sexta-feira, 2 de junho de 2017

Irga fala sobre prevenção para diminuir incidência de pragas e prejuízos na lavoura

Na quarta-feira, 31/5, a Programação Rural da 10ª Semana Arrozeira, promovida pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete se desenvolveu na Escola Municipal de Ensino Básico Murilo Nunes de Oliveira, na Localidade da Conceição. Este foi o terceiro Polo visitado de quatro que estão programados para o evento.
A programacao contou com a palestra de Alex Vercílio, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), sobre ‘Identificação e Monitoramento de Pragas e Doenças em Lavouras de Arroz Irrigado’. Vercilio iniciou sua fala enfatizando o alto custo da lavoura para que o produtor alcance uma boa produtividade. “Conseguir equilibrar investimento, custo e rentabilidade é sempre uma briga constante”, afirmou.
Ainda ressaltou que, para o produtor ter um melhor retorno é importante identificar e fazer o monitoramento de pragas nas lavouras. Segundo o técnico, a lavoura de arroz é uma construção de detalhes para alcançar alta produtividade e mantê-la. “Os cinco principais pontos que devem ser observados para uma boa lavoura são época de plantio, semente, adubação, manejo de irrigação e controle de plantas daninhas. Não podemos perder depois do jogo ganho”, explicou.
Segundo ele, é fundamental fazer a prevenção em relação a pragas e doenças, observando e monitorando para identificar se o inseto tem potencial de dano econômico para a lavoura. “O inseto só se torna praga quando atinge o nível máximo da população e acaba gerando perdas. Por isso é importante observar as condições climáticas para a semeadura e, se identificar pragas, realizar o controle químico”, ressaltou.
Vercílio alertou ainda sobre a importância dos inimigos naturais do arroz irrigado, como aranhas, joaninhas, entre outros. “O uso exagerado de inseticidas pode eliminar o inimigo natural, por isso, quanto mais equilibrado o ambiente da lavoura, menos danos”, observou.
Com relação a doenças causadas por fungos, Vercílio lembrou a necessidade ter cuidados básicos como qualidade e distribuição do adubo. “A nossa região não é muito afetada, tem ataques, mas é bem controlado. Hoje se fala em doença devido a cultivares que quebraram a resistência por serem mais antigas. Para diminuir a probabilidade de doenças também é preciso observar a época de semeadura, quanto mais no período adequado, menos chance de seu surgimento “, destacou.
A programação na Localidade da Conceição também teve uma Conversa entre Mulheres e Empoderamento Feminino, com a enfermeira Viviane Carlosso e a empresária Tatiana Cartagena da Endime, empresa que trabalha desde 2013 com o desenvolvimento pessoal e profissional para as mulheres. Participaram professoras e mulheres da comunidade. Entre os temas tratados, foram salientadas as doenças de base emocional que podem gerar problemas físicos e a importância em buscar conhecimento e tratamento.
Gabriela Barcellos

Operação Varredura II apreende sete infratores

Deflagrada na madrugada de ontem, pela DPCA, a ação teve 100% de êxito e cumpriu sete mandados de apreensão por crimes como homicídio, roubo à mão armada e lesão corporal.



A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) nas primeiras horas de ontem, 1/6, a Operação Varredura II, coordenada pelo delegado Enio Tassi, e que resultou na apreensão de sete pessoas.
A ação serviu para cumprimento de sete mandados de apreensão de adolescentes, infratores e um mandado de busca. Foram 21 policiais, divididos em sete equipes. As apreensões ocorreram nos bairros Cabo Luiz Quevedo, Cristal, São João, Rio Branco e no local conhecido como Peral do Sapo. Os infratores são acusados de associação criminosa, homicídio, roubo à mão armada, desacato, lesões corporais, vias de fato, entre outros crimes.
Foram apreendidas sete pessoas, duas meninas e três meninos com idade entre 16 e 17 anos, uma moça de 20 anos e outros três rapazes, com idades entre 19 e 20 anos. Desses, seis foram apreendidos ainda pela manhã, Izaias da Silva, 19 anos; W.S.S., 17, Leonardo Gonçalves Pereira, 19 anos, T.F., 17 anos; Karolini Pippi de Moura e Dionatan dos Santos Lopes Maciel, 20 anos; e uma das adolescentes, G.R.M.C., 16 anos, foi apreendida à tarde
Dionatan dos Santos Lopes Maciel, conhecido como ‘Rei’, é o jovem apontado como líder do bonde ‘Anjos da Noite’, ou ‘ADN’, que atua especialmente no bairro Cabo Luiz Quevedo. Embora já seja maior de idade, nesta investigação, Maciel responde por crimes que cometeu ainda quando menor. Já maior, ele foi preso pela DPCA em maio do ano passado, por crimes contra a paz pública.
Após passar por exames de lesão corporal, no pronto socorro municipal, e do registro na Delegacia de Polícia, os menores foram encaminhados à Fundação Case. 
Gabriela Barcellos

Jovem dá à luz dentro de carro

Uma história com final feliz! Assim, foi o desfecho de um parto realizado dentro de um carro em Uruguaiana.  Na noite de terça-feira, 27/5, por volta das 19h30min, Juliane de Castro, 22 anos, deu à luz a gêmeos dentro de um carro na Rua Setembrino de Carvalho. Em poucos minutos, a notícia do fato já havia sido amplamente divulgada nas redes sociais.
Na tarde daquele dia, a gestante já havia sentido dores fracas. No entanto, à noite as dores foram aumentando. Junto aos vizinhos – e também padrinhos – Juliane e sua mãe Ângela Peralta, se deslocavam para a maternidade do Hospital Santa Casa de Caridade quando a bolsa estourou. “Em frente ao posto de gasolina a bolsa estourou. Foi quando levei a mão e senti um dos bebês”, disse Juliane.
Dona Ângela pediu para parar o carro, pois ela mesma iria fazer o parto. Detalhe: Ângela também está grávida, no oitavo mês de gestação. Sob chuva, junto a uma das ruas de maior movimento do município, a avó trouxe ao mundo os netos.  “Foi um parto muito lindo”, frisou a gestante.
Axel Lorenzo nasceu com 2,3 kg. Dois minutos depois, Artur Miguel apareceu, com 2,4 kg. Ela e os filhos foram então encaminhados para a Santa Casa em uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). “Estou muito feliz. Aliviada que tudo deu certo, que eles estão bem aqui do meu lado”, falou.
Moradora do bairro União das Vilas, Juliane vive com a mãe e irmãos.  De família carente, ela comenta que qualquer ajuda nesse momento será bem vinda. “Se a população quiser nos ajudar. Vamos aceitar toda a ajuda. Já nasceram eles, daqui uns dias nasce outro, da minha mãe que fez o parto. Daí a gente vai precisar de muita ajuda, de muita fralda, leite, roupinha principalmente. Vão ser três pequenininhos dentro de casa”.  Segundo Ângela, mãe de Juliane, as doações podem ser entregues na sua casa, localizada no Beco do Sapo, casa 6, ou também pelo telefone 99703-2716.
Na tarde de ontem, 1/6, a família já encontrava-se em casa. Mãe e filhos passam bem.
Karine Ruviaro

Prefeitura compra um ano de medicamentos para Farmácia Básica





O prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) autorizou, na quarta-feira, 31/5, o processo licitatório para aquisição de medicamentos para a Farmácia Básica. São remédios de 200 tipos, em quantidade suficiente para suprir as necessidades da população atendida pelo serviço pelo período de um ano.
O investimento na compra é de R$ 2.252.312,25. Trata-se de verbas municipais, estaduais e federais
De acordo com a secretária de Saúde, Thaís Aramburu, os medicamentos deverão estar disponíveis em 20 dias. Ela explica ainda que, trata-se de um procedimento lento, por conta não somente do alto custo, mas também por tratar-se de verbas de três esferas e envolver várias empresas. “É um processo de duas mil páginas, com mais de 20 empresas, e no qual começamos a trabalhar em janeiro”, explica. De acordo com ela, ao assumir a Secretária, no dia 1º de janeiro, a atual administração encontrou cerca de 15 dos 200 itens que compõem a lista de medicamentos fornecida pelo Sistema. “O restante já estava em falta”, diz.
A Secretária garante que tal situação não deverá se repetir. “Já estamos trabalhando para que, a partir deste governo, a população não sofra mais com a falta de remédio. No máximo em janeiro devemos estar fazendo outra compra. Não adianta ter médico, ter especialistas, ter exames, e não ter medicamentos. Isso não pode faltar”, disse ela.

Gabriela Barcellos

Privatto anuncia novidade em projeto de energia eólica no Carumbé

Acontece hoje, 2/6, às 8h30min, no salão nobre da Prefeitura, a apresentação do Projeto Eólico Privatto Carumbé. Estarão presentes os executivos da empresa Privatto Energia e o objetivo será o anúncio de fato relevante do projeto de implantação do parque de energia eólica na localidade do Carumbé. O Jornal CIDADE apurou que uma parceria pode estar sendo fechada a fim de dar maior força ao projeto.
O Projeto Eólico Privatto Carumbé nasceu em 2015 com estudos de viabilidade de áreas no município. Em abril do ano passado foi instalada a torre anemométrica para medição do vento. O projeto encontra-se em fase de estudo e engenharia dos ventos.
O objetivo é capacitar o empreendimento para participar de leilão especial do governo federal com competitividade. Estes leilões de fontes alternativas foram criados para incentivar a diversificação da matriz de energia elétrica, introduzindo fontes renováveis e ampliando a participação de energia eólica e da bioeletricidade. Caso o Projeto Eólico PRIVATTO Carumbé vença o leilão, o consórcio proprietário do projeto construirá o parque eólico e se comprometerá a entregar a energia por 20 anos ao comprador do leilão.
Em abril deste ano o projeto fechou um ano de medições, porém a Agência Nacional de Energia Elétrica exige três anos para a participação em leilões de fontes alternativas. Com potência instalada estimada em 200 MW (megawatts) de energia, o parque eólico está inserido em uma área de aproximadamente 6 000 hectares, na localidade do Carumbé, cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.
Gabriela Barcellos

Prefeitura reimplanta turno integral

A partir de segunda-feira, 5/6, todos os setores da Prefeitura Municipal voltarão a trabalhar em turno integral. A medida foi determinada pelo prefeito Ronnie Mello (PP) em reunião com os secretários Paulo Fossari e Diroci Rodrigues, de Governo e Administração, respectivamente. O funcionamento – inclusive com atendimento ao público – será das 8h às 12h e das 14h às 18h.
De acordo com Mello, uma emenda ao projeto de reforma administrativa, aprovado pela Câmara de Vereadores – que trazia, entre outras medidas, a implantação do turno único – será encaminhado ao Parlamento. No entanto, o turno único não será completamente abolido da administração pública. O Prefeito quer manter o horário de atendimento das 8h às 14h no período de 15 de dezembro a 15 de março. “Depois de quase quatro meses de turno único, agora iremos voltar com o horário integral. O turno único foi uma experiência importante, mas de momento optamos por estender os serviços em horários normais. O turno único retornará no final do ano quando iniciar o horário de verão, no entanto, com alguns ajustes”, disse Ronnie.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2767

Campanha

A Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura realizam amanhã, 3/6, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, o lançamento oficial da “Campanha Uruguaiana + Solidária - Aqueça Um Coração e Alimente Um Lar”, a partir das 19h. Na ocasião, o público assistirá ao Show da Jovem Guarda que animará os presentes com canções dos Beatles, Elvis, Roberto Carlos, entre outros.

Enchente

Na tarde de ontem, 1/6, a Defesa Civil do município, informou que o Rio Uruguai atingia naquele momento 9 metros e 78 centímetros e continuava crescendo. Mais de 750 pessoas já foram afetadas pelas cheias em Uruguaiana.

Curso

Atenção professores da rede estadual de Uruguaiana. Estão abertas as inscrições para o “Curso Google For Education”. O mesmo terá duração de 40h (20 presenciais e 20 online) e será realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), órgão da 10ª Coordenadoria Regional de Educação. As inscrições seguem até o dia 13/6. Mais informações pelo telefone 3412-7450.

Energia elétrica
Neste mês, a conta de luz vai ficar mais barata. Isso porque a bandeira tarifária de energia elétrica será verde, o que significa que não haverá custo extra na conta cobrada aos consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a redução se dá devido ao aumento das chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas e, também, perspectivas de diminuição do consumo.

Desemprego
A taxa de desemprego de abril ficou em 13,6% e atingiu um contingente de 14 milhões de pessoas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da primeira queda mensal do indicador desde novembro de 2014. Apesar da queda, o desemprego se mantém acima do patamar registrado em abril do ano passado.

Terceirização
No dia 8/6, das 8h às 17h30min, no salão de atos da Associação Comercial Industrial de Uruguaiana (ACIU), acontece o curso “A nova terceirização: os impactos para as empresas contratantes e contratadas”. O instrutor será José Alfredo do Prado Jr. O evento é organizado pelo Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana.

Festa
Amanhã, 3/6, às 21h30min, no Clube Comercial, acontece a 39ª Festa do Arroz. Na oportunidade, serão premiados - com o troféu “O Taipeiro” - profissionais que se destacaram no setor orizícola nos últimos doze meses.

Evento adiado
A 4ª Região Tradicionalista promoveria hoje, 2/6, no CTG Sinuelo do Pago, rodadas de bingo. No entanto, a comissão organizadora informou que o evento foi adiado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 99655-0316 ou (55) 99631-0100.

Homologação
A necessidade de agilidade nas ações voltadas aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que assolam o Estado foi pauta da agenda entre o deputado Aloísio Classmann (PTB), e os Fábio Branco (Casa Civil) e Carlos Burigo (Planejamento, Governança e Gestão), ontem. O parlamentar pediu que o governo seja ágil em homologar os decretos de emergências dos municípios atingidos.

Agrícola
Com a proximidade do anúncio do Plano Agrícola 2017/2018, há sinalizações de que as linhas de investimento, que atualmente têm juro de 8,5% ao ano, poderão ter juro de 7,5%. Em contrapartida, o setor já espera diminuição dos prazos de financiamento. A expectativa é que o aporte de recursos seja semelhante ao atual

Passeio
Amanhã, 3/6, às 16h, com saída da Esplanada da Estação, ocorre o “3º Passeio Ciclístico”. O evento tem como objetivo a conscientização dos condutores com relação aos ciclistas nas vias urbanas e estradas. Serão cerca de 2,5 km de percurso nas principais vias da cidade.

Grupo
No dia 17/6, a partir das 19h30min, no Teatro Municipal, acontece a apresentação do “Grupo Tholl – Imagens e Sonho”. Os ingressos para o espetáculo já estão à venda.

Sesc
Hoje, 2/6, às 18h e amanhã, 3/6, às 16h, ocorre no Sesc de Uruguaiana, o “Curso Básico de Educador Social”. O curso é destinado a pessoas que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que buscam qualificação e aprimoramento para melhor realizar o seu trabalho.

Bingo
A Escola de Educação Especial Recanto Amigo realiza hoje, 2/6, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) um divertido bingo para pais e/ou responsáveis dos alunos da escola. No turno da manhã, a entrada ocorrerá às 8h30min, já na parte da tarde, a entrada acontecerá às 14h.

Empreendedorismo
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana está preparando o evento Liderança, Desenvolvimento e Ação (LIDERA) 2017. Em sua 9ª edição, este é o maior evento de empreendedorismo e motivacional na região oeste do Estado. A ideia é incentivar a criatividade nos negócios dos empresários, colaboradores e do público em geral. Nesta edição, o LIDERA trará Alfredo Rocha, o palestrante mais assistido do Brasil. O evento está marcado para o dia 4/7, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 19 horas.

Prouni
As inscrições para concorrer a bolsas em instituições de ensino privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) podem ser feitas de 6 a 9/6. O Programa assegura bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior.

AEU
Amanhã, 3/6, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) retorna ao Schmitão para mais um jogo na série prata contra o Lagoa Futsal, às 20h.

Celemaster
No domingo, 4/6, às 18h, a Celemaster enfrenta a equipe Verdes Mares pelo Campeonato Estadual Adulto de Futsal Feminino 2017. O jogo acontece no Ginásio Castelão em Itaqui.

Drama “A Caça” será exibido no CineSesc





Neste sábado, 3/6, o CineSesc, apresenta a partir das 16h, o filme “A Caça”. O longa sueco tem a direção de Thomas Vinterberg. A exibição ocorre no Sesc local e a entrada é gratuita. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.
Sinopse
Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.

Laboratórios de informática são tema de reunião entre órgãos





Na manhã de terça-feira, 30/5, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), órgão pertencente a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou uma reunião com as assessoras de tecnologia educacional da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Alcione Ethur e Maria Beatriz Andrade. Na pauta da reunião, a situação dos laboratórios de informática da rede estadual de ensino.
Conforme Maria Beatriz Andrade, a visita teve como objetivo realizar o acompanhamento dos trabalhos.  “A gente vai acompanhando dentro do possível a situação dos NTEs, vendo também de que forma pode auxiliar, vendo a infraestrutura, acompanhando o planejamento”, disse.
A situação dos laboratórios de informática das escolas, bem como a distribuição da internet foram analisadas e avaliadas pelas assessoras e equipe do NTE local. “Apontamos em um relatório a situação dos laboratórios, quantos funcionam, qual é o problema que afeta cada um - sendo a maioria da problemática a situação de internet fraca. E aqui estamos discutindo essa atividade”, frisou Cledenir Dri, servidora do NTE de Uruguaiana. Ainda conforme ela, poucas escolas investem sua autonomia financeira na área de tecnologia. “As escolas têm que investir no laboratório de informática, na compra de maquinário e mobiliário, aumentar a qualidade da internet ofertada. Mas infelizmente poucos gestores têm essa visão de investir nas tecnologias educacionais. As que usam, utilizam-se bastante dos netbooks do Laboratório Móvel disponibilizados, dos computadores com internet, das lousas digitais. No entanto, ainda são poucas”, salientou.
Neste mês (junho), com data a ser definida, irá acontecer uma reunião na sede da 10ª CRE, onde diretores serão convidados para debater o assunto tecnologia e informática. “Vamos falar sobre o uso de tecnologias nas aulas, a importância do uso. A educação não pode ficar apenas no papel, no quadro, no giz, no livro. A educação hoje é tecnológica, a sociedade é tecnológica e a escola não pode ficar fora dela. Recursos têm. Basta querer usar”, falou Dri.
Para Maria Beatriz Andrade é extremamente importante o trabalho dos NTEs junto aos professores. Trabalhos estes que vem acontecendo desde 2008. “Tem a contrapartida do Estado. Subsidiamos os NTEs para que os professores tenham formação para usar essas tecnologias. É extremamente importante o trabalho do NTE. Os alunos usam diariamente as tecnologias, por isso, é importante aliar o conteúdo de aula com o uso da tecnologia. Assim, será maior a motivação dos alunos em ir para a escola”, completou.
Para Cledenir Dri, o trabalho do professor deve andar de mãos dadas com a tecnologia.  “Não é só a tecnologia por ela só, mas é a metodologia do professor junto à tecnologia que vai fazer um trabalho diferenciado e motivar o aluno para estudar”. Ela adianta ainda, que para outubro deste ano, está previsto para acontecer o “Seminário de Boas Práticas Digitais”, onde escolas serão convidadas e professores mostrarão a prática de uso das tecnologias em sala de aula. O propósito é incentivar professores que não usam, a começarem a usar.

Karine Ruviaro

Operação Trinca Fechada: Polícia Federal prende duas pessoas por tráfico internacional de armas

A Polícia Federal desencadeou na manhã de terça-feira, 30/5, a Operação Trinca Fechada, em Uruguaiana e Itaqui, que resultou na prisão de duas pessoas por tráfico internacional de armas.
A ação integra uma investigação iniciada em 2015, que apura o roubo e importação ilegal de armas e acessórios provenientes do Uruguai. A investigação teve início pouco depois de uma loja de armas, localizada em Artigas, no Uruguai, ter sido assaltada, em julho de 2015. Três pessoas foram identificadas como autores.
Nesta terça-feira foram cumpridos um mandado de prisão preventiva em Uruguaiana e outro em Itaqui. O homem preso aqui, de 22 anos, foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) e o homem preso na cidade vizinha, de 27 anos, ficou no Presídio Estadual de Itaqui. Lá, também foram cumpridos tres mandados de busca e apreensão. No entanto, nada foi encontrado. Os dois presos responderão por roubo e tráfico de armas, com penas que variam de oito a 21 anos de reclusão.
Gabriela Barcellos

Abigeato: Força tarefa recupera animais furtados


Coordenada pelo delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana, a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato recuperou 37 vacas furtadas. A ação ocorreu em Quaraí, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural no interior do município. O mandado havia sido solicitado por Linhares, após a apreensão pela Força Tarefa de outras três vacas na mesma propriedade.
A ação ocorreu na terça-feira, 30/5, e na oportunidade os policiais que integram a FT inspecionaram 370 animais bovinos. As 37 vacas apreendidas tinham sinais de marca (sinal que identifica a propriedade) borrada.
Desde o início da ação, no ano passado, 810 animais foram recuperados, ainda vivos, e devolvidos aos donos, 92 pessoas foram presas e 14 quadrilhas especializadas em furto abigeato, com atuação em todo o Estado, foram desarticuladas. Além de apreendidas mais de 25 toneladas de carne, armas e veículos.
Gabriela Barcellos

Traficante é preso no Salvador Faraco

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na noite de terça-feira, 30/5, por volta de 23h. Ronaldo Ferreira Júnior, de 34 anos, foi detido em casa.
A ação foi coordenada pelo capitão Ricardo Gruner e ocorreu após uma denúncia anônima encaminhada ao 190. Os policiais militares permaneceram no local, observando a movimentação na casa indicada como boca de fumo. Depois de testemunhas três negociações de drogas, fizeram a abordagem.
Um usuário conseguiu fugir e o traficante ingressou rapidamente em sua casa, e tentou esconder a droga dentro de uma lavadora de roupas, no banheiro da residência. No entanto, foi rendido pelos policiais. Com ele, os PMs encontraram R$ 38,50 em dinheiro trocado e, na máquina de lavar, 15 petecas de cocaína.
Ao ser questionado pelos policiais Ferreira Júnior confessou que é traficante. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuado em flagrante pelo delegado Enio Tassi. Tassi também determinou que um inquérito policial seja instaurado na Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), da qual está à frente.
Gabriela Barcellos

Caso Patrícia: Prisões dos acusados é convertida em preventiva

O juiz Guilherme Machado, da 1ª Vara Criminal de Uruguaiana, converteu em preventiva as prisões temporárias dos dois acusados pelo homicídio da jovem Patrícia dos Santos Pinto, desaparecida em outubro passado. A medida foi solicitada pelo delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) na última quinta-feira, 25/5, e rapidamente atendida pelo Magistrado. Se o pedido do Delegado não fosse aceito pelo Juiz, ‘Xexéu’ seria colocado em liberdade pelo esgotamento do prazo da temporária e Kunzler já não poderia mais ser preso.
Anderson Rogério dos Santos Pinto, conhecido como ‘Xexéu’, que está recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) desde abril, e Rodrigo Kunzler, que continua foragido, tiveram as prisões temporárias deferidas, também por Machado, a pedido do Delegado. Agora, com o fechamento do inquérito policial, no qual indiciou os dois suspeitos, Tassi solicitou a prisão preventiva dos mesmos. Anderson foi indicado por tráfico de drogas, facilitação a prostituição, homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Já Rodrigo responderá por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Temporária
A prisão temporária tem o prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco dias. Nos casos de crimes hediondos, como o homicídio qualificado, o prazo passa para 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias – o que ocorreu neste caso. Ela ocorre durante a fase de investigação do inquérito policial. É utilizada para que a polícia ou o Ministério Público colete provas para, depois, pedir a prisão preventiva do suspeito em questão. Em geral, é decretada para assegurar o sucesso de uma determinada diligência.
Preventiva
A prisão preventiva, por sua vez, não tem prazo pré-definido, e pode ser decretada em qualquer fase da investigação policial ou da ação penal, quando houver indícios que liguem o suspeito ao delito. Ela em geral é pedida para proteger o inquérito ou processo, a ordem pública ou econômica ou a aplicação da lei.
A ideia é que, uma vez encontrado indício do crime, a prisão preventiva evite que o réu continue a atuar fora da lei. Também serve para evitar que o mesmo atrapalhe o andamento do processo, por meio de ameaças a testemunhas ou destruição de provas, e impossibilite sua fuga, ao garantir que a pena imposta pela sentença seja cumprida.
Desaparecimento
Patrícia desapareceu no dia seis de outubro, com então 17 anos, depois de sair da casa da mãe, na Rua Prado Lima, para ir a um baile com uma amiga. Os dois acusados foram vistos com Patrícia, e com a amiga dela, na noite do desaparecimento, pouco antes da jovem sumir, e desde o início da investigação são considerados suspeitos.
A DPCA difundiu o desaparecimento da jovem para todo o Estado e diversas diligencias foram realizadas, inclusive em cidades vizinhas, sem sucesso. Mesmo sem um corpo, a Polícia Civil considerou que a jovem fora assassinada. No entanto, ainda há diligências em andamento e o resultado das últimas perícias solicitadas pelo Delegado ainda não foram concluídas. Ainda assim, o inquérito foi remetido ao Poder Judiciário tendo em vista o prazo para conclusão visto que um dos réus está preso.
Gabriela Barcellos

Diocese de Uruguaiana tem novo bispo

Dom José Mário Angonese é o novo bispo da Diocese de Uruguaiana. Ontem, 31/5, às vésperas de completar 57 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular da Diocese de Uruguaiana. “Acolho com disponibilidade satisfação esta missão que me é confiada. Prometo empenhar-me, com todas as minhas possibilidades, para realizar, com apoio das lideranças, ordenadas e leigas, um dedicado e intenso trabalho de evangelização a fim de que Jesus Cristo seja sempre mais conhecido, amado e seguido”, disse Angonese em comunicado.  A posse acontecerá no dia 20/7.
Nascido em Unistalda, sua formação seminarística aconteceu no Seminário Maior de Viamão, cursando Filosofia na FAFIMC (1983-1985) e Teologia na PUC de Porto Alegre (1986-1989). Foi ordenado diácono no dia 23/12/88, em Nova Esperança do Sul, por Dom José Ivo Lorscheiter. E ordenado sacerdote no dia 16/12/89, na mesma cidade, também por Dom José Ivo Lorscheiter.
Durante sua vida sacerdotal, passou por diversos municípios, entre eles Ijuí e Santa Maria. Já no dia 20/2/13, foi nomeado Bispo Titular de Guif e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba pelo Papa Bento XVI, tendo sido na oportunidade, ordenado Bispo no Santuário Basílica da Medianeira. 
Karine Ruviaro

Executivo apresenta Campanha “Uruguaiana + Solidária”





O prefeito Ronnie Mello e o vice-prefeito, Brasil Carús, da secretária Municipal de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, e a da secretária adjunta de Ação Social e Habitação, Andréa Oliari, apresentaram para a imprensa na terça-feira, 30/5, a Campanha “Uruguaiana + Solidária – Aqueça um coração e alimente um lar”.
Neste ano, a Campanha além de arrecadar agasalhos para famílias carentes do município, vai receber também alimentos não perecíveis, estimulando assim a solidariedade entre a comunidade. “A campanha deste ano, não diferente dos outros anos, tem o mesmo objetivo. A gente procurou acrescentar algumas coisas que acreditamos ser importante. Uma delas – além do agasalho e cobertores – é a importância dos alimentos”, disse Mello. 
Conforme a secretária Soraya Salomão, as doações podem ser entregues na Prefeitura Municipal, Secretaria de Ação Social, nos Postos de Coletas ou pelo Rádio Táxi (contato: 3411-1000) que irá fazer a busca de forma gratuita. “Temos 110 locais de arrecadação entre empresas, escolas, entre outros lugares”. Na oportunidade, Soraya fez um pedido para a comunidade. “Doem aquilo que vocês gostariam de receber, pediu”.
A ação vai ocorrer até dia 28/6. Já a entrega deverá acontecer conforme a chegada das doações nos locais selecionados e de abrangência dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “Estaremos fazendo uma entrega distinta dos outros anos. Este ano, as pessoas não vão precisar vir até o centro da cidade. Elas vão pegar o alimento e o agasalho perto de suas casas”, salientou Salomão.
Para receber as doações, as famílias deverão ter em mãos um documento com foto e relatório fornecido pelo Cadastro Único (CAD-Único) com seu número do NIS. Caso a família ainda não esteja inscrita, basta comparecer na sede do órgão, que fica na Rua Sete de Setembro, nº 1712. Entre os documentos necessários para o cadastro estão carteira de identidade, certidão de nascimento e/ou casamento de todos os familiares, CPF, carteira de trabalho, título eleitoral, comprovante de renda e residência.
O lançamento oficial da “Uruguaiana + Solidária – Aqueça um coração e alimente um lar” acontece com um show da Jovem Guarda, no sábado, 3/6, às 19h, no Teatro Municipal. A entrada é solidária. Você pode contribuir com agasalhos, cobertores e/ou alimentos não perecíveis.

Karine Ruviaro

Prefeitura decreta situação de emergência pela enchente

O prefeito Ronnie Mello (PP) e o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) assinaram ontem, 31/5, o Decreto 451/2017, que declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por inundações.
O decreto foi motivado pelas fortes chuvas, que atingem o município desde a semana passada, e que já registra média superior à prevista para essa época do ano, atingindo mais de 600mm. Com isso, até o fechamento desta edição, já havia 33 pessoas, pertencentes a 13 famílias, desabrigadas, outras aproximadamente 490 pessoas, pertencentes a 91 famílias, desalojadas –fora de casa, mas abrigada por amigos ou parentes. Ao todo, 612 pessoas já haviam sido afetadas.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil solicitou ajuda ao Executivo, que deverá dar apoio com voluntários, espaços físicos, materiais, equipamentos, veículos e máquinas pesadas para atender, emergencialmente, a população carente atingida pela cheia.
De acordo com a secretária Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, há R$ 574.188,87 disponível na conta da Prefeitura, referente ao serviço de proteção em situação de calamidades públicas e de emergência. “Estamos no aguardo da reprogramação do sistema, por isso, não foi possível sacar este valor”, explica. De acordo com ela, este repasse está represado por não ter sido aberto o demonstrativo físico financeiro da prestação de contas do ano passado. “Montamos uma força tarefa envolvendo diversas secretarias do município, a fim de ajudar e fazer arrecadação de mantimentos, e materiais de necessidades básicas para essas pessoas. Vamos em busca destes recursos para ajudar a sanar o problema que estas famílias estão enfrentando”, completou Ronnie Mello.

Brasília
O Deputado Estadual Frederico Antuones irá a Brasília amanhã (1), e marcou reunião com o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para tratar de recursos federais que deveriam ser repassados ao município, mas que estão represados.
Gabriela Barcellos

Servidores municipais: Câmara indica ampliação de licença adotante

Na sessão ordinária de terça-feira, 30/5, os vereadores aprovaram indicação ao Poder Executivo solicitando ampliação do período de licença adotante aos servidores municipais. A matéria é de autoria do vereador Eric Lins (DEM), e teve o apoio dos vereadores Elton da Rocha (PP), Clemente Corrêa (PSDB), Mano Gás (PSDB), Rafael Alves (PMDB), Suzana Alves (PRB). Vilson Jose Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB).
Trata-se da emenda ao Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei nº 1717/94) incluindo a concessão de licença para adaptação à família e assegurando licença de 180 dias ao servidor que comprove a adoção legal de menor, sem prejuízo de qualquer natureza.
O vereador Eric Lins frisou que o assunto é atinente e deve integrar o regime jurídico do Estatuto dos Servidores. Atualmente, consta na Lei Orgânica Municipal licença de 120 dias para adotantes de crianças até três anos de idade. É assegurado licença de cento e vinte dias ao servidor público municipal que comprovar a adoção legal de criança até três anos de idade, sem prejuízo de qualquer natureza. “A adoção é importante e merece ser incentivada. Com essa indicação buscamos favorecer esse ato e ampliar, além do período de licença, aqueles que adotam crianças mais velhas”, considerou Eric sobre a proposta. A solicitação segue para o Poder Executivo que tem competência privativa sobre a regime dos servidores.
Com informações da Câmara de Vereadores.

Parlamento: Recuperação da credibilidade da Santa Casa é pauta de reunião

Dificuldades do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana foi mais uma vez pauta de reunião entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo, e a direção do nosocômio. O encontro ocorreu na terça-feira, 30/5, na Sala da Presidência, com a presença de todos os onze vereadores, do secretário de Governo, Paulo Fossari, secretária de Saúde, Thais Aramburu, do assessor parlamentar, Simão Almeida e do chefe de Gabinete, Frederico Pellegrini. Já a Santa Casa foi representada pelo provedor, advogado Eduardo Velo, e pelo diretor administrativo e financeiro, administrador Geovane Cravo.
A discussão girou em torno das medidas a serem adotadas para que o Hospital volte a ter alguma credibilidade frente aos demais municípios que integram a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após inúmeros comprometimentos não cumpridos por parte da administração da Santa Casa no que diz respeito ao atendimento das demandas dos demais municípios da região, o Hospital chegou ao descrédito, especialmente no que tange ao serviço de média e alta complexidade em cardiologia, que poderá ser perdido para o município de Ijuí, assunto destacado pelo Jornal CIDADE, na edição 2763, de 25 de junho. Um movimento pró-transferência foi criado, com apoio dos demais municípios da região e, Ijuí já se habilitou junto à secretaria estadual de Saúde, para receber o serviço. Visando impedir a medida, está sendo esperada a aliança política de lideranças locais a fim de intervir junto ao Governo do Estado.

Reestruturação
A reestruturação administrativa da Santa Casa, ocorrida a partir de um financiamento de mais de R$ 40 milhões junto à União, por meio da Caixa Econômica Federal também foi lembrada. A direção relatou o andamento da reestruturação e, tal como fez aos demais municípios da região, comprometeu-se a atender a demanda local e regional completamente.
Gabriela Barcellos

Implantação da Escola do Legislativo é aprovada

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária de terça-feira, 30/5, a implantação da Escola do Legislativo no município. De acordo com a Mesa Diretora da casa, o objetivo da medida é aproximar o Parlamento da comunidade e qualificar os servidores.
O projeto de resolução foi proposto pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD) e, antes mesmo de aprovado, os trabalhos para implantação já estavam em andamento. A casa já recebeu doações para o acerto da Escola. O presidente da Câmara escolherá a direção da Escola entre os servidores de carreira pertencentes ao Quadro dos Cargos Efetivos. “Temos grandes expectativas na implantação da Escola para qualificar o atendimento ao público, além de ampliar a integração da Câmara com a comunidade e aprimorar o instituto da transparência e da democracia em Uruguaiana”, salientou Tarragó.
Entre os objetivos do projeto está possibilitar uma melhor compreensão das funções do Poder Legislativo; oferecer aos vereadores, servidores e estagiários suporte conceitual e treinamento para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; capacitar a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo e potencializar o debate político de temas de interesse da municipalidade.
A Escola do Legislativo será composta pelas áreas de capacitação interna; formação de cidadania; e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa. Está prevista a realização de atividades para o desenvolvimento do senso crítico e político e para a divulgação, entre os cidadãos uruguaianenses, do papel da Câmara Municipal e do vereador; a concessão de seminários, palestras e outros eventos voltados para a promoção de debate que objetivem a conscientização para a cidadania política; e o gerenciamento de acervo de livros da Biblioteca do Legislativo.
Gabriela Barcellos

Programa de Regularização Fiscal começa hoje

A partir de hoje, 1/6, até o próximo dia 30, os contribuintes que estiverem em débito com o fisco municipal terão a oportunidade de regularizar suas pendências com descontos de juros e multas e ainda de forma parcelada, em até 18 vezes. É o Programa de Regularização Fiscal, instituído pelo Poder Executivo por meio da secretaria Municipal de Fazenda. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Valdir Venes, atualmente o município tem R$ 340 milhões inscrito em dívida ativa. “Nosso objetivo é arrecadar o maior montante possível desse valor”, diz.
Venes diz que o atendimento ao contribuinte, Venes diz que a central montada no térreo do Centro Administrativo II, na Rua Santana, antigo Fórum, foi reforçada e está contanto com estrutura de informática adequada e maior número de atendentes. O atendimento será das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. “Basta que o contribuinte venha até nós, sabendo o que quer negociar, que teremos condições de atende-lo e dar solução ao impasse”, garante. “Outra informação importante é que os bloquetos gerados a partir da negociação podem ser quitados em qualquer agencia bancária, terminando com aquela dificuldade que houve anteriormente, quando somente a Caixa Federal recebia os valores”, completa.

Formas de pagamento
As dívidas poderão ser quitadas com 100% de desconto nos juros e multas nos casos de pagamento à vista. Para quem quiser parcelar os débitos em três vezes, o desconto é de 90%. Já para quem quiser dividir em seis parcelas, o desconto será de 80% dos juros e multas; e quem optar pelo pagamento em nove parcelas obterá desconto de 70%; em 12 parcelas o desconto é de 60% e, em 15 vezes é de 50%. Por fim, o pagamento dividido em 18 vezes terá 40% de desconto.
Para o pagamento parcelado, porém, é preciso atender ao valor mínimo de 20 Unidades de Referência Municipal, equivalente a R$ 60,71 para pessoa física, e 50 URMs, equivalente a R$ 151,79 para pessoa jurídica. Já os contribuintes protestados que aderirem ao programa deverão arcar com as custas e emolumentos do cancelamento no órgão responsável.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2766

Solidariedade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Uruguaiana realizou no mês de maio uma gincana solidária reunindo os jovens aprendizes da instituição. E na tarde de terça-feira, 30/5, a equipe vencedora “Ohana”, formada por alunos do curso Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas 2017/1, realizaram doações ao Hospital Santa Casa de Caridade. Foram entregues 82 pacotes de fraudas e inúmeros brinquedos. A atividade foi acompanhada pela diretora do SENAC Uruguaiana, Paula Machado Correa, e pelo diretor administrativo-financeiro da Santa Casa, Geovane Cravo.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Uruguaiana recebeu na manhã de terça-feira, 30/5, a doação de alimentos de uma seguradora. Estes foram arrecadados no show do Guri de Uruguaiana que aconteceu no dia anterior, 29/5.

Blitz

Durante a tarde de terça-feira, 30/5, agentes de trânsito e agentes da Guarda Municipal (ROMU) realizaram várias blitz de fiscalização de trânsito e prestação de segurança. As operações ocorreram em vários locais do município. Mais de 50 veículos e condutores foram fiscalizados. Na ocasião, dois motoristas foram autuados por estarem com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

Parabéns!

Ontem, 31/5, o gerente executivo da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Uruguaiana, Vilson Antonio Catharino Rodrigues, completou mais um ano de vida. Na foto, Catharino está acompanhado de sua filha, Natália Berner. Felicidades!

Inauguração
Uruguaiana vai ficar mais saudável. Isso porque, no sábado, 3/6, às 9h, inaugura a “Mercearia 82”. No local, você vai encontrar grãos, farinhas de oleaginosas, produtos a granel, opções sem glúten ou lactose e suplementos de marcas recomendadas por médicos e nutricionistas. Tudo isso, em um ambiente super acolhedor, na Duque de Caxias, nº 2235.

Pastelada
O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana está organizando para amanhã, 2/6, a partir das 18h, o evento “Pastelada do Sindicato”. A unidade será vendida por R$ 2. Mais informações pelo telefone 3414 – 2987.

Desafio
Ontem, 31/5, aconteceu mais uma edição do Dia do Desafio em todo o Estado. O evento esportivo, promovido anualmente pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, propõe que as pessoas invistam 15 minutos da sua rotina para praticar algum exercício físico. Uruguaiana teve uma disputa saudável com cidade cubana de Plaza.

Sisu
Terminam hoje, 1/6, as inscrições para a segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Um total de 51.913 vagas será ofertada pelas 63 instituições de educação superior que assinaram o termo de adesão – 59 federais e quatro estaduais. Para se candidatar, é preciso ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação.

Cultura I
No dia 11/6, na Concha Acústica do Parcão, acontece o “Domingo Comunitário”, a partir das 11h. Na ocasião, haverá mateada, feira gastronômica e apresentações artísticas locais. O evento é desenvolvido pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Cultura II
Já às 16h, também na Concha Acústica, ocorre o show de Renato Borghetti. O evento conta com a parceria do Instituto CPFL, patrocínio da RGE Sul e apoio da Prefeitura de Uruguaiana.

Felinos
Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204).

Bingo
A 4ª Região Tradicionalista promove no amanhã, 2/6, a partir das 20h, no CTG Sinuelo do Pago, rodadas de bingo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 99655-0316 ou (55) 99631-0100.

Caminhada
Acontece hoje, 1/6, às 15h, com saída marcada para acontecer em frente à Prefeitura, a “Caminhada de Inclusão Social Maio Amarelo”. A programação faz parte das comemorações da Semana de Aniversário de 171 anos de Emancipação de Uruguaiana.

Aula
Estão abertas as matrículas – gratuitas - para a atividade “Aula de Dança para alunos especiais”. As aulas acontecerão no Centro Cultural, aos sábados, às 10h, sob coordenação da professora Maria Eugenia Ramos. Mais informações pelo telefone (55) 99913 – 0466.

Passeio
No sábado, 3/6, com saída da Esplanada da Estação às 16h, ocorre o “3º Passeio Ciclístico”. O evento tem como objetivo a conscientização dos condutores com relação aos ciclistas nas vias urbanas e estradas. Serão cerca de 2,5 km de percurso nas principais vias da cidade.

Ed. 2767 - Operação Varredura II prende 7

Confira a edição digital...
  1. Pátria-mãe tão distraída
  2. Campanha
  3. Homologação
  4. Grupo
  5. Empreendedorismo
  6. Curso
  7. Agrícola
  8. Sesc
  9. Passeio
  10. Bingo
  11. Prouni
  12. Energia elétrica
  13. Terceirização
  14. Festa
  15. Enchente
  16. AEU
  17. Desemprego
  18. Evento adiado
  19. Celemaster
  20. Prefeitura reimplanta turno integral
  21. Prefeitura compra um ano de medicamentos para Farmácia Básica
  22. Jovem dá à luz dentro de carro
  23. Privatto anuncia novidade em projeto de energia eólica no Carumbé
  24. Operação Varredura II apreende sete infratores
  25. Irga fala sobre prevenção para diminuir incidência de pragas e prejuízos na lavoura
  26. Risoto Italiano
  27. Torta de limão
  28. Bruna Marquezine presenteia Neymar com selfie
  29. Guilhermina Guinle impressiona com boa forma em foto de biquíni
  30. Malhação
  31. Novo Mundo
  32. Rock Story
  33. A Força do Querer
  34. Carol Nakamura surge linda em fotos de maiô nas redes