quinta-feira, 7 de abril de 2011

Troca-troca

Convencido que estou na revolução nas Diretorias Administrativas e de Carnaval em quase todas as agremiações para 2012, e quem sabe até na toda poderosa Comissão de Carnaval da City, deixei de lado meu irmão de fé e companheiro Pandeiro aí na nossa Uruguaiana e, daqui de São Leopoldo, pego o PC do meu sogro e chefe funcional, para escrever à distância algumas coisas sobre nosso Carnaval.
Comentários pela Rua da Praia, entre poucos, mas por várias vezes turistas carnavalescos que participam da nossa Festa de Momo, bradam (sem saber explicar) que nosso carnaval continua crescendo e, entusiasticamente, planejam desde já caixinhas de economia para no próximo ano, estarem na Avenida Uruguaianense vibrando com nossas escolas de samba. Tenho conferido que a Cova da Onça foi unanimidade no resultado deste ano. Ganha muitos adeptos sempre elogiando suas fantasias e alegorias – torcedores que querem desfilar nesta grande Escola de Samba. Seguido de muitos elogios e delírios vêm apupos para Os Rouxinóis, onde ressaltam a desenvoltura e cadência sensacional da Bateria Galáctica (para eles, a mais carioca do Rio Grande do Sul), mais o padrão de riquezas e luxos das fantasias de destaques, e mulheres bonitas, claro. Também há muita gente se programando para desfilar em 2012 nos Verdes da Presidente Vargas. Em terceiro lugar, e surpreendentemente, o carinho de alguns para a Ilha da Marduque – o pessoal da capital se identifica muito com os Azuis e não se conformam com o quarto lugar, pois em anos anteriores a Ilha era forte e participativa – neste ano, eles esperavam a Ilha querendo ser campeã mais uma vez, mas não funcionou.
Em troca de bons assuntos de carnaval, tomei a liberdade de expressar meus conhecimentos no tema e, muito especialmente, dos problemas da Ilha, afinal, tenho origens naquelas bandas e amizade com a carnavalesca Rita Maidana que, aos poucos, abre seu coração e desabafa pra nós, mais chegados, e todos mais, os PORQUÊS de um quarto lugar. Quanto aos novatos e alegres participantes do seleto Grupo das “GRANDES DO CARNAVAL”, estão nossos “BAMBAN’s” do Carnaval 2012 surpreendendo gente de fora e de dentro com o 3º lugar. Um salto de qualidade em relação a si próprios, e com cacoetes de já pensarem desbancar definitivamente a “Xuxinha”, obtendo esse lugar permanentemente. Mas o papo de carnaval rolou tanto nestes dias na capital do Estado, que entre o PODER da ressurreição do festa deles e a nossa já firmada consagração, eles ficam com Uruguaiana como a melhor festa Burlesca do Rio Grande do Sul, e ainda afirmam que, sem um protocolo de convencimento maduro e real de ressurgimento do carnaval deles, se programam para vir mais e mais, em contingente participativo do samba da capital gaúcha para cá, a desfilar em nossas Agremiações.
Cheguei a tocar no assunto em que o grande jornalista Claudio Britto tem um papel de responsabilidade de influências decisivas outorgadas pelo nosso Imperador do Samba (ops! não confunda-se com o presidente Sarkis). Eles, meios receosos e céticos, ao mesmo tempo respondiam que nosso Astro da Gaúcha tinha “botado um ovo” este ano ao indicar os jurados de POA. Os “JUÍZES CARIOCAS” deram sota & bastos nos resultados do carnaval de lá. Daí a pergunta: Até quando vamos depender de interesses pessoais e comerciais para seguirmos em frente orgulhosamente pelo nosso instinto de Carnaval? Nosso?
Trocando de tema, recebi noticia em meu e-mail que um TROCA-TROCA de gente que faz carnaval aí em Uruguaiana, e que muitos “babados fortes” estarão explodindo nos próximos dias. Gente de cá, pra lá. Gente de lá, pra cá. E mais: Brigas de titãs nas cores fortes da avenida; carnavalescos insatisfeitos com desmandos de presidentes e afins; grandes personalidades da folia desabando para outras Entidades; presidentes que não agüentam o repuxo e vendo a hora de largar seus confetes e serpentinas nas respectivas quadras de ensaios, tomando um novo rumo em relação ao carnaval. E é agora mesmo o TROCA-TROCA.

Até outro ensaio,

Amaro do Pandeiro

0 comentários: