segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ed. 2279

  1. O efeito Dilma e o fantasma de Lula
  2. Canto e Pesca I
  3. Canto e Pesca II
  4. Habitação
  5. Gripe A
  6. Feira do Chocolate
  7. Ginástica Aeróbica
  8. Em foco
  9. Cultura
  10. Cinema
  11. Microcrédito
  12. Inclusão Social I
  13. Inclusão Social II
  14. Feira do Peixe
  15. HPV
  16. Sincronia
  17. Júri
  18. Recolhimento
  19. Catequese de inspiração Catecumenal - II
  20. Secretário responderá pelo erros na licitação da Elias Grassi
  21. Líder do PSDB na AL parabeniza Schneider
  22. Termina em maio prazo para regularizar título
  23. Vem a nova travessia entre Uruguaiana e Itaqui
  24. Divulgados dados sobre hidrográfica de Uruguaiana
  25. Empresas ameaçam retirar transporte público de alguns de bairros
  26. Comissão da Câmara recebe esclarecimentos da AESSul
  27. Justiça não terá atendimento na sexta e segunda-feira
  28. Cabanha da Maya também foi premiada
  29. Médias da Feira de Terneiros foram excelentes
  30. Juquiry leva prêmio de Fêmeas Brangus
  31. Remate de Produção atingiu objetivos
  32. Presos da Repique são ouvidos
  33. Homem é preso por tentativa de homicídio
  34. PRF apreende de R$ 500 mil em contrabando
  35. Jovem é agredida ao tentar defender a amiga
  36. Acusado de esfaquear a ‘ex’ será julgado hoje
  37. Ônibus uruguaianense é assaltado no Paraná
  38. Dano e calunia
  39. Ameaça
  40. Injúria/Ameaça
  41. Roubo a pedestre
  42. Dupla é presa depois de praticar assalto
  43. Homem é ferido a bala durante assalto
  44. Novas mudanças no texto do Plano da Educação
  45. Abertas inscrições para especialização política
  46. Renda familiar não será critério para Fies
  47. Abertas inscrições para Programa Santander Universidades
  48. Seduc realiza formação com novas escolas de Tempo Integral
  49. Eleição para conselhos escolares será em maio
  50. Vale a crítica
  51. “O elenco é fantástico”, diz Kate Mara sobre novo Quarteto
  52. Filmes apostam em marcas para decolar
  53. Capitão América atrai mais de 1 milhão de espectadores
  54. Confira 10 erros que fazem engordar e prejudicam a saúde
  55. Isabelle Drummond será patricinha do rock em ‘Geração Brasil’
  56. Ator se casa em segredo
  57. Irmão de Negra Li é encontrado morto, em São Paulo
  58. Sonnen diz que houve ‘crime’ em briga no TUF
  59. Árbitro vítima de racismo pensa em se aposentar após apitar final do Gaúcho
  60. Falta de planejamento atrasou obras da Copa, diz presidente do TCU
  61. Crianças participam do 7º Torneio de Integração
  62. Deputados discutem reivindicações de jogadores
  63. Inter goleia Grêmio e fatura tetracampeonato
  64. AEU fecha contrato com Corinthians

Marcelo Lemos é destaque em reunião pedetista em Brasília

O nome do vereador Marcelo Cardoso Lemos (PDT) esteve em pauta durante reunião da Direção Nacional da Juventude Socialista, o movimento jovem do Partido Democrático Trabalhista, em Brasília, nesta quinta-feira, 10/4. O Parlamentar não esteve no encontro, mas ele foi confirmado como único pré-candidato a deputado estadual em todo o Estado, que integra a Juventude do Partido.
O encontro reuniu lideranças do PDT, entre elas o ministro do Trabalho, Manoel Dias e debateu os posicionamentos que nortearão a Juventude Pedetistas nas eleições gerais deste ano. “Estamos convictos que o companheiro Marcelo Lemos representará os anseios da juventude gaúcha na Assembleia Legislativa”, destacou Leonel Ferreira, um dos dirigentes da Juventude.

Rafael representa região em manifestação em Porto Alegre


Durante a manhã de ontem, 11/4, o vereador Rafael Alves (SDD), esteve em Porto Alegre. Na ocasião, o Parlamentar representou os municípios da Fronteira Oeste em uma mobilização que ocorreu na frente da sede da Assembleia Legislativa do Estado e do Palácio Piratini, reivindicando recursos na área da saúde, infraestrutura,educação, segurança, transporte, entre outros seguimentos. Também foi tema de reivindicação a autonomia dos municípios. “Enquanto o Governo Federal arrecada 60% de todos impostos do País, resta aos mais de 5,5 mil municípios brasileiros dividirem apenas 15% desses recursos. Além disso, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita das prefeituras, vem sofrendo quedas drásticas nos últimos anos”, diz o Parlamentar.
O evento teve a liderança da Confederação Nacional dos Municípios em conjunto com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Rafael representou os municípios de Alegrete, Maçambará, São Gabriel, Rosário do Sul, Uruguaiana, Barra, Manuel Viana, Santana do Livramento, Itaqui, São Borja e Quaraí.

Sessão ordinária: Ciclovia vira discussão e vereador ‘galo’ tenta limpar a barra do chefe

A Ciclovia foi tema de mais um requerimento apresentado por um parlamentar na Câmara de Vereadores. Desta vez, Luís Gilberto Risso (PMDB) solicitou um parecer técnico sobre o assunto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O requerimento foi aprovado pelos parlamentares, mas durante o debate sobre o assunto, uma acalorada discussão entre os vereadores Egídio Carvalho (PSDB) e Josefina Soares (PP) se destacou. O motivo, mais uma vez foi o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice.
Josefina apoiou o entendimento de Risso, de que o valor oficialmente gasto na obra, R$ 2 milhões, é um tanto alto para o que foi feito. “É estranho um gasto tão grande com umas pedras de concreto e uma pintura no chão”, disse Risso. A progressista seguiu o raciocínio. “Para começo de conversa, estragaram uma das pouca vias que nos levava aos bairros e que estava em bom estado; agora a Flores é somente uma mão. E realmente, se custou dois milhões, é muito dinheiro para colocar pedras de concreto na rua”, disse ela, levantando ainda a possibilidade de um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Egídio saiu em defesa do ex-prefeito e alegou que o projeto passou pela Casa Legislativa, e à época não foi discutida esta questão. “Essa obra foi realizada na gestão passada, e nenhum vereador questionou o custo. Vocês estavam aqui; eu não estava”, disse Egídio. Em resposta, Josefina lembrou que Felice “não respeitava esta Casa. Esta Casa de nada sabia, pois ele dava um ‘canetaço’ e dizia que o povo estava do lado dele”, disse. O presidente da Casa, vereador Ronnie Mello, lembrou ao recém chegado Egídio, que o projeto não passou pela Câmara de Vereadores. “Sabíamos da existência de um projeto para construção de uma ciclovia, mas isso não passou por esta Casa. Nem projeto, nem valores. Sem falar, que a oba foi concluída às pressas por conta do período eleitoral e aí foi feita desse jeito, que é um fiasco”, disse Ronnie, que solicitou informações sobre a origem da verba utilizada na obra. “Inicialmente, a ciclovia seria feita com recursos oriundos do Banco Mundial, mas isso não se concretizou. E duvido muito que tenha custado este valor”, concluiu.

Especialmente pra ti, Felice: Schneider exerce Direito de Resposta determinado pela Justiça

O prefeito Luiz Augusto Schneider exerceu na manhã de ontem, 11/4, o Direito de Resposta que lhe foi concedido pela Justiça, depois de ser vítimas de novas ofensas do proferidas contra ele pelo ex-prefeito, José Francisco Sanchotene Felice, durante entrevista no programa do vereador Egídio Carvalho, na Rádio Imbaá, conhecida como Líder FM.
Durante sua fala, Schneider disse que foi eleito para trabalhar e cuidar da cidade, “Não para gastar seu tempo difamando pessoas. Não para usar do cargo de prefeito para destruir a vida de quem, eventualmente, não gosta de mim. Minha índole é essa. De trabalho, de seriedade e, principalmente, de respeito com as pessoas. Sempre fui assim, ninguém me fará mudar”. E seguiu: “Os uruguaianenses sabem que há mais de um ano sofro uma campanha difamatória. E que sofro esses ataques não dos adversários que enfrentei nas urnas (com eles, mantemos respeitosa relação). Os ataques vêm justamente de quem estive ao lado nos últimos oito anos, me dedicando, me expondo, sendo leal, trabalhando nas mais diversas funções: o ex-prefeito Felice”.
Schneider fez um balanço sobre como ingressou na Gestão Felice, em 2005, como secretário de Indústria e Comércio e como foram os anos seguintes, destacando nomes que atuaram ao lado do ex-prefeito.O chefe do Executivo também revelou que pretendia concorrer a vereador na Eleição de 2012, e que além de candidato a prefeito, fui o coordenador da própria campanha. “Faço todo esse histórico para deixar claro que quem foi eleito prefeito pelos uruguaianenses em 2012 foi um uruguaianense comum, como o senhor, como a senhora, que me ouvem agora. Um uruguainense com um gosto especial pela vida comunitária e que aprendeu a gostar da política. Mas antes de ser político, antes de ser secretário e prefeito, tive um passado na comunidade. Fui presidente da ACIU, fui jurado de carnaval, ajudei a trazer a escola do SENAI para cá. Vivi a vida inteira entre o bairro Mascarenhas de Moraes, a nossa Ilha do Marduque, e a casa da minha família, ali na Monte Caseros. Nem quando fiz curso de Especialização, em Porto Alegre, me mudei de Uruguaiana. Os uruguaianenses não elegeram um extraterrestre. Não elegeram alguém com biografia fabulosa. Elegeram um homem de carne e osso, que respeita todo mundo. Sou um pai de família, uma pessoa que, aconteça o que acontecer, vai continuar trabalhando e morando aqui e caminhando pelas ruas da nossa cidade. Minhas filhas vão à escola, têm colegas, amigos, professores … E é por isso que se torna extremamente cruel o fardo de suportar em silêncio esses 12 meses de campanha difamatória. Uma campanha que só teve esse espaço (entrevistas que eram monólogos de 40 minutos) porque contou com colaboradores, com cúmplices!”.
Entre frases improvisadas, Prefeito disse ainda que “estamos ocupando este espaço por determinação da Justiça. Para fazer a defesa de ataques. Junto com o grupo que está comigo no governo, cumpri todas as missões de trabalho que o ex-prefeito me deu. Realmente, não sei porque ele tomou essa postura. Fui leal, nunca pretendi acusá-lo pelas dificuldades financeiras da Prefeitura. Agora, mentir que deixou dinheiro em caixa, mentir que não deixou dívidas, mentir que não estamos tendo que pagar, isso eu não vou! Mas, como um bom trabalhador, quando tenho um superior hierárquico, sei acatar ordens, tranquilamente. Mas o que o ex-prefeito não entende é que o prefeito de Uruguaiana não tem chefe!”

Governo deu sumiço aos protetores solares dos produtores rurais


A pergunta acima tem sido recorrente nos sindicatos de trabalhadores rurais depois que o Estado anunciou a distribuição gratuita de 300 mil protetores solares para prevenir o câncer de pele. Os frascos, que custaram R$ 2 milhões ao governo e deveriam ser distribuídos em 129 municípios gaúchos, estão estocados desde o começo do ano em laboratório estadual, na Capital. Regulamentado em novembro,o programa resultante de uma lei aprovada em 2010,de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB), ainda não saiu do papel. Em fevereiro,na véspera da entrega,o governo cancelou a ação em razão da lei que proíbe a distribuição gratuita de bens ou benefícios em ano eleitoral – exceto em caso de calamidade ou de programas em execução já no ano anterior. A distribuição depende agora de uma portaria com novos critérios para o cadastramento, provavelmente com ampliação do público beneficiado. Enquanto o documento não sai, produtores como Nilson Scheunemann, que já teve câncer de pele, seguem esperando.– Os protetores foram comprados e o programa foi anunciado.

Inicia neste sábado a nova temporada de eventos do Teatro


O secretário municipal de Cultura, Paulo Henrique Fernandes Inda, informou que hoje, dia 12 de abril, às 20h, acontecerá a abertura oficial da Temporada 2014 do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. E para abrir nossa temporada, o palco do Teatro Rosalina receberá o premiado espetáculo gaúcho, Natalício Cavalo, da Cia. Rústica de Teatro, de Porto Alegre. Em Natalício Cavalo, vida, morte e memória se encontram na trama de trajetórias que atravessa a composição dramatúrgica: a do próprio Natalício, que já está morto, e a dos atores e personagens que buscam reconstituí-la, tecendo fragmentos e imaginando o que não sabem. Uma celebração do tempo e dos espaços que habitamos, e que outros habitaram antes de nós. A Trilogia Festiva dá continuidade à investigação da Cia Rústica de linguagens e metodologias de criação estruturadas sobre o que denominamos ética da festividade na criação cênica: uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo, aceitando a sombra e a turbulência como parte de uma existência plural. Informações e ingressos no SESC, telefone 3412-4624.

Venda de combustível em garrafas: Pets Determinação da ABNT é suspensa por 90 dias


Em audiência pública na Assembleia Legislativa foram discutidas as restrições aplicadas pelo governo Dilma para a venda fracionada de combustíveis. Participaram do encontro, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). 
Durante o encontro, foi cobrada a suspensão imediata da da Norma Técnica 7500 da ABNT que determina o uso exclusivo de galões certificados pelo Inmetro para a compra de combustíveis nos postos de gasolina. A exigência de um vasilhame específico onera consumidores e produtores rurais de todas as regiões do Estado. Segundo a ABNT, a proibição serve como medida protetiva, no entanto, produtores se sentem lesados financeiramente pela exigência. O consumidor comum também reclama, pois não pode comprar combustível de forma fracionada.,
Após a audiência, a determinação da ANTT foi suspensa por 90 dias até que se chegue a um acordo.

Rio Grande do Sul atinge meta de vacinação contra o HPV

A Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) encerra-se oficialmente nesta quinta-feira, 10. Com 198 mil meninas vacinadas entre os 11 e 13 anos, o Rio Grande do Sul alcançou 81,3% de cobertura da população-alvo, ultrapassando a meta, que era de 80%. As jovens que receberam agora a primeira dose devem receber a segunda daqui a seis meses, com um reforço após cinco anos. O HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. Pela primeira vez uma vacina contra esse vírus está sendo feita gratuitamente pelo SUS.
Ao todo, foram quase 10 mil entidades de ensino no Estado que receberam equipes de saúde para a aplicação da dose de acordo com um calendário estabelecido pelos municípios. A orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é que os municípios mantenham as doses da vacina restantes em suas unidades de saúde para atender as jovens (que estiverem dentro da faixa etária indicada) que não puderam ser vacinadas durante a campanha.
A cobertura até o momento é maior entre as meninas com 13 anos de idade, onde 95% do público nesta faixa já foram vacinadas. Nas idades de 11 e 12 anos, a cobertura ficou pouco abaixo dos 80%. Mesmo com o fim da campanha esses índices devem aumentar, já que os municípios ainda estão alimentando o banco de dados do sistema de acompanhamento das doses aplicadas.
O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero. Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, podem ocasionar tumor canceroso. Dentre as variantes de alto risco, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacina a ser oferecida pelo SUS é contra estes dois tipos e outras duas formas do HPV que resultam em lesões genitais (verrugas).
Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente via sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.

Câmara aprova projeto que libera inibidores de apetite

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (8) o Projeto de Decreto Legislativo1123/13, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que suspende a proibição dos inibidores de apetite imposta por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro de 2011. A proposta seguirá para votação no Senado.
A Resolução 52/11, da Anvisa, proibiu a produção e a venda, sob prescrição médica, dos medicamentos que auxiliam no emagrecimento, entre eles os com princípio ativo anfepramona, femproporex e mazindol.
Para o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que participou de uma reunião de líderes partidários da Câmara sobre o assunto, no dia 1º de abril, a proibição dos inibidores de apetite atende a uma questão de saúde.
“O risco, neste caso, é hipertensão pulmonar, hipertensão arterial e os distúrbios psiquiátricos causados nas pessoas que usam os produtos”, disse Barbano, para quem os remédios não oferecem resultados de perda de peso sustentada em longo prazo.

Análise técnica
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) questionou a competência do Parlamento para dizer qual medicamento pode ou não ser usado pela população. “Será que nós temos condições de legislar sobre esse tema, definindo se um medicamento A ou B pode ou não ser usado em uma situação ou outra?”, questionou.
Para o autor do projeto de decreto legislativo, Beto Albuquerque, a Constituição permite a suspensão de atos do Executivo pelo Legislativo. “Esses remédios eram usados há 40 anos no Brasil, e a Anvisa tirou o poder de prescrição do médico. Esses medicamentos são vendidos em 80 países e não são para emagrecer, mas sim para dar equilíbrio metabólico ao paciente”, explicou.

Vacinação contra a Gripe A inicia dia 22

A secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, informou que a vacinação contra a Gripe A (H1N1) acontecerá de 22 de abril a 09 de maio de 2014. 
O Dia D da vacinação será o sábado, 26 de abril. Nesta semana, estudos publicados causaram preocupação quanto a eficiência do remédio Tamiflu. 
Quase R$ 500 milhões podem ter sido gastos pelo governo brasileiro sem necessidade. Um estudo publicado nesta quinta-feira, 10, revela que o remédio indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia de gripe A, o Tamiflu, não teria qualquer chance de interromper a crise e não funcionaria melhor do que qualquer paracetamol.
Em 2009, quando a OMS declarou um estado de emergência internacional, governos de todo o mundo seguiram as recomendações da entidade e compraram mais de US$ 3 bilhões em cápsulas do remédio da suíça Roche. Só o Brasil gastou mais de R$ 405 milhões para comprar 75 milhões de unidades do produto. 

Tamiflu pode não ser eficaz 
Segundo o novo estudo, o remédio não conseguiria impedir a proliferação do vírus H1N1 nem reduzir suas complicações. No máximo, o antiviral ajudaria a combater os sintomas. Um dos argumentos dados pela OMS para sugerir que governos comprassem o remédio era de que, enquanto uma vacina era produzida, a distribuição do remédio da Roche ajudaria a impedir que a pandemia ganhasse proporções catastróficas. Em um certo momento, a OMS chegou a alertar que dois terços da população mundial poderiam ser afetados pela gripe A.Para os analistas, parte da falta de informação vem do fato que de empresas farmacêuticas não publicam os dados de suas pesquisas. Para chegar a essa conclusão, os acadêmicos foram obrigados a consultar os testes médicos do governo britânico e analisar mais de 16 mil páginas do registro e licenciamento do remédio. “Os gastos não beneficiaram a saúde humana”, declarou Carl Heneghan, um dos autores do informe e professor de Oxford. O resultado mostrou que os sintomas da gripe seriam reduzidos de sete dias para 6,3 dias. Segundo o levantamento, tomar paracetamol também levaria ao mesmo resultado, declaração contestada pela Roche. “São constatações que podem ter sérias implicações para a saúde pública”. Outros analistas também questionaram o estudo, alertando que a redução dos sintomas em crianças pode ser um ponto positivo no tratamento.

V Feira do Terneiro, da Terneira e da Vaquilhona da Barra do Quaraí realizou bons negócios

Realizada na última sexta-feira, 11/4, no local Umbu, a V Feira do Terneiro da Barra do Quaraí, promovida pelo Sindicato Rural da Barra do Quaraí, colocou à venda 722 terneiros, terneiras e vaquilhonas. Na abertura do remate, Lauro Fittipaldi, que esteve no comando do martelo para a Virtual Remates, foi mestre de cerimônia de entrega de prêmios aos ex-presidentes do Sindicato daquela localidade e para produtores que se destacaram, fosse pelo número de animais inscritos, fosse pela qualidade (peso) dos lotes que foram julgados pelo Prof. Ricardo Oaigen (Unipampa).

Os premiados
Ex presidentes - Nelson Narvaes, Venâncio Silva – representado por seu filho Leandro – e Alti Ceratti.
Prefeito Iad Choli também foi distinguido pelos organizadores.
Lotes mais homogêneos
Machos – lote 37 – Carlos Alberto Martins bastos
Fêmeas – lote 04 – Espólio Hélio Rodrigues de Freitas

Lote mais pesado 
Machos – lote 25 – 259 Kg- Alfredo Mezzomo
Fêmeas – lote 44 – 241 KG – Angelo Bastos Tellechea

Produtor com maior número de lotes inscritos
Machos – Alfredo Mezzomo
Fêmeas – Espólio Hélio Rodrigues de Freitas

190 em ação

Dano
Um homem registrou na Brigada Militar, que cerca de 500 tijolos, que lhe pertenciam foram quebrados por um indivíduo, com quem já havia tido uma desavença no dia anterior. O fato ocorreu na quinta-feira, 10/4, segundo ele, que estima um prejuízo de R$ 2 mil.

Desacato
Uma guarnição da Brigada Militar realizada patrulhamento na Avenida Presidente Vargas, quando um homem que estava em um ônibus da empresa São João e que ingressava na cidade, abriu a janela do veículo e fez gestos obscenos para os policiais, debochando dos dois. Ele foi abordado pelos policias e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Furto qualificado
Alguns pares de tênis foram furtados de um abrigo estadual, localizado na Rua Dr. Maia. De acordo com a ocorrência, registrada pela direção da instituição, um adolescente de 13 anos, que é morador do local, confessou ter pego dois dos pares, outro adolescente assumiu ter pego mais dois. E um terceiro menor, relatou que abriu a porta principal da casa, por onde um ladrão teria ingressado no local.

Apreensão de objeto
Um morador da Rua Sete de Setembro se surpreendeu ao flagrar um indivíduo carregando uma televisão de 46 polegadas, em via pública, enquanto deslocava-se para sua casa. Ao ver o morador, o homem largou o aparelho e empreendeu fuga.

Lesão corporal
Um homem relatou à polícia que estava andando pela rua quando foi atingido por pedradas, que lhe acertaram a cabeça e causando lesões ainda na nuca, cotovelo e joelho. A vítima reconheceu um dos agressores.

Apreensão de objeto
Dois facas, duas serras e uma bicicleta foram apreendidas pela Brigada Militar na Rua Santana. Os objetos estavam de posse de um homem, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

Menor armado
Um adolescente foi apreendido na noite de quinta-feira, 10/4, no bairro Ipiranga, durante uma abordagem de rotina do Pelotão de Operações Especiais (POE). E.R.C.B.M. estava de posse de um revólver calibre 38.Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro por porte ilegal de arma. O menor foi ouvido e liberado, já que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a apreensão em flagrante somente ocorre em casos de violência ou grave ameaça.

Projétil de fuzil atinge residência no João Paulo II

Um projétil de fuzil calibre 762 atingiu uma casa localizada no bairro João Paulo II, na noite de quarta-feira, 9/4, por volta de 20h.
Ao escutarem um forte barulho na cozinha da residência, os moradores chamaram a Brigada Militar. No local, o vidro da porta estava quebrado e parte do reboco danificado, sendo encontrado um projétil calibre 7,62mm no piso.
Conforme o capitão PM Rinaldo Castro, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), foi feito registro por dano, e o projétil encaminhado à Polícia Civil. No entanto, até o momento o registro não chegou ao delegado Vilmar Schaefer, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil e que durante esta sexta-feira, 11/4, despachava pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA).
Segundo Castro, o projétil é de uso restrito, e há informações de que ocorriam exercícios na Linha de Tiro da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Ladrões furtam armas no interior

Uma casa localizada às margens da BR 290, foi arrombada. A proprietária acionou a Brigada após encontrar a porta dos fundos arrombada e toda a casa revirada. Uma televisão LCD de 32 polegadas foi furtada do local, juntamente com uma televisão para automóvel e um aparelho de som da marca Sony.
Além dos eletrônicos, os ladrões levaram duas armas e grande quantidade de munição. Conforme ela, trata-se de uma arma calibre 22 e outra calibre 32, uma caixa de 100 cartuchos calibre 22, e que continha 96 unidades.

Pescador desaparecido: Homicídio não está descartado

O Corpo de Bombeiros encerrou ontem, 11/4, as buscas pelo corpo do homem que está desaparecido desde o último sábado, 5/4. De acordo com o delegado de polícia Vilmar Schaefer, a última tentativa de encontrar o corpo foi na manhã desta sexta-feira.
Zulmar Pereira Martins saiu de casa na manhã de sábado, dizendo que voltaria por volta de 10h. Quando o pescador, que tinha um compromisso, não retornou para casa, a família foi a sua procura, encontrando somente o barco de Zulmar, próximo ao local onde estava acampado, na localidade de Três Bocas, logo após São Marcos.
O Delegado diz que a hipótese mais provável é de afogamento. “Pelas características do barco, do acampamento, indica que ele se afogou”, diz Schaefer, ressaltando que Zulmar sofria de problemas cardíacos. “Há muitas certas, arbustos e outros obstáculos, nos quais o corpo pode ter ficado preso e por isso não emergiu ainda”, completa o Delegado. Outro motivo cogitado é um ataque de palometas ao corpo. “Segundo informações, o local é infestado por este tipo de peixe e, há a possibilidade de um ataque ao corpo depois da queda na água”, diz ele.
Mesmo frisando que a probabilidade maior é de que o homem tenha se afogado, nenhuma hipótese está descartada, conforme o Delegado. Algum tempo atrás, Zulmar foi vítima de uma grave agressão, e os suspeitos deste crime foram denunciados pelo Ministério Público há poucos dias. “Isso pode ter sido uma retaliação, já que a denúncia é recente. Esta possibilidade também está sendo investigada e até o momentom, não há como descartar nada”, diz Schaefer.

Briga entre vizinhos acaba em morte

Uruguaiana registrou ontem mais um homicídio. Desta vez o fato envolveu dois vizinhos que até então eram amigos. Segundo o delegado da Polícia Civil, Marcos Pepe, Ivan Paim da Silva, de 44 anos foi morto á facadas por José Antonio Lopes dos Santos, de 67 anos, após discussão. O fato ocorreu por volta das 11h30min de sexta-feira (11), na Rua Prado Lima, entre Sete de Setembro e Flores da Cunha. A vítima chegou a reagir atingindo o autor a socos, porém José Antonio foi mais forte e acertou dois golpes fatais, um no tórax e o outro no pescoço. Pepe comentou que vítima e autor eram muito amigos, moravam lado a lado e que a locação do imóvel a Ivan teria sido inclusive “arranjada” por José Antonio. 
O autor contou na Delegacia ter sido ameaçado de morte por Ivan. “Era ele ou eu”, disse em depoimento. Também relatou que a vítima estava bêbada. Os envolvidos não possuíam antecedentes criminais, tampouco eram apontados pelos vizinhos como pessoas perigosas. O autor do crime foi preso pela Brigada, ouvido na Delegacia de Polícia e posteriormente encaminhado à Penitenciária. Este foi o sexto homicídio registrado em 2014, mesmo número atingido em abril do ano passado. Vale destacar que em 2013, Uruguaiana registrou 22 assassinatos.

Advogado rebate insinuações de Promotor


O advogado do delegado Thiago Carrijo, Frank Finoqueto, irresignado com as insinuações publicadas na rede social Facebook e repercutidas pelo Jornal CIDADE, aponta desvios de conduta do promotor Rodrigo Vieira, e que maculam de forma indelével o processo judicial ainda em curso.
Segundo o Advogado, a postagem não deixa dúvidas da inimizade existente entre ambos. Finoqueto também traz à luz a tentativa do Promotor de cooptar uma testemunha, ex-estagiária do Ministério Público, para a acusação. Em depoimento, todavia, ela, além de relatar o constrangimento sofrido, afirmou ser costume de Vieira falar mal do Delegado, inclusive no interior do próprio prédio que abriga a Instituição.
Para o Advogado, todo esse contexto, somatizado com o recibo público das reiteradas acusações à figura do delegado Carrijo, terminam por demonstrar que Rodrigo Vieira “não tinha e nunca teve condições de atuar no processo”, diante da sua contaminação pessoal, que o cega e desvirtua-o de seu ofício de Fiscal obediente da Lei. “Essa perseguição pessoal destoa da trilha histórica do Ministério Público e seus Membros, que pautam por conduzir seus ofícios de maneira ilibada, prudente, coerente e, especialmente, discreta”, acrescenta.
Finoqueto diz que as críticas ao Tribunal tem a finalidade pressionar e condicionar julgadores, demonstrando desespero e completo destempero do Agente Ministerial, sugerindo que ele, Vieira, faça uma autoanálise de suas condições psicológicas na medida em que estas estão a afetar seu trabalho com o propósito exclusivo de atingir um inimigo figadal tanto no processo, como fora dele. Essas situações lhe retiram qualquer legitimidade e/ou legalidade para apontamentos, conforme reza a cartilha da Lei Orgânica do Ministério Público (LOMP), que proíbe terminantemente a atuação funcional de envolvidos emocionalmente com a causa, como ora acontece.
“Se algo deve ser preservado diante desse quadro lamentável é o processo, a Lei, e, sobretudo, a segurança da Sociedade que não deseja ver autoridades autuando indisfarçadamente, sob o manto e na perseguição dos seus ressentimentos pessoais”, finaliza o Defensor.

