sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ed. 2235

  1. Na contramão da república
  2. Protecionismo I
  3. Protecionismo II
  4. Pescadores
  5. Engano
  6. Artesanato
  7. Festivais I
  8. Festivais II
  9. Casa Popular
  10. Será?
  11. Ministério Público
  12. Comando
  13. Setran
  14. Advogados
  15. Nota Fiscal Eletrônica
  16. A nova quadra
  17. Recesso parlamentar I
  18. Recesso parlamentar II
  19. Niver
  20. Projetos do Executivo retornam à Câmara depois do recesso
  21. Encerrado prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto
  22. Presidente recebe liderança do Partido dos Trabalhadores
  23. Médicos abandonam Plantão e sindicância é instaurada
  24. Alunos do Senac Uruguaiana promovem Ação Solidária
  25. Autorizados concursos para PRF e Anatel
  26. Prefeitura administrará Balneário de Formosa
  27. Produtos contrabandeados são apreendidos na Duque
  28. Estudo definirá público para receber vacina contra dengue
  29. Pressão alta é mais perigosa em mulheres, diz estudo
  30. Projeto obriga hospitais e clínicas a exibir tabela de preços de serviços
  31. Acidente na Pinheiro mata jovem no primeiro dia do ano
  32. Apenados da Modulada e do IPU aguardam o Indulto de Natal
  33. Denunciado o assassino do vigilante da Unicred
  34. Brigada perdeu 10% do efetivo para a Operação Golfinho
  35. Brigada prendeu 24 pessoas durante a Operação Papai Noel
  36. Matriculas nas Escolas da Rede Estadual já podem ser realizada
  37. Inscrições do Sisu estarão abertas a partir de segunda
  38. Renovação de contrato pode ser feita até o dia 30 de abril
  39. Candidato a vaga na educação superior pública pode fazer a inscrição a partir do dia 6
  40. Azul é a Cor Mais Quente começa campanha para o Oscar
  41. Variety faz lista com os maiores fracassos de bilheteria em 2013
  42. Distribuidora italiana pede desculpas pela divulgação de 12 Anos de Escravidão
  43. Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes
  44. Marcelo Adnet vai comandar novo programa da Globo
  45. Sandy escolhe madrinha do seu primeiro filho
  46. MP impede 44 torcedores de comparecer em jogos no Campeonato Gaúcho
  47. Estudo coloca Timão como melhor do País nos últimos seis anos
  48. Sobrinho de Ronaldinho estreará como profissional no Gaúcho de 2014
  49. Fabrício tem um objetivo no Inter: ‘Quero ganhar o Brasileiro’

1º Bpaf faz confraternização de final de ano


Ocorreu na última sexta-feira, 27/12, às 21h, uma confraternização de final de ano para o efetivo do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf). Cerca de 300 pessoas estiveram presentes, entre policiais, familiares e convidados. Houve ainda show musical com o soldado Thiago Fraga. Houve distribuição de brinquedos, doces e picolés, além de brinquedos. Nos próximos dias, o major Joni Alvim de Oliveira, está deixando a cidade, após transferência para Alegrete. A confraternização foi também um momento de despedida. O comandante falou sobre o tempo que esteve em Uruguaiana e agradeceu pelo esforço de todos os policiais militares. Mesmo tento uma associação, a Abanf, o batalhão optou por realizar a confraternização na Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU).

Paciente furta celular no pronto socorro da Santa Casa

A Brigada Militar foi chamada no Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade para atender a uma curiosa ocorrência. Um homem, que aguardava atendimento médico estava sendo acusado de ter furtado o telefone de uma mulher, também paciente. Os policiais revistaram o homem, L.S.C. de 37 anos e encontraram o com ele o aparelho furtado. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA)

Loja é furtada e ladrões levam mais de 200 peças de roupa

Uma loja localizada na Rua Duque de Caxias foi arrombada na noite de sábado, 28/12. Segundo informações da Brigada Militar, a porta lateral da loja foi arrombada e, do interior do estabelecimento foram furtadas 160 camisetas marca Cronic, 30 bermudas das marcas Cronic e Conduta, camisetas regatas, cuecas e 20 cintos.

Adolescente é apreendido depois de balear jovem

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no último sábado, 28/12, após cometer uma tentativa de homicídio. Segundo informações da Brigada Militar o menor tentou matar um jovem de 20 anos com um disparo de arma de fogo. Ele estava portando um revólver argentino, calibre 22, municiado. O tiro efetuado pelo menor acertou a perna da vítima.

Brigada registra sete casos de Maria da Penha em 24 horas


O último final de semana registrou sete casos de Maria da Penha, em vários pontos da cidade, o que nos faz pensar no quão importante seria o cumprimento da promessa de instalação da Delegacia da Mulher ou implantação da Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa da Brigada Militar, que vem atuando em vários municípios do Estado.
Nos casos registrados neste final de semana, alguns fogem do comum, como o caso da mulher que foi agredida pela filha de criação. Ela foi atendida pela BM já no pronto socorro da Santa Casa, com cortes abaixo do olho direito, no supercílio esquerdo e um hematoma na lateral da testa. Na Rua Monteiro Lobato, a Brigada atendeu ocorrência em que a vítima, J.C.R. alegou que seu companheiro, J.M.P., que não aceita o fim do relacionamento a trancou em casa, lhe proibindo de ir trabalhar, a empurrou e lhe puxou os cabelos. A BM encaminhou vítima e acusado para a Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.
Já na Rua Marechal Deodoro, a vítima, M, relatou que seu ex-companheiro estava lhe fazendo ameaças com uma faca, mas ao saber que a BM estava indo para o local, fugiu e não foi encontrado. A vítima registrou ocorrência na Delegacia de Polícia. Além deste, houve outro caso em que o ex-marido ameaçou a ex-mulher com uma faca. Na mesma rua, outra mulher chamou a BM quando oex-marido quebrou o vidro da portas de sua casa e lhe ameaçou.
Na perimetral, uma mulher foi agredida pelo companheiro. Segundo ela, ele lhe deu uma cadeirada na cabeça, causando um corte na testa. Ele foi abordado nas proximidaes da casa e encaminhado à Delegacia; o acusado apresentava escoriações no braço esquerdo. O último caso registrado ocorreu na Rua Albertino Pires, onde um homem foi levado à DPPA depois de ameaçar a mulher com uma faca.

190 EM AÇÃO

Dano
O vigilante de uma empresa chamou a Brigada Militar depois de constatar que um ônibus, de propriedade da empresa, foi danificado na madrugada de domingo, 29/12, na BR 472.

Roubo a pedestre
Um homem transitava a pé pela Rua Duque de Caxias, quando, na esquina com a Rua Prado Lima, foi abordado por um homem negro, magro, que vestia roubas e boné escuros. O homem lhe ameaçou com uma faca e roubou o celular da vítima, vindo a fugir de bicicleta, em direção a Rua 15 de Novembro.

Furto
Um, homem foi flagrando furtando dentro do hipermercado Big, onde na última semana uma mulher teve a carteira roubada com cerca de R$ 1 mil. O homem foi flagrado por um fiscal da loja, que chamou a Brigada Militar. Com o homem foi encontrado uma parafusadeira, dois bloqueadores solares e R$ 170.

Dano
O dono da loja Manos, localizada na Rua 15 de Novembro, chamou a Brigada Militar após a vitrine de sua loja ter sido quebrada com uma pedrada. Os dois autores, um deles menor de idade, foram localizados na Praça Argentina, onde o menor tentou fugiu da polícia, mas acabou capturado. Eles foram reconhecidos pelo dono da loja, que estava no interior do estabelecimento no momento do fato. Os autores foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), e o Conselho Tutelar foi acionado.

Furto arrombamento
A Brigada Militar foi atendeu chamado na Rua Dr. Maia, onde um furto estaria em andamento. No local, os policiais militares encontraram um homem, que estava saindo e empreendeu fuga, de bicicleta, ao avistar a guarnição. Os policiais conseguiram encontrá-lo e, com ele, apreenderam um ventilador, uma extensão de 10 metros, sete carteiras de cigarros, uma garrafa de azeite, um alicate e duas chaves. Segundo a dona da casa, a porta dos fundos foi arrombada, local por onde o individuo entrou. Ele saiu por uma janela da frente da casa. O homem foi levado à Delegacia, onde foi lavrado o flagrante e, posteriormente recolhido à Penitenciária Modulada.

Dano
A BM atendeu ocorrência de briga de família na Rua Roberval Beheregaray Azevedo, onde uma mulher quebrou uma televisão, uma impressora e um espelho do próprio pai.

Fuga de acidente
Um veículo Fiat Strada bateu em uma GM S10, que transitava pela 15 de Novembro. O motorista da Strada fugiu do local, a pé e o veículo foi recolhido ao deposito. A S10 ficou completamente destruída.

Fepam divulga situação de balneários gaúchos; região segue sem restrições

A terceira campanha do Projeto Balneabilidade 2013-2014 da Fepam aponta sete locais impróprios para banho de um total de 85 monitorados, dois a mais do que na semana anterior. São eles: Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro, e Praia do Bacoparí, em Mostardas, no Litoral Médio.
Também estão sem condições de balneabilidade os seguintes locais: Foz do Rio Mampituba, em Torres (Litoral Norte); Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul, (Litoral Médio); Sans Souci, em Eldorado do Sul, e praias da Alegria e Florida, em Guaíba, estes três pontos na Região Hidrográfica do Rio Guaíba. Em razão dos pontos da Alegria, Florida e Sans Souci permanecerem sempre na condição de impróprios, a Fepam não fará mais coletas nesses locais nesta temporada.
São monitorados 85 pontos no Estado, em 44 municípios, sendo 34 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, cinco no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai. O projeto tem como base legal resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que classifica águas destinadas à recreação de contato primário em categorias, em função do índice colimétrico, e tem por finalidade fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade das praias.
O monitoramento tem sido um fator indutor para fiscalizar e acelerar a instalação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos. Os locais são considerados impróprios quando, em pelo menos duas amostras, de cinco realizadas, apresentarem valores acima de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água.
As águas são próprias para banho quando, em pelo menos quatro de cinco amostras, forem detectados valores inferiores a 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água.

Aduana é evacuada por causa de gases tóxicos

Como medida preventiva, o trânsito na Ponte entre Paso de los Libres e Uruguaiana foi interrompido por 40 minutos e a aduana evacuada no último domingo, para que os bombeiros e gendarmes pudessem trabalhar. Uma caixa com produtos químicos tóxicos caiu de um caminhão e lançou vapor, apavorando a todos. Turistas que chegavam para efetuar imigração foram orientados a se retirar devido ao elevado nível de perigo. 
A situação foi normalizada na sequencia, mas a interrupção causou filas e grande preocupação.
O período de férias traz milhares de estrangeiros ao Brasil através da Ponte Internacional que liga o País a Argentina.

100% da área de arroz está semeada

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou os números relativos ao encerramento do plantio na safra 2013/14 no Rio Grande do Sul.
Segundo a Seção de Política Setorial da autarquia, foi semeada uma área total de 1.115.285 ha em todo o estado, configurando aumento de aproximadamente 3,5% em relação ao ano anterior. A região com maior plantio foi a Fronteira Oeste, com 333.290 ha e o fator que mais influenciou para um atraso de aproximadamente uma semana no encerramento da semeadura, em comparação com a última safra, foi o grande volume de chuvas, sobretudo nessa região.
O supervisor da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, salienta que a área plantada ficou dentro da expectativa.
Ele também estima que a tendência seja um aumento de produtividade em torno de 3%, desde que as condições climáticas continuem favoráveis, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.

Casas do Salvador Faraco serão entregues em maio


O prefeito Luiz Augusto Schneider, juntamente com o vereador Carlos Eduardo Alves (Dudu do Samba), e do secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, acompanhou nesta semana, o andamento da obra de construção de 357 casas no Conjunto Habitacional Salvador Faraco, no bairro Cabo Luiz Quevedo. As novas casas são equipadas com paredes duplas, camada protetora contra infiltração, sistema de captação, via energia solar, de aquecimento da água. As melhorias no projeto irão trazer mais conforto e segurança para os futuros proprietários dos imóveis do loteamento. Estas 357 unidades estão sendo construídas, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. A previsão de entrega das casas é no mês de maio. O secretário de Ação Social e Habitação que estão abertas as inscrições para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco e que elas podem ser feitas no Setor de Habitação no prédio central da Prefeitura, na rua XV de Novembro. Informações: 3413-8540.

Schneider captou R$ 87 milhões em investimentos

O secretário municipal de Planejamento, Diego Xavier Roque, apresentou ao prefeito Schneider o relatório de projetos encaminhados ao Governo Federal em busca de recursos para obras e melhorias no município. Segundo o relatório, foram apresentados 34 projetos no montante de R$ 187,5 milhões; destes, apenas R$81,4 milhões ainda estão em análise.
Diego Roque destacou alguns que já estão em execução, como o conjunto habitacional Salvador Faraco, com investimento de R$ 21,42 milhões para a construção de 357 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, além do conjunto habitacional que será construído na União das Vilas, oferecendo mais 1.000 casas populares, com investimento de R$ 60 milhões.
Também na última sexta-feira, o Ministério das Cidades aprovou a liberação de R$ 699 mil para a construção de gabiões no sangão existente na Rua Eustáquio Ormazabal, entre as ruas Pinheiro Machado e Padre Anchieta.
O Prefeito comemorou a conquista, parabenizando o secretário Diego Roque pelo desempenho na condução da pasta, cujo trabalho, pela primeira vez na história do município, está efetivamente proporcionando um novo perfil urbano e social à população.

Regulamenta a meia-entrada

O direito de estudantes e idosos de pagar a metade do preço em ingressos de espetáculos artísticos, culturais e esportivos foi ampliado para outras pessoas, porém limitado por algumas novas regras. O benefício foi estendido para pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos que comprovarem renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O benefício da meia-entrada para pessoas com deficiência é estendido inclusive para o acompanhante, quando necessário. No caso de jovens carentes, o desconto fica condicionado à inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Pelas novas regras, os responsáveis pelos eventos ficam obrigados a reservar 40% do total de ingressos de salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento para os beneficiários da lei. Para garantir que a reserva de lugares seja cumprida, a lei estabelece que qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre bilheteria. Além de serem obrigados a deixar visíveis as informações sobre ingressos disponíveis e os avisos quando a cota de meia-entrada estiver esgotada, os donos de estabelecimentos terão que disponibilizar o relatório da venda de ingressos de cada evento para entidades representativas como a Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Essas organizações, que emitem a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas terão que manter um banco de dados com o nome e o número de registro de todos os estudantes portadores da CIE, que sempre terá validade da data de expedição até o dia 31 de março do ano seguinte. Em todas as bilheterias e portarias de eventos será obrigatória a divulgação do direito à meia-entrada para o público específico, além dos telefones dos órgãos de fiscalização. A medida não vale para a Copa do Mundo de 2014 e para as 
Olimpíadas de 2016, que são eventos internacionais, cuja organização compete aos comitês gestores. 
O governo vetou alguns pontos do texto aprovado por senadores e deputados. Um deles é o que estabelecia que o estudante deveria apresentar a carteira estudantil para obter descontos no transporte coletivo local. Depois de ouvir representantes dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Justiça, a presidenta Dilma Rousseff entendeu que essa garantia invade a competência das prefeituras e poderia prejudicar outros usuários que já contam com o desconto.

PL obriga município a implantar rede subterrânea antes de pavimentar rua

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5858/13, do Senado Federal, que obriga os municípios a implantarem redes subterrâneas de serviços urbanos antes de pavimentar as vias. As prefeituras que não seguirem a regra ficarão impedidas de obter financiamento federal para obras viárias.
De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a proposta altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01) e a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6.766/79). 
Ela estabelece como diretriz geral da política de desenvolvimento urbano, a obrigação de que redes subterrâneas de infraestrutura de serviços urbanos (como água, esgoto, energia elétrica e telefonia) sejam feitas antes da pavimentação das ruas.
Acir Gurgacz explicou que a sequência correta é implantar as redes subterrâneas antes de se efetuar a pavimentação da via. 
Dessa forma evita-se que o pavimento tenha de ser aberto (e refeito) antes da instalação de cada rede suplementar, o que acabará sendo pago pelos contribuintes. 
“A implantação de obras de pavimentação sem a presença de redes de drenagem pluviais, ademais, reduz drasticamente a durabilidade dos pavimentos.”

Câmara tem novo presidente

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana, gestão 2014, tomou posse na manhã de segunda-feira, dia 30. Em sessão solene, o vereador eleito Ronnie Mello (PP) recebeu o cargo do vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PSDB) que dirigiu a Casa este ano. 
O presidente, vereador Ronnie Mello, já coordenará os trabalhos do PoderLegislativo na próxima sessão legislativa com a vice-presidência dovereador Irani Fernandes (PP) e a secretaria dos vereadores JosefinaSoares (PP), Egídio Carvalho (PSDB) e Jussara Osório (PSDB). 
Na ocasião, o novo presidente agradeceu o apoio e a confiança de amigos,da equipe de trabalho, da família e dos demais vereadores para se eleger.
Ainda registrou a manutenção da harmonia e do respeito com o PoderExecutivo durante a sua gestão de 2014 para colaborar com melhorias àscondições dos uruguaianenses, preservando o papel fiscalizador e a independência do Legislativo.
A importância da atuação da comunidade nas diversas esferas da política no município foi destacada. “Somente através da crítica construtiva eresponsável, se dará inicio a uma nova história, tornando possível,através da verdadeira representatividade, nossa cidade, nosso estado e opaís, libertos dos vícios e corrupções que impedem o Brasil de crescer”,afirmou Ronnie. Será o segundo mandato de Ronnie na condição de presidente.

Atlético é o campeão da Liga Amadora 2013

Decisão do 3º e 4º Lugar
Cumprida no domingo, mais uma edição do maior Campeonato de Futebol Amador da região. Os jogos da grande final foram realizados no estádio do E. C. Ferro Carril com a presença de aproximadamente duas mil pessoas. Apesar do forte calor, os torcedores persistiram até a hora da premiação. 
Na decisão pelo terceiro lugar, Boa Vista e Botafogo realizaram partida equilibrada, com gol de Bernardo Brum pelo Botafogo no segundo tempo. Pelo Boa Vista, Toni Fialho marcou. Nos pênaltis, deu Boa Vista. A grande final reuniu as equipes do Atletico e Manchester. “Kalinho” marcou pela equipe do “Galo” que faturou o título e correu para o abraço. 

Premiação

- Goleador – Alex Padão do Atlético

- Goleiro Menos Vazado – Rogério do E.C. Atlético

- Troféu Disciplina – E. C. Boa Vista

- Atleta Revelação – Éder do E. C. Manchester

- Atleta Destaque da Competição – Pitanga do E. C. Manchester

- O troféu Honra ao Mérito foi entregue para a equipe do Caçula F. C. pela participação de todos os campeonatos amadores de nossa cidade, revelando novos atletas.

Painel - Ed. 2234

Atribulado, mas bom para os negócios
Cenários de incerteza desafiam profissionais de todas as áreas a apurar seus radares a fim de planejar estratégias de ação. Especialmente no Ano Novo, ainda mais 2014, que promete ser muito atribulado, todos estão fazendo cálculos com base nas perspectivas. As eleições em outubro e a Copa do Mundo em junho são os dois principais eventos capazes de causar impacto nos negócios.

O implante
A Presidência do Senado informou na segunda-feira, 30/12, Poe meio de nota à imprensa, que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB - AL), devolveu aos cofres públicos R$ 27.390,25 pelo voo em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) entre Brasília e Recife para realizar cirurgia de implante capilar.

Unipampa I
A Unipampa está com inscrições abertas para concurso para professor nos campus Bagé, Caçapava do Sul, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento e São Gabriel. Ao todo, são 12 vagas em diferentes áreas do conhecimento. As inscrições, pela Internet, vão até o dia 29 de janeiro e o concurso deve ser realizado no período de 10 a 28 de março.

Unipampa II
As oportunidades são para as áreas de Educação Musical: harmonia, arranjo e contraponto, Ensino de Física, Tecnologia Mineral: Gestão ambiental e sustentabilidade na mineração, Matemática, Cadastro Técnico Municipal, Fisiologia Vegetal e Ecologia Agrícola, Educação Infantil, Linguística, Letras e Artes, Literatura, Administração Geral e Paleontologia Estratigráfica.

Prisional
O governo editor medida provisória que inclui a construção e a ampliação de presídios no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), mesmo das obras da Copa. O Congresso examina em 2014 a medida, que pode acelerar obras no sistema prisional. 

Domésticas
O Senado aprovou em julho o projeto que regulamenta a PEC das Domésticas. Desde então, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assegurou que dará prioridade à proposta no início de 2014.

Juiz leigo I
Os requisitos para recrutamento dos conciliadores e juízes leigos dos Juizados Especiais serao reexaminados pela Comissão de Constituicão, Justiça e Cidadania, onde se encontra pronto para votação projeto de lei do senador José Pimentel (PT-CE) com novas disposições sobre o tema.

Juiz leigo II
A proposta exclui a exigência de que os juízes leigos sejam advogados com mais de cinco anos de experiência, para admitir como requisito básico o título de bacharel em Direito, além de capacitação específica pelos tribunais, academias judiciais ou escolas da magistratura.

Artesanato
A partir deste mês, a Casa do Artesão terá uma sala dedicada à exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos por apenados na Penitenciária Modulada.

Incêndio da boate I
Na segunda-feira, 30/12, o incêndio da Boate Cromañón, em Buenos Aires, completou nove anos. Na tragédia argentina 194 pessoas morreram e ao menos 1.432 ficaram feridas. O incêndio causou mudanças políticas e culturais, como o processo de impeachment que destituiu o então prefeito de Buenos Aires, Aníl Ibarra. 

Incêncio da boate II
O governo revisou a situação das casas noturnas, resultando no fechamento de grande quantidade delas. O dono da boate, um excêntrico milionário, que conhecido por andar na ruas em seu triciclo, acompanhado do bicho de estimação, um sapo, foi condenado a 20 anos inicialmente, e depois teve a pena reduzida para 10 anos. Está preso!

Incêndio da boate III
Isso todo faz pensar que, em exatos 25 dias, o incêndio da Boate Kiss, ocorrido de forma similar e que tirou a vida de 242 jovens, entre eles nove uruguaianenses, completará um ano. O prefeito nada sofreu e os acusados estão soltos. Quanto tempo mais os sobreviventes e as famílias das vitimas fatais terão que esperar para ter justiça?

Recesso I 
Termina na próxima segunda-feira, dia seis, o recesso da Justiça Estadual, que volta às atividades normais. Durante o recesso, o Judiciário somente está funcionando em regime de plantão.

Recesso II
O mesmo acontece com o Ministério Público, somente emergências. E em Uruguaiana tem muitas emergências acontecendo e deixando os promotores de cabelo em pé.

Fraude do leite I

A Justiça de Ibirubá recebeu parcialmente a denúncia do Ministério Público, que apurou a fraude no leite no Estado através da Operação Leite Compen$ado e condenou seis dos envolvidos no esquema.

Fraude do Leite II
Foram condenados Paulo César Chiesa 2 anos e 1 mês de reclusão; João Irio Marx, 9 anos e 7 meses de reclusão e 180 dias-multa; Angélica Caponi Marx, 9 anos e 7 meses de reclusão e 180-dias multa; Alexandre Caponi, 9 anos, 3 meses e 12 dias de reclusão e 120-dias multa; João Cristiano Pranke Marx, 18 anos e 6 meses de reclusão e 630-dias multa; Daniel Riet Villanova, 11 anos e 7 meses de reclusão e 420-dias multa. A exceção de Paulo Chiesa, que deverá cumprir a pena em regime semiaberto, os demais deverão cumprir as penas no regime fechado no Presídio de Espumoso. 

Maria da Penha I
Seguem abertas as inscrições para o Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. Alunos do ensino médio, com idade de 14 a 18 anos, de escolas públicas e particulares, terão até a meia-noite do dia 12 de janeiro para inscrever seus vídeos. O tema é “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso?”.

Maria da Penha II
Para se inscrever, os estudantes deverão produzir um vídeo, de um a cinco minutos, por meio de celular ou câmera digital, e postá-lo no site de carregamento de arquivos do Youtube. As inscrições deverão vir acompanhadas do nome de um professor responsável. O candidato deverá inserir o link do arquivo no campo correspondente da ficha de inscrição, disponível online no portal do concurso. Cada estudante poderá inscrever apenas um vídeo e as obras deverão ser inéditas.

Maria da Penha III
O concurso vai premiar seis alunos – por região e pelo júri popular – com um tablet cada e com viagem a Brasília, com acompanhante, para participar da cerimônia de premiação, no dia 12 de março de 2014. Os vídeos ganhadores serão veiculados pela TV Câmara, TV Senado e, internacionalmente, pelo Banco Mundial. Os professores orientadores dos trabalhos selecionados também serão premiados com um tablet cada e virão a Brasília para a cerimônia de premiação.