quarta-feira, 15 de outubro de 2014

TSE suspende propaganda difamatória de Dilma Rousseff

Em decisão liminar, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga determinou a imediata retirada do ar de propaganda eleitoral em que a coligação encabeçada pela presidente Dilma Rousseff (PT) afirma que o candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) teria construído um aeroporto para “caçar e pescar”. Segundo o ministro, “o formato jocoso e o tom nitidamente difamatório trazem risco imediato à imagem do candidato”.
A coligação de Aécio afirmou que a coligação de Dilma exibiu propaganda com “conteúdo sabidamente inverídico, produzida para transmitir ao eleitor a informação de que Neves teria usado dinheiro público em benefício próprio”. A propaganda foi exibida em emissoras de rádio, no dia 10/10.
Além de pedir a suspensão, Aécio e coligação solicitaram que o TSE concedesse direito de resposta, mas o Ministro afirmou que o direito de resposta para reconhecimento em sede de medida liminar, para ser concedido deve tratar de propagação de mensagem ofensiva ou afirmação sabidamente inverídica, ou seja, que não dependa de investigação. A propaganda em questão trata de “episódio fartamente explorado pelos meios de comunicação e recentemente apreciado pelo Ministério Público Federal”. Para ele, trata-se de “fato já desvendado, que não se ajusta à mensagem propagada pela peça publicitária”, concluiu.

Poluição sonora: Audiência pública resulta em operação conjunta


Pelotão Ambiental, SETRAN, Secretaria de Meio Ambiente e Brigada Militar deverão trabalhar em uma operação conjunta visando inibir a frequência de desrespeito às leis de poluição sonora no município, além do trabalho de conscientização com entidades poluidoras e encaminhamento ao Ministério Público. 
As ações foram acertadas durante a audiência pública sobre o tema, realizada pela Câmara de Vereadores, por proposta do vereador Irani Fernandes (PP).
Durante a debate, uma série de situações foram relatadas pela comunidade, que caracterizam o descumprimento às leis que normatizam o controle sonoro, causando constrangimentos e perturbação.Dentre as questões levantadas pelos órgãos, e alegadas como dificultosas para a fiscalização e autuação, está a falta de decibelímetros (equipamento utilizado para medição da intensidade de sons); limitações do efetivo de militares; e inexistência de ações conjuntas da fiscalização. Para os órgãos, é consensual que, a maior parcela de poluição sonora vem de carros com som alto, estabelecimentos 24h e boates.
Outra questão destaca foi a importância das denuncias para a tomada de providencias pelos órgãos, porém, faltou a solução para um dos principais aspectos. Se, por exemplo, um vizinho estiver perturbando com som alto, a presença, da Brigada Militar, somente ocorrerá se a vítima identificar-se, o que na grande maioria dos casos não acontece, pelo temor de represálias.

Schneider recebe homenagem do prefeito de São Borja


O prefeito Luiz Augusto Schneider participou no sábado, 11/10, da Fenaoeste, exposição-feira da cidade de São Borja. A convite do prefeito da cidade vizinha, Farelo Almeida, Schneider participou de um almoço de confraternização que teve ainda a participação do prefeito de Maçambará, Aldérico Copatti, e do vice-prefeito de Unistalda, Moises Soares Gonçalves. O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes o acompanhou no encontro, que contou também com a participação do secretariado são-borjense e dos vereadores Adão Santiago, Celso Lopes, João Luiz Dornelles e Carmelito Lunardine.
Na ocasião, Schneider recebeu uma homenagem pela parceria e disposição que vem mantendo com a administração da cidade vizinha. “O objetivo hoje é aproximar os municípios da região e, agradecer, especialmente o prefeito Schneider, pela parceria que sempre manteve conosco, além de nos colocarmos a disposição para o que for necessário”, disse Farelo. Ao fazer uso da palavra, Schneider agradeceu e destacou a importância dos municípios vizinhos na caminhada pelo curso de medicina do campus local da Universidade Federal do Pampa. “No ano passado, quando estivemos visitando as cidades da região, a primeira cidade em que estivemos foi São Borja e, fomos muito bem recebidos; tivemos uma resposta positiva daquele encontro, assim como foi nas demais cidades da região”, destacou.
A programação teve ainda um passeio pelo parque, quando as lideranças políticas visitaram diversos stands da feira, entre eles o do Sindicato Rural, organizador do evento, onde também estavam presentes lideranças do setor em Uruguaiana, como o presidente do Sindicato Rural, João Paulo “Kaju” Schneider da Silva.

Detran vai leiloar mais de mil veículos e sucatas

O Detran/RS promove, no mês de outubro, dois leilões reunindo sucatas e veículos de sete Centros de Remoção e Depósitos (CRDs) do Estado. No total, serão ofertados 1.064 itens retidos administrativamente e não reclamados pelos proprietários. 
Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para reciclagem ou veículos com documentação (aptos para voltar à circulação), sem restrições policiais e/ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira. 
O primeiro leilão do mês acontece em Lajeado, no dia 08, e terá, no total, 275 bens para arremate. No dia 22, ocorre leilão em Uruguaiana, com 789 itens.
Tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar, no ato, RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica. 
Os veículos permanecem em exposição nos depósitos de origem, no dia anterior aos leilões, à disposição dos interessados para visitação, sempre em horário comercial.

Nível do Rio Uruguai segue 9 metros acima do normal

O Rio Uruguai está 9 metros acima do normal e demora a baixar na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. 200 pessoas continuam desalojadas em Uruguaiana, e a enchente já dura duas semanas no município. Além da água, o lixo invadiu muitas casas. Em três dias, a água baixou apenas um metro. 
Nos bairros, a água se mistura ao esgoto e ao lixo doméstico, o que preocupa principalmente quem tem criança. Móveis, roupas e eletrodomésticos estão espalhados. A Prefeitura orienta as famílias a realizarem a limpeza das residências antes mesmo de retornar aos seus lares. Também é importa estar atento a reações infecciosas como diarréia, vômito e febre. Ao perceber sintomas como este, o correto é procurar um profissional médico.

Justiça desativa balanças do Dnit


A Justiça do Trabalho considerou ilegal a contratação de funcionários terceirizados para trabalhar em vários cargos em postos de pesagem de veículos controlados pelo Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte (DNIT). A informação é do engenheiro do Dnit em Uruguaiana, Maicon Willig. Segundo eles, a exemplo do que acontecesse no restante do País, quatro postos de pesagens existentes na BR 290, sob jurisdição do escritório local foram fechados. 
As balanças estão localizadas na entrada de Uruguaiana; entre Uruguaiana e São Gabriel; Uruguaiana e Alegrete e Alegrete e Rosário. 
O DNIT terceirizou os cargos de chefe de posto, chefe de equipe, emissor operador de equipamento, fiscal de pista, motorista e auxiliar de serviços gerais. Por considerar ilegal essa contratação, o Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública e, Brasília. 
Ao analisar a Lei 10.233/2001, que trata das atribuições do DNIT, o magistrado revelou que não há como negar que as operações realizadas por estes profissionais, em postos de pesagem nas rodovias federais, são todas de caráter finalístico. Segundo ele, as funções até poderiam ser consideradas atividades meio em várias outras áreas institucionais do Poder Executivo, mas não em se tratando do órgão responsável pela fiscalização das rodovias federais.
Além disso, o juiz lembrou que, entre as atividades terceirizadas constam as de fiscalização, ou seja, cargos que exercem o mais puro e induvidoso exercício do Poder de Polícia, que não pode ser objeto de terceirização. O exercício do Poder de Polícia envolve típica manifestação da soberania nacional, a qual não se terceiriza, explicou o magistrado.
A terceirização envolve nítida violação ao princípio do concurso público, previsto no artigo 37 (inciso II) da Constituição Federal, disse o juiz, para quem a atividade objeto da terceirização no DNIT deveria ser realizada por servidores ocupantes de cargo público em provimento efetivo e concursados.
Pela sentença, o DNIT deverá pagar indenização para compensação de dano moral coletivo, no valor de R$ 1 milhão, a ser revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador(FAT), e ainda se abster de firmar contratos ou prorrogar contratos que tenham como objeto a terceirização desses cargos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por trabalhador envolvido.
Segundo o engenheiro do Denit local, o Departamento busca reverter a situação através de liminar. Enquanto isso, as balanças continuam desativas.

Alta umidade no Estado dificulta implantação dos grãos de verão

A semeadura da safra 2015 tem enfrentado algumas dificuldades neste início do processo. As condições meteorológicas ocorridas até o momento estão dificultando a implantação dos grãos de verão. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, no arroz essa situação pode ser observada do Centro para o Oeste do Estado, onde as chuvas dos últimos dias foram mais intensas e persistentes. Já, do Centro para o Leste o plantio pode ser efetuado mais a contento, uma vez que a umidade se mostrou menor, facilitando assim a entrada das máquinas. Como média geral, o percentual de área semeada atinge no momento 15% do total projetado para esta safra, uma diferença de oito pontos percentuais a menor em relação à média dos últimos anos.
O feijão da primeira safra foi outra cultura que teve o plantio retardado em função das condições meteorológicas adversas, principalmente no Noroeste do Estado. Em termos gerais, o percentual de área semeada chega a 15% do total de 48,6 mil hectares projetados para esta safra. Esse avanço foi verificado principalmente no Centro e na Serra, onde as chuvas não foram tão intensas. As lavouras recém-plantadas não enfrentam dificuldades na germinação.
Nas lavouras de milho situadas no Oeste do Estado, as altas precipitações podem ter lixiviado boa parte da adubação nitrogenada efetuada recentemente, diminuindo a eficiência da mesma; isso poderá acarretar um aumento nos custos de produção devido à necessidade de reaplicação desses insumos. Apesar disso, o plantio desta safra se encontra à frente do ano passado, atingindo no momento 58% da área prevista.
Culturas de inverno
A canola encontra-se na fase de enchimento dos grãos e maturação, com a presença de doenças fúngicas e bacterianas, necessitando de controle químico. As últimas chuvas ocorridas danificaram as lavouras com o acamamento das plantas. Em algumas lavouras se observa queda na produtividade, que atualmente está estimada, como média estadual, em 1.400 kg/ha.
Devido ao clima, os triticultores estão aumentando o número de aplicações de fungicidas com o objetivo de controlar ferrugens e doenças das espigas, fazendo com que os custos de produção desta safra, segundo produtores e técnicos, sejam mais elevados em comparação aos do ano passado. Além disso, as chuvas excessivas registradas em regiões importantes prejudicaram muito a cultura, pois provocaram o acamamento das plantas em alguns casos, o que aumentou a incidência de doenças e a perda na qualidade dos grãos, principalmente nas áreas que já estão prontas para a colheita. O percentual de lavouras que se encontra nessa fase atinge 8% do total. Outros 65% estão em fase de formação de grão, tendo ainda 20% em floração e 7% em desenvolvimento vegetativo.
Fruticultura
Na Serra gaúcha, se aproxima o final da colheita da principal variedade de citros cultivada na região, a bergamota montenegrina. As plantas estão com elevada carga de frutos, de calibre mediano e isentos de danos causados por pragas e moléstias e apresentam bom aspecto, sem problemas fitossanitários. Segue em ritmo acelerado a colheita das variedades de laranja de umbigo tardia, como a nave late e a monte parnaso. Por hora, não tem havido relatos de ocorrência da mosca das frutas – a praga mais temida pelos fruticultores – nas armadilhas de monitoramento.

Seguro será requerido pela internet a partir de 2015


A partir de abril do ano que vem, os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web. O aplicativo está disponível no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho.
A determinação está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, publicada na edição de hoje (10) do Diário Oficial da União. Até 31 de março, os formulários de requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa impressos em gráficas ainda serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho.
O aplicativo permite o preenchimento do requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados.

Em assembleia, trabalhadores do Banrisul decidem continuar a greve


Os trabalhadores do Banrisul rejeitaram novamente a proposta da diretoria do banco e optaram por permanecer em greve por tempo indeterminado. A votação foi feita em assembleia no Clube do Comércio por volta das 16h30min de segunda-feira, quando a paralisação comple duas semanas. 
Os funcionários consideraram que houve pouco avanço em relação à última proposta, rejeitada na semana passada. A proposta atual o banco, feita após reunião mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT) na sexta-feira, oferece um reajuste salarial de 8,5%, de 9% para os pisos da categoria, de 12,2% para o vale-refeição, e de 8,5% para a 13ª cesta-alimentação (benefício pago junto ao 13º salário).
O banco ainda oferece índice de 1,8% do lucro líquido para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e de um cronograma para elaboração do plano de carreira, que havia sido retirado da proposta anterior para o Acordo Coletivo de Trabalho. Além de rejeita a proposta, os grevistas aprovaram um calendário de mobilização. Haverá assembleia diárias nesta semana, plenária em frente ao prédio da Direção Geral (DG) na quarta-feira e passeata na sexta-feira dia 24.
Os funcionários do banco estadual são os únicos ainda paralisados no Rio Grande do Sul. Os trabalhadores do Banco do Brasil aceitaram proposta anterior e reabriram as agências na quarta-feira. Os funcionários da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados da Capital já haviam decidido pelo fim da paralisação no início da semana.

Iluminação precária facilita assalto a Plantão na Dr. Maia

A vítima relatou que estava em seu local de trabalho, quando dois homens armados chegaram anunciando assalto. Armados com revolveres, eles ordenaram que a vítima entregasse o dinheiro que estava no caixa. O fato ocorreu na noite de domingo, na Rua Maia, num plantão de bebidas. Os bandidos fugiram levando a quantia de R$ 600, celulares e notebook. As ações dos bandidos naquela rua é facilitada devido a falta de iluminação pública. Os bandidos se concentram no Parcão e na Rodoviária, de onde visualizam e escolhem suas vítimas.

Companheira do professor pedófilo foi inocentada

Ana Paula Biachi, à época companheira do professor Henrique Beheregaray, foi absolvida no processo que resultou na condenação do professor com pena de mais de 40 anos. 
O crime ocorreu em 2012 quando, após denúncias, uma forte investigação da Polícia Civil resultou na prisão de Henrique por estupro de uma estudante de 13 anos.
Ao cumprir mandado de busca e apreensão na casa do professor, a Polícia Civil encontrou vídeos e fotografias que comprovavam a prática criminosa. A delegada Ana Pipi, responsável pela investigação, apontou Ana Paula como cúmplice de Henrique, dizendo inclusive que ela escolhia as meninas que o companheiro devia assediar, bem como às levava para os encontros.
Henrique foi preso naquela oportunidade, mas Ana Paula não teve prisão decretada. No julgamento em primeiro grau, Ana Paula foi condenada, porém inocentada em grau de recurso.

De volta ao xadrez


Na noite de domingo, no local conhecido como Cibrazem, a Brigada prendeu um sujeito que não cumpria determinação judicial. Conforme a Justiça, ele não deveria estar em via pública naquele horário, por cumpria pena em regime domiciliar. O homem que estava numa motocicleta, foi identificado e encaminhado ao Instituto Penal de Uruguaiana.

Governo dá início à nomeação de 602 agentes penitenciários concursados


Começou nesta segunda-feira (13), o processo de nomeação dos aprovados no concurso para agente penitenciário da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). De 13 a 22 de outubro, os novos servidores realizarão perícia médica e farão entrega de documentação na sede da Susepe. A posse dos aprovados será no dia 29 de outubro, quando inicia o curso de formação, realizado pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP).
O concurso, realizado em junho, preenche 602 vagas para agente penitenciário, com salário inicial de R$ 3.190,89, e carga horária de 40 horas semanais. Os novos servidores da Susepe vão trabalhar em diversas unidades prisionais do RS, principalmente nos novos presídios construídos recentemente, como a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, a Penitenciária Estadual de Canoas I e o Complexo Prisional de Canoas.
Leonardo Alves Vaz, 33 anos, natural de Bagé, ressalta que sua expectativa em relação à nova função é de uma ascensão na carreira. Naine dos Santos, 24 anos, natural de Frederico Westphalen, falou de uma experiência diferente, e agora aguarda o curso de formação. Já Renan Ferreira, 26 anos, é natural do Rio de Janeiro e mora há cinco anos em São Gabriel. Militar do exército, enfatizou que este era um concurso muito esperado e, segundo ele, o sistema prisional do RS é melhor que o de seu estado natal. “Gosto da área da segurança pública, por isto fiz o concurso e minha expectativa é a melhor”, disse Susane Rodrigues dos Santos, 25 anos. Irineu Koch, diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, ressalta a importância do ingresso dos novos servidores, que vão atuar principalmente nas novas casas prisionais. Koch enfatiza, ainda, que além dos 602 novos agentes, serão nomeados mais 798 aprovados no concurso, para suprir as necessidades da Susepe na administração dos presídios em diversas regiões do RS.

190 em ação

Furto
A bolsa de uma mulher foi furtada de dentro do seu veículo na sexta-feira, na Rua Venâncio Aires. Segundo ela, ao se ausentar por 15 minutos, o automóvel teve o vidro arrombado. Na bolsa estava a quantia de R$ 1.200, e 600 pesos argentinos. Também estavam agenda, chaves e documentos pessoais na bolsa. 

Ameaça
A vítima relatou à Polícia que ao levar um passageiro ao Bairro Santo Inácio, foi vítima de ameaça. Segundo ele, o sujeito de nome Anderson o ameaçou com um facão. O motivo teria sido o fato de a vítima ter saído com a namorada do agressor. Além de Anderson, outros dois jovens são citados na ocorrência. 

Difamação 
A proprietária de uma loja está sendo acusada pela ex-funcionária de calúnia e difamação. Ela teria dito a outras pessoas que a vítima tem vários amantes. A ex-funcionária vai à Justiça contra a empresária, pois se diz satisfeita com a rescisão, mas indignada com a ofensa. 

Furto
O comunicante informou que sua residência foi arrombada pela porta dos fundos. Furtaram: uma Televisão 14”, marca Philips e um DVD marca Philips.

Acidente 
Relata a vítima que deslocava-se em sua bicicleta pela Rua Estilac Leal, quando no cruzamento da Rua Domingos de Almeida, surgiu uma motocicleta que bateu em sua bicicleta. A vítima caiu, ficando com escoriações. 

Barraco
A Brigada atendeu a uma ocorrência na noite de sábado, numa wiskeria, na Rua XV de Novembro. Segundo uma das meninas que trabalho no local, ao se negar a usar drogas junto a dois clientes, ela foi agredida por eles. Durante a ação da Polícia, um dos clientes tentou reagir, investindo contra um dos brigadianos. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia. 

Embriaguez
Na Rua General Canabarro, no domingo, um homem foi preso por dirigir sob efeito de álcool. Ele estava numa motocicleta quando foi abordado. 

Porte ilegal de arma
Na manhã de domingo, na Rua Albertino Pires, foi preso L.B.F por portar um revólver cal. 22 de fabricação Argentina. O revolver possuía cinco munições intactas e uma deflagrada. 

Ameaça
A Brigada registrou uma ocorrência de ameaça praticada por um soldado do 22 GAC. A vítima teria relatado à Polícia que ao cruzar pelo militar na rua, ele indagou porque ela o encarava e logo em seguida vítima passou a ser agredida sem motivos. Segundo relatante, agressor tem aproximadamente 30 anos.

Painel Ed.2358

Militância fora do foco


Ainda não caiu a fixa no PMDB de Uruguaiana. Sartori levou o primeiro turno, mesmo sem o apoio local, que já estava fechado com Ana Amélia e más companhias. Agora é outra eleição, claro, e enquanto os acertos não forem feitos, parece que ninguém vai segurar a bandeira. Por hora, o PMDB só conta com a turma do “Mimo”.

Festival do Rio Uruguai

O IV Festival do Rio Uruguai foi realizado na noite de sexta-feira, 11/10, na Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU). Foram dez canções e R$ 2,6 mil de premiação, além dos troféus. O evento teve como jurados, Colmar Duarte, Gabriel Oldani e Fernando Pereira da Silva.

Site
O site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já está funcionando normalmente, após ficar o final de semana com a maior parte de seus recursos indisponíveis. O problema ocorreu em razão de uma manutenção do departamento de informática, que trabalha na modernização e melhoria de serviços prestados aos cidadãos.

Recuperação
Parece que aos pouquinhos, a venda de ingressos para o Carnaval Fora de Época começa a se recuperar do desastroso início. Mas ainda está longe de igualar-se a anos anteriores.

Salvo-conduto
A partir do dia 21/10, nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em flagrante delito ou sentença condenatória por crime inafiançável. O salvo-conduto vale até a terça-feira após o segundo turno e está instituído por lei, visando garantir a inibição de retaliações ou algo similar.

Pra quem será!
Por mais que se pergunte, ninguém tem a resposta. Qual foi mesmo a instituição para a qual a ex-primeira dama, ex-secretária de Ação Social e futura ex-deputada, Elisabete Felice, doou o salário recebido por oito anos como secretária municipal?

Segundo turno
Acontece no domingo, 26/10, o segundo turno das eleições gerais de 2014. No Rio Grande do Sul, além do voto para presidente, haverá o voto para governador.

Até quando?
Há grande expectativa da chegada das contas de Sanchotene Felice para análise agora que o ex-prefeito não foi eleito deputado. Até quando ainda haverá espera?

Utilidade Pública
Estão abertas as inscrições para Estágio na Secretaria de Educação, através de Convênio CIEE/Prefeitura. Maiores informações com Rose no Setor de Estágios da Semed: 3411-1909, 3411-8304 e 3412-3172.

Em cana
O advogado Maurício Dal Agnol continuará preso. O Tribunal de Justiça julgou o Habeas Corpus e confirmou a decisão liminar, de manter a prisão preventiva. Dal Agnol responde a vários processos por apropriação indébita e estelionato, entre outros.

Bares I
Acontece nesta quinta-feira, 16/10, o segundo leilão de bares do Carnaval Fora de Época 2015. Ainda há quatro unidades disponíveis. Para os bares A 05 e A 06, o lance mínimo é de R$ 3 mil, e para os bares B 01 e B 02, o mínimo é R$ 2 mil.

Bares II
O leilão acontece as 15h, na sede da Comissão de Carnaval, Rua Flores da Cunha, próximo à Nicola Veículos. Os interessados devem pegar a ficha de proposta com antecedência, ou na sede, ou nos sites do Carnaval e da Prefeitura, e levar já preenchida com nome, CPF e o valor, em um envelope fechado.

Bares III
A expectativa é de que os quatro pares sejam arrematados, já neste certame. No primeiro, foram seis bares vendidos. O pagamento pode ser à vista ou em cinco parcelas. Neste caso, o pagamento da primeira deve ser feito em até 48h após a emissão do boleto.

Vencedores I
A canção “O Poeta Maior”, de Silvio Aymone Genro e Arlindo Almeida Jr., com música de Cléber Soares, venceu o IV Festival Temático do Rio Uruguai, na última sexta-feira.

Vencedores II
O segundo lugar ficou com “Do lado de cá do rio”, e o terceiro foi conquistado por “Barcos de Papel”, letra de Armando Vasques e música de Jander Pereira Fagundes.

Vencedores III
Com letra de José Luiz Villela e música de Cléber Soares, a composição “Piratas de Chalana”, foi escolhida pelos jurados como o Melhor Tema Ecológico e recebeu o troféu Kenelmo Alves.

Vencedores IV
O prêmio de Melhor Intérprete ficou com Luiz Fernando Baldez que defendeu a canção “O Poeta Maior”, conquistando o troféu Juraci Luques Jacques.