EDUCAÇÃO MPF quer identificar problemas das escolas públicas do País


O Ministério Público Federal (MPF) lançou na quarta-feira (8), em parceria com o Ministério Público dos estados, o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Pelo projeto, o MP fará um diagnóstico dos centros de ensino e apresentará, por meio de recomendações, soluções para os problemas identificados. A intenção é que o projeto chegue às mais de 150 mil escolas públicas do país. O objetivo, segundo o próprio MPF, é estabelecer a defesa da educação básica de qualidade como prioridade na atuação do Ministério Público. “O projeto partiu de um levantamento que mostrava que, de toda a atuação do MP em educação, apenas 6% estavam voltados para a educação básica, e mesmo assim as ações eram muito dispersas”, diz a procuradora da República no Rio de Janeiro e gerente do MPEduc, Maria Cristina Cordeiro. A primeira etapa do projeto consiste no diagnóstico, que será feito por meio de audiências públicas com a participação da comunidade. Além disso, serão feitas visitas às escolas e aplicados questionários online aos gestores dos municípios e estados, aos diretores das escolas e aos presidentes dos conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Segundo o MPF, os questionários tratam de aspectos estruturais e pedagógicos, da alimentação escolar, da inclusão, de políticas públicas e do funcionamento dos conselhos sociais. As respostas fornecidas ficarão disponíveis ao público no site mpeduc.mpf.mp.br. Com base no diagnóstico, em uma etapa posterior, os membros do MP apresentarão aos gestores públicos as recomendações aos problemas identificados. A última etapa consistirá em uma audiência pública para apresentação dos trabalhos desenvolvidos.Maria Cristina diz que a maior parte dos problemas das escolas está na gestão. Dos R$ 100 bilhões do orçamento do Ministério da Educação, mais da metade é destinada para a educação básica. “O problema quase nunca é falta de recursos. Os maiores problemas são, infelizmente, a corrupção, má gestão e descontinuidade administrativa”. De acordo com ela, é nesse sentido que o MP pretende atuar.
O projeto foi executado como piloto em oito municípios dos estados de Roraima, do Pará, de Alagoas, do Amapá e do Rio de Janeiro. Agora, será implementado em 57 municípios que manifestaram interesse. A intenção é dar prioridade às cidades com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).“São visíveis os exemplos do que se pode fazer com essa preparação da gestão do recurso público que existe para a escola. O MP mostra que pode atuar não só de forma repressiva, mas de forma a orientar o gestor público para a boa e profissional utilização do recurso”, diz o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Está disponível ao público, no prédio da Procuradoria-Geral da República, uma exposição da fotógrafa Claudia Martini. Ela acompanhou a execução do projeto nos oito municípios pilotos

Município e estado debaterão educação inclusiva

As políticas de educação inclusiva deverão ser tratadas na Câmara Municipal de Uruguaiana. Por solicitação do vereador Irani Fernandes (PP), será solicitada a presença de representante da secretaria municipal de Educação na sessão ordinária do dia 22 para explanar sobre o tratamento do assunto nas escolas da rede municipal de Uruguaiana. 
O debate será ampliado no dia 24, com a presença da Coordenadoria de Educação do Estado, relatando os projetos para o desenvolvimento das ações inclusivas no Rio Grande do Sul. Entre o assuntos explorados, estarão as condições de infraestrutura, a capacitação de educadores e as demais adequações precisas para acolher as necessidades educacionais especiais, considerando o aumento de matrículas que exigem esta atenção.“É preciso pensar a inclusão junto da sociedade para o desenvolvimento psicossocial das crianças. A oportunidade deste debate nas esferas municipal e estadual busca dar visibilidade ao esforço para reestruturação do ensino e chama para a responsabilidade de se trabalhar essa área”, salientou o parlamentar. 
O vereador Irani mencionou o debate da Comissão de Serviços Municipais e Educação que diz respeito à aplicação de verbas na educação realizada pela prefeitura. De acordo com as informações apresentadas no Parlamento, 25% da receita foi investida em educação (atendendo o limite estabelecido pela Constituição Federal), enquanto a lei orgânica do município estabelece 35%. 

Escolas de Uruguaiana oferecem salas especiais
Segundo Cleuza Burigó, da 10ª Coordenadoria de Educação, os alunos com necessidades especiais são incluídos nas turmas regulares e diante da necessidade de um acompanhamento minucioso, a escola recebe um monitor especial. Ainda, os alunos podem participar das salas especiais. “O projeto de inclusão é realizado em todas as escolas e em algumas existem salas com recursos especiais, onde é realizado um trabalho mais direcionado. Os profissionais das salas especiais foram preparados através de cursos e programas específicos”, disse. Entre as escolas estaduais de Uruguaiana que possuem salas especiais estão Adir Mascia, Hermeto Pinto Bermudez, Iris Vals, Rondon e Leda Maria. A 10ª trabalha pela instalação de novas salas.

Painel Ed.2278

Em Foco 

Errar é humano, e pode acontecer com qualquer um (conosco acontece muito), inclusive com a Prefeitura Municipal. Nesta semana, um dos destaques no site do Executivo foi a visita do prefeito Luiz Augusto Schneider à capital da República, que a propósito, não fica no DESTRITO FEDERAL.

Torneio de tiro
Um torneio de tiro está sendo realizado na manhã de hoje, 12/4, a partir das 9h, no 22º Grupo de Artilharia de Campanha (Gac). O evento está sendo realizado pela Brigada Militar e pelo Clube Uruguaianense de Tiro.

Semana Tiradentes I
Entre os dias sete e 25 de abril, o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) estará realizando atividades esportivas alusivas a Semana Tiradentes. Entre as atividades programadas estão a realização de torneio de futebol, tiro e vôlei feminino.

Semana Tiradentes II
Uma blitz educativa também deverá ser realizada, inclusive com a participação da Brigada Mirim. Por fim, no dia 25, está programado uma exposição de materiais como armamento, viaturas, materiais didáticos dos projetos sociais. A Patrulha Ambiental e a Corporação de Bombeiros também deverá expor.

Seminário de Segurança I
Acontece nesta quarta-feira, 16/4, o IX Seminário de Segurança Pública. A programação irá se desenvolver na Câmara de Vereadores, organizado pela Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar (Abamf). A abertura está prevista para ocorrer às 8h30min.

Seminário de Segurança II
Entre os palestrantes que participarão do evento estão representantes da Brigada Militar, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Polícias Civil e Federal, Conselho Tutelar, Sindicato dos Vigilantes e Guarda Municipal.

Boa vizinhança I

Na quarta-feira, 9/4, o presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Mello (PP) esteve em São Borja, onde, durante a manhã, se reuniu com o prefeito Farelo Almeida (PDT), em busca de parcerias em prol do desenvolvimento regional. A saúde foi destaque entre os assuntos abordados.

Boa vizinhança II
À tarde Ronnie se reuniu com o presidente da Câmara da cidade vizinha, vereadorJeovane Weber (PPS), ocasião em que trocaram experiências sobre a administração do Poder Legislativo.

Delegados federais
Será enviado à Presidência da República, um documento elaborado por delegados federais, que planejam derrubar a regra de que devem instaurar inquérito assim que recebem notícia-crime do Ministério Público, do Poder Judiciário ou de cidadãos. A proposta é parte de um pacote de mudanças apresentado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Trocando em miúdos, os delegados querem escolher o que investigar.

Pronatec Idiomas
Iniciou ontem, 11/4, e se estende até segunda-feira o período de inscrições para os cursos de idiomas através do programa Pronatec. As inscrições devem ser realizadas na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O período de inscrição foi antecipado em virtude do prazo para confirmação das matrículas.

Culto x domiciliar I
Em recente decisão o Tribunal de Justiça do Estado acolheu recurso da defesa de um apenado uruguaianense em prisão domiciliar, que solicitou à Vara de Execuções Criminais (Vec) autorização para comparecer aos cultos de sua igreja. O juiz titular da Vara, Ricardo Petry Andrade negou o pedido, alegando incompatibilidade com os horários de cumprimento da pena e dificuldades de fiscalização parte do Estado.

Culto x domiciliar II
A defesa do apenado entrou com Agravo para contestar a decisão, que foi julgado pela 6ª Câmara Criminal do TJ. O Tribunal entendeu que o direito de o homem seguir sua religião é mais importante do que os interesses da administração prisional.

Empregos I
Na Agência Municipal de Intermediação de Empregos há vagas de emprego disponíveis em diversas áreas. O funcionamento da Agência é das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou pelo telefone 3411 – 8762.

Empregos II
Há vagas para porteiro, costureira, vendedor interno, gerente de loja, técnico em enfermagem, instalador para vidro temperado, operadora de caixa, setor contábil, tratorista para lavoura de arroz, designer gráfico, serralheiro e auxiliar eletricista automotivo.

Repique
Ocorre na segunda-feira, a audiência de instrução e julgamento do processo da Operação Repique, na qual quatro pessoas respondem por exploração sexual . O processo corre em segredo de Justiça.