quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ed. 2225

  1. A economista-presidente
  2. Salso de Baixo
  3. Contrariados I
  4. Contrariados II
  5. Mais Médicos
  6. Sinesp I
  7. Sinesp II
  8. Empregos
  9. Recesso
  10. Papa Francisco
  11. Natal em Família
  12. Secretários
  13. Só o futebol não dá
  14. Instituto Farroupilha 
  15. HPV I
  16. HPV II
  17. Cinema
  18. Leitura para os jovens
  19. Casa popular
  20. Matrícula
  21. Vereadores rejeitam obras de asfalto em 2014
  22. Marcelo Lemos diz que fim da aliança entre PDT e PT o prejudicará
  23. Com emenda, Câmara aprova Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor
  24. Vereadores aprovam contratações na área de saúde
  25. Mesa Diretora para 2014 será eleita hoje
  26. Libres em alerta: onda de saques pode estar sendo liderada pela própria polícia
  27. Audiência pública debate sobre o estacionamento rotativo
  28. IBGE fará contratos temporários
  29. Prefeitura espalha placas irregulares pela cidade
  30. Direção do Fórum rebate acusações de ineficiência feitas por advogado
  31. Decisão da Vec reduz tempo de cumprimento da pena para obtenção de condicional
  32. Irmãos são condenados pelo assassinato na festa de 15 anos
  33. Apenado leva cocaína e maconha para o “albergue”
  34. Homens são pegos com maconha em via pública
  35. Quatro caminhões são alvo de ladrões da saída da Elog
  36. Maria da Penha
  37. Ameaça/injúria
  38. Desrespeito de motociclistas causa acidentes em semáforos
  39. Trabalhador é soterrado após desmoronamento
  40. Cliente furta R$ 10 mil do Santander
  41. Brasil investe metade do recomendado no ensino básico
  42. Paulo Freire recebe novos equipamento do governo
  43. Prefeituras podem quebrar se piso do magistério aumentar 19%
  44. Isabela Fogaça é atração de final de ano com o “Natal em Família”
  45. Uruguaiana recebe sessão de cinema gratuita
  46. Meu Passado Me Condena chega aos três milhões de espectadores
  47. Uruguaianenses farão concerto dia 21
  48. ‘Crô: O filme’, fica em primeiro nas bilheterias pela 2ª semana
  49. Cachorro também tem alergia
  50. Diretor acusa Record de plagiar quadro do SBT
  51. Mateus Solano é o famoso mais comentado da mídia
  52. Uruguaiana receberá Centro de Iniciação ao Esporte do Governo Federal
  53. Após passagem pelo Flamengo, Marcelo Moreno retorna ao Grêmio
  54. Leonardo lamenta “péssimo cartão de visita” do Brasil às vésperas da Copa
  55. Inter diagnostica “falta de interesse” e recoloca Bolatti no mercado

Júri condena mulher acusada de tentativa de homicídio

Uma mulher foi condenada nesta segunda-feira, 9/12, pelo Tribunal do Júri de Uruguaiana. Kátia Lima Barbosa foi acusada de tentar matar David Nunes Velasques, no dia 19 de novembro de 2009, por volta de 13h30min na Rua Setembrino de Carvalho, próximo ao trevo de acesso ao Aeroporto Ruben Berta, juntamente com um cúmplice. Segundo a denúncia do Ministério Público, “Danilo”, o cúmplice e Katia estavam em um carro e tafegavam pelo local quando ele avistou a vítima, mandando a ré, que dirigia o veículo, retornar e ir de encontro à vítima. Ele desceu do carro, sacou uma faca e atingir David, no peito e nas costas. O motivo do crime, segundo as próprias palavras da vítima durante a instrução processual:por acreditarem que David era o autor de um furto contra eles. Kátia foi julgada por tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. O promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira Vieira sustentou a condenação da ré, o que foi atendido pelo Corpo de Jurados. A ré foi condenada a quatro anos de prisão em regime inicial aberto. A defesa esteve a cargo do advogado Higino Macagnani.

Imperdível, hoje, no Clube Comercial.


Final de semana registra acidentes de trânsito com feridos

O final de semana registrou vários acidentes de trânsito, que resultaram em pessoas feridas.
No sábado, por volta de 7h30min, um carro e uma motocicleta de chocaram no cruzamento das ruas Prado Lima com 13 de Maio. J.A.A.F. conduzia a motocicleta e que teve a frente cortada pelo carro. Ele ficou com lesões e dores fortes em razão da queda.
Já na Rua General Hipólito, um veículo Peugeot e uma motocicleta se chocaram, por volta de 1h30min de domingo, 8/12, deixando duas pessoas feridas: o motorista e o carona da motocicleta.
Na rua Joaquim Murtinho, um homem efetuava o contorno quando colidiu com uma motocicleta, que transitava por aquela rua. A vítima sofreu lesões leves e, a motocicleta foi recolhida por estar com o licenciamento vencido.
Na Rua Sete de Setembro, duas motocicletas se chocaram contra uma caminhoneta, que estava estacionada. Uma motocicleta bateu na outra, que bateu na caminhoneta. Os dois motoristas e o carona de uma das motos ficaram feridos, mas todos passam bem.

Acusados de matar adolescente em festa de 15 anos vão a júri

Vão a júri hoje, 10/12, os irmãos Charles e Alan César Cruz da Motta, acusados de matar o menino Fernando Israel da Roza da Silva e tentar matar os irmãos Antônio, Juliano e Alex Emilian Borges Fernandes.
O crime aconteceu em 11 de agosto do ano passado, em uma festa de 15 anos no bairro Cidade Nova.

Choque elétrico tira vida de menino de 11 anos

Um menino de 11 anos morreu vítima de choque elétrico neste final de semana. Segundo o Conselho Tutelar, o menino estava em casa acompanhado do irmão de 3 anos quando um ventilador entrou em curto circuito. Na tentativa de sanar as faíscas de fogo vindas do aparelho, o menino puxou o plugue da tomada, levando um choque fortíssimo. Segundo os vizinhos, sem saber o que fazia, o menino de três anos ateou água no irmão, pois acreditava se tratar de fogo comum. O menino de 11 anos morreu antes mesmo de ser socorrido. A criança residia nas imediações do Residencial Ita.

Preso homem que matou o vigilante durante assalto

O autor do latrocínio ocorrido na quarta-feira, 4/12, na cooperativa de crédito Unicred foi preso na noite de sábado, 7/12, enquanto praticava outro assalto, desta vez em uma mercearia.
Paulo César Rodrigues Silveira, de 34 anos tem várias passagens pela polícia e estava em liberdade condicional. Ele deixou a Penitenciária Modulada de Ijuí no último dia 22, onde cumpria pena por roubo de carga, exatos 12 dias antes do crime que vitimou Carlos Alfredo Gonçalves de Lima, de 38 anos.
Natural de São Borja, Paulo César é conhecido como “Psicopata” e, segundo o que ele próprio disse na Delegacia de Polícia, é autor de outros dois homicídios em sua terra natal. Ele teria assassinado dois policiais militares.

A prisão
A prisão do assassino que revoltou a comunidade uruguaianense aconteceu em uma mercearia no bairro Nova Esperança II e teve a participação direta dos moradores. Por volta de 21h30min, acompanhado do enteado de 16 anos, D.H.R.S., “Psicopata” entrou no local e anunciou o assalto. O proprietário do estabelecimento, Jeferson, não reagiu e entregou o que tinha no caixa, mas o bandido queria mais e fez o comerciante, sua esposa, grávida de sete meses, uma funcionária do casal e dois clientes de refém. Adriana, a esposa, lembra dos momentos de pânico que passou e disse ter reconhecido o homem assim que o viu.
Um morador, seu Antônio, que é cliente da mercearia percebeu o que acontecia ao se aproximar do local para efetuar uma compra. Ele foi até a casa de uma vizinha e chamou a polícia.
Do momento da ligação para a Brigada Militar até a chegada dos policiais ao local, os vizinhos correram para a frente da mercearia não permitiu que o bandido deixasse o local; eles jogavam pedras na direção da casa, fazendo com que Paulo César não pudesse sair da residência. Logo a Brigada Militar cercou o local.

A identificação
Após a prisão de Paulo César e apreensão de seu enteado, os dois foram levados ao Pronto Socorro Municipal, pois se machucaram enquanto tentavam fugir pelo telhado da casa.Foi no Pronto Socorro que os policiais perceberam tratar-se do assassino de Carlos Alfredo.
Após os cuidados médicos, ambos foram apresentados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foram recebidos pelo delegado plantonista, Marcos Eduardo Pepe e pelo delegado Rodrigo Morale, titular da Defrec, encarregado pelas investigações que apuram o assassinato de Carlos Alfredo.
“Psicopata” chegou a confessar o crime e contou para os policiais detalhes do que ocorreu na fatídica tarde. No entanto, quando foi prestar depoimento oficialmente, o homem achou que já tinha falado de mais e decidiu calar.

Os crimes
Paulo César roubou cerca de R$ 1 mil da mercearia. Apesar do susto, os cinco reféns passam bem. Ninguém se feriu. Paulo foi preso em flagrante por este crime e o enteado de 16 anos foi apreendido.
Em sua confissão “extraoficial”, o bandido contou como foi sua ação na Unicred. Ele disse que, ao perceber que um homem portava uma grande quantia em dinheiro, começou a segui-lo entrando no prédio onde fica a agência da Unicred, embarcou no elevador junto com ele, e com ele entrou na agência bancária. Paulo sentou e observou o ambiente por alguns instantes, levantou-se já com um revólver calibre 32 em punho, calçou o vigilante, apontando-o para a cabeça do trabalhador.
Neste momento Carlos reagiu e tentou desarmar o assaltante; ato continuo, os dois entraram em luta corporal e Carlos resvalou, caindo no chão, deixando seu oponente em vantagem. Na sequencia da luta, ambos caíram ao solo e o bandido consegui atingir o vigilante na cabeça. Com Carlos Alfredo já fora de ação, “Psicopata” o revistou e desarmou para evitar, segundo ele, ser atingido durante a fuga, que empreendeu logo em seguida levando a arma do trabalhador. “Psicopata” disse ter jogado a arma no viaduto da BR 290 e também afirmou ter agido sozinho e fugido a pé.
Desde o final da madrugada de domingo, Paulo está na Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

O vigilante
Carlos Alfredo Gonçalves de Lima levou um tiro na cabeça e recebeu os primeiros socorros em um Posto de Atendimento existente no mesmo prédio, sendo logo após levado à Santa Casa de Caridade, onde foi submetido a uma cirurgia e induzido ao coma. Ele não resistiu e faleceu na tarde de sexta-feira, 6/12, deixando esposa e dois filhos.

190 EM AÇÃO

Vias de Fato
Um menino, menor de idade foi agredido no sábado, 7/12, por volta de 20h, nas Áreas Verdes e teve o seu aparelho celular danificado pela agressora, M.L.R.G. A agressão ocorreu porque o menor filmava uma briga entre a agressora e o marido. A Brigada Militar esteve no local e foi confeccionado um Termo Circunstanciado.

Furto descuido
Um homem teve a carteira furtada de dentro do carro, quando se ausentou por aproximadamente 15 minutos. Dentro da carteira estavam documentos pessoais da vítima, cartões de crédito, talão de cheques e R$ 300. O veículo estava com o vidro aberto.

Furto arrombamento
Uma moradora do bairro Cabo Luiz Quevedo chamou a Brigada Militar porque a casa de seu vizinho, que é caminhoneiro foi arrombada na madrugada de ontem, 9/12. A porta foi danificada. Os policiais militares encontraram em via pública um botijão de gás, dois pares de tênis e uma bicicleta aro 26, que foi apreendido e entre ao quartel. A BM não conseguiu contato com o proprietário.

Posse de entorpecente
Um homem foi abordado pela Brigada Militar enquanto fumava um cigarro artesanal de maconha na Avenida Presidente Vargas na tarde de sábado, 7/12.

Dano
Um homem relatou à polícia que, o medidor de luz digital da casa de seu pai, na localidade de São Marcos foi danificado, segundo ele, aparentemente por disparo de arma de fogo. No local foram encontrados projeteis.

Esfaqueado
Um homem foi esfaqueado, por volta de 23h30min de sábado, 7/12, durante uma tentativa de asfalto. Segundo a vítima, Antonio Marcos Dias Vargas, ele chegava em casa quando foi abordado por um homem, que não soube descrever. O bandido lhe esfaqueou na região do tórax e roubou o seu telefone celular. Antônio foi atendido na Unimed, mesmo local em que falou com os policiais militares que atenderam a ocorrência. Apesar de se ferir, ele passa bem.

Traçado da Ferrovia Norte Sul será definido até abril de 2014

A afirmação é do analista de engenharia da Valec, Bruno Costa, na audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal, em Santa Maria, nesta sexta . A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, e a STE Engenharia são responsáveis pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que vai servir de base para a definição do traçado da ferrovia.
O analista da Valec apresentou detalhadamente todos os processos dos estudos que são realizados para a avaliar o traçado. Entre os parâmetros, há questões ambientais, geográficas, logísticas e econômicas. O estudo aponta que o caminho deverá passar por Santa Maria. “As alternativas que as pesquisas apontam mudam na parte ligando Pato Branco (PR) a Cruz Alta (RS). Depois disso, uma das opções mais viáveis é passar por Santa Maria em direção a Cachoeira do Sul, chegando ao Porto de Rio Grande”, disse Costa.
Conforme o proponente do encontro, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a atividade de hoje consolida os estudos preliminares já apresentados na audiência pública realizada em Porto Alegre em novembro. “ É praticamente certo que Santa Maria e a Região Centro serão um dos endereços da Ferrovia Norte-Sul no Estado. A mobilização realizada ajudou muito nesse processo”, salienta Valdeci.
A previsão da Valec e do Ministério dos Transportes é definir oficialmente o traçado da Ferrovia Norte-Sul em abril do ano que vem e, posteriormente, realizar a licitação do projeto técnico da obra. A construção desta ferrovia, que vai interligar o Estado do Pará ao Porto de Rio Grande, faz parte da meta de reestruturar o transporte ferroviário no país e reduzir os custos no escoamento da safra agrícola. Segundo o representante da Superintendência do Porto de Rio Grande, Ademir Casartelli, o porto é um elo fundamental da cadeia logística. “Cerca de 90% das mercadorias comercializadas no mundo passam pelo transporte marítimo. 
Muitos investimentos estão sendo feitos nos portos, mas não haverá retorno se não investirmos em todos os modais de transportes que acessam os portos. Os modais de transportes não são adversários, são complementares”, disse Casartelli.


Barragem Sanchuri terá novo subprefeito

O prefeito Luiz Augusto Schneider definirá ainda hoje o nome do novo subprefeito da Barragem Sanchuri. Ontem á tarde, Luiz Augusto teria recebido um morador da vila da Barragem para ajustar as últimas ideias e nomeá-lo responsável pelo cargo. 
Os moradores da localidade reclamam das condições de vida e ressaltam entre outros problemas, o descaso em relação ao balneário que poderia estar sendo explorado pela Prefeitura, fomentando assim o crescimento. O local está sem subprefeito desde março e o elo da Prefeitura com a localidade é a assessoria de assuntos do Interior, que funciona na Prefeitura, mas que periodicamente visita as comunidades afastadas. Recentemente, a localidade do Plano Alto recebeu uma subprefeita e para que os problemas comecem a ser resolvidos é preciso certo tempo. A Prefeitura ainda não oficializou a posse do senhor Manoel, morador da Barragem que será o novo subprefeito.

Papai Noel chegará a Uruguaiana no próximo sábado

A Câmara de Dirigentes Lojistas, com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio realizará a já tradicional chegada do Papai Noel, no próximo sábado, ás 19h, no Parcão. Segundo o secretário Jorge Prestes, a Prefeitura soma-se mais uma vez ao evento, dando início as atividades em comemoração ao Natal e ao Ano Novo. A partir de sábado, a Prefeitura estará divulgando os shows e eventos que serão realizados neste mês. Jorge Prestes ressalta que forma de economia e de valorização do artista local, os eventos terão atrações de Uruguaiana.
O lançamento da decoração natalina acontecerá na sexta-feira. O lançamento que ocorreria ontem foi cancelado devido ao mau tempo.

Encerrado plantio de arroz no município

Os produtores de seis municípios gaúchos já encerram o plantio de arroz no Estado, segundo o levantamento realizado pela Seção de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realizado no dia 06/12, as cidades de Quaraí, Santo Antônio das Missões, Uruguaiana, Rosário do Sul, Torres e Jaguarão finalizaram a semeadura do cereal.
Até o momento 94,5% da área de 1.115.127 hectares destinadas ao cultivo de arroz foram semeados. O plantio tradicionalmente ocorre até 10 de dezembro, porém conforme destaca o supervisor da divisão de assistência técnica e extensão rural do Irga, Rui Ragagnin, devido a grande ocorrência de chuvas em algumas regiões o processo pode se estender até o dia 20.
A área plantada até o momento é de 1.054.247 hectares. A Zona Sul é a região mais adiantada, com 98,9% de área semeada e uma intenção de plantio de 180.664 mil hectares, seguida da Fronteira Oeste com 98,9 %, que é a região com maior área no Estado com a estimativa de plantar 332.929 mil hectares.
A Planície Costeira Interna está com 92,9% do total. A Depressão Central apresenta 92,3% enquanto a Planície Costeira Externa e a Campanha estão com 91,4% da área cultivada.

PMU ainda não definiu o nome do novo secretário de Obras

O prefeito Luiz Augusto Schneider ainda não definiu quem será o sucessor de Paulo José dos Santos na Secretaria de Obras. O militar Paulo José, natural do Estado de São Paulo veio para Uruguaiana a convite de Luiz Augusto Schneider, assumindo a secretaria tão cobiçada por Sanchotene Felice. Já nas primeiras semanas de atuação, Paulo José passou a ser alvo das críticas do ex-prefeito que na condição de presidente do Diretório local do PSDB chegou a emitir uma carta aberta ao prefeito Luiz Augusto Schneider, exigindo a saída de Paulo José. 
Na última semana, a Prefeitura confirmou a saída de Paulo José e chegou a noticiar que a decisão teria partido do próprio secretário. Procurado, Paulo disse ter sido demitido e se mostrou surpreso com a informação vinda da Secretaria. José reafirmou a saída e disse que entregará o cargo no próximo dia 15. 
A pasta que permaneceu durante um longo período nas mãos de Sanchotene Felice que costumava acumulava cargos, foi reorganizada por Paulo José, que foi demitido por Schneider ao não cumprir determinações. 
Segundo o secretário de Governo, Fernando Alves, a Prefeitura estuda alguns nomes e deverá anunciar o novo secretário ainda nesta semana. O escolhido seria alguém desconhecido politicamente. Apesar desta declaração, os nomes de Eloi Trojan e Jorge Prestes, estariam sendo cogitados. A secretaria de Obras seria de espelho para Prestes concorrer futuramente a vice-prefeito. 

Câmara vota projeto que trata da Contribuição de Melhoria

Um projeto que causou e ainda causa muita discussão na Câmara de Vereadores deverá ser votado na sessão plenária da Câmara de Vereadores de hoje, 10/12. De autoria do Poder Executivo, o projeto trata sobre a Contribuição de Melhoria no município e, desde que começou a tramitar na Casa Legislativa já foi tema de fortes discussões, uma audiência pública e até de pesquisa de rádio.
A contribuição de melhoria é um tributo cujo fato gerador é o acréscimo gerado no valor dos imóveis beneficiados pela obra pública. A legislação tributária prevê sua cobrança sempre que houver valorização da propriedade privada em razão da ação do governo. A matéria sugere alterações nos tributos cobrados aos cidadãos e, uma comissão especial foi criada pela Câmara para estudar o projeto.
O projeto seria votado na última quinta-feira, 5/12, mas acabou transferido para hoje porque o prazo encerra amanhã

Clemente é empossado novo presidente do PT em Uruguaiana


A nova Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) tomou posse no final da tarde de sábado, 7/12, na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença inclusive de outros partidos. O ex-vereador e presidente da Abanf, José Clemente Corrêa tomou posse como novo presidente, recebendo o cargo da professora Maria de Lourdes Brondani D’Avila que, nas eleições de 2012 foi a candidata do Partido à Prefeitura.
Esteve presente o presidente, recentemente empossado, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Newton Gomes; o ex-vereador Mauro Brum (PP), vereador Rafael Alves (Partido Solidariedade) e representantes da Juventude do PMDB. Também prestigiaram a posse de Clemente, colegas da Brigada Militar, o presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, Nelson Vaz Garcia, o diretor da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, Alcino Martins e o diretor do Instituto Penal de Uruguaiana, Lucas Mezomo.
O novo diretório traz vários rostos novos, ainda desconhecidos da política e um pensamento de mudança e crescimento.

Carnaval: Escolas poderão ensaiar a partir do dia 20 de janeiro

A Comissão de Carnaval informa que de acordo com decreto municipal, as escolas de samba ficam autorizadas a realizar seus ensaios carnavalescos a partir do dia 20 de janeiro, ou seja, 60 dias antes da realização da festa de momo. De segunda a quinta-feira, os ensaios devem se estender no máximo ao horário da 0h e nas sextas, sábados e domingos, até ás 02h. De acordo com a Comissão, as escolas que não obedecerem aos horários, serão punidas. Os eventos que estão sendo realizados pelas escolas antes do dia 20, não são considerados ensaios. 

COLUNA DO MAGRÃO

Era uma vez
A Cova da Onça, depois de fazer história no carnaval, irá contar estórias na passarela. O enredo vermelho para 2014 tem tudo a ver com o momento atual do carnaval de Uruguaiana. A concorrência adoraria saber que era uma vez o reinado da Cova. Sonhar não custa nada, diz o samba. A cova esta tão bem que se permite a levar o lúdico para passarela e... era uma vez - sexta 13/12, a “vermelhagem” apresenta a armação para o carnaval do penta. Vem ai Viviane Araujo (agora sem musculatura); Cid Play e Marcela - mestre sala e porta bandeira do Rio de janeiro (pra garantir nota 10 no quesito); estará aqui também o aquerenciado carnavalesco e diretor de carnaval, além de pé quente, Marcão; e como era uma vez, a Cova da Onça aproveitará a sexta 13 para enfaixar as tituladas: Maria Luiza Fittipaldi - madrinha de bateria, e a rainha Victoria Castelhano.

A Ilha do Marduque já esta cantando o samba para 2014. Na sexta 6/12, foi apresentado o samba, e o enredo “Terra, fruto e Esperança”. Resultado da parceria, Uruguaiana/Rio de Janeiro praticado pela Ilha. Gláucio Guterrez, o nosso sabidão em carnaval, assina a parte local na parceria. 

O carnaval dos verdes da mostra de amadurecer. Apesar das negativas dos dirigentes (presidente JB, soberano e único) sobre os preparativos do Rouxinóis para 2014, muita coisa tem vazado do reservado plano verde de se fazer carnaval. Agora se fala que “Alê”, a Alessandra Dornelles, esposa do ex-presidente JR, será madrinha de bateria , garantida por uma colaboração espontânea de 15 mil reais à escola. O posto mais cobiçado no desfile de uma escola de samba para “mulher boa” é o de madrinha de bateria. “Alê” teria sido o plano “C”, já que a “ex” em tudo, Flávia Clauss, e a ainda emergente Carla Conte, não se interessaram pelo cargo. Certamente não foi por grana a desistência das belas. E segundo elas, o posto lhes foi oferecido sim. Esse valor é bem mais em conta do que qualquer fantasia de destaque. Aliás, Carla Conte não sabe onde sairá na composição do desfile verde, nos dois últimos saiu escondida atrás de um carro alegórico, no chão. Muita gente não a viu. Flavia não tem como não vê-la, é só cuidar as plumas, ou será, penas de pavão?


Uruguaiana se destaca na final do Circuito Sesc de Corridas 2013

Atletas de todo o RS se encontraram neste domingo (08) em Porto Alegre para as disputas das finais do Circuito Sesc de Corridas 2013 e da 2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento. A largada aconteceu no Parque Marinha do Brasil e teve mais de 1,6 mil atletas de todas as idades participando das provas com distâncias entre 3km e 21km. 
“O que vimos na manhã deste domingo foi um trabalho muito forte e efetivo em prol do esporte e da qualidade de vida. Conscientizar as pessoas de que este é o caminho da saúde e do bem-estar é o papel do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e estamos satisfeitos com o incremento de participantes que tivemos ao longo de todo este ano. O esporte está crescendo e a adesão de crianças, jovens, adultos e idosos às nossas atividades nos orgulha muito, vamos seguir promovendo estes encontros por todo o RS em 2014”, afirma o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia. 
Entre os destaques da prova estiveram atletas como Jorge Roberto Sudatt Carvalho de Uruguaiana. Ele conquistou o primeiro lugar em sua categoria (55 a 59 anos) nos 5km Comerciário. “Correr é saúde. Pretendo manter este bom desempenho e quero continuar acompanhando meu filho que também corre e nesta prova do Sesc ficou em primeiro lugar na sua categoria nos 10km Comerciário”, fala orgulho o pai de Jean da Silva Carvalho. Jordão Goulart Serpa, também de Uruguaiana, concorda que correr faz bem. “O ano foi bom, nesta prova consegui o terceiro lugar na minha categoria e o melhor de tudo é estimular as pessoas a terem bons hábitos alimentares, se educar. Não costumamos ter apoio para estar das provas, exceto as dos Sesc, em que temos mais facilidade para participar”, depõe o atleta.
Gaúchos das mais diversas regiões do Estado estiveram na Capital e encerraram o calendário esportivo 2013 do Sesc. Atletas profissionais como Adão Juares Camões, de São Leopoldo, campeão da primeira Maratona de Porto Alegre em 1983, correram ao lado de atletas como a comerciária de Erechim Gessi Teresa Federle, de 68 anos, que participou da prova de 3km. “Correr é uma alegria, é uma festa. O esporte é a coisa que mais amo”, reconhece ela. 
Além da final estadual do Circuito Sesc de Corridas, que teve 14 etapas durante o ano com distâncias de 3km, 5km e 10km; a 2ª Meia Maratona Sesc de Revezamento propôs um desafio de 21km. Confira abaixo, os destaques de cada prova e o ranking final 2013 nos 5km e 10km, composto por atletas que somaram mais pontos ao longo do circuito em suas categorias. Os resultados de todas as categorias e as fotos do evento podem ser conferidos pelo www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas. 
Com esta iniciativa, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc visa promover a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e da comunidade através do esporte, difundindo a prática da corrida de rua no RS. Outras informações podem ser obtidas no www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas.

 FINAL ESTADUAL “CIRCUITO SESC DE CORRIDAS 2013”

RANKING ESTADUAL 2013 – 10KM

10KM COMERCIÁRIO MASCULINO:
  • 1º Renei Theodoro Vieira
  • 2º Rudinei Andrade Franco
  • 3º Marcos Nunes de Souza
  • 4ª Pablo Oliveira Mesquita
  • 5º Gilberto Ribeiro Júnior

10KM COMERCIÁRIO FEMININO:
  • 1º Jucenir Cardoso Pereira
  • 2º Tiane Lorenzen dos Santos
  • 3º Isabel Cristina Adams
  • 4º Francieli Adolfo Terres
  • 5º Rosa Padilha

10KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) MASCULINO:
  • 1º Leandro Valeci Camargo
  • 2º Alexandre Goularte Soares
  • 3º Jeferson Pinheiro Lopes
  • 4º Leandro Rodrigues Carret
  • 5º Cláudio Salles

10KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) FEMININO:
  • 1º Marli Cunha Matias
  • 2º Márcia Garcia Cavalheiro
  • 3º Verônica Almeida Chaves
  • 4º Maria Rosana Nunes Ferreira
  • 5º Grasieli Bischoff
RANKING ESTADUAL 2013 - 5KM

5KM COMERCIÁRIO MASCULINO:
  • 1º Everton Roberto Lange
  • 2º Ivonir de Souza Gulart
  • 3º Gabriel Dias Nobre
  • 4º Renan Barckeld Corrêa
  • 5º Plácido Sérgio Corre 

5KM COMERCIÁRIO FEMININO:
  • 1º Naisi Martelli Vaz Coelho
  • 2º Sandra Cardozo Meneses
  • 3º Caren Lima Rocca
  • 4º Juliana Carbonera
  • 5º Raissa Joner

5KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) MASCULINO:
  • 1º Moisés Dias da Rocha
  • 2º Roberto Marcílio
  • 3º Charles Maurício Rosa
  • 4º Fábio Fernandes
  • 5º Adriano Gonçalves Machado

5KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) FEMININO:
  • 1º Luísa de Souza Giampaoli
  • 2º Margarete R. da Silva
  • 3º Rosimeri de Souza Fogaça
  • 4º Vanessa Behenk Hanh
  • 5º Ana Paula Lucca 
10KM
10KM COMERCIÁRIO MASCULINO:
  • 1º Andre Clovis Herther
  • 2º Marcos Nunes
  • 3º Jordão Goulart Serpa

10KM COMERCIÁRIO FEMININO:
  • 1º Rosa Padilha
  • 2º Vera Helena Santos
  • 3º Sabrina Garcia Aquino

10KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) MASCULINO:
  • 1º Jeferson Pinheiro 
  • 2º Rodolfo Vazquez
  • 3º Gilton Alexandre

10KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) FEMININO:
  • 1º Maria Rosana Nune
  • 2º Marli Cunha Matias
  • 3º Veronica De Almeida
5KM
5KM COMERCIÁRIO MASCULINO:
  • 1º Everton Oliveira
  • 2º Placido Sergio Correa
  • 3º Renan Barckeld Correa

5KM COMERCIÁRIO FEMININO:
  • 1º Caren Lima Rocca
  • 2º Patricia Nicoletti
  • 3º Patrícia Teresinha

5KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) MASCULINO:
  • 1º Ricardo Rudek Sobucki
  • 2º João Paulo Patricio
  • 3º Roberto Marcilio

5KM USUÁRIO (PÚBLICO EM GERAL) FEMININO:
  • 1º Luisa De Souza
  • 2º Margarete Rodrigues
  • 3º Vanessa Behenck Hahn

Ipiranga está na final do Campeonato


A equipe do Bairro Ipiranga, vencedora do Campeonato Bola Bairros, representante de Uruguaiana no Campeonato Gaúcho de Futebol de Várzea, está classificada para a grande final do Campeonato. A representante de Uruguaiana venceu a equipe de Santo Augusto, por 2x1, em São Borja, no domingo (08/12). As semifinais foram disputadas em campo neutro, segundo a regra da competição. A grande final do Gaúcho de Futebol de Várzea acontecerá em Porto Alegre (campo neutro), no Estádio da PUC, no próximo sábado, dia 14/12 contra a equipe de Portão, atual vice-campeã da competição. O Estádio da PUC foi um dos aprovados pela FIFA, para ser usado para treinamento da Copa do Mundo 2014. A competição é organizada pelo Governo do Estado, pela Fundergs e supervisão da Federação Gaúcha de Futebol. O Campeonato Gaúcho de Várzea tem a participação de todos os municípios do Estado e mais de 1,5 mil equipes. A equipe de Uruguaiana tem total apoio do Governo Municipal para participar do campeonato.

Califórnia: Petiço Mapa-Mundi conquista a Calhandra de Ouro


Evento em 2014 será de 4 a 7 de dezembro
No domingo, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, foi realizada a grande final da 37ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora foi formada por Victor Hugo, Felipe Azevedo, Bebeto Alves, Dilan Camargo, Lenin Nunez e Everton Ferreira. A final foi transmitida ao vivo pela TVE-RS.
Confira o resultado: Melhor conjunto instrumental - Pé-de moleque (Diego Goulart Müller/Miguel Tejera); Melhor conjunto vocal - Mi menor coração (Jaime Vaz Brasil/Pedro Guerra/Adriano Sperandir); Melhor arranjo - Petiço mapa-mundi (Rafael Ovídio/Pedro Ribas/Fernando Saldanha Filho/César Santos); Melhor instrumentista – Guilherme Goulart; Melhor melodia - Petiço mapa-mundi (Rafael Ovídio/Pedro Ribas/Fernando Saldanha Filho/César Santos); Melhor letra - Estrelas castanhas (Silvio Genro/Pirisca Grecco); Melhor intérprete – Pirisca Grecco; Canção mais popular - Don Alejo e seus mijados (Rafael Ovídio Gomes); Melhor canção inédita - Estrelas castanhas (Silvio Genro/Pirisca Grecco). A vencedora da Linha de Manifestação Livre foi a canção Petiço mapa-mundi (Rafael Ovídio/Pedro Ribas/Fernando Saldanha Filho/César Santos); a Linha de Manifestação Riograndense teve como vencedora Estrelas castanhas (Silvio Genro/Pirisca Grecco); e na Linha Campeira a vitoriosa foi a composição Don Alejo e seus mijados (Rafael Ovídio Gomes). A canção que conquistou a Calhandra de Ouro foi Petiço mapa-mundi (Rafael Ovídio/Pedro Ribas/Fernando Saldanha Filho/César Santos). No final do festival já foi anunciado que a 38ª Califórnia da Canção será realizada de 04 a 07 de dezembro de 2014 no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Governo divulga lista de municípios que aderiram ao Passe Livre Estudantil

O governo estadual divulgou na tarde de sexta-feira a lista dos municípios que aderiram ao Passe Livre Estudantil. 
Ainda em 2013, 78 municípios gaúchos, além daqueles localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, receberão recursos e já terão direito ao benefício. No próximo ano, 374 prefeituras passam a integrar o programa. 
Estudantes que comprovem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, que residem em uma cidade e estudam em outra. Os estudantes devem comprovar frequência nas instituições regulares de ensino. 
Os estudantes devem fazer um cadastro e comprovar os requisitos nas suas entidades representativas: União Estadual dos Estudantes (UEE), União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) e centros acadêmicos. 
Uruguaiana aparece entre os municípios.

Painel - Ed. 2224

Fora de ação I
Na última sexta-feira, 6/12, enquanto a bandidagem deitava e rolava em Uruguaiana, a Brigada Militar estava em São Borja com três viaturas e 13 policiais, “reforçando” o reenterro de Jango.

Fora de ação II
E não são só essas “missões” que prejudicam a segurança do município. Toda a prisão que resulta em flagrante retira de operação por no mínimo 3 horas, a patrulha da Brigada Militar que a efetuou.

Fora de ação III
E isso tudo por conta da burocracia para entrega do prisioneiro à Polícia Civil. Enquanto a documentação não fica pronta, o Brigadiano fica lá, fazendo o que peixe faz: nada. E a sociedade com metade da já precária “proteção”.

Fora de ação IV
Na madrugada do último domingo, 8/12, três patrulhas (três viaturas e um efetivo de 8 policiais militares) deixaram a cidade sem policiamento enquanto era feito o registro da prisão de “Psicopata”, o assassino do vigilante da Unicredi, e de dois casos de violência doméstica.

Monumento
Na quinta-feira, 5/12, foi reinaugurado o Monumento da Califórnia, na Praça Barão do Rio Branco. Esteve presente o prefeito Luiz Augusto Schneider, o presidente da 37ª. Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, Maurício Castanho Vidal e o patrão do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago, Ivoné Colpo.

Califa
A Califórnia da Canção Nativa voltou, e com galhardia. Embora distante do compromisso firmado por Freitas Lima, presidente das três primeiras edições do Festival, diante de Hugo Ramirez, presidente do MTG em fevereiro de 1971, de fazer um “Festival de Música Crioula”, está ai, valorizando os artistas de nossa terra.

Matrícula
Pais e responsáveis devem confirmar as matrículas dos filhos na rede municipal de ensino até o próximo dia 23.

Cursos técnicos
Estão abertas as inscrições para os Cursos Técnicos presenciais de nível médio em Administração, Enfermagem, Informática e Comércio Exterior no Senac Uruguaiana. As aulas, para todos os cursos, iniciam em 12 de março.

Conferência de APLs
O Rio Grande do Sul participou da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), na última semana, em Brasília. O Estado foi representado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.

1° Integrart I
Os agentes e direção da Penitenciária Modulada de Uruguaiana e o Conselho da Comunidade na Execução Penal realizaram na última semana a primeira edição do projeto Integrart. A programação teve início na quarta-feira, 4/12, com exposição de artesanatos feitos pelos apenados, atendimento de saúde e realização de exames através da campanha Novembro Azul. Na quinta-feira a programação continuou, inclusive com a presença da unidade móvel da Secretaria de Saúde.

1º Integrart II

Nos dias sete e oito foram distribuídos cachorros quentes aos visitantes dos apenados e entregues os presentes de Natal aos filhos de apenados, que estão registrados na Penitenciária; roupas e brinquedos foram doados.

Rally de Velocidade
No sábado, 7/12, Ulysses Bertholdo venceu, a bordo de um Lancer Evolution X, a etapa final do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade, e se tornou campeão da Classe 3 da competição. Com a vitória na última prova, que foi realizada na região de Santa Maria, o piloto subiu quatro vezes ao lugar mais alto do pódio no ano.

IPTU 2013
Vence hoje a 11ª parcela do IPTU 2013. Informações estão disponíveis na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, localizada no antigo Fórum.

Brasil Carús
O ex-prefeito e coronel do Exército, Antônio Augusto Brasil Carús lançou na noite de sexta-feira, na Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU), seu livro “Brasil Carús – Da História ao Folclore Político”. Com textos, crônicas e imagens de momento marcantes para o nosso país, vividos de perto por Carús.

Prestação de contas
A 10ª Coordenadoria Regional de Educação realiza no próximo dia 16, às 9h uma audiência de prestação de contas sobre os programas e ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e 10ª CRE. O evento acontece na Câmara Municipal

RPVs I
A OAB/RS está conclamando a advocacia e a cidadania para que enviem emails aos 55 deputados estaduais, requerendo a rejeição da proposta que visa reduzir o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs)

RPVs II
O Projeto de Lei apresentado pelo Executivo propõe novas restrições no pagamento de RPVs, reduzindo o limite de enquadramento de 40 para 10 salários mínimos. A previsão é que a proposta seja votada no dia 19. 

Audiência Pública
Acontece hoje, às 18h30min, na Câmara de Vereadores a Audiência Pública para debater sobre o estacionamento rotativo em Uruguaiana.