quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ed. 2702 - Dia sim, dia não: Mais um homicídio

Aqui a edição digital...
  1. O que a Mãos Limpas ensina à Lava Jato
  2. Parabéns I
  3. Parabéns II
  4. Discrepância
  5. Exposição I
  6. Exposição II
  7. Entre os melhores
  8. Contas
  9. Carnaval 2017
  10. ABCCC
  11. Vagas Sine
  12. Promessas I
  13. Promessas II
  14. Promessas III
  15. Em queda
  16. Posse de vereadores e prefeito ocorre no domingo
  17. Iad manterá secretariado na íntegra
  18. Schneider busca ajuda para manter Rumo em Uruguaiana
  19. AL rejeita PEC do duodécimo
  20. Mãe abandona recém-nascido na UTI da Santa Casa
  21. Agências bancárias de Uruguaiana estarão fechadas amanhã
  22. Sem empréstimo, folha de dezembro restará comprometida, diz Schneider
  23. Futuro prefeito afirma que férias serão pagas
  24. Fronteira Oeste semeou 100,1% do previsto
  25. Irga e CAAL debatem ‘Doenças em Arroz Irrigado e Suas Estratégias de Manejo’
  26. Prognóstico climático para janeiro, fevereiro e março de 2017
  27. Menores assumem o crime, mas não convencem Delegada
  28. Guarda civil municipal é preso por estupro
  29. Ocorrências de Maria da Penha aumentaram em 2016
  30. Jovem é morto no JP II
  31. Prazos do Fies acabam nessa semana
  32. MEC libera verbas para universidades e institutos federais
  33. Cursos técnicos com inscrições abertas
  34. Estado autoriza alteração de nível para servidores da Educação
  35. Os dez melhores filmes brasileiros
  36. Projeto Sesc Mais Leitura em Uruguaiana
  37. Os dez clipes mais vistos no Brasil
  38. Tradições de Ano Novo e seus significados
  39. Irmãos Simas recriam foto e fãs piram com a genética, magia da família!
  40. Vin Diesel diz que “brincou” com youtuber
  41. Malhação
  42. Sol Nascente
  43. Rock Story
  44. A Lei do Amor
  45. Cinco vezes Tiago Leifert

Definido calendário letivo de 2017 das escolas estaduais

Publicado no Diário Oficial da última terça-feira, 20/12, o calendário de atividades letivas na rede estadual. As aulas que começam dia 6 de março de 2017 vão até o dia 22 de dezembro do mesmo ano.

Confira a programação letiva:
- 2 a 3 de março: reuniões de planejamento e de formação continuada dos professores;
- 6 de março a 19 de julho: primeiro semestre de aulas;
- 20 a 30 de julho: férias dos alunos;
- 20 e 21 de julho: jornada pedagógica para professores e demais funcionários;
- 24 a 30 de julho: recesso escolar;
- 31 de julho a 22 de dezembro: segundo semestre de aulas.
O calendário calcula ao decorrer do ano atividades em até dez sábados com a finalidade de garantir o cumprimento dos dias letivos. Entretanto, cada escola tem liberdade para definir como serão as atividades - desde que cumpra os 200 dias de aulas e carga horária de no mínimo 800 horas.

Unipampa: Edital de contratação de professor substituto

No dia 16/12, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou o edital nº 387/2016, que tem por objetivo a abertura de processo seletivo simplificado para professor substituto. O período de inscrições vai de 16/12/2016 a 02/01/2017. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.
Para o regime de 40 horas semanais, há vagas para Alegrete, Bagé, São Gabriel e Uruguaiana – nesta cidade necessita-se de professores da área de Ciências Agrária/Ciências Biológicas e Diagnóstico por Imagem. Já para a contratação de professor substituto com regime de trabalho de 20 horas semanais há vagas para Itaqui, para a Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) de Jaguarão e para o campus de Uruguaiana – sendo necessários neste município, professores da área de Fisioterapia.

Unipampa divulga edital de curso EAD

Na semana passada, dia 20/12, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o edital de lançamento do processo seletivo para ingresso no curso de graduação de Letras Português – Licenciatura, na modalidade à distância (EAD) para o primeiro semestre de 2017. Nesse primeiro processo seletivo estão disponíveis 50 vagas. Inicialmente, o curso será ofertado em três campi/polos, o de Alegrete, Santana do Livramento e Jaguarão. A seleção dos candidatos será feita, exclusivamente, pelos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2014, 2015 e 2016.
Em cada um dos polos será reservada uma vaga para candidatos com deficiência; 10 para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; três para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; 10 para candidatos, independentemente da renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; duas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; e 24 para ampla concorrência.
De acordo com o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, a educação à distância é uma forma de democratizar não só o ensino superior na sua formação inicial, como também projetos de extensão, de capacitação e de instrumentalização. “O EAD representa uma ampliação e, ao mesmo tempo, a possibilidade de chegarmos a locais onde o ensino, de forma presencial, ainda não chegou”, explica ele.
Cronograma
Inscrições -  20 de janeiro até 10 de fevereiro 2017
Publicação da lista de selecionados e suplentes – 15 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados – 20 de fevereiro até 21 de fevereiro
Publicação da primeira chamada de suplentes – 24 de fevereiro
Matrícula dos candidatos da primeira chamada de suplentes – 02 de março até 03 de março
Publicação da segunda chamada de suplentes – 08 de março
Matrícula dos candidatos da segunda chamada de suplentes – 13 de março até 14 de março
Com informações da Unipampa.

Conab libera calendário dos levantamentos de safras de 2017

O calendário 2017 das estimativas das safras de grãos, café e cana-de-açúcar projetadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já está disponível no site da estatal. O cronograma estabelece as datas das previsões da safra atual e do início do próximo ciclo de produção.
No caso dos grãos, a Conab realiza 12 projeções, que vão de outubro de um ano a setembro do ano seguinte. Para o café, são quatro acompanhamentos, nos meses de janeiro, maio, setembro e dezembro, e três estimativas para a safra de cana-de-açúcar no ano, em abril, agosto e dezembro.
De acordo com a tabela, o 4º levantamento da safra 2016/ 2017 de grãos será divulgado no dia 10 de janeiro, seguido pelo 1º levantamento da safra 2017 de café, no dia 17 do mesmo mês. Já o fechamento da safra 2016/2017 e o 1º levantamento da safra 2017/2018 de cana ocorrerão em abril, nos dias 13 e 18 respectivamente.
Com informações da Conab.

Noite de homenagens aos melhores da raça Crioula da ANCR

Na última quarta-feira, 21/12, um encontro, em Porto Alegre serviu para homenagear os melhores do ano da raça Crioula da Associação Nacional de Cavalos de Rédeas (ANCR). Estiveram presentes competidores de Rédeas e proprietários crioulistas, a presidente da Associação Gaúcha de Cavalos de Rédeas (AGCR), Joana Azevedo, e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), representada por Eduardo Neto de Azevedo, vice-presidente de Eventos.
Receberam homenagens o melhor criador geral do ano, Cabanha do 38, o melhor cavaleiro amador, Luis Omar Barbosa, e o melhor animal amador, Talento do 38. O ganhador do Rédeas de Ouro na categoria Nacional Aberta, Roberto Jou, e a ganhadora na categoria Nacional Amador, Nathalia Schutz, foram presenteados com um quadro estampado com uma bela imagem registrada pelo fotógrafo Adilson Silva, em parceria com a ABCCC.
Para o subgerente do setor de eventos da ABCCC, Eduardo Grigoletti, também presente no evento, esse encontro foi importante pela aproximação e troca de experiências. “Poder ter esse contato e trocar ideias que possam ser agregadas futuramente para o Rédeas é fundamental”, disse Grigoletti.
Novidades
No evento, foram apresentadas as mudanças no calendário do Rédeas para 2017, que serão divulgadas em breve. Para o próximo ano, está programada uma premiação bem expressiva para os competidores da raça crioula no Potro do futuro e na Nacional de Rédeas da ANCR, além disso, a ABCCC irá distribuir uma premiação para os animais da raça que compõe os núcleos da ANCR e fazem parte da competição.
Premiados
Melhor Criador Geral: Cabanha do 38
Melhor Cavaleiro Amador: Luis Omar de Quadros Barboza
Melhor Animal Amador: Talento do 38.
Com informações da ABCCC.

Alegrete: Marfrig se recusa a negociar demissões

Grupo fechará frigorífico e resiste a liberar fábrica para operação de outras empresas

Gabriela Barcellos

Na quinta-feira, 22/12, o Ministério Público do Trabalho (MPT) se reuniu com o MFB Marfrig Frigoríficos Brasil S.A. (Alegrete) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Alegrete, em uma tentativa de mediar um acordo a respeito do anúncio da Marfrig de que demitirá, a partir de 2 de janeiro, os 648 empregados da planta.
A empresa confirmou a decisão de encerrar as atividades do frigorífico e de manter o controle das instalações, locadas do frigorífico Mercosul, até 2031. Responsável pela mediação, a procuradora do Trabalho, Fernanda Arruda Dutra, propôs que a empresa transferisse a operação da planta a empresas interessadas. A empresa afirma não planejar a transferência da operação a terceiros, mas que empresas interessadas podem encaminhar propostas.
Sobre as demissões, a Marfrig propôs ao sindicato o pagamento, aos trabalhadores, de valores rescisórios, mais três cestas básicas. Estes termos não foram aceitos pelo sindicato e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação e Afins (CNTA-Afins). De acordo com o procurador do Trabalho Ricardo Garcia, que também presidiu a audiência, o problema posto pelo fechamento da planta não é apenas operacional ou econômico, mas também comunitário, pois o desemprego gerado com o fechamento abalaria a economia da cidade. A Marfrig é a segunda maior empregadora do Município, ficando atrás apenas da Prefeitura Municipal.
Em janeiro de 2015, o frigorífico teve seu fechamento impedido por liminar, e em fevereiro do mesmo ano firmou acordo judicial, comprometendo-se a manter as atividades em Alegrete por um ano. Participaram da audiência representantes da empresa, dos sindicatos de Alegrete e de São Gabriel, da CNTA, do Ministério do Trabalho (MT) e da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento.