terça-feira, 11 de julho de 2017

Escolas recebem oficina de hortas verticais

Foi pensando em reaproveitar sobras de materiais usados para implantação das redes de saneamento, que a BRK Ambiental promove a oficina de hortas verticais por meio do Programa Nosso Rio Uruguai. O projeto é desenvolvido nas escolas do município com a orientação da equipe de Responsabilidade Socioambiental da concessionária.
Ontem, 10/7, a oficina de horta vertical foi ministrada na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Vasco Prado. A atividade de educação ambiental foi promovida a partir das 13h30min.
Dados
Desde 2013 já foram produzidas 30 hortas suspensas em conjunto com a comunidade escolar. A concessionária de água e esgoto do município entra com os restos de canos das obras - todos novos -, os orientadores e as ferramentas. Já os educandários, contribuem com a terra e os insumos orgânicos para cultivo das plantações de flores, ervas aromáticas, temperos e verduras orgânicas. Posteriormente, a produção de temperos e verduras é destinada às refeições dos alunos. “Em quatro anos, envolvemos cerca de 900 pessoas com essas atividades. Além de darmos um destino sustentável para os restos de canos, feitos de plástico, também ajudamos a incentivar o consumo de alimentos orgânicos com a horta”, revela Anderson Cruz, do setor de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental em Uruguaiana.
Segundo a professora da 10ª Coordenaria Regional de Educação (CRE), Maristela Cardoso, as atividades ajudam a despertar o interesse dos alunos, incentivam os adultos e são um exemplo de como podemos dar um novo significado para materiais que iriam para o descarte. “A horta pode ser feita em qualquer cantinho, seja numa escola, empresa ou até em apartamentos. Vale usar a criatividade e aproveitar o que a natureza tem de melhor para nos oferecer”, afirmou.
Karine Ruviaro

0 comentários: