quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Boate Kiss: Confira como está cada um dos processos sobre a tragédia quatro anos depois

O processo principal está em fase de recurso no TJ. Os quatro réus lutam para não ir a júri popular

Gabriela Barcellos

Quatro anos depois da tragédia que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas, na Boate Kiss, em Santa Maria, os dois donos da casa noturna e dois dos músicos integrantes da banda Gurizada Fandangueira seguem lutando judicialmente para não serem julgados pelo Tribunal do Júri. No ano passado, o juiz de primeiro grau, Ulysses Fonseca Louzada, expediu a sentença de pronúncia dos quatro homens, os mandando a julgamento pelo júri popular. As defesas recorreram ao Tribuna de Justiça do Rio Grande do Sul, que ainda não julgou o recurso. O processo principal, na esfera criminal, tramita na 1ª Vara Criminal de Santa Maria.
O incêndio
O incêndio completa quatro anos amanhã, 27/1, e ocorreu durante uma festa universitária, com show da banda Gurizada Fandangueira. Durante a apresentação, o grupo utilizou um tipo de fogo de artifício (conhecido como “chuva de prata”) que atingiu o teto da danceteria, dando início ao incêndio.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, as centelhas entraram em contato com a espuma altamente inflamável que revestia parcialmente paredes e teto do estabelecimento, principalmente junto ao palco, desencadeando o fogo e a emissão de gases tóxicos.
Processo principal
O processo principal tem 96 volumes e mais de 20 mil páginas. Os empresários Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da boate, e os músicos Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, respondem por 242 acusações de homicídio duplamente qualificado consumados e 636 acusações de tentativa de homicídio duplamente qualificado.
Ao longo desses quatro anos, mais de 200 depoimentos foram tomados – inclusive em Uruguaiana –, vítimas (114), testemunhas (68), peritos (18) e réus (4). No dia 27 de julho do ano passado, Ulysses Louzada pronunciou os réus.
Os réus ainda recorreram em 1ª instância, alegando omissão, contradição e ambiguidade na decisão. O pedido foi negado pelo magistrado, em 10 de agosto. Inconformadas, as defesas recorreram ao Tribunal de Justiça. O Recurso em Sentido Estrito foi protocolado no dia 30/11/16, junto à 1ª Câmara Criminal do TJRS, e será pautado em data ainda a ser definida.
Bombeiros
O ex-chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional dos Bombeiros de Santa Maria, major Gerson da Rosa Pereira, foi condenado a seis meses de detenção pelo delito de fraude em documentos relacionados ao inquérito policial que apurou as causas do incêndio na Boate Kiss.
A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade e o réu pode apelar da sentença em liberdade. A decisão também é do juiz Ulysses Fonseca Louzada, datada de 27 de outubro de 2015.
A defesa do réu Gerson apelou (Embargos de Declaração) da sentença de 1° Grau ao TJ, postulando a substituição da pena de prestação de serviços comunitários por pena pecuniária. O pedido foi negado pela 4ª Câmara Criminal do TJRS, em 15 de dezembro do ano passado, que manteve a decisão de Ulysses Louzada.
A defesa também recorreu, através de Recurso em Sentido Estrito, questionando a decisão condenatória. Esse recurso será analisado pela 1ª Câmara Criminal, em data ainda a ser definida.
Já o bombeiro Renan Severo Berleze teve extinta sua punibilidade, em 27/10/15, ao cumprir com todas as condições da suspensão condicional do processo.
Falso testemunho
Há ainda outro processo criminal, contra Elton Cristiano Uroda e Volmir Astor Panzer, que respondem por falso testemunho. Em dezembro de 2014, houve um aditamento à denúncia, e outros nove acusados foram incluídos como réus: Angela Callegaro, Cintia Flôres Mutti, Marlene Teresinha Callegaro, Alexandre Silva da Costa, Eliseo Jorge Spohr, Elissandro Callegaro Spohr, Jackson Heitor Panzer, Mauro Londero Hoffmann e Tiago Flores Mutti.
Atualmente, o processo aguarda audiência de instrução, que está marcada para o dia 18 de abril.
Falsificação de documentos
Em dezembro de 2014, uma nova acusação foi encaminhada pelo Ministério Público, sobre a suspeita de falsificação de assinaturas e outros documentos para a abertura da boate Kiss. A denúncia é contra 34 pessoas e foi recebida pela Justiça no dia 30 de janeiro de 2015. Algumas aceitaram a proposta de suspensão condicional do processo e outras não foram localizadas. O processo está em fase de instrução.
Ação Civil Pública
Há ainda uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra os bombeiros Alex da Rocha Camilo, Altair de Freitas Cunha, Daniel da Silva Adriano e Moiséis da Silva Fuchs. O processo tramita na 4ª Vara Cível de Santa Maria. Trata-se de Ação por Improbidade, pela qual os réus são acusados de utilização apenas de um programa de computador para o processamento de Licenciamentos em detrimento dos demais procedimentos previstos em lei para tal finalidade. O processo está aguardando audiência de instrução em data ainda a ser marcada.
Ação Coletiva
Em 10 de maio de 2013, a juíza Eloisa Helena Hernandez de Hernandez, da 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública, atendeu, em parte, o pedido da Defensoria Pública do Estado, em sede liminar, determinando que Santo Entretenimento LTDA ME, Ângela Callegaro, Marlene Callegaro (irmã e mãe de Elissandro), Mauro Londero Hoffmann e Elissandro Callegaro Spohr solidariamente pagassem as verbas alimentares às pessoas a quem as vítimas fatais da tragédia os devia, bem como o pagamento de pensão correspondente à importância do trabalho àquelas vítimas que tiverem a sua capacidade laboral tolhida ou diminuída. A magistrada afastou a responsabilidade do Município de Santa Maria e do Estado do Rio Grande do Sul.
Os réus recorreram da decisão, que foi reformada pela 10ª Câmara Cível do TJRS. Os magistrados entenderam ser necessário, primeiro, apontar os sujeitos lesados, o que somente acontecerá na liquidação de sentença em 1º Grau.
A Defensoria Pública recorreu ao STJ, que manteve a posição do Tribunal. O recurso foi julgado na Segunda Turma no dia 11 de outubro de 2016. A decisão do STJ foi baixada no dia 16 de dezembro passado e será encaminhada para a Vara de origem do processo, em Santa Maria.
Indisponibilidade de bens
A Defensoria Pública do Estado também ajuizou Ação Cautelar de Indisponibilidade de Bens contra Eliseo Spohr (pai de Elissandro), EJS Participações e Assessoria Empresarial LTDA e Novaportal Comércio de Autopeças LTDA - GP Pneus, pretendendo o bloqueio de bens para garantia do pagamento das futuras indenizações às vítimas do incêndio. A liminar foi negada pela Juíza Eloisa Helena Hernandez de Hernandez em 10 de maio de 2013. Em 26/ de setembro daquele ano, a Juíza deferiu a realização da prova pericial requerida pelos réus. A ação está em fase de levantamento pericial.
Há, ainda, dezenas de ações individuais, com pedidos de indenização a parentes de vítimas, que tramitam em Varas Cíveis e de Fazenda Pública na Comarca de Santa Maria.

Dupla assalta fabrica de placas e leva R$ 5 mil

Gabriela Barcellos

Dois homem armados assaltaram uma das fabricas de placas e tarjetas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), na tarde de ontem, 25/1, por volta de 18h10min.
Os dois chegaram ao local, anunciaram o assalto e mantiveram as vítimas presas dentro do estabelecimento. Logo depois, fugiram levando R$ 5 mil. As vítimas não conseguiram identidicar o tipo de transporte utilizado pelos bandidos.
A Brigada Militar foi acionada e, rapidamente estava no local. Após ouvir as vítimas e testemunhas, os policiais militares identificartam um suspeito, que foi reconhecido. De acordo com o capitão Ricardo Gruner, o homem tem passagens pela polícia pelo mesmo tipo de crime. No entnato, até o fechamento desta edicao, ele não havia sido capturado.
O crime será apurado pela Polícia Civil.

Acusada de matar o ‘ex’ volta para cadeia

Gabriela Barcellos

A 2ª Delegacia de Polícia prendeu ontem, 25/1, Ritiele Altamiranda Rodrigues, de 22 anos, acusada de matar a facadas o ex-companheiro, David William Rodrigues de Mello, de 23 anos, no último dia oito.
David foi morto com várias facadas no peito e no pescoço e Ritiele foi presa em flagrante e alegou ter agido em legítima defesa. No dia seguinte, ela teve a prisão relaxada pelo Poder Judiciário, no entanto, foi presa novamente, desta vez preventivamente, a pedido da delegada Alessandra Xavier de Siqueira, que preside o inquérito policial sobre o crime.
O crime
O crime ocorreu na manhã do dia oito, um domingo, na Rua Perimetral Norte, Vila Betânia. Inicialmente, vítima e acusada se encontraram em uma festa, onde a briga teve início. Logo depois, Ritiele deixou o local, indo direto para casa. De lá, seguiu para a casa do ex-companheiro, armada com uma faca, e de posse ainda de fósforos e álcool. A intenção dela seria de atear fogo na residência, no entanto, David Willian chegou ao local e os dois brigaram novamente, chegando a agressão física. Durante a briga, Ritiele, ‘levou a melhor’ e desferiu várias facadas contra o ‘ex’. Tanto ela quanto a vítima já tinham passagens pela polícia.
Procurada pela reportagem do Jornal CIDADE, a Delegada não atendeu ou retornou nosso contato até o fechamento desta edição.

Incêndio destrói casa em invasão

Gabriela Barcellos

Um incêndio destruiu uma casa, em uma invasão nas imediações da Cobec, na manhã de ontem, 25/1. A residência teve perda total.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em um fogão improvisado, feito com aro sobre o assoalho. As chamas atingiram um colchão e se espalharam pela casa, que era de madeira, medindo cerca de 12 m². O proprietário, Joel de Lima da Silva, estava cozinhando no momento do fogo, por volta de 10h45min, mas não ficou ferido.
Rapidamente os bombeiros controlaram o fogo, impedindo que se alastrasse para as residências vizinhas, também de madeira em sua grande maioria.

Defrec prende acusados de balear taxista em assalto



Gabriela Barcellos
A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) cumpriu dois mandados de prisão nesta quarta-feira, 25/1. Os dois homens presos são suspeitos de uma tentativa de latrocínio.
Walber Alexandre Barros Gonçalves, de 20 anos, foi preso em casa, no local conhecido como Beco do Sapo. Já o outro suspeito do crime é Luiz Carlos Forte Reges, de 18 anos, conhecido como ‘Colau’. No entanto, Colau já estava recolhido à Penitenciária Modulada por outro crime e somente teve a manutenção da prisão preventiva decretada.
Os dois são suspeitos de balear um taxista, durante um assalto na madrugada do dia cinco de dezembro. Inicialmente, a ocorrência foi registrada como acidente de trânsito, e a informação inicial era de que a vítima havia sofrido um mal súbito e batido o carro em um poste. Ele foi encaminhado ao pronto socorro por uma viatura da Brigada Militar, e lá foi constato um ferimento por arma de fogo. O taxista sobreviveu, mas até o momento está com sequelas graves, entre elas a paraplegia.
As investigações, a cargo da Defrec apontaram o envolvimento dos dois homens já poucos dias depois. No entanto, a participação de outras pessoas não está descartada. A prisão preventiva dos dois foi solicitada pelo delegado regional da Polícia Civil, Juliano Aguiar de Carvalho, que atualmente responde pela Defrec, na semana passada. Tão logo as representações pela prisão dos dois foi deferida, os policiais cumpriram com êxito os mandados.
Walber não possui nenhum antecedente. Já ‘Colau’ é dono de uma extensa ficha policial, que inclui roubo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

Nomeados novos conselheiros de Assistência Social

Aconteceu na manhã de terça-feira, 24/01, às 9 horas e 30 minutos, no Salão Nobre da Prefeitura, a nomeação do novo Conselho Municipal de Assistência Social. Na oportunidade, o prefeito Ronnie Mello entregou os decretos para a atual composição. A pauta principal do encontro foi a aprovação do orçamento 2017.
Entre os Órgãos Governamentais estão: Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação com a titular Soraya Salomão e suplente Andrea Da La Porta Oliari; Secretaria Municipal de Saúde sendo a titular Maria de Fátima Ramos Moroso e suplente Silvio Moisés Gonçalves; na Secretaria Municipal de Educação, a titular é Maiza Pereira Jacques e a suplente Elizabeth Alves Dornelles; Secretaria Municipal de Meio Ambiente sendo o titular Orlando Torres e suplente João Anom Pombo Neto; Secretaria Municipal da Fazenda com o titular Francisco Fernando Rodrigues Casqueiro e suplente Ieda Lucia Sphor Carpes.
Já nos Órgãos Não Governamentais, os titulares e suplentes, respectivamente, foram os seguintes: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Cátia Rejane Flores Fernandes e Marielle Pinheiro Farias; Associação e Promoção Social Exército da Salvação, com Jeferson Viega D’Avila e Cátia Luciana Nunes Barbosa; Emater RS/ASCAR sob comando de Ivanoir Arruda Ocanha Miranda e suplência de Tânia Marlei Gonçalves Veppo; Associação de Moradores de Bairro, com Gladis Maria Cardoso Soares e Elza Kurtz; Usuários da Assistência Social, sendo a titular Vanda Maria Castro Moraes e Alice Fernandes, na suplência.

Santa Casa volta a realizar Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia

Os procedimentos junto ao Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) voltaram a ser desenvolvidos nesta semana. Na terça-feira, 24/01, foram realizados três atendimentos a pacientes que estavam internados junto à UTI Coronariana, marcando o reinício dos exames e a normalização do atendimento nos dias seguintes. Outros três procedimentos foram realizados ontem, 25/01, e outros dois estão marcados para hoje, 26/01.
Entenda o caso
O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) recebeu na sexta-feira, 20/01, notificação da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. No ofício, assinado pela coordenadora regional de saúde, Heili Matilde Temp, a 10ª CRS, com sede em Alegrete, foi comunicada da interrupção de procedimentos de cateterismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde o dia 28/12/2016 junto ao Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do HSCC.
Com isso, segundo a notificação, por serem essenciais, o hospital deveria restabelecer o serviço. Caso esse procedimento não fosse adotado, a 10ª CRS poderia abrir processo administrativo de apuração de irregularidades no cumprimento do contrato entre as partes.
Em resposta, - na mesma data de seu recebimento - ao ofício enviado pela coordenadoria de saúde, a direção do hospital informou que as dificuldades no atendimento decorrem do atraso histórico nos repasses de verbas do Governo Estadual, refletindo na regularidade das compras de materiais junto a fornecedores.
Com o repasse realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SMS), no dia 19/01, a Santa Casa de Caridade, dando prioridade ao serviço, fez o pagamento parcial aos fornecedores para que fosse regularizado minimamente o fornecimento de insumos pelas empresas e o restabelecimento da realização dos procedimentos pelo serviço.

Secretaria de Saúde: Convênio com Santa Casa busca realização de cirurgias eletivas

Na manhã de ontem, 25/01, a secretária de saúde, Thais Aramburu, reuniu-se com os médicos e representantes do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) a fim de apresentar a proposta da Secretaria de Saúde de firmar convênio com o hospital referente a cirurgias eletivas. Cirurgias eletivas são aquelas que não se encaixam nas categorias urgência ou emergência, ou seja, quando o paciente não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em uma data escolhida, desde que esta data não comprometa a eficácia do tratamento.
A nova proposta da Secretaria de Saúde segue a linha de trabalho em conjunto com a Santa Casa apresentada na semana passada. A ideia é minimizar os atendimentos TFD (Tratamento Fora de Domicílio) - este que tem consumido boa parte da receita da Secretaria. Segundo a secretária, Thais Aramburu, “nós mandávamos os pacientes de Uruguaiana para a realização de exames, consultas especializadas e cirurgias fora daqui. Em nossa lista, estavam como destino 13 municípios do Rio Grande do Sul. E nós queremos acabar com isso, porque nós temos esses profissionais aqui”, comenta Aramburu.
Só em dezembro do ano passado, por exemplo, utilizando as viaturas do município foram transportados 77 pacientes para nove cidades do Rio Grande do Sul (Itaqui, São Gabriel, Alegrete, Ijuí, Bagé, Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande e Lajeado). Somente nestas viagens, foram gastos R$ 26.300,00.
Entre os convênios que poderão ser firmados estão o de vídeo paraloscopia (divididos nos procedimentos: calecistectomia com 30 cirurgias por mês, artroscopia com cinco cirurgias por mês e Ressecção transuretral de próstata (RTU de próstata) com oito cirurgias mensais, totalizando o teto máximo de gasto em R$ 27.150,00; o convênio de cirurgias eletivas (bucomaxilofacial, ginecológica, pediátrica, otorrinolaringologia, urologia, traumatologia e compra de matérias como medicamentos e outros insumos), totalizando o valor de R$ 37.500,00. Bem como, está sendo proposto um convênio para pagar a anestesia para todos esses procedimentos que daria o valor total de R$ 28 mil. Em todos estes convênios acima mencionados, seria investido pela Secretaria o valor total de R$ 92.650,00.
Além desses, outros convênios estão sendo propostos para a Santa Casa, como o do Pronto Atendimento, resultando no valor de R$ 250 mil; o convênio do Banco de Sangue que será conforme a produção feita no mês, valor que chega a R$ 25 mil e convênio com a Clínica Renal, onde a secretaria pagaria 100% do valor da produção, uma média mensal de R$ 125 mil.
Um exemplo de economia para o município é o exame de eletroencefalograma. Se for realizado aqui em Uruguaiana, o gasto médio será de R$ 200. Anteriormente, quando o paciente era enviado para Porto Alegre, gastava-se em média R$ 400.
A secretária de saúde, Thais Aramburu, salienta que os convênios ainda não estão firmados. Por enquanto, é apenas uma proposta feita para o hospital e para os médicos. Se forem aceitos pela Santa Casa, os atendimentos passarão a vigorar em março deste ano.

Acompanhamento de diários oficiais é indicada pela Câmara

Luana Raddatz

A Comissão Representativa da Câmara Municipal, órgão que delibera sobre as matérias de prerrogativa do Poder Legislativo no período de recesso, aprovou indicação que solicita leitura cotidiana do Diário Oficial da União e do Diário Oficial do Estado pela secretaria Municipal de Planejamento Estratégico.
Esta ação, proposta pelo vereador Rafael Alves (PMDB) possibilita o acompanhamento do Governo Municipal de editais divulgados no Estado e União para realização de convênios em diversas áreas como infraestrutura, esporte, tecnologia, turismo, entre outras.
A indicação aponta a necessidade de designar dois servidores para identificar nas publicações todos os editais de liberação de recursos. Estes servidores repassariam todos os editais ao Secretário Municipal de Planejamento que encaminha às respectivas secretarias com prazo de 15 dias para construção do projeto e retorno ao Planejamento para envio e cadastramento de Uruguaiana nas demandas que visualizarmos importantes ao município. “Perdemos várias oportunidades por falta de planejamento, busca e vontade de prosperar”, esclareceu o vereador Rafael sobre a importância da matéria.

Câmara pede implantação de turno integral na Biblioteca

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores está solicitando à Prefeitura Municipal que o atendimento na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo ocorra em turno integral.
A proposta é das vereadoras Zulma Ancinello (PRB) e Suzana Alves (PRB). As parlamentares pedem que o horário de funcionamento da Biblioteca passe a ser das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para elas, o objetivo é fazer com que o horário de atendimento seja compatível com o horário de aulas das escolas, nos dois turnos; “Visamos disponibilizar o acesso de todos os estudantes ao acervo literário municipal como fim único da acessibilidade”, justifica Zulma.
O pedido foi feito através de projeto de indicação, e encaminhado ao prefeito Ronnie Mello (PP).

Câmara lança sistema de acompanhamento de atividades

Gabriela Barcellos

A Câmara Municipal de Uruguaiana implantou um novo sistema para que os cidadãos acompanhem o trabalho do Poder Legislativo. Através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) todos podem ter acesso ao conteúdo e à tramitação das matérias na Casa.
A consulta pode ser feita pelo site da Câmara Municipal no menu lateral da esquerda, na opção SAPL (última opção de Processo Legislativo), ou pelo aplicativo SaplMobile disponível para Smartphone com sistema operacional Android.
O sistema informa sobre organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, mesa diretora, normas jurídicas, comissões e parlamentares e a atualização é diária.

Reunião da Comissão Representativa teve todos vereadores

Gabriela Barcellos

A comissão representativa da Câmara de Vereadores – formada pelo presidente do Parlamento e pelos líderes das bancadas – se reuniu na manhã de terça-feira, 24/1, a fim de tratar sobre as matérias em tramitação na casa legislativa durante o período de recesso parlamentar. Esta foi a primeira reunião da atual legislatura e, além dos vereadores que integram a comissão, todos os demais estiveram presentes.
O presidente, vereador Fernando Tarragó (PSD) coordenou os trabalhos. Estiveram presentes o vice-presidente, vereador Rafael Alves (PMDB); 1ª secretária, vereadora Josefina Soares (PP); 2ª secretária, vereadora Zulma Ancinello (PRB); os líderes de bancada Eric Lins (DEM); Elton Rocha (PP); e 3º secretário, Clemente da Silva Correa (PSDB); Vilson Brites (PMDB) e Suzana Cardoso Alves (PRB); os vereadores Wagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB) e Carlos Delgado (PP).
Além da leitura de convites e correspondências encaminhadas ao Poder Legislativo deste período, foram apresentados, discutidos e aprovados alguns projetos de indicação ao Poder Executivo. No entanto, projetos de lei ou decretos legislativos não foram discutidos, visto não se tratar de sessão ordinária.
Os parlamentares no uso do espaço das Comunicações explanaram sobre as expectativas e os desafios que estão no contexto desta Legislatura que se inicia.
A reunião da comissão representativa é uma determinação do Regimento Interno da Casa, devendo ocorrer ao menos uma vez por mês durante o período de recesso parlamentar.

Painel Ed.2714

Ciclovia

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, por meio da sua equipe de limpeza, coordenada pelo Secretário João Francisco Da Costa Fernandes iniciou processo de limpeza na ciclovia. Além deste ponto, outros também deverão ganhar limpeza e manutenção.

Reunião

Na terça-feira, 24/01, o prefeito Ronnie Mello recebeu a visita do 1º Tenente Carlos Kullmann que, nesta semana, assume o Comando do Departamento de Controle do Espaço Aéreo em Uruguaiana e Capitão Júlio César Rezi Guerin que passará o cargo ao 1° Tenente.Durante a reunião, Kullmann e Guerin apresentaram algumas demandas como: a fiscalização das obras que devem ser realizadas pela Odebrecht para a ampliação da rede de água até o Aeroporto e a melhoria da qualidade do asfalto e iluminação naquela localidade.

Mercado Público I

Cadê as tendas? Desde terça-feira, 24/01, elas já não estão mais ali. O motivo seria a realização de um abaixo assinado feito por comerciantes do Mercado Público. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, que recebeu na semana passada o documento solicitando a volta das bancas de hortifrútis ao interior do mercado. Somente três feirantes discordaram sobre a ideia de retorno.

Mercado Público II
Ainda segundo o secretário, a partir de março, serão realizadas feiras itinerantes com os feirantes que trabalham no local. Entre os locais de passagem pela cidade estão a Praça Barão do Rio Branco e bairros do município.

Visita cortesia

Na terça-feira, 24/01, o prefeito Ronnie Mello recebeu uma visita cortesia de alguns integrantes do Coral de Uruguaiana. Na oportunidade, a Regente do Coral, Sra. Helena Mohr entregou um documento solicitando a cedência do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa para a realização do XXVI Festival Uruguaianense de Integração de Corais que vai acontecer no dia 27/05 deste ano durante a Semana de Uruguaiana. Além disso, o grupo encaminhou um pedido ao Município para a inclusão no orçamento de verba específica com o objetivo de auxiliar a cobrir parte das despesas do evento.

Limpeza
Também nesta terça-feira, 24/01, a equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, coordenada pelo Secretário João Francisco Fernandes, esteve resolvendo os problemas ocasionados pela chuva. A equipe esteve na Rua 6, do bairro, Vila Júlia, no fundo da Escola Municipal de Educação Infantil Vasco Prado.

Bombeiros
Devido a baixa disponibilidade de efetivo e a falta de pagamento de horas extras, hoje, 26/01, os portões do Quartel do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana estarão fechados. O atendimento ocorrerá normalmente em casos de emergência.

Odebrecht Ambiental I
Os clientes da empresa têm agora até nove opções de datas para o pagamento das faturas de água e esgoto. “Quem tem o vencimento original previsto para o dia 08, por exemplo, pode escolher três dias antes ou três dias depois ( 5, 6, 7, 9, 10, e 11) para a alteração. A empresa também dispõe de datas fixas que são os dias 15, 20 e 25 de cada mês. Quem tiver interesse em alterar o dia do vencimento deve ir até a central de atendimento, na Flores da Cunha, 1516. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A solicitação também pode ser feita pelo 0800 771 0001 ou ainda direto no site odebrechtambiental.com/uruguaiana.

Odebrecht Ambiental II
A cada ano aumentam também as dúvidas, incertezas e os mitos sobre a dengue, a zika e a chikungunya. Pensando nisso, a Odebrecht Ambiental transmite hoje, 26/01, às 16 horas, em sua página no Facebook, um bate papo ao vivo com a médica Lígia Albuquerque, que vai esclarecer dúvidas e dar dicas de prevenção.

Correios
Ontem, 25/01, os Correios comemoram os 354 anos de serviço postal no Brasil e, também, a data dedicada ao profissional responsável pela credibilidade e reconhecimento da população à instituição: o Dia do Carteiro. Atualmente, a empresa conta com mais de 115 mil funcionários. Destes, mais de 50% (58.680) são carteiros. No Rio Grande do Sul, do total de 8.721 empregados, 4.350 são carteiros.

Atenção contribuinte
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) poderão ser pagos até março em outros bancos e não apenas na Caixa Econômica ou Lotéricas. A informação é da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Uruguaiana.