sexta-feira, 15 de julho de 2016

Dani Garcia vai lançar novo livro infantil

Dani Garcia, jornalista e escritora de literatura infantil, prepara o lançamento do seu quinto livro infantil: “Os Contos de Fada Envelhecem?”. O livro tem 20 páginas, projeto gráfico do jornalista Luiz Garcia e ilustrações do jovem Fábio Henschel Sabel, de apenas 15 anos, aluno da EEB Alexandre Guilherme Figueredo. O lançamento dos livros acontecerá em agosto em todas as escolas municipais de Balneário Piçarras, com os livros sendo distribuídos gratuitamente aos alunos dos segundos anos. Na próxima semana, o livro também começará a ser vendido nas principais livrarias e papelarias de Penha e Balneário Piçarras.
A primeira apresentação do livro às crianças já tem local definido: o Centro Educacional de Ensino Fundamental – Cief, onde o ilustrador foi revelado. Fabio venceu diversos concursos literários e de desenho, e numa das visitas à escola a escritora Dani Garcia decidiu convidá-lo para ilustrar seu novo livro. “Escolhi o Cief para lançar o livro porque o ilustrador estudou lá todo o ensino fundamental e onde pôde desenvolver seu talento artístico. A ideia é que a história de Fabio inspire outros alunos a também acreditarem em seus talentos e que as escolas possam ser celeiros de jovens destaques na literatura, seja escrevendo ou ilustrando livros”, afirmou a escritora.
Ela lembra que há cinco anos aposta no talento dos jovens para divulgar seus livros. “Todos os meus livros foram ilustrados por jovens das escolas locais”. Um deles, Guilherme Roemers, de 16 anos, já ilustrou três livros da escritora e já foi chamado para ilustrar outros dois livros de escritores infantojuvenis da cidade, além de um encarte de CD de música. “Depois do empurrão, a ideia é que possam ganhar voo”, completa Dani Garcia.

O livro
Com desenhos cativantes e um enredo simples em forma de poesia, o livro conta a história de personagens de contos de fada que envelheceram. “Você já imaginou o Lobo Mau comendo papinha de mingau? E a Branca de Neve de cadeira de rodas, bem velhinha? Será mesmo que os personagens de contos de fada podem envelhecer? Será que as crianças do futuro vão gostar de ler historinhas infantis, mesmo com os personagens já tão velhinhos? No livro, o pequeno leitor vai saber como a Dona Coruja ajudou os contos de fada da floresta a manterem a mente jovem, apesar do corpo já velho, e como as crianças podem continuar lendo muito e tornando os contos de fada eternos”, destacou a escritora.
Para a produção de mil exemplares do livro, Dani Garcia contou com o financiamento doEdital Ivone Pires de Apoio à Cultura 2016, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras. Como contrapartida, a escritora vai destinar 700 livros para distribuição gratuita nas escolas do município. Os demais livros serão vendidos pela autora nas livrarias, papelarias da região e em eventos literários ao preço de R$ 15,00. A autora também visita as escolas da região e o contato é pelo e-mail danig30@gmail.com.

Exposição retrata relação homem-animal-terra em Uruguaiana

Até o dia 6 agosto, no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) está disponível para visitação a exposição “A Alma da Terra”, do artista Hermes Alejandro Arrutti Dela Porta. A mostra gratuita pode ser vista, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As escolas interessadas em conferir as obras, devem realizar agendamento prévio direto na Unidade do Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone telefone (55) 3412-2482 e pela página www.facebook.com/sescuruguaiana.
O conjunto de obras que compõe a mostra individual, retrata a relação homem-animal-terra que germina nossa cultura regional nas tradições, costumes e valores; que brindam a nossa identidade coletiva. As imagens plasmadas nas telas foram originadas nestas regiões, dos rostos de homens e animais materializam um espírito de identidade que nos leva a um futuro, enquanto mantém vivo nosso passado. 
Exposição “A Alma da Terra” – Sesc Uruguaiana
Data: até 6 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
* Entrada gratuita
** Escolas interessadas devem efetuar agendamento prévio

Olimpíada de química: Abertas as inscrições para a Olimpíada de Química Júnior

Escolas da rede pública e privada de todo o país têm até o dia 05 de agosto para inscrever seus estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e organizada pelas universidades federais do Ceará (UFC) e do Piauí (UFPI), a competição chega, neste ano, à sua nona edição. 
A OBQJr ocorre em duas fases. A primeira está para programada para ocorrer entre os dias 04 e 08 de agosto. A segunda, por sua vez, em 17 de setembro – esta será feita somente pelos alunos classificados na primeira fase. No Rio Grande do Sul, a Olimpíada é coordenada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
As escolas interessadas devem, por meio de um professor ou representante, se cadastrar no site do Programa Nacional Olimpíadas de Química (www.obquimica.org). Após aprovação do cadastro, o representante estará apto a registrar os alunos participantes. Com informações do Governo do RS.

Escolas e CREs propõem formações sobre bullying


Diferentes regiões do Estado propuseram, ao longo da última semana, oportunidades de diálogo e prevenção sobre violência no âmbito escolar. Através das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), foram desenvolvidos encontros de formação aos profissionais de educação da rede estadual e também às comunidades escolares.
No dia 04 de julho, o assunto mobilizou representantes das instituições de ensino da região da 21ª CRE, com sede em Três Passos. A temática da Comunicação Não-Violenta (CNV) foi abordada pela assessora Marcieli Montagner e pela coordenadora pedagógica, Neiva Kehler.
A ocasião marcou o primeiro dos cinco encontros programados para a formação, que terá 60 horas, das quais 50 horas em modalidade presencial e outras 10 horas em ensino à distância.

CIPAVES
A Lei nº 14.030, que institui as Cipaves nas escolas da rede estadual, foi proposta pela primeira-dama do Estado, na época deputada estadual, Maria Helena Sartori, e sancionada pelo governo estadual em 27 de junho de 2012.

Escolas particulares estão proibidas de recusar matrícula

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a validade do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que impede as escolas particulares de recusar matrícula ou cobrar taxa adicional para atendimento de alunos com deficiência. 
A proibição foi questionada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, que queria garantir o direito de as escolas cobrarem mensalidades mais caras para esses estudantes.
O Senado já aprovou um projeto de lei (PLS 45/2015) que estabelece que qualquer taxa que tiver sido cobrada dos alunos com deficiência seja devolvida em dobro pelas escolas, com juros e correção monetária. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Relações Interpessoais são tema de palestra

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu na última sexta-feira, 08, no Salão de Atos do Campus Uruguaiana, a palestra sobre Ética nas Relações Interpessoais, ministrada pelo Mestre em Educação, Protásio Pletsch. O palestrante é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele também foi professor de Filosofia, Ética Geral e Metodologia de Pesquisa na no Campus Uruguaiana da PUCRS e membro do CEP da Unipampa.
O evento foi prestigiado por professores, alunos e técnico-administrativos do Campus Uruguaiana.

Unipampa publica Norma Operacional para Formaturas


Tamíris Pereira da Rosa

Foi divulgada na terça-feira, a Norma Operacional 04/2016 que estabelece regras para as Colações de Grau da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A publicação está disponível no portal da instituição e no site da Assessoria de Comunicação Social (ACS).
De acordo com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a gestão fez um grande esforço para continuar proporcionando as Colações de Grau, sem onerar o aluno que tem poucas possibilidades financeiras. “Apesar dos cortes orçamentários feitos pelo governo federal, nós lutamos e defendemos a ideia de que as formaturas deveriam ser oferecidas pela Universidade”, explicou o reitor da instituição.
O texto explica que as Colações de Grau são realizadas pela Reitoria, por meio da ACS, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Direções dos Campi, Coordenação de Cursos de Graduação e das Comissões Locais de Formaturas das Unidades Universitárias. Ela também determina as competências e atribuições da Reitoria, ACS, Coordenação do Cerimonial, Direção dos Campi, Comissão Local de Formatura, Comissão de Formandos de cada curso e o que compete ao formando.
No documento também estão expressas os tipos de Cerimônias de Colação de Grau que podem ser realizadas na Unipampa. São elas: Colação de Grau Solene Externa, Colação de Grau Solene Interna e Colação de Grau em Gabinete.
Na Colação de Grau Solene Externa o formando vestirá toga e haverá a presença de paraninfos, patronos, homenageados e oradores. O local é escolhido pela Direção do Campus e o horário e data, pelo calendário das Colações de Grau. Este formato será planejado conforme a média do número de concluintes dos três últimos semestres letivos e de acordo com a capacidade de público de cada local que sediará a cerimônia, bem como da disponibilidade de recursos humanos, físicos e materiais para sua realização.
Já a Colação de Grau Solene Interna será em um ambiente interno da Universidade, na presença do reitor, ou do seu representante legal, por requerimento dos formandos, congregando alunos de vários cursos ou todos de um mesmo. A formalidade deste tipo de solenidade será a mesma da Externa, no entanto, o uso de togas será dispensado e não haverá indicação de paraninfos, patronos, homenageados e oradores. As cerimônias ocorrerão no mesmo dia das Colações Externas em horários diferentes. É importante ressaltar que o formando poderá estar acompanhado de convidados, respeitando um número limitado em função do espaço físico disponível.
Para o acadêmico receber a colação de grau em Gabinete é necessário apresentar um motivo de força maior para não estar presente nos outros dois tipos de modalidades. O formando que tiver solicitado a Colação de Grau em Gabinete, por qualquer motivo, pode ainda participar da cerimônia externa, mediante requerimento à Secretária Acadêmica.
Confira as datas das formaturas do primeiro semestre de 2016:
12/08 – São Borja
13/08 – Itaqui
19/08 – São Gabriel
20/08 – Caçapava do Sul
26/08 – Santana do Livramento
27/08 – Bagé
02/09 – Dom Pedrito
03/09 – Jaguarão
09/09 – Alegrete
10/09 – Uruguaiana

190 em ação

Ameaça I
Dois agentes de trânsito registraram ocorrência de ameaça contra um jovem de 20 anos, abordado na Rua General Bento Martins. Conforme a ocorrência, o rapaz estava alterado, recusou-se a apresentar os documentos e ameaçou a servidora, dizendo que seu pai falaria com ‘o Clemente’ e que eles iam “ver o que vai acontecer com vocês”.

Ameaça II
Um homem procurou a Polícia para registrar uma ocorrência de ameaça. Ele contou que anteriormente registrou ocorrência por tentativa de homicídio contra funcionários de uma empresa de “segurança” – dessas não credenciadas pela Brigada Militar – e que está recebendo ameaças do dono da empresa, que diz que irá mata-lo se não retirar a ocorrência.

Invasão
Um membro da direção da secretaria de Esporte e Lazer do município (Smel), registrou ocorrência policial contra um funcionário da Prefeitura que teria invadido uma área restrita do Centro Esportivo Zona Leste. Conforme ele, nada foi danificado. A ocorrência foi registrada como fato, em tese, atípico.

Furto I
Cabos e fios de cobre foram furtados de dentro do pátio de uma empresa localizada na Rua Santos Dumont, no bairro Áreas Verdes.

Furto II
Uma mulher teve o telefone celular furtado de cima da pia do banheiro do clube Cabo Luiz Quevedo. Ela contou que largou o telefone por um instante, enquanto passava batom. Quando percebeu, o aparelho havia sumido.

Furto III
Uma granja teve o galpão arrombado. Foram furtados equipamentos e materiais utilizados na lavoura, um aparelho de GPS e uma espingarda calibre 20.

Furto IV
Um posto de saúde no bairro Cabo Luiz Quevedo foi arrombado. Foram furtados um botijão de gás de 13 kg, um computador e um estabilizador. A funcionária que constatou o furto registrou ocorrência policial informando que um bilhete foi encontrado no local, no qual o bonde ‘Anjos da Noite’ assume a autoria do crime.

Posse
Um homem foi preso por posse de entorpecentes no local conhecimento como Prado das Bicicletas. A prisão foi efetuada por uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), sob coordenação da delegada Caroline Huber.

Assalto
Um casal foi assaltado enquanto chegava na casa da moça, no bairro Santo Inácio. Eles relataram à polícia que dois homens tripulando uma motocicleta Honda preta, armados com uma arma de fogo, se aproximaram e anunciaram o assalto. Foram roubados o telefone celular e documentos pessoais da moça.

Suicídio
Um homem registrou ocorrência policial depois que o filho tentou suicídio por duas vezes, no mesmo dia. Conforme ele, o rapaz tomou uma caixa do medicamento Rivotril e jogou-se na frente de vários carros. Ele contou ainda que procurou a secretaria de Ação Social e Habitação, e foi orientado apenas a registrar a ocorrência.

Maria da Penha: Homem preso depois de tentar “arrancar” dinheiro da “ex”

Gabriela Barcellos

Um homem de 47 anos foi preso em flagrante por violência doméstica na noite de segunda-feira, 11/7, por volta de 21h. O crime ocorreu na casa da vítima, que já possui medidas protetivas contra o acusado. Ainda assim, ele invadiu sua casa e lhe ameaçou de agressão, caso esta não lhe disponibilizasse cerca quantia em dinheiro. A mulher, de 82 anos, chamou a Brigada Militar.
Ambos foram levados ao plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado plantonista o autuou em flagrante delito. Ele foi conduzido à Penitenciária Modulada logo depois.

Argentinos presos depois de furtar várias lojas

Gabriela Barcellos

Três argentinos foram presos em flagrante depois de furtar roupas de várias lojas no centro da cidade. A gerente de uma dessas lojas acionou a Brigada Militar e identificou os acusados, que ainda circulavam pelas proximidades. De acordo com a ocorrência policial, eles costumavam entrar nas lojas e, ao sair, levavam consigo algumas peças, sem pagar.
Depois de abordados, os três foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O delegado de polícia de plantão os autuou em flagrante por furto qualificado. Várias peças de roupas foram encontradas com os acusados e devolvidas às lojas.
Jorge Cabral, Maria Graciela Meza e Alejandro Rafael Berbergi foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Sandro Tattoo volta para a cadeia por posse de munições

Gabriela Barcellos

Sandro de Barros Garcia, de 37 anos, foi preso em flagrante por posse de entorpecente. A prisão foi feita por uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), sob o comando da delegada Caroline Huber, que cumpria um mandado de busca e apreensão na casa do rapaz, e encontrou maconha no quarto dele, sob o criado mudo. No lixo, os policiais encontraram vários cartuchos de munições de vários calibres. De posse do mandado de busca e apreensão expedido pela juíza Cristiana Acosta Machado, os policias buscavam encontrar justamente armas de fogo irregulares. Todo o material foi apreendido.
A posse de entorpecentes lhe rendeu um procedimento que tramitará na Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), já a posse das munições lhe rendeu uma prisão em flagrante. O delegado Enio Tassi fixou a fiança em três salários mínimos, mas o homem não pagou e foi recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana. O flagrante não somente foi homologado pelo Poder Judiciário, como convertido e prisão preventiva. Até o fechamento desta edição, ele continuava recolhido.
Conhecido como Sandro Tattoo, o homem já tem várias passagens pela polícia e responde por um homicídio. O crime aconteceu em maio de 2015, num bar localizado no centro da cidade. Na ocasião, Sandro estaria consumindo drogas com outro rapaz e um desentendimento teria feito o tatuador matar o companheiro a tiros. Ele foi preso logo depois, fugindo do local, com a arma do crime, mas nega ter efetuado os disparos. O processo tramita na 1ª Vara Criminal de Uruguaiana.

Homem é indiciado por estupro de enteada de sete anos


Gabriela Barcellos

Um homem foi indiciado por estupro da então enteada de sete anos, ocorrido em abril passado, no bairro Nova Esperança. L.G.T., de 38 anos, vivia com a mãe da vítima a cerca de cinco anos, e foi flagrado pela filha mais velha da então companheira, de 18 anos, em atos libidinosos com a criança.
O crime chegou a conhecimento da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) através da própria família. Em depoimento, a irmã mais velha da criança contou à polícia que, embora já não morasse na mesma casa que a mãe, havia dormido lá na noite anterior, e acabou flagrando o crime cometido pelo então padrasto naquela manhã, em outro cômodo da casa. Após o fato, a jovem ligou para a mãe, que não estava em casa, contando o que havia se passado. Foi então que o acusado deixou o local, sem dar explicações, e nunca mais retornou.
O Jornal CIDADE apurou que, o laudo emitido pela psicóloga que fez o acompanhamento do caso aponta a confirmação do crime pela criança, que demonstrou ter medo do padrasto.
Em depoimento, ele negou as acusações dizendo que estava apenas brincando com a menina, e que fora mal interpretado. Ainda assim, o delegado Enio Tassi entendeu que há indícios suficientes de culpa e o indiciou por estupro de vulnerável, cuja pena é de oito a 15 anos de prisão.

Palestras do III Congresso Angus estão disponíveis para download

Gabriela Barcellos

As palestras do III Congresso Brasileiro de Angus, realizado entre os dias 29 e 30 de junho, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, já estão disponíveis, na íntegra, para acesso via internet. A disponibilização do material pela Associação Brasileira de Angus, promotora do evento, ocorreu ontem, 12/7.
O evento, que teve a presença de produtores rurais de todo o Brasil e também de países vizinhos, contou com 24 palestras ministradas por ícones da pecuária do Brasil e do mundo, e agora podem ser vistas em qualquer lugar, proporcionando mais conhecimento sobre a raça, os rumos da pecuária, genética, nutrição, entre outros.
O material está disponível para download no site da Associação, pelo link www.angus.org.br/congresso/palestras/ ou ainda pelo hotsite do Congresso, no www.angus.org.br/congresso.

Expointer 2016: Expositores devem atentar para obrigações sanitárias


Gabriela Barcellos

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) divulgou alerta aos produtores participantes da Expointer 2016 a respeito da necessidade de os animais inscritos na Mostra estarem em dia com as exigências sanitárias do Departamento de Defesa Agropecuária da secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapi).
Conforme o regulamento, que está disponível na íntegra do site da Associação, todos os animais deverão estar acompanhados de Guia Sanitária Animal (GST) constando datas das duas últimas vacinações contra a febre aftosa do estabelecimento de origem, inclusive para propriedades de fora do Estado; comprovação contra brucelose do estabelecimento de criação de origem dos animais, quando da emissão da GTA; atestado com resultado negativo de teste de diagnóstico para tuberculose para animais de idade igual ou superior a seis meses; atestado com resultado negativo de teste de diagnóstico para brucelose datado de, no máximo 60 dias antes do início da exposição para fêmeas acima de 24 meses de idade, fêmeas entre oito e 24 meses e machos não castrados a partir de oito meses de idade; atestado de vacinação contra a brucelose para fêmeas de até 24 meses, vacinadas entre três e oito meses. Bovinos destinados a provas esportivas no recinto do parque deverão ser identificados individualmente e apresentar atestados negativos de turberculose no caso de machos castrados e de brucelose e tuberculose no caso de fêmeas acima de 24 meses de idade e machos não castrados. Os animais provenientes de propriedades consideradas livres de brucelose e tuberculose ficam dispensados dos testes, desde que apresentem o certificado original ou cópia autenticada dentro do prazo de validade, de acordo com o PNCEBT.
A feira é válida para o ranking nacional das raças HB. A data limite para a inscrição dos animais a galpão será no dia 15 de julho e os rústicos no dia 25. Na sua 39º edição, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários acontece entre os dias 27 de agosto e quatro de setembro, no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.