terça-feira, 13 de agosto de 2013

Futsal é destaque neste final de semana - Ed. 2172

Acontece neste sábado, ás 20h, a rodada decisiva do quadrangular final do Campeoanto Estadual de Futsal. A Uruguaianense lidera a categoria sub-11 e tem como goleador e revelação do estadual, o atleta Felipe dos Santos. Se vencerem o jogo deste sábado contra a equipe do América, de Santa Maria, os uruguaianenses conseguirão trazer para Uruguaiana os jogos da semifinal.

Uruguaiana poderá ter complexo esportivo de uso permanente - Ed. 2172

O município de Uruguaiana poderá contar com um complexo esportivo para uso durante o ano inteiro. A informação é do vereador Ronnie Mello (PP) que mantive na quarta-feira (7/8), em Brasília, audiência junto ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O complexo, que seria de uso binacional, contaria com um complexo esportivo com capacidade de até 10 mil pessoas, com campo de futebol, pista de atletismo, além de salas de aula, laboratórios para disciplinas como Física e Química e também para o desenvolvimento de esportes olímpicos. O projeto prevê ainda o funcionamento durante todo o ano. O vereador Ronnie ressaltou que as instalações seriam de grande valia para a comunidade de Uruguaiana, além do aproveitamento da população de Paso de Los Libres. “O uso conjunto e a diversidade de esportes e de atividades didáticos justificam o projeto que conta com a simpatia do ministro”, assegurou o parlamentar. Aldo Rebelo determinou o imediato encaminhamento do projeto para análise do corpo técnico do Ministério do Esporte. “Trata-se de uma iniciativa meritória que beneficiará milhares de jovens e adultos, o que constitui uma das principais metas do nosso ministério”, acrescentou Aldo Rebelo.

Civil prende homem por tentativa de homicídio - Ed. 2172

Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Uruguaiana prenderam, nesta quinta-feira (08/08), D.R.C., de 22 anos, durante cumprimento de mandado de prisão preventiva. O homem é investigado por tentativa de homicídio, ocorrida em 14 de julho deste ano.
O preso é suspeito de ter efetuado vários disparos de arma de fogo contra C.G.C.P. Segundo o delegado Marcelo Kaner Teixeira Nunes, durante a ação foi apreendido um revólver calibre. 38 com numeração suprimida e municiado com seis cartuchos. O homem foi preso em flagrante e será encaminhado ao sistema prisional.

Adolescente de 13 anos que cometia crimes em Itaqui é trazido para Uruguaiana - Ed. 2172

Policiais da seção de investigação da Delegacia de Polícia de Itaqui esclarecem autoria dos roubos realizados em dois estabelecimentos comerciais, localizados na Rua Tito Correa Lopes, ocorrido no final do mês de julho do presente ano. O autor é um adolescente, 13 anos, que, na última segunda-feira foi apreendido por tentativa de homicídio contra outro jovem, fato ocorrido na rodoviária da cidade.
Segundo os policiais, em depoimento, o adolescente confirmou a autoria nos dois crimes de roubo e contou detalhes que conferiam com a versão prestada pelas vítimas. Ainda, conforme o relato, a arma utilizada na tentativa de homicídio, um revólver calibre .22, foi a mesma nos roubos aos mercados.
Desde o início da semana, após apresentação ao Ministério Público e decretação do Poder Judiciário local, o adolescente encontra-se internado provisoriamente na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), em Uruguaiana, face à autoria de ato infracional equiparado a homicídio tentado.

Menor é baleado em sala de aula - Ed. 2172

Um menino de 14 anos foi com disparo de arma de fogo efetuado por outro menor de idade, em plena sala de aula. O fato ocorreu na manhã de quinta-feira, na escola João Fagundes, quando um jovem de 17 anos, com passagens pela Polícia efetuou o disparo acidentalmente ao manusear a arma. O tiro atingiu a vítima no pé. 
A situação indigna alunos, pais e professores. O acesso de menores as armas e a inserção das mesmas no ambiente escolar, coloca inocentes em extrema situação de vulnerabilidade. Segundo a mãe de uma menina que freqüenta a mesma sala de aula dos menores envolvidos na ocorrência, a vítima não apresenta distúrbios comportamentais e é totalmente inocente. 
A mãe ressalta que tentará mudar a filha de escola. “Infelizmente terei que buscar outra escola para minha filha. Não conseguirei trabalhar sossegada sabendo que ela convive com integrantes de gangues”, ressaltou a mãe. Recentemente, foi denunciada a cobrança de pedágio por parte de gangues aos estudantes, na esquina da escola.

190 em Ação - Ed.2172

Prisão
A Brigada Militar prendeu na noite de quinta-feira, um homem por porte ilegal de arma. M.A.D.G. foi flagrado com um revólver em via pública. O sujeito já tem passagens pela Polícia. 

Maria da Penha
Duas mulheres foram agredidas na noite da última quarta-feira, a socos e pontapés pelo homem que era marido de uma e pai da outra. A briga ocorreu porque elas não permitiram a entrada do sujeito na casa, já ele ameaçava matá-las. O fato ocorreu na travessa Elautério Flores. 

Lesão corporal 
F.A.V.A. registrou ocorrência na manhã de quinta-feira, denunciando o vizinho que segundo ele, o agrediu. De acordo com a vítima, ao desembarcar de um táxi no Beco da Guampa, onde ele reside, foi abordado pelo vizinho que lhe pediu a quantia de dois reais. Ao dizer que daria, a vítima foi agredida a garrafadas. 

Civil 
A Polícia Civil apreendeu uma arma e apreendeu um homem na quinta-feira. O operação foi em cumprimento a mandado de busca e apreensão. 

Menores
O funcionário de uma loja localizada na Rua Bento Martins, próximo a General Câmara, relatou que quatro menores de idade invadiram o estabelecimento comercial, promovendo baderna. Ao serem repreendidos, os menores apedrejaram a vitrine da loja. A BM compareceu no local e fez o registro. 

Ameaça
A mãe de uma adolescente registrou na Polícia nesta semana, que seu filho menor de idade, vem sendo ameaçado. As ameaçadas ocorrem na saída da escola. Ele registrou o fato, temendo pela segurança do filho que estuda na escola Marília Sanchotene. 

Câmara requer informações sobre contratos do Município - Ed. 2172

Em decorrência de requerimentos apresentados em sessão ordinária pelo vereador Irani Fernandes (PP), a Casa Legislativa está encaminhando variados questionamentos ao Poder Executivo.
Através de pedido do parlamentar, deverão ser enviadas a esta Casa, informações sobre os contratos de serviços ainda em vigor celebrados entre o Município e o Hospital Santa Casa de Caridade, assim como o montante dos recursos pagos por serviço prestado mesmo após a entrega da administração do hospital.
O contrato firmado entre Município e AES-Sul para fornecimento de energia elétrica aos órgãos públicos municipais, valores devidos e existência de contrapartida da empresa concessionária também foi alvo de proposta do vereador. Como justificativa, foi explanada a situação do corte de energia e o direito e dever do Poder Legislativo de tomar conhecimento e fiscalizar aos atos da administração. Ainda quanto a contratações, foi solicitado agilização na renovação dos contratos dos profissionais do “Programa Saúde e Bem Estar” que desenvolve ações de orientação e atividades através de grupos de autoajuda no combate aos maus hábitos de alimentação e às doenças decorrentes da falta de atividade física.

Justiça garante o fim da cobrança do estacionamento do lado direito - Ed - 2172

A Justiça deferiu sentença a favor de Ilson Mauro da Silva Brum e de José Clemente Corrêa, no que diz respeito à Ação impetrada contra a empresa Megapark Estacionamento Ltda., exploradora o estacionamento rotativo em Uruguaiana. 
A Justiça suspendeu a tarifação do estacionamento rotativo no lado direito das vias e logradouros que integram a chamada “área azul”. Quando ainda vereadores, Mauro e Clemente questionaram a forma de cobrança, sustentando a ilegalidade do ajuste firmado. Afirmaram que o contrato prevê a exploração de ambos os lados das principais vias públicas da cidade quando, consoante lei municipal que autorizou a implementação do sistema de estacionamento rotativo pago. Ficou estabelecido que exclusivamente o lado esquerdo das vias seriam utilizados para estacionamento pago. Por meio do Decreto Municipal nº 418/11, o Prefeito da época, Sanchotene Felice, fixou que área azul abrangeria ambos os lados das principais vias de Uruguaiana, sendo que tal alteração é ilegal. Será considerada Área Azul o lado esquerdo das seguintes vias públicas: Rua Quinze de Novembro, entre a Rua Tiradentes e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; Avenida Duque de Caxias, entre a Rua Monte Caseros e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; Rua Domingos de Almeida, entre a Tiradentes e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; Rua General Câmara, entre a Rua Tiradentes e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; Rua Tiradentes, entre as Ruas Quinze de Novembro e Domingos de Almeida; Rua General Bento Martins, entre as Ruas Treze de Maio e General Câmara; e Rua Santana, entre as Ruas Quinze de Novembro e General Câmara. A Justiça determina o fim da cobrança do estacionamento rotativo no lado direito da via.

Vereadores retomam palácio Borges de Medeiros - Ed. 2172

A desocupação da Câmara Municipal de Uruguaiana foi acordada ontem pela manhã, durante audiência de conciliação determinada pelo Poder Judiciário, após pedido de Reintegração de Posse do Legislativo, ocupado desde o dia 1º por manifestantes em busca de soluções para os problemas no transporte público em Uruguaiana. Foi determinada a retirada do Plenário dos cartazes e outras formas de manifestação até ás 17h. Na quinta-feira, o presidente da Câmara ao ser impedido de realizar a reunião ordinária em plenário, entrou com liminar solicitando a intervenção judicial, porém a juíza Karina Leonetti, ao não conceder liminar, permitiu que o protesto prosseguisse até ontem, quando em reunião com a presidência da Casa Legislativa, deu reintegração de posse ao Legislativo. Risso disse através de sua assessoria de imprensa, que desde o início do movimento, os parlamentares demonstraram solidariedade à reivindicação dos estudantes e que nos últimos dias, foram esgotadas as tratativas para a resolução imediata dos problemas e que ao serem impedidos pelos universitários de realizar sessão ordinária, os vereadores decidiram solicitar reintegração de posse. 
Segundo Risso, os vereadores não foram omissões aos problemas do transporte público ao longo dos anos, pois através de requerimentos que na maioria das vezes nem lidos foram pelo Executivo, tentaram solucionar o problema. Quando indagado quanto aos métodos adotados para ajudar os universitários, Risso disse que o Legislativo promoveu o encontro entre as partes interessadas, mas que não tem como intervir nas atitudes do Executivo. Os estudantes desocuparam o Plenário como determinado pela Justiça.

Estacionamento oblíquo dificulta o tráfego - Ed. 2172

“Estacionamento oblíquo dificulta o tráfego”. A afirmação é do vereador José Fernando Tarragó que, apresentou na Câmara Municipal, requerimento a ser encaminhado ao Poder Executivo, com a finalidade de propor a alteração da forma de estacionamento em algumas ruas no centro da cidade.
O parlamentar está requerendo, especificamente, a proibição do estacionamento oblíquo para veículos com mais de cinco metros de comprimento naquelas ruas que possuem até doze metros de largura. A opção para estes condutores seria a ocupação das vagas paralelas ao meio fio.

Santa Casa e Incar chegam a acordo de intenções - Ed. 2172

A Prefeitura de Uruguaiana recebeu ontem à tarde um protocolo de intenção firmado entre a Santa Casa de Caridade e o Incar, anunciando as linhas gerais para negociação. Segundo Luiz Augusto Schneider, o termo sinaliza a reabertura para um futuro próximo. “Estamos no aguardo da minuta do contrato entre o Incar e a Santa Casa, o que deve ocorrer a qualquer momento”. A negociação entre as partes vem sendo articulada ao longo dos últimos 30 dias. A Prefeitura cederá os equipamentos ao Incar e por isso participa das negociações. Geovane Cravo, interventor da Santa Casa, estava em reunião e não atendeu a redação do Jornal CIDADE.

Inscrições para IFF iniciam em setembro - Ed. 2172

Nesta quinta-feira, ao participar do Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, o prefeito Luiz Augusto Schneider anunciou que o Instituto Federal Farroupilha (IFF) iniciará suas atividades em Uruguaiana utilizando as dependências da antiga Fafiur, que estão locadas pelo Governo Municipal. Serão três turmas em três cursos: Auxiliar de Comércio Exterior, Vendedor e Representante Comercial. As inscrições serão abertas em 01/09, na antiga Fafiur, localizada na rua Domingos de Almeida esquina Antônio Monteiro, no bairro São Miguel.

AES e Prefeitura rediscutem dívida sem acordo definitivo - Ed. 2172

Representantes da concessionária de energia elétrica AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e Prefeitura de Uruguaiana estiveram reunidos na tarde de ontem para novamente negociar a dívida do município, que supera os R$ 15 milhões.
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, a Prefeitura propôs o pagamento imediato de R$ 250 mil, referente aos prédios públicos, e o parcelamento dos demais valores. Parte da dívida integra a herança catastrófica deixada por Sanchotene Felice ao novo Governo. A empresa analisará a proposta.

Agência de Emprego tem novo endereço - Ed. 2172

Na últma quinta-feira, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Lopes, informou o novo endereço da Agência Municipal de Emprego e do PROCON, na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. 
A Agência Municipal de Empregos ofereçe atualmente vagas para os cursos de açougueiro (duas vagas), secretária (uma vaga), costureira (três vagas) e vendedor externo (três vagas).
Informações pelo 3411-8762. O telefone do PROCON é o 3412-6669.

ULFRO estará reunida em Uruguaiana - Ed. 2172

A Câmara Municipal de Uruguaiana sediará a próxima reunião da União dos Legislativos da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, dia 9, a vereadora Jussara Osório e o vereador Rafael Alves, o presidente da ULFRO, Celeni de Oliveira Viana e o presidente da Câmara de Alegrete, Leonardo Gonçalves, estiveram reunidos no gabinete da presidência da Câmara de Uruguaiana para projetar a realização do evento. 
Na oportunidade, foi destacada a importância da integração das 13 câmaras da Fronteira Oeste para pleitear melhorias e investimentos na região. “Não podemos caminhar sós, é necessário consolidar a união dos legislativos em benefício da população da Fronteira Oeste”, considerou Celeni. 
A reunião da ULFRO, solicitada através de requerimento pela vereadora Jussara, acontecerá nos próximos dias 22 e 23, no plenário da Câmara de Uruguaiana. Está confirmada a presença de representantes de Itaqui, São Gabriel e Manoel Viana. Entre os temas debatidos, estarão as demandas nas áreas da educação e da saúde.

Legislativo soma esforços pela medicina - Ed. 2172

A busca pela instalação do curso de medicina na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, ganha visibilidade na região e atenção na Câmara Municipal. Nas próximas semanas, o Poder Legislativo realizará Audiência Pública Regional, por proposição do vereador Ronnie Mello, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Unipampa. O encontro colocará em pauta a importância e a urgência da instalação do curso Superior de Medicina na região da Fronteira Oeste. 
Para motivação da audiência, é considerada a sinalização favorável da Unipampa, de municípios da Fronteira, Poderes Legislativo e Executivo, do Ministério da Educação para a instalação do curso, além do desenvolvimento e progresso para a saúde na região e a precariedade do serviço público na área.
Através de requerimento da Mesa Diretora, será encaminhado aos senadores e deputados federais da bancada gaúcha e parlamento estadual a solicitação de apoio à Uruguaiana na implantação do curso, com o objetivo de somar esforços para a concretização deste objetivo.

Felice enlameou Uruguaiana em ações trabalhistas - Ed. 2172

Pagando R$ 600 mil por mês, Uruguaiana levará 8 anos para liquidar apenas 272 das mais de duas mil reclamatórias
A inclusão de Uruguaiana na lista dos maiores devedores da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina deixa clara a incompetência da gestão do ex-prefeito Sanchotene Felice a frente do município, único a figurar entre os 100 maiores devedores da Região.
A Certidão de Débitos Trabalhistas é positiva, e apresenta 272 condenações em reclamatórias transitadas em julgado. Todas, sem exceção, foram ajuizadas durante a gestão “proba” de Felice: 23 em seu primeiro mandato, e 249 no segundo mandato outorgado por nossa iludida população. Estas condenações superam R$ 60 milhões, sangrando, mensalmente, em R$ 600 mil, os cofres da Prefeitura, o que já está tornando inviável a municipalidade. Afora essas condenações, o município ainda é Reclamado em outras duas mil ainda não julgadas e propostas por servidores que tiveram seus direitos violados indiscriminadamente pelo irresponsável mandatário. Curiosamente, na lista figura também a Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, que já foi dirigida pelo mesmo personagem.
Se para as empresas privadas que se encontram nessa condição, há o impedimento de participar de licitações, financiamentos públicos ou receber incentivos fiscais, para os municípios mal geridos não há qualquer impedimento legal, salvo se inscritos no Cadin - Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal.

Painel - Ed. 2172

Gestão de Pessoas
No próximo mês de setembro, o Centro de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre dará lugar ao 12º Fórum de Gestão de Pessoas com o tema “Desafio da Liderança: Conquistar resultados com felicidade”. As inscrições estão abertas no site da Associação Brasileira de Recursos Humanos/RS (http://www.abrhrs.org.br/eventos/inscricoes.ein). Criado em 2002, o Fórum de Gestão de Pessoas reúne experiências nacionais e debate as novas e melhores práticas da área.

Simulado do ENEM I
O Curso Pré Enem, da Abril Educação, elaborado por professores dos cursinhos preparatórios Anglo e pH, e VEJA.com, irão realizar um simulado especial gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2013, com duração duração de até quatro horas e meia e que contará com 90 questões de múltipla escolha nas áreas abordadas na prova do ENEM: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Simulado do ENEM II
Os resultados estarão disponíveis no site até meia hora após o término da prova. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 5 a 21 de agosto. A prova pode ser realizada no ambiente do site, entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro, no endereço: veja.com/simulado.

Estágios I
A ABRHestágios está oferecendo 580 oportunidades para estudantes, sendo 25 destinadas a alunos do Ensino Médio. Há também vagas para os cursos de Administração (88), Arquitetura (8), Ciências Contábeis (22), Direito (12), Economia (9), Educação Física (7), Engenharia Elétrica (2), Engenharia de Produção (6), Engenharia Mecânica (7), Informática (16), Jornalismo (3), Pedagogia (18), Publicidade e Propaganda (14), Secretariado (4), Técnico em Administração (39) e Técnico em Informática (11). 

Estágios II
A ABRHestágios Saúde, programa exclusivo que atende às demandas específicas de hospitais e clínicas, está com 62 vagas abertas, sendo 2 delas para alunos do Ensino Médio. As oportunidades para Ensino Superior são para os cursos de Administração (14), Ciências Contábeis (5), Economia (9), Educação Física (1), Enfermagem (3), Engenharia Mecânica (3), Estatística (1), Hotelaria (1), Jornalismo (1), Nutrição (1), Pedagogia (2), Psicologia (2), Relações Públicas (3), Secretariado (1), Serviço Social (2), Turismo (7), Tecnólogo de RH (1), Técnico em Administração (1), Técnico em Contabilidade (1) e Técnico em Farmácia (1). 

Baile do Queijo e do Vinho
O Rotary Club Uruguaiana Santana Velha, na presidência de Osiris D’ Augustin Figueiredo, convida a comunidade a participar do 18º Baile do Queijo e do Vinho, com show internacional do Grupo The Betales Experience, de Buenos Aires. Este ano, o baile tem como rainha, Andressa Valim. As mesas estão a venda na Clínica Elabore e Marka Imóveis. 

Gripe A I
Em um boletim divulgado na tarde desta quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou mais nove mortes por gripe A no Rio Grande do Sul em 2013 . Com isso, chega a 40 o total de óbitos pela doença desde janeiro, sendo 34 por H1N1 e seis em função do subtipo H3N2. Em 2012, o total foi de 67, quando eram contabilizados apenas as ocorrências de H1N1.

Gripe A II 
As vítimas foram um homem de 56 anos, residente em Lajeado; um idoso de 66, morador de Colinas; um homem de 56, de Bom Retiro do Sul; uma mulher de 54, de Parobé; uma mulher de 38, de Uruguaiana; uma mulher de 39, de Gravataí; uma idosa de 81, de Pelotas; um idoso de 73, de Sapiranga; e um homem de 38, de Charqueadas.

Gripe A III
Desde o boletim anterior, foram sete mortes por H1N1 e duas por H3N2. Nenhum dos doentes havia recebido a vacina contra a gripe, mas dois chegaram a ser tratados com o antiviral Tamiflu nas primeiras 48 horas do começo dos sintomas, como é recomendado pelos órgãos de saúde. Pelo menos três pessoas tinham doenças anteriores, de coração, pulmão, neurológica e metabólica. As demais seguem em investigação.

Cursos técnicos I
O Senac-RS já está com turmas abertas para os Cursos Técnico oferecidos por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – SisuTec. O programa do Governo Federal oferece qualificações para alunos que participaram do ENEM de 2012. Em Uruguaiana, os interessados podem optar entre o curso Técnico em Enfermagem e o Técnico em Segurança do Trabalho. As inscrições estão abertas até o dia 12 de agosto no site www.sisutec.mec.gov.br. 

Cursos técnicos II 
As aulas serão realizadas a partir do mês de setembro na sede do Senac Uruguaiana, localizada na Travessa César Cunha. Para participar, o estudante precisa ter participado da edição do ENEM referente ao ano de 2012 e que, cumulativamente, tenha obtido nota para a prova de redação. 
Mais informações pelo telefone (55) 3412-3838 ou através do site www.senacrs.com.br/uruguaiana. 

Corede I
A participação dos eleitores na Votação de Prioridades, processo que decide investimentos para o Orçamento do Estado, cresceu quase 30% no sistema online. Após dois dias de votação pela internet, encerrados na noite dessa quarta-feira (07), foram totalizados 157.549 participantes através do Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). A ampliação do número de votantes (35.994 pessoas), representa 29,6% a mais em relação à votação do ano passado, quando 121.555 eleitores votaram pela internet.

Corede II
Este é o maior número de participações que tivemos pela internet desde o primeiro ano de votação. As informações vindas das regiões indicam também um aumento na mobilização presencial em várias cidades, portanto acredito que manteremos o alto nível de adesão que temos desde o começo do processo. Queremos reconhecer e agradecer a todos que estiveram envolvidos, e à receptividade da população, que nos deixa confiantes em um bom resultado, avalia o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. 

Corede III
A totalização dos números pela internet trouxe um dado surpreendente: a região da Serra superou o Corede Metropolitano Delta do Jacuí (que abrange a Capital) em quantidade de participantes. Foram 12.558 eleitores na Serra, 12.047 no Corede de Porto Alegre e, em terceiro lugar, ficou a região Sul, de Pelotas e Rio Grande, com 11.534 participantes.

Carnaval 
A Comissão Municipal de Carnaval realizou o 1º Leilão de Bares para o Carnaval 2014 na tarde de ontem, 08\ago\13. De um total de dez Bares, foram comercializados seis: A01 - A02 - A04 - A05 - C01 - C02. O 2º Leilão acontecerá no dia 05\set\13 as 15h no escritório da Comissão de Carnaval na Estação Rodoviária. Nesta oportunidade serão oferecidos os quatro bares restantes da parte interna da avenida e também as tendas na parte externa.