quinta-feira, 2 de junho de 2011

Barragem Sanchuri: "Gordo" é assassinado com 5 tiros

João Carlos da Rocha, o "Gordo", foi assassinado hoje à noite, por volta das 20h, no interior de seu estabelecimento comercial, localizado na Barragem Sanchuri. Ele foi alvejado com 5 tiros, sendo socorrido pela Brigada Militar, que o levou até o  Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade, onde, entretanto, já chegou sem vida. O delegado Newton Filho está a frente da investigação e já identificou o autor dos disparos, que deverá ser capturado nas próximas horas.

Patrimônio do Sinuelo está penhorado por dívidas da Califórnia, diz Júlio Teixeira

Durante a audiência pública realizada na noite de ontem, o patrão do CTG Sinuelo do Pago, Júlio Teixeira, acusou o ex-presidente da Califórnia, médico Lourival Gonçalves, de não ter prestado contas enquanto esteve no comando do Festival. Lourival se defendeu dizendo que a afirmação era um absurdo e documentos comprovam que duas prestações de contas foram feitas. A audiência esquentou a partir da acusação, e o médico promete levar o assunto ao Poder Judiciário. Teixeira, que ao assumir a patronagem do Sinuelo, prometeu uma auditoria nas contas da Califórnia, informou que o Festival deixou de herança ao CTG uma dívida de R$ 544 mil, garantida hoje pelo patrimônio da Entidade, totalmente penhorado.

Vereadores buscam incluir Uruguaiana na disputa por grandes empresas

O vereador Ronnie Mello (PP), presidente desta Casa Legislativa, reportou-se na tribuna do plenário, à notícia sobre o oferecimento de área pelas cidades de Pelotas e Santa Maria para abrigar uma fábrica de elevadores da Hyundai. Segundo o vereador, o governador Tarso Genro esteve no Oriente tratando de investimentos para o Rio Grande do Sul. O presidente Ronnie disse que buscará informações sobre a participação de Uruguaiana nesta disputa, pois a vinda de grandes empresas para a cidade fomentaria o desenvolvimento e a criação de empregos. Em aparte, o vereador José Clemente (PT) disse que Uruguaiana precisa manifestar-se, precisa colocar-se à disposição para conseguir melhorias em termos de investimentos e instalação de empresas que gerem emprego em nossa cidade. Foi dito ainda, que Uruguaiana deve manter-se alerta para esses investimentos e, nesse sentido, a mesa diretora estará buscando respostas junto ao Executivo, sobre os critérios adotados para a escolha da cidade que deverá sediar essa fábrica de elevadores e as possibilidades do Município candidatar-se.

Ana Amélia estará em Uruguaiana na próxima semana

A senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) cumprirá roteiro na Fronteira Oeste nos dias 10 e 11. Dia 10, a partir das 13h, Ana Amélia estará em Uruguaiana para participar de reunião-almoço com lideranças de diversas entidades locais. Na pauta, a discussão de temas relacionados à região. Às 14h30min, a senadora visitará a sede do Partido Progressista e, às 15h, a visita será ao Porto Seco de Uruguaiana. O terminal, apesar do grande volume de veículos, sofre com a falta de servidores para agilizar a liberação de cargas. Outra preocupação envolve a segurança de motoristas, funcionários e despachantes aduaneiros que trabalham no Porto. Ainda na sexta-feira, Ana Amélia Lemos estará em Alegrete, onde visitará a sede do Partido Progressista.

Tráfico de drogas em Uruguaiana serve de inspiração para o autor de Tropa de Elite

O cineasta brasileiro José Padilha, autor do filme Tropa de Elite, vai produzir e dirigir um filme sobre o tráfico de drogas e adivinha qual será uma das fronteiras citadas pelo autor? Exatamente, a rota usada pelos traficantes no filme, será a de Uruguaiana e outras três cidades brasileiras. A notícia esta no site do Terra. Ao receber a informação, o delegado Jader Ribeiro Duarte, comemorou a possibilidade dizendo que a partir deste filme, Uruguaiana estará mostrando ao mundo os problemas que enfrenta na área de segurança. Problemas estes, vale lembrar, motivados pela falta de iniciativa das forças e lideranças governamentais, que a cada eleição fazem novas promessas, sem mais tarde cumprirem com as palavras que de fato, os deram os cargos que ocupam. Tri-Border será financiado pelo diretor e contará com o roteirista de Gran Torino, Nick Schenk. A história será centrada em um agente de uma base anti-narcóticos de Boston, que, contra sua vontade, é mandado ao Paraguai, por ter detido o filho de um senador com drogas em uma operação. O roteiro irá explorar as diferentes organizações criminosas nas fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, enquanto o protagonista se esforça para entender o lugar para capturar um traficante poderoso e, assim, voltar para casa. O tráfico de drogas através das fronteiras será o instrumento da operação internacional fictícia envolvendo agentes de vários países. "A ideia é ter um filme político escondido em um filme de ação, um longa que possa entreter e ensinar às pessoas sobre as organizações criminosas internacionais" escreveu Padilha. Padilha considera que Tropa de Elite seja filme mais local, enquanto Tri-Border - que será em inglês - traz um tema de consequências internacionais.

Gangue que agia em Cerro Largo é presa em Uruguaiana

Policiais da Defrec, apoiados por agentes da Polícia Civil de Cerro Largo, efetuaram na tarde de ontem, as prisões de Márcio Cristiano Borges e Cleudiomiro Lima da Silva. Eles são acusados de terem cometido há cerca de 10 dias, assalto a um posto de combustível em Cerro Largo. Na oportunidade, três homens chegaram ao posto, armados de revólveres, rendendo o atendente. Logo em seguida, mantendo o proprietário do estabelecimento sob a mira de uma arma, o levaram até em casa, onde roubaram armas, jóias e dinheiro. A Polícia está á caça do terceiro assaltante. Márcio é natural de Uruguaiana e ele e seu comparsa foram presos na Rua Bento Gonçalves, onde o mesmo reside.