quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Município recebe veículo para a saúde

A secretaria de Saúde recebeu nesta manhã um veículo para uso exclusivo do setor DST/AIDS, que deverá ser empregado em ações programadas do setor, visando à prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis, a educação permanente e a realização dos testes rápidos de Hepatite, Sífilis e HIV, cujo resultado fica pronto em 15 minutos.
De acordo com a secretária Saionara Marques Almeida dos Santos, o furgão foi adquirido com verba federal, do Ministério da Saúde, e tão logo seja emplacado, o veículo entra em operação.

Legislativo discutirá poluição sonora em audiência pública

A poluição sonora será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, às 19h30min. Serão tratadas questões relacionadas à ao assunto, por autoridades e a comunidade em geral, que pode participar. O objetivo é buscar alternativas para o cumprimento da legislação sobre a emissão de som em veículos comerciais e particulares.
A audiência é uma proposição do vereador Irani Fernandes que, ao justificar, frisou a importância do debate neste momento de proximidade do carnaval, além do transtorno constante provocado por automóveis com som potente durante a madrugada.
Atualmente, uma das principais reclamações da população gira em torno das denúncias para o 190 da Brigada Militar. O serviço existe e a Brigada Militar atende aos chamados, mas exige a identificação do denunciante. “Tenho esse problema com vizinhos, mas como vou chamar a Brigada e denunciar?”, diz uma moradora da Rua Fernando Ferrari. Tais questões poderão ser colocadas em pauta durante a audiência.

Câmara fará reunião sobre desenvolvimento da piscicultura

A Câmara de Vereadores será sede de uma reunião sobre a piscicultura no município, como terceiro ramo do agronegócio na fronteira oeste. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Ictiologia, Limnologia e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (Nupilabru) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
A reunião acontece nesta quarta-feira, 10/9, no plenário da Casa Legislativa, a partir das 10h. No encontro será apresentado um programa que projeta a diversificação da economia rural através da produção de peixes nativos da região, ainda a ser desenvolvido. A atividade de ensino, pesquisa e extensão dá seguimento à capacitação continuada de produtores rurais e pescadores, visando o desenvolvimento de alternativas de emprego e renda familiar pelo cultivo de peixes e aproveitamento de subprodutos do pescado.
Incentivado pela Prefeitura, através da secretaria Agricultura, já há no município um projeto na área, que vem dando resultados positivos. 
Trata-se do primeiro abatedouro de peixes da região, que já é fornecedor de redes de supermercados do município. A empresa também trabalha com a venda de alevinões – tanto de espécies nativas, quanto espécies exóticas.

Imposto Territorial Rural: Prefeitura intima produtores para esclarecer declarações


A Prefeitura Municipal está realizando intensa fiscalização aos contribuintes em malha do Imposto Territorial Rural (ITR). Embora seja um imposto federal, desde 2008, um convênio entre Receita Federal do Brasil e Prefeitura Municipal autoriza o município a realizar tal fiscalização. O mesmo documento também garante o repasse de 100% do que é arrecadado com este imposto ao município, e não 50% como normalmente ocorre.
De acordo com o secretário de Fazenda, Luiz Henrique Fanti, há 165 contribuintes nesta situação. Eles terão de comparecer no setor de ITR da secretaria Municipal de Fazenda, dentro de 20 dias a contar da data de intimação, para comprovar a declaração de ITR realizada nos anos de 2009, 2010 e 2011. 
Juntamente com o termo de intimação fiscal, o contribuinte recebe a lista de documentos que deve apresentar à Secretaria, comprovando as informações declaradas.
Entre as declarações em malha, conforme Fanti, há valores que variam entre R$ 20 mil a R$ 4 milhões. O não atendimento no prazo fixado resultará no lançamento de ofício, e respectiva cobrança destes valores pela Receita Federal, que posteriormente repassa os valores arrecadados ao município.

Projeto crescer traz novos cursos gratuitos para Uruguaiana

Visando sempre melhorar o acesso a qualificação profissional e assim ter um melhor encaminhamento ao mercado de trabalho, o Projeto Crescer mais uma vez com o apoio do Círculo Operário, esta realizando sua terceira edição na cidade. Nos dias 15, 16 e 17 de setembro serão ministrados cursos de qualificação profissional aberto a toda a comunidade. As aulas serão ministradas nos turnos da tarde (telefonista, recepcionista e técnicas administrativas), e no período da noite (atendimento ao cliente e técnicas administrativas). As inscrições podem ser feitas no Círculo Operário que fica na Rua 15 de novembro 2594. O aluno pode ter mais informações e reservar sua vaga pelo telefone (55) 99614087. O investimento para a comunidade participar dos cursos do Projeto Crescer é de apenas 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias carentes do município. Os cursos são abertos à toda a comunidade independente da idade e escolaridade. 
Segundo Rodrigo Souza, coordenador do Projeto Crescer, esses cursos trarão conhecimento aos participantes que terão seus currículos encaminhados uma Agência de empregos RH ÚNICA, que é conveniada com o Projeto em todo e Estado.

Anvisa proíbe distribuição e venda de produto alimentar infantil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização do produto Alimento em Pó para Dietas com Restrição de Fenilalanina, da marca Profenil 2, lote 2P082. A validade do lote é fevereiro de 2016. O produto é indicado para crianças de 1 a 8 anos de idade.
A resolução com a determinação da Anvisa está publicada na edição de ontem (8) do Diário Oficial da União. O produto é fabricado por Dynamic Lab Indústria Farmacêutica e o detentor da marca é a empresa Edetec Indústria Alimentícia.
A decisão da Anvisa foi tomada a partir de relatório de ensaio emitido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) que não identificou no produto a presença do aminoácido valina, apesar de constar na lista de ingredientes. Constatou também que a presença do aminoácido isoleucina está 117% acima do valor declarado no rótulo do produto. A agência registra ainda que a empresa não solicitou perícia de contrapova, sendo o resultado da análise considerado definitivo.

Ligações irregulares na rede de esgoto causam transtorno aos moradores

Em função das chuvas ocorridas nos últimos dias, o número de reclamações referente ao retorno de esgoto para as residências aumentou. Responsável pelo esgotamento sanitário de Uruguaiana, a Odebrecht Ambiental alerta para o grande número de ligações irregulares que provocam estes transtornos. Um dos principais motivos é o despejo da água da chuva na rede de esgoto, que não é projetada para este fim.
Essa prática, adotada pelo desconhecimento do tema ou por ligações clandestinas, é proibida por lei e passível de punições, pois contribui com o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas, casas e estabelecimentos, além de danificar o sistema de coleta e interferir na estação de tratamento de esgoto. A água da chuva deve ser direcionada para a galeria de águas pluviais. “A rede que está sendo implantada é projetada para recolher o esgoto doméstico, ou seja, dejetos da pia, ralo e vaso sanitário. Qualquer outro descarte, como lixo e água de chuva, ocasionam entupimentos e o retorno do esgoto para as residências dos usuários”, explica Elígio Caon, gerente de operações da Odebrecht Ambiental.
Além da água da chuva, Caon alerta para que os moradores não descartem materiais sólidos no sistema de esgoto sanitário. Para intensificar as ações de educação, agentes socioambientais atuam nos pontos onde ocorrem as obras de saneamento. O objetivo é esclarecer dúvidas dos moradores sobre a importância da conexão correta na rede e os benefícios da coleta e tratamento do esgoto. “A legislação federal prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto para garantir a saúde da população. É importante que os moradores realizem a conexão correta na rede, ajudando a eliminar o esgoto a céu aberto da nossa cidade”, ressalta Anderson Cruz, assistente social da Odebrecht Ambiental.

Abundante em Uruguaiana, o ipê poderá ser usado para combater leucemia


Uma das árvores mais características de Uruguaiana, o ipê poderá se tornar um importante aliado no tratamento de leucemia, tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos, células responsáveis pelo sistema de defesa do organismo. Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) produziram três moléculas derivadas da árvore nativa do cerrado que são capazes de atuar sobre glóbulos brancos cancerígenos, sem afetar as células saudáveis. 
A descoberta poderá ser o caminho para a criação de medicamentos específicos para o tratamento de diferentes tipos de leucemias. O trabalho foi publicado na revista científica European Journal of Medicinal Chemistry.
Os pesquisadores criaram as moléculas da união do núcleo das células de outras duas substâncias - uma delas derivada do ipê - e as testaram em quatro linhagens diferentes de leucemia: duas de linfoide aguda, mais comum em crianças e com prognóstico melhor; e duas de mieloide aguda, mais rara, mas responsável pelos casos mais graves. 
Dos 18 compostos criados, três se mostraram mais potentes e com seletividade maior - atacaram as células cancerígenas e, em menor grau, as células saudáveis. E, principalmente, tiveram comportamento diferenciado em relação às linhagens de leucemia. Uma delas se mostrou 19 vezes mais potente sobre células de leucemia linfoide do que sobre as de leucemia mieloide. 
“É a primeira vez que se investigam as moléculas oriundas dessa estratégia de junção de núcleos em diferentes linhagens de leucemia. E o mais importante é conhecer esse perfil de atividade de acordo com a linhagem. A leucemia é um dos tipos de câncer que mais afetam crianças e, por trás dela, se esconde uma grande diversidade de doenças. O grande problema da terapia é a falta do medicamento específico para cada tipo de leucemia”, afirma o farmacêutico Floriano Paes Silva Junior, chefe do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC.
Natural
As moléculas foram preparadas pelo grupo coordenado pelos pesquisadores Fernando de Carvalho da Silva e Vitor Francisco Ferreira, da UFF, com base no núcleo das células de duas substâncias. Uma delas é derivada de um produto natural extraído do ipê. Esse núcleo pertence à classe química das quinonas. “O que nós queremos é matar as células malignas, mas as quinonas costumam ter baixa seletividade, ou seja, matam também as células saudáveis”, disse Silva Junior.
Os cientistas combinaram, então, o núcleo da quinona com o de outra molécula, chamada triazol, que tem a capacidade de atingir somente as células cancerígenas. Silva Júnior ressalta que esse é o “primeiro passo” para a criação de um fármaco. Mas testes e análises ainda devem levar pelo menos dez anos.

Uso excessivo de descongestionante nasal pode causar doenças


Basta a temperatura cair para muita gente sacar de bolsos e gavetas os frascos de descongestionantes nasais. Com a chegada de noites mais frias, a incidência de gripes, resfriados e alergias respiratórias aumenta. Um prato cheio para apelar para tais medicamentos. No entanto, o hábito de pingar continuamente o remédio no nariz, além de viciar, mascara um enorme perigo para a saúde do coração.
Segundo o Extra, a longo prazo, os efeitos dos descongestionantes elevam o risco de trombose e formação de coágulos. Na mucosa nasal, o uso abusivo provoca uma reação inflamatória, fazendo com que seja preciso quantidades cada vez maiores do remédio para se obter bem-estar. “O alívio da congestão nasal é imediato. Por isso, a pessoa acha que está fazendo um grande negócio. Mas é só um paliativo” diz o otorrinolaringologista Jair de Carvalho e Castro, do Hospital Samaritano do Rio.
Segundo o médico, o correto é buscar ajuda para descobrir e tratar a causa do entupimento das narinas, que pode ser sinusite, desvio de septo ou pólipo nasal, entre outras. Lavar as narinas com soro fisiológico ou solução de água com sal e bicarbonato é uma boa alternativa para aliviar a congestão sem remédios, ensina Jair de Carvalho e Castro. Para quem já se viciou nos descongestionantes, o tratamento é feito com medicamentos orais e injetáveis que visam à recuperação da mucosa do nariz.

Controle do colesterol deve começar na juventude

A receita é bem conhecida: controlar a ingestão de açúcares e gorduras tem reflexos diretos na qualidade de vida. Para isso, vilões da mesa, como refrigerantes, doces e quaisquer alimentos desse tipo devem ficar longe.
Uma prova de que jovens com hábitos saudáveis e que controlam as taxas de colesterol e triglicérides desde cedo já estão se prevenindo de doenças cardiovasculares foi apresentada em uma pesquisa publicada no jornal da Heart Association. Segundo o texto, dois terços da população dos Estados Unidos desconhecem que os fatores de risco de enfarte e derrame (AVC) podem surgir bem antes da fase adulta. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia revela que 40% dos brasileiros têm colesterol elevado – sendo que as mulheres representam 30% desse grupo. Mesmo quem nunca desconfiou pode apresentar o problema – que certamente contribui para as 300 mil mortes anuais por doenças cardíacas no Brasil.
Outros fatores de risco são genética, hipertensão, sedentarismo, diabetes, tabagismo, obesidade abdominal e menopausa. Exercícios físicos regulares, alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), baixo consumo de sal e açúcar contribuem bastante para manter as taxas de colesterol e triglicérides sob controle. Além disso, mudanças de hábitos de vida acabam reduzindo as chances de o indivíduo sofrer enfarte no futuro e ser submetido, por exemplo, a uma angioplastia. Na maioria das vezes, como quem tem colesterol alto não apresenta sintomas, acaba não buscando ajuda médica no momento oportuno nem fazendo exames regularmente.

Depósitos Judiciais poderiam ser usados para pagar precatórios

O Judiciário está comprometido em mediar e participar ativamente das discussões para encontrar soluções para uma dívida líquida e certa conquistada por milhares de gaúchos. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, na abertura do III Fórum da Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas do Rio Grande do Sul. O evento realizou-se Assembleia Legislativa do Estado.
Durante a solenidade, o Presidente do TJ foi agraciado com a Medalha da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa.
O magistrado agradeceu a honraria e defendeu a necessidade de buscar soluções urgentes. 
Citou como possível alternativa o uso de parte dos depósitos judiciais no pagamento dos precatórios. Essas e outras propostas precisam ser analisadas para acelerar o pagamento de precatórios, defendeu.
O Desembargador Aquino lembrou que a Constituição de 1988 assegurou uma série de direitos sociais que, através do Poder Judiciário, estão sendo implementados. O precatório é um direito que precisa ser respeitado explicou. 
Por isso estamos dispostos a contribuir nas soluções que não prescindem da participação de lideranças das entidades envolvidas na cena jurídica.
No ano passado foram pagos mais de R$ 717 milhões correspondentes a 13.960 precatórios. Em 2014, até 5/9, foram pagos R$ 400 milhões de um total de 5.769 precatórios. A estimativa é de que o total do passivo com precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) atualmente supere os R$ 7 bilhões.

Expointer termina com queda de 17% nas vendas


A 37ª Expointer terminou com vendas 17% inferiores às do ano passado. Foram comercializados, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, R$ 2,729 bilhões, contra os R$ 3,29 bilhões da edição passada, um recorde que os organizadores reconheciam ser difícil bater. Mesmo tendo caído nessa comparação, as vendas totais subiram 34% em relação a 2012. Para o economista da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, o setor já previa uma retração de cerca de 19%, desde o ano passado, na venda de maquinário agrícola. “O momento econômico é muito ruim, somado à redução do valor de venda das commodities”, disse, em entrevista coletiva na tarde deste domingo.
Já o secretário estadual da Agricultura, Cláudio Fioreze, festejou o balanço dizendo que “o campo assume cada vez mais o papel de protagonista do investimento e do crescimento do Rio Grande do Sul”. Além disso, lembrou que para não deixar os preços caírem, o Estado assegurou, em leilões, subsídios de R$ 350 milhões na cultura de trigo, R$ 35 milhões na produção de leite em pó e R$ 500 mil na safra de laranja. Fioreze reiterou que uma queda nas vendas já era esperada em função da elevação dos juros de alguns itens, mas avaliou que foi possível comprovar que a agricultura gaúcha não está em crise.
Em máquinas, a Expointer vendeu R$ 2,713 bilhões, contra R$ 3,274 bilhões em 2013. Já a comercialização de animais fechou com saldo de R$ 12,884 milhões, ante os R$ 16,063 do ano passado. O número total de exemplares expostos também caiu, de 4.080 para 3.724. Os resultados positivos vieram em número de visitantes: 445 mil até a coletiva de encerramento da feira. Na edição anterior, 384,5 mil pessoas passaram pelo parque. Durante a semana, na segunda e na quinta-feira, a Trensurb também bateu recorde em passageiros transportados por dia, também em função da Expointer.
Também cresceram as vendas de artesanato – R$ 1,4 milhão – e no pavilhão da agricultura familiar – R$ 1,9 milhão -, contra R$ 980 mil e R$ 1,5 milhão, respectivamente, em 2013. Pela primeira vez, a Expointer mensurou, também, o número de automóveis vendidos na feira: 1037 unidades, negociadas a R$ 80,981 milhões. Ainda na coletiva de imprensa, o subsecretário do Parque Assis Brasil, Adeli Sell, apontou que já há sugestões para melhorias até a próxima edição. Adeli reconheceu que é preciso investir em tecnologia para a venda de ingressos tanto online como em outros pontos da região Metropolitana, a fim de evitar filas. Além disso, admitiu que devem ser criadas filas preferenciais para idosos. O subsecretário também defende alterar a segurança do parque. Conforme Adeli, a empresa terceirizada não prestou um serviço adequado.

Maria da Penha: Lei institucionaliza Ligue 180

A institucionalização do Ligue 180 como um serviço operado pelo governo federal foi comemorada pela bancada feminina no Congresso e por defensores dos direitos das mulheres. A demanda foi aprovada pela Câmara e o Senado a partir de projeto de lei daComissão Parlamentar Mista de Inquérito de Combate à Violência contra a Mulher e sancionada, na quarta-feira (3), pela presidente Dilma Rousseff (Lei 13.025/14).
O Ligue 180 funciona desde 2005, mas antes era vinculado às Delegacias de Atendimento Especializado às Mulheres (Deams) ou às Delegacias da Polícia Civil. Ao passar a operação do serviço ao Executivo e, em consequência, à Secretaria de Políticas para as Mulheres, a nova lei garante mais estabilidade ao 180, na avaliação da presidente da CPMI e coordenadora da bancada feminina, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).
“O importante neste processo de construção de políticas públicas para as mulheres foi, após a aprovação da Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, ter se estabelecido definições de iniciativas que ajudam as mulheres a fazer sua denúncia, a buscar autoridades, tomar iniciativas que a tirem da situação de violência”, destaca.
Para a assessora técnica Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Leila Rebouças, a institucionalização do 180 é mais uma garantia de efetivação das denúncias.
“O 180 garante um atendimento imediato às mulheres. Por ele, elas podem saber onde recorrer, onde estão os serviços mais próximos à sua residência. Agora também, com a sanção da lei, a própria Secretaria de Políticas para as Mulheres pode fazer o encaminhamento, a solicitação do atendimento dessas mulheres nas secretarias de segurança pública e justiça.”
Segundo Leila Rebouças, a importância do Ligue 180 também está nos dados reunidos pela central.

PL torna hediondo crime contra agente público

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7043/14, do deputado Mendonça Prado (DEM-SE), que torna hediondo o homicídio praticado contra qualquer agente do Estado, tanto no exercício de suas funções quanto em razão de suas atividades. A proposta altera a Lei de Crimes Hediondos (8.072/90).
“Uma das formas que temos de cercear a sensação de impunidade vigente é combater a violência contra os agentes estatais, lembrando que são eles que atuam na vanguarda de proteção social”, argumenta Prado. “Já não aceitamos os ataques a aqueles que laboram incansavelmente para a proteção da sociedade”, afirma o autor.
Atualmente, são considerados hediondos os crimes de homicídio qualificado ou homicídio praticado por grupo de extermínio, de latrocínio, de extorsão qualificada, de extorsão mediante sequestro, de sequestro, de estupro, entre outros, todos esses devidamente tipificados no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), tentados ou consumados.

Desarmados e presos


Por volta das 23h, na Rua Borges de Medeiros, bairro Marduque foram presos os indivíduos, J. L. S. P, que portava um revólver cal. 38, com numeração raspada e S. L. S. F, com munição cal. 38. A dupla já possui passagem pela Polícia e após apresentada na Delegacia de Polícia, foi encaminhada à Penitenciária de Uruguaiana;

Foragido é preso pela BM


Na madrugada de domingo, a Brigada Militar efetuou a prisão de um sujeito conhecido como “Micha”. 
O mesmo encontrava-se dispensado do Albergue e deveria estar em sua residência, no entanto foi encontrado em frente a uma festa, no bairro RBS. O sujeito foi encaminhado ao albergue municipal.

Acadêmicos foram condenados por estupro de menor de 12 anos






A Justiça condenou na semana passada, os três jovens responsáveis por um dos casos mais revoltantes da recente história de Uruguaiana no que diz respeito à violência sexual. Trata-se de um crime cometido por três universitários após participarem de uma “festa acadêmica”.
À época, o pai de uma menina, então com 12 anos, relatou o seu desaparecimento ao Conselho Tutelar. Ele deixou a menina na escola Roberval Beheregaray, onde estudava, e não mais a encontrou. A criança, portadora de problemas mentais, apareceu no dia seguinte, quando contou ter sido abusada pelos jovens universitários, após ser abordada na saída da festa que acontecia no Piquete dos Marques, e levada ao apartamento onde eles residiam, na Rua Domingos de Almeida.
De posse de informações quanto ao paradeiro dos estupradores, o delegado Thiago Carrijo foi ao local com sua equipe, onde encontrou os jovens ainda bêbados, em um cenário sórdido, com camisinhas e garrafas espalhadas pela sala. Em depoimento, eles confirmaram haverem mantido relações sexuais com a criança sem saber, no entanto, tratar-se de uma menor.
Os jovens foram presos em flagrante e permaneceram por algumas semanas na Penitenciária Modulada de Uruguaiana, quando tiveram suas prisões relaxadas. Tales Silva Giacominie e Thiago Leal Neves foram condenados a 13 anos de prisão, já Aberlado Pereira Neto recebeu 11 anos. Eles podem recorrer em liberdade.

190 em ação

Furto de veículo 
Um veículo Del Rey foi furtado na manhã de domingo, na Rua Julio de Castilhos. O proprietário disse ter se ausentado por alguns minutos e que ao retornar o veículo já havia sido levado. A vítima não possui suspeitos. O caso foi atendido pela Brigada e repassado para Polícia Civil.

Maria da Penha
Na manhã de sábado, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de Maria da Penha, na Rua Ivo Rodrigues. 
Conforme o boletim, a mulher foi agredida pelo ex-companheiro, sendo que o mesmo não estava quando a Polícia chegou. O sujeito já possui passagem pela Polícia.

Maria da Penha II
Na General Canabarro também houve registro de Maria da Penha. Segundo a vítima, o ex-marido que encontrava-se dispensado do Instituto Penal foi a sua casa e a agrediu. . A Polícia o recolheu novamente ao Instituto.

Furto em veículo
Um veículo foi arrombado na Rua Domingos de Almeida, por volta das 16h de sábado. Do interior, segundo a vítima, foi levada sua carteira contendo dinheiro e documentos. 

Porte de arma
Após denúncia feita via Ciosp, a Brigada abordou um sujeito que conduzia um veículo Saveiro em alta velocidade, na madrugada de sábado. Com ele, a Brigada encontrou uma pistola. O homem foi preso em flagrante. 

Roubo de veículo
Após deixar uma passageira no Loteamento João Paulo II, a vítima foi abordada por dois homens armados, os quais o ameaçaram de morte. A motociclista entregou a moto sem hesitar. 
Os bandidos fugiram na mesma, sendo ela recuperada horas mais tarde, nas imediações.

Painel Ed.2342

Arrogância em foco

A arrogância e prepotência do casal que, com respaldo do povo, e aquiescência dos Vereadores, não só dilapidou os cofres de Uruguaiana, mas deixou dívidas estratosféricas que já comprometem duas gerações de uruguaianenses, deixa qualquer um pasmo. Não bastassem os desvios de recursos ocorridos no Diretório Municipal, o insuperável casal transformou a sede do partido em Comitê eleitoral exclusivo. Sequer Aécio Neves tem vez em Uruguaiana.

Formatura

No último sábado, 30/8, Fernanda Lisboa, filha de Fernando e Ana Lisboa, deixou familiares e amigos orgulhosos com sua formatura em Letras. Os irmãos Franciéllen e Fernando Júnior, juntamente dos filhos Isadora e Afonso, comemoraram muito a conquista, de muitas que estão por vir.

Piá
O Museu do Piá, localizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, no bairro Santo Inácio, foi reinaugurado na última semana, em novas instalações.

Feira
O lançamento da edição deste ano da Feira das Etnias acontece nesta quinta-feira, 11/9, às 19h, no Foyer do Teatro Rosalina Paldolfo Lisboa. Organizada pelas secretarias de Cultura e de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, o evento acontece entre os dias 10 e 12 de outubro, na Praça Barão do Rio Branco.

Esmagado
O Casal Feliz tentou aproveitar o desfile de Sete de Setembro para fazer bandeiraço na Avenida, mas não conseguiu fazer nem bandeirinha. A exemplo do que aconteceu durante o desfile da educação infantil, a trupe de Luís Carlos Heinze tomou conta do evento.

Sobe I
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, divulgado nesta sexta-feira, 5/9, pelo MEC indicou melhoria da educação da rede estadual no RS, nos três níveis avaliados. Este é o melhor resultado da rede estadual desde a criação do Índice, em 2005.

Sobe II
Nos Anos Iniciais, o Ideb passou de 5,1, em 2011, para 5,5 em 2013; nos Anos Finais, de 3,8 para 3,9; e no Ensino Médio, passou de 3,4 para 3,7 em 2013.

Sobe III
Com os resultados, o Ensino Médio da rede estadual saltou oito posições, passando do 10º para o 2º lugar entre as redes estaduais brasileiras.

Chama
A chegada da Chama Crioula acontece no próximo sábado, 13/9, frente à Casa do Tradicionalista, na Praça Farroupilha. Por tratar-se de um sábado, a Comissão Organizadora dos Festejos da Semana Farroupilha antecipou o horário de chegada para às 18h.

Balé I
Seguem abertas até o dia 30/9 as inscrições para o Balé Municipal de Uruguaiana. Formado por 30 componentes, o Balé será dirigido por Mabel Pimental e Oscar Murillo, fundadores do consagrado Balé de Brandsen, de Buenos Aires.

Balé II
As aulas terão início no próximo ano. Podem se inscrever jovens de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos. As inscrições estão sendo feitas na secretaria de Cultura, na Rua Duque de Caxias, 1700.

Festival I
Encerram nesta sexta-feira, 12/9, as inscrições para o IV Festival Temático do Rio Uruguai. A triagem será feita no dia 17/9, na secretaria de Cultura. O evento acontece no dia 11/10, na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU).

Festival II
A premiação será de R$ 1 mil para o primeiro colocado, R$ 600 para o segundo e R$ 400 para o terceiro. Melhor Intérprete e Melhor Tema Ecológico também serão premiados, com R$ 300 e troféu.

Abertura
O Mercado Público Municipal realizará evento com apresentações artísticas e culturais, na manhã de sábado, 13/9, em razão da abertura da Semana Farroupilha. O evento acontece às 10h.

Empáfia
“Enquanto eu tiver forças para brigar por esse país, não vou permitir que aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos voltem”. O quadrilheiro imbecil, venerado por eleitores mais imbecis ainda, quer dividir a história do Brasil entre antes e depois dele.

Brique
Neste domingo, 14/9, acontece o Brique da Praça, das 15h ás 19h, reunindo feira de artesanato e apresentações culturais; e obras como pinturas, bordados, crochê, tricô, esculturas, placas esculpidas em madeira, além de brechó, venda de compotas, pães, salgados e doces caseiros.

Desfile
No domingo, 14/9, haverá desfile Farroupilha no interior do município. O evento acontece na localidade do Plano Alto.

Desce
Mesmo com o bom resultado em nível estadual, Uruguaiana piorou muito no Ideb nos Anos Finais. Caiu de 3,8 em 2011 para 3,7 – bem abaixo da meta de 4,3.