sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Ed. 2727 - Schneider deixou cenário caótico

Aqui a edição digital...
  1. Uma proposta sensata de reforma política
  2. Vales transporte
  3. IRPF
  4. Alexandre Pires
  5. Parabéns I
  6. Parabéns II
  7. Exportações
  8. RGE Sul
  9. UPA
  10. Semana da Paz
  11. Bombeiros
  12. Concurso
  13. Saúde
  14. Levantamento de metas fiscais mostra cenário caótico
  15. Entidades reunidas levam 25 demandas ao Executivo
  16. Vereadores aprovam três audiências públicas
  17. Transporte coletivo volta a circular
  18. Mais uma localidade do interior recebe atendimento multidisciplinar
  19. Definida a data da inter-regional em Uruguaiana
  20. Consulta de contribuições podem ser feitas pela internet
  21. Pesquisas desmentem relação do arroz com incidência de câncer
  22. Formação específica contribui para a erradicação da Brucelose e Tuberculose
  23. Adolescente é estuprada em terreno baldio
  24. Passageiro preso com sete mil carteiras de cigarro contrabandeado
  25. Dois estabelecimentos arrombados em meia hora
  26. Escola nova
  27. Unipampa investe em assistência estudantil
  28. Aulas da rede privada iniciaram nesta semana
  29. Site da Seduc está de cara nova
  30. Aumenta o número de mulheres protagonistas de filmes em 2016
  31. “The Irishman” é o novo filme de Martin Scorsese
  32. Rihanna é nomeada ativista do ano pela Harvard
  33. Bambas da Alegria estará na praça central amanhã
  34. Modelos brasileiras protestam contra Trump
  35. Sepultura é presença confirmada no Rock in Rio
  36. Você sofre de TPM?
  37. Sasha estrela 1ª capa de revista
  38. Rafa Brites mostra evolução da barriga após dar à luz
  39. Malhação
  40. Sol Nascente
  41. Rock Story
  42. A Lei do Amor
  43. Reconhece? Atriz passa por mudança radical para novela

Bairros de Uruguaiana estão sem abastecimento de água devido a reparo emergencial

Devido a um reparo emergencial na rede de água na rua Setembrino de Carvalho, o abastecimento deste serviço está temporariamente interrompido em alguns bairros de Uruguaiana. Entre eles estão: União das Vilas, Promorar I, Proficar, LBA, Áreas Verdes, Nova Esperança, Vila Júlia, Rui Ramos, Ipiranga, Jardim do Salso e Profilurb.
A previsão para normalizar o serviço é às 19 horas desta sexta-feira, 24/2.


Grupo “Pedala Uruguaiana” participou de competições no final de semana

Karine Ruviaro

O esporte uruguaianense esteve bem representado no final de semana. A galera do Pedala Uruguaiana esteve participando no domingo, 19/2, de várias competições no Estado e também no exterior.
O ciclista Paulo Abrilicio foi o vice-campeão da categoria “Master C” da segunda etapa da Copa União de Ciclismo, que aconteceu na Praia de Atlântida em Xangri-lá. Já o ciclista Rogério Wolff, foi o 13º colocado também na categoria “Master C” na segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain-Bike, realizado em Nova Petrópolis. Além destes, os atletas Alex Wagner e Ciro Rosina também participaram da disputa “Pré 500 milhas” em Artigas, no Uruguai. Esta prova serviu como forma de preparação para o evento “500 Milhas Del Norte”, que será realizado entre os dias 11 a 16/4. A corrida de estrada na modalidade speed foi organizada pela Federação Departamental de ciclismo de Artigas.

Prova de corrida em terreno rural foi realizada no domingo

Karine Ruviaro

Aconteceu no último domingo, 19/2, a partir das 9 horas, uma prova de corrida – modalidade duplas – em um percurso 100 % em terreno rural pelas estradas no interior do Município. A prova “21 K Revezamento Duplas 2017” foi realizada na Granja Cerrito, na localidade de Bolicho de Tábua. Ao todo, os participantes percorreram 21 quilômetros, sendo um circuito de revezamento com 10.500 metros para cada atleta.
A prova contou com a participação de 96 atletas. Durante o percurso, os participantes receberam apoio da organização que esteve em postos de hidratação fixados nos 2, 4, 6 e 8 quilômetros. Além disso, moto de apoio e ambulância também estiveram no local.
A classificação final ficou da seguinte forma:
Na categoria geral, o primeiro lugar ficou com Eduardo Mumbach Lima e Diosefer Gulart, (SOGIPA, de Porto Alegre); em segundo, ficou Rodolfo Vazques e Antônio; em terceiro, Jordão Serpa e Paulo Sergio Da Rosa Barboza (Percorrer / SOGIPA); em quarto lugar, ficou a dupla Diogenes Rodrigues e Estela Rivelli (Quirynus Ultra) e ocupando o quinto lugar, Euclides Valdez Fernandes e Leonardo Soares Moreira também levaram troféus de participação para suas casas.
No grupo 60 anos, a vitória ficou com Aldoir Fontana e André Faraco Simões (Atlethic Academia).
Na categoria 90 anos (onde a idade dos atletas foi somada para critério de classificação), o primeiro lugar ficou com Carlos Alberto Alves Chaves e Jair Carrazoni (Guarda Municipal); o segundo lugar, com Eduardo Pedroso de Freitas e Cássio Comis (Amigos da Corrida) e em terceiro lugar, a dupla Luiz Henrique Freitas e Paulo Ayres (Brigada Charrua).
No grupo masculino do “+91”, os campeões foram Juan José Vallejos e Jair Soares (Quirynus Ultra); em seguida, chegaram Carlos Alves e Marco Guterrez (Brigada Charrua). Já o terceiro lugar no pódio ficou com Paulo Roberto Alves Quirino e Fabricio Brites (Quirynus Ultra).
Na categoria “100 Anos +”, o primeiro lugar ficou com a dupla José Vanderlei e Otílio Gomez Rodrigues; o segundo, com Falcão Fleitas e Riela e o terceiro lugar foi ocupado pela dupla Jorge Sudatti e Antônio Vanderlei.
Na categoria geral feminina, o primeiro lugar ficou com a dupla Carla Martelli e Darlene (Conexão Saúde); o segundo lugar no pódio ficou com Olimpia Neves Aquino e Fernanda (também do Conexão Saúde); o terceiro, com Bruna Rocha e Cristiane Moschen (Conexão Saúde); em quarta posição, ficaram Simone Dorneles e Cristiane Dorneles (Amigos da Corrida) e em quinto lugar, ficou a dupla  Flávia Davila e Danielle Dias (Conexão Saúde).
Já na categoria mista, os vencedores foram Dioser Ricardo Gorges e Tatiane (Conexão Saúde); a segunda posição foi ocupada por José Cala Alegre e Lorena Alvez (Grupo 8 de Enero) e a dupla formada por Lucas Mello e Fernanda Bonorino Diatel (Ivan Runners) garantiram o quarto lugar nesta categoria.
A prova foi organizada pelo professor de Educação Física, Emerson Fechner Bahi.

Unipampa: Divulgação de lista de classificação para Medicina foi suspensa

Karine Ruviaro

Na manhã de terça-feira, 21/2, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou em sua página eletrônica na internet, o edital Edital 54/2017. O mesmo refere-se s suspensão dos efeitos das Resoluções do Conselho Universitário (Consuni) nº 156/2016 – a qual aprova o Instrumento de Inclusão Regional para o curso – e também a de número 166/2016 – que altera o Instrumento de Inclusão Regional e de igual forma todos aqueles atos normativos decorrentes destas.
Dessa forma, com o cumprimento da decisão judicial (medida cautelar) a divulgação da lista de classificação para o curso de Medicina foi suspensa. Segundo a nota, novas decisões e encaminhamentos serão divulgados por meio de edital no Portal da instituição de ensino.
A lista de classificação deveria ter inicialmente sido divulgada no dia 20/2. Entretanto, nesta data, também pelo portal eletrônico, foi noticiado que a divulgação seria adiada. E que novas informações seriam divulgados na terça-feira, 21/2, e assim ocorreu.
De acordo a técnica em assuntos educacionais da Unipampa, Darlise Ferreira, a suspensão refere-se a pedidos de candidatos já aprovados que se sentiram lesados com as novas normativas de inclusão regional e entraram com mandados de segurança contra a instituição. “No preâmbulo do Edital 54/2017 estão listadas as ações judiciais que acarretaram a suspensão”, disse. Quanto às vagas dos cotistas, “a expectativa da Unipampa é que as vagas dos cotistas sejam mantidas, porém temos que esperar os trâmites dos processos judiciais”.
O início do ano letivo para todos os cursos da Unipampa está previsto em calendário acadêmico para acontecer em 6/3, inclusive para o curso de Medicina.

Entenda
A Unipampa abriu um processo seletivo complementar (nº 24/2017) para o curso de Medicina após integrar 28 novas cidades no Instrumento de Inclusão Regional por meio da Resolução nº 166/2017 do Consuni. Os candidatos destas cidades puderam realizar nova inscrição para concorrer às vagas disponíveis no período de 9/2 a 15/2, no site do Sisu Unipampa,  informando o resultado obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).