terça-feira, 11 de julho de 2017

Concluída telagem dos pátios da Modulada

Foi concluída na sexta-feira, 7/7, a telagem dos pátios da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). A obra custou R$ 163, 8 mil e foi paga com recursos de penas pecuniárias, doadas pela Vara de Execuções Penais (VEC), conduzida pelo juiz Guilherme Machado da Silva.
A liberação da verba ocorreu a partir de um projeto apresentado à VEC em 2016, ainda na gestão do ex-diretor, agente Sandro Borlina. As obras chegaram a começar, mas foram interrompidas por questões burocráticas, que foram superadas somente neste ano, já na gestão do atual diretor, agente Alex Silva.
A medida visa derrubar a técnica mais usada atualmente por apenados para ter acesso a materiais ilícitos, como telefones celulares, carregadores, drogas e até armas – o arremesso por cima do muro. Nos últimos dois anos, agentes da Modulada efetuaram um grande número de apreensões em situações assim.
De acordo com Silva, além de evitar que os objetos arremessados de fora da cadeia por meio do muro cheguem até os presos, a medida visa evitar a comunicação de apenados entre os módulos. “Eles arremessam de um pátio para pátio vizinho. Com a telagem, isso acaba”, explica. A PMEU é a primeira penitenciária modulada do Estado a ter os pátios de sol completamente telados.
Superlotação
Apesar de a capacidade da penitenciária ser de apenas 360 presos, atualmente, 580 detentos cumprem pena, ou estão à disposição da justiça (prisões temporárias e preventivas) na casa prisional.
Gabriela Barcellos

0 comentários: