As ciclovias exercem um grande fascínio sobre parte da população, em especial nos ciclistas. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.
Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partilhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranqüilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias.
De acordo com técnicos de trânsito, quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas praticamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento. A Prefeitura irá consultar empresários e moradores das imediações onde a ciclovia está instalada.

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