quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uruguaiana terá melhor safra dos últimos anos

O forte calor registrado nos últimos dois meses, assim como as chuvas freqüentes garantirão a Uruguaiana, a melhor safra dos últimos anos. A informação é do secretário Municipal de Agricultura, Cicico Dorneles. Segundo Cicico, faltando um mês para o fim do ano comercial 2013/2014, se pode afirmar que para o setor os negócios vão muito bem. 
No mês de janeiro de 2014, o Brasil exportou 110.505 toneladas de arroz contra a importação de 64.004 toneladas. 
Para o coordenador da Câmara Setorial do Arroz do RS, César Marques, a exportação de arroz é fundamental para manutenção da estabilidade dos preços praticados no comércio interno de arroz. “É estratégico exportar, no mínimo, a mesma quantidade de arroz importado do Mercosul para termos equilíbrio nos preços”, destaca.
Até este momento (março 2013/janeiro 2014) as exportações alcançaram 1.138.218 toneladas contra a importação de 901.802 toneladas proporcionando um saldo positivo de 236.396 toneladas. Marques afirma que esta constatação é uma realidade nos três últimos anos. “Historicamente tivemos saldo positivo nas exportações brasileiras de arroz, somente no ano de 2008 e vários anos de alternância de períodos de crises e bons preços para o setor”.
Nos últimos doze meses os principais destinos exportadores de arroz foram: Cuba com 158 mil toneladas, Venezuela com 148 mil toneladas, Senegal com 140 toneladas, Serra Leoa com 110 mil toneladas, Benin com 109 mil toneladas, Nicarágua com 105 mil toneladas e Gâmbia com 103 mil toneladas. Ainda é preciso ressaltar a importação realizada pelos países baixos (Holanda) com o volume importante de 75,804 mil toneladas. Segundo Marques é importante notar a importância do Rio Grande do Sul nestes números já que 95% do arroz exportado é produzido e beneficiado no Estado.
“Nos últimos anos, principalmente após o apoio do governo federal no ano comercial de 2011/2012 quando chegamos a exportar 2,09 milhões de toneladas de arroz houve uma ampliação significativa de novos países importadores do nosso arroz”, afirma Marques.
Em 2012 foi criado Projeto Brazilian Rice que é fruto de um convênio entre a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Irga e tem como objetivo promover o arroz brasileiro e seus derivados no mercado internacional. E nos próximos dias, com foco em exportar para o Oriente Médio e Africa, as empresas participantes do projeto participam da Gulfood, a maior feira de alimentação do Oriente Médio, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro, em Dubai. Ainda na agenda a participação na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com rodadas de negócios com a presença de 75 países, 19 embaixadores e três presidentes.

0 comentários: