quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ed. 2255

  1. Transparência de meia tigela
  2. Os individuais I
  3. Os individuais II
  4. IPTU 2015
  5. Poder Judiciário
  6. Educação Infantil
  7. Alvarás
  8. Talão de produtor
  9. “Estrelinha”
  10. Em foco
  11. Spam
  12. Carnaval Automotivo
  13. Davi Juno
  14. Com o chapéu dos outros
  15. Conferência
  16. Somente com a Nota
  17. Recolhimento
  18. Processo seletivo
  19. Alta cúpula tucana afronta Sanchotene Felice
  20. Marcelo Lemos propõe discussão sobre Nota Fiscal Eletrônica
  21. Câmara realiza sessão representativa
  22. Prefeitura diz que Estado garantirá equipamentos para criança com cardiopatia grave
  23. Bebês sairão com certidão de nascimento da Santa Casa de Caridade
  24. Cumprimento de leis de direito à acessibilidade é tratado em reunião
  25. Município dá pontapé inicial para fechar o lixo
  26. ELOG confirma retomada do Laboratório Fitossanitário
  27. Coluna do Magrão: “Cosa” de verão
  28. Delegacia Fluvial de Uruguaiana comemora 96 anos
  29. Governo Federal aciona a AES Uruguaiana
  30. Adolescente é baleado na cabeça na frente da namorada
  31. Homem que matou o guarda pegou 34 anos de prisão
  32. Homem queimado fica no PS porque “está morrendo”
  33. Decisão judicial pode mudar regra para ingresso de alunos com seis anos incompletos no Ensino Fundamental
  34. Aprovada subcomissão para tratar da expansão do ensino superior
  35. Comissão deve votar até 12 de março proposta que destina 10% do PIB para educação
  36. 3ª edição do Ciclo Web de Palestras em Exercício e Reabilitação acontece neste sábado
  37. Livros didáticos poderão ter avisos contra abuso de crianças
  38. Sequência de Os Vingadores é feita na Coreia do Sul, África e Europa
  39. Bilheterias Estados Unidos: Uma Aventura Lego mais forte que Robocop e comédia romântica
  40. Três atores se unem ao elenco de filme sobre o cantor Gregg Allman
  41. Estreia de “Robocop” marca chegada de cineasta brasileiro às produções americanas
  42. Cães e gatos: Como prevenir as doenças mais frequentes
  43. Em Família: Helena trai Virgílio transando com Laerte
  44. Bruna Marquezine pode ser Rainha de Bateria em 2015
  45. “Copa de 94 foi a melhor universidade da minha carreira”, diz Ronaldo
  46. Uruguaiana é contemplada com destaque no PELC

Cova da Onça: “Tá” tudo liberado

Para a escola de samba Unidos da Cova da Onça, a luta pelo alvará acabou. No final da tarde desta quarta-feira, 19/2, o Corpo de Bombeiros fez uma nova vistoria da sede da escola e liberou geral. A Cova pode, finalmente, utilizar plenamente suas instalações, inclusive para realização de eventos, depois de feitas todas as adequações exigidas pelos Bombeiros.

Traficante é preso em frente ao ‘Sertanejão’


Na noite de domingo, 16/2, o menor G. P. P., conhecido como “Gringo”, foi apreendido em frente ao Clube da Cohab II, no bairro Emílio Brandi. No momento da abordagem policial, o menor estava portando nove papelotes de cocaína. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi feito o registro por tráfico de drogas.

Assassino do Vigilante enfrenta a Justiça

Acontece na tarde de hoje, 18/2, a audiência de instrução e julgamento de Paulo Cesar Rodrigues Silveira, acusado de ser o autor do latrocínio ocorrido no início da tarde de quatro de dezembro de 2013, quando um trabalhado foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto na empresa Unicred, localizada na Rua Santana, quase esquina com Duque de Caxias.
Segundo relato extraoficial do próprio Paulo César, ele seguiu um homem com o objetivo de assaltá-lo, inclusive quando o senhor entrou no prédio onde esta instalada a empresa. Os dois pegaram o elevador juntos. Ao entrar no escritório da financeira, Paulo César decidiu fazer o assalto no estabelecimento e, de imediato tentou render o vigilante, Carlos Alfredo Gonçalves de Lima, que reagiu. Os dois lutaram por alguns instantes, quando Carlos resvalou e acabou caindo, dando a vantagem ao bandido. Ele foi baleado na cabeça e atendido por uma equipe da Unimed. Encaminhado à Santa Casa, foi submetido a cirurgia, ficou em coma induzido e faleceu dois dias depois.
Paulo Cesar, que é conhecido pela alcunha de “Psicopata”, foi preso no dia sete de dezembro, enquanto cometia outro crime. Acompanhado do enteado de 16 anos, ele assaltou uma mercearia no bairro Nova Esperança. Durante o crime, manteve como reféns, o dono do estabelecimento, a mulher dele, grávida, a babá do casal e dois clientes. Outro cliente, que chegava à mercearia percebeu o que ocorria e chamou a polícia. Enquanto os policiais militares não chegavam, Psicopata tentou fugir, mas foi impedido por moradores, que foram para frente da casa e passaram a atirar pedras em direção as portas, não permitindo a saída dele e do menor.
Psicopata havia saído da Penitenciária Modulada de Ijuí, onde cumpria pena por roubo de carga, 10 dias antes do latrocínio, e estava em liberdade condicional. No entanto, o livramento condicional foi imediatamente revogado quando ele foi preso pelos novos crimes. 
De acordo com o promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira Vieira, os crimes cometidos no dia quatro e os crimes cometidos no dia sete estão descritos em um único processo. É possível que somente esta audiência seja suficiente e que a sentença do juiz Ricardo Petry Andrade saia logo.

BM captura foragido da Justiça

Um homem foi preso pela Brigada Militar na noite de sexta-feira, 14/2, na Rua Setembrino de Carvalho, Vila Júlia. P.A.R.G. de 25 anos estava foragido da Justiça e estava com mandado de prisão deferido.
Ele tem antecedentes por injuria, apreensão de objetos, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, embriaguez, perturbação do sossego, dano ao patrimônio publico, ameaça e desacato.
Ele foi capturado pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), de onde foi posteriormente encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Homens escalam prédio e arrombam loja no centro da cidade

Na madrugada de sábado, 15/2, a loja Quero-Quero da Rua Flores da Cunha foi arrombada. De acordo com as informações, os autores entraram no prédio pelo telhado. Eles não conseguiram furtar nenhum objeto, pois um alarme disparou e fez com que os bandidos fugissem do local. Porém, os homens deixaram para trás alguns dos seus ‘instrumentos de trabalho’, como a corda utilizada para escalar o prédio e uma sacola plástica preta.
O fato se assemelha a forma como ocorreu pelo menos outros dois crimes registrados recentemente. O primeiro deles ocorreu ao lado do quartel do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF). Os homens escalaram o prédio e entraram em um apartamento no terceiro andar, através da janela da lavanderia. Do interior do imóvel foi furtada uma bolsa com aproximadamente R$ 600, além de jóias. Os moradores estavam dormindo no momento do crime. Já na última quarta-feira, um apartamento no quarto andar de prédio próximo ao supermercado Rispoli foi alvo dos bandidos; desta vez houve violência. Dois homens ingressaram no apartamento após escalar o prédio e trancaram a proprietária no banheiro. Eles levaram vários objetos como aparelho de DVD, televisor e aparelho de som.
De acordo com o capitão Rinaldo Castro, que responde pelo comando do 1º BPAF, os registros indicam que os crimes ocorreram exatamente da mesma forma, segundo ele, uma modalidade de crime: furto arrombamento com escalada. Crimes assim estão sendo registrados desde o final de janeiro. 
Castro diz que é provável que os crimes tenham sido cometidos pelas mesmas pessoas. Ele diz que a BM, já tem suspeitos. O Capitão lembra ainda que, alguns anos atrás, uma serie de crimes similares, inclusive com um número de ocorrências bem maior, ocorreu na cidade. O autor, que ficou conhecido como “Homem Aranha”, acabou preso.

Adolescente de 14 anos está desaparecida

Uma adolescente está desaparecida desde a última segunda-feira, 17/2, quando saiu de casa sem comunicar para onde iria.
Segundo a mãe, A.B.S., de 14 anos, sempre foi bem tratada, mas vem agindo de forma desequilibrada com a família, mudanças comportamentais que se acentuaram a partir do momento que a menina começou a namorar um garoto de 16 anos. Desde então, desobedece horários determinados, agindo de forma agressiva e debochada. As medidas disciplinares aplicadas já não surtem mais efeitos, pois assim que terminam, ela volta a reincidir nas mesmas desobediências.
A adolescente é filha de pais separados e mora com a mãe, dois irmãos e o padrasto, a quem também deixou de obedecer. O pai não mora em Uruguaiana.
A mãe fez buscas na casa de amigos e colegas, e tentou registrar o desaparecimento na Polícia que, no entanto, preferiu esperar mais algumas horas para considerá-la desaparecida, mas ela não voltou para casa até o fechamento desta edição.

Davi Juno irá novamente a júri por estupro e assassinato de mulher próximo ao viaduto

Um crime rumoroso ocorrido em 2008 irá novamente à júri popular nesta quinta-feira, 20/2. Uma mulher foi estuprada e assassinada brutalmente nas proximidades do Viaduto, na Rodovia BR 290. O homem acusado pelo crime, Davi Juno da Silva Pires, conhecido como “Pica – Pau” e com passagens anteriores pela polícia. Ele jamais confessou, mas ainda assim foi pronunciado por homicídio qualificado - por recurso que dificultou a defesa da vítima e ter sido cometido com o objetivo de assegurar a impunidade de outro crime; e por estupro cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação; uma situação que agravante.
O crime ocorreu por volta de 6h, no barranco que margeia a BR 290, em 30 de março daquele ano. Davi tinha 18 anos à época e, teve a prisão preventiva decretada imediatamente. No decorrer do processo, no entanto, ele foi solto e acabou fugindo para a Argentina, onde cometeu outros crimes e acabou sendo preso. Em 29 de maio de 2012, Davi Juno foi a júri popular pelos crimes e homicídio qualificado e estupro, cometidos naquele dia e foi condenado a 33 anos de prisão. Ele não compareceu ao júri, pois estava preso no país vizinho. A defesa de Davi, realizada pelo advogado Roberto Acosta Nunes, recorreu ao Tribunal de Justiça, pedindo a anulação do julgamento, o que foi concedido. Nesta quinta-feira, novamente, os crimes serão levados ao Tribunal do Júri.

O crime

Conforme a denúncia, a vítima havia se desentendido com o marido, e saíra a pé, embriagada, brava e transtornada, do baile onde ambos estavam no Clube dos Coroas. O marido foi atrás dela, de motocicleta, mas ela se negava terminantemente a ir com ele para casa. Como não poderia obrigá-la, o marido pediu ajuda a Davi, que seguia caminhando também atrás da vítima – e que era conhecido de longa data dela. O marido pediu que o réu a acompanhasse ao outro lado da pista, acima do viaduto, enquanto ele faria a volta e os encontraria. Quando o marido fez a volta, não os encontrou. Este foi, conforme o MP, o momento em que o réu, aproveitando que estava sozinho com a vítima e que ela estava embriagada, e a agarrou violentamente, derrubando-a e a estuprou. Para evitar que fosse reconhecido, ele a matou com vários golpes, possivelmente com uma pedra, no rosto e na cabeça. Depois do crime ele foi embora, mas esqueceu um boné no local.

Avenida do samba começa hoje a ser montada


O presidente da Comissão Municipal de Carnaval, Eloy Arcídio Trojan informa que a estrutura para a realização do evento neste ano. Na última semana, a empresa Sur-Loc do Brasil Comércio e Importação Ltda, da cidade de Aruja (SP), venceu o processo licitatório para montagem da estrutura do Carnaval 2014. O valor do certame foi de R$ 881.500,00. Neste ano, a empresa será responsável por outros itens, desonerando os servidores municipais da montagem e estruturação da passarela do samba. Pelo contratado, a avenida deverá estar montada no dia 10 de março, e desmontada no dia 31 de março. A arrecadação com a Avenida pode chegar a R$ 2,55 milhões. O tradicional CD do Carnaval 2014 já está à venda no escritório do evento, na rua Flores da Cunha. São nove sambas enredo, sendo seis do grupo especial e três do grupo de acesso. Cada CD está à venda no valor de R$ 5, e com mais R$ 2 se pode adquirir o CD dos sambas de enredo de 2013. O escritório funciona de segundas às sextas-feiras, das 9h às 12h, e das 14h às 18h. Outras informações, em horário comercial, no escritório do Carnaval, na rua Flores da Cunha nº. 2055, anexo Academia do Artesão. Telefone 3412-6822. Na última sexta-feira, dia 14/02, a Prefeitura Municipal fez o primeiro repasse do adiantamento para as escolas de samba, conforme o acordado, sendo que cada uma do 1º. Grupo recebeu R$ 15 mil; cada escola do Grupo de Acesso recebeu R$ 6 mil, e cada uma do 2º. Grupo recebeu R$ 2 mil. As outras duas parcelas serão pagas nos dias 07 e 14 de março de 2014. 

Entrada de bebidas na Avenida 

Conforme o presidente da Comissão de Carnaval, a entrada de bebida alcoólica na avenida do samba será definida na sexta-feira. A liberação do consumo de toda e qualquer marca depende da empresa que será patrocinadora do evento neste ano. Se for a Ambev, a entrada de outras marcas será permitida, no entanto se for á empresa Skin, somente os produtos desta marca poderão ser levados pelo público à Avenida. A empresa que apresentar o melhor patrocínio ficará terá o contrato assinado. 

Jurados

Membros da Comissão estão de viagem marcada para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A viagem ocorrerá no dia 23 e a intenção é contratar os profissionais que integrarão a Comissão Julgadora do Carnaval 2014. 

Carnaval da Barragem 

Após a realização de três reuniões, onde não houve consenso quanto á realização do Carnaval de Rua na Barragem Sanchuri, a Prefeitura Municipal decidiu pela suspensão do evento na Rua Gabriel Pacheco. Questões de infraestrutura e segurança foram causas decisivas para que o evento não seja realizado, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Uma das reuniões contou com a presença do vereador Adalberto Silva, dos secretários municipais Eloy Trojan e Jorge Lopes; do subprefeito Manoel de Lima; o arquiteto Carlos Alberto do Canto; e do assessor do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi. Os moradores pretendem um evento de menor porte, ao lado do restaurante do Adalberto.

Carnaval automotivo de São Marcos 

Em reunião realizada no último sábado, ficou definido que o Carnaval automotivo de São Marcos será realizado, na Rua Francisco Ancinelo, em frente a sub-prefeitura. O evento inicia no dia 1º de março, a exemplo do Carnaval Nacional, e reunião dos veículos ocorrerá a partir da meia noite. As informações são do assessor do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi.

Califórnia deixa prejuízos e músicos continuam sem receber


Os músicos e compositores que participaram da 37ª Califórnia da Canção Nativa ainda não receberam o dinheiro referente à subvenção das finalistas e às premiações, conforme previsto no regulamento do festival. Os artistas bancaram de seus próprios bolsos a hospedagem, a alimentação e a viagem até Uruguaiana, com a promessa de aqui serem remunerados. 
“Meu nome é Fernando Saldanha, sou gaúcho uruguaianense, artista brasileiro. Falo aqui como cidadão e letrista de uma das 12 finalistas. A composição da qual faço parte foi agraciada com o prêmio máximo – a Calhandra, troféu tão sonhado pelos músicos rio-grandenses – motivo de grande orgulho e honra. Um sonho realizado. Por outro lado, sinto-me multiplamente lesado: Por não receber o cachê que me corresponde! 
Por ver manchada a Califórnia, um nome que me criei admirando, um acervo que através dos tempos têm formado tantos músicos como eu!
E, não menos, por ter de voltar tanta energia, que deveria estar canalizada para arte, para criticar o festival que tanto amo, visto que, como qualquer trabalhador, preciso de meus honorários para subsistir!”, disse Sandanha nesta semana, em comentário postado em seu blog. Além de Fernando, outros artistas foram lesados e tentam receber os valores prometidos pelos organizadores. “É notório que o artista é pouco valorizado no Brasil. É fato que a maior riqueza que temos é a arte, sobretudo a música. São mais de 40 músicos e compositores prejudicados com esse impasse. E dizer que o discurso geral dos organizadores era resgatar e credibilidade do evento. Transtorno desnecessário. Não fosse por necessidade financeira, eu estaria fazendo um poema agora, uma letra… E não este texto pedindo socorro.
Por tantos imperativos, como, por exemplo, contas a pagar, temos de fazer um papel que não queremos. Um papel que não nos cabe: cobrar publicamente da Califórnia. Nós, que peleamos pela cultura precisaríamos estar passando por essa dificuldade? Será, que, nestas quatro décadas de festivais nativistas, não deu pra aprender que quem primeiro deve receber são aqueles que fazem a festa, que dão o show? Pois os cantores, compositores, instrumentistas são quase sempre os últimos a ganharem… Isso se ganharem… Segundo reportagem do Jornal do Almoço, o evento custou 300 mil reais e faltam 42 mil para saldar a dívida com os músicos. Mais uma vez ficamos nos final da lista de pagamentos. Os impostos não esperam. Tampouco as taxas de luz, água, telefone… Parece que só os artistas sabem esperar.
Este dinheiro anunciado no regulamento, que está não sei onde, já poderia ser um violão novo, um disco recém-gravado, um livro no prelo… Poderia, inclusive, ser gasto no próprio comércio de Uruguaiana se tudo fosse acertado assim que se saísse do palco. Perde o artista e perde a arte. Perde o estado e perde a cidade. O pior é que ninguém aponta uma perspectiva. Há um clima de impessoalidade no ar. A quem devemos apelar? Ficam somente perguntas sem resposta”, finalizou o músico.
Pirisca Greco recorreu a Assembleia Legislativa nesta semana, no intuito de receber os valores. “Vamos recorrer a Assembleia, pois a Califórnia é patrimônio público do Estado e sua história está sendo manchada”, relatou Pirisca.
Segundo o patrão do CTG Sinuelo do Pago, presidente da Comissão Organizadora do evento, Ivoné Colpo, o pagamento completo do que foi acordado com os músicos não foi feito devido á desistência de dois patrocinadores de Uruguaiana e um de fora do município. Também, o evento não recebeu recursos da Lei Rouanet.
Conforme Ivoné foi acertado cachê total de 96 mil reais aos músicos, sendo que 54 mil já foram repassados a eles. “O restante do cachê será pago assim que a Comissão levantar recursos”. A Califórnia teve a arrecadação de R$ 234.674,35 mil. O custo do evento foi de R$ 287.507,47 mil.

COLUNA DO MAGRÃO

Fenômeno

O carnaval de Uruguaiana é fenomenal. Nosso carnaval não oferece garantias de que haverá ,a falta de ensaios não dá demonstrações de espetáculo, não garante entretenimento, dificulta o entendimento sobre a atual situação, não propõe soluções, e, pelo resultado, não esta tendo serventia nem para as escolas de samba... e mesmo assim tem a metade da ocupação comercializada antecipadamente. É o único produto sociocultural de massa que temos, e se ainda não estamos lucrando com ele, é consequência de politicas e metodologia inadequada.

-x-

O carnaval é um produto valorizado, principalmente pela classe politica, tanto o é que os meios de comunicação da capital estão disputando a transmissão dos desfiles. A mídia metropolitana descobriu que o carnaval é muito valioso para nós, que fazemos qualquer coisa ou pagamos qualquer preço para garantir o aval de que estamos no caminho certo. Por isso, pagamos em vez de cobrarmos.

-x-

O terceiro melhor carnaval do país ainda esta na fase do sair a qualquer jeito, ainda estamos em tempos de afirmação, em nome de perder uma boa ideia, em defesa de algo que supostamente já deu resultado, acabamos bancando o que não podemos.

-x-

Nosso Carnaval existe porque pagamos caro por ele. Conosco, todo mundo ganha, menos nós. O carnaval de Uruguaiana hoje é todo de fora, das arquibancadas aos sambistas, a única coisa que é nossa no carnaval é o pagamento. Cada vez mais caro. E nem por isso, garantido. Fenômeno.

Agendada reunião entre entidades de trabalhadores e patronais para operacionalizar assistência

O Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram, na tarde desta sexta-feira (14/2), no auditório do MPT em Porto Alegre, audiência pública sobre “Assistência dos Sindicatos nas rescisões de contratos” com a participação de, aproximadamente, cem pessoas. Compareceram 90 representantes das 130 entidades de trabalhadores convocadas para a reunião: 103 sindicatos de base estadual, 22 federações e as centrais sindicais Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). O objeto da audiência com os representantes dos trabalhadores gaúchos foi o de estabelecer os procedimentos operacionais para que seja efetivamente prestada, pelos sindicatos, a assistência jurídica na rescisão do contrato de trabalho em toda a extensão da base territorial. Foi aprovada proposta do MTE de agendamento de uma reunião, dentro de 30 dias, entre centrais e federações de trabalhadores com as entidades patronais.
Desde 1º de janeiro de 2014, o MPE não homologa mais rescisões trabalhistas. A decisão é resultado da audiência pública realizada em conjunto com o MPT, em 29 de outubro de 2013. Aproximadamente 70 representantes de centrais sindicais e federações participaram de encontro no Palacinho do MPE, em Porto Alegre. O objetivo foi o de debater com as entidades alternativas para que seja cumprida a obrigação legal de assistência aos trabalhadores nas rescisões dos contratos. O posicionamento foi explicitado às entidades sindicais superiores para que o transmitissem aos sindicatos de suas respectivas bases. Uma fase de transição aconteceu em novembro e dezembro de 2013, quando o MPE informou aos empregadores que eles deveriam procurar os sindicatos da categoria profissional para homologação das rescisões. 
Pela manhã, houve uma reunião organizada pela CTB-RS, que contou com a participação de 18 federações e sindicatos com base estadual, ligados também a outras centrais. O resultado do encontro matinal foi divulgado à tarde na audiência pública pelo presidente Guiomar Vidor. “A médio prazo, propomos o atendimento em dez regioões do Estado, com a condição de que os empresários paguem o deslocamento até as cidades-pólo e que seja garantida a eleição de um delegado regional onde o sindicato não possua representante”. A longo prazo, a CTB-RS quer “chamar entidades patronais e sindicatos de base estadual e federal de trabalhadores e garantir a eleição de delegados sindicais municipais ou em microrregiões”.
Compuseram a mesa os procuradores do Trabalho Rogério Uzun Fleischmann (procurador-chefe em exercício), Ricardo Garcia (coordenador regional substituto de Promoção da Liberdade Sindical - Conalis) e Roberto Portela Mildner (coordenador do MPT em Santo Ângelo), o promotor de Justiça junto à Subprocuradoria-geral para Assuntos Institucionais do MPE, Cesar Faccioli, e a chefe do Setor de Homologação do MTE/RS, Shirley Mafra. Entre o público presente, estavam os procuradores do Trabalho Carlos Carneiro Esteves Neto e Luiz Alessandro Machado (MPT em Porto Alegre) e Roger Ballejo Villarinho (MPT em Passo Fundo), promotores de Justiça e auditores-fiscais do Trabalho. 
Para o procurador Ricardo Garcia, “a audiência avançou com a apresentação de propostas concretas, sinalizando para a qualificação da assistência ao trabalhador, que atualmente ainda é burocrática e frágil. A participação do Ministério Público Estadual no ato da rescisão tem prejudicado materialmente o trabalhador, na medida em que os promotores não têm preparo, nem conhecem as normas coletivas, e enfraquecem os sindicatos, que existem juridicamente e que, por isso, têm o dever e a prerrogativa de agir.” A chefe do Setor de Homologação do MTE/RS, Shirley Mafra, acha importante tentar uniformizar os procedimentos, porque os trabalhadores serão melhores atendidos.

Uruguaiana terá melhor safra dos últimos anos

O forte calor registrado nos últimos dois meses, assim como as chuvas freqüentes garantirão a Uruguaiana, a melhor safra dos últimos anos. A informação é do secretário Municipal de Agricultura, Cicico Dorneles. Segundo Cicico, faltando um mês para o fim do ano comercial 2013/2014, se pode afirmar que para o setor os negócios vão muito bem. 
No mês de janeiro de 2014, o Brasil exportou 110.505 toneladas de arroz contra a importação de 64.004 toneladas. 
Para o coordenador da Câmara Setorial do Arroz do RS, César Marques, a exportação de arroz é fundamental para manutenção da estabilidade dos preços praticados no comércio interno de arroz. “É estratégico exportar, no mínimo, a mesma quantidade de arroz importado do Mercosul para termos equilíbrio nos preços”, destaca.
Até este momento (março 2013/janeiro 2014) as exportações alcançaram 1.138.218 toneladas contra a importação de 901.802 toneladas proporcionando um saldo positivo de 236.396 toneladas. Marques afirma que esta constatação é uma realidade nos três últimos anos. “Historicamente tivemos saldo positivo nas exportações brasileiras de arroz, somente no ano de 2008 e vários anos de alternância de períodos de crises e bons preços para o setor”.
Nos últimos doze meses os principais destinos exportadores de arroz foram: Cuba com 158 mil toneladas, Venezuela com 148 mil toneladas, Senegal com 140 toneladas, Serra Leoa com 110 mil toneladas, Benin com 109 mil toneladas, Nicarágua com 105 mil toneladas e Gâmbia com 103 mil toneladas. Ainda é preciso ressaltar a importação realizada pelos países baixos (Holanda) com o volume importante de 75,804 mil toneladas. Segundo Marques é importante notar a importância do Rio Grande do Sul nestes números já que 95% do arroz exportado é produzido e beneficiado no Estado.
“Nos últimos anos, principalmente após o apoio do governo federal no ano comercial de 2011/2012 quando chegamos a exportar 2,09 milhões de toneladas de arroz houve uma ampliação significativa de novos países importadores do nosso arroz”, afirma Marques.
Em 2012 foi criado Projeto Brazilian Rice que é fruto de um convênio entre a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Irga e tem como objetivo promover o arroz brasileiro e seus derivados no mercado internacional. E nos próximos dias, com foco em exportar para o Oriente Médio e Africa, as empresas participantes do projeto participam da Gulfood, a maior feira de alimentação do Oriente Médio, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro, em Dubai. Ainda na agenda a participação na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com rodadas de negócios com a presença de 75 países, 19 embaixadores e três presidentes.

Câmara está com alvará vencido e precisa se adequar

Ronnie Mello determinou prioridade total para a questão.
O Corpo de Bombeiros realizou na segunda-feira, 10/2, uma vistoria na Câmara de Vereadores. A ação ocorreu depois de a corporação e o Ministério Público receberem denúncias, inclusive de funcionários da Câmara, que se disseram preocupados principalmente com o plenário do Palácio Borges de Medeiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vistoria apontou diversas irregularidades, como falta de iluminação e de placas indicativas de saída. Os Bombeiros engenheiros solicitaram à Casa Legislativa a planta do prédio a fim de verificar especificamente informações sobre a construção, como o tamanho exato, o que serve para definir, entre outros, o tamanho que será exigido das saídas de emergência.
O Alvará da Casa Legislativa está vencido e para ser renovado, a Câmara deverá passar pelas adequações apontadas pela sessão técnica do Corpo de Bombeiros. O Legislativo foi notificado a providenciar a adequação; há cerca de 10 itens em desacordo com a legislação vigente. 
Quanto às saída do plenário, situação que mais preocupa, inclusive ao considerar que entre os parlamentares uruguaianenses há um cadeirante, o vereador Irani Fernandes, é possível que seja necessária uma mudança na estrutura do prédio, como a construção de mais uma escada. Atualmente, a Câmara conta com uma escada com saída interna e outra, estreita e de madeira, que sai para a lateral do prédio; além de um elevador, que não pode ser utilizado em casos de sinistro.
O presidente da Câmara, Ronnie Mello (PP) se manifestar sobre o assunto, dizendo que as adequações já estão sendo providenciadas. Ele ressalta ainda que todas elas poderão ser feitas e que é prioridade neste momento. “O objetivo é realizar todas as adequações até o final do mês, para que quando ocorra a volta do recesso, tudo esteja pronto”, ressalta Ronnie.
A Câmara tem 30 dias para fazer as adequações e, de praxe, é solicitado à Prefeitura através de ofício, o empréstimo de profissional técnico, caso seja necessário. A medida já foi tomada, mas segundo Ronnie, levando em conta episódios passados, em que houve grande demora no atendimento da solicitação, a Câmara de Vereadores também está contatando um profissional, para o caso de o município não atender a solicitação imediatamente. “Se, em 15 dias não tivermos retorno da Prefeitura, um profissional será contratado por nós para fazer as mudanças necessárias”. Ronnie determinou também que fossem estudadas intervenções, como a abertura de uma nova porta. “Já vamos nos adiantar”, completa ele.

Secretária de Saúde do Estado visita Uruguaiana

A secretária de Saúde do Estado, Sandra Fagundes estará em Uruguaiana nesta terça-feira. Juntamente com sua equipe, Ela irá averiguarão a situação do setor no município. Entre os locais a serem visitados estão o Hospital Santa Casa de Caridade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Secretaria Municipal de Saúde. 
A expectativa da vinda de Sandra a Uruguaiana está na assinatura da liberação de verbas para o Instituto de Cardiologia (Incar), que ainda não está funcionando justamente em razão da falta de verbas, mesmo tanto tempo depois de findada a briga entre o município e os médicos que compõem a empresa. O setor depende destes recursos para voltar a funcionar. 
Sandra, que é natural de Uruguaiana esteve reunida com o prefeito Luiz Augusto Schneider em Porto Alegre durante o mês de janeiro. Na ocasião, ela garantiu ao chefe do Executivo que não medirá esforços para ajudar sua terra natal.

Campus São Borja da Unipampa recebeu seu RU


O programa de Alimentação Subsidiada Talheres do Pampa, gerido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), registrou início do atendimento do Restaurante Universitário (RU) do Campus São Borja na última sexta-feira, 14 de fevereiro. O RU proporciona a alimentação com preços acessíveis aos alunos e servidores da UNIPAMPA, além de contar com acompanhamento nutricional das refeições por um profissional da área. 130 refeições foram servidas nesse primeiro almoço. A empresa responsável pelo serviço é a Refeivel, que também administra o RU de Jaguarão e o de São Gabriel.
Os acadêmicos atendidos pelo Programa Bolsa Permanência (PBP), independente da modalidade de auxílio (alimentação, transporte e moradia), poderão se alimentar gratuitamente nos períodos de almoço e jantar. Os alunos do Campus São Borja contemplados com o auxílio-alimentação do PBP (R$130,00) passam a receber esse auxílio no valor de R$ 65,00, para as despesas de alimentação durante de finais de semana e feriados, dias nos quais o RU não abrirá. No caso dos demais campi que ainda não possuem Restaurante Universitário em funcionamento, o valor do auxílio-alimentação repassado aos estudantes continuará sendo de R$ 130,00.
Para os alunos que não são contemplados pelo PBP, o valor das refeições terá um desconto de 70%. Os professores e técnicos pagam o valor total definido pela licitação.

Avanço na qualidade de vida

Considerando a história da UNIPAMPA como uma universidade nova, a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Simone Barros de Oliveira, afirma que o funcionamento do RU significa um avanço nas condições de vida dos discentes, com uma alimentação de qualidade e acompanhamento nutricional a baixo custo.
Segundo o chefe da Divisão de Apoio à Moradia e à Alimentação da PRAEC, administrador Gustavo de Carvalho Luiz, o funcionamento do RU representa um marco para o Campus, uma vez que o restaurante foi muito aguardado pela a comunidade acadêmica. A discente do quarto semestre do curso de Relações Públicas, Fernanda Martins, corrobora a fala de Gustavo e afirma que, com o RU funcionando e oferecendo refeições a custo-benefício, é facilitada a questão econômica da vida acadêmica e a permanência no Campus durante o dia letivo.
Tendo em vista a importância da política de alimentação subsidiada para a categoria estudantil e a melhoria que o RU traz para o cotidiano das comunidades acadêmicas, a Universidade optou pelo início dos serviços dos RUs tão logo fosse possível. A inauguração oficial do restaurante do Campus São Borja, da mesma forma que nos campi Alegrete, Jaguarão e São Gabriel, deverá ter a data divulgada em breve.

Preços praticados no RU São Borja

• Aluno PBP - gratuito

• Aluno não contemplado pelo PBP: R$2,43

• Servidores, alunos de pós-graduação e funcionários terceirizados: R$ 8,12 

Acesso

Para frequentar o RU é necessário apresentar o cartão de identificação estudantil. Alunos que ainda não tenham o cartão em mãos poderão comprovar a condição de alunos com o número de sua matrícula na Universidade. Servidores também podem acessar o restaurante, comprovando o vínculo institucional por meio do cartão ou digitando o seu SIAPE.
Além do serviço de almoço e jantar em horários determinados, o RU também venderá lanches ao longo da jornada de trabalho. A lancheria funcionará das 7h30 às 22h, de segunda-feira à sexta-feira. O almoço será servido entre 11h e 14h, e o jantar, entre 18h e 21h. 

Professores montam greve para o mês de março

A direção do Centro dos Professores do Estado (Cpers/Sindicato) protocolou na quarta-feira (12) um pedido de audiência com a Casa Civil para discutir pautas pendentes da categoria. A solicitação prevê o encontro para avaliar o abono de faltas dos professores, o projeto de auxílio-alimentação, a nomeação de servidores aprovados no último concurso, inclusão de novos funcionários de escolas no plano de carreira e a implementação de hora-atividade.
Reunidos na sexta-feira (14), o Conselho Geral Ampliado do CPERS/Sindicato deliberou pela construção de uma greve por tempo indeterminado. O processo se dará através de visitas e debates com a categoria nas escolas, com as assembleias regionais acontecendo até o dia 11 de março. O Conselho Geral da entidade volta a se reunir no dia 13 de março. Já no dia 14 de março, a categoria se reunirá em assembleia geral, a partir das 13h30min, no Gigantinho, em Porto Alegre.
A última greve iniciada pelo Cpers ocorreu em abril do ano passado. Os professores interromperam as atividades em protesto contra a falta de pagamento do piso nacional do magistério e por mais investimento na infraestrutura das escolas gaúchas. Na ocasião, o secretário Estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, garantiu que ia cortar o ponto dos grevistas e prometeu 76,6% de reajuste em 2014, o que representa 50% de aumento real.

Sindicato Rural e Unipampa promovem projeto de extensão rural em Uruguaiana

O curso de Medicina Veterinária da Unipampa e a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, em coletiva para a imprensa, apresentaram o Projeto de Extensão Rural “ Noite da Pecuária”, na terça-feira (11), nas dependências da entidade ruralista. O professor Ricardo Pedroso Oaigen, pela UNIPAMPA, e o presidente da Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, João Paulo Schneider da Silva, apontaram os objetivos, o público alvo e alguns dos temas já definidos à serem abordados pelo projeto. Ricardo Oiagen foi enfático ao definir o target da iniciativa:
-“O Noite da Pecuária tem por objetivo trazer expertos que transfiram novas tecnologias, promover o debate e a troca de experiências entre os produtores e técnicos envolvidos na cadeia produtiva da pecuária. Isto sempre de maneira pontual. Nosso foco é a região da fronteira oeste”, frisou.
As palestras, sempre serão no Parque da Agrícola e Pastoril, às 19h30min, todas as primeiras segundas-feiras do mês, com exceção do mês de março, que, por conta do carnaval, será levado a cabo no dia 10. Estão postos no cronograma do projeto dez edições. As sugestões temáticas, até o momento definidas, são:

  • Manejo Sanitário
  • Melhoramento Genético
  • Mercado e comercialização
  • Gestão de Sistemas de produção - já agendado para o próximo dia 10 de março
  • Nutrição animal – agendado para o dia 7 de abril
  • Reprodução animal

Cabe salientar que os temas a serem abordados sempre passarão pelo crivo dos participantes presentes no evento.
O Projeto, segundo a organização, pretende tornar-se referencia na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.”Trata-se de uma iniciativa que busca agregar conhecimento, discutir temas relevantes às atividades pecuárias, e reunir o maior número possível de produtores e público que esteja no entorno da cadeia produtiva da pecuária”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural.

Projeto teve edição piloto em Novembro passado

No dia 25 de novembro passado a Unipampa e a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana realizaram uma edição piloto do “Noite da Pecuária. A resposta obtida por parte dos pecuaristas e profissionais da área, não poderia ter sido melhor. Salão Nobre da Agrícola e Pastoril foi pequeno para o público que atendeu ao chamado. Dois painelistas apresentaram seus trabalhos na ocasião: Eduardo Soares (Estância Carcávio, Livramento/RS) e Fernando Velloso (Assessoria Agropecuária FFVELOSO & DIMAS ROCHA). Os temas apresentados foram: Produção de terneiros precoces -Eduardo Soares- Importância do acesso às informações objetivas de mercado – Fernando Velloso. A primeira tratou de processo de produção bem sucedido no estabelecimento Carcávio, em Livramento, Rio Grande do Sul. A segunda alertou aos produtores da importância do acesso a dados objetivos e pontuais de mercado, servindo este acesso como uma ferramenta importante de tomada de decisões.

Painel - Ed.2254

Em foco

A moda do estacionamento oblíquo pegou! Agora, avança para outras quadras da cidade, como na Rua Duque de Caxias, entre Dr. Maia e Avenida Presidente Vargas, onde o estacionamento foi implantado nesta segunda-feira, 17/2. Até que enfim uma decisão inteligente.

Tchê Qualifica
O Programa Tchê Qualifica, uma parceria com a secretaria de Turismo do Estado, também está disponíveis aos uruguaianenses. O curso visa a capacitação para Copa do Mundo 2014 e abrange excelência em hospitalidade; atendimento ao turista; manifestações artísticas; acessibilidade e inglês.

Empregos
Estão disponíveis na Agência Municipal de Empregos, vagas para costureira; vendedor interno; gerente de loja; cabeleireira; depiladora; técnico em enfermagem; vidraceiro; gari; consultor comercial; servente de obras; pedreiro; açougueiro; auxiliar de açougue; setor financeiro; e setor contábil.

Certidões judiciais I
Certidões judiciais cíveis e criminais podem ser emitidas no site do Tribunal de Justiça do RS, sem que o interessado precise ir até o Fórum da comarca. Todas as comarcas do Estado estão abrangidas e o sistema gera ainda um código para verificação da autenticidade de documentos emitidos.

Certidões judiciais II
Para obter o documento basta acessar o site do TJ (www.tjrs.jus.br); no menu principal selecione a opção Serviços e em seguida clique em Alvará de Folha Corrida e/ou Certidões Judiciais. Preencha o formulário, com dados básicos como nome, data de nascimento, número de documentos pessoais e nome dos pais, e clique em Emitir documentos. O documento é gerado em instantes.

IGP
O Instituto Geral de Perícias (IGP) em Uruguaiana recebeu ontem, 17/2, do Governo do Estado, duas novas viaturas. Os veículos foram entregues em cerimônia em Porto Alegre e deverão chegar à Uruguaiana nos próximos dias. Ao todo, o órgão recebeu 11 veículos Renault Duster 4x4, adquiridas com recursos do programa de reaparelhamento dos órgãos estaduais e segurança pública no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, Enafron II. Outros oito municípios foram contemplados.

Magistrado
Chega à Uruguaiana neste mês mais um magistrado. Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro, que responderá pelo Juizado Regional da Infância e Juventude.

Ano letivo I
Ocorre hoje a abertura do ano letivo nas escolas estaduais de Uruguaiana. A partir das 14h ocorre, no Grêmio Recreativo Tiradentes serão realizadas reuniões com as equipes diretivas e professores que atuam na educação básica nas escolas.

Ano letivo II
Ocorreu ontem, 17/2, a abertura do ano letivo 2014 nas escolas municipais, para alunos da educação infantil – pré-escola e ensino fundamental. As aulas para educação infantil – creche tiveram início no dia 10.

Alvarás
A data limite para o pagamento da Taxa de Fiscalização e Vistoria (Alvarás) foi alterada para 30 de abril. A mudança foi aprovada pela Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária neste mês.

Brigada Militar
Um morador das proximidades da Praça Monteiro Lobato, acionou a Brigada Militar na noite de domingo, 16/2, porque aproximadamente sete jovens aparentando serem menores haviam invadido a praça, que esporadicamente fica fechada à noite. Os ‘brigadianos’ não deram a mínima para a solicitação e não apareceram. Dez minutos depois uma pedrada deferida por um dos jovens acertou a janela de um apartamento no prédio vizinho à Praça. Bom trabalho BM!

Chopp seguro I
O Lions Clube realizou na sexta-feira e sábado, mais uma edição do Baile do Chopp. O evento que reúne centenas pessoas todos os anos promove o consumo de bebida alcoólica sem identificar na entrada quem é menor de idade, a não ser que o adolescente tenha “cara de bebezinho”. Além disso, os que passaram pela frente da festa nas duas noites em que foi realizada, certamente se depararam com filas enormes de carros estacionados, mostrando que os motoristas ou recusaram o chopp do Lions ou deixaram os veículos posando no estacionamento.

Chopp seguro II
A tal operação Balada Segura bem que poderia ter funcionado nas imediações da sede do Lions, a exemplo do que faz frequentemente na Cohab II aos sábados. Perderam de apreender centenas de carros e de “canja” ainda levarem autoridades de “manguaça” pra Delegacia.

Horário especial
Durante todo o mês de fevereiro, o Poder Judiciário está atuando com horário especial nas segundas e sextas-feiras. Nas segundas-feiras, o atendimento inicia as 12h e segue até as 19h e nas sextas-feiras, o expediente começa as 8h e encerra as 15h.

Talão de produtor
Os produtores rurais têm até o próximo dia 15 para levar o talão de produtor referente ao ano de 2013 para o setor de vistoria do ICMS da secretaria da Fazenda. Depois desta data, os produtores estarão sujeitos a multa.

Pronatec
Ainda há vagas para cursos do Pronatec, na secretaria de Indústria e Comércio. Data de início, vagas e demais informações estão disponíveis na Explanada da Estação. Há cursos de Modelista (noite), Cuidador de idosos (manhã), Espanhol (noite), Recepcionista meio de hospedagem (manhã), garçom (tarde), confeccionador de lingerie (tarde), encanador predial (noite), e eletricista de automóveis (tarde). Os alunos recebem ainda vale transporte e vale alimentação.

Ação pelo Rio Uruguai
A limpeza agendada para a manhã deste sábado, 15/2, às margens do Rio Uruguai não pode ser realizada em razão da grande quantia de barro no local em função das chuvas da última semana.

Carnaval

Dos mais de 22 mil ingressos para o Carnaval 2014 disponibilizados, apenas cerca de quatro mil ainda não foram vendidos. Os ingressos estão sendo comercializados na sala da Comissão de Carnaval, na Rodoviária e os valores variam entre R$ 50 e R$ 13,5 mil.