quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Ed. 2693 - Schneider corta 28% na Educação


Aqui, a edição digital..
  1. Não há nada ruim que não possa piorar
  2. “Carro novo e me devendo”
  3. Encontro
  4. IPTU
  5. Aniversários
  6. Jari I
  7. Jari II
  8. Sindicato I
  9. Sindicato II
  10. Coincidência
  11. Inovação
  12. #califa I
  13. #califa II
  14. Secretariado I
  15. Secretariado II
  16. Secretariado III
  17. Secretariado IV
  18. Sina
  19. “Corujinha”
  20. Que ajuda
  21. Cairoli apresentou Plano de Modernização do Estado em Uruguaiana
  22. Marcelo Lemos pode ser novo coordenador de Educação
  23. Parlamento se reúne no Plano Alto hoje
  24. Câmara rejeita ideia de moção de repúdio ao aborto decorrente de estupro ao STF
  25. Teatro interditado às vésperas da Califórnia
  26. Prefeitura paga parte da dívida ao hospital
  27. Farmácia Básica sofreu apagão por dois dias
  28. IPVA 2017 pode ser pago a partir de 14 de dezembro
  29. Justiça gaúcha conquista Selo Ouro do CNJ
  30. Advogadas que tiveram filhos têm suspensão de prazos
  31. Projeto que modifica lei da taxa única de serviços judiciais dificulta o acesso à Justiça
  32. 1º BPAF forma 600 crianças no Proerd
  33. Lançada Operação Papai Noel 2016
  34. Lei autoriza retorno de 500 PMs à ativa
  35. IPU teve princípio de rebelião
  36. Difamação
  37. Ameaça
  38. Separação
  39. Aberto período de inscrição para Chamada Interna do Nudepe
  40. Cinco eixos serão avaliados na CPA deste ano
  41. Rústica vai reunir moradores de Uruguaiana e região
  42. Com medo de que Inter anule campeonato, Palmeiras desiste de usar camisa da Chape
  43. Clubes da Série A ‘cantarão’ o hino da Chapecoense na última rodada
  44. Federação Bahiana divulga nota em defesa do Vitória
  45. Flores e plantas afrodisíacas
  46. Após infarto, Maurício Kubrusly volta ao trabalho
  47. Lady Gaga tem estresse pós-traumático por causa de estupro
  48. Malhação
  49. Sol Nascente
  50. Rock Story
  51. A Lei do Amor
  52. Maísa desabafa sobre fãs que a abordaram durante velório da bisavó

Rústica comemorativa na Prolar


Daiany Mossi

Foi realizada no final de semana, no bairro Prolar, a Rústica em homenagem aos 24 anos da escola João Batista Luzardo. Participaram do evento, alunos do Caic, professores, funcionários, pais  e convidados. Tainã Doria foi o grande campeão da Rústica promovida com o intuito de confraternização, comemoração e valorização do esporte. 

Atlético conquista mais uma Copa de Futsal

Daiany Mossi

Aconteceu no final de semana, em Uruguaiana, a 5ª Copa Uruguaiana de Futsal Feminino. O evento aconteceu no Ginásio Municipal e envolveu 16 equipes. A equipe do Atlético sangrou-se a grande campeã da Copa, tendo como vice a equipe Só Por Hoje, e em terceiro lugar, a equipe Phenix.
A atleta revelação foi Franceline Baldez, da equipe Só Por Hoje; Delly Cardoso, da Phoenix, recebeu o troféu de Goleira Menos Vazada e Lunara Fernandes e Viviane Jardim, da equipe Atlético, as artilheiras.
O Atlético é pentacampeão da Copa.

Uruguaianense fatura mais um título


Daiany Mossi

A Uruguaianense conquistou o título de campeã gaúcha de futsal, na modalidade Sub 13, no final de semana.
Na primeira partida, os meninos de Uruguaiana venceram a ALAF por 3 a 0, partindo com confiança para o último e decisivo enfrentamento.
Com garra e talento, os guris derrotaram o Top Sport por 3 a 1, sangrando-se campeões.
Além do troféu de campeã, a Uruguaianense trouxe para casa o título de goleiro menos vazado.
A vitória obtida pela jovem equipe e marcada pela determinação dos atletas, pais e dirigentes. A Sub 13 é hoje uma grande família, com mais um título para comemorar.

Estudantes participam da 1ª jornada literária de Uruguaiana


De 16 a 18 de novembro, o Colégio Marista Sant’Ana aconteceu a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana, promovida pelo SESC, Editora Via Pampa e Livraria Carochinha, com apoio da Prefeitura Municipal e da Gráfica Universitária, com o objetivo de incentivar a leitura, formar novos leitores e aproximar o público das produções literárias.
O colégio Marista Sant’Ana foi parceiro realizando atividades de interação literária, como passeio com poesia, balaio de gatos e game literário.
A jornada aconteceu na Praça Barão do Rio Branco e teve a participação de estudantes e pessoas da comunidade em geral, que ao passar pelo espaço foram convidadas a participar das atividades que estavam sendo realizadas. Os dias de jornada também tiveram palestras, intervenções poéticas, sarau de poesias, horas do conto, música e doações de livros.

Teste de Progênie Angus disponibiliza sêmen de touros nacionais de ponta

Focando na valorização da genética Angus nacional, o Teste de Progênie Angus 2016 começa a ofertar ao mercado as doses de sêmen dos melhores reprodutores jovens da Geração 2014. Neste ano, a meta é disponibilizar aos sócios da Associação Brasileira de Angus 1,5 mil doses para avaliação em rebanho puro, o que deve permitir retorno para o banco de dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) sobre as potencialidades dos touros analisados. O Teste de Progênie Angus é uma parceria entre e Angus, o Promebo e as centrais Alta Genetics e Progen. A meta, explica o diretor da Progen, Fábio Barreto, é ofertar mais 6 mil doses para uso comercial, mas, se houver demanda, a produção poderá ser ampliada já que os reprodutores encontram-se em coleta na central em Dom Pedrito (RS) . “São animais superiores em fenótipo e na avaliação genética. É muito importante para a raça Angus estar desenvolvendo um trabalho referência para conseguir identificar os melhores reprodutores adaptados à realidade nacional. É uma mostra de que o Angus brasileiro tem prova”, ressaltou Barreto.
Segundo Fernando Velloso, diretor da Assessoria Agropecuária, empresa responsável pela coordenação técnica do teste, a seleção dos reprodutores partiu da lista dos 100 touros jovens SA do Promebo. Em seguida, foram separados aqueles com índice final acima de 20 e, após análise de interesse dos criadores e viabilidade técnica, foram revisados 31 animais, restando três a serem habilitados pela central. “Temos no teste deste ano os melhores animais de 2014”, pontuou Velloso. Os criadores que quiserem utilizar o sêmen coletado no Teste de Progênie Angus devem encaminhar pedido direto à Progen. Sócios da Angus, participantes do Promebo, pagam valor subsidiado de R$ 6,00 por dose e os demais, preço padrão de mercado.
Os animais avaliados em 2016 pertencem a três aclamados criatórios que vêm atuando pelo fortalecimento do Angus do Brasil. A Parceria Rota Assis, Santa Vitória do Palmar (RS), apresenta o touro Tradição TE53 (HBB 181914, SAV Brand Name x Tres Marias 6301 Zorzal). O animal obteve os maiores índices de Desmama (28,1) e Final (25,6) do Teste de Progênie Angus 2016, o que confirma alto potencial para crescimento. Segundo o criador Rogério Rotta, da Estância da Tradição, o teste vem contribuindo muito. “Os produtos da genética nacional dão resultado e podem ser superiores aos importados”, garante. Ele conta que, em 2015, utilizou o sêmen do touro Retruco, também direcionado pela Tradição ao teste, e obteve 60% de taxa de prenhez em IATF. Com os primeiros animais recém-nascidos, ficou tão satisfeito com o resultado que, agora, vai ampliar o uso do reprodutor de 25% para 40% do rebanho. “Obtivemos animais do estilo que a Tradição gosta, com muita costela, carne, animais fortes”, salienta.
Estreando no teste, a Estância Ponche Verde, de Cascavel (PR) confia nas qualidades do touro Red Angus Chivas – EPV Red Watch 1701 (HBB 181803, Alston Black Watch x Reconquista 01051 Levado Quebracho G.Canyon). Chivas é filho de pai preto (Black Watch), sendo opção para abertura de sangue nos plantéis de vermelho e um dos melhores índices de sua geração. A propriedade de José Filippon e filhos trabalha prioritariamente com animais de pelo curto e focada em um gado produtivo capaz de produzir carne a pasto e com grande adaptação à regiões de clima quente. Segundo o criador Cristopher Filippon, ver um dos reprodutores no Teste de Progênie significa o “retorno de um trabalho de quase 20 anos em avaliação genética e seleção de plantel”.
E o trio de touros top do Teste de Progênie 2016 é completado pelo reprodutor preto Nero Valley da Rio da Paz TE (HBB 187605, SAV Angus Valley x Connealy Freightliner), de Antônio Zancanaro, da Fazenda Rio da Paz (PR). Nero é destaque para Adaptação (melhores Índices Pelame Desmame e Sobreano), para Perímetro Escrotal (0,74) e o maior Índice Carcaça dos touros do teste (14,4). Segundo o criador Renato Zancanaro a propriedade está muito satisfeita com o trabalho realizado e a qualidade ofertada ao mercado. “É uma complementação que se tem pelo trabalho da gente, e valorização para a genética nacional. É uma maneira de divulgar o Angus da Rio da Paz”, frisou, lembrando que o criatório atua há 18 anos no melhoramento genético da raça. A busca incessante pela perfeição na Rio da Paz mira na conformação de carcaça, em um bom posterior, no correto arqueamento de costela e em área de olho de lombo. “A genética tem que ter uma evolução ano a ano. Tem que estar sempre melhor “, ressalta o criador, que espera ansioso para ver os filhos de Camaro, touro da Rio da Paz classificado no teste de 2015.
Mais resultados para o Teste de 2015
Enquanto as doses de sêmen do Teste 2016 chegam às ruas, os criadores começam a verificar os primeiros produtos do Teste de 2015. Segundo Velloso, os comunicados de nascimento já começaram a chegar e, nos primeiros meses de 2017, teremos os dados de desmame. Dos seis touros Angus testados em 2015, três foram contratados pela Alta: Retruco (Tradição 2028) – Parceria Rota Assis/Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS); Master (Net Worth de Cantagalo 3845), da Cabanha Cantagalo, de Quaraí; e Camaro (Camaro Density da Rio da Paz) da Fazenda Rio da Paz, de Cascavel (PR).
Com informações da Associação Brasileira de Angus.

Evolução da semeadura: Plantio de arroz ultrapassa 99% na Fronteira Oeste

Gabriela Barcellos

De acordo com o último levantamento do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), 99,2% da área prevista para a safra de arroz 2016/2017 na Fronteira Oeste já está semeada. Dos 318.238 hectares previstos, 315.677, hectares já estão plantadas. A região, que chegou a liderar o avanço do plantio, agora está em terceiro lugar, perdendo a segunda posição para a Campanha, com 99,78% dos 163.700 hectares previstos, ou seja, 163.332 hectares plantadas. A Zona Sul lidera esse ranking e já completou esta fase da safra.
Aliás, a Zona Sul superou todas as expectativas e chegou a 101,2% da área estimada, sendo a primeira região do Rio Grande do Sul a concluir os trabalhos. De acordo com o coordenador Regional, André Mattos, o fenômeno climático La Niña foi considerado até ameno para o arroz, comparado ao fenômeno El Niño, realidade enfrentada nas duas safras anteriores, mas fez algumas considerações. “A emergência do arroz acabou ficando um pouco prejudicada, áreas inteiras emergiram ao mesmo tempo, o que dificultou a irrigação. Tivemos um bom desempenho na semeadura e não tão bom assim na irrigação, proporcionando atraso em função dessa emergência abrupta”, explicou. Apesar de ainda não ter chegado aos 100%, o Irga diz que já é possível considerar a semeadura encerrada tanto na Campanha quanto na Fronteira Oeste.
A Planície Costeira Interna tem 95,7% dos trabalhos concluídos e a Planície Costeira Externa, 92,7%. Conforme as expectativas iniciais de plantio, de 138.319 hectares para a região da Planície Costeira Externa, hoje faltariam ainda 10.051 hectares, o que corresponde a 7,27% para fechar os 100% previstos. Este pequeno atraso, que extrapola a janela ideal de plantio, não chega a preocupar. Como bem salientou o coordenador da Regional, Vagner Martini dos Santos, outras medidas preventivas foram tomadas. “Houve um aumento no preparo antecipado em relação aos outros anos e praticamente o dobro da área plantada em relação à safra anterior. Estes, entre outros fatores, criam uma perspectiva favorável para a safra”, avalia.
A região Central é a mais atrasada no plantio. De acordo com o levantamento de 1º de dezembro, a região semeou 128.509 hectares das 144.540 hectares previstas, ou seja, 88,9%. De acordo com o Instituto, o atraso se deve, especialmente às fortes chuvas que caíram durante o mês de outubro.
Em todo o Estado, ainda restam ser plantadas 33.319 hectares de arroz para fechar a previsão total, de 1.091.401 hectares estimadas. Deste total, 16.031 hectares ficam na Região Central. Para o Irga, porém, os números são considerados positivos. Restam somente 3% para o Rio Grande do Sul atingir a meta de plantio de arroz.