terça-feira, 15 de agosto de 2017

Secretário de Educação Superior do MEC visita campi da Unipampa


O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, visitou os campi de Caçapava do Sul, São Gabriel e Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) nos dias 3 e 4/8. As visitas aos campi ocorreram após a participação do secretário no Fórum de Pró-reitores de Graduação (FORGRAD) da Região Sul, na manhã da quinta-feira, 3/8, em Bagé. Após a participação no FORGRAD, Barone visitou os prédios alugados da Reitoria da Unipampa e o entorno do campus Bagé, acompanhado pelo reitor Marco Antonio Fontoura Hansen e pelo vice-reitor Mauricio Aires Vieira.
Na tarde da quinta-feira, 3/8, Barone esteve nos campi Caçapava do Sul e São Gabriel. No campus de Caçapava do Sul, o secretário, acompanhado pelo reitor da Unipampa, Marco Hansen, visitou o Restaurante Universitário (RU) e as obras dos laboratórios de Química e de Tratamento de Minérios. Ao final da visita, o secretário e o reitor estiveram nos setores administrativos do campus Caçapava do Sul, onde conversaram sobre projetos e questões de infraestrutura com a diretora do campus, Aline Lopes Balladares, o coordenador acadêmico, Ricardo Ellensohn e o professor Márcio Martins.
Em São Gabriel, além do campus da Unipampa, Paulo Barone conheceu a sede administrativa, atualmente localizada em um prédio alugado no centro da cidade. No campus, o secretário verificou o andamento das obras dos prédios do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA), em fase de conclusão, do prédio administrativo um, cuja licitação está em fase inicial e do prédio acadêmico três, cuja obra está à espera de recursos. Barone também visitou os prédios acadêmicos um e dois e assumiu compromissos referentes à destinação de recursos para a conclusão das obras do campus, à solicitação de novas vagas para docentes e à demanda de um trevo de acesso ao campus junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Acompanharam a visita do secretário ao campus São Gabriel o reitor Marco Hansen, o diretor do campus, Cháriston André Dal Belo, a coordenadora acadêmica, Ana Júlia Teixeira Senna Barata e o coordenador administrativo, Luis Eduardo Vieira.
Na sexta-feira, 4/8, Paulo Barone visitou o campus Uruguaiana acompanhado do reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Pedro Rebés, do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luis Hamilton Tarragô e do pró-reitor adjunto José Rojas, além do diretor do campus Uruguaiana, Marcus Querol, do coordenador acadêmico, Edward Pessano e da coordenadora administrativa, Carina Brum.
Durante a visita, o secretário conheceu o ginásio poliesportivo do curso de Educação Física, em processo de reforma, os pavilhões do curso de Tecnologia em Aquicultura, o laboratório de habilidades médicas do curso de Medicina e a Santa Casa de Uruguaiana. Sobre a sua impressão em relação à Unipampa, Barone afirmou ser uma universidade “profundamente enraizada regionalmente com forte compromisso com o desenvolvimento e provimento de soluções para a formação educacional e a produção de conhecimento nessa região do estado e que se desenvolve de uma maneira já muito rápida, inclusive oferecendo cursos de pós-graduação de nível muito bom e com uma oferta de cursos muito diversificada e muito ajustada às demandas regionais”. Quanto às expectativas para o futuro da Unipampa, Paulo Barone enfatizou que a universidade é capaz de atingir “um grau de consolidação progressiva de tal maneira que se torne uma referência de conhecimento para todo o Brasil”. Com informações do Portal da Unipampa.

0 comentários: