terça-feira, 11 de julho de 2017

Noite da Pecuária em Itaqui e Uruguaiana

O Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou ontem, 10/7, a 38ª Noite da Pecuária. Desta vez no formato itinerante, o evento foi realizado no Teatro Prezewodowski, em Itaqui. Hoje, 11/7, é a vez da 39ª Noite da Pecuária, em Uruguaiana. Como de costume, a programação ocorrerá no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril.
A 38ª Noite da Pecuária iniciou às 18h, e teve como palestrante o professor José Fernando Piva Lobato, que falou sobre a ‘Eficiência reprodutiva e a produtividade dos rodeios de cria’.
Já em Uruguaiana, a atividade se realizará na próxima segunda-feira, 17/7. Na 39ª Noite da Pecuária, que como de costume ocorrerá no salão nobre do Parque Agrícola e Pastoril, duas palestras estão previstas. A primeira dela estará a cargo do economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz. Ele abordará a ‘Economia e a perspectiva do agronegócio’. Logo depois, o assessor técnico da Farsul, Eduardo Condorelli, falará sobre ‘A questão do Funrural’.
Nascido em 2013 de uma parceria entre a Unipampa e o Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, o evento tem como público alvo alunos, produtores e trabalhadores rurais e ainda de empresas voltadas ao agronegócio. Seu objetivo é integrar o campo e a universidade e promover o debate de qualidade das questões que afetam diretamente a pecuária, em busca de resultados cada vez melhores na área. Os trabalhos são desenvolvidos sob a coordenação do professor Ricardo Pedroso Oaigen.
Gabriela Barcellos

Escolas recebem oficina de hortas verticais

Foi pensando em reaproveitar sobras de materiais usados para implantação das redes de saneamento, que a BRK Ambiental promove a oficina de hortas verticais por meio do Programa Nosso Rio Uruguai. O projeto é desenvolvido nas escolas do município com a orientação da equipe de Responsabilidade Socioambiental da concessionária.
Ontem, 10/7, a oficina de horta vertical foi ministrada na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Vasco Prado. A atividade de educação ambiental foi promovida a partir das 13h30min.
Dados
Desde 2013 já foram produzidas 30 hortas suspensas em conjunto com a comunidade escolar. A concessionária de água e esgoto do município entra com os restos de canos das obras - todos novos -, os orientadores e as ferramentas. Já os educandários, contribuem com a terra e os insumos orgânicos para cultivo das plantações de flores, ervas aromáticas, temperos e verduras orgânicas. Posteriormente, a produção de temperos e verduras é destinada às refeições dos alunos. “Em quatro anos, envolvemos cerca de 900 pessoas com essas atividades. Além de darmos um destino sustentável para os restos de canos, feitos de plástico, também ajudamos a incentivar o consumo de alimentos orgânicos com a horta”, revela Anderson Cruz, do setor de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental em Uruguaiana.
Segundo a professora da 10ª Coordenaria Regional de Educação (CRE), Maristela Cardoso, as atividades ajudam a despertar o interesse dos alunos, incentivam os adultos e são um exemplo de como podemos dar um novo significado para materiais que iriam para o descarte. “A horta pode ser feita em qualquer cantinho, seja numa escola, empresa ou até em apartamentos. Vale usar a criatividade e aproveitar o que a natureza tem de melhor para nos oferecer”, afirmou.
Karine Ruviaro

Casa de Passagem terá nova sede

A partir de sexta-feira, 14/7, a Casa de Passagem estará em novo local. Conforme a secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão, o novo espaço ficará localizado onde funcionava a Escola Municipal José Francisco Pereira da Silva (Rua Júlio de Castilhos com Eustáquio Ormazabal). Até então, a Casa de Passagem funcionava junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Cabo Luiz Quevedo.
Ainda segundo a Secretária, o novo local garantirá maior número de atendimentos. “Vinte pessoas por noite poderão dormir na Casa. Na sede que ainda está funcionando, aproximadamente 15 homens eram atendidos”. E acrescenta, “agora poderão ser atendidas pessoas de ambos os sexos e também há espaço para famílias”, finalizou.
Também a partir de sexta-feira, o amparo aos moradores de rua voltará a ser desenvolvido pela Pasta por meio do projeto Abordagem Social. A Assistência Social estará nas ruas acompanhando a situação dessas pessoas e ofertando um local - no caso a Casa de Passagem - para passar a noite.
Karine Ruviaro

Concluída telagem dos pátios da Modulada

Foi concluída na sexta-feira, 7/7, a telagem dos pátios da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). A obra custou R$ 163, 8 mil e foi paga com recursos de penas pecuniárias, doadas pela Vara de Execuções Penais (VEC), conduzida pelo juiz Guilherme Machado da Silva.
A liberação da verba ocorreu a partir de um projeto apresentado à VEC em 2016, ainda na gestão do ex-diretor, agente Sandro Borlina. As obras chegaram a começar, mas foram interrompidas por questões burocráticas, que foram superadas somente neste ano, já na gestão do atual diretor, agente Alex Silva.
A medida visa derrubar a técnica mais usada atualmente por apenados para ter acesso a materiais ilícitos, como telefones celulares, carregadores, drogas e até armas – o arremesso por cima do muro. Nos últimos dois anos, agentes da Modulada efetuaram um grande número de apreensões em situações assim.
De acordo com Silva, além de evitar que os objetos arremessados de fora da cadeia por meio do muro cheguem até os presos, a medida visa evitar a comunicação de apenados entre os módulos. “Eles arremessam de um pátio para pátio vizinho. Com a telagem, isso acaba”, explica. A PMEU é a primeira penitenciária modulada do Estado a ter os pátios de sol completamente telados.
Superlotação
Apesar de a capacidade da penitenciária ser de apenas 360 presos, atualmente, 580 detentos cumprem pena, ou estão à disposição da justiça (prisões temporárias e preventivas) na casa prisional.
Gabriela Barcellos

Segtram realiza pintura viária próximo a nova base do Samu

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram) reforçou a sinalização no cruzamento da Rua Marechal Deodoro, com a Rua Júlio de Castilhos. No local, irá funcionar a nova base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A equipe de sinalização viária do município pede atenção dos motoristas e moradores próximos destas ruas, visto que na próxima quarta-feira, 12/7, às 8h, ocorrerá a inauguração da nova base operacional do Serviço, em uma área anexa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O local irá abrigar as ambulâncias que operam no serviço, além de sala administrativa, refeitório, cozinha, lavanderia, sanitários para homens e mulheres e dormitórios para os profissionais que atuam no Samu.
O trabalho da equipe foi acompanhado pelo secretário adjunto da Segtram, Geminiano Pinto, e o diretor de Trânsito, Sérgio Marangoni. 
Operação
Outra atividade da Segtram foi realizada na noite de sábado, 8/7, madrugada de domingo, 9/7. A Operação Balada Segura, blitz de fiscalização de veículos e condutores, foi executada na Rua Duque de Caxias, local onde há grande tráfego de veículos e pedestres. 
Ao todo, foram abordados 59 veículos. Ocorreram 13 autuações, um veículo foi recolhido ao depósito, quatro CNHs foram recolhidas e quatro motoristas foram autuados por embriaguez ao volante.
Karine Ruviaro

Deam prende dois ‘ex’ desobedientes

A semana na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) começou a prisão de dois homens. Nos dois casos, trata-se de prisão preventiva, decretara no final de semana a pedido da delegada Caroline Huber, titular do órgão.
O primeiro mandado foi cumprido no bairro Áreas Verdes. Durante o final de semana, Apesar de possuir medidas protetivas em se desfavor, G.J.S.S. de 31 anos, esteve na casa da ex-companheira, P.S.C.S., a ameaçou e a injuriou. Imediatamente a vítima procurou a Polícia Civil.
Já N.M.S., de 62 anos, foi preso por desobediência e furto arrombamento. A vítima registrou o fato na quinta-feira, 6/7. Ela contou que, apesar de ter medidas protetivas em vigor, teve medo do acusado, o que a motivou a passar uns dias na casa de um parente. Aproveitando-se da situação, o homem arrombou sua casa, furtou um telefone celular, um botijão de gás e duas televisões, além de ter se instalado na casa, localizada no bairro Betânia. 
Nos dois casos, a Delegada considerou a desobediência dos acusados, que já eram alvo de inquéritos policiais, e representou pela prisão preventiva. Os pedidos foram deferidos no domingo, 9/7, e os mandados foram cumpridos na manhã de ontem, 10/7.
Gabriela Barcellos

Santa Casa promove Campanha de Doação de Sangue

O Hospital Santa Casa de Caridade está promovendo uma campanha de doação de sangue. O objetivo é aumentar o fluxo de doadores no momento em que novamente estão sendo realizadas as cirurgias cardíacas pela instituição filantrópica. 
Somente nesta semana serão realizados inúmeros procedimentos junto ao setor de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital e há uma necessidade ainda maior de sangue para não haver a preocupação da equipe que coordena as cirurgias. 
Com um médico exclusivo para atender a demanda de pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS) para a resolução de seus problemas cardíacos, o setor voltou a disponibilizar no mês passado os procedimentos para a cobertura das necessidades da região de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Serviços como de revascularização do miocárdio, trocas de válvulas e implantes de marca-passo estão sendo realizados pela equipe comandada pelo cirurgião Ricardo Vargas Langenegger.
O Banco de Sangue de Uruguaiana localiza-se junto a Santa Casa de Caridade. De segunda a sexta-feira, as doações podem ser feitas no local das 8h às 12h.
Para doar sangue, é preciso: levar documento oficial de identidade com foto; ter 18 e 67 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável; pesar 50 kg ou mais; ser e estar saudável; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
No entanto, não pode doar quem: teve hepatite após os dez anos de idade; teve Doença de Chagas; teve ou tem Malária ou Sífilis; está no período de janela imunológica (breve período após alguma contaminação no qual a mesma não é detectada em exames de sangue); recebeu transfusão de sangue ou de hemocomponentes do último ano, está resfriado ou com qualquer outra infecção, tenha sido vacinado recentemente (neste caso o período de impedimento para a doação varia conforme o tipo de vacina).
Karine Ruviaro

UFPel divulga lista de espera do Sisu

A Coordenação de Registros Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou a primeira convocação para matrícula dos candidatos da lista de espera UFPel Sisu 2017/2. A lista dos candidatos convocados para realização da matrícula pode ser conferida no site da instituição de ensino superior. Os documentos que deverão ser entregues na matrícula - de acordo com a modalidade de inscrição - também podem ser acessados na página.
Para os cursos de Administração, Agronomia, Alimentos, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design Digital e Educação Física, a entrega de documentos deve ser feita no dia 17/7, das 8h15min às14h. O local para entrega é Rua Almirante Barroso, nº 1202 - Centro, Pelotas.
No mesmo local e horário, somente em data diferente, no dia 18/7, deverão ser entregues os documentos dos candidatos de Enfermagem, Farmácia, Gastronomia, Geografia, Medicina, Medicina Veterinária e Meteorologia.
Já no dia 19/7, em mesmo horário e local, candidatos dos cursos de Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química Forense, Química Industrial, Terapia Ocupacional e Zootecnia poderão fazer a entrega da documentação necessária.
Karine Ruviaro

Foragida em SC é presa pela Defrec

Uma mulher foi presa na manhã de ontem, 10/7, pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Pâmela Fernandes Alves, de 32 anos, estava com a prisão decretada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina e, portanto, na condição de foragida.
De acordo com o delegado Enio Tassi, que responde pela Defrec, a ação ocorreu a pedido da Polícia Civil de Santa Catarina. “Ela possuía um mandado de prisão da comarca de Tubarão, e estava foragida. A pedido da Polícia de lá, a Defrec localizou e capturou a acusada”, explica.
A prisão ocorreu na Rua General João Manoel, nas imediações dos trilhos.
A ligação da moça com Uruguaiana não foi divulgada pela polícia e, após a formalização da prisão, Pâmela foi encaminhada à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). Ela é acusada de crimes de furto e receptação e deverá ser transferida para SC nos próximos dias.
Gabriela Barcellos

Deputados aprovam PEC que acaba com licença-prêmio

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeiro turno a Proposta de Emenda Constitucional, do Poder Executivo, que extingue a licença-prêmio assiduidade do servidor estadual, criando a licença capacitação. A proposta recebeu 35 votos favoráveis e 16 contrários.
O texto foi aprovado com uma emenda, proposta pelo líder do Governo, deputado Gabriel Souza (PMDB) e mais 17 parlamentares. A emenda assegura ao servidor que, caso a administração estadual não cumpra o prazo de três anos para a concessão da licença capacitação, após a solicitação do servidor, haverá a conversão em pecúnia.
Para ser promulgada, a PEC ainda precisa ser aprovada em segundo turno com interstício de três sessões. São necessários, no mínimo, três quintos dos votos do plenário (33 votos favoráveis).
Posicionamentos
Durante o encaminhamento da matéria e da emenda, a deputada Stela Farias (PT) fez uso da tribuna e se disse contrária ao projeto, embora a favor da emenda, “para diminuir o dano do conjunto da obra, um monstrengo”. Esse também foi o posicionamento de Enio Bacci (PDT). Ciro Simoni (PDT) declarou ser a favor da PEC desde que aprovada a emenda. Vilmar Zanchin (PMDB) se manifestou a favor da aprovação da proposta, enquanto Tarcísio Zimmermann (PT), Pedro Ruas (PSol) e Juliana Brizola (PDT) manifestaram-se contrários à PEC e à emenda.
Gabriela Barcellos

UFSM abre concurso público para professores

Desde ontem, 10/7, estão abertas as inscrições do Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O prazo segue até o dia 8/8. As inscrições podem ser feitas via internet, exclusivamente no endereço eletrônico www.ufsm.br/concurso.
Ao todo, são 21 vagas. A Coordenadoria de Concursos/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informou que as vagas encontram-se distribuídas da seguinte forma: 14 vagas para o campus de Cachoeira do Sul, uma vaga para o campus de Palmeira das Missões e sete vagas para o campus de Santa Maria.
O valor da inscrições variam conforme regime de trabalho, sendo R$ 239 para adjunto A, nível 1 (dedicação exclusiva); R$ 142 para adjunto A, nível 1 (40 horas semanais); R$ 105 para assistente A, nível 1 (40 horas semanais). O pagamento da inscrição deverá ser efetuado no Banco do Brasil até o dia 9/8 (quarta-feira), conforme expediente bancário.
As informações detalhadas sobre as áreas do concurso, número de vagas, regime de trabalho, remuneração, exigências complementares, entre outros itens, encontram-se disponíveis no Edital nº. 128/2017.
Karine Ruviaro

Menina é agredida por grupo de adolescentes na Praça do Barão

Uma adolescente foi vítima de uma agressão na tarde de ontem, 10/7, por volta de 17h30min. O fato ocorreu em plena Praça Barão do Rio Branco. A jovem, que de acordo com testemunhas está grávida, foi socorrida e encaminhada ao pronto socorro municipal.
Ela teria sido agredida por quatro adolescentes – três meninas e um menino. Outro quatro menores, que integravam o grupo de agressores observaram a ‘ação’ dos amigos.
Os adolescentes, todos na faixa de 16 anos, estudantes da escola Dom Hermeto, fugiram imediatamente, mas foram capturados pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), nas proximidades da Rua Dr. Maia, e apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Até o fechamento desta edição, a situação ainda não havia se desenrolados. Para determinar o procedimento a ser adotado, o delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) aguardava o um boletim médico sobre o estado de saúde da vítima, que recém seria atendida por um médico.
Gabriela Barcellos

Constituição: ‘Merenda nas férias’ deve ser proposto pelo Executivo

O Poder Legislativo analisará hoje, 11/7, o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, ao projeto de lei que propõe a implementação da merenda escolar durante o período de férias escolares. O parecer foi desfavorável ao PL, que deverá ser arquivado.
De autoria do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites (PMDB), a matéria previa que a secretaria municipal de Educação realizasse um levantamento junto à direção das escolas, visando identificar as comunidades escolares em que os alunos tinham interesse em receber a merenda escolar durante às férias. Nas escolas em que houvesse interesse, o programa deveria ser implantando, com o objetivo de garantir ao menos uma refeição diária a alunos, especialmente de comunidades carentes. Ao longo do período de férias, a escola deveria fornecer o almoço aos alunos.
Ao analisar a matéria, os vereadores que integram a comissão encontraram vicio de inconstitucionalidade. De acordo com o parecer, compete privativamente ao prefeito legislar sobre o tema, ou seja, para ser constitucional, o projeto precisa ser proposto pelo Poder Executivo.
No entanto, o parecer também ressalta o mérito do projeto, sugerindo que o mesmo seja novamente apresentado, desta vez na condição de projeto de indicação. Neste caso, a matéria passa pelo plenário da casa e, se aprovada, é encaminhada ao Executivo como indicação, podendo o prefeito acatá-la e encaminhar projeto semelhante, ou ignorá-la.
Gabriela Barcellos

Ed. 2794 - Samu tem novas ambulâncias



Leia a edição digital aqui
  1. Solução parlamentarista
  2. Táxi da Balada
  3. Paróquia
  4. Consignados
  5. Agronegócio
  6. Concurso
  7. Bingo
  8. Arrecadação
  9. Samu
  10. AEU
  11. Enade
  12. Workshop
  13. Abordagem
  14. Citadino
  15. Programação
  16. Show
  17. Formatura
  18. Dr. Alegria é bixo!
  19. Estado
  20. Palestra
  21. VI Fórum sobre precatórios debate alternativas para pagar as dívidas
  22. TCE julga hoje contas de Ronnie
  23. Samu terá duas novas ambulâncias
  24. Adolescentes responderão por lesão corporal após briga na Praça
  25. Assembleia aprova PEC que retira BM da guarda dos presídios
  26. Florianópolis – a Ilha da Magia
  27. Algumas opções de passeio...
  28. Vida Noturna
  29. Helena Ranaldi posa com o filho e fãs reparam semelhança
  30. Malhação
  31. Novo Mundo
  32. Pega Pega
  33. A Força do Querer
  34. Namorada de Cristiano Ronaldo exibe barriguinha suspeita em viagem Izabel Goulart troca beijos com namorado e ganha mão boba em praia na Grécia

Empresas poderão ter subvenção de 50% para operar no Ruben Berta

Na semana passada, a Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional, presidida pelo deputado Frederico Antunes, se reuniu com o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes. Na ocasião, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) defendeu a inclusão dos aeroportos regionais situados em cidades de fronteira no programa de subvenções aos voos regionais, definido pelo Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR).
Se o pedido de Mainardi se concretizar, o Aeroporto Ruben Berta é um dos beneficiados diretamente. Dario Lopes está em viagem para a Bolívia, e deverá tratar do tema assim que retornar ao Brasil.
A Lei 13 017 de 2015, que criou o PDAR, define a concessão de subvenção econômica às empresas aéreas inscritas no programa, mas estabelece como prioridade as linhas com origem ou destino na região da Amazônia Legal. “A ideia é incluir entre as prioridades as regiões fronteiriças do Rio Grande do Sul. Tanto quanto a Amazônia Legal, a nossa fronteira precisa de forte apoio para fortalecer suas vocações de desenvolvimento”, explica o Parlamentar.
Ao justificar o pleito, o Deputado citou o Aeroporto de Bagé, sua terra natal, como exemplo e disse entender que a inclusão é justa porque as regiões mais ricas devem subsidiar o desenvolvimento das mais pobres. “Sustento um subsídio cruzado, equilibrando o desenvolvimento regional no Brasil inteiro. A região de Bagé tem baixa densidade demográfica e índices de desenvolvimento econômico considerados baixos também. Se depender apenas da vontade do mercado, ao invés de vermos aviões ficaremos a ver navios. É preciso uma interferência do Estado, com subsídios, para que isso seja revertido”, declarou.
No caso da inclusão ser realizada, a União poderá pagar os custos relativos às tarifas aeroportuárias e conceder subvenção a até 50% dos assentos disponíveis no voo. “Essa subvenção pode criar uma realidade diferente para as companhias aéreas.Precisamos dar atratividade para as linhas”, diz.
Os deputados estaduais iniciarão uma articulação para que a bancada federal do RS apresente emenda à legislação, incorporando mecanismo que coloca as regiões de fronteira no mesmo patamar de prioridade.
Gabriela Barcellos

Enchente: ‘Cabrito’ quer isenção da conta de agua para flagelados

A Câmara de Vereadores votará na sessão ordinária de hoje, 11/7, um projeto de indicação que visa isentar os moradores atingidos pela enchente deste ano do pagamento de água e esgoto. A indicação é do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brittes (PMDB).
A ideia é semelhante ao que já foi feito em anos anteriores. O morador que foi atingido pela cheia, fica isento do pagamento pelo período em que a esteve afetado pela inundação. ‘Cabrito’ pede também que, nos casos de moradores que já efetuaram o pagamento, o valor seja devolvido pela empresa BRK Ambiental.
Se aprovado pelo plenário, a matéria seguira para o Poder Executivo na forma de projeto de indicação, ficando a cargo do prefeito Ronnie Mello (PP) fazer a solicitação à empresa concessionária, BRK Ambiental.
Para o Vereador, “as famílias já lesadas pelas águas do Rio Uruguai encontram-se ainda em fase de reconstrução de suas residências e outras nem voltaram ainda para suas casas, pois não tem condições financeiras para tal consertos e aquisição das perdas sofridas”, e a isenção, portanto, seria de grande valia.
Gabriela Barcellos

Painel - Ed. 2793

Fuzileiros

Aconteceu na manhã de sábado, 8/7, na sede do Clube Naval, a eleição da nova diretoria da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AV/CFN) de Uruguaiana. Logo após, ocorreu um almoço de confraternização. A posse deverá acontecer no mês de agosto com a presença do Almirante Fernando Nascimento.

Saúde

O prefeito Ronnie Mello esteve no sábado, 8/7, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 16, no bairro Cidade Alegria. Na ocasião, acompanhou o trabalho que estava sendo realizado naquela data em diversos postos do município. O sábado foi um dia de atendimento exclusivo à saúde da mulher, com o propósito de conscientizar e orientar quanto à importância da mesma cuidar de sua saúde.

Higiene

Também no sábado, 8/7, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cecília Meirelles participaram de uma atividade de orientação e dicas sobre cuidados com a higiene bucal envolvendo um dentista e um auxiliar. A ação faz parte de um programa de integração das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) junto às escolas. O mesmo visa criar hábitos corretos desde os anos iniciais.

Parabéns

O diretor da tradicional empresa Souza Magazine, Gabriel Souza Fuques, completou 72 anos no último dia 9/7. Na ocasião, reuniu-se com sua família para um belo churrasco de costelão. Na foto, Souza está com sua esposa Rosa e seus filhos Luis Roberto (Kako) e Edma. Felicidades!

Palestra 
A Receita Federal convida contadores e contabilistas para uma palestra sobre o “Programa Especial de Regularização Tributária (Refis) 2017” que será realizada no dia 18/7, às 15h, no Auditório da Delegacia da Receita Federal em Uruguaiana. A palestra tem como propósito suprimir dúvidas a respeito do parcelamento especial. O palestrante será o auditor-fiscal Edevaldo Maroneze de Andrade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sindcur02@sindcur.com.br (onde deve-se conter nome completo e telefone para contato).

Decreto 
O prefeito Ronnie Mello anunciou na sexta-feira, 7/7, que vai manter o Decreto de Emergência Financeira n° 497/2017 por mais 180 dias ou até a estabilização da situação financeira do município. O Decreto foi feito com objetivo da redução de despesas da Administração Pública Municipal, e estabelece algumas medidas de contenção, tais como: suspensão dos pagamentos das despesas contraídas no exercício de 2016 e anteriores, inclusive aquelas relativas a restos pagar, processadas sem o devido lastro financeiro, entre outras.

Feijoada
No domingo, 16/7, no Grêmio Recreativo Tiradentes, a partir do meio dia, ocorre a “Feijoada do Clã com Samba”. O ingresso custa R$ 15. O evento é organizado pela Cia de Teatro Clandestinos.

Pastelada
No dia 14/7, a partir das 18h, acontece a “Pastelada do Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana”. A unidade será vendida por R$ 2 na Rua Flores da Cunha, nº 3286 (fundos). Mais informações pelo telefone (55) 3414-2987.

Apae
A partir de hoje, 11/7, encontram-se disponíveis para venda na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Uruguaiana (Apae), os ingressos para o Jantar Beneficente Apae 50 anos”. O evento acontece no dia 22/7, no Tênis Clube Rio Branco.

Bispo
No dia 20/7, às 18h30min, na Catedral de Sant’Ana, acontecerá a missa de posse do novo Bispo de Uruguaiana, Dom José Mário Scalon Angonese. Ele será o oitavo bispo diocesano.

Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atualmente encontra-se localizado junto ao Centro de Especialidade Odontológicas, na Avenida Presidente Vargas, mudará de local. Segundo a secretária de Saúde, Thais Aramburu, na próxima quarta-feira, 12/7, às 8h, ocorrerá a inauguração da nova base operacional do Serviço, em uma área anexa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Boletos I 
Desde ontem, 10/7, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco. A Febraban começará a adotar uma plataforma de cobrança que permite a quitação de boletos em atraso em qualquer agência bancária.

Boletos II
Por enquanto, a novidade só estará disponível para os boletos de valor igual ou superior a R$ 50 mil. O valor mínimo será reduzido para R$ 2 mil em 11 de setembro, R$ 500 em 9 de outubro e R$ 200 em 13 de novembro. A partir de 11 de dezembro, boletos vencidos de todos os valores passarão a ser aceitos em qualquer banco.

Acústico
No dia 15/7, Uruguaiana recebe o show acústico do cantor e compositor gaúcho, Duca Leindecker. A apresentação está marcada para às 20h, no Teatro Rosalina Pandolfo. Até o dia 8/7, os ingressos do primeiro lote podem ser adquiridos no Sesc por R$ 15 para comerciários e dependentes Cartão Sesc/Senac, estudantes, professores e idosos; R$ 20 para empresários e dependentes Cartão Sesc/Senac e funcionários municipais; R$ 30 para a comunidade em geral.

CAM
Acontece hoje, 11/7, às 10h, na sede do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM) o sorteio público de vagas. O colégio ofertou 120 vagas, no entanto, obteve 409 inscritos. Devido ao número excedente, será realizado este ato na data de hoje.

Campanha
Na manhã de sábado, 8/7, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) realizou a distribuição de panfletos visando divulgar a Campanha para Recolhimento de Lixo Eletrônico. A mesma acontece de 10 a 13/7. Nos dias 10 a 12/7, a entrega do material eletrônico deve ser feita no Galpão do Antigo Irga (Rua Venâncio Aires – entre Dr. Maia e Júlio de Castilhos, das 9h às 11h30min e das 14h30min às 16h30min). Já o Dia D, será realizado no dia 13, no Parcão, das 9h às 16h.

IRPF
A Receita Federal liberou ontem, 10/7, a consulta ao segundo lote da restituição do imposto de renda de 2017. Nesta edição, 1,3 milhão de pessoas recebem a restituição. No total, R$ 2,5 bilhões serão liberados. A Receita informou também que lotes residuais de outros anos, entre 2008 e 2016, também poderão ser consultados. O crédito bancário será feito em 17/7.

Refis
O Poder Executivo prorrogou por mais 60 dias, a contar do dia 1/7, o Programa de Regularização Fiscal do Município (Refis). O programa visa facilitar a quitação de dívidas com o fisco municipal. Neste período, os contribuintes em débito têm a oportunidade de regularizar suas pendências com descontos de juros e multas e ainda de forma parcelada, em até 18 vezes.