quinta-feira, 27 de abril de 2017

Categorias de base da AEU ganham destaque em torneio de futsal


De 21 a 23/4 aconteceu em Uruguaiana, a 10ª Copa Integração de Futsal. As competições foram realizadas no Ginásio do Sest Senat e também no Ginásio Municipal Oscar Schmidt e reuniu atletas da cidade de Itaqui, Alegrete, São Gabriel e Bagé.
O ano das categorias de base da Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) começou com tudo. É que a AEU foi campeã em duas categorias que participou, sendo sub-11 e sub-13. Além disso, conquistou mais dois títulos, o de melhor goleador e goleiro menos vazado.
Na categoria de base sub 11 participaram os seguintes times: AEU de Uruguaiana, Eliseu’s de Alegrete, Serginho de Itaqui e TP de Bagé. A comissão técnica do time uruguaianense é formada pelo treinador Renato Azevedo, pelo preparador físico Fabio Gimenez e pelo preparador de goleiros, Fernando Vargas.
Os atletas que formam o sub-11 da uruguaianense são: Victor Hanke, Joaquim Soares, Edward Morais, Enrique Cabrera, João Pedro de Castro, Cristoffer Santariano, João Otávio Rolim, Murilo Fonte, João Vitor Vieira, Samuel Gonçalves, Leonardo de Mello, João Ricardo de Oliveira, Pedro Trojan Paz, Nicolas da Silva e Pablo Telles. O artilheiro da categoria foi João Otávio com 11 gols e o goleiro menos vazado foi o Vitor.
Na categoria de base sub-13 participaram: AEU de Uruguaiana, Serginho de Itaqui, AABB de Alegrete e Cruzeiro de São Gabriel. Nesta categoria, a comissão técnica é formada pelo treinador Cristhian Freitas de Oliveira (Carioca Oliveira).
Os atletas dessa categoria são: os goleiros Vinícius e Gabriel; os fixos Gabriel da Rosa, Otávio, Willian e Gian Pavanato; os alas Eliton Machado, Leonardo Silva, Leonardo Rodrigues Jr, Newmar, Pedro, Leonardo Acunha e Vinicius Fecke; e os pivôs Lorenzo da Rosa, Gabriel Aguirre e Vinícius de Baco. O goleiro menos vazado nessa fase foi o Vinícius, da AEU.
Karine Ruviaro

Estreia da AEU neste sábado será fora de casa

Faltam dois dias para a estreia da Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) no campeonato estadual 2017. A série prata está chegando, então, conheça o time que enfrentará a equipe do Horizontina neste sábado, 29/4, em um jogo fora de casa, em Horizontina.
Bruno Ribeiro Jaques, conhecido por todos como Ribeiro, ocupará a posição de Ala/Pivô vestirá a camiseta de número 93; Lucas Silveira da Maia, o atleta Maia, vestirá a camisa 20 e também ocupa a posição de Ala/Pivô; Anderson Carvalho, o Cabeça, será Ala/Pivô e o vestirá a 88; Dickson Wagner Laguna Lopes, veste a 15 e será um dos alas da equipe tricolor; Thales Sayago, será um dos goleiros da AEU e vestirá a oficial 1; Cristhiano Lucas Lima da Silva, o fixo Luquinha vestirá a 89; Deivid Douglas Lima Yunge, o Grillo, defenderá a número 19 na posição de Fixo; o pivô Barriga, Lucas Dorneles Alves, vestirá a 22; Sidnei Roberto Rosa, o Sid Love, fica com a 83 e com a posição de Pivô; o pivô Anderson Silva, o Somália, vestirá a camisa de número 9; o segundo goleiro da tricolor - que vestirá a 2 - é  Guilherme Malfussi, o Vaca; o fixo/Ala Lucas Otanha Rodrigues, fica com a de número 21; o também Ala/Pivô, Gustavo Pereira Brite,  Gutinha, defenderá a 6; o fixo Michael Willian Costa Nogueira,   com apelido de Maicon, ficará com a camisa de número 8; o terceiro goleiro da AEU é Eduardo Bueno, o Edu, e vestirá a 24; o ala Guilherme de Araújo Falcão, usará o uniforme 25;  o ala Deivid Brazeiro, entrará em campo com a 10; o goleiro Leonardo Unamuzaga, o Potro, vestirá a oficial de número  3; Marcelo,  sob o número 31 será mais um goleiro a defender o time tricolor da fronteira;  o ala Matheus Ramires, vestirá a número 11;  Cristian Zé, ficará com a 23 e ocupará a posição de Ala; Vinícius Ciocca também será  um  dos alas do time e vestirá o manto tricolor de número 5 e o ala Rodrigo Brazeiro ficará com a de número 7.
Agora que você já conhece o time, programa-se para acompanhar a Uruguaianense nessa temporada.
No dia 6/5, a AEU enfrentará o Parobé em São Borja; no dia 13/5, em Cerro Branco, acontecerá a disputa entre o time uruguaianense e ACBF – Cerro Branco; no dia 20/5, acontece o primeiro jogo em casa contra a AGE Futsal; 27/5, em Alvorada, a AEU enfrentará o Ser Alvorada.
Karine Ruviaro

Prova de ciclismo reuniu centenas de participantes

No domingo, 23/4, Uruguaiana recebeu a prova “Volta Internacional de Ciclismo de Uruguaiana”. A competição fazia parte da segunda etapa do projeto Sul Bike Tour.
A primeira fase aconteceu em Bagé no dia 2/4. Já a terceira etapa, acontecerá em 7/5, em Passo Fundo. Todas estas provas integram o calendário oficial da Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Ciclismo, um momento especial onde há a promoção do desenvolvimento de uma prática esportiva democrática, saudável, inclusiva, que ajuda na mobilidade urbana, incentiva o convívio familiar por meio do esporte e eleva a qualidade de vida e o bem estar dos cidadãos.
O evento em Uruguaiana reuniu atletas das mais diversas cidades do Rio Grande do Sul, além de diversos competidores nacionais e internacionais. A saída da prova ocorreu na Praça Dom Pedro II (Parcão), a partir das 9h, e teve o acompanhamento da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) que garantiu a segurança dos participantes e espectadores.       
Confira agora os vencedores da competição:
Na categoria infantil, o grande vencedor foi Leonardo Gerasch de Mattos, ciclista de Santa Cruz do Sul.
Na categoria juvenil, Marcelo Saafeld Elias, de São Lourenço do Sul ocupou o primeiro lugar no pódio; Thiago Saafeld também de São Lourenço do Sul garantiu o segundo lugar; já o competidor Giovani Faccin, de Santa Cruz do Sul, ficou com a terceira posição. 
A atleta Claudia Gomes da Costa, do grupo AEP de Rio Grande foi a vencedora na categoria feminino master.
Na categoria MTB, Alex Schwendler, da equipe Santa Ciclismo de Santa Cruz do Sul, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada; o atleta João Souza, de Vacaria, ocupou a segunda posição no pódio; e o terceiro lugar, ficou com o competidor uruguaianense, Marcio Santos.
A campeã da categoria Feminina Elite, foi a argentina Silvia Verônica;  em segundo lugar, ficou a santa-cruzense Cíndia Lanza Fagan; a desportista Bruna Saalfeld Elias, completou o percurso e garantiu o terceiro lugar nesta modalidade.
Andrei Ferro que veio diretamente de Bento Gonçalves, foi o campeão na categoria estreante; o passo-fundense Daniel Heckthever foi o segundo classificado nesta categoria; já o terceiro lugar, ficou com Deivid Oliveira, da equipe SMV Race, de Vacaria.
Na categoria Veterano A, o atleta de Artigas, Nelson Luiz Brazeiro, ocupou o primeiro lugar no pódio. 
O atleta Paulo Abricilio, da equipe Pedal Brutalidade, de Uruguaiana, foi o primeiro colocado na categoria Master C; em seguida, foi a vez de Paulo Magnani, de Bento Gonçalves, garantir a vitória; já o atleta do sul do Estado, de Rio Grande, Rogerio Garcia Costa, ocupou a terceira posição no pódio.
Na categoria Master B, Danilo de Oliveira Elias de São Lourenço do Sul; Leonardo Nobre, competidor de Porto Alegre e Marcus Felipe de Oliveira Elias, de Camaquã, ocuparam respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar no pódio.
O atleta da Serra Gaúcha – Caxias do Sul - João Fábio Soares da Silva, foi o grande vencedor na categoria Master A; João Augusto Polo foi o segundo classificado; e Gustavo Mello, também da Serra Gaúcha, mas desta vez de Bento Gonçalvez, garantiu o terceiro lugar.
Na categoria Junior, o ciclista Allan H. Bazi, de Flores da Cunha, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada; Gabriel Finkler, de Mato Leitão, levou para casa a medalha de segundo lugar; e o atleta de Uruguaiana, Gabriel Carvalho de Abreu, também garantiu um lugarzinho no pódio, ficando com o terceiro lugar.
Vinicius de Goes Gonçalves, atleta de Bento Gonçalves, foi o primeiro classificado na categoria Sub 30; em seguida, foi a vez de Guilherme Pereira Corso, de Vacaria, ocupar a segunda posição;  já o atleta da Fronteira Oeste, de Uruguaiana,  Mauro Albuquerque, garantiu a terceira posição no pódio.
Rafael Augusto da Rosa, do município de Pareci Novo, foi o grande vencedor na categoria elite. O atleta uruguaio Sergio Caraffoni, garantiu a sua vaga no pódio com a segunda posição; já o terceiro lugar, foi ocupado pelo ciclista vacariense Jocemar Ferreira de Carvalho.
O Sul Bike Tour é um projeto realizado pelo Grupo Austral e CARS, com patrocínio NET e Claro. O evento conta ainda com apoio das Prefeituras de Passo Fundo, Bagé e Uruguaiana e financiamento do Pró Esporte, programa pertencente a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
Karine Ruviaro

Cultura Africana é tema de estudo em escola





Um dos estudos propostos na disciplina de Língua Portuguesa do Colégio Marista Sant’Ana é proporcionar aos estudantes descobertas sobre diferentes culturas. Com esta finalidade, foi organizada, pela professora Viviane Bofill em parceria com a equipe da biblioteca central do Colégio, uma conversa com a escritora Eleonora de Medeiros.
Na oportunidade, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental puderam refletir e dialogar sobre questões relacionadas à cultura africana. A escritora uruguaianense apresentou aos presentes o conto “Bandele: o menino nascido longe de casa”, de sua autoria. O mesmo será lançado ainda neste ano.
Com a prática desta atividade os alunos aprenderam um pouco mais sobre a cultura e os costumes do povo Africano. Bem como, puderam compreender que tudo o que se estuda e se faz é parte de um contexto social, histórico, cultural, econômico e político de determinada cultura.

Karine Ruviaro

Taxista uruguaianense é assaltado em Alegrete

Um taxista uruguaianense foi vítima de um assalto, em Alegrete. À Polícia Civil, o trabalhador contou que foi procurado por um homem que solicitou uma corrida até a cidade vizinha, alegando estar trabalhando na colheita do arroz e que precisava retornar à Alegrete. Após acertar o valor da corrida, R$ 250, o taxista aceitou o trabalho e deixou Uruguaiana por volta de 10h20min.
Cerca de duas horas depois, os dois chegaram ao endereço indicado pelo passageiro, na estrada conhecida como ‘Caverá’. Lá, o homem desceu do carro e aproximou-se de uma casa que estava fechada, logo depois retornou dizendo que seu pai não estava em casa, mas que iria pagar a corrida. Imediatamente colocou a mão em um dos bolsos, sacando uma faca e anunciando o assalto.
Depois de tirar da vítima R$ 150 e um telefone celular, o homem fugiu em direção a um matagal.
O autor do crime foi posteriormente identificado pela vítima. Trata-se de um homem com diversas passagens pela polícia e que, ao longo do registro de ocorrência referente ao roubo, foi implicado ainda em outros crimes. De acordo com o delegado Peterson Benitez, de Alegrete, ele foi apresentado na Delegacia local ontem, 26/4, pela Brigada Militar, e interrogado pela autoridade. O conteúdo do interrogatório, no entanto, não foi divulgado até o fechamento desta edição. Conforme Benitez, ao ser apresentado o homem já não estava em situação de flagrante, não sendo possível, portanto, mantê-lo preso. No entanto, não está descartada a possibilidade de representação pela prisão temporária ou preventiva do rapaz.
Gabriela Barcellos

Polícia Civil promove troca de delegados substitutos



Duas das seis delegacias da Polícia Civil em Uruguaiana passaram por alterações em sua administração nesta semana. Desde ontem, 26/4, o delegado Enio Tassi não responde mais pela 1ª Delegacia de Polícia e a delegada Alessandra Xavier de Siqueira não responde mais pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
As mudanças foram provocadas pela chegada de mais um delegado de polícia na 4ª Região de Polícia do Interior. Peterson Benitez ficará lotado em Alegrete, substituíndo o delegado Marcelo Braga, mas responderá pela DPPA de Uruguaiana. De acordo com o delegado regional, Juliano de Aguiar de Carvalho, Benitez tem grande experiencia em DPPAs e ajudará na estruturação de pessoal e atendimento, juntamente com os demais colegas.
Já a delegada Alessandra, continuará como titular da 2ª Delegacia de Polícia e assume A 1ª DP, até então comandada por Tassi. Já o Delegado, que acumulava três delegacias, continuará como titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e respondendo pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).
A delegada Caroline Huber continuará à frente da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.
Gabriela Barcellos

Envio de declaração incompleta pode ser solução para falta de documentos

Melhor alternativa para o contribuinte que não conseguiu reunir toda documentação necessária é o envio de declaração incompleta e posterior retificação.

Amanhã, 28/4, é o último dia para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017, o que está tirando o sono de muitos contribuintes que ainda não concluíram o processo. Com isso, a Receita Federal prevê possíveis dificuldades para os contribuintes nesses últimos dois dias, como congestionamento no sistema para quem deixar a entrega para a última hora. “Se deixar para o dia 28, o contribuinte irá enfrentar o sistema congestionado ou mesmo enfrentar outros problemas e, caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, empresa especializada, que atua em todo o país.
O maior problema, segundo ele, é a falta de organização dos contribuintes. A maioria dos contribuintes encontra dificuldade principalmente em encontrar alguns documentos. Nesses casos, a melhor alternativa, de acordo com o Especialista é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora. “Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a Malha Fina, porém, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”.
A declaração retificadora também é válida em caso de problemas na declaração já entregue pelo contribuinte, nela os erros serão corrigidos. “O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na Malha Fina”, explica Domingos.
Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.
Segundo Domingos, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo Identificação do Contribuinte, deve ser informado que a declaração é retificadora.
Gabriela Barcellos

Leilão de veículos e sucatas

Acontece hoje, 27/4, em Uruguaiana, um leilão de veículos e sucatas de oito Centros de Remoção e Depósito (CRDs). O evento promovido pelo Detran ocorre às 10h no Auditório do SEST/SENAT, localizado na BR-290.
Ao todo, são 617 itens retidos administrativamente nos depósitos de Alegrete, Itaqui, São Francisco de Assis, São Borja, Quaraí e Uruguaiana. Estes não foram reclamados pelos proprietários e, por isso, estão indo a leilão.
Vale registrar que os interessados podem arrematar os veículos em dois tipos de bens: sucatas para reciclagem e veículos com documentação, ou seja, que estão aptos para voltar à circulação, já que não possuem restrições policiais, judiciais e financeiras. O leiloeiro oficial deste remate é Moyses Pedroso de Moraes.
Karine Ruviaro

Agergs rejeita aditivo e força BRK a renegociar prazo





Foi publicada ontem, 26/4, uma resolução homologatória do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que trata do 3º termo aditivo ao contrato de concessão do serviço de água e esgoto firmado entre a Prefeitura de Uruguaiana e a BRK Ambiental. Por maioria, o Conselho optou por não homologar o 3º termo aditivo ao contrato, que prorrogava por três anos o prazo para conclusão das obras de saneamento, inicialmente de cinco anos, vencidos em agosto de 2016.
Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Contrato, advogado Ricardo San Pedro, o prefeito Ronnie Mello ponderou junto a Agergs que o aditivo não continha cronograma de obras, plano de compensação ambiental, e mantinha a mesma multa em caso de novo descumprimento do prazo.
A assessoria de imprensa da BRK ainda não têm um posicionamento oficial da empresa sobre a decisão.

Gabriela Barcellos

Ônibus intermunicipais vão circular normalmente amanhã

Depois de determinar no final da tarde de terça-feira, 25/4, o cancelamento de viagens na sexta-feira, 28/4, das linhas de transporte intermunicipal em todo o Estado, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) revogou ontem, 26/4, a Ordem de Serviço 005/2017, a qual regia o cancelamento. A mudança ocorreu após a intervenção da Secretaria de Transportes do Estado.
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, informaram que o serviço irá funcionar normalmente nesta sexta-feira, preservando assim o direito dos usuários de viajar por meio do Sistema Estadual de Transporte Intermunicipal.
Em entrevista a um programa de rádio, o secretário afirmou que, caso ocorra algum bloqueio de trânsito nas rodovias estaduais, a liberação das mesmas deverá ser realizada pela Brigada Militar. “As empresas (de transporte) tomarão os cuidados e ao Daer não cabe tomar essa atitude (de suspender as viagens). Então, vai ser normal e não vai haver nenhum impedimento por parte do Daer”, salientou Westphalen.
O Departamento acrescenta ainda que, em razão da possibilidade do aumento no número de passageiros em viagens intermunicipais decorrente do feriado de 1/5, avalia autorizar as empresas que disponibilizem linhas extras de ônibus para atender à demanda.
Karine Ruviaro

Demoras do Samu ainda geram polêmicas e reclamações





Mais uma vez, o atendimento – no caso, a demora dele – do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi alvo de discussões nas redes sociais. É que neste final de semana, o fotógrafo Everaldo Castanini foi vítima de uma parada cardíaca e não resistiu. Nas redes sociais, a discussão sobre o fato, bem como as reclamações sobre o serviço foram frequentes. Também se questionou muito sobre a falta de informação do tempo estimado para o socorro. “Não sou de criticar. Mas cabe uma transformação, para ontem (...) Este sistema de chamada das nossas ambulâncias, não está com nada, quantas vidas já se perderam... Primeiro você comunica o Japão. E os próprios não informam se vai demorar ou não”, escreveu indignada a internauta Letícia Segabinazzi.
A reportagem do Jornal CIDADE entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretária Thais Aramburu e com o chefe do SAMU de Uruguaiana, médico Rogério Marques, para buscar mais informações sobre o atendimento.
Conforme Thais, a equipe do Samu foi chamada para socorrer o irmão do fotógrafo que estaria tendo uma crise convulsiva. Ao chegar ao local, foi prestado o atendimento necessário e o atendido teria ficado bem. No entanto, ao ver toda a situação, Everaldo – que estava ao lado do irmão – passou mal e teve uma parada cardíaca. Ainda segundo Thais, o socorro a Everaldo foi prestado e ele foi ressuscitado, e imediatamente encaminhado para o Hospital Santa Casa de Caridade, onde novamente teve uma nova parada cardíaca, e morreu.
Questionada sobre a demora para a chegada do socorro, a secretaria de Saúde, informou que realmente todo o processo demora, já que a ligação ao 192 é atendida em Porto Alegre e depois encaminhada para Uruguaiana. “O familiar liga para lá, passa todas as informações necessárias e eles (Central de Atendimento) comunicam Uruguaiana que então, após a comunicação da ocorrência, inicia o deslocamento. Tudo isso sempre demora”, comenta. Ainda conforme ela, a Secretaria de Saúde estaria providenciando outras (novas) formas de atendimento. “Estamos trabalhando com a possibilidade de comprar “motolâncias”. Enquanto a ambulância não chega ao local, elas prestariam o primeiro atendimento de forma mais ágil”, ressalta.
Segundo o chefe do Samu, Rogério Marques, outra ambulância não foi deslocada para a casa do fotógrafo porque estaria em outro atendimento. “Antes de recebermos a comunicação da ocorrência do Castanini, foi pedido socorro para um baleado em um bairro de Uruguaiana. Uma equipe – juntamente com a Guarda Civil Municipal e Brigada Militar – foi deslocada para prestar esse socorro à vítima. Entretanto, ao chegarmos ao local indicado constatamos que se tratava de um trote”, informou. E acrescenta “é muito triste isso ainda ocorrer, pois enquanto poderíamos estar prestando um atendimento maior a quem realmente precisava, no caso o Everaldo, estávamos procurando por algo que não existia”, ressaltou.
Marques disse ainda que, entre o recebimento do chamado na Central de Atendimento, o deslocamento até o local onde os irmãos se encontravam, o atendimento e o novo deslocamento até a Santa Casa, passaram-se 29 minutos. “Como profissional, sei que o tempo é longo e para a família, aqueles minutos são ainda piores, pois eles estão angustiados e nervosos”.

Karine Ruviaro

Legislativo concede atendimento prioritário a doadores de sangue

Com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia, que inclui doadores de sangue nos grupos prioritários para atendimento em supermercados, bancos, casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais, tal como idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais.
O benefício de atendimento preferencial para os doadores deverá ser garantido com a apresentação de carteira de doador, a ser emitida pelo hemocentro e bancos de sangue, que deverá ter a validade de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. A obrigatoriedade será exigida em estabelecimentos onde o fluxo de clientes exija a formação de filas.
Gabriela Barcellos

Câmara homenageia hoje mulheres de destaque

A Câmara de Vereadores realiza hoje, 27/4, uma sessão solene em alusão do Dia Nacional da Mulher, celebrado do próximo dia 30. O ato acontece a partir das 19h, no plenário do Poder Legislativo, quando onze mulheres serão homenageadas com o diploma de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados à comunidade uruguaianense.
Serão homenageadas Kátia Romero Dinat, por indicação do vereador Rafael Alves (PMDB); Alzira do Horto Brum Chavasco, por proposição da vereadora Josefina Soares (PP); Gilda Sirlei Silva da Luz, por indicação da vereadora Zulma Ancinello (PRB); Nadir Vargas dos Santos, por indicação do vereador Clemente da Silva Corrêa (PSDB); Caroline Bortolotti Huber, por indicação do vereador Carlos Delgado de David (PP); Alice do Carmo Ramos Fernandes, por indicação do vereador Elton da Rocha (PP); Cláudia Rosane Pires, por indicação do vereador Eric Lins (DEM); Altamira Pereira Aria, indicada pela vereadora Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Cardoso Alves (PRB); Eliane dos Santos Rezes, indicada pelo vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB); Irma Pedelhes dos Santos, por indicação do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites e Marta Ribeiro Gonzales, por proposição do vereador Fernando Tarragó (PSD).
Gabriela Barcellos

Vereador lança gabinete móvel

O vereador Elton da Rocha (PP) lançará no próximo sábado, 29/4, seu Gabinete Móvel. O projeto é inspirado em ações semelhantes realizadas em outros municípios, e tem por objetivo aproximar o vereador da comunidade. “Nosso objetivo é interagir com a comunidade, estar mais próximo para receber as demandas da população e conhecer novos projetos”, explica.
Outra questão considerada pelo Vereador é a distância entre o parlamentar e o eleitor ao longo do mandato. “Há o pensamento de que o vereador vai na comunidade somente durante a campanha. A gente quer quebrar isso, essa distância. Queremos estar presentes ao longo dos quatro anos em que estivermos aqui”, diz.
Conforme Rocha, a ideia inicial é que o Gabinete Móvel funcione nos sábados, cada semana em um bairro diferente, a partir das 14h. “Vamos avaliar como será a demanda, mas a ideia inicial é realizar o projeto em todos os sábados do mês”, conclui. O lançamento acontece no bairro Cabo Luiz Quevedo, frente à escola municipal Marília Sanchotene Felice.
Neste primeiro evento, o Vereador conta com algumas parcerias. Haverá apresentação teatral da CIA Clan Destinos, que está completando quatro anos; apresentação de capoeira do grupo Guarda Negra do Mestre Marcos (Chiquinho); apresentação da banca marcial da escola Marília Sanchotene Felice, com o mestre João Batista; apresentação do músico Arthur Rilo; e hip hop com Rafael Guerra.
Gabriela Barcellos

Prestação de serviços: Vereadores aprovam fim do jogo de empurra

A obrigação de informar a responsabilidade por obra, reparo ou serviço em Uruguaiana passa a ser estabelecida em Lei. O Projeto, que é de autoria do vereador Eric Lins (DEM) e visa acabar com o jogo de empurra-empurra sobre o tema foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 25/4. A matéria impõe ao Poder Público e as empresas prestadoras de serviços que exponham a responsabilidade de suas atividades de forma objetiva. “Um dos grandes problemas que hoje existem na administração pública é a falta de clareza, de onde se buscar os direitos aos quais nós fazemos jus”, explicou Eric. “O Projeto quando em execução acaba com o jogo de empurra entre Prefeitura e, por exemplo, concessionária de água e de energia elétrica, dizendo ao cidadão onde ele vai para resolver seu problema”, ilustrou.
De acordo com o projeto, que agora será encaminhado à sanção do prefeito Ronnie Mello (PP), a informação deve ser dada no momento em que a solicitação é feita, salvo dúvida. Em caso do Poder Público e da delegatária entenderem não ser competentes pelo serviço, a negativa deve ser dada por escrito e a solução deve ser resolvida entre as duas e informada ao contribuinte em no máximo 15 dias. Caso o conflito não se dissolva de comum acordo, o Poder Público comunicará ao cidadão a respeito da instauração de processo ou incidente administrativo para sua definitiva resolução.
Gabriela Barcellos

Ministério da Saúde autoriza abertura da UPA de Uruguaiana





O Ministério da Saúde autorizou, no final da tarde de ontem, 26/4, a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Uruguaiana. A medida foi confirmada pelo ministro Ricardo Barros, em audiência com o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), com a presença ainda da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
Até aqui
Com construção iniciada em 2013, a UPA – localizada atrás da antiga Santa Casa de Caridade – está pronta desde 2014, mas não foi colocada em funcionamento. O então prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB) alegou impossibilidade financeira e falta de profissionais médicos para atender na unidade. Como, entre outras questões, não conseguiu colocar a estrutura em operação dentro dos prazos do Ministério da Saúde, A UPA de Uruguaiana acabou sendo descredenciada pelo Ministério através de uma portaria.
Colocar a UPA em funcionamento foi um dos primeiros assuntos a ser tratado pelo governo Ronnie/Carús. Já nos primeiros dias de governo, o Prefeito deu início às tratativas, sendo esta a primeira demanda encaminhada à Brasília, com apoio de aliados políticos. Em março, com a visita do ministro Ricardo Barros a Uruguaiana, houve significativo avanço. Na ocasião, o Prefeito esteve reunido com Barros – também na presença de Ana Amélia, e dos deputados Frederico Antunes (estadual) e Luís Carlos Heinze (federal) – ocasião em que Barros garantiu a abertura e uma nova reunião foi marcada, desta vez em Brasília, para apresentação da documentação necessária a fim de possibilitar a medida.
Daqui para frente
De acordo com Ronnie, a partir da entrega pelo município de um cronograma técnico ao Ministério é que foi conquistado o parecer favorável de Brasília. A partir de agora, os itens deste cronograma deverão ser cumpridos um a um e então, ocorrerá uma visita do Ministério da Saúde à estrutura a fim de confirmar as condições para abertura. É a partir desta vistoria que a portaria que descredenciou a UPA de Uruguaiana será revogada. “Nosso prazo final é agosto, mas quanto antes melhor e trabalharemos duro para encurtar esse prazo”, disse Ronnie, com exclusividade ao Jornal CIDADE, logo após a reunião. Ele também lembrou a importância da “articulação política, a boa relação e o trânsito conquistado em Brasília, a credibilidade e as portas abertas”, e agradeceu aos apoiadores, entre eles o deputado federal Covatinho (PP), a senadora Ana Amélia Lemos e o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis. Por fim, destacou a importância do momento. “É uma grande honra. A estrutura estava jogada às traças e, agora vamos finalmente dar andamento na implantação. É uma conquista muito importante. Aos pouquinhos vamos recuperar Uruguaiana, com trabalho sério e, com compreensão e paciência”
Para a construção do prédio e aquisição de equipamentos, o município recebeu repasse de recursos federais no valor de R$ 2 milhões. Logo após a reunião de ontem, Ana Amélia destacou o empenho da atual administração do município para abrir a unidade. “Essa é uma demanda muito aguardada pela comunidade porque a UPA, pronta há mais de dois anos, ainda não atende a população. Além de garantir pronto atendimento, a unidade irá ajudar a desafogar a emergência da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana — avaliou a parlamentar gaúcha.

Gabriela Barcellos

Painel Ed.2752

Brigada Charrua

O prefeito em exercício, Antônio Augusto Brasil Carús, participou na terça-feira, 25/4, às 17h, da transmissão do cargo de Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada Charrua” no qual, o General de Brigada Wilson Mendes Lauria foi substituído pelo General de Brigada Josias Pedrotti da Rosa. A cerimônia ocorreu no Círculo Militar de Uruguaiana.

Atendimento

Mais uma vez, na tarde de terça-feira, 25/4, a equipe multidisciplinar do “Consultório Na Rua”, órgão pertencente a Secretaria Municipal de Saúde esteve desenvolvendo suas ações de forma integrada e compartilhada pelas vias do município. O projeto tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde e ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde.

Um nó, e um top, na Unicred

Aconteceu ontem, 26/4, às 17h, o primeiro leilão da sede da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. A casa do presidente Zaccaro foi retirada do pregão em função de ação anulatória ajuizada pela meeira Raquel Aymone Klosterhoff. A Escola, patrocinada pelo advogado Marco Aurélio Rodrigues da Costa, propôs Embargo de Terceiro, embora não haja ação judicial contra a entidade, sustentando direitos de usucapião. Por ausência de documentos que comprovem o alegado, mormente exista a ação de Usucapião tramitando na celeridade peculiar da Justiça local há apenas 11 anos, foi indeferida a antecipação de tutela e mantido o leilão, sem interessados, segundo o leiloeiro Marcos Quadros (foto). Nem “Jajá” faria melhor.

Setembrino

A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural está realizando a recuperação da Avenida Setembrino de Carvalho. No local, estão sendo realizadas a recuperação da iluminação pública, a limpeza, o patrolamento de vias laterais e o corte de grama.

Passamento

Foi sepultado na segunda-feira, 24/4, às 14h, o corpo de Everaldo Castanini. Fotógrafo, Everaldo amava a profissão e a família. Ele faleceu na madrugada do último domingo, 23/4, aos 45 anos, em decorrência de uma parada cardíaca, enquanto o irmão Herzem era socorrido pelo Samu.

Encontro I
O prefeito Ronnie Mello está participando em Brasília do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento iniciou na segunda-feira, 24/4, e vai até amanhã, 28/4. O mesmo tem como objetivo fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação dos municípios brasileiros.

Encontro II
É realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

Oficina
O prefeito Ronnie Mello recebeu na segunda-feira, 24/4, o patrono do Centro de Estudos Folclóricos da oficina Martin Fierro, Ronaldo da Costa Filho e o Coordenador Cultural, Jaime Vieira. Durante a reunião, o Executivo informou que vai antecipar as comemorações da Semana de Uruguaiana para o domingo, 21/5, data em que acontecerá o Primeiro Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro a partir das 8h no Ginásio Municipal. Além disso, haverá atividades paralelas tradicionalistas para toda a comunidade no Parcão.

Telefonia
Hoje, 27/4, às 10h, na Prefeitura de Uruguaiana, integrantes da diretoria da empresa Vivo se reunirão com prefeitos, vereadores, órgãos de defesa do consumidor, além do Ministério Público e lideranças dos municípios da regiaão. Durante o encontro, os dirigentes da Vivo apresentarão os planos de aprimoramento na qualidade dos serviços de voz e transmissão de dados na Fronteira Oeste, além do cronograma de obras e de investimentos previstos para 2017, bem como a expansão da Rede 4G e as adequações na Rede 3G.

Senac
De 8 a 12/5, ocorre no Senac, a 12ª Feira de Oportunidades. Neste ano, o tema é “Quem se destaca muda de vida”, uma referência aos mais de 7 milhões de gaúchos já capacitados pela instituição.

BRK Ambiental
A Brookfield Business Partners LP, empresa líder global em gestão de ativos, assumiu na terça-feira, 25/4, o controle da concessionária de água e esgoto de Uruguaiana, que pertenciam a Odebrecht S/A. Por US$ 908 milhões, a BRK comprou 70% da empresa, que passa a se chamar BRK Ambiental. A Caixa Econômica Federal continua sócia, com 30% do negócio.

Corrida
Acontece no dia 6/5, a 1ª etapa do Circuito de Corridas Uninter. As inscrições podem ser feitas nos polos da instituição de ensino ou no site www.ucrsm.com/circuitodecorridasuninter e custam R$ 45. Em disputa, percursos de 4 ou 8 quilômetros. A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Brigada militar.

Ed. 2752 - Ronnie consegue abrir a UPA

Aqui a edição digital...
  1. A política está sendo criminalizada?
  2. Brigada Charrua
  3. Encontro I
  4. Encontro II
  5. Um nó, e um top, na Unicred
  6. Oficina
  7. Telefonia
  8. Senac
  9. Atendimento
  10. BRK Ambiental
  11. Setembrino
  12. Passamento
  13. Corrida
  14. Ministério da Saúde autoriza abertura da UPA de Uruguaiana
  15. Vereadores aprovam fim do jogo de empurra
  16. Vereador lança gabinete móvel
  17. Câmara homenageia hoje mulheres de destaque
  18. Legislativo concede atendimento prioritário a doadores de sangue
  19. Demoras do Samu ainda geram polêmicas e reclamações
  20. Ônibus intermunicipais vão circular normalmente amanhã
  21. Agergs rejeita aditivo e força BRK a renegociar prazo
  22. Leilão de veículos e sucatas
  23. Envio de declaração incompleta pode ser solução para falta de documentos
  24. Tribunal de Justiça tem dois novos desembargadores
  25. Sem crime de interpretação, CCJ aprova lei de abuso de autoridade
  26. Polícia Civil promove troca de delegados substitutos
  27. Taxista uruguaianense é assaltado em Alegrete
  28. Candidatos com deficiência terão auxílio durante prova
  29. Cultura Africana é tema de estudo em escola
  30. Unifra está com inscrições abertas para vestibular de inverno
  31. UFRGS inicia análise de documentos dos classificados para o segundo semestre
  32. Inscrições para Prêmio Arte na Escola Cidadã estão abertas
  33. Prova de ciclismo reuniu centenas de participantes
  34. Estreia da AEU neste sábado será fora de casa
  35. Categorias de base da AEU ganham destaque em torneio de futsal
  36. Adubos Caseiros para Flores e Plantas
  37. Edson Celulari revela estímulo de Gloria Perez durante tratamento
  38. Fiuk disfarça, mas é flagrado com a namorada
  39. Malhação
  40. Novo Mundo
  41. Rock Story
  42. A Força do Querer
  43. Mãe de Juliano Laham agita redes sociais