segunda-feira, 14 de abril de 2014

Município e estado debaterão educação inclusiva

As políticas de educação inclusiva deverão ser tratadas na Câmara Municipal de Uruguaiana. Por solicitação do vereador Irani Fernandes (PP), será solicitada a presença de representante da secretaria municipal de Educação na sessão ordinária do dia 22 para explanar sobre o tratamento do assunto nas escolas da rede municipal de Uruguaiana. 
O debate será ampliado no dia 24, com a presença da Coordenadoria de Educação do Estado, relatando os projetos para o desenvolvimento das ações inclusivas no Rio Grande do Sul. Entre o assuntos explorados, estarão as condições de infraestrutura, a capacitação de educadores e as demais adequações precisas para acolher as necessidades educacionais especiais, considerando o aumento de matrículas que exigem esta atenção.“É preciso pensar a inclusão junto da sociedade para o desenvolvimento psicossocial das crianças. A oportunidade deste debate nas esferas municipal e estadual busca dar visibilidade ao esforço para reestruturação do ensino e chama para a responsabilidade de se trabalhar essa área”, salientou o parlamentar. 
O vereador Irani mencionou o debate da Comissão de Serviços Municipais e Educação que diz respeito à aplicação de verbas na educação realizada pela prefeitura. De acordo com as informações apresentadas no Parlamento, 25% da receita foi investida em educação (atendendo o limite estabelecido pela Constituição Federal), enquanto a lei orgânica do município estabelece 35%. 

Escolas de Uruguaiana oferecem salas especiais
Segundo Cleuza Burigó, da 10ª Coordenadoria de Educação, os alunos com necessidades especiais são incluídos nas turmas regulares e diante da necessidade de um acompanhamento minucioso, a escola recebe um monitor especial. Ainda, os alunos podem participar das salas especiais. “O projeto de inclusão é realizado em todas as escolas e em algumas existem salas com recursos especiais, onde é realizado um trabalho mais direcionado. Os profissionais das salas especiais foram preparados através de cursos e programas específicos”, disse. Entre as escolas estaduais de Uruguaiana que possuem salas especiais estão Adir Mascia, Hermeto Pinto Bermudez, Iris Vals, Rondon e Leda Maria. A 10ª trabalha pela instalação de novas salas.

0 comentários: