sexta-feira, 15 de julho de 2016

Expointer 2016: Expositores devem atentar para obrigações sanitárias


Gabriela Barcellos

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) divulgou alerta aos produtores participantes da Expointer 2016 a respeito da necessidade de os animais inscritos na Mostra estarem em dia com as exigências sanitárias do Departamento de Defesa Agropecuária da secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapi).
Conforme o regulamento, que está disponível na íntegra do site da Associação, todos os animais deverão estar acompanhados de Guia Sanitária Animal (GST) constando datas das duas últimas vacinações contra a febre aftosa do estabelecimento de origem, inclusive para propriedades de fora do Estado; comprovação contra brucelose do estabelecimento de criação de origem dos animais, quando da emissão da GTA; atestado com resultado negativo de teste de diagnóstico para tuberculose para animais de idade igual ou superior a seis meses; atestado com resultado negativo de teste de diagnóstico para brucelose datado de, no máximo 60 dias antes do início da exposição para fêmeas acima de 24 meses de idade, fêmeas entre oito e 24 meses e machos não castrados a partir de oito meses de idade; atestado de vacinação contra a brucelose para fêmeas de até 24 meses, vacinadas entre três e oito meses. Bovinos destinados a provas esportivas no recinto do parque deverão ser identificados individualmente e apresentar atestados negativos de turberculose no caso de machos castrados e de brucelose e tuberculose no caso de fêmeas acima de 24 meses de idade e machos não castrados. Os animais provenientes de propriedades consideradas livres de brucelose e tuberculose ficam dispensados dos testes, desde que apresentem o certificado original ou cópia autenticada dentro do prazo de validade, de acordo com o PNCEBT.
A feira é válida para o ranking nacional das raças HB. A data limite para a inscrição dos animais a galpão será no dia 15 de julho e os rústicos no dia 25. Na sua 39º edição, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários acontece entre os dias 27 de agosto e quatro de setembro, no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

0 comentários: