terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ed. 2818 - Polícia confirma assassinato

Confira aqui nossa edição digital
  1. “Tirania, populismo e miséria”
  2. Cova da Onça
  3. OAB
  4. Oficina
  5. Workshop
  6. Marista
  7. Auriculoterapia
  8. Califórnia
  9. Cinema
  10. Rotary Internacional
  11. Princesas
  12. Unipampa
  13. Programa João de Barro é aprovado pelo Parlamento
  14. Executivo quer parcelar dívida com a Fazenda Nacional
  15. Assembleia geral debaterá desmonte do IPERGS
  16. Aprovado obrigatoriedade de registro de violência doméstica
  17. Secretaria de Saúde elabora Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher
  18. 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde é realizada
  19. Polícia Civil e OAB/RS firmam acordo inédito de cooperação
  20. Lima – a primeira parada no Peru
  21. Luciano cria climão em gravação por ciúme
  22. Carolina Ferraz brinca com a filha caçula
  23. Malhação
  24. Novo Mundo
  25. Pega Pega
  26. A Força do Querer Victoria Grendene exibe corpo escultural na Grécia

Uruguaianenses perdem por pontos em evento de boxe



No sábado, 12/8, os uruguaianenses Felipe Camargo, Matheus Brasil e Adriano Adunai estiveram representando Uruguaiana em evento de boxe em Mercedes, departamento de Soriano, no Uruguai.
Felipe Camargo enfrentou o lutador Alexander Dominguez, pela categoria de 64 kg. O adversário de Felipe lutou com quatro quilos acima do peso. O uruguaianense perdeu por pontos por 30 a 27. Matheus Brasil enfrentou Victor Rodriguez, na categoria de 69 kg e perdeu por pontos também por 30 a 27. Já Adriano Adunai, que lutou pela categoria de 60 kg, perdeu por pontos para Sebastian Mila por 29 a 28.
O atleta profissional, Erenilson Santos, que é baiano, e atualmente vive em Itajaí (SC), onde treina, fez a luta de fundo do evento. Erenilson perdeu por pontos para Andrés Vieira 29 a 26.
O treinador dos lutadores Felipe e Matheus, Fabiano Camargo, falou sobre o saldo do evento. “O Felipe lutou com adversário quatro quilos acima do peso e mesmo assim foi com raça até o final. Adunai ganhou o primeiro round, perdeu o segundo e terceiro, mas fez uma das melhoras lutas da noite. Já o Matheus fez sua melhor luta, lutando bem do começo ao fim, também perdeu por pontos. E o Erenilson, pela categoria profissional, lutou com muita raça e perdeu por pontos para um adversário invicto”, comentou.
“Lutamos contra os melhores (atletas) do país vizinho, que inclusive estavam treinando no México. Estou muito satisfeito com o desempenho deles, pois não temos apoio financeiro, apenas de familiares e de alguns colegas de treino”, finalizou.

Larissa Vargas

AEU vence em casa em partida com 13 gols

A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), venceu no último sábado, 12/8, pela 16º rodada do estadual adulto - série prata 2017 a equipe de Alvorada pelo placar de 7x6, em Uruguaiana.
Em uma partida muito disputada, o time da fronteira saiu atrás no placar e chegou a estar perdendo com diferença de três gols. Mas com apoio de sua torcida a equipe conseguiu se reorganizar em quadra, buscou o empate e posteriormente a vitória.
Com gols de Luquinhas (1), Cabeça (1), Somália (1), Barriga (1), Raphinha (3). O time da fronteira conseguiu conquistar os três pontos que precisava e subiu mais uma colocação na tabela, ocupando o 5º lugar no campeonato com 26 pontos.
A torcida mais uma vez cumpriu seu papel, apoiando e empurrando a equipe durante todo o jogo e com um público acima de mil pessoas a noite foi toda dos Uruguaianenses.
A AEU retorna as quadras no próximo sábado, 19/8, contra a equipe Lagoa Futsal, em Lagoa Vermelha/RS. Com informações da Agência Treszero/Assessoria AEU​.
 

Equipe da Celemaster sofre acidente

A Equipe da Celemaster conquistou mais uma vitória, contra o time de Rodeio Bonito, pela 13º rodada do Estadual Feminino 2017. O jogo aconteceu sábado e teve o placar de 8 x 0 para a equipe de Uruguaiana com gols de Dani (1), Duda (2), Dani Sousa (1), Victória (1), Jaque (1), Becha (1) e Juliana (1).
A equipe Uruguaianense continua invicta no campeonato e segue na ponta da tabela com 100% de aproveitamento.
O final de semana que era de só de alegria para as meninas da Celemaster, acabou com um grande susto. Na volta para casa de Rodeio Bonito o micro-ônibus que carregava a delegação saiu da pista no trecho entre Itaqui e São Borja, na BR-472, e tombou. Todos os passageiros foram atendidos e estão todos fora de risco e em suas residências.
Os casos que ainda inspiram cuidados são da Dani Souza que teve um corte na perna e da artilheira Becha que precisará passar por procedimento cirúrgico para a realização de uma tenorrafia de dois tendões extensores da mão.
A Celemaster está focada na recuperação física e psicológica de suas atletas e ainda não tem previsão de retorno as quadras. Com informações da Agência Treszero/Assessoria ​Celemaster​.
Por meio de nota, o clube se manifestou no final do domingo, 13/8, para tranquilizar os familiares e torcedores. Confira na íntegra:
Certamente, hoje foi um dos dias mais difíceis para a Celemaster. Mas graças a Deus, não passou de um grande susto. As atletas e o torcedor, Bruno Sfierro, já estão em seus lares descansando para recuperar o bem-estar.
A Becha, já está em Uruguaiana e acabou de ser atendida pelo Dr. Paulo Kleinubing. “Foi feito um curativo e imobilizada com tala engessada. Terá que passar por um procedimento cirúrgico para fazer a tenorrafia de dois tendões extensores da mão. Ela está bem e a cirurgia será programada assim que estiver desinchado e sem risco de infecção. Ela está sendo medicada e se Deus quiser, dentro de pouco tempo ela estará de volta as quadras”, explica o médico.
Agradecemos imensamente as equipes de apoio do SAMU de Itaqui e São Borja, responsáveis por socorrerem nossas atletas. E também a PRF pelo auxilio no resgate da delegação.
Foram inúmeras mensagens de carinho e positividade recebidas de todo Brasil e Argentina, que nos faltam palavras para agradecer a cada um de vocês. Somos gratos por tudo!
Tenham todos uma excelente semana.  Se Deus quiser, em breve estaremos todos de volta.

MEC libera R$ 932 milhões para pagamento do salário-educação

O Ministério da Educação liberou na última quarta-feira, 9/8, R$ 932,5 milhões para pagamento de parcela do salário-educação referente a julho deste ano. Os valores serão repassados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, que efetuará o repasse aos estados, municípios e Distrito Federal. Os valores estarão disponíveis até o dia 20/8.
Os recursos serão aplicados no financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica. O salário-educação é uma contribuição social recolhida de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social, a partir de uma alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento. “Essa liberação financeira é uma das principais fontes de financiamento para a manutenção e o desenvolvimento do ensino dos Estados e seus municípios. Com ela, as redes de ensino estaduais e municipais têm melhores condições para a oferta de projetos e ações na educação básica”, explica a subsecretária de Planejamento e Orçamento do MEC, Iara Ferreira Pinheiro.
Após a arrecadação, feita pela Receita Federal, cabe ao FNDE repartir os recursos, até o dia 20 do mês seguinte ao da liberação dos valores, entre todos os entes federados. Do total, 90% vai para as cotas estadual/municipal (2/3) e federal (1/3), e 10% para serem utilizados pela autarquia em programas e ações voltados à educação básica.
Distribuída com base no número de matrículas na educação básica, a cota estadual/municipal é depositada mensalmente nas contas correntes das secretarias de educação. Já a cota federal é destinada ao FNDE, para reforçar o financiamento da educação básica, com o intuito de reduzir os desníveis socioeducacionais entre municípios e estados.
Com informações do Portal do MEC.

Revalida 2017 Atendimento por nome social deve ser solicitado até o dia 18

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu ontem, 14/8, o período de solicitação de atendimento por nome social no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2017. Participantes transexuais e travestis – pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente em consonância com sua identidade de gênero – têm até a próxima sexta-feira, 18/8, para fazer a solicitação e anexar os documentos necessários.
Para fazer a solicitação, o candidato deverá acessar o campo fale conosco do portal do Inep e comprovar, por meio de documentos, as condições que motivam a solicitação de atendimento pelo nome social. Deverão ser apresentados: fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco, sendo que a cabeça deverá estar descoberta; cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto; cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social.
Os documentos comprobatórios deverão conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, no tamanho máximo de 2MB. Não serão considerados válidos documentos apresentados via postal, fax, correio eletrônico ou entregues no dia de aplicação das provas. Em caso de indeferimento do pedido, o participante será informado, pelo e-mail inserido na inscrição, para que possa enviar um novo documento comprobatório. Se mesmo assim o documento enviado não estiver conforme o solicitado, o participante fará o exame sendo tratado pelo nome civil.

Provas

O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é feito tanto por estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quanto por brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.
A primeira etapa do exame será aplicada em 24/9. É uma avaliação escrita, composta de uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva, com cinco questões. Os participantes têm cinco horas para resolver a parte objetiva, pela manhã (das 8h às 13h), e três horas para realizar a discursiva, no período da tarde (das 15h às 18h). Os participantes aprovados deverão confirmar a inscrição para a segunda fase entre 6 e 9/11.
A segunda etapa, que ocorrerá em 10 e 11/3/2018, é uma avaliação de habilidades clínicas. O candidato precisa executar atividades para uma banca examinar suas habilidades referentes ao exercício da função médica. Para isso, percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, e o aconselhamento a pacientes ou familiares. A prova prática será aplicada em dois turnos: das 9h às 13h e das 14h30 às 19h (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 450.

Secretário de Educação Superior do MEC visita campi da Unipampa


O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, visitou os campi de Caçapava do Sul, São Gabriel e Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) nos dias 3 e 4/8. As visitas aos campi ocorreram após a participação do secretário no Fórum de Pró-reitores de Graduação (FORGRAD) da Região Sul, na manhã da quinta-feira, 3/8, em Bagé. Após a participação no FORGRAD, Barone visitou os prédios alugados da Reitoria da Unipampa e o entorno do campus Bagé, acompanhado pelo reitor Marco Antonio Fontoura Hansen e pelo vice-reitor Mauricio Aires Vieira.
Na tarde da quinta-feira, 3/8, Barone esteve nos campi Caçapava do Sul e São Gabriel. No campus de Caçapava do Sul, o secretário, acompanhado pelo reitor da Unipampa, Marco Hansen, visitou o Restaurante Universitário (RU) e as obras dos laboratórios de Química e de Tratamento de Minérios. Ao final da visita, o secretário e o reitor estiveram nos setores administrativos do campus Caçapava do Sul, onde conversaram sobre projetos e questões de infraestrutura com a diretora do campus, Aline Lopes Balladares, o coordenador acadêmico, Ricardo Ellensohn e o professor Márcio Martins.
Em São Gabriel, além do campus da Unipampa, Paulo Barone conheceu a sede administrativa, atualmente localizada em um prédio alugado no centro da cidade. No campus, o secretário verificou o andamento das obras dos prédios do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA), em fase de conclusão, do prédio administrativo um, cuja licitação está em fase inicial e do prédio acadêmico três, cuja obra está à espera de recursos. Barone também visitou os prédios acadêmicos um e dois e assumiu compromissos referentes à destinação de recursos para a conclusão das obras do campus, à solicitação de novas vagas para docentes e à demanda de um trevo de acesso ao campus junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Acompanharam a visita do secretário ao campus São Gabriel o reitor Marco Hansen, o diretor do campus, Cháriston André Dal Belo, a coordenadora acadêmica, Ana Júlia Teixeira Senna Barata e o coordenador administrativo, Luis Eduardo Vieira.
Na sexta-feira, 4/8, Paulo Barone visitou o campus Uruguaiana acompanhado do reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Pedro Rebés, do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luis Hamilton Tarragô e do pró-reitor adjunto José Rojas, além do diretor do campus Uruguaiana, Marcus Querol, do coordenador acadêmico, Edward Pessano e da coordenadora administrativa, Carina Brum.
Durante a visita, o secretário conheceu o ginásio poliesportivo do curso de Educação Física, em processo de reforma, os pavilhões do curso de Tecnologia em Aquicultura, o laboratório de habilidades médicas do curso de Medicina e a Santa Casa de Uruguaiana. Sobre a sua impressão em relação à Unipampa, Barone afirmou ser uma universidade “profundamente enraizada regionalmente com forte compromisso com o desenvolvimento e provimento de soluções para a formação educacional e a produção de conhecimento nessa região do estado e que se desenvolve de uma maneira já muito rápida, inclusive oferecendo cursos de pós-graduação de nível muito bom e com uma oferta de cursos muito diversificada e muito ajustada às demandas regionais”. Quanto às expectativas para o futuro da Unipampa, Paulo Barone enfatizou que a universidade é capaz de atingir “um grau de consolidação progressiva de tal maneira que se torne uma referência de conhecimento para todo o Brasil”. Com informações do Portal da Unipampa.

Brigada Militar aperfeiçoa 79 novos sargentos

Na tarde da última sexta-feira, 11/8, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas) formou 79 novos sargentos da Brigada Militar, entre eles, o sargento Valentim Miotto, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).
A cerimônia marcou a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar, que habilita 3º sargentos e soldados à promoção para 2º sargento, e ocorreu no Estádio da Guarnição de Santa Maria, com a presença de familiares dos formandos e autoridades civis e militares, entre elas o governador José Ivo Sartori (PMDB). Sartori saudou a conquista dos formandos e enfatizou que o ato “concretiza mais uma conquista de todos os cidadãos de bem, que vocês estão mais preparados para proteger”.
O curso prepara soldados e terceiros sargentos da BM para ascenderem ao posto de segundo sargento, de acordo com o plano de carreira da instituição. Com 1,2 mil horas-aulas, o curso tem três ciclos: básico, sócio-jurídico e administração pública. Ao todo, são 40 disciplinas nas áreas de legislação institucional, direito, administração, técnicas de policiamento ostensivo, direitos humanos, sociologia da violência, criminologia, proteção armada, entre outras.
O 2º sargento Tiago Augusto Linden Paveck, classificado em 1º lugar no curso, recebeu a medalha Coronel Afonso Emílio Massot pelo mérito intelectual. A onde a formação ocorreu, entregou homenagens a autoridades, instrutores e integrantes da Escola pelo empenho na realização do Curso. O orador da turma, sargento Luis Floriano da Costa Peixoto, valorizou o esforço da turma para que as etapas do curso fossem concluídas da melhor forma, oferecendo bons profissionais à serviço da comunidade.
O secretário da Segurança Pública e paraninfo dos formandos, Cezar Schirmer, disse estar honrado com a distinção. “É um estímulo para continuar esta jornada”. Schirmer elogiou a qualificação da turma de segundos sargentos. “A Brigada Militar tem dado exemplo de gestão, eficiência e valorização de seus quadros”, afirmou.
O comandante-geral da BM, coronel Andreis, ressaltou a mudança de perfil da Instituição, que atualmente “têm dado mais foco à gestão, buscando otimizar o emprego dos recursos humanos e materiais e melhorar o trabalho oferecido à população”, disse o oficial. “Atenção à causa da segurança pública e melhoria de condições de trabalho para os policiais militares” foram pontos destacados no discurso do paraninfo da turma,o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O governador José Ivo Sartori também falou “da importância que tem a Brigada Militar e todos os seus integrantes para a estrutura do Estado, sendo a pasta uma prioridade”, completou.
Investir no essencial
O governador recordou a série de medidas “amargas” que seu governo tomou para que sobrasse o mínimo de dinheiro para investir no que é essencial. “E sabem o que é essencial? O trabalho de vocês. A segurança das famílias gaúchas. A tranquilidade de quem trabalha e produz, que faz o nosso Estado ir para frente”.
Ao se dirigir aos formandos, o governador afirmou que “até o final de 2017 contará com quatro mil novos servidores. E com a perspectiva de mais reforço, depois do concurso que viabilizamos para 6,1 mil vagas, o maior das últimas décadas”.


Gabriela Barcellos

Encontrado corpo de idosa desaparecida


O corpo da aposentada Erotildes dos Santos Ambrozio, de 65 anos, que estava desaparecida desde a última sexta-feira, 11/8, foi encontrado no início da noite de ontem, 14/8, na Rua Albertino Pires, próximo ao Quartel General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, bairro Cabo Luiz Quevedo.
De acordo com um dos nove filhos da idosa, Erotildes saiu na noite de sexta-feira para ir a um baile, acompanhada do filho e da namorada dele. O rapaz relatou aos irmãos que deixou a mãe em casa por volta de 4h30min de sábado, 12/8. Desde então ela não foi mais vista por damilfamiliares.
De acordo com a família, a aposentada, que também trabalhava como diarista e ajudava a cuidar de uma neta pequena, não tinha inimigos, vivia sozinha e morava nas proximidades do local onde o corpo foi encontrado.
Erotildes estava caída em uma valeta, coberta por galhos. A família não acredita que a idosa possa ter tido um mal súbito e caído no local. O corpo apresenta indícios de que a senhora possa ter sido espancada, especialmente no rosto. Os parentes também acreditam que ela ainda estava viva quando foi jogada. “Ela está segurando os galhos, com as duas mãos, como se tivesse tentando sair dali”, disse um parente a reportagem do Jornal CIDADE.
Vizinhos disseram não ter percebido nenhum movimento estranho, mas acreditam que o corpo tenha dido deixado no local ontem, pois ninguém o percebeu ali antes do início da noite, quando a Brigada MIlitar foi acionada.
A Polícia Civil esteve no local, fez levantamento fotográfico e a perícia foi acionada. Até o fechamento desta edicao, profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP), de Santana do Livramento, ainda não haviam chegado ao local, que permanecia sob guarda da Brigada Militar.

Gabriela Barcellos

Controle da irrigação reduz custos e aumenta produtividade

Com a incidência de clima seco nos últimos tempos, especialmente na região Sul do Brasil, o controle da irrigação vem sendo fundamental para manter as lavouras com um bom padrão e produtividade. Para isso, a utilização de sistemas de monitoramento vem sendo uma aliada dos produtores rurais que buscam alta performance e o manejo dos sistemas de irrigação com ferramentas de controle é fundamental para alcançar os resultados.
De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor Paulo Rosa, se a irrigação não tiver o monitoramento correto do nível de umidade do solo, ela não é tecnicamente bem feita. “Para fazermos um processo de irrigação que tenha resultado é preciso conhecer estas características de umidade volumétrica do solo e fazer leituras e acompanhamentos diários. Desta forma mantemos a planta suprida com a necessidade de água adequada à evaporação e transpiração diária”, explica.
Para o especialista, a importância de ferramentas de medição de umidade do solo está fundamentada no manejo da lâmina hídrica, que é uma técnica que visa manter o solo acima do nível de umidade crítica, que é quando a cultura reduz a absorção de água e nutrientes no solo, e o metabolismo da planta baixa. “A irrigação não deixa a cultura com a umidade abaixo deste nível crítico, suplementando uma dose de irrigação ou uma lâmina na lavoura. O valor desta lâmina ou a quantidade de milímetros que aplicamos tem que ser observada por meio da capacidade de campo deste solo, que é a capacidade máxima que o solo tem de reter água. Acima disso, esta água é perdida por drenagem ou escorrimento”, ressalta.
Rosa exemplifica o HidroFarm, produzido pela Falker, como uma ferramenta que determina com altíssima precisão estes dois pontos que são a capacidade de campo e a umidade crítica, pois ela mede a umidade volumétrica do solo. O consultor salienta que é um instrumento simples, de fácil instalação, de baixo custo, que não precisa de calibração adicional e a leitura é rápida. “Alguns produtores que acompanhamos, observamos uma redução de até 30% no uso da água e até 40% no custo de produção. Eles faziam o manejo da irrigação sem nenhum critério e nenhuma noção de quando a planta precisava de água ou a lâmina mais correta, e muitas vezes aplicavam uma quantidade insuficiente que não dava resultado econômico, ou excessiva que trazia aumento de custos de produção”, enfatiza.
Segundo estudo divulgado pela Agência Nacional das Águas (ANA) em parceria com a Embrapa, a área irrigada por pivô no Brasil é de 1,275 milhão de hectares com cerca de 20 mil pivôs centrais instalados. O crescimento de 2006 para 2014, de acordo com o estudo, foi de 43% no uso da tecnologia. Neste cenário, a importância de monitoramentos de sistemas de irrigação se tornou indispensável para a eficácia do processo.
Conforme o engenheiro Marcio Albuquerque, diretor da Falker, outro sistema oferecido pela empresa é o FarmLink, que tem como grande diferencial a coleta contínua e sem fio dos dados de umidade, além da precisão nas informações que chegam aos produtores sobre como está a umidade do solo em diversos pontos da lavoura. “Existem tecnologias importadas que colocam seu sensor ao lado de uma estação meteorológica, no nosso sistema será sem fio e teremos a informação de dezenas de pontos cobrindo uma área, permitindo conhecer a variação da umidade, pois ela não é uniforme. Teremos áreas mais úmidas e outras menos, e o produtor poderá ter um sistema para controlar esta irrigação”, destaca.
Segundo Albuquerque, outra inovação do FarmLink consiste no acompanhamento remoto de qualquer lugar onde o produtor estará, já que o sistema está disponível para acesso mobile. “Algumas marcas de pivô já tem aplicativos para ligar o equipamento via internet. Mas com que base ele toma esta decisão? Se eu tenho uma forma de monitorar o comportamento da umidade eu tenho como tomar esta decisão”, afirma.

Nestor Tipa Júnior

Lançada a 40ª Expointer

Com o tema “O campo cria o futuro”, foi lançada na noite de quinta-feira, 10/8, a  Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) 2017. O lançamento ocorreu no Theatro São Pedro, dando destaque para a comemoração das 40 edições de um dos maiores palcos da agropecuária na América Latina. Neste ano, a feira acontece de 26 de agosto a três de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O lançamento teve a apresentação do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, da Orquestra de Câmara do teatro e do CTG Rancho da Saudade. Vídeos contaram a história da feira e de quem fez a Expointer chegar a ser o que é hoje. Os cantores gaúchos Elton Saldanha, Daniel Torres e Erlon Péricles interpretaram a música tema dessa edição, “40 anos de História”. “A cada edição da Expointer, celebramos a força do campo e dos nossos produtores, que mantêm seu dinamismo mesmo diante das dificuldades e seguem mostrando ao mundo o que há de melhor na agricultura e na pecuária do Rio Grande do Sul”, disse o governador José Ivo Sartori. Ele ainda salientou que a Expointer é um evento consolidado, “porque é resultado de uma construção coletiva”.
Sartori aproveitou para agradecer às entidades parceiras e ressaltar a importância do “agro” na economia gaúcha. “Vivemos tempos de travessia no Estado. E na caminhada rumo ao futuro, a Expointer é uma grande motivação. Uma clara demonstração da pujança, da superação e do potencial do setor primário no estado. Porque o campo cria o futuro. E o nosso futuro é o Rio Grande”, afirmou Sartori.

Expointer 2017

Para a 40ª edição da Expointer, a expectativa dos organizadores é repetir os números de 2016, quando o volume de negócios chegou a R$ 1,92 bilhão. “Pelo cenário que estamos vivendo, se conseguirmos repetir o volume de negócios já é um bom resultado. É claro que a gente sempre busca mais, o desejo é esse. E se analisarmos as feiras que já aconteceram este ano, verificasse uma pequena recuperação”, afirmou o secretário Ernani Polo.
Além dos negócios, Polo destacou que a Expointer é o espaço onde ocorre o encontro da cidade com o campo e “é uma oportunidade para o produtor adquirir conhecimento nos painéis, seminários e encontros técnicos”.
No ano passado, a venda de máquinas cresceu 12,95% em relação a 2015. As propostas e os negócios fechados durante a feira somaram R$ 1,9 bilhão. A comercialização de animais totalizou R$ 11,77 milhões.

Animais

A feira deste ano tem 3 207 animais de argola, de 88 raças, inscritos nas competições. Excluindo pássaros e aves, impossibilitados de participar devido à gripe aviária, o número se manteve estável em relação a 2016.
Pela primeira vez, os ovinos naturalmente coloridos participam da exposição oficial com seis raças:  Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Suffolk. No gado de corte, houve um aumento expressivo na participação da raça Normanda, que passou de oito para 25 animais inscritos, e um crescimento de 44% nas inscrições de zebuínos. Vinda de Minas Gerais, a raça Guzolando - de aptidão leiteira, resultado da mistura entre Guzerá e Holandês - é a estreante da feira.
O ingresso dos animais começa no dia 21, às 8h.

Agricultura Familiar

A 19ª Feira da Agricultura Familiar vai contar com 201 empreendimentos dispostos em 198 espaços e mais quatro cozinhas. São 145 agroindústrias familiares, 47 artesanatos rurais, plantas e flores. Ao todo, a mostra envolve 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos. A feira terá também seis expositores de Minas Gerais. Em 2016, o Pavilhão da Agricultura Familiar superou os R$ 2 milhões em vendas. “A Expointer é uma excelente oportunidade para o público da Região Metropolitana não apenas saborear e levar para casa produtos de alta qualidade, mas ver como o Rio Grande do Sul acredita e investe na agricultura familiar”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.

Atrações

A programação conta com mais de 280 atrações simultâneas, entre exposições, palestras técnicas, shows e eventos culturais, além dos julgamentos e leilões de animais.
Assim como ocorreu nos últimos dois anos, quem for à Expointer 2017 pode baixar o aplicativo da feira, que contém dicas e informações e está disponível para sistema Android e iOS.

Gabriela Barcellos

Casais celebram núpcias em casamento coletivo


Doze casais foram levados ao altar em mais uma cerimônia de casamento coletivo realizado pela Igreja Cristo Vive, em seu templo, localizado no Bairro São João, no sábado à noite, 12/8. Um público de cerca de 800 pessoas acompanhou a cerimônia celebrada pela pastora Cátia Molina. Esta foi a sexta vez consecutiva que a Igreja realizou o evento. A cerimônia foi toda custeada pela entidade religiosa.
Emocionados, os casais, que são todos membros da Igreja, agradeceram a oportunidade que aguardaram durante anos. Muitos gostariam de concretizar o sonho da união antes, porém dificuldades financeiras e outras situações acabaram por determinar ao adiamento do casamento perante a Deus. Puderam realizar o sonho no último final de semana.
Parentes e amigos acompanharam a cerimônia que foi finalizada com uma sessão de fotos, que teve até o lançamento coletivo de buquês de flores.

Casaram:
Marcelo Augusto Gomes Guimarães e Luciele Correia Guimarães;
Fabricio Padilha Marques e Ketlen Bica Carricio;
Rafael Gomes Ilha e Mirea Viviane Gomes da Rosa Ilha;
Christian Alfaro Sarate e Janaina Soares Sarate;
Marco Antônio Mendes e Sandra Ramires Pires Mendes;
Davi Elias Costa de Freitas e Bruna Lopes Acosta de Freitas;
Aloisio dos Santos e Elenise Brandão dos Santos;
Eduardo de Souza Ferreira e leda Taiany dias Ferreira;
Reinaldo de Paulo Cruz e Elisangela Pereira Cruz;
José Henrique da Silva e Sônia Maria Soares da Silva;
Cleonir de Castro Santos e Vera Lucia dos Santos Santos;
e Jair Mehringer Schardong e Joselaine Ribeiro da Silva Schardong.

Curso Intensivo de Marketing de Conteúdo e Gestão de Redes Sociais chega a Uruguaiana

Aprender a usar as principais ferramentas e estratégias de marketing de conteúdo, marketing digital e redes sociais para atrair mais clientes e aumentar vendas. Este é o objetivo do Intensivo de Marketing de Conteúdo e Gestão de Redes Sociais, que ocorre no dia 18/8, das 9h às 17h, no Fares Turis Hotel (Rua Presidente Vargas, 2939), em Uruguaiana. O curso será coordenado pelo especialista em estratégia de marketing Stefan Ligocki, que é consultor, palestrante e professor de cursos nas áreas de marketing de conteúdo, marketing digital e gestão da marca pessoal, além de diretor da empresa Keep Calm – Marketing Estratégico.
Neste curso o participante vai aprender como desenvolver conteúdo relevante na internet e nas redes sociais para transformar sua marca e seu negócio em referência de mercado e assim aumentar suas vendas. Entre os temas abordados estão planejamento de marketing digital, estratégias de marketing para construir marcas fortes, produção de Conteúdo Relevante para o Meio Digital, Gestão de Redes Sociais, E-mail Marketing, Blogs, Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, Youtube e Google, entre outros. “É um curso intensivo e prático, bastante focado na geração de negócios a partir da produção de conteúdo relevante para o ambiente digital e para redes sociais. Além de passar a dominar novas ferramentas digitais e estratégias de marketing e vendas, os participantes sairão do curso com muitas ideias para colocar em prática imediatamente”, garante o professor Stefan Ligocki.
O curso é direcionado a empreendedores, empresários, diretores e gerentes de micro, pequenas e médias empresas, além de profissionais e estudantes de Marketing, Vendas, Relações Públicas, Comunicação e Publicidade. O curso também atende as necessidades de marketing de profissionais liberais como advogados, médicos, arquitetos e outros.
As inscrições para o Curso Intensivo de Marketing de Conteúdo e Gestão de Redes Sociais podem ser feitas no site bit.ly/mktdigitalredeuruguaiana
 O valor do curso é de R$ 250. Assinantes do Jornal CIDADE pagam apenas R$ 200 pela inscrição. Estudantes e grupos de profissionais da mesma empresa também têm desconto no valor, que pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito. O pagamento ainda pode ser feito por meio de boleto bancário (até cinco dias úteis antes do curso) e cartão de débito. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail stefan@keepcalmconsultoria.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (51) 99840-5151.
Sobre o instrutor
Stefan Ligocki é consultor em marketing de conteúdo e personal branding (gestão da marca pessoal). Especialista em estratégia de marketing, lidera a empresa Keep Calm – Marketing Estratégico, na qual atua como consultor, palestrante e professor nas áreas de marketing de conteúdo, marketing digital, gestão da marca pessoal e marketing pessoal. Realiza palestras de marketing em feiras e eventos em todo o Brasil, além de cursos em instituições como ESPM (Porto Alegre) e ABERJE (São Paulo), entre outras.
É pós-graduado em Marketing Estratégico pela ESPM e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Em 18 anos de carreira, desenvolveu projetos de marketing estratégico e comunicação para marcas relevantes como Wal-Mart, Braskem, Grupo Hospitalar Mãe de Deus, Vonpar, Hospital Moinhos de Vento e Grupo RBS, entre outras. Jornalista, foi repórter, editor, colunista e blogueiro dos jornais Zero Hora e Pioneiro, do Grupo RBS, além de apresentador de rádio e TV. Atuou também nos grupos de comunicação Abril, Record e Amanhã.

Os Rouxinóis divulga enredo de 2018




No último sábado, 12/8, uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval de Uruguaiana, usou sua quadra para realizar a festa de lançamento de seu enredo para 2018. Com o enredo “Contos e encontros além da imaginação” do carnavalesco Severo Luzardo, Os Rouxinóis entra na busca pelo tricampeonato. Severo Luzardo é carnavalesco da União da Ilha do Governador  escola do primeiro grupo do carnaval do Rio de Janeiro.
O integrante da comissão de carnaval dos Rouxinóis, David Gbanna, disse ao Jornal CIDADE, com exclusividade, o resumo do enredo. Os Rouxinóis vem com o enredo fantasioso, lúdico, infantil e muito requintado. Nós vamos trazer para avenida o brilho e gigantismo da beleza dos contos infantis, com um caminho infantil, singelo e puro como é toda criança, comentou.
Com a apresentação de diversos segmentos da escola, a verde e branco e maior campeã do Carnaval, recebeu presidentes e integrantes das agremiações coirmãs. O Carnaval de Uruguaiana acontece nos dias 1, 2 e 3/3/2018. Os Rouxinóis será a 3ª escola a desfilar na sexta-feira, 02/03/2018, e a última no sábado, 03/03/2018.
Histórico
A Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis é uma das mais tradicionais escolas de samba de Uruguaiana, e foi uma das primeiras escolas de samba a ser criada na cidade, desde sua criação até o ano de 1970 a escola não possuía nenhuma agremiação que lhe oferecesse rivalidade em luxo e beleza.
Muitos famosos participaram dos desfiles, tais como: Viviane Araújo, Valéria Valenssa, Ana Paula Evangelista, Ângela Bismarchi, Nana Gouvêia, Wantuir e até mesmo Neguinho da Beija-Flor. Sua quadra denominada “Palácio do Samba”, está situada na Av. Presidente Vargas.


Francisco Leal

CDLs debatem o futuro do movimento lojista no RS


 
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Uruguaiana, Luciane Lopes, participou, na última semana do Encontro Estadual de Presidentes de CDLs e Diretores Distritais, promovido pela Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). O evento que teve como tema “Gerando Valor e Resultados” também marca as comemorações dos 45 anos da entidade gaúcha.
No encontro, que contou com a presença de aproximadamente 120 líderes do movimento lojista gaúcho, foram lembrados marcos importantes do movimento lojista gaúcho nas últimas décadas. Também foi elaborada carta estratégica de ações para os próximos anos, visando o fortalecimento do segmento. A região da Fronteira Oeste também esteve representada através do vice-presidente da Federação, Jorge Prestes Lopes, os presidentes de CDLs Deonir Martini (Alegrete), Olgair Talhaferro (Itaqui) e Aljair Brito (São Gabriel).
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, abriu o Encontro avaliando resultados da agenda estratégica da entidade, elaborada em 2007. “Foram muitos avanços que precisamos destacar nesses últimos dez anos. Temos uma agenda muito bem delineada e agora precisamos pensar nos próximos anos, pensar no futuro do movimento lojista”, disse Koch.
De acordo com o presidente, o crescimento e avanço do evento Convenção Estadual Lojista são orgulhos para o setor. São quase nove mil pessoas presentes nas últimas edições, em uma demonstração da importância da atualização e qualificação dos participantes do movimento lojista. Em 2017, a 48ª Convenção Estadual Lojista ocorre na cidade de Gramado entre os dias 26 e 27 de outubro.
Outra ação destacada da FCDL-RS é a preocupação com a qualificação no comércio, projeto desenvolvido através do programa Qcomércio, que soma 1 340 empresas em processo de atualização. São mais de três mil usuários cadastrados, dezesseis mil horas de capacitação e doze mil horas de consultorias. No ano passado, o sistema foi atualizado e foi montada uma plataforma de ensino a distância oferecendo dez cursos e 185 vídeos-aulas. Hoje, o QComércio está chegando em um milhão de minutos assistidos nos cursos. “Todas essas atividades de balanço da Federação, quando olhamos essa última década, vemos que crescemos e nos fortalecemos como entidade, em suas estruturas de apoio ao lojista, e também como movimento unido e articulado em prol do comércio. Nossa responsabilidade agora é com os avanços no setor que deve crescer ainda mais nos próximos anos, porque temos um momento econômico de virada e, principalmente, temos um movimento lojista forte para impulsionar o comercio”, disse Luciane Lopes.
Com informações da CDL.

Solicitada flexibilização para pescadores com protocolo de licença

A Câmara Municipal solicitou ao comando da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal que considerem o porte do protocolo da Licença de Profissional durante as abordagens de pescadores. A iniciativa é do vereador Eric Lins (DEM).
O Parlamentar diz que diversos profissionais uruguaianenses encaminharam a documentação ao Ministério da Pesca e Agricultura para confecção das licenças, entretanto nenhuma autorização definitiva foi expedida desde 2015.
A melhor saída, de acordo com Eric, é que as autoridades aceitem como atestado de profissionais os portadores do protocolo de pedido das licenças. “Não podemos prejudicar aqueles que fizeram o que lhes cabe, no caso esses profissionais que tiram da pesca seu sustento e tem grande importância para a economia do município, por motivos puramente burocráticos”, afirmou.
Na oportunidade, o parlamentar recordou o envio de requerimento ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em junho, pedindo explicações sobre a morosidade da emissão das licenças, sem retorno até o momento. “Até uma resposta demora. Os pescadores não devem ser multados ou seus materiais apreendidos, visto que os mesmos fizeram todos os trâmites para legalizarem o seu Registro”, concluiu Eric.

Gabriela Barcellos

Câmara vota projeto do Fumde em 15 dias

A Câmara de vereadores tem 15 dias para votar o projeto de lei que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDE) e o respectivo Conselho Fiscal. A tramitação em regime de urgência urgentíssima foi aprovada pelo Parlamento, que encaminhou a matéria para análise das comissões técnicas.
O projeto substitui o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Comércio e da Indústria (Fumdeci), criado em 2014 pelo então prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB). Embora a finalidade continue a mesma, bem como as fontes de recursos, a gerencia do Fundo foi alterada e o novo Conselho Fiscal do Fumde é formado por entidades ‘queridinhas’ do prefeito Ronnie Mello (PP). Segundo ele, porém, o objetivo é garantir que todas as entidades presentes no município possam ser ouvidas, seja através do Fundo, ou ainda através do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude). No entanto, algumas estão presentes em ambas as diretorias.
O novo projeto coloco como gestores do nosso dinheiro o Sindicato Rural, deixando o setor do agronegócio com duas cadeiras no Conselho, já que a Associação dos Arrozeiros também é integrante; o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Uruguaiana; e Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana, além das secretarias de Governo, Fazenda e Planejamento.
Já a receita do Fundo será formada por “todos os recursos, arrecadados com as taxas de Fiscalização, Vistoria, Ambulantes, Publicidade, Uso de Área, dos Autos de Infração, Licença do Fundo de Comércio, Junta Comercial e os oriundos de programas especiais dos Governos Federal e Estadual; os saldos existentes no Fumdeci e quaisquer outras receitas que lhe possam ser destinadas.

Gabriela Barcellos

Enchente: Ministério da Integração libera recursos para Uruguaiana

O Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 1.071.973,08 para ações emergenciais nos municípios de Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Santana do Livramento e São Borja. A verba está sendo disponibilizada como ajuda para os municípios que foram castigados pela enchente deste ano, com inundações e enxurradas.
Os recursos deverão ser aplicados no restabelecimento de pontes, drenagem de rios, trafegabilidade, na recuperação de bueiros, remoção de entulhos, limpeza de vias e no desassoreamento, entre outras medidas. Eles fazem parte do pacote de recursos emergenciais reservados pela secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) para atendimento dos municípios do Rio Grande do Sul.
As portarias de repasses foram publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira. Essas liberações têm sido realizadas de acordo com as análises e aprovações dos Planos Detalhados de Resposta enviados por cada prefeitura.
Uruguaiana receberá R$ 362.774,50; Alegrete foi contemplada com R$ 21.244,96; São Borja receberá R$ 204.578,00; Santana do Livramento ficou com R$ 395.068,32; e Itaqui foi contemplado com R$ 88.306,50.

Gabriela Barcellos

Ed. 2817 - Painel


DU-E

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Uruguaiana, apresentou na última quinta-feira, 10/8, no auditório do Sest Senat o Novo Processo de Exportação DU-E que a partir de outubro, estará totalmente em vigor, substituindo o “cara preta”, sistema ainda utilizado pelos despachantes aduaneiros.A palestra foi ministrada pelo Auditor Fiscal da RFB Alexandre Righues, e reuniu operadores do comércio exterior. Transportadores, despachantes e representantes de órgãos intervenientes lotaram o auditório para buscar informações e esclarecer dúvidas sobre o novo sistema.

  
Corrida

No dia 11/8, ocorreu uma reunião na Unopar Uruguaiana para tratar da realização da I Corrida do Bem.Como parte da Semana do Ensino Responsável deste ano da Unopar, o projeto voltado para os acadêmicos do curso de educação física, pretende envolver toda a comunidade numa atividade, no dia 10/9, na Praça Barão do Rio Branco, com uma prova de corrida com cadeiras de rodas enfeitadas conduzidas pelo próprio cadeirante ou ajudados por qualquer familiar ou acadêmico do curso. O secretário municipal de segurança, trânsito, transportes e mobilidade urbana, Irani Fernandes, participou da reunião.


Piquenique

Na sexta-feira, 11/8, foi realizado o primeiro “Piquenique Literário” da turma do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista União. Em uma tarde bem divertida e cheia de conhecimentos, os alunos criaram produções textuais e puderam apresentar para colegas e familiares. A professora Laura Santos, da biblioteca da escola e coordenadora do projeto, disse que “o objetivo é unir as duas instituições mais importantes na formação de qualquer indivíduo: família e escola”.

Show

Começou ontem, 14/8, a pré-venda de ingressos para o show de Zeca Pagodinho em Uruguaiana, que vai ocorrer no dia 18/11, no Estádio Ferro Carril. A pré-venda vai até amanhã 16/8. Pontos de vendas: Loja do Carnaval na rodoviária, Loja Guifri, Centro do Vídeo, Empório JR, Empório Quinze e GoliVinoteca em Paso de Los Libres. Mais informações pelo 053 98128-9028.

  
Samba

Alcione, a “Marrom” fará show em Uruguaiana no dia 23/9, no Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa. A venda dos ingressos acontece na loja Gui Fri, Centro do Vídeo, Empório Quinze, Jr. Empório de Bebidas. Os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, por meio do sitewww.bahentretenimento.com.br.Mais informações pelo 053 98128-9028.


Cross Duathon

No dia 4/9, acontece a 2ª edição do Cross Duathlon da Fronteira Oeste 2017. A Largada do evento será na Escola Uruguaiana, localizada no brete da Charqueada. O percurso é composto por duas modalidades divididas em três pernas na seguinte ordem: Cross Run 5 Km - Mountain Bike 20 Km - Cross Run 3 Km. Nas Duplas, um atleta deverá realizar a prova de corrida e outro a de ciclismo. O evento ocorre das 7h às 12h. As pré-inscrições poderão ser feitas através do formulário na página do Facebook: ciclismo uruguaiana – teammtb Uruguaiana. Os ingressos  custam R$ 40 (individual) e R$ 80 (dupla).


5ª tarde interativa

A 5ª Tarde Interativa, promovida pelo Anime Frontier, vai ocorrer no sábado 26/8, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O evento vai disponibilizar diversas atividades, como área k-pop, quiz, just dance, área de games, cinema e jogos de mesa. A entrada é gratuita, mas quem puder pode colaborar levar 2kg de alimento não perecível para doar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). O evento ocorre das 14h30 às 19h.


Siafar

De 30/8 a 1/9 ocorre a Semana de integração acadêmica de farmácia (Siafar) na Unipampa, campus Uruguaiana. Este ano o tema da semana de integração será "A construção de uma visão generalista”, onde serão abordadas as principais áreas de atuação do farmacêutico, tendo como foco a indústria, as análises clínicas, a farmácia básica e magistral e algumas outras das 78 áreas de atuação do farmacêutico. Além de palestras, minicursos também serão ofertados, assim como mesas redondas, que, com a presença de ex-alunos da universidade, promoverão debates sobre as perspectivas e dificuldades após a formação acadêmica.


Palestra

Na quinta-feira, 17/8, das 8h às 18h ocorre o I Ciclo de Palestras em Saúde Pública da Fronteira Oeste. O evento é organizado pela IX Turma de Medicina Veterinária e ocorre na Unipampa, campus Uruguaiana. Pensando no conceito de “Saúde Única”, a nona turma de Medicina Veterinária convida os acadêmicos de todos os cursos da Unipampa, profissionais da área da saúde e demais interessados a participar do I Ciclo de Palestras em Saúde Pública. Na oportunidade serão abordadas as principais zoonoses de relevância em Saúde Pública, como Raiva, Febre Amarela, Leishmaniose, Toxoplasmose. Mais informações pelo WhatsApp 55 991476898 (José).


Dança

As inscrições para o “XVIII São Borja em Dança” vão até o dia 20/8. O evento vai ocorrer no dia 26/8, no auditório da Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Borja. A organização é da delegada regional da Confederação Internacional de Dança (Ciad), Salete Maurer.


Encontro

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) da Unipampa, campus de Itaqui Convida toda a comunidade para participar do I Encontro Fronteiras Negras: a Cultura Afro-brasileiraem Ação, a realizar-se dia 26/8, às 8h30 na Unipampa Itaqui.


Oficina

Estão abertas as inscrições para a Arte na Palavra - Oficina de Criação Literária em Uruguaiana. A oficina de criação literária será com o escritor Braulio Tavares, em Uruguaiana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra. As atividades ocorrerão de 25 a 29/9, das 18h30 às 22h30, no Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, 1984. O investimento é de R$ 20. Mais informações pelo telefone: 55 3412 2482.


Refis

O Poder Executivo prorrogou até o dia 29/8, o Programa de Regularização Fiscal do Município (Refis). O programa visa facilitar a quitação de dívidas com o fisco municipal. Neste período, os contribuintes em débito têm a oportunidade de regularizar suas pendências com descontos de juros e multas e ainda de forma parcelada, em até 18 vezes.


Felinos

Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204). 


Gênero

Ocorre no dia 23/10, na Unipampa, campus Uruguaiana o “IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação”. O seminário tem como temática os avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades. O evento tem como objetivo propiciar um espaço-tempo para que os/as profissionais da educação e acadêmicos/as possam discutir, partilhar e construir conhecimentos sobre as questões relacionadas aos corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais no contexto atual. A estrutura do evento contempla mesas temáticas, apresentação de trabalhos/relatos e atividades culturais.