sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ed. 2250

  1. O mensalão e as doações
  2. Recursos para o esporte I
  3. Recursos para o esporte II
  4. IPTU
  5. Veículo
  6. Fim de semana cultural
  7. Ano Letivo
  8. Reforma
  9. Assessor legislativo
  10. Balneário
  11. Corais
  12. Bingo
  13. Em foco
  14. Recolhimento
  15. Cabo I
  16. Cabo II
  17. Confirmado
  18. Legislativo Municipal tem o recesso mais longo entre as esferas de poder
  19. Microcrédito municipal é rápido e simples, segundo secretário de Indústria e Comércio
  20. Câmara apoia reivindicações do Movimento Negro
  21. Plano Diretor segue em análise, mas definições devem ocorrer somente depois do recesso
  22. Vereadores discutem acessibilidade com parlamentar de São Sepé
  23. Escolas de samba tentam salvar Carnaval de 2014 com recursos de 2015
  24. Uruguaiana apresenta um dos piores PIB do Brasil
  25. Caminhoneiros voltam a exigir transporte e iluminação pública
  26. Licitações do Programa Fornecer ocorrem em Uruguaiana
  27. Município receberá visita institucional de equipe da Fundação Piratini
  28. Coluna do Magrão: Ainda não
  29. Cova passa sufoco para realizar show
  30. Secretário de Esportes e Lazer diz que a Prefeitura esta na “naba”
  31. Paralisação dos Correios causa atraso na entrega 1,5 milhão de encomendas no RS
  32. Corpo de Bombeiros não fez vistoria agendada na Câmara porque faltou tempo
  33. Enart confirma realização de classificatória em Uruguaiana
  34. Dois anos depois do incêndio, anexo do IPU continua alugado pelo Estado
  35. Policiais federais protestam contra sucateamento da PF
  36. Roubo a Quero-Quero continua sendo investigado pela Civil
  37. PRF apreende sete aparelhos de ar condicionado sem procedência
  38. Polícia Federal deflagra operação de fiscalização de armas
  39. Traficante é preso na Vila Bethânia
  40. Hidratação no verão
  41. Criação de Escola de educação infantil é requerida pelo vereador Marcelo Lemos
  42. MEC autoriza abertura de 1,3 mil vagas em cursos de medicina
  43. Professores já podem encaminhar pedido de Passagem Escolar 2014
  44. UFSM oferece novos cursos para Quaraí
  45. Correios - 167 anos de Uruguaiana
  46. Batendo papo sobre gravidez
  47. Em Família: Patroa mata sua doméstica para tomar sua filha
  48. Netinho assume uso de anabolizantes
  49. Gaúcho: Abel fecha treino do Inter para trabalhar bola parada
  50. Dupla Gre-Nal apóia Brasileirão com 20 clubes
  51. Idosos de Uruguaiana participam dos Jogos de Verão Sesc Terceira Idade em Porto
  52. Ceni não gosta de Pato: Muricy terá que administrar o problema
  53. Ações são cassadas e CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro sem a Portuguesa

Policias fazem uma limpa na Cidade Nova

Um homem foi preso na tarde de ontem, 5/2, na Rua Diego Lanziani, bairro Cidade Nova, acusado de tráfico de drogas. O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar diligenciava na região quando abordou Luis Francisco Ramires Machado, de 38 anos, conhecido como “Barará” ou “Gordo” (foto), que encontrava-se na frente de sua casa. No bolso do “Gordo” os policiais encontraram 13 papelotes de cocaína, e outro guardado junto com dinheiro e dois telefones celulares, além de material para embalar as drogas e um auto radio (abaixo).
“Gordo” e o material apreendido foram apresentados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado de plantão, Marcos Eduardo Pepe, lavrou o flagrante.
Durante a inquirição, Luiz Francisco, já tem várias passagens pela polícia por furto simples em residência, furto, porte ilegal de arma de fogo, roubo à pedestre, outros furtos e roubo de veículo confessou traficar drogas para um traficante chamado ‘Toni’.
Foragido
Também na tarde de ontem, um foragido foi capturado pela Brigada Militar. Ele é Luis Fernando Baldez, que foi apresentado à DPPA .
Receptação
Outro homem também foi preso por receptação. A prisão foi conduzida pela equipe de investigação da 2ª Delegacia de Polícia, após obter informação de abate de ovelhas na casa do acusado, Vesionir do Nascimento Rodrigues. Sete ovelhas foram encontradas na casa, uma sendo carneada, duas já abatidas, e outras quatro ainda vivas, na fila de espera.
Vesionir, que não tem antecedentes criminais, foi acusado de receptação, sendo lavrado o auto de prisão em flagrante delito conduzido pelo delegado plantonista Marcos Eduardo Pepe.

Todos os presos foram e encaminhado à Modulada.

Pescadores santa-marienses são presos em Uruguaiana

Três homens foram presos pela Brigada na tarde de ontem, 4/2, próximo ao local conhecido como “Bolicho de Tábua”. Uma guarnição da Patrulha Ambiental, com o apoio da Patrulha Rural abordou uma caminhonete branca, com placas de Santa Maria, tripulada pelo trio, um deles pescador profissional. Os três, naturais de Santa Maria, estiveram pescando em uma barragem na localidade do “Passo do Leão”.
Um reboque estava atrelado à caminhonete abordada, com um barco de alumínio. Foram encontrados quatro isopores cheios de peixes, aproximadamente 500 quilos.
Entre os animais encontrados, haviam peixes com tamanho menor do que o permitido, já cortados em forma de filé, o que também não é permitido, já que dificulta a identificação da espécie. Segundo os policias, os peixes ainda estavam sendo transportados em condições inadequadas. Foram apreendidas ainda quatro redes com malha predatória, de tamanho abaixo do regulamentado.
Os homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o delegado de plantão, Rodrigo Morale, lavrou o flagrante e os encaminhou à Penitenciária Modulada de Uruguaiana, onde encontram-se.

Fevereiro terá sete sessões de julgamento pelo Júri Popular

O mês de fevereiro deverá ter sete sessões de julgamento pelo Tribunal do Júri de Uruguaiana, começando hoje, 6/1.
O crime a ser julgado é uma tentativa de homicídio cometida no contexto da Lei Maria da Penha, que coíbe a violência doméstica. O júri está marcado para iniciar às 9h e o réu, P.R.G.C. será representado pela Defensoria Pública. Pelo Ministério Público atua o promotor Rodrigo de Oliveira Vieira, neste e nos demais julgamentos que deverão ocorrer no mês. As sessões são presididas pelo juiz Ricardo Petry Andrade.
Nos dias 11, 13, 26 e 27 serão julgadas tentativas de homicídio. Na primeira delas, o réu é Vanderlei Leite de Araújo. Na semana seguinte dois réus enfrentam os jurados, Simião Escobar Gonçalves e Izael Berned. No dia 26 é a vez de Luiz Carlos Martins Sobreira Junior e, Luiz Flávio Ferreira Assunção será julgado no dia 27.
Além dos crimes de tentativa de homicídio, dois homicídios consumados serão apreciados pelos jurados. No dia 20, um crime, inclusive, já passou pelo Tribunal do Júri e resultou em condenação, será novamente apreciado por ter sido anulado após recurso da defesa do réu, David Juno da Silva Pires, acusado de estuprar e matar uma mulher nas proximidades do viaduto.
No dia 25, Jeferson Luzardo irá à Juri por homicídio simples. Ele é acusado de ter matado um homem, Thiago Taffarel Moraes Bilhalva, em novembro de 2008.

190 EM AÇÃO

Furto em residência
Uma casa na Rua General Vitorino foi alvo de um furto nesta quarta-feira, 5/2. O morador relatou que, ao chegar em casa, por volta de 6h, percebeu que haviam sido furtados da casa, um notebook, um carregador e R$ 100 em cédulas, além de uma mochila de cor cinza e marca Nike. Segundo ele, não houve dano na casa.

Bicicleta no quintal
Uma moradora da LBA, Quadra Dois, ficou perplexa na manhã de ontem, 5/2, quando saiu para o pátio de sua casa, de manhã, e deu de cara com uma bicicleta de cor preta, sem chassi. Pensando ser objeto de um furto a mulher chamou imediatamente a Brigada Militar.

Direção Perigosa
Durante a realização de abordagens de rotina, o motorista de uma motocicleta Honda, placas IJK 2155, fugiu dos policias, após lhe ser solicitado que parasse. Ele ainda arremessou a moto contra um dos policias militares que estavam presentes no local,quase atropelando-o. Os policiais saíram em perseguição e, por várias quadras o homem se manteve à frente dos PM’s, andando em zig zag por entre veículos e transitando pela calçava, inclusive em frente a um supermercado, com intenso fluxo de pessoas.
Depois de algumas quadras foi perdido de vista pelos brigadianos.

Câmara realiza sessão e encaminha requerimentos são Executivo

A Câmara de Vereadores realizou na manhã de ontem, 5/2, sessão da Comissão Representativa da Casa, tornando público proposições protocoladas, moções, indicações e convites enviados ao Poder Legislativo durante o último mês. Os vereadores aprovaram requerimentos que solicitam ao Executivo melhorias na infraestrutura e segurança dos uruguaianenses. Por solicitação do vereador Rafael Alves (SDD), será sugerido ao Executivo o bloqueio de ruas, com cavaletes, para a prática de longboard, buscando reduzir a velocidade de veículos para a segurança de todos. O vereador refere-se aos domingos, na rua Íris Valls, entre Bento Martins e Monte Casseros, e na Rua Tiradentes, entre Eustáquio Ormazabal e General Vitorino. Também através de requerimento de Alves, a reativação do Hospital Militar da Guarnição (HGU) de Uruguaiana será questionada. Um pedido de informações sobre o assunto será encaminhado ao general de Brigada do Exército Brasileiro, Carlos Bolivar Goellner, buscando conhecimento sobre a demora para a reabertura. Outro assunto abordado por Rafael foi a abertura de licitação do transporte coletivo de Uruguaiana. O Parlamentar encaminhou requerimento ao Executivo, pedindo informações sobre a situação e o que impede a realização da licitação. 
Foi aprovado ainda, requerimento do vereador Marcelo Lemos (PDT), solicitando a empresa Foz do Brasil, um relatório discriminado de como é realizado os cálculos de tarifas de água e esgoto no município, considerando queixas de diversos consumidores que relatam aumento nas taxas. Lemos também solicitou ao Executivo uma linha de ônibus adicional para atender a comunidade da Vila Bethânia e região do Porto Seco. Segundo ele, o ônibus que faz a linha passa no local a cada duas horas e às vezes atrasa. Ele pediu ainda a implantação de uma escola de educação infantil no Bairro Hípica I. “Esperamos a sensibilidade do Executivo para a realização destas solicitações”, considerou Marcelo. 

Ronnie e Schneider tratam de segurança no Carnaval e iluminação pública entre outros

O Presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello e o prefeito Luiz Augusto Schneider estiveram reunidos para tratar de assuntos relativos a medidas de prevenção a acidentes no Carnaval. Na oportunidade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) apresentou o projeto de fiscalização do órgão para as atividades técnicas profissionais do Carnaval Fora de Época, através do fiscal Juliano Nascimento. Durante a reunião, Schneider se se comprometeu em colocar o assunto na pauta de reunião com o presidente da Comissão de Carnaval, Eloy Trojan, para que o projeto seja apresentado às escolas de samba.

Iluminação

Outro assunto abordado foi a iluminação na região do Porto Seco Rodoviário. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindimecosul), Jorge Frizzo esteve presente e reforçou a solicitação ao Prefeito. De acordo com o Sindicalista, a defasagem na iluminação expõe motoristas a assaltos, roubos de cargas e acidentes que afastam investidores do município, fazendo com que busquem alternativas em municípios vizinhos. 
O Sindimercosul é uma das entidades que se comprometeu com o material para realização da obra, ficando a Prefeitura responsável pela colocação dos postes e mão de obra. Segundo Schneider, o projeto de reposição da iluminação passa por adequações físicas que estavam inviabilizando a realização da obra. A previsão de conclusão é de 60 dias.

Transporte coletivo

O transporte coletivo municipal, que será incorporado ao Plano de Mobilidade Urbana, também foi abordado durante o encontro. Em razão da incorporação, no final do mês de março, técnicos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), para realizar um levantamento a fim de ter noção das linhas na cidade. A previsão para realização desse trabalho é de seis meses, momento em que se abrirá o edital para a Licitação.

Carrapatos

Um Plano de Combate aos Carrapatos foi sugerido pelo Parlamentar, uma vez que, o parasita é um possível transmissor da Leishmaniose. Segundo Ronnie, “a infestação de carrapatos é uma realidade em nossa cidade, situação que torna necessário um mutirão para combater e evitar riscos, inclusive, para o ser humano”.

Fisioterapia

Ainda com relação a Saúde, foi perguntado ao Prefeito sobre a existência de recursos para investimentos no Centro de Fisioterapia, valores que chegariam perto dos R$ 760 mil. O prédio, onde antigamente estava instalado o Centro de Atenção a Criança e Adolescente de Uruguaiana (Cacau), está abandonado e sendo cada depredado. Schneider diz que irá buscar informações sobre a verba para utilizá-las na realização de obras na infraestrutura do local, dando assim, condições para que os acadêmicos possam exercer seu trabalho junto a comunidade de uma forma mais ampla.
Por fim, o presidente Ronnie Mello questionou sobre a possibilidade de incluir no programa “Minha Casa, Minha Vida” as famílias assentadas no Brete do Salso. A reivindicação será estudada pelo Executivo Municipal.



Secretaria de Ação social e Habitação terá o 1º concurso público

Pela primeira vez, a Secretaria de Ação Social e Habitação (Smash) terá concurso público. O pedido do secretário da pasta, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, foi prontamente atendido pelo prefeito Luiz Augusto Schneider após a realização de estudo pelo grupo de coordenadoras das Unidades da Secretaria, que demonstrou a necessidade de realização do concurso. A secretaria de Ação Social e Habitação encontra-se em condição precária pela alta rotatividade dos contratos temporários e pelo histórico déficit de funcionários.
Com a efetivação de servidores específicos atuando na Secretaria será possível uma qualificação dos profissionais bem como a construção do perfil requerido para o exercício da função, segundo o Prefeito. 
Ainda não há previsão para a publicação do edital, uma vez que o concurso recém foi aprovado pelo prefeito. Segundo o secretario Elton Rocha, é necessário o cumprimento de alguns trâmites legais para, somente depois ocorrer a publicação. Schneider determinou agilização para viabilizar, o mais rápido possível, o concurso.
Ao todo serão disponibilizadas 103 vagas, em 19 funções, com carga horária de 40 horas por semana, com exceção da função de educador físico, para o qual há duas vagas, e psicólogo, para qual há 10 vagas, com carga horária de 20 horas semanais, e assistente social, que tem carga horária de 30 horas por semana e 18 vagas. Serão disponibilizadas sete vagas para pedagogo; d6uas para enfermeira; uma para advogado; uma vaga para contador; uma para nutricionista; nove vagas para agente administrativo; duas para oficineiro; seis para motorista e 10 vagas para educador social; duas vagas para cuidador; duas para digitador; uma para padeiro; seis vagas para visitador; quatro vagas para auxiliar de contador; nove para serviços gerais e oito para serviçal.

Falta de entendimento entre prefeito e vereadores provoca derrubada Valério

Depois de um ano de discórdia e falta de acordos entre prefeito e vereadores, Luiz Augusto Schneider decidiu substituir o seu assessor legislativo. A saída de Valério Etcheverria foi confirmada nesta semana. 
O cargo será ocupado agora pelo ex-vereador e primeiro suplente do PSDB, Rogério de Moraes. Valério que também já esteve na condição de vereador, será lotado na Ouvidoria da Guarda Municipal, em cargo inferior ao antes ocupado. 
Entre os projetos nos quais a Prefeitura encontrou dificuldades ou não conseguiu aprovar devido á falta de entendimento com o Poder Legislativo está o do aumento de tributos. Até mesmo os vereadores do partido tucano foram contra ao aumento de tributos por melhorias apresentado pelo prefeito.

Lista dos aprovados em concurso será divulgada em março

O prefeito Luiz Augusto Schneider esteve reunido na terça-feira, com o secretário de educação, Delmar Kaufmann, quando vários assuntos foram colocados em pauta, entre eles, o concurso realizado no último domingo, com o intuído de garantir as contratações de nutricionistas e guardas escolares. Segundo Delmar, para a função de guarda escolar tivemos 926 candidatos, sendo que 801 realizaram a prova. Já, dos 27 inscritos para as vagas de nutricionista, 23 fizeram a prova. De acordo com o secretário de educação, a data de publicação das notas está prevista para o dia 20 de fevereiro e da lista dos aprovados para o dia 3 de março.

Bombeiros não estão fiscalizando piscinas de clubes e campings


Um menino de três anos por pouco não morreu vítima de afogamento na semana passada, numa das piscinas da sede campestre do Grêmio Recreativo Tiradentes. Ele estava com os pais, quando em questão de segundos se afastou e se afogou. Os primeiros socorros foram prestados pela própria família, que logo em seguida teve a ajuda do Samu. Ambulância deslocava-se para atender a ocorrência quando foi abordada pelo casal com a criança em via pública. Martim ficou hospitalizado cinco dias e na terça-feira recebeu alta dos médicos que garantem que sua vida somente pode ser salva devido ao socorro imediato. 

O acidente envolvendo Joaquim chama a atenção de pais e responsáveis. Em Uruguaiana temos clubes sociais que oferecem piscinas aos seus associados, bem como campings particulares, no entanto, pouco se fala em fiscalização. Os bombeiros exigem que pelo menos dois funcionários com curso de primeiros socorros estejam permanentemente nos clubes e que o mesmo tenha estrutura para atender aos banhistas. O curso tem custo e é oferecido pela própria corporação de bombeiros que após conceder o diploma aos funcionários, não fiscaliza os clubes. A afirmação se baseia na informação do soldado Emerson, responsável pela divulgação à imprensa, da lista das escolas de samba alvo de ação, bem como demais fiscalizações. Emerson afirmou na tarde de ontem, não haver nenhuma operação em andamento ou planejada quanto aos clubes com piscinas e aos campings. O saldado também informou não ter ocorrido nenhum trabalho neste sentido nos últimos meses. 

De novembro de 2013 a janeiro deste ano, apenas dois afogamentos com vítimas fatais foram registrados no município, número este que pelo visto não preocupa os bombeiros que se voltam unicamente as possibilidades de mortes de boates e escolas de samba.

Principais agremiações de Uruguaiana continuam interditadas

Os bombeiros de Uruguaiana realizaram nova inspeção no dia de ontem, com o intuito de garantir que os barracões e sedes das escolas de samba não desacatem a ordem estabelecida na semana passada de que nenhum evento aberto ao público seja realizado sem que haja a liberação do espaço físico. Os locais foram interditados por não atenderem as exigências do Plano de Proteção Contra Incêndio, entre elas, a existência de saída de emergência e luzes informando o caminho a ser utilizado em caso de incêndio. Das escolas vistoriadas ontem, duas foram liberadas: Unidos da Mangueira e Bambas da Alegria. Na semana passada já haviam sido liberadas São Miguel (sede e barracão), Deu Chucha na Zebra (sede e barracão) e Mangueira (sede). Também foi liberado também o barracão da Ilha do Marduque, restando à escola adequar a sua sede as normas. 
Segundo o sargento Emerson, as três principais escolas de Uruguaiana, Cova da Onça, Ilha do Marduque e Rouxinóis continuam com suas sedes fechadas até que haja nova vistoria. Império Serrano já providenciou o portão solicitado pelos bombeiros, mas ainda não recebeu nova vistoria. 

Presidente do Conselho diz que problemas da saúde são resultados dá má administração

O presidente do Conselho de Saúde, Renato Trindade Corrêa falou nesta semana quanto aos problemas existentes na área de saúde e quanto as denúncias encaminhadas a ele. Segundo Renato, as principais denúncias dizem respeito ao atendimento precário em postos devido a falta de médicos e equipamentos, bem como o descaso de funcionários com os pacientes.Quanto a secretaria de saúde, as denúncias se referem a demora no agendamento de consultas, a não distribuição de medicamentos aos pacientes que consultam com médicos particulares e ao péssimo atendimento por parte de funcionários e chefes de setores. Para Renato, os problemas são conseqüência da administração do setor. “Quando se coloca pessoas leigas no assunto a administrar um setor é isso que acontece”, disse ele. Renato esteve reunido na segunda-feira com diretor da Santa Casa de Caridade, Geovani Cravo e com a secretária de Saúde, Saionara Marques. 
Na oportunidade, vários assuntos foram abordados, inclusive o conteúdo das denúncias. “Fui indagado quanto as reclamações encaminhadas ao Conselho e as expus com a esperança de que sejam solucionadas”, relatou. Em relação ao Pronto Socorro, o presidente do Conselho disse que apesar dos problemas, o PS ainda é o serviço mais completo e que recebe menor número de reclamações. “Ao procurar pelo posto e não ser atendido o paciente recorre ao Pronto Socorro, que com todas suas limitações, ainda é o mais completo e que não deixa de atender ninguém”, finalizou. Ontem, Renato teve novo encontro com a secretaria de Saúde, quando os problemas foram reafirmados. 

Uruguaiana implantará a Coleta Seletiva Solidária

Na terça-feira, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, aconteceu reunião do grupo técnico de implantação do Programa de Coleta Seletiva Solidária em Uruguaiana. O encontro tem como objetivo alinhar as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do projeto sócio ambiental no município. A Coleta Seletiva Solidária é um modelo de coleta realizada de porta em porta pelos próprios catadores, visando à melhoria de gestão dos resíduos sólidos urbanos no município, através do fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem e da valorização e inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis. O prefeito Luiz Augusto Schneider participou da reunião e reafirmou o compromisso do Poder Executivo no apoio para implantação do projeto da Coleta Seletiva Solidária em Uruguaiana. “Com esse projeto os catadores vão ficando conhecidos nas ruas aonde atuam, estabelecendo uma proximidade da relação com os moradores desses bairros”, comentou o prefeito. A partir de sua implantação o projeto será aplicado, inicialmente, em 7 bairros de Uruguaiana: Centro, Mascarenhas de Moraes, Santo Antônio, São João, Cidade Nova e Emílio Brandi. O público a ser beneficiado com a coleta seletiva será de 9.660 habitantes.

COLUNA DO MAGRÃO

Agora vai

05/02/2014, circula em off pelos meios carnavalescos que a interdição das quadras e sedes das escolas de samba serão levantadas. Nenhum dirigente carnavalesco assume nessa hora a responsabilidade de noticiar tal fato. Curiosamente, os cartolas do samba não se prestam para dar boas novas. Até parece que as Escolas de Samba estão tirando proveito desta circunstancia, pois enquanto fechadas para promoções em seus redutos, ocupam o espaço público de nossas ruas para seus ensaios.

Chama atenção a postura da municipalidade nesse caso, pois exige de toda e qualquer Entidade ou Empresa que use a via pública para qualquer tipo de manifestação, que peça prévia autorização para tal. Não se tem informação se esse expediente esta sendo aplicado neste imbróglio. Enfim, o carnaval é que nem Alá, grande e poderoso, e por isso capaz de tirar proveito de todas as formas. Esses ensaios em via pública em frente às sedes, além de trazer de volta os velhos tempos do carnaval por amor, torna mais acessível à população as práticas do espetáculo carnavalesco. Ensaio na rua é para qualquer um, diferente da quadra, aonde só se vai se tem afinidade, ou interesse. Na rua a imparcialidade é garantida. Isso é o que pode acontecer de melhor neste momento, pois o que esta em jogo não são apenas os ensaios, e sim a credibilidade do carnaval. Esse apego possesivo de alguns integrantes de agremiações tratando essa responsabilidade social como complô da conspiração contra suas escolas traz para a comunidade uma sensação de confusão, de animosidade; tal comportamento serve apenas para os que precisam de motivação desmedida para defender suas cores - a grande maioria das pessoas quer apenas ver um belo espetáculo. Aliás, essa garantia não temos no momento. Sabemos que teremos carnaval, não sabemos ainda como será. Essa é a grande preocupação de quem já acreditou e creditou seus recursos na compra de camarotes, frizzas, etc. na avenida. Essas pessoas compraram seus espaços na passarela do samba pra ver um carnaval completo. Certamente esse mês e alguns dias sem função carnavalesca vão implicar na falta de algo no desfile das escolas. As justificativas para essa ou aquela falha no organograma do enredo ou na falta de personagem e fantasia existente no enredo será creditada a esse momento. De toda forma, o carnaval vai se acomodando do jeito que pode para acontecer, inclusive tirando proveito dos maus momentos.
Se é verdade o que se comenta, agora vai.


Acadêmicos rejeitam apoio político em guerra à direção da Unipampa

Os alunos da Unipampa decretaram guerra à direção da Universidade, devido á falta de estrutura para atender os acadêmicos. Segundo os alunos, a pauta principal do protesto iniciado na terça-feira e que culminou com a paralisação das aulas desde o dia de ontem, é a necessidade da construção de um restaurante acadêmico na universidade. Devido á longa jornada de estudos, bem como a distância do campus da cidade e o péssimo transporte público, os estudantes optam por permanecer na Unipampa durante todo o dia, no entanto, não há estrutura para tal. “Por enquanto há uma cantina na universidade devido a um contrato existente com a PUC, porém no dia 21 de fevereiro a Pontifícia encerrará definitivamente suas atividades em Uruguaiana, e com isso a cantina deixará o campus”, disse Tiago Cardoso. De acordo com os estudantes, mesmo havendo a cantina, as dificuldades para acesso a alimentação são muitas, já que o bar vende produtos a preços exorbitantes. “Para se ter uma idéia, uma água sem gás custa R$ 2 e se não comprarmos deles, ficaremos sem água, pois não podemos nem mesmo guardar nossas garrafas na cozinha”, disse Sabrina dos Santos, também acadêmica da Unipampa. 

Peças de jogo político 

Em entrevista, Thiago disse que durante assembléia realizada na última semana, os acadêmicos decidiram não aceitar o apoio de vereadores, caso fossem procurados. Os estudantes consideram o apoio sempre ofertado como jogo político. “Não queremos ser peças de um jogo político. Sabemos que o apoio não influenciaria na decisão do campus”, finalizou. Ontem pela manhã, os acadêmicos impediram a entrada de alunos e professores no campus. Os protestos continuarão ao longo da semana.

Domingo tem Circuito Verão de Moutain Bike

Dentro da programação dos Jogos de Verão, teremos no próximo domingo, dia 09 de fevereiro, o Circuito Verão de Moutain Bike às 8h30min na Unidade do SEST/SENAT. A organização da prova é do professor Emerson Feckner Bahi e estão convidados ciclistas da região e da Argentina e do Uruguai para participarem da prova. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL).

Painel - Ed. 2249

Em foco

As ruínas da Imperadores do Sol ainda estão “lá”. O incêndio destruiu a então sede da escola, e ela foi abandonada pelo presidente José Sarquis, do jeito que estava. É um monumento ao descaso, à impunidade, à irresponsabilidade, ao relaxamento, à imundícia, ao carnaval.

Alerta sobre obesidade
Depois de uma breve polêmica e de quase ser rejeitada, a exigência de alerta nas embalagens de bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos, refrescos, xaropes; sobre o risco de obesidade associado a seu consumo excessivo foi aprovada na manhã de ontem 5/2, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A tramitação do PLS 196/2007 pode avançar porque os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Romero Jucá (PMDB-RR) concordaram em retirar voto em separado pela sua rejeição.

Incentivo
Iniciou ontem, 5/2, e se estende até o próximo dia 15, a liquidação do inicio do ano, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL), objetivando aumentar o volume de vendas do comércio gaúcho, tradicionalmente menor neste período do ano. O comércio uruguaianense, no entanto, parece ser o mais necessitado de incentivos – foi o único no estado a registrar queda nas vendas no final de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012.

Redução
Senadores se reuniram na tarde de ontem, 5/2, com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. O assunto foi a votação de projeto que reduz pagamentos à União – o chamado Pacto Federativo -. O Governo tenta adiar o exame da matéria, alegando riscos para o Brasil com a crise internacional.

Carnaval
Neste ano os desfiles do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana serão transmitidos ao vivo pelo SRZD – Carnaval. A transmissão acontece em parceria com a Rádio Ação, em todo o Brasil através do site www.sidneyrezende.com, que tradicionalmente transmite direto do sambódromo, os desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Uruguaiana, passam a integrar as transmissões os desfiles de Vitória e Brasília.

Apelo por esforço

Logo na abertura dos trabalhos de 2014 no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Renan Calheiros, convocou os parlamentares a priorizarem a agenda legislativa, sem antecipar a pauta política prevista para o segundo semestre. Ele pediu o empenho dos congressistas para não haver prejuízo das atividades legislativas num ano marcado pela Copa do Mundo e pelas eleições; cobrou a conclusão da reforma política e a urgência na votação de projetos. A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e as novas Leis de Licitações e de Execução Penal também foram citadas por ele.

Patrimônio I
O Bombeiro mandou abrir um portão. E ele está certo. Errado está quem obedeceu. A Império Serrano é uma escola improvisada. Foi o improviso que fez o fiasco que marcou o carnaval de 2013. Só serviu pra morder a fatia do bolo das “irmãs”. Insistiu para ficar entre as grandes, mas já se achicou no grupo de acesso.

Patrimônio II
E agora, no improviso, destruiu a fachada da sede (do seu presidente) tombada pelo patrimônio histórico do município. O lugar não comporta uma escola. Ela tem é que buscar um lugar adequado, ou então fechar as portas. O carnaval de Uruguaiana já não suporta amadorismo.

Empregos
Na agência de empregos do município há vagas para costureira, vendedor interno, gerente de loja, cabeleireira, depiladora, técnico em enfermagem, vidraceiro, faxineira, gari, pedreiro, servente de obras, consultor comercial, açougueiro e auxiliar de açougueiro.

Horário especial
O Poder Judiciário está atendendo em horário especial nas segundas e sextas-feiras, durante o mês de fevereiro. Nas segundas-feiras o expediente inicia às 12h e se estende até as 19h, de forma ininterrupta. Nas sextas, o Fórum começa a trabalhar as 8h e encerra o expediente as 15h.

Campeão de requerimentos
Na sessão realizada ontem, 5/2, pela Câmara de Vereadores, para encaminhamentos de projetos e requerimentos, o vereador Marcelo Lemos apresentou 22 requerimentos. Em 2013, o parlamentar, que é pré-candidato a deputado estadual, bateu os colegas nesta categoria.

Cursos gratuitos I
Estão abertas as inscrições para os Cursos Pronatec de cuidador infantil, cuidador de idosos, recepcionista de eventos, recepcionista de hospedagem, operador de retro escavadeira, garçom, espanhol básico, modelista, camareira de hospedagem, confeccionador de lingerie e moda praia e inglês.

Cursos gratuitos II
As inscrições estão sendo realizadas na Explanada da Estação. São totalmente gratuitos e contam com auxílio alimentação e auxílio transporte.

Cursos gratuitos III
A Escola Livre de Belas Artes (Elba) também está com inscrições abertas para os cursos de violão, animação digital e pintura e desenho. As aulas iniciam no dia 10 de março.