quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tele-química: “Lobão” é preso durante ação na Setembrino de Carvalho

Por volta das 21h de terça-feira, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar  recebeu informações de que um indivíduo, com uma moto, estaria distribuindo drogas pela cidade. Os policiais localizaram a moto descrita na Rua Setembrino de Carvalho, próximo ao trevo do Aeroporto. Ao visualizar os policiais, o homem tentou fuga, sem êxito. Ele foi identificado como Jefferson Antonio do Nascimento Martins, vulgo “Lobão”. Em revista pessoal foram encontradas com ele nove pedras de crack, duas "buchas" de cocaína, a quantia de R$ 25,25 e um aparelho celular. Um homem que estava em sua carona foi liberado.

Brigada Militar prende “trabalhadores viciados” da Colheita da Maça

Dois homens foram presos ontem pela manhã, durante operação envolvendo agentes do Serviço de Inteligência e POE do 1º BPAF. A operação deu-se a partir da abordagem de um ônibus que se deslocaria para a colheita da maça na cidade de Vacaria/RS e que segundo denúncia, poderia haver homens com drogas. Na abordagem foi encontrado com Zigomar Soares da Rosa, vulgo Melão e outro homem, que após ser ouvido pela Polícia, acabou sendo liberado, pois não possuía antecedentes. Com eles, a Polícia encontrou dois tijolinhos de Maconha. O ônibus seguiu o seu destino, após minuciosa revista.

Susepe conclui dados do indulto de Natal

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) concluiu o levantamento de informações sobre o indulto de natal. Os dados levantados por cada casa prisional, foram enviados para o Judiciário, que decidirá os indultados. O trabalho realizado pelo Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, com as casas prisionais, foi de informar que 1.242 detentos estão enquadrados nos requisitos previstos no Decreto Presidencial para o indulto de natal - perdão da pena. Também foram levantados 1.646 da comutação, ou seja - diminuição do tempo de pena. Altemir Felipe dos Santos, assessor jurídico do DTP, que organizou o trabalho junto com as casas prisionais, explica que este é um levantamento prévio da Susepe, mas que a decisão é do Judiciário.

Acordo do Governo e da CEF tem apoio de brigadianos

O acordo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, para proporcionar aos servidores da segurança aquisição da casa própria, conta com o apoio da Brigada Militar. A adesão foi manifestada por Leonel Lucas, recém empossado presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa a categoria dos cabos e soldados da BM.
Ao assumir o seu quarto mandato à frente da entidade, Lucas disse que a iniciativa do Governo do Estado é um motivador para que os cabos e soldados da corporação possam exercer melhor a atividade. Leonel Lucas enfatizou que, ao firmar o convênio com a CEF, antes mesmo de fechar o primeiro mês da atual gestão do Estado, o governador Tarso Genro cumpre um compromisso de campanha e atende a uma reivindicação antiga da categoria. "Vínhamos discutindo a questão desde quando o programa foi implantado, no período em que o governador foi ministro da Justiça", relatou o presidente da Abamf, que está muito otimista quanto ao sucesso da iniciativa. A partir do acordo de cooperação, brigadianos, policiais civis, servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e do Instituto-Geral de Perícia (IGP) poderão adquirir a casa própria por meio de financiamento junto à Caixa. O benefício destina-se aos servidores ativos, inativos, viúvas e pensionistas que tenham renda bruta familiar até R$ 2.790,00, valor ainda a ser reajustado pela Caixa Econômica Federal. Um dos mais importantes itens do acordo é a não-exigência de regularidade cadastral dos interessados em órgãos como SPC e Serasa. Segundo Leonel Lucas, somente na Brigada Militar, em torno de 15 mil integrantes da categoria poderão ser beneficiados pelo programa.

Divulgado plano de combate à tortura no Estado

O Comitê Estadual Contra a Tortura (CECT-RS) apresentou na terça-feira, 5, o Projeto de Ações Integradas de Prevenção à Tortura. O plano reúne uma série de objetivos e ações que podem ser implementadas para coibir este tipo de crime no Rio Grande do Sul. O plano foi exposto no segundo encontro “Conversando com os parceiros”, realizado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (Ceaf), e reuniu representantes do Governo do Estado, órgãos de segurança, Judiciário, instituições públicas e privadas e entidades.
“A existência da prática de tortura ainda nos dias de hoje é uma distorção intolerável”, avaliou o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Eduardo de Lima Veiga destacou o apoio da Instituição ao Comitê e à ampla defesa dos direitos humanos. Ele ressaltou que combater esse crime passa por uma mudança cultural: “Precisamos conscientizar as pessoas de que o ser humano não é objeto. Ele tem dignidade, e ela deve ser preservada a todo e qualquer preço”, defendeu Veiga.
Segundo a coordenadora pelo setor público do CECT-RS, Cynthia Jappur, o projeto aposta exatamente em ações que promovam essas mudanças. De acordo com a Promotora de Justiça, o plano contém objetivos específicos com medidas a serem executadas por parceiros do Comitê. “A proposta é trabalhar com ações preventivas, que pomovam a construção de uma cultura de paz”, destacou ela.
Promover a capacitação e cursos permanentes com temáticas relacionadas aos direitos humanos para agentes que trabalham em áreas voltadas à segurança pública, ampliar a intermediação e o diálogo com esses profissionais e com a sociedade, confeccionar materiais de conscientização e ampliar o controle e o acompanhamento de casos identificados como de tortura no Estado estão entre as medidas propostas. Além disso, reforça a importância do trabalho articulado para tornar efetivas as medidas. Após debatidas, as sugestões apresentadas no projeto deverão ser formalizadas em um termo de cooperação firmado entre todos parceiros do Comitê.
Para o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, o tema ainda é pendente no Brasil porque a prática da tortura no período da ditadura militar não foi superado. Além disso, lembra que ainda há registro de casos, mesmo que eventualmente e de maneiras diferenciadas, que exigem a adoção de medidas. Por isso, ressaltou o apoio da SSP ao trabalho estimulado pelo Comitê: “Queremos depurar o máximo possível qualquer prática semelhante a isso nas nossas instituições. Qualquer prática de maus-tratos não serão tolerados e serão prontamente combatidos”.
O projeto começou a ser construído no primeiro encontro “Conversando com os parceiros”, realizado no dia 13 de dezembro do ano passado. As sugestões foram elaboradas por cinco comissões, que trabalharam sobre as áreas onde se identifica com mais recorrência a prática de tortura: sistema prisional, em locais de medidas de internação de adolescentes em conflito com a lei, abordagens policiais aos cidadãos e aos movimentos sociais e nas situações de desocupação de áreas.

1º BPAF apreende adolescente por porte ilegal de arma

Na segunda-feira, às 21h, no bairro Proficar, em Uruguaiana, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas de Fronteira (1º BPAF) abordou um adolescente. Com o mesmo foi encontrado um revólver calibre 32, de fabricação Argentina, com uma munição intacta. Ele foi apreendido e encaminhado à DPPA.

Uruguaiana vence o campeonato da Liga de Quarentões


O Campeonato da Liga de Futebol de Quarentões definiu seu campeão no sábado (2), após a 2ª rodada do quadrangular final do certame. Dois jogos foram realizados no estádio Felisberto Fagundes Filho, reunindo as equipes finalistas. Ao vencer o Cobreloa, por 4x1, o Uruguaiana chegou a 6 pontos no quadrangular final da Liga Uruguaianense de Futebol Quarentões. Com isso não poderá ser alcançado na classificação e é matematicamente o campeão do certame. Com gols de João Batista (2) e Testa (2), o Jalde Negro chegou a segunda vitória no quadrangular. No jogo preliminar, o Botafogo (Cláudio e Mário Bimba) empatou com o IPE (Guaraci, 2) em 2x2. Na classificação, o Uruguaiana é o líder com 6 pontos; o Botafogo 2; e IPE e Cobreloa, 1. Na última rodada, marcada para o próximo sábado, no jogo preliminar se enfrentam IPE e Cobreloa, e no de fundo, Uruguaiana x Botafogo.

Poder...

Nem sempre o que é justo pode ser considerado o correto. É justo, por exemplo, que qualquer rede de televisão queira fazer as transmissões dos jogos do campeonato Brasileiro. Por várias razões. Audiência, dinheiro, prestígio, e claro... Poder. Faz horas que se discute sobre o “quilombo” que é a transmissão desses jogos pelas redes de televisão aberta no País. Antes, quando a briga se restringia somente aos canais de relacionamento dos dirigentes de clubes com as respectivas federações, uma delas exercia com mão de ferro o poder da sua abrangência em todo o Brasil. Atualmente, com mais canais de TV aberta com o mesmo poder de fogo, e com dinheiro suficiente para cobrir todo o território nacional em suas transmissões, a “guerrinha” entre elas tomou outras proporções. De onde se conclui, rapidamente, a mina de ouro que são essas transmissões. Sim porque os patrocinadores pagam qualquer preço para estar junto na “maior diversão” do povo brasileiro que é o futebol. Se, no entanto é justo, não é correta a forma como esse imbróglio pode terminar. Noticia-se que as tabelas dos Campeonatos Brasileiros que irá de 2012 até 2015 (prazo da licitação aberta) serão feitas sem a opinião dos clubes participantes dos torneios. Procurando a informação correta, e de acordo com o Blog do Juca Kfouri, somente CBF e Globo terão o poder de elaborar o calendário da competição, bem como, fazer as alterações que julgarem pertinentes. Esta é a primeira vez na qual a emissora de tevê reconhece tal participação em contrato. “A CBF se compromete a elaborar a tabela do campeonato em cada uma das temporadas, de comum acordo com a cessionária [a TV Globo], buscando viabilizar o pleno exercício dos direitos neste instrumento adquiridos. A tabela deverá ser elaborada de forma a permitir que no mesmo dia e horário sejam realizados, no mínimo, partidas do interesse de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, com participação de clubes dessas cidades, fora dessas praças, que viabilizem a transmissão dessas partidas para ambas as cidades”, afirma a 4ª cláusula do novo contrato de TV aberta. “Uma vez publicada a tabela acordada entre as partes, modificações somente poderão ser feitas com a prévia e expressa anuência da cessionária”. Ora, dá prá acreditar? Dá sim. Como se pode observar essa liberdade dada a rede de TV aberta identificada pelo renomado jornalista, e segundo ele, já aconteciam na prática. Era só a empresa de televisão pedir e a CBF fazia. Basta ver que o horário dos jogos é sempre depois das 21hs e 30m. (Depois das novelas...) è correto? Não, não é... Mas ainda vai correr muita água embaixo dessa ponte.

Bebidas Energéticas

Por Mariana Araguaia, Bióloga, especialista em Educação Ambiental, Equipe Brasil Escola


Bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, além de carboidratos:

- Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo. Não se conhece bem os efeitos de seu consumo sobre nossa saúde em longo prazo.

- Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias.

- Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e aumentando o estado de vigília.

- Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência.

- Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.

A união desses componentes resulta em uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades: desde horas extras de estudo à maior disposição para curtir uma festa. Uma única latinha é capaz de garantir esses efeitos por até três horas, dependendo do organismo da pessoa. Assim, não é difícil compreender o porquê de seu consumo, entre 2006 e 2010, ter aumentado mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).

Apesar desses efeitos, os energéticos devem ser consumidos esporadicamente e com moderação, já que mascaram a fadiga do indivíduo, provocam insônia e podem aumentar significantemente a frequência cardíaca. Além disso, níveis muito elevados de cafeína podem desencadear em crises epilépticas, derrame cerebral e até mesmo morte. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em câimbras e, em longo prazo, osteoporose; e tem alto poder de provocar dependência, o que pode vir a ser um problema significativo.

Ingeridas ou misturadas juntamente com bebidas alcoólicas, essas bebidas podem provocar a desidratação, já que a cafeína e o álcool são substâncias diuréticas. Essa mistura também pode intensificar os efeitos do álcool, mas mascarando seu estado de embriaguez, já que a pessoa se sente bem menos sonolenta do que usualmente aconteceria. Isso permite com que a pessoa não tenha dificuldade em beber muito além da conta, criando uma maior tendência a comportamentos de risco.

Considerando o exposto, fica a dica: nunca consuma mais de duas latinhas de energético em um mesmo dia e evite misturar essa bebida com as alcoólicas. Caso o faça, defina anteriormente, e de forma sensata, a quantidade máxima dessas substâncias que irá tomar, e cumpra esse compromisso, ingerindo bastante água nos intervalos. Nesta situação, não dirija!

Mulheres grávidas jamais devem usar energéticos, já que tal ato pode provocar aborto espontâneo ou nascimento de bebê de baixo peso.


Curiosidade:
As bebidas energéticas não cumprem o mesmo objetivo que as bebidas esportivas, também chamadas de isotônicos. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas.

Arte Sesc, cultura por toda parte


A região de Uruguaiana recebeu durante todo o mês de março, atrações culturais promovidas pelo Sistema Fecomércio, através do Arte Sesc, cultura por toda parte. Os espetáculos “Sobre Salto de Scarpin” dirigido por Tainah Dadda e inspirado em duas obras do jornalista David Coimbra e “Pum! Histórias mal cheirosas”, do Grupo Makki Produções com texto, concepção e direção de Cássio Schonarth foram apresentadas na cidade.
Segundo o agente de Cultura e Lazer do Sesc local, Fabricio Jardim Oliano, a programação teve intensa participação por parte da comunidade. “O projeto Arte Sesc procura oferecer atividades diferenciadas e que além de entretenimento, também signifique a ampliação cultural na vida das pessoas. Felizmente estamos atingindo nossos objetivos, pois com a grande adesão nos espetáculos, podemos perceber o quanto os comerciários e público em geral de Uruguaiana têm interesse por este tipo de ação”, comemora Oliano. Para o mês de abril, estão previstas as seguintes atrações:
Com texto de Diones Camargo e direção de Gilson Vargas, o espetáculo “9 mentiras sobre a verdade” será apresentado no dia 9 de abril, às 20horas, no Clube Comercial. A peça conta a histórias de Lara, uma atriz de sucesso no cinema, uma dona de casa cheia de desejos, que faz figuração em alguns filmes. Uma mulher que colore sua realidade, misturando memórias, fatos e imaginação, envolvendo famosos personagens da ficção. Lara busca um grupo de apoio a mentirosos compulsivos e revela os emocionantes acontecimentos de sua vida.
Apresentação musical com a cantora e compositora Mônica Tomasi e banda com repertório que intercala canções dos três Cds, releituras de clássicos da música brasileira, além das parcerias inéditas com a escritora Fernanda Young e o cineasta Wim Wenders.
O evento ocorrerá dia 28 de abril, às 20 horas, no Clube Comerial. Os ingressos podem ser adquiridos no Sesc local (Rua Flores da Cunha, 1984). Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (55) 3412-2482 / 3412-4624 / 3411-2433 / 3411-2393 ou e-mail: foliano@sesc-rs.com.br.

Unipampa: Palestra em Alegrete abordou o uso da energia eólica

Os alunos de Engenharia Elétrica do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tiveram a oportunidade de saber mais sobre a energia eólica, uma das fontes alternativas mais pesquisadas e empregadas na atualidade, em palestra realizada no dia 29 de março de 2011, na sala 103, das 9h às 12h. Em uma iniciativa desenvolvida entre a Eletrosul e Unipampa, uma equipe da Eletrosul, que atua na Usina Eólica Cerro Chato, em Santana do Livramento, viajou até Alegrete para apresentar o trabalho desenvolvido até agora pelas equipes técnicas aos acadêmicos. Cerca de 60 alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica participaram da palestra.
De acordo com o professor Diego Berlezi Ramos, os técnicos da Eletrosul Diogo Bedin, Luiz Antonio Zank e Maurício Castro Carrilho abordaram tópicos relacionados com a dinâmica de geração de energia por meio das turbinas eólicas, com as variáveis humanas, econômicas e ambientais, e também expuseram as possibilidades de convênios para estágios e projetos integrados com o curso. Os futuros egressos do curso de Engenharia Elétrica também tiveram acesso a informações sobre o ingresso na empresa e as políticas de valorização profissional. Os tópicos abordados em detalhes foram os seguintes:
  1. Apresentação de princípios de geração de energia por meio de turbinas eólicas: histórico, vantagens, desvantagens, avaliação e técnica dos locais de instalação, redes de distribuição, coletora e subestações;
  2. Aspectos econômicos: viabilidade da instalação da usina, retorno financeiro e investimentos da Eletrosul no Rio Grande do Sul (próprios e em parcerias);
  3. Aspectos humanos: requisitos de mão-de-obra especializada, impactos culturais na região de instalação da usina e desenvolvimento social na região de implantação;
  4. Aspectos ambientais: avaliação dos impactos ambientais, comparações com outras formas de geração e considerações diversas;
  5. Potencialidades para a UNIPAMPA: inserção de estagiários, projetos integrados, dentre outros;
  6. Para futuros egressos do curso de Engenharia Elétrica: ingresso na Eletrobrás/Eletrosul, políticas de valorização profissional, dentre outros.
Jaguarão
Uma comitiva do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participou de uma rodada expositiva sobre o projeto de restauração do Museu Farroupilha, bem como acerca de outras ações de conscientização da população local sobre a valorização do patrimônio da cidade de Piratini. A reunião ocorreu no dia 29 de março de 2011, na Câmara de Vereadores de Piratini, que convidou a Universidade para a apresentação de projetos.
Na ocasião, a diretora do Campus Jaguarão, professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, o professor Alan Dutra de Melo, o historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas e alunos da disciplina de Educação Patrimonial, do curso de Turismo, foram recebidos pelo vereador Juarez Machado de Farias, pelo representante do Executivo municipal, secretário de Planejamento Fernando Madruga Alves, e por representantes de outros setores envolvidos com a preservação do patrimônio de Piratini, como a produtora cultural Beatriz Araújo e a diretora do Museu Histórico Farroupilha, Angélica Panatiere.
A professora Maria de Fátima ressaltou a disposição da UNIPAMPA de desenvolver parcerias com a comunidade piratinense, para estreitar laços entre o curso de Turismo e os projetos apresentados. A ideia é possibilitar aos acadêmicos que apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos e também absorvam experiências da realidade local, atingindo um dos objetivos da UNIPAMPA, que é a de ser fomentadora dos potenciais das cidades de sua abrangência.
Após as apresentações, os representantes do Legislativo e do Executivo Municipal demonstraram interesse em firmar convênio com a UNIPAMPA para desenvolver ações que visem proporcionar à população a chance de discutir a melhor forma de preservar seu patrimônio e de estimular o turismo, fonte importante de geração de renda e divisas para o município.
Após a reunião, os alunos do curso de Turismo foram convidados a um passeio pelos principais pontos históricos da cidade de Piratini. A diretora do Campus Jaguarão recebeu da diretora do Museu Municipal Barbosa Lessa, Daniele Martins do Amaral, uma caixa contendo as obras do ilustre cidadão e escritor piratinense.

Unipampa: Mestrado em Ciência Animal é aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na sexta-feira, 1º de abril de 2011, o resultado de diversas propostas de abertura de novos cursos. Um dos aprovados foi o Mestrado em Ciência Animal, desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Campus Uruguaiana, e coordenado pelo professor Luiz Ernani Henkes. O curso recebeu conceito 3, tendo a sua proposta recomendada, o que significa que recebeu autorização para continuar os preparativos e iniciar as atividades.
O coordenador informa que a área de concentração do novo mestrado é Ciência Animal, com duas linhas de pesquisa nas áreas de Reprodução Animal e Sanidade Animal. O público apto a prestar a seleção é formado por graduados nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. O professor Henkes afirma ainda que o número de vagas ainda está sendo decidido.
Como diferencial, o Mestrado em Ciência Animal visa desenvolver alternativas científica e economicamente viáveis para a solução dos principais problemas da produção e sanidade animal na Metade Sul do Estado. O professor Henkes explica que o curso, através da formação de recursos humanos e técnicos altamente qualificados, exercerá um papel proativo na produção sustentável e na defesa sanitária animal, no contexto das peculiaridades de uma tríplice fronteira. Com a aprovação, o curso agora inicia a preparação para o início das atividades, junto à Pró-reitoria de Pós-Graduação (Propg).

Mobilização de produtores rurais toma a esplanada dos ministérios em Brasília

A última terça-feira (05), certamente ficará marcada como um dia histórico para os produtores rurais brasileiros. Respondendo ao chamado de suas lideranças, 24 mil ruralistas reuniram-se na esplanada dos ministérios, em Brasília, para pressionar e reivindicar junto aos congressistas a votação e aprovação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo que versa sobre o Código Florestal. Mesmo em face da chuva torrencial, que se fez durante a manhã, da terça histórica ninguém arredou pé da manifestação. A FARSUL, representada lá por seus dirigentes e vários pecuaristas gaúchos, incumbiu-se, dentre outras coisas, de servir um carreteiro, tendo deslocado para Brasília a equipe, já bastante conhecida, responsável pelo panelão, que em tantos eventos no Rio Grande do Sul já participou.

O clima foi de conciliação
Ao contrário do que muitos esperavam, o clima não foi de enfrentamento. Desde as primeiras conversas entabuladas entre Rebelo e lideranças partidárias, pela manhã, houve adesões significativas ao texto do deputado, o que determinou um certo recuo nas posições extremadas de ambos os lados, mais percebida do lado dos ambientalistas, que, até então irredutíveis em suas posições, deram o braço a torcer diante dos apoios conseguidos pelos ruralistas. Prova está que a Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, foi ao Congresso Nacional externar seu desejo de que o substitutivo do Código Florestal fosse levado ao plenário para a votação. Izabela Teixeira, percebendo que antagonizar interesses dentro do próprio governo( MAPA e Meio Ambiente) não seria boa política, tratou de amenizar e buscar posições conciliadoras entre as partes envolvidas.

VOX POPULI VOX DEI: Greenpeace sentou prá trás
Talvez ao vislumbrar dentre as bandeiras desfraldadas na esplanada dos ministérios a do MSTI, aderindo ás reivindicações pró substitutivo, Paulo Adário, todo poderoso dirigente do Greenpeace, abandonou a empáfia que lhe é peculiar e passou a adotar um tom conciliador. Adário, ostentando um belo brinco de brilhante em sua orelha, quiçá adquirido com alguma sobra das polpudas verbas com que esta instituição é brindada para empacar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, cambiou seu discurso em meio as negociações. O dirigente da ONG afirmou que defende um tratamento diferenciado aos pequenos produtores no que tange as APPs, reserva legal e o aspecto financeiro da denominada agricultura familiar. Adário diz não abrir mão do desmatamento zero, colocando que para áreas não florestais esta marca deveria ser atingida até 2020, e, para a Amazônia até 2015. Intentando um movimento de enxadrista, Paulo Adário utilizou a lavoura orizícola como exemplo de que não se necessita de mais terras, assim como da diminuição dos espaços reservados à reserva legal, pois a produção de arroz teve sua produtividade aumentada, mesmo com redução da área cultivada. Não pegou. Confundir tecnicidade, investimento em tecnologia e profissionalização da mão-de-obra com cerceamento da produção agrícola é, no mínimo, insensatez. Proposta recorrente durante a terça histórica entre os ruralistas era de que o Greenpeace, em aprovado o Código Florestal, aproveite e demande campanhas na Europa, Estados Unidos e Ásia, pois só o Brasil possui código semelhante.

Presidente da Câmara de Deputados a favor do diálogo
O deputado Marco Maia (PT/RS), presidente da Câmara de Deputados, mostrou-se favorável ao entendimento entre ambientalistas e proprietários rurais. Maia entende que devem-se esgotar as negociações para colocar-se em votação o substitutivo do deputado Aldo Rebello. A princípio o tema seria levado a plenário para votação ainda na primeira quinzena de abril, o que, para os analistas, é quase impossível, devido as inúmeras questões ainda em aberto nas negociações.

CNA não sentou-se à mesa com o Greenpeace
Durante o desenrolar dos fatos, alguns articuladores intentaram sentar à mesa o CNA e o Greenpeace. Como era de se esperar o tiro saiu pela culatra. A senadora e presidente do CNA, Kátia Abreu, foi taxativa ao negar-se, ou sequer, ouvir a ONG. Kátia Abreu entende que a entidade presta um desserviço ao agronegócio ao defender o cerceamento e o retrocesso do processo produtivo no campo. A senadora ainda, logo após conversa mantida com o deputado Marco Maia, no final da tarde de terça(05), externou sua insatisfação com o que ouviu do parlamentar, pois Maia não confirmou o envio do substitutivo para votação em plenário antes do final do mês.

Anistia é motivo de queda de braço entre ambientalistas e ruralistas
Ponto nevrálgico entre ambientalistas e proprietários rurais, a anistia para as empresas, até 2008, que hoje se encontrariam na ilegalidade, de acordo com o texto vigente, promete render pano prá manga.

Pesquisa realizada em programa televisivo revelou apoio aos ruralistas
O programa Conversas cruzadas (TV COM), comandado por Lasier Martins, realizou pesquisa de opinião sobre o assunto na edição de terça-feira(05). Presentes representantes da FARSUL, FETAG, o vereador Beto Moesch (ambientalista/POA) e o professor Elesbão, da UFSM. O resultado apontou 63% das opiniões favoráveis aos proprietários rurais, contra 37% dos ambientalistas.

Enquanto isso...
Pasmem. Enquanto as atenções do país estavam voltadas para as negociações e a manifestação dos ruralistas em torno do Código Florestal, nossos legisladores reuniam-se em sessão extraordinária, na Câmara de Deputados, para aprovar a criação de mais uma empresa pública com bilhões de reais colocados à disposição pelo BNDES. Motivo. Construção de uma linha férrea de alta velocidade (trem bala) entre São Paulo e Rio de Janeiro. A base governista tão cuidadosa e morosa quanto ao Código Florestal, passou de roldão sobre as tentativas de impugnação da oposição.

Aumenta controle sobre profissionais que atendem à Saúde

Ministério da Saúde publicou na terça-feira (5) novas regras para dificultar irregularidades nas informações prestadas por profissionais, gestores e unidades de saúde ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O sistema é um registro de trabalhadores e serviços do setor em atividade no país. Uma das alterações é proibir o cadastramento de profissionais de saúde que exerçam mais de dois cargos ou empregos públicos. Na iniciativa privada, deve ser comprovada a compatibilidade de horários. (confira a Portaria 134 em www.saude.gov.br).
As medidas vão reforçar as orientações técnicas para o registro e operacionalização de informações contidas no sistema. As novas regras para os profissionais de saúde obedecem o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal de 1998. Hoje existem 284.996 médicos cadastrados nos 227.095 estabelecimentos de saúde.
Desde o início do ano, o Ministério da Saúde, por exemplo, já descadastrou 7.891 agentes comunitários de saúde, 1.137 equipes de Saúde da Família e 914 equipes de saúde bucal, em 1.294 municípios. Entre as principais irregularidades, estão a duplicidade de cadastro de profissionais e o descumprimento de carga horária semanal prevista.
“Este é um passo dentro do processo de amadurecimento do sistema de saúde. Medidas como esta fortalecem o controle social”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Para ele, um dos grandes desafios é aprimorar continuamente os mecanismos de transparência e fiscalização.
No caso de um profissional exercer suas atividades como liberal ou trabalhador autônomo em mais de cinco (05) estabelecimentos de saúde não públicos, terá de justificar esse acúmulo. Pela portaria, a justificativa deverá ser feita pelo gerente do estabelecimento, validada pelo gestor municipal, estadual ou do Distrito Federal. Haverá um campo específico no sistema para o preenchimento dessa justificativa.
O novo cadastro também permitirá o bloqueio do credenciamento quando identificar possíveis irregularidades com um mesmo CPF de um profissional de saúde. Haverá ainda um maior controle do fracionamento da carga horária semanal.

Uruguaiana está fora da lista das cidades atingidas pela Dengue

De janeiro até hoje, 5 de abril, foram notificados 674 casos suspeitos de dengue no Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), divulgado nesta terça-feira, foram confirmados 17 casos autóctones da doença na Região Noroeste, sendo nove no município de São Luiz Gonzaga, seis no município de Santa Rosa e dois no município de Três de Maio. Também foram registrados 28 casos importados, ou seja, a doença foi contraída em outro estado ou país. Ainda segundo o CVES, 430 casos suspeitos foram descartados por exame laboratorial.

Casos confirmados no Estado em 2011
  1. Cachoeirinha- 2 casos importados do Ceará
  2. Campo Bom - 1 caso importado do Ceará
  3. Estância Velha- 1 caso importado do Maranhão
  4. Estrela- 1 caso importado do Rio de Janeiro
  5. Frederico Westphalen- 1 caso importado do Rio de Janeiro
  6. Guaíba- 1 caso importado do Pará
  7. Ijuí- 2 casos importados do Pará e do Ceará
  8. Minas do Leão- 1 caso importado do Paraná
  9. Montenegro- 1 caso importado do Rio de Janeiro
  10. Novo Hamburgo- 2 casos importados do Ceará e do Amazonas
  11. Passo Fundo- 1 caso importado do Pará
  12. Porto Alegre - 6 casos importados do Paraguai, Pernambuco e do Ceará
  13. Rio Grande- 1 caso importado do Rio de Janeiro
  14. Santa Maria- 1 caso importado do Rio de Janeiro
  15. Santa Rosa- 6 casos autóctones e 1 caso importado de Goiás
  16. São Luiz Gonzaga- 9 casos autóctones e dois casos importados do Mato Grosso do Sul e do Pará
  17. Três de Maio- 2 casos autóctones
  18. Viamão - 3 casos importados de Goiás, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul.

Médicos protestam contra exploração de planos de saúde

O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, destaca que a paralisação nacional dos médicos credenciados aos planos e seguros de saúde, marcada para hoje - 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), será uma grande oportunidade para denunciar a exploração destas empresas, que lucram cada vez mais com a ampliação do número de usuários e se recusam a melhor remunerar os profissionais.
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam que, entre 2003 e 2009, os planos aumentaram em 129% suas receitas, enquanto o valor médio da consulta subiu apenas 44%. Este ano o segmento das operadoras projeta faturar R$ 70 bilhões quantia superior ao orçamento federal para a área da Saúde (R$ 62 bilhões). São 1.060 empresas e cerca de 46 milhões de usuários (número que cresceu mais de 44% entre 2000 e 2010).
No Estado, o dirigente orienta que as manifestações se desenvolvam de acordo com o perfil do atendimento prestado. “Poderá ocorrer desde o diálogo com os pacientes para explicar as condições de preços e tratamento dispensado pelos planos aos profissionais a até mesmo paralisações. As duas atitudes terão nosso apoio irrestrito”, reforça Argollo. Resolução da ANS, de 2004, prevendo que a definição de reajuste e periodicidade deva constar em contrato, vem sendo desrespeitada, apesar da pressão das entidades da categoria.

Mais protestos
O Dia Mundial da Saúde também terá manifestações dos segmentos médicos ligados ao Sistema Único de Saúde. Na Capital, o SIMERS integra o Fórum de Entidades em Defesa do SUS, que marcou um ato na Esquina Democrática, das 9h às 14h. A partir das 19h, seminário no Hospital de Clínicas ampliará o debate sobre fundações e medidas que estão levando à privatização da saúde pública. A vice-presidente do Sindicato, Maria Rita de Assis Brasil, será uma das painelistas.

Troca-troca

Convencido que estou na revolução nas Diretorias Administrativas e de Carnaval em quase todas as agremiações para 2012, e quem sabe até na toda poderosa Comissão de Carnaval da City, deixei de lado meu irmão de fé e companheiro Pandeiro aí na nossa Uruguaiana e, daqui de São Leopoldo, pego o PC do meu sogro e chefe funcional, para escrever à distância algumas coisas sobre nosso Carnaval.
Comentários pela Rua da Praia, entre poucos, mas por várias vezes turistas carnavalescos que participam da nossa Festa de Momo, bradam (sem saber explicar) que nosso carnaval continua crescendo e, entusiasticamente, planejam desde já caixinhas de economia para no próximo ano, estarem na Avenida Uruguaianense vibrando com nossas escolas de samba. Tenho conferido que a Cova da Onça foi unanimidade no resultado deste ano. Ganha muitos adeptos sempre elogiando suas fantasias e alegorias – torcedores que querem desfilar nesta grande Escola de Samba. Seguido de muitos elogios e delírios vêm apupos para Os Rouxinóis, onde ressaltam a desenvoltura e cadência sensacional da Bateria Galáctica (para eles, a mais carioca do Rio Grande do Sul), mais o padrão de riquezas e luxos das fantasias de destaques, e mulheres bonitas, claro. Também há muita gente se programando para desfilar em 2012 nos Verdes da Presidente Vargas. Em terceiro lugar, e surpreendentemente, o carinho de alguns para a Ilha da Marduque – o pessoal da capital se identifica muito com os Azuis e não se conformam com o quarto lugar, pois em anos anteriores a Ilha era forte e participativa – neste ano, eles esperavam a Ilha querendo ser campeã mais uma vez, mas não funcionou.
Em troca de bons assuntos de carnaval, tomei a liberdade de expressar meus conhecimentos no tema e, muito especialmente, dos problemas da Ilha, afinal, tenho origens naquelas bandas e amizade com a carnavalesca Rita Maidana que, aos poucos, abre seu coração e desabafa pra nós, mais chegados, e todos mais, os PORQUÊS de um quarto lugar. Quanto aos novatos e alegres participantes do seleto Grupo das “GRANDES DO CARNAVAL”, estão nossos “BAMBAN’s” do Carnaval 2012 surpreendendo gente de fora e de dentro com o 3º lugar. Um salto de qualidade em relação a si próprios, e com cacoetes de já pensarem desbancar definitivamente a “Xuxinha”, obtendo esse lugar permanentemente. Mas o papo de carnaval rolou tanto nestes dias na capital do Estado, que entre o PODER da ressurreição do festa deles e a nossa já firmada consagração, eles ficam com Uruguaiana como a melhor festa Burlesca do Rio Grande do Sul, e ainda afirmam que, sem um protocolo de convencimento maduro e real de ressurgimento do carnaval deles, se programam para vir mais e mais, em contingente participativo do samba da capital gaúcha para cá, a desfilar em nossas Agremiações.
Cheguei a tocar no assunto em que o grande jornalista Claudio Britto tem um papel de responsabilidade de influências decisivas outorgadas pelo nosso Imperador do Samba (ops! não confunda-se com o presidente Sarkis). Eles, meios receosos e céticos, ao mesmo tempo respondiam que nosso Astro da Gaúcha tinha “botado um ovo” este ano ao indicar os jurados de POA. Os “JUÍZES CARIOCAS” deram sota & bastos nos resultados do carnaval de lá. Daí a pergunta: Até quando vamos depender de interesses pessoais e comerciais para seguirmos em frente orgulhosamente pelo nosso instinto de Carnaval? Nosso?
Trocando de tema, recebi noticia em meu e-mail que um TROCA-TROCA de gente que faz carnaval aí em Uruguaiana, e que muitos “babados fortes” estarão explodindo nos próximos dias. Gente de cá, pra lá. Gente de lá, pra cá. E mais: Brigas de titãs nas cores fortes da avenida; carnavalescos insatisfeitos com desmandos de presidentes e afins; grandes personalidades da folia desabando para outras Entidades; presidentes que não agüentam o repuxo e vendo a hora de largar seus confetes e serpentinas nas respectivas quadras de ensaios, tomando um novo rumo em relação ao carnaval. E é agora mesmo o TROCA-TROCA.

Até outro ensaio,

Amaro do Pandeiro

Eleição no Palácio do Samba: Conte diz que não é candidato

O médico Augusto Conte, ex-presidente da Ilha do Marduque, encaminhou email à nossa redação, em resposta a notícia publicada na edição de terça-feira, que cogita a possibilidade de o mesmo ser um dos candidatos a presidência d’Os Rouxinóis.
Conte ressalta que nunca teve a pretensão de concorrer ou assumir qualquer cargo diretivo na Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis. “A lembrança de meu nome me prestigia, mas todos que tem convivência comigo sabem que estou afastado das lides carnavalescas e, mais do que isto, todos que me conhecem sabem que jamais eu teria a deselegância de participar de chapas na vigência de uma administração tão exitosa e competente como a da presidente Mariely Abad”, diz Conte.
O processo que definirá a nova presidência da agremiação ainda não foi marcado.

Vereador quer prestação de contas do Carnaval 2011

O vereador Mauro Brum (PMDB) está solicitando que o Poder Executivo determine à Comissão Organizadora do Carnaval que envie à Câmara, a prestação de contas do evento. A prestação deverá conter a especificação de gastos com cada escola de samba do grupo especial ou de acesso, corte do carnaval, sonorização, arquibancadas, banheiros, segurança, filmagens, camarotes especiais, convidados de honra, celebridades, jurados, outras locações, despesa e receita de todos os eventos realizados pela Comissão.
No documento, o parlamentar afirma que “os uruguaianenses merecem um bom carnaval, desde que isso não interfira nas prioridades de nossa população”, finalizou.

Promotor de Justiça participa de Encontro sobre Organizações Criminosas

O Promotor de Justiça de Uruguaiana Rodrigo Vieira está na cidade de João Pessoa, na Paraíba, onde participa da 24ª Reunião do Gncoc - Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. O evento iniciou na segunda-feira e vai até amanhã.
O Grupo tem como presidente o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo estará presente hoje no evento e fará uma palestra sobre "As Políticas de Enfrentamento às Organizações Criminosas".
Duzentos promotores de Justiça do país, membros dos Grupos Especializados de Combate ao Crime Organizado participam da reunião. O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, para combater o crime organizado, que atinge todo o país, e trabalha de maneira integrada com as polícias civil, militar, federal e rodoviária federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), receitas estadual e federal, Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.

Vereadores debatem atos de racismo e preconceito de deputados federais

A Câmara recebeu do Movimento Negro de Uruguaiana, através de sua presidente Staël Soraya dos Santos Rosa, moção de repúdio às condutas preconceituosas e discriminatórias divulgadas pela imprensa nacional no mês de março, quando o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), no programa CQC, da Rede Bandeirantes, atacou negros e homossexuais afirmando que seus filhos não corriam o risco de namorarem com negras porque foram muito bem educados e não viveram em ambiente de promiscuidade, assim como, o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), no twitter, citando passagem bíblica, afirmou que “os africanos descendem de ancestral amaldiçoado”, além de fato ocorrido em Jaguarão em que um jovem universitário foi chamado de “negro vagabundo” em uma abordagem policial e passou a sofrer ameaças após denunciar o ocorrido.
Os vereadores manifestaram-se totalmente favoráveis à moção de repúdio que será encaminhada à Comissão de Direitos Humanos da Casa, a fim de que seja verificado que tipo de medidas podem ser adotadas. Na tribuna, o ver. Ronnie Mello (PP), falou sobre o assunto, dizendo-se indignado que ocorram tais demonstrações de racismo, preconceito e discriminação, manifestando-se, em nome da Câmara, na condição de seu presidente, e em nome do povo de Uruguaiana, na condição de representante popular, favorável a que sejam apuradas as responsabilidades, defendendo que os parlamentares respondam com seus mandatos, se for o caso, e até criminalmente pelo ocorrido e que não seja alegada a imunidade parlamentar que, por vezes, acoberta as “bobagens” que dizem.

Poder Legislativo firma posicionamento sobre Incar

Durante a reunião ordinária desta manhã, ao falar sobre questões referentes à saúde no Município, o ver. Ronnie Mello (PP) disse que, após ter consultado seus colegas vereadores sobre a possível desativação do Instituto de Cardiologia, na condição de chefe do Poder, manifesta a posição da Câmara Municipal, que é contrária a qualquer decisão que não seja a de manutenção do trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto de Cardiologia. O ver. Ronnie destacou a luta do Prefeito Sanchotene Felice pela implantação da unidade que foi conquistada após muito trabalho e dedicação, e que o Poder Legislativo, ao se posicionar, não medirá esforços para manter o Incar, e permanecerá no aguardo por uma decisão oficial a partir das tratativas que estão sendo feitas pelo Ministério Público.

Vereadores aprovam CPI da Saúde

Após ampla discussão, foi dado seguimento em plenário, na manhã de terça-feira, o requerimento firmado pelo ver. José Clemente (PT) e subscrito pelos vereadores Mauro Brum (PMDB), Adalberto Silva (PP) e Francisco Barbará (PMDB), solicitando a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar possíveis irregularidades tanto na Santa Casa de Caridade como na Secretaria Municipal de Saúde e nos Postos de Saúde.
Deverão ser apurados: a relação dos convênios diversos do Município ligados ao serviço de saúde prestado à comunidade, como PSF, SAMU e outros; as obras realizadas no complexo Santa Casa de Caridade; as denúncias sobre possível desvio de verbas na compra de medicamentos na farmácia central e a forma de implantação da Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular (INCAR) no Hospital Santa Casa de Caridade, informações sobre sua desativação e o montante investido pelo Município. A CPI ficou composta pelos vereadores Adalberto Silva (PP), José Clemente (PT), Rogério de Moraes (PSDB), Rafael Alves (PSDB) e Mauro Brum (PMDB) e terá o prazo de sessenta dias para a realização dos trabalhos. Os vereadores proponentes da CPI afirmaram que seu objetivo é de que sejam apurados os fatos, no intuito de colaborar com a administração, primando pela obediência, especialmente, aos princípios da legalidade e da supremacia do interesse público.

Painel

“Tafetá”
A bandalheira com o dinheiro público continua, e Uruguaiana não está nem ai. A obra que está marcando a administração Sanchotene Felice é, sem dúvida nenhuma, o asfalto de quinta categoria espalhado por toda a cidade. As fotos falam.

Legislação consumerista
Incentivados por um leque de vantagens que inclui comparação de preços e facilidade para pagar, consumidores estão cada vez mais aderindo às compras pela internet. Mas nem tudo são flores: o momento coincide com o aumento do número de reclamações. O site Reclame Aqui, por exemplo, revela que a maior parte das queixas está concentrada justamente nessa modalidade de compras. Lembre-se que o comprador pode devolver o produto depois de sete dias do recebimento, caso não tenha gostado.

Leitura gratuita
O acesso é livre e gratuito. Direito do Trabalho – Curso e Discurso, do ministro Augusto César Leite de Carvalho, do Tribunal Superior do Trabalho, pode ser baixado no site do órgão em duas versões. A primeira (http://www.tst.jus.br/ASCS/arquivos/ebook/DireitodoTrabalho-MinistroAugustoCesarLeitedeCarvalho.pdf), em formato PDF, é própria para impressão. Já a segunda opção (http://www.tst.jus.br/ASCS/arquivos/ebook/DireitodoTrabalho-MinistroAugustoCesarLeitedeCarvalho.epub) é voltada para leitura em iPhone e iPad. São 400 páginas de história, fontes, princípios e origens do direito trabalhista.

Pesquisa jurídica
A Academia Nacional de Direito do Trabalho convida estudantes de Direito e advogados a participarem do quinto concurso de monografias promovido pela entidade. Enquanto profissionais escrevem sobre “Assédio Moral da Relação de Emprego”, estudantes discorrem acerca dos “Impactos das Novas Tecnologias na Relação de Emprego”. As monografias podem ser entregues até 30 de julho. Mais informações em andt@andt.org.br.

Xeque-Mate
O boato que anda solto na city é que o STAFF maior não agüenta mais o STAFF menor. Os autos-elogios e a carga de todo sucesso puxada pra si seria o motivo maior do “REI DO SAMBA” dar xeque-mate no “REI DO CEREAL”. É legitimo e compreensível, mas cá pra nós, CONVENHAMOS: sem a grana forte do novo sambista da aldeia fica difícil. Pelo menos, é o que opróprio fala por aí. Ou vão rasgar dinheiro agora? (Jajá não morreu, kkkkkk).

A dama de ferro
A efervescência no ninho do pássaro verde é tamanha que chegou aos píncaros do ridículo e apelativo. Dizem que a “primeira dama do samba de lá” intimou um baluarte da velha guarda para saber PORQUE um certo componente da velha guarda DESFILOU na velha guarda? Não entenderam? É assim: o dito componente-desfilante é candidato a Presidente da Escola na sua sucessão e daí a indignação da senhora presidente. Afinal, isso UNE ou DESUNE a Escola? É de enlouquecer tal atitude!

Estranho no ninho
Falam as más e afiadas línguas tricolores que no ninho da águia, tem passarinho estranho tentando “BOTAR OVO POR LÁ”, pra criar um novo jeito de administrar e chamar mais gente pra defender o multicolorido estandarte da Agremiação. O problema é sempre o mesmo: quando está tudo ótimo, vem um ou outro carnavalesco de fora e manda mais que a própria águia. Pra essas pecinhas os BAMBINOS dizem: CHAW, CHAW URUBÚ!

Na corda , Bamba´s
Mas muitos componentes frustrados com o terceiro lugar querem procurar PENAS DA ÁGUIA no fiofó da pobre ave. Nada disso! É levantar as mãos pros céus, agradecer a subida e tentar saber mais um pouco do babado da avenida, ou abrir a guarda pra profissional da terrinha que conhece e sabe fazer melhor o aprouche junto dos grandes, senão, EMBALA pra CÁ, EMBALA prá LÁ, periga cair da posição. É o CAPO que fica sempre na “CORDA BAMBA´s”.

Imperadores
O presidente da escola de samba Imperadores do Sol, Zeca Sarquis, anunciou durante o programa Quero Quero Carnaval o enredo para 2012. A escola que neste ano foi rebaixada homenageará o prefeito Sanchotene Felice. Em 2010, a Imperadores protagonizou o que ficou conhecido como “tapetão maluco” quando mesmo apresentando notas baixas, conseguiu ficar entre as grandes agremiações do Carnaval de Uruguaiana.

Imperadores II
Zeca Sarquis disse também que os desentendimentos entre a direção da escola e a Comissão Organizadora do Carnaval “respingaram” na Imperadores e influenciaram no resultado obtido na Avenida.

Trilhos e Tachões
Já está na hora dos proprietários das borracharias da cidade prestarem homenagem, darem um troféu, construírem uma estátua em agradecimento as autoridades que não providenciam a retirada dos trilhos e tachões do perímetro urbano.

Sem resposta
Uruguaiana segue sem resposta quanto ao caso ocorrido no mês de fevereiro, em que um bebê de quatro meses de idade acabou morrendo. Na oportunidade, cogitou-se a possibilidade de ter havido um crime. O caso aconteceu no Loteamento Tellechea.

Dinheiro no bolso
Gládis Helena é o nome da mulher que ganhou 200 mil reais no último domingo, durante o programa Roda Roda Jequiti. A uruguaianense mora na rua Gonçalves Viana. Ao ler a carta da mulher, Silvio Santos perguntou à produção do programa se Uruguaiana existia no mapa. Pelo visto ele nunca ouviu falar no terceiro melhor Carnaval do País. É um desinformado mesmo!

No SBT
No próximo domingo, no palco do Programa Eliana (SBT), uma uruguaianense disputará com outras mulheres, o coração de um solteirão paulista. a moça foi escolhida através de um vídeo mandado por ela à produção do programa.

1º Retiro Cultural
Com finalidade de valorizar poetas e revelar talentos da nossa terra, a patronagem do CTG Pedro Coutinho promoverá de 8 a 10 de abril o 1º Retiro Cultural na sede social localizada no 5º Distrito de São Marcos.Valor R$ 60,00 com direito a quatro refeições e dois cafés. Nas linhas de temas livre e temáticos será limitada a participação , somente uma composição por letrista e uma musicista ou em parceria e para o consurso de poesia uma por autor. Maiores informações do evento com o patrão do CTG João Pedro Carrazoni e a esposa Maria Aparecida.

Rifa
O sorteio do automóvel Celta 0Km que a Associação dos Fuzileiros e Marinheiros de Uruguaiana está promovendo foi transferida para o dia 7/05/2011. No primeiro sorteio não houve acertador. Para adquirir cartela ligue 8114-6522 com Paulo Lopes.

Política industrial - não há filé grátis

Por Antônio José Maristrello Porto e Rafaela Nogueira*

Recentemente foi anunciado que o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro decidiu abrir inquérito civil público para investigar a relação da BNDES Participações S. A. (BNDESPar), braço de atuação no mercado acionário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com o Grupo JBS-Friboi. O procurador da República que tomou a decisão de abrir o processo, no entanto, não forneceu maiores detalhes acerca do inquérito. O BNDES, por sua vez, informou que todas as suas operações são feitas com transparência. Esse fato suscita a importância do debate sobre o procedimento decisório que orienta o BNDES.

Vejamos, por exemplo, a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), implementada pelo BNDES após a crise de 2008. A PDP visava a "conferir maior potência à Política Industrial, por meio da ampliação da sua abrangência, do aprofundamento das ações já iniciadas e da consolidação da capacidade de desenhar, implementar e avaliar políticas públicas", e teve como um de seus focos o setor de carnes. Um possível problema causado pela PDP seria um desarranjo no mercado de carnes no Brasil, uma vez que os frigoríficos que obtiveram financiamento do BNDES, além de se tornarem maiores, também compraram frigoríficos menores. O resultado dessas aquisições pode ter sido um setor menos competitivo, gerando uma piora tanto para os produtores quanto para consumidores de carne, dado que os frigoríficos atuam como intermediários nesse segmento, comprando o boi do fornecedor e revendendo a carne para o consumidor final.

A pergunta que surge é: será que esse aumento da concentração de mercado causou algum mal ao mercado de carne brasileiro? Recente estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV Direito Rio objetivou mensurar o impacto dos empréstimos concedidos pelo BNDES aos frigoríficos sobre os preços percebidos pelos consumidores e produtores de carne no Brasil, separando os efeitos, concomitantes, da crise financeira de 2008. O estudo apontou indícios de que os empréstimos fornecidos pelo BNDES possibilitaram a ampliação dos lucros dos frigoríficos à custa dos consumidores e dos produtores de carne brasileiros. Ao analisar uma base de dados fornecida pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), composta pelo Índice de Preços ao Consumidor e pelo Índice de Preços Recebidos pelo Produtor de alguns produtos, o estudo sugere que, relativamente a outros setores, que também sentiram o impacto da crise financeira de 2008, o de carnes apresentou simultaneamente aumento de preço para o consumidor final e queda do preço recebido pelo produtor.

Portanto, a única diferença importante entre os setores, pós-crise, seriam os empréstimos recebidos pelos frigoríficos. Desse modo, torna-se possível separar os dois efeitos - crise de 2008 e empréstimos do BNDES - e calcular como os empréstimos podem ter impactado os preços, tanto o recebido pelo fornecedor como o pago pelo consumidor final. O método empregado no estudo indicou um aumento da margem de lucro para os frigoríficos em detrimento do excedente do fornecedor e do consumidor de carnes. Em outras palavras, o consumidor está pagando mais, o fornecedor está ganhando menos e os frigoríficos estão ganhando dos dois lados.

Os resultados até o momento alcançados apontam para a necessidade de serem conduzidos estudos mais aprofundados sobre o setor, tendo em vista que há evidências de que as alterações no mercado de carnes acarretadas pela intervenção do BNDES levaram a consequências não necessariamente desejadas pela sociedade brasileira. O estudo sobre esse tema, para além de aprofundar o conhecimento a respeito do mercado de carnes, pode também lançar luz sobre o debate referente ao desenvolvimento de uma política industrial consistente com as projeções de aumento da produção brasileira para os próximos anos. O debate acerca dos contornos de uma política industrial bem-sucedida envolve a explicitação de quais são os agentes econômicos beneficiados e, também, a identificação da redistribuição dos custos para quais agentes econômicos. É um exercício de ponderação que deve ser racionalmente compreendido e democraticamente debatido.

A discussão sobre quem deve ser o escolhido para receber os incentivos de uma política industrial deveria passar por critérios claros e transparentes e maior controle democrático do processo de tomada de decisão no âmbito das estratégias de políticas industriais. Dessa forma, a discussão deixa de ser se queremos ou não alguma política industrial, mas, sim, como devemos realizá-la. Qualquer forma de política industrial deve ser dirigida a ganhos da sociedade.

Podemos aproveitar o momento como uma oportunidade. Oportunidade para pensar e inventar alternativas quanto aos objetivos e às formas de fazermos política industrial. Contudo, ao mesmo tempo, devemos garantir a possibilidade de transparência e de mecanismos de controle democrático desse processo decisório. Temos uma oportunidade para inovar. Mas devemos aproveitá-la com responsabilidade. Política industrial não é um bicho de sete cabeças. Tampouco é letal. Em vez de escolher mais ou menos política industrial, devemos compreender que ela pode ser organizada de diferentes formas, com diferentes consequências. A ideia de que os arranjos institucionais atuais são os únicos possíveis é uma ilusão. As formas já estabelecidas representam hoje apenas uma opção, e não necessariamente são as mais eficientes. Como já dizia o famoso economista Milton Friedman, não há filé grátis.

* Respectivamente, professor da FGV Direito Rio e coordenador do Cpde; professora da FGV Direito Rio, pesquisadora do Cpde e doutoranda da Escola de Pós-graduação em Economia (Epge)