quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ed. 1815

  1. Jirau, Dilma e a herança maldita
  2. Funcionalismo vai ficar “chupando o dedo”
  3. Amigos da Trilha – Feras da Lama utilizam tribuna livre
  4. Garantias contratuais do serviço de calçamento de ruas
  5. Professores: Vereadora preocupada com falta de curso para formação
  6. Vereador pede manutenção nas vias de acesso às vilas
  7. CPI da Saúde: Médico denuncia morte de criança por falta de hemoderivados
  8. Recursos para a Saúde da Família foram suspensos em 345 municípios
  9. Risso solicita anistia de impostos aos adeptos ao Refis
  10. Amaro do Pandeiro: Baluartes do samba em extinção
  11. Oliveira quer a ajuda de Conte para salvar a Ilha
  12. Galáctica faz show para receber nova diretoria
  13. Trojan terá que esclarecer o povo sobre convênio com a AES Sul e Sirtec
  14. Hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros
  15. Vereadores aprovam sessão especial em homenagem a escola Uruguaiana
  16. Safra abre oportunidades de negócios para a cadeia do plástico
  17. Parque de Exposições Assis Brasil pode ter recursos extras
  18. Cresce demanda por adubos no RS no primeiro trimestre
  19. Fepagro lança editais para bolsas do Probiti e Probic
  20. Como era o nosso rio no passado?
  21. Senado aprova criação de fundo para fomentar produção de livros no país
  22. Seduc vai retomar Escolas Itinerantes
  23. MEC aumenta prazos para estudantes usarem bolsa
  24. Ministério da Cultura honra R$ 150 milhões em pagamentos atrasados
  25. Biografia da atriz Gloria Pires vai virar documentário
  26. Conto: Desarmamento
  27. Remédios e dicas para tratamento de esporões do calcanhar
  28. Tudo pronto para a temporada de Kart 2011
  29. Jogos da 8ª edição do Torneio de Futebol Infantil inicia neste sábado
  30. Uruguaianenses lutam em Goya na Argentina
  31. Com média atual, Grêmio tem de fazer três gols no Chile
  32. Homem leva tiro na boca e diz que não conhece o inimigo
  33. Alexsandro foi preso por tráfico de droga
  34. Tecnologia é utilizada para criar retratos falados
  35. Defrec prende a mulher do “Cavalão da Barão”
  36. Geribelo será julgado no próximo mês
  37. Plantão de Polícia: Abigeato, Cadê o notebook, Furto

CPI da Saúde: Médico denuncia morte de criança por falta de hemoderivados

A CPI da Saúde realizou mais duas reuniões sob a presidência do vereador José Clemente (PT), nas tardes de quarta e quinta-feira.
Prestaram depoimento os médicos Césaro Rodrigues e Lucas Martins, que corroboraram especialmente o depoimento do médico Fábio Mota, de interferência da administração do nosocômio no trabalho técnico dos profissionais. O cardiologista Lucas Krieger, do Incor de Porto Alegre, em depoimento, disse que a equipe cirúrgica foi “desmontada”.
Muito aguardado, o provedor da Santa Casa, advogado Lauro Delgado, não compareceu, bem como a médica argentina Cláudia Alvarez.
Hoje a tarde depôs o médico Jorge Ribeiro que, usando uma tarja preta, falou sobre a dificuldade para obtenção de sangue e hemoderivados, como plaquetas, relatando inclusive sobre um óbito ocorrido em 23 de abril, decorrente de falta de tal derivado. O médico também informou que o farmacêutico Paulo Alves é quem exerce efetivamente a direção do Banco de Sangue, ressaltando que um farmacêutico não detém a necessária qualificação técnica para tanto. A direção técnica hoje é exercida pelo médico José Maria Argemi, velho conhecido da mídia.
Além dos problemas no Banco de Sangue, Ribeiro relatou uma “repercussão” na UTI, de pacientes oriundos do serviço de Hemodiálise. Citou que o setor possui um aparelho chamado Prisma de Diálise 24 horas, inoperante por falta de profissional habilitado, levantando a hipótese de estar havendo um sucateamento da unidade, bem como falta de outros profissionais como nutricionistas, psicólogos, e até mesmo nefrologistas para que se tenha um serviço mais eficiente.
Foi aprovada a oitiva do médico Fernando Weber Matos, presidente do CREMERS, do assessor jurídico Jorge Alcibíades Perrone de Oliveira, e também do secretário de Saúde, Luiz Augusto Schneider.

Marduque: Eis que surge o candidato salvador

O empresário Luiz Oliveira acaba de confirmar: é candidato e sua chapa está fechada. Dois médicos integram a chapa (adivinhem quem?). Arlindo Brasil é um dos vices de Oliveira. A chapa será apresentada ao Conselho Deliberativo para apreciação. Mais detalhes na edição de amanhã do seu Jornal CIDADE.

Baluartes do samba em extinção

Há tempos me preocupo com o futuro das nossas Instituições Carnavalescas e o que poderia ocorrer caso viessem, aos poucos, disseminando as lideranças de cada Bandeira do Carnaval, e dar seqüência administrativa em cada Escola de Samba de Uruguaiana. Vejamos:

BAMBAS: Partimos da premissa de ser uma Escola se Samba relativamente nova no contexto do carnaval, há poucos anos de sua fundação. Teríamos um pouco de dificuldade de encontrar contingente experiente para orientar, colocar no caminho certo, dirigir a entidade para vida futura plena, já que VELHA GUARDA, por esse motivo, não tem. Portanto, sangue novo sempre que formos falar em mudanças de presidência, não temos.

APOTEOSE DO SAMBA: Mesmo caso, até por ser uma dissidência do Ninho da Águia e serem os mesmos ainda muito jovens na Avenida, tendo até por essa juventude e falta de larga experiência, transitado no segundo Grupo, voltando agora mais fortalecida. Mesmo assim, que nomes antigos poderíamos evidenciar? Às consideradas Escolas menores, o perdão da coluna, pois ainda engatinham no aspecto primeira linha, justamente por serem novas, sem futuro certo e totalmente fora do contexto de Carnaval com letra maiúscula, dando entender que a verba destinada a elas, já premiam pessoalmente seus presidentes o suficiente para tudo outra vez no ano que vem, tirando uma bela fatia das Escolas de expressão e que investem cinco ou mais vezes esses valores. É JUSTO?

TOCA DO LOBO: Um caso sui generis que há décadas parece correr atrás da sua própria cola. Giram em torno da família Lobo as diretrizes da Entidade, impossibilitando seu crescimento e as chances de permanecer no Grupo Especial, sendo até um estorvo para o Carnaval, junto a outras “escolinhas” sem expressão. Há de se pensar grande e sem paternalismo, falsa ternura ou interesses políticos dentro da Liesu, e acabar com essas entidades que desabonam um carnaval moderno, luxuoso, criativo e de alto nível de verdadeiras Escolas de Samba de Uruguaiana.

ILHA DO MARDUQUE: Num quociente de rara dimensão, dá para garimpar algumas figuras mais antigas que, a rigor de suas lembranças do inicio da transição do bloco satírico da Ilha para a digna Escola se Samba, posam, com o aprendizado dos anos, assegurar uma transição presidencial para outro que entre com maestria e dedicação, e venha elevar cada vez mais o nome no cenário de Carnaval, uma Comunidade feliz e carnavalesca por adoção.

CHUCHA NA ZEBRA: Aí começam algumas preocupações, pois o que quero alertar é a falta de reais baluartes de samba nas Entidades, aqueles que, por vida dedicada e muitos trabalhos prestados a sua Agremiação, adquirem o status de conhecedores de carnaval e, pelo menos num processo de renovação nas diretrizes da Escola, lá estarão colocando seus nomes e confiabilidade para dirigirem o futuro da sua Escola de Samba do coração. Porém, com a carga e responsabilidade de que O PATRIMÔNIO DA SUA ENTIDADE não seja desprotegido e nem afetado de forma alguma, e mais ainda: conduzam a conquista de mais e mais (é exigência dos componentes e torcida) campeonatos e vitórias.

ROUXINÓIS: É visível a descaracterização em termos de “Hereditariedade do Samba” na Escola Verde & Branco. Depois de Severo Luzardo, Palmor Franklin, João Carlos Ritter e Conrado Gomes, pouco ou quase nenhum nome forte ou raiz sambista que conheça os meandros de uma Escola de Samba se poderia agora citar para que essa sexagenária agremiação tenha um futuro esplendoroso e voltem os tempos de glórias e vitórias haja visto que, em décadas anteriores, sua torcida e componentes acostumaram-se a fartos títulos conquistados tornando Os Rouxinóis a escola com maior número de campeonatos no Brasil – 28 títulos – sem contar o vice-campeonato de 2011, perdido para a Cova da Onça num critério de desempate no quarto quesito, por 1 décimo. Com Jair Rodrigues, uma frustração muito grande tomou conta dos esmeraldinos, pois a administração e o dinheiro investido pelo fanático e polêmico presidente só um campeonato conquistou, e longe, lá em 2006. Logo a Escola caiu em desgraça administrativa chegando ao desgaste ao passar pela gestão Marielly Abad que, a rigor, leva consigo, mesmo assim, esse vice-campeonato de 2011. Tem agora os “Verdes”, a esperança e presunção de tempos melhores com Custódio Flores, um comandante novo no carnaval, mas com a responsabilidade de reformular o quadro social e os Estatutos da Agremiação, e atender as exigência de vitória, o credenciando para o biênio em que estará a frente dessa Entidade onde todos estão mobilizados (com muitas condições exigidas). Componentes, diretoria, medalhões e torcida o apoiaram na mudança de rumo da quase sexagenária Rouxinóis. É um desafio para São Custódio consagrar e sair consagrado desta tarefa carnavalesca.

COVA DA ONÇA: Dos antigos Mathias Abreu, passando por tantos e bons presidentes como Dr. Pedro Moacir até Vera Camargo, penso que também começam a escassear nomes de peso e conhecimento de samba na Vermelho & Branco da baixada. Muitos, ou melhor, a maioria dos que conhecem e sabem como fazer uma Escola campeã, já não querem mais envolvimento. Eu poderia aqui citar muitos nomes de todas Entidades Carnavalescas, mas eles preferem agora, só acenar na avenida suas bandeirinhas de cores personalizadas das Escolas de seus corações, longe dos compromissos de serem presidentes. Neste último ano, surgiu a figura simpática, carnavalesca, personalidade forte e liderança marcante chamada José Carlos Zaccaro, que ao receber a “Vermelhosa”, teve a responsabilidade de não devolver o título anterior a nenhum adversário. Conseguiu, com muito talento carnavalesco e visão administrativa. Terá ele fôlego para seguir em frente até o final já que um título traz a fama de muitos chamarem para si os “louros da vitória”? É de se ver ao longo dos tempos!

Vejo que não posso vislumbrar “novos nomes” de uma legião de bambas antigos nas Entidades do Samba para ter o segmento vitorioso e um futuro que faça crescer mais ainda suas torcidas e, logicamente, seus componentes. Todos esses ingredientes são a fórmula exata de um carnaval diferenciado, atraindo muito mais foliões à Avenida do Samba, até termos, urgentemente, o nosso exigido e já necessário SAMBÓDROMO para sacramentar então esta festa e atrair mais e mais turistas à Uruguaiana. Agora, voltemos à situação real: - Sem pessoas de ilibada conduta, confiabilidade, que saibam administrar vaidades, ciúmes, inveja, e até interesses pessoais nas respectivas diretorias, e que, mesmo sem entender de carnaval, tenham humildade para escutar e atender aos mais velhos e experientes no samba em sua tribo, essas escolas estarão prontas para ganhar de seus adversários na avenida? Sem o conhecimento e a experiência da VELHA GUARDA de cada uma, haverá agremiação viva e triunfante daqui pra frente na avenida? QUEM VIVER VERÁ!

Tudo pronto para a temporada de Kart 2011

Inicia no sábado à noite, em Itaqui, a temporada de Kart da Fronteira Oeste 2011.
Seis etapas definirão os novos campeões de kart nas categorias: Speed, RD 125; Pró-400 com motores sorteados e Pró-400 de preparação livre.
A primeira etapa será realizada em 30/abril/2011, prova noturna em Itaqui.
No dia 12/junho/2011, acontece a segunda etapa, em Uruguaiana, valendo a Taça em Homenagem ao Aniversário de Emancipação da cidade.
O campeonato segue no dia 10/07 em Itaqui;
no dia 07/agosto, em Uruguaiana;
no dia 25/setembro, outra prova noturna em Itaqui,
e termina no dia 29 de outubro, em Uruguaiana, quando serão conhecidos os novos campeões da Copa Kart Oeste 2011, com premiação aos melhores kartistas de Uruguaiana no Campeonato.

Felice afirma que o Município não tem dinheiro para dar aumento para o funcionalismo

A Mesa Diretora da Câmara Municipal esteve em reunião com o prefeito José Francisco Sanchotene Felice, com o intuito de tratar sobre a concessão de revisão geral anual aos funcionários municipais, por ocasião da data-base a transcorrer em 1º de maio próximo. Os parlamentares questionaram a existência de algum estudo neste sentido e foram informados pelo Chefe do Executivo que as finanças do Município estão em situação que exige atenção e cuidado e citou a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o piso salarial para o Magistério como um dos fatores preponderantes no caso. Pelo visto, o funcionalismo ficará "chupando dedo" mais uma vez.