sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Fepam divulga situação de balneários gaúchos; região segue sem restrições

A terceira campanha do Projeto Balneabilidade 2013-2014 da Fepam aponta sete locais impróprios para banho de um total de 85 monitorados, dois a mais do que na semana anterior. São eles: Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro, e Praia do Bacoparí, em Mostardas, no Litoral Médio.
Também estão sem condições de balneabilidade os seguintes locais: Foz do Rio Mampituba, em Torres (Litoral Norte); Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul, (Litoral Médio); Sans Souci, em Eldorado do Sul, e praias da Alegria e Florida, em Guaíba, estes três pontos na Região Hidrográfica do Rio Guaíba. Em razão dos pontos da Alegria, Florida e Sans Souci permanecerem sempre na condição de impróprios, a Fepam não fará mais coletas nesses locais nesta temporada.
São monitorados 85 pontos no Estado, em 44 municípios, sendo 34 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, cinco no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai. O projeto tem como base legal resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que classifica águas destinadas à recreação de contato primário em categorias, em função do índice colimétrico, e tem por finalidade fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade das praias.
O monitoramento tem sido um fator indutor para fiscalizar e acelerar a instalação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos. Os locais são considerados impróprios quando, em pelo menos duas amostras, de cinco realizadas, apresentarem valores acima de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água.
As águas são próprias para banho quando, em pelo menos quatro de cinco amostras, forem detectados valores inferiores a 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água.

0 comentários: