quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Controle do colesterol deve começar na juventude

A receita é bem conhecida: controlar a ingestão de açúcares e gorduras tem reflexos diretos na qualidade de vida. Para isso, vilões da mesa, como refrigerantes, doces e quaisquer alimentos desse tipo devem ficar longe.
Uma prova de que jovens com hábitos saudáveis e que controlam as taxas de colesterol e triglicérides desde cedo já estão se prevenindo de doenças cardiovasculares foi apresentada em uma pesquisa publicada no jornal da Heart Association. Segundo o texto, dois terços da população dos Estados Unidos desconhecem que os fatores de risco de enfarte e derrame (AVC) podem surgir bem antes da fase adulta. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia revela que 40% dos brasileiros têm colesterol elevado – sendo que as mulheres representam 30% desse grupo. Mesmo quem nunca desconfiou pode apresentar o problema – que certamente contribui para as 300 mil mortes anuais por doenças cardíacas no Brasil.
Outros fatores de risco são genética, hipertensão, sedentarismo, diabetes, tabagismo, obesidade abdominal e menopausa. Exercícios físicos regulares, alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), baixo consumo de sal e açúcar contribuem bastante para manter as taxas de colesterol e triglicérides sob controle. Além disso, mudanças de hábitos de vida acabam reduzindo as chances de o indivíduo sofrer enfarte no futuro e ser submetido, por exemplo, a uma angioplastia. Na maioria das vezes, como quem tem colesterol alto não apresenta sintomas, acaba não buscando ajuda médica no momento oportuno nem fazendo exames regularmente.

0 comentários